Issuu on Google+

NOSSA FAMília i nfo r ma t i v o b i m e s t r a l d a C EL S P

“Uma congregação diaconal” www.celsp.org.br

celsp.portoalegre

O pensamento

maritus images/ ernst grasser

Ano 6 Set-Out/2012 nº 30

É

impossível parar de pensar. Mesmo que eu diga: não vou pensar em coisa alguma; também isso é um pensamento. Lá, no comecinho, quando Deus formou o ser humano e soprou no seu nariz uma respiração de vida (Gn 2.7), o homem começou a pensar. Pensar é um processo mental, uma faculdade que molda o mundo, cria desejos e planos e torna o ser humano avaliador da realidade. O pensar levar à dúvida, a convicções, a fantasias, ao ódio e ao amor. É preciso cuidar muito e avaliar com honestidade esta faculdade poderosa e perigosa, pois ela pode edificar ou prejudicar. O pensar é fonte inspiradora de pecados. Vivemos preocupados com nossa subsistência - problemas não faltam. Diariamente lutamos contra mil e uma dificuldades. E, o que de certa forma é irônico, algumas dificuldades começam em nossa mente – o pensamento pode ser o vilão da história. Oportunas as recomendações do apóstolo Paulo: “Portanto, meus irmãos, encham suas mentes com tudo que é bom e merece elogios: o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto” (Fp 4.8), “não se julguem melhores do que realmente são. Ao contrário, sejam modestos nos seus pensamentos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu” (Rm 12.3) e “pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra” (Cl 3.2). Muitas vezes pensamos em fazer algo de uma forma e ela acaba diferente. Planejamos, pensamos bem, avaliamos os prós e contras e, mesmo assim, não ficou como desejávamos. “As pessoas podem fazer seus planos, porém o Deus Eterno é quem dá a última palavra.” (Pv 16.1) “Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas

o eterno julga as suas intenções.” (Pv 16.2) Em Isaias 55.8 o Deus Eterno nos fala: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos.” O pensamento primordial do Eterno, movido pelo seu infinito amor, é que todos se reconciliem novamente com Ele. (2 Co 5.18 e 19) E ele não deixa por menos. Foi por isso que seu Filho, Jesus, derramou sangue inocente na cruz para nos reconciliar com Deus. Quando nossos pensamentos se afastam do amor de Deus, Ele dá um jeito de nos fazer lembrar – à sua maneira e à seu tempo. “Senhor, Tu sabes tudo o que eu faço; de longe conheces os meus pensamentos (Sl 139.2). Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Em ti confio”( Sl 25.5). Guido Ruben Goerl | Pastor emérito da IELB


INSTALADO O NOVO PASTOR DA CELSP: REV. ILDO BERTRAM WEIRICH

“SERVIR COM ALEGRIA, PORQUE O SENHOR É BOM E SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE.” “O Salmo 100 é um belo hino de louvor e gratidão.” Desta forma, o Rev. Egon Kopereck ressaltou em sua mensagem, a confiança que devemos ter em Deus. “Deus jamais nos abandona; além da redenção, ele nos deu os sacramentos que nos fortalecem”. Koperek recomendou ao pastor instalado que se fortaleça nas palavras de Deus, para que possa estimular os congregados a servirem com alegria e partilharem essa mensagem aos sedentos do amor de Jesus. E à Congregação, orientou que auxilie o pastor, o respeite, ore por ele e sua família e sirva na igreja com seus dons. O apóstolo Paulo diz: “o amor de Cristo impulsiona; celebrem e sirvam com alegria em vossos corações” – terminou o presidente da IELB.

renata schoen

Igreja lotada, louvor a Deus e muita emoção. Foi assim o culto de instalação do pastor Rev. Ildo Bertram Weirich, no dia 25 de agosto. O objetivo é fortalecer ainda mais o trabalho na Seara de Jesus, realizado em conjunto com o pastor Rafael Ott na congregação. Cerca de 500 pessoas, entre ouvintes e surdos, incluindo as caravanas de Sapiranga e Canguçu (local onde o pastor Ildo trabalhou nos últimos 26 anos) prestigiaram o momento festivo. O culto teve como pregador o presidente da IELB, Rev. Egon Kopereck e a participação de vários pastores convidados.

