Page 1

PARTE VIII

TE R M IN O LO G IA S


utilizada nas juntas horizontais das alvenarias. É composta por dois varões de aço paralelos, unidos por pontos de soldadura, formando uma treliça. Tem o objetivo de proporcionar um melhor desempenho estrutural das alvenarias quando submetidas a esforços de tração e cisalhamento.

Aditivo Adesivo: Produto químico industrializado que adicionado à argamassa ou concreto, promove uma maior aderência entre as camadas de revestimento adjacentes.

Bitola, Calibre ou Tamanho de uma Placa Cerâmica:Diferente do tamanho nominal (formato), é o tamanho real das placas cerâmicas agrupadas por intervalo de dimensões, variações estas, permitidas em normas técnicas.

Ancoragem Mecânica: Sistema de colagem que depende da penetração da mistura (argamassa de cimento portland) nos poros e nos interstícios da placa cerâmica e do substrato.

Cabos Calefatores: São cabos especiais que, aplicados no sistema construtivo piso aquecido, elevam a temperatura do revestimento cerâmico da área em questão.

Ancoragem Química: Sistema de colagem que ocorre quando existe aditivo químico polimérico na argamassa colante. Este sistema é indicado para placas cerâmicas, substratos lisos e polidos que não absorvam água (baixa porosidade).

Caruncho de Madeira: Parasita que ataca a madeira, provocando sua deterioração.

Argamassa Colante Aditivada (ou AC-BI componente): Quando são adicionados polímeros na argamassa colante. Nesse caso, o sistema de colagem se dá por ancoragem mecânica e química. Argamassa Colante Modificada (ou flexível): Quando a quantidade de polímeros adicionados na argamassa colante propicia forte ancoragem química e que, mesmo depois de seca, tenha certa flexibilidade para acompanhar em parte a movimentação do revestimento, dificultando o descolamento por cisalhamento e por flambagem da placa cerâmica. Propiciam ancoragens mecânica e química a ponto de serem indicadas para assentamento em placas cerâmicas e substratos que não absorvam água. Argamassa de Rejuntamento: É a argamassa para preenchimento das juntas de assentamento, ou seja, das juntas entre as placas cerâmicas. É o elemento que absorve e amortece parte das tensões do sistema de revestimento. Armadura Murfor: É uma armadura pré-fabricada de aço,

Chapisco: Camada do sistema de revestimento aplicado sobre a base (alvenaria ou estrutura de concreto) com a finalidade de estabelecer a aderência entre ela e a argamassa subseqüente. Classificação de Variação de Tonalidade: Nomenclatura utilizada por alguns fabricantes de revestimentos cerâmicos, com o intuito de orientar e especificar corretamente a placa cerâmica ao local de uso. São utilizados os seguintes indicativos: V1 = tonalidade u niforme (c onforme prescrito na norma NBR13818:1997); V2 = variação leve de tonalidade; V3 = variação moderada de tonalidade; V4 = variação ao acaso. Colagem Dupla, Dupla Face ou Dupla Colagem: Sistema de colagem do revestimento, em que o assentamento é realizado com o preenchimento de argamassa colante na base e no verso (tardoz ou muratura) da placa cerâmica. Colagem Simples ou Face Única: Sistema de colagem do revestimento, em que o assentamento é realizado com o preenchimento de argamassa colante apenas na base da superfície a ser revestida.

MANUAL DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS - REVESTIMENTO CERÂMICO

T E R M I N O L O G I A S

AC - Argamassa Colante: Argamassa colante industrializada; pode ser definida como uma mistura constituída de aglomerantes hidráulicos, agregados minerais e aditivos que possibilitam, quando preparada em obra com adição exclusiva de água, a formação de uma massa viscosa, plástica e aderente, empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimentos.

93


Contra-marco: Quadro que serve de gabarito para fixação do caixilho das esquadrias utilizados na execução das alvenarias de vedação.

T E R M I N O L O G I A S

Contra-piso: É constituído de argamassa de cimento portland, areia e cal ou aditivo impermeabilizante. É uma camada niveladora, cuja função é tirar as imperfeições da superfície de concreto simples no pavimento térreo, ou laje do concreto armado nos pisos superiores. Sua espessura varia de obra para obra. Desempenadeira: Instrumento de pedreiro usado para distribuir e aplainar a argamassa colante sobre as paredes a serem revestidas. Dry-wall: Placas industrializadas produzidas a partir de gipsita natural e cartão duplex, utilizadas na separação de ambientes internos. Dupla Face, Colagem Dupla ou Dupla Colagem: Sistema de colagem do revestimento, em que o assentamento é realizado com o preenchimento de argamassa colante na base e no verso (tardoz ou muratura) da placa cerâmica. 94

preenchimento de argamassa colante apenas na base da superfície a ser revestida. Filetes de Argamassa: Cordões de argamassa colante industrializada quando do uso de desempenadeira denteada para o assentamento. Formas de Aplicação do Esmalte Sobre as Placas Cerâmicas: As principais formas de aplicação de esmalte no processo produtivo podem ser: Campana = equipamento utilizado para aplicação de esmalte em cascata, com efeito liso e uniforme; Cortina ou véu = equipamento utilizado para aplicação dce esmalte em cascata, efeito liso e uniforme. Indicado para grandes formatos; Disco = equipamento utilizado paraq aplicação de esmalte com efeito gotejado, similar a uma casca de laranja. Gotejamento = efeito resultado da aplicação do disco; Pulverização = é a forma como se aplica o esfumato, gerando efeito esfumação, uniforme ou não, indicado na maioria dos produtos rústicos. Gretamento: Micro-fissuras capilares na superfície esmaltada da placa cerâmica.

