Issuu on Google+

SIKA AT WORK – N° 04.08 – May 2008-08-18

Construção e Recuperação de Estádios para a EUROCOPA 2008 Soluções Vencedoras com Produtos SIKA.

EURO 08


SIKA – Um Time Vencedor para a EURO 08 Nas vésperas do início da EuroCopa 2008, diversos estádios de futebol na Suíça e Áustria começaram a ser preparados para receber este campeonato, o que envolveu a construção de novos estádios e a recuperação de estruturas existentes. Parte das obras já foi ou serão concluídas em tempo para a chegada dos torcedores e da mídia mundial. A Sika está presente em todos estes projetos, com uma linha completa de produtos e serviços, do alicerce à cobertura! Em todas as obras, de construção e recuperação, em estruturas de concreto, aço e madeira, por dentro e por fora, a Sika participou ativamente contribuindo para a qualidade do resultado final – verdadeiras obras-de-arte que irão abrigar o torneio. Praticamente toda a linha de produtos, sistemas e tecnologias da Sika foram empregadas para atender aos requisitos de projeto previstos para os estádios e toda a infra-estrutura comercial associada, para satisfação total de proprietários, engenheiros e arquitetos envolvidos. A grande experiência da Sika em produtos e especialidades foi largamente aplicada para atender aos anseios das Construtoras e Aplicadores envolvidos a fim de garantir que não só os requisitos de projeto fossem atendidos, mas também para garantir a continuidade e confiabilidade dos processos ao longo da obra, sob as diversas condições de aplicação. Assim como as equipes suíças e austríacas se destacam com ótimos times de futebol, o time Sika se firma como líder mundial em tecnologia de produtos químicos para construção, com sistemas e soluções para a construção e recuperação de estádios.

Soluções Sika para Estádios – Um time vencedor do alicerce à cobertura!

3


St. Jakob Park Arena, Basiléia – Suíça Descrição do Projeto O St. Jakob Park Arena, na Basiléia, é o maior estádio da Suíça, com capacidade para 42 mil torcedores, utilizado também para sediar uma grande variedade de eventos ao longo do ano. Foi o primeiro de uma nova geração de estádios construídos na Suíça, como parte dos preparativos para a EURO 08, tendo sido projetado pela Herzog & de Meuron. O St. Jakob tornou-se um símbolo para a cidade da Basiléia tão logo foi inaugurado em 2004. Tornou-se tão popular que, após sua abertura, uma ampliação foi projetada em tempo de ser concluída para a EURO 08. O empreendimento da Arena St. Jakob Park abriga o maior shopping center da região noroeste da Suíça, um grande condomínio residencial para pessoas idosas e escritórios comerciais. A nova extensão incorpora atualmente uma grande concessionária de automóveis Mercedes, com uma expansão para 50 lojas de varejo e um local adicional para eventos de menor porte, além de seu novo marco – a “Torre”. Logo abaixo do campo, existem 680 vagas de estacionamento subterrâneo em dois níveis. A nova torre envidraçada de 70 m de altura oferece 5000 m2 de espaço para escritórios e mais de 30 novos apartamentos de luxo com vistas deslumbrantes. Um novo

salão para conferências de 4000 m2 com instalações adicionais para serviço de refeições oferece o local apropriado para reuniões e eventos de menor porte.

Requisitos da Construção Impermeabilização do subsolo, vedação de juntas e concreto sem fissuras, além de revestimentos monolíticos, impermeáveis e resistentes à abrasão para os pisos.

Sistemas e Soluções Sika Soluções para impermeabilização e conceitos de excelência na produção do concreto desenvolvidos pela Sika foram utilizados na construção original e na fase de ampliação deste importante projeto. Os aditivos das linhas Sikament e Sika Control foram utilizados para otimizar a trabalhabilidade e as propriedades de baixa retração do concreto que seria aplicado em grandes volumes em cada fase de lançamento. As membranas de PVC da Sika foram utilizadas na impermeabilização externa abaixo do solo e na vedação de juntas. Os sistemas de revestimento para pisos Sikafloor à base de poliuretano e epóxi foram utilizados nos acabamentos internos, em toda a extensão das áreas sujeitas ao desgaste e onde a impermeabilidade do pavimento era necessária.

4


Complexo Stade de Genève, Genebra – Suíça Descrição do Projeto

Requisitos da Construção

Durante a EURO 08, três partidas devem ser disputadas no novo Stade de Genéve, no bairro de La Praille, em Genebra, próximo à fronteira com a França. Trata-se de um moderno estádio de futebol que oferece mais de 30.000 lugares cobertos para os torcedores, inaugurado em abril de 2003. Esse estádio tem acesso direto à sua própria estação ferroviária e fica próximo à rodovia. Foi construído como parte de um empreendimento que inclui um shopping center de 32.000 m2, estacionamento para carros com vários níveis, hotel, centro cultural, escritórios comerciais e estúdios de TV. Uma inovação deste projeto foi o campo escavado e erigido abaixo dos níveis naturais do solo ao redor, de forma que agora ele se encontra cerca de 4 m abaixo do nível original. Isso faz com que todo o estádio se insira de forma harmoniosa na paisagem, idéia que tem sido copiada em muitos outros locais ao redor do mundo.