CONFIANÇA EM DEUS Com muita emoção, o pastor Ildo agradeceu a presença da família, dos amigos da antiga Congregação e também a todos os presentes. Ele ressaltou a alegria por ter sido tão bem acolhido pelo pastor Rafael Ott e pelos membros da CELSP. “Sinto-me comovido e sei em quem tenho crido e que Ele é poderoso. Com muito amor no coração e o agir de Deus, estou pronto para este desafio. É um privilégio estar instalado, contem sempre comigo” _ terminou o reverendo Ildo.

A INSTALAÇÃO Junto às mensagens de fortalecimento e boas vindas dos pastores convidados do DIPA, o pastor Ildo foi presenteado com lindas canções da Comunidade São João de Canguçu e também da CELSP, além de uma participação especial do pequeno Miguel Nogueira Coitinho, de apenas 8 anos, que ao louvar a Deus, fez de uma canção, uma oração e emocionou a todos.

A CONFRATERNIZAÇÃO Após a instalação, durante mais de três horas, os irmãos em Cristo puderam confraternizar e conversar com o novo pastor e sua esposa Valdene, num delicioso coquetel. “É uma alegria receber o novo pastor” _ afirmou a secretária do departamento da terceira idade da CELSP, Ivonni Ruck Tramonti. “Ele já participou de duas reuniões conosco e demostrou um carinho especial. Sentimo-nos à vontade com ele e suas palavras foram muito incentivadoras ao nosso trabalho. Estamos muito felizes” – terminou emocionada a irmã em Cristo.

CELSP tem novo regente Desde o mês de julho, o coral da Congregação São Paulo conta com a regência do pastor Gillermo Herigert, argentino, natural da cidade de San Salvador, província de Entre Ríos. O pastor Gillermo fez no Brasil seu estágio na área de capelania musical, junto ao pastor Paulo Brum, em 2002. Aqui, conheceu Elissana Seibert, sua esposa, com quem tem duas filhas _ Gimena, de três anos e Milena, de um ano. Em 2007, aceitou chamado para trabalhar na Congregação San Pablo de Montevidéu, no Uruguai, onde atuava até a atual mudança para o Brasil. A expectativa do pastor Guillermo para o trabalho na CELS é contribuir na comunicação do Evangelho, dentro e fora da comunidade, através do coral. Guillermo convida os membros da CELSP a participarem do coral e salienta: “São todos bem-vindos”!

2

nossa família Set-Out/2012


testemunho

Cássio Freitas | integrante da missão surdos da celsp Família unida em Cristo: na Palavra de Deus, a descoberta do caminho certo

Pastor Ely Prieto visita a CELSP

Atualmente servo de Deus em Santo Antonio, Texas (EUA), o pastor Ely Prieto, na CELSP de 1984 a 1991, pregou na congregação dia 8 de julho, em função das atividades comemorativas aos 90 anos da “São Paulo”. O pastor salientou que a história da congregação faz parte da história do povo de Deus e que “o povo de Deus lembra das bênçãos que Deus lhe proporcionou e continua proporcionando”. “Nestes 90 anos, quantas pessoas passaram pela congregação? Quantas foram tocadas pelo Evangelho de Cristo?” _ questionou. Prieto comparou a revista dos 90 anos à igreja: a capa mostra o templo, porém a parte interna mostra as pessoas; avaliando que “a igreja não é o prédio, não são os tijolos, ela é feita de pessoas, dos filhos de Deus. E são pessoas de diferentes idades e jeitos _ pastores, líderes, servas, professores de escola bíblica, etc.” O pastor ainda lembrou com carinho da Missão Surdos (Prieto foi o primeiro pastor do departamento), “trabalho pioneiro para a IELB que a Congregação São Paulo abraçou”, disse Prieto e finalizou sua mensagem pedindo que Deus continue abençoando o trabalho da congregação, para que mais pessoas possam passar por ela e conhecer o Salvador Jesus.

