Page 1


A partir de abril até dezembro de 2013, inicialmente, as Estações do Teleférico do Complexo do Alemão serão palco de atividades culturais e sociais, que revelarão para o Rio de Janeiro os trabalhos realizados por ONGS e grupos culturais cariocas, que já atuam há anos em suas comunidades, com ênfase para as que atuam no Complexo do Alemão. Será uma mistura de agentes culturais, artistas, ativistas do território do conjunto de favelas do Alemão e de outros lugares da cidade do Rio de Janeiro. Além de exporem suas atividades nas estações do teleférico

a proposta é que os visitantes e públicos dos eventos possam conhecer cada uma das instituições e estender a relação com o mapa afetivo do Complexo do Alemão. É uma realização desses agentes culturais e sociais, que atuam há anos no Complexo ,com o apoio e a parceria da Supervia. Esta ação é o resultado da conclusão de que, é de extrema importancia a união de esforços de todos essas ONGs e grupos culturais para mostrarem os seus trabalhos e que essas sejam imponderadas através de apoios e incentivos a continuarem suas atividades.


estação bonsucesso INECC

Trazer informação imparcial de qualidade; promover o desenvolvimento sustentável, prestando serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços sociais de defesa civil; prestar cursos de capacitação nas áreas áudio e vídeo para jovens e adolescentes, além de cursos de informática para terceira idade e promover de forma sistêmica o debate das políticas públicas para o avanço dos projetos comunitários e desenvolvimento da cidadania. Fomentar a democratização da comunicação, prestando serviço público

de âmbito jornalístico e entretenimento à comunidade. Possibilidade para a população local encontrar espaço e discutir assuntos de seu interesse que nos grandes veículos de mídia não são abordados. Portanto, esse canal tem como objetivo, contribuir com a socialização do individuo, trazendo a humanização do sujeito como peça-chave nesse processo, de forma a contribuir para melhorar as condições de vida e ajudar a reivindicar, em colaboração com o poder público, suas benfeitorias junto à sociedade.


estação adeus AMA- ASSOCIAÇÃO MULHERES DE ATITUDE

A proposta do AMA é realizar as oficinas de hip hop, dança de salão e artesanato conforme as descrições a seguir, e realizar parcerias com entidades que colaboram com o bem estar social da comunidade, em exibição de mostras e projetos sócioculturais para os moradores e visitantes da comunidade. Hip Hop e dança de salão – Serão realizadas as oficinas de hip hop para as crianças e dança de salão para os idosos, duas vezes por semana e em horários disponíveis aos estudantes pela manhã e tarde, e no horário diurno para os idosos, ensaiando coreografias para a apresentação dos alunos nos eventos realizados em comemoração às seguintes datas: Dia do Trabalho; Dia

das mães; Independência do Brasil; Dia das crianças; e Dia da Consciência Negra. Artesanato – As oficinas serão disponibilizadas para as mulheres da comunidade e do entorno no intuito de ensinar uma nova fonte de geração de renda informal, com confecção de sandálias customizadas, decoupagem e mosaico, aliando as oficinas com palestras sobre os direitos da mulher, cidadania, prevenção de gestação e doenças sexualmente transmissíveis, e socialização das participantes do projeto, em parceria com psicólogos, assistentes sociais e voluntários.


estação baiana COOPLIBERDADE

Para os nove meses, podemos atuar na educação ambiental com crianças, jovens e adultos, elaborando oficinas que mostrará os malefícios do óleo e seus benefícios quando destinados corretamente, podendo expor vídeos e filmes educativos. Como a previsão para as atividades são quinzenais, na primeira quinzena focaremos em vídeo e filmes de cultura ambiental, na segunda quinzena; oficina ou atividades com as crianças e adolescentes ou vice e versa.


estação alemão

INSTITUTO RAÍZES EM MOVIMENTO

Missão Nós do Instituto Raízes em Movimento temos como missão promover o desenvolvimento humano, social e cultural do Complexo do Alemão e demais comunidades por meio da participação de atores locais como protagonistas desses processos, tendo como foco o fortalecimento e ampliação do capital social dessas comunidades. Histórico Nascido em outubro de 2001, no Complexo do Alemão – Região da Leopoldina, Zona Norte do Rio de Janeiro, o Instituto Raízes em Movimento surge a partir de um grupo for-

mado por jovens e universitários moradores da área ou envolvidos em trabalhos sociais na região. Inicialmente o grupo contabilizou as potencialidades e recursos existentes – materiais, humanos e articulações – para traçar as primeiras estratégias de atuação. As primeiras atuações do grupo foram: trabalhar a questão ambiental, promover atividades esportivas e ações para a educação e cultura, além da capacitação constante de seus integrantes para o fortalecimento institucional.


estação itararé

CENTRO CULTURAL OCA DOS CURUMINS

Para os nove meses iniciais do projeto, o Centro Cultural Oca dos Curumins (CCOC), pretende em cada dia programado oferer pelo menos três atividades diferentes. Sendo que a exposição dos produtos feitos na oca ou por seus parceiros estará presente em toda a programação. Também é um dos objetivos do CCOC manter a interação com quem vem de fora do complexo e que manifeste o desejo de participar do evento de alguma forma. Pretendemos ainda manter uma variação de temas. Nossa atuação será de respeito às opiniões das crianças, jovens, adultos e idosos moradores desta área.


estação itararé EMERGÊNCIA SOCIAL

A Emergência Social tem a proposta de realizar oficinas de dança de salão, hip-hop, capoeira e outras ações culturais nas datas festivas de cada mês. Em maio, por exemplo, uma oficina com o tema Mãe; em abril, trabalhar os temas do Dia do Índio e do Descobrimento; em junho, trabalhar festas de São João.


estação palmeiras EDUCAP

EDUCAP

ESPAÇO DEMOCRÁTICO DE UNIÃO, CONVIVÊNCIA, APRENDIZAGEM E PREVENÇÃO

O Educap durante esses nove meses tem a proposta de interagir com a comunidade e os visitantes através atividades culturais que possam ativar a identidade cultural local. Para isso desenvolverá ações e projetos em que haja o espaço de aprendizagem para todos os participantes do processo, criando uma rede de saberes, que poderá ser apropriado pelas pessoas, proporcionando a consciência

da formação cultural com teatro, dança, música, saúde, artes, exposições de fotos e circo. Nestas atividades teremos um grupo de adolescentes locais que irão a todo tempo acolher tanto o turista quanto o morador. Durante esse período temos a proposta de trabalhar em parceria com outras instituições locais dando oportunidade de também mostrarem seu potencial cultural.


Estacoesculturais 01  

Estações Culturais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you