Os engenheiros projetistas queriam uma construção estanque para manter a água subterrânea longe do estacionamento de veículos no subsolo e das outras áreas de serviço, localizadas abaixo do nível do solo. Além disso, para o piso do estacionamento de veículos, seria necessário um revestimento resistente ao desgaste e impermeável, de forma a dispensar o emprego de sais de degelo, melhorando assim a estética do ambiente. Sua elegante cobertura em estrutura metálica e vigas principais com 32 a 39 metros de comprimento, exigiu uma proteção anti-corrosiva de alta durabilidade, classe C3 ISO 12944, cuja necessidade de manutenção fosse muito pequena e com baixa freqüência. Os pisos em tacos de madeira nas áreas comerciais também precisariam ser assentados sobre o concreto e revestimentos recém acabados, com a maior rapidez, qualidade e de forma econômica.

Sistemas e Soluções Sika A tecnologia Sika Viscocrete proporcionou um concreto homogêneo e impermeável, oferecendo notável trabalhabilidade e, totalizando 50.000 m3 de concreto com aditivos Sika. Os 30.000 m2 de lajes de concreto no estacionamento subterrâneo de veículos foram impermeabilizados e protegidos com um sistema de revestimentos coloridos da linha Sikafloor. Os 28.000 m2 de proteção anti-corrosiva do aço estrutural foram obtidos de forma econômica, com somente duas demãos de aplicação dos sistemas SikaCor. Os pisos em tacos de madeira foram instalados utilizando-se o sistema elástico SikaBond.

5


Estádio Letzigrund, Zurique – Suíça Descrição do Projeto

Requisitos da Construção

Em 7 de setembro de 2007, o Estádio Letzigrund sediou seu primeiro grande evento desde sua reforma completa, como um prelúdio para o espetáculo da EURO 08. O novo Estádio Letzigrund conta com 30.000 lugares sob uma cobertura de madeira que avança sobre a arquibancada em forma curva, projetada na forma de um molusco – o “Corcolum Impressum” – impressionante, com certeza! Este é puramente um estádio para esportes e eventos sem nenhum serviço ou uso comercial adicional. Ele também irá hospedar as lendárias competições de atletismo de Zurique, espetáculos com os principais nomes do cenário musical e, obviamente, algumas partidas da EURO 08.

Produção de concreto, utilizando agregados escavados no local (durante a operação para baixar o nível do campo em 7m) com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. Proteção anti-corrosiva com alta durabilidade para a estrutura de suporte da cobertura de madeira. Vedação de juntas permanentemente elásticas entre os novos elementos da estrutura de concreto e os elementos existentes. Reforço estrutural dos membros existentes em concreto armado. Revestimento monolítico do piso nas áreas de serviço e armazenamento. Sistema de impermeabilização da cobertura em madeira compensada – o qual teria que ser instalado durante os meses de inverno.

6


Sistemas e Soluções Sika Os aditivos para concreto da Sika foram utilizados em uma área total de 30.000 m2 de concreto estrutural. A proteção anti-corrosiva da ® 2 linha SikaCor foi utilizada para os 25.000 m de superfícies de aço estrutural de suporte da cobertura. Os sistemas de vedação de juntas ® Sikaflex foram utilizados para a vedação das juntas em concreto impermeável. Os trabalhos de reforço estrutural foram realizados com a utilização ® ®. dos sistemas de lâminas de fibra de carbono Sika CarboDur Na parte interna, o cliente escolheu os revestimentos de alto desempenho da linha Sikafloor para atender as diversas exigências nos lounges, áreas de serviço e armazenamento e nas cozinhas – 2 mais de 4.500 m de revestimentos Sikafloor foram aplicados. 2

A cobertura projetada pelo arquiteto utilizou 24.000 m de membranas sintéticas para a impermeabilização da madeira compensada, tipo Sika Sarnafil TG 66, as quais também são bastante adequadas para aplicação e utilização em baixas temperaturas.


Estádio Nacional Stade de Suisse, Berna – Suíça Descrição do Projeto

Requisitos da Construção

No verão de 2005, Berna, capital da Suíça, celebrou a inauguração do novo Estádio Nacional Suíço – o Stade de Suisse. O empreendimento de uso geral consiste de dois níveis de subsolo e cinco níveis de pavimento acima do solo. Além de oferecer capacidade para 32 mil torcedores, o empreendimento oferece amplo espectro para diferentes usos. Este espectro inclui um shopping center, instalações para praças de alimentação, escolas, centro de saúde e lazer, escritórios comerciais, centro de treinamento médico e um edifício garagem, compondo uma área total de 55.000 m2.