“Eu amo a minha Igreja”. Porque descobri na religião Luterana quem foi Jesus e a importância dele em nossa vida. Após ter conhecido a palavra de Deus, percebi que precisava mudar os rumos de minha vida. A minha alegria é imensa hoje, ao ver toda a minha família, seguindo o caminho de Jesus. Meus filhos aprenderam a orar e é na oração que nos fortalecemos para os embates da vida - isso é maravilhoso! É com esta declaração emocionada que, Cássio Freitas, 32 anos, metalúrgico e um dos líderes da Missão Surdos da CELSP, inicia o testemunho da ação de Deus na vida dele. “Tudo começou há dez anos, quando, por curiosidade, participei de uma das reuniões da Missão. E foi neste mesmo sábado, através da língua de Sinais, com o Pastor Klaus Kuchembecker, que pude conhecer a verdade. Uma verdade que tocou meu coração, que provocou mudanças. Descobri que existe um Salvador, que gratuitamente, através de morte dolorosa na cruz, livrou-nos de nossos pecados: JESUS, NOME PODEROSO, QUE TOCA NOSSOS CORAÇÕES E NOS MOSTRA O CAMINHO CERTO A SEGUIR. A partir daí, mudei minha vida. Aprendi a importância do perdão, da mansidão, dos bons relacionamentos e do amor ao próximo. Para mim, é uma imensa alegria poder compartilhar destas bênçãos com a minha família. Minha esposa Lisiane, conheci aqui na Missão, e os meus dois filhos (Thiago e Matheus) foram batizados na Igreja Luterana e andam no caminho de Jesus. A FÉ SEM OBRAS É MORTA. Outra coisa muito importante que aprendi é que devemos divulgar a Palavra para os que não a conhecem. Hoje, como um dos líderes da Missão Surdos, participo ativamente dos cultos e da divulgação da Palavra. Sempre aconselho os amigos sobre a importância de aprender a Palavra de Deus e os benefícios para aqueles que a praticam. A MISSÃO SURDOS FOI FUNDAMENTAL PARA O ENTENDIMENTO QUE TENHO HOJE, POIS FOI ATRAVÉS DELA, QUE DESCOBRI QUE JESUS CONHECE A LÍNGUA DE SINAIS. “Minha luta agora, é para que todos os surdos possam ter a mesma oportunidade que tive e que o trabalho da Missão seja fortalecido. NOSSO OBJETIVO É BUSCAR OVELHAS PERDIDAS E MOSTRAR QUE HÁ UM ÚNICO CAMINHO A SEGUIR: JESUS.

Emoção e gratidão marcam visita do pastor Klaus à CELSP

A visita do Pastor Klaus e de sua esposa Liege, nos dias 4 e 5 de agosto, foi marcada pela gratidão. Em suas mensagens, o pastor agradeceu por reencontrar os amigos na casa de Deus e ressaltou a importância de Jesus, como o único que pode saciar a nossa fome espiritual (Jo 6.35). No reencontro com a Missão Surdos

(na qual trabalhou por 12 anos), o pastor revelou sua felicidade ao ver os integrantes envolvidos no trabalho de divulgar o Evangelho: “Ver os surdos fortalecidos, com lideranças atuantes, me faz pensar que o trabalho realizado valeu e isso muito me alegra” _ terminou emocionado. No final do culto de sábado, o pastor e a esposa foram homenageados com um delicioso galeto, realizado pela Missão. “Nos espelhamos no trabalho do pastor Klaus para continuarmos a divulgar a Palavra de Deus. Ele sempre valorizou a Missão e o nosso objetivo agora é resgatar ovelhas perdidas” _ concluiu Raoni Santos, um dos líderes da Missão Surdos da CELSP. nossa família Set-Out/2012

3


Aconteceu na CElSP

Batismos • Guilherme Boris Ratund

Dentinhos limpos, saúde garantida! Aula sobre higiene bucal alegra a tarde das crianças da Diaconia.

Como escovar corretamente os dentes e a prevenção às cáries foram os destaques no dia 11 de agosto para as crianças da Diaconia Social. O dentista Márcio Redmann, membro da CELSP, explicou para mais de vinte crianças, sobre a importância da saúde bucal. Numa tarde diferente, elas receberam aplicação de flúor, ganharam esco_ va e pasta de dentes doadas pelo departamento de servas da CELSP _, além de outros brindes. “O importante é que elas aprendam que cuidar bem dos dentes significa evitar várias doenças” – ressaltou Márcio. As crianças demostraram muito interesse em aprender e devem receber mais duas aplicações de flúor nos próximos meses para completar a proteção.

