Page 1


://web-presidente

Web bem-vindos planeje-se para o verão. A partir de dezembro, voos diários para o nordeste.

_Chegamos à quarta edição da Conecte-se às vésperas do verão, a estação que mais tem a cara do nosso país. E não poderíamos deixar de destacar as belezas do Rio Grande do Norte e de sua capital Natal, que conta com um povo maravilhoso e sol o ano todo. _Estes últimos meses do ano são especiais para nós, da família Webjet. Recebemos neste mês de novembro mais duas aeronaves Boeing 737-300 e, em dezembro, serão mais duas, encerrando o ano com 20 aviões. O acréscimo significará um reforço importante na nossa malha aérea, especialmente no período de férias, aumentando nossa quantidade de voos, principalmente para o Nordeste. Natal, por exemplo, ganhará um voo diário e direto saindo de São Paulo, a partir do dia 10 de dezembro. Estão previstos também dois novos voos diários diretos de São Paulo para Fortaleza, a partir de 15 de dezembro. _E as novidades não param por aí. A participação da Webjet na ABAV – Feira das Américas 2009 foi um sucesso. Considerado o maior e mais importante evento de turismo do continente, a feira foi cenário do lançamento de um produto inovador, o programa Vai Voando, criado com o intuito de dar a oportunidade de todos os brasileiros usufruírem a agilidade do transporte aéreo.

_A iniciativa permitirá que o cliente programe sua viagem e parcele o valor em prestações fixas, sem necessidade de comprovação de renda ou análise de crédito. O Vai Voando é a chance para quem ainda não adotou o avião como meio de transporte, aproveitando, também, o ótimo momento do mercado que oferece passagens a preços acessíveis, como nunca visto antes. _O período de férias aproxima-se e planejamento é a palavra de ordem. Não deixe para a última hora e se programe, garantindo bons preços e horários. Aproveite e conheça nosso novo web-site, mais moderno e bonito, e Conecte-se à Webjet. _Continue contribuindo para fazermos uma revista cada vez melhor, e boa webleitura!

Wagner Ferreira Presidente da Webjet


SUMÁRIO ://16 ://10://30

://32

://52 ://42

://36

_10

://web-turismo

A nova geração de MP4

Rio Grande do Norte - A esquina do Continente

_16

_44

://web-cultura

://web-capa

Galinhos: a pérola da costa potiguar

César Revorêdo – O DNA da cultura potiguar

_26

://web-experiência

_46

://web-diversão

Carta do leitor

_27

://web-nossa gente

_42

://74

://web-tec

Os points imperdíveis para sua diversão durante as férias, na esquina mais agitada do continente

Ramon Lago Vieira – Gerente Geral de Aeroportos, da Webjet

_50

_28

Além de alisar rugas, a toxina botulínica pode atenuar outros problemas estéticos