Cura controlada de concreto ao longo do ano e em diversas temperaturas. Injeção de concreto estrutural nos principais elementos de suporte das estruturas metálicas e em concreto armado. Proteção anti-corrosiva da estrutura metálica das coberturas das tribunas principais, em conformidade com a SN EM ISO 12944 Classe C3 que garantisse alta durabilidade e mínima manutenção. Instalação dos pisos de madeira das áreas internas, contemplando isolamento acústico e economia na aplicação.

Com os vários eventos ocorridos no estádio, incluindo hóquei no gelo e espetáculos de rock, o Stade de Suisse tornou-se um local muito popular.

Os agentes da linha Sika Antisol foram utilizados para a cura do concreto fresco. O grauteamento de elementos estruturais foi realizado com sistemas SikaGrout obtendo-se as melhores condições para transferência de carga na estrutura. Na estrutura metálica, foi aplicada proteção contra corrosão SikaCor EG Rapid para a 1ª demão, seguido do SikaCor EG 120, à base de poliuretano para a demão de cobertura. As academias no centro de lazer receberam revestimento em piso de madeira sólida fixado com adesivo elástico de poliuretano, com boas características de absorção do som e vibração SikaBond T-52 FC. Para otimização e economia na instalação, o adesivo foi aplicado de forma mecânica com SikaBond Dispenser 5400.

Sistemas e Soluções Sika

8


Estádio Ernst-Happel, Viena – Áustria – O maior estádio da EURO 08 Descrição do Projeto

Requisitos da Construção

O Estádio Ernst Happel se localiza no bairro Prater, em Viena, e é a maior das sedes das partidas da EURO 08, com capacidade para 53 mil torcedores. A Final da Copa será disputada nesse estádio em 29 de junho de 2008. Este estádio foi construído originalmente em 1931 e reformado várias vezes, sendo ainda o estádio nacional para a seleção da Áustria e também utilizado como local para importantes espetáculos de rock e outros eventos ao ar livre. O estádio conta com uma conexão direta com o sistema de metrô de Viena, com a nova estação “Stadion”. Logo ao lado do estádio temos o novo Centro Municipal do Estádio de Viena, oferecendo opções de compras, lazer, esportes e culturais, incluindo estacionamento para veículos com vários pavimentos. O novo centro foi inaugurado em agosto de 2007 e oferece 60 lojas de varejo com área total de 21.000 m2 e 2.000 m2 de praça de alimentação. Os pavimentos do estacionamento são todos ventilados, muito claros e com um conceito diferente de cores para as vias e vagas de estacionamento em cada pavimento.

Tendo em vista a necessidade de oferecer suporte a todas as instalações locais e da região ao redor do estádio no que diz respeito à demanda de vagas para automóveis, a construção de um novo estacionamento de veículos constituiu parte de grande importância no empreendimento desse novo centro municipal. Assim, em se tratando de uma estrutura de grande impacto para o público, todos os materiais tiveram que satisfazer os mais altos padrões de desempenho e ao mesmo tempo serem econômicos para o poder público. Os 60.000 m2 dos sistemas de revestimento dos pavimentos tiveram que satisfazer todos os diferentes requisitos definidos para as diferentes áreas do estacionamento, incluindo resistência ao desgaste e à abrasão, permeabilidade aos vapores, resistência a sais de degelo e à radiação UV, resistência a óleos e produtos químicos, resistência ao escorregamento e, finalmente, estar disponível em quase todas as cores para satisfazer os projetos inovadores dos arquitetos e os conceitos de demarcação de zonas.

Sistemas e Soluções Sika A linha completa de sistemas para pavimentos de estacionamento de veículos Sikafloor foi capaz de atender e acomodar todos os requisitos e exigências dos engenheiros e arquitetos envolvidos no projeto.

9


Arena AFG, St. Gallen – Suíça Descrição do Projeto

Requisitos da Construção

Trata-se de um novo centro comercial na região Leste da Suíça, incluindo o novo estádio, com conclusão prevista para o torneio da EURO 2008. Completo com grandes áreas de comércio varejista, instalações de lazer e parque esportivo, foi construído em uma área de 50.000 m2 em St. Gallen-Winkeln. O empreendimento inclui um shopping center de 65.000 m2 com vários pavimentos e o estádio conhecido como Arena AFG, com capacidade para 21 mil espectadores sentados. O shopping center conta com 1.250 vagas de estacionamento no 2 subsolo e uma área de lazer com mais de 11.000 m . Uma característica interessante desse empreendimento e do estádio, localizados diretamente na rodovia, são as quatro pontes de acesso que atravessam a estrada para a passagem de pedestres e as vias de acesso ao estacionamento, as quais permitem a evacuação total da Arena AFG em apenas 4,5 minutos.