Encontro de Lideranças

UJSP em retiro cultural

Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório da Escola Especial Concórdia para prestigiar, na noite do dia 11 de agosto, o lançamento do novo CD _ intitulado 13.13 _ da banda Herdeiros, da CELSP. Além da banda, entoaram louvor a Deus, pessoas de todas as idades, revelando o grande alcance do trabalho do grupo, que consegue agradar públicos tão distintos. Músicas do CD 13.13 podem ser escutadas no site da banda: www.herdeiros. net e quem quiser adquirir o novo CD, pode encontrá-lo na Editora Concórdia.

• João Pedro de Oliveira Dorneles

Filho: Jaqueline de Oliveira Dorneles. Nasc. 25/03/2012 Batismo 30/06/2012

• Rafael Monteiro Vieira

Filho: Aline Pilz Monteiro e Diego Bressani Vieira. Nasc. 02/05/2012 Batismo 29/07/2012

• Brayan Kraemer Alves

Filho: Vanessa Kraemer e Jefferson Soares Alves Nasc. 10/03/2012 Batismo 05/08/2012

• Arthur Kraemer Luz Filho: Fabiana Machado Kraemer Luz e Rodrigo da Silva Luz. Nasc. 14/06/2012 Batismo 05/08/2012 • Yasmin Carolina Pascoal Matos Filha: Sabrina Lopes Pascoal e Christian Oliveira de Matos. Nasc. 08/09/2011 Batismo 18/08/2012 • Caroline Cunha Glüger Filha: Izabel Cristina da Costa Cunha e Ricardo Glüger. Nasc. 31/01/2012 Batismo 19/08/2012

Dia 30 de junho, ocorreu na Comunidade Cristo, do bairro São Geraldo, o Seminário de Liderança da IELB oferecido ao Distrito Porto-Alegrense. Estiveram presentes onze representantes da CELSP. O encontro teve como foco as características do líder na igreja, que deve saber envolver, capacitar, equipar e ensinar.

Herdeiros lança novo CD

Filho: Kelly Cristine Boris e Thiago Ratund. Nasc. 20/03/2012 Batismo 24/06/2012

profissão de fé • Patrícia de Souza Choynowski Strelow

batismo de adulto • Mohamed Dib Kansaou Kanso

Jovens da União Juvenil São Paulo destacam-se no retiro cultural do Distrito Porto-Alegrense (dias 18 e 19 de agosto), em Guaíba. A UJSP participou nas modalidades de teatro e música. Na primeira, a jovem Betina Broch recebeu premiação de melhor atriz. Já a música inédita, de autoria de Rodrigo Bloch e do pastor Rafael Ott, ficou em 2º lugar na categoria. Parabéns a todos os participantes!

falecimentos • Leonor Lucilia Gunha Pooch – 08/07/2012 • João Pooch – 08/07/2012 • Guilhermino Sckalei Dias – 10/07/2012 • Walter João Goerl – 14/07/2012

Dia dos Pais

O Dia dos Pais foi lembrado nos cultos dos dias 11 e 12 de agosto. Além de uma mensagem especial proferida pelo pastor Rafael Ott, os pais foram homenageados com uma música cantada pelas crianças da escola dominical. A música foi escrita pela criança Nicole Redmann. Os pais ainda receberam da congregação um DVD com músicas do hinário luterano, e os pais da Missão Surdos foram presenteados com um livro contendo mensagens cristãs.

nossa família | Informativo bimestral da Congregação São Paulo

R. Cipó, 450 | Jardim Ipiranga | Porto Alegre | 91.360-370 Fones (51) 3341-0122 | 9999-0202

Pastor Ildo Weirich (51) 3516-1262 (residencial)

4

nossa família Set-Out/2012

Pastor Rafael Ott (51) 3779-8337 (residencial)


Informativo bimestral da Congregação.