://web-economia

Ousadia e beleza para 2014

://web bem-estar

_51

://web-me leva

Webjet incentiva a cultura e o esporte

Sabor potiguar. O prazer de encantar, servir e seduzir

_52

://web-eco

_32

A preservação das tartarugas marinhas na Praia do Marco

_30

://web-gourmet

://web-moda

Reconstruindo Geová – o estilista potiguar

_54

://web-evento

_36

://web-esporte

Kitesurf – a novidade do momento

Red Bull Desafio no Morro, Stock Car Rio e ABAV 2009

_38

://web-gente que acontece

_60

://web-pelo Brasil

O inglês que dedicou sua vida à preservação da natureza em Pipa

_70

://web-kids

_40

_74

://web-na mala

://web beleza Jacques Janine

Escova de brilho com CHROMA THERMIQUE

6 :// conecte-se #4


://web-editorial

>> A esquina do continente Sol, mar, caatinga e ventos: o Rio Grande do Norte é o lugar perfeito para as suas férias. _Localizado na esquina do continente brasileiro, o Estado do Rio Grande do Norte tem sol na maior parte do ano. A capital, Natal, com cerca de 1 milhão de habitantes, recebe mais de 2 milhões de turistas durante o ano todo, à procura de calor, passeios de buggys nas belas dunas de Genipabu, esportes como o kitesurfe, tendo a oportunidade de conhecer o maior cajueiro do mundo com seus mais de 8500 m2. Chegando a Natal, é só decidir entre o norte e o sul para encontrar um povo hospitaleiro e feliz, paisagens inesquecíveis e praias desertas. _Confira na coluna de economia um dos projetos mais ousados que preparará Natal para a Copa do Mundo de 2014. Nesta edição, visitamos Pipa – uma das praias mais famosas do mundo, passamos por Galos e presenciamos o deslumbrante por do sol de Galinhos e São Miguel do Gostoso, onde a placa de entrada da cidade anuncia o bem humorado mote “aqui se faz gostoso”. _Esta edição é um guia para se divertir no Rio Grande do Norte, com dicas imperdíveis. E, por falar em diversão, Natal tem o maior carnaval fora de época do paíßs, o Carnatal, que acontece no mês de dezembro. Em web-eco, mostramos a preservação das tartarugas marinhas na praia do Marco e, em web-moda, a efervescente moda Potiguar. Aproveite! Reserve seu voo Webjet e o abadá para descobrir a Cidade do Sol ao som dos maiores cantores de axé do Brasil. _Assim, partimos para o nosso próximo destino: Ceará. >> Boa viagem! Fredy Campos Editor redacao@conecte-sewebjet.com.br

>> Por-do-sol – Galinhos – RN


.por Lívia Borelli .fotos Aylton Lelis

>> Entre os 5 destinos mais procurados no Brasil está Natal, capital do Rio Grande do Norte. A esquina da América do Sul é considerada detentora do 2º ar mais puro para se respirar, perdendo somente para a Antártica, segundo estudos da NASA. Isto já é muito bom, mas esta é uma qualidade que tem muito mais valor quando aliada às belezas naturais que a terra potiguar tem a oferecer.


_Natal alia as facilidades de uma grande cidade à tranquilidade e ao baixo índice de criminalidade de uma pequena e zelosa cidade. São prédios em meio às imensas dunas, mistura de lazer praiano com sofisticação de capital, revelando uma cidade agradável, de clima tropical, habitada por pessoas extremamente hospitaleiras.

>> Vista panorâmica de Natal

_Cortada pelo Rio Potengui, onde se observa um belíssimo por do sol, a cidade possui excelente rede hoteleira, restaurantes do mais alto padrão com culinária regional e internacional ao mais simples quiosque de praia, sempre muito receptivos. Os atrativos de Natal são inumeráveis, sem falar que, banhada por lindas praias, encanta à primeira vista.

>> Ponte Navarro Newton sobre o Rio Potengui

_A Cidade Sol tem uma vista privilegiada, com lago de um lado e oceano de outro, com brisa constante e paisagens espetaculares que podem ser vistas do Mirante da Ladeira do Sol. Todas estas vantagens naturais fazem cenário para um amplo e moderno centro de convenções na Via Costeira que dá continuidade à completa infraestrutura da capital.


://Natal

_Na foz do Rio Potengui, vale a pena visitar o Forte dos Reis Magos, marco da fundação de Natal em 1599. Hoje, tombado pelo Patrimônio Histórico da União, pode ser visitado das 8h às 16h30. Aliados à história da cidade, Igrejas monumentais e museus são pontos de partida para ampliar a visita a todo o litoral do Rio Grande do Norte. >> Forte dos Reis Magos

_Aliando as belezas naturais à hospitalidade da capital do estado, há outras dicas fundamentais para curtir a cidade – as praias de Ponta Negra, Via Costeira, Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio, do Forte e Redinha – e usufruir da qualidade dos serviços disponibilizados para bem atender aos visitantes. Em apenas um quarteirão, reúnem-se restaurantes, bares, boates e lojas de artesanato, é o Alto de Ponta Negra, point noturno de Natal. Por sua vez, na Praia dos Artistas, a mais movimentada de Natal, pode-se comer a tradicional peixada e ouvir boa música.