Construção estanque em todas as áreas abaixo do solo. Proteção anti-corrosiva com alta durabilidade para todas as estruturas de aço expostas, incluindo a estrutura da cobertura. Impermeabilização da cobertura em madeira compensada do shopping center, em especial da cobertura da Megastore IKEA. Instalação e colagem dos parapeitos de vidro com selante estrutural.

Sistemas e Soluções Sika O concreto impermeável foi produzido com a tecnologia Sika Viscocrete para suporte ao sistema Sika-Permaton de perfilados, com sua garantia total. A vedação das juntas foi realizada com 11.500 metros de perfilados à prova d'água Sika Forte e 1.000 m2 de sistema Sikadur Combiflex. No total, 83.000 m2 de concreto com aditivos Sika foram produzidos para o projeto. A estrutura metálica e a estrutura da cobertura da tribuna principal, com uma área de 22.000 m2, mais as quatro vias de acesso de pedestres em aço, com área de 10.000 m2, foram protegidas com o sistema anti-corrosivo SikaCor. Os parapeitos de vidro foram assentados e receberam vedação elástica de amortecimento com os grautes da linha Icosit KC e selantes da linha Sikaflex AT-Connection. Os 14.000 m2 de impermeabilização do teto da loja da IKEA e do shopping center foram executados com o sistema Sika-Sarnafil, incluindo barreiras de vapor, isolamento térmico e a membrana Sarnafil TG à base de TPO para madeira compensada simples. 10


Stadion La Maladière, Neuchâtel – Suíça Descrição do Projeto

Requisitos da Construção

Um estádio de futebol de “última geração”, centro de compras varejistas, instalações comerciais e de lazer, tudo em um único empreendimento e oferecendo uma magnífica vista do lago, foram recentemente construídos em Neuchâtel, Suíça. O estádio tem capacidade para 12.500 torcedores e o centro varejista oferece 60 lojas em uma área de 27.000 m2. A instalação central dos bombeiros e 6 quadras poliesportivas também foram incluídas no empreendimento. A estrutura principal tem 198 metros de comprimento e 115 metros de largura, com um investimento total que ultrapassou 280 milhões de Francos Suíços. Ela conta com três pavimentos acima do solo e três pavimentos adicionais no subsolo.

O empreendimento se encontra praticamente às margens e, em grande parte, abaixo do nível do Lago Neuchâtel, incluindo o estacionamento de veículos no subsolo com 930 vagas, todas a mais de 7m abaixo do nível da água. Assim, a impermeabilização do subsolo foi claramente um dos requisitos mais importantes e o concreto impermeável foi especificado de acordo com o Padrão Europeu EN 2006. Mais de 60.000m3 desse concreto especial foi lançado em apenas 10 meses. Além disso, haviam exigências rigorosas para a impermeabilização das cabeças das estacas e passagens de serviço, além de rigorosas limitações de abertura de fissuras e detalhes de juntas. As enormes paredes envidraçadas também tiveram que servir de suporte estrutural e proporcionar ao mesmo tempo vistas completas e desimpedidas.

O campo de futebol é um local incomum – 8 metros acima do nível da rua e diretamente acima do shopping center. As 6 quadras poliesportivas se encontram no piso superior, oferecendo vistas espetaculares do lago através de 1.500 m2 de paredes envidraçadas.

Sistemas e Soluções Sika Suporte de engenharia e supervisão da impermeabilização com o sistema Sika-Permaton “White Tank” para as fundações, além de pisos e paredes utilizando concreto auto-adensável, todos produzidos com a tecnologia Sika ViscoCrete®. Para os trabalhos de vedação integral de juntas, foram utilizados os perfilados de PVC da Sika. A fachada de vidro foi instalada utilizando-se o sistema de silicone estrutural Sikasil®.

11


Sika – Seu Parceiro Global com Presença Local

5 continentes mais de 70 países 90 unidades fabris e comerciais aproximadamente 12.000 funcionários

A Sika é uma empresa suíça de vanguarda, com operações globais no setor de produtos químicos para construção civil e indústria. Sua presença local em todo o mundo estabelece vínculo direto com os clientes e assegura o sucesso da Sika e de seus parceiros.

Nossas mais recentes Condições Gerais de Venda deverão ser aplicadas. Consulte a versão mais recente da Ficha Técnica de Produtos antes de qualquer uso e aplicação.

05/08 / Sika Services AG

Sika S.A. Av. Dr. Alberto Jackson Byington, 1525 Vila Menck - 06276-000 Osasco – São Paulo Fone: (11) 3687 4600 www.sika.com.br


construcao_recuperacao_estadios