Anais ciis 2013 vol 2

Page 208

necessário promover e facilitar novas configurações por meio de interações e parcerias entre os diversos atores, buscando a convergência de interesses ambientais e econômicos. No caso da comunidade “Mulheres do Mirassol” esse caráter destaca-se, levando em conta a socialização de pessoas que se encontravam a marginalizadas literalmente, considerando a localidade como distante do centro urbano e ainda a falta de capacitação profissional, consequência da condição de pobreza e dificuldade de acesso ao ensino.

Metodologia Levando em conta as ações já emplementadas e a comunidade como uma organização. O estudo parte de uma abordagem indutiva, por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada ao gestor da comunidade onde o estudo busca-se conhecer a na perspectiva do gestor: as parcerias, as potencialidades, as fragilidades, o processo produtivo e de comercialização. Segundo Lima (2008) a relação tende a ser estreita entre pequenas empresas, tendo um conhecimento direto e íntimo com todo o processo, e no caso do Empreendimento “Mulheres do Mirassol” o gestor não só administra como decide todas as ações. Considerando esse estudo como a primeira entrada no campo de pesquisa, os dados e análise tem o objetivo de registrar o sistema-empreendimento a fim de configurar um mapa estratégico que possa servir de orientação para futuras ações de design e gestão de design por meio da inovação social. Tomando como base o modelo proposto por Kaplan e Norton (2004, p.139) onde para definição de um mapa estratégico parte do processo de inovação para a identificação das necessidades de um determinado contexto organizacional (ver fig.1). Sem deixar de lado a perspectiva financeira, que estaria relacionada ao resultado econômico para uma organização e a perspectiva do cliente que compreende o reconhecimento do valor organizacional.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.