Eflorescência: Trata-se do surgimento de manchas esbranquiçadas no revestimento, em função do arraste de materiais alcalinos à superfície através da evaporação de água. É uma patologia que pode ocorrer em locais muito úmidos e quentes.

Inserts Metálicos: Dispositivos metálicos especiais de aço inox para a fixação das placas de porcellanato no sistema construtivo fachada ventilada.

Emboço: Argamassa de regularização aplicada sobre a superfície da base com a finalidade de nivelar e eliminar irregularidades existentes na área a ser revestida.

Junta de Assentamento: Espaçamento regular entre duas placas cerâmicas adjacentes, necessária e aplicada na execução do sistema de revestimento.

Encunhamento: Tipo de fixação superior da alvenaria na estrutura.

Junta de Contorno ou Junta Periférica: Junta utilizada em toda a extensão do piso em encontro com a parede ou elementos estruturais.

Expansão por Úmidade (EPU): Corresponde a um aumento irreversível, sob condições ambientais de uso, das dimensões físicas do corpo cerâmico em contato com a água, seja na forma líquida ou no vapor contido no ar. A pequena ou grande variação desta expansão dependerá da qualidade das argilas utilizadas na composição da placa cerâmica.

Junta de Movimentação: Junta projetada para aliviar tensões provocadas pela movimentação da parede ou do próprio revestimento.

Face Única ou Colagem Simples: Sistema de colagem do revestimento, em que o assentamento é realizado com o

Junta Retardada: Junta executada em período determinado e posterior ao rejuntamento do

Junta de Indução: Junta projetada e criada para induzir movimentação.

MANUAL DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS - REVESTIMENTO CERÂMICO


em

Mantas Flexíveis: Produto industrializado em forma de manta ou rolos, para utilização em impermeabilização. Mastique ou Selante: Material utilizado para a vedação das juntas de movimentação. Membranas flexíveis: Sistema de impermeabilização com capacidade de absorver movimentações e variações térmicas. Membranas Rígidas: Sistema de impermeabilização que não possui capacidade de absorver movimentações e variações térmicas. Módulo de Resistência à Flexão: Propriedade mecânica do material: no caso das placas cerâmicas, significa a capacidade da mesma em ceder, ou seja, suportar deformações sem romper. Moldada in Loco: Executada ou fabricada no local da obra. Nata superficial do Concreto: Camada rica em finos não totalmente hidratada, presente na superfície de concreto. Placa de EPS: Placa (isopor).

de

poliestireno

Revestimento Cerâmico: Em construção civil, define-se como o recobrimento de uma determinada área, utilizando-se placas cerâmicas corretamente especificadas e aplicadas com argamassa colante e de rejuntamento adequados. Tecnologia CRFS: Tecnologia para fabricação de placas cimentícias por intermédio de cimento reforçado com fio sintético. Tempo em Aberto: É o tempo de utilização da argamassa colante uma vez aplicada ou estendida na superfície. A metragem ideal da área em que se deve estender a argamassa colante depende das condições locais de insolação, ventilação e umidade. Se estas forem agressivas, podem provocar a formação de uma película sobre a argamassa (início da secagem), reduzindo o tempo em aberto da mesma e falseando a aderência das placas cerâmicas.

T E R M I N O L O G I A S

revestimento, principalmente quando aplicado piscinas.

Tempo de Repouso ou de Maturação: É o tempo necessário para os aditivos da argamassa colante iniciarem sua ação, após a realização da mistura com a água.

95

Tempo de Utilização da Argamassa Colante: Tempo em que a argamassa colante pode ser utilizada, uma vez misturada, para o assentamento de placas cerâmicas sem perda de desempenho.

expandido

Pintura Elastomérica: Pintura especial impermeável elástica. Pano de Assentamento: Regiões de argamassa com características similares durante a execução do revestimento. Porcellanato: Revestimento cerâmico classificado pela NBR 13818:1997 como Bla, significando material prensado com absorção menor ou igual 0,5%. É obtido a partir de matérias-primas de grande pureza, submetidas a maior tratamento térmico (1220ºC) e pressões de compactação elevadas. Caracteriza-se pela elevada resistência mecânica, alta resistência ao risco e ao ataque químico.

Te s t e d e D e s c o l a m e n t o : T e s t e r e a l i z a d o a p ó s o assentamento do revestimento cerâmico, utilizando-se equipamento apropriado de medição da força de arrancamento das placas cerâmicas, indicado para a liberação ao uso do revestimento. Vermiculita: É um material mineral semelhante à mica formado essencialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnésio. Quando submetida à um aquecimento adequado, a água contida internamente se transforma em vapor, fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados. Cada floco expandido aprisiona consigo células de ar inerte, o que confere ao material leveza e excepcional capacidade de isolação térmica e acústica.

MANUAL DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS - REVESTIMENTO CERÂMICO

parte 8 - Terminologias  

...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you