Morro do careca Um dos points mais visitados pelos turistas em Natal.

_Se estiver acompanhado de crianças, visite a Praia da Areia Preta, pois as pedras formam piscinas que, rasas, não apresentam risco algum e a diversão é garantida.

Hotel Vila do Mar Via Costeira, 4233 www.viladomar.com.br >> Sanfona, zabumba e triângulo O forró com turista acontece todas as quintas- feiras a partir das 22 horas, no centro de Turismo de Natal. É um dos eventos culturais mais tradicionais do RN, cantados pelos melhores representantes do forró nordestino. Valor R$ 15,00.

12 :// conecte-se #4

>> web-points

_Para completar, falta apenas ir ao Farol da Mãe Luiza, subir seus 150 degraus e apreciar a bela vista de Natal, conferindo cada detalhe lá do alto e, finalmente, caminhar entre a variedade de peças de artesanato na Praia do Meio.

_O dia longo e bem convidativo ainda surpreende por atrações como shows folclóricos, encaminhando o turista para os agitos noturnos. Dia e noite bem vividos: muitas poses para as fotos que não podem faltar e que, de quebra, levarão Natal na lembrança e na bagagem.


://Genipabu

>> web-points

.por Lívia Borelli .foto Aylton Lelis

Um passeio imperdível pelas dunas de Genipabu

>>

BUGGY Passeio pelas dunas www.buggyturismo.com.br

DROMEDUNAS Passeio pelas dunas móveis de Genipabu

_No municipio de Extremoz está Genipabu, um dos roteiros mais procurados do Rio Grande do Norte. De fato é imperdível! São dunas com até 30 metros de altura, entre fixas e móveis que mudam a paisagem conforme o toque dos ventos durante todo o ano. _Tradicional e grande atrativo do local é o passeio de buggy que nos leva a conhecer do alto, com ou sem emoção, a grandiosidade e beleza da natureza que se constrói a cada dia. A Lagoa de Genipabu é um ótimo exemplo desta maravilha: do alto de uma duna forma-se um oásis, em meio às elevações de areia surge uma lagoa de água doce!

BRISA MAR RESTAURANTE Especialidade: Lagosta da Rose Praia de Muriú, 84 (84) 8868-9558

_É na Lagoa de Genipabu que se pratica um dos “esportes” mais procurados no local: o eskibunda. Uma aventura diferente e rápida que nos deixa interagir com a paisagem local, ao mesmo tempo que diverte e surpreende.

todos os dias. Estão lá à disposição para o passeio com os turistas, sempre acompanhados por um guia e o passeio pode ser feito a partir das 9 horas da manhã ao por-do-sol, diariamente.

_A 20 Km de Natal, uma das praias mais famosas do estado tem outro diferencial: o passeio de dromedário. O animal pode passar até 15 dias sem beber água, porém, em Genipabu, eles são as estrelas, repletos de cuidados e água

_Não há nada igual a desfrutar momentos de lazer junto à natureza e ainda conhecer um dos cartões postais mais famosos do Brasil!

conecte-se #4 // 13


Venha pra cá,

gostoso é aqui .por Lívia Borelli .foto Aylton Lelis

_Imaginem que delicia morar ou apenas estar em um lugar que se chama Gostoso? O próprio nome já traz boas sensações!

_Há 110 Km de Natal pela Conta a lenda que as pessoas BR-101 se faz Gostoso. Como é de costume em que por ali passavam se hospedavam na casa de um cidades pequenas com simpático senhor que contava belas paisagens, há sempre causos e histórias acompanhadas um lugar único e inesperado, de muitas gargalhadas e boas lembranças. Com o tempo, este como o Spaço Mix que reúne senhor passou a ser conhecido o Mini Spa Ponteiros, um como Seu Gostoso e, assim, a restaurante super charmoso, cidade ficou conhecida apenas com decoração aconchegante como Gostoso. e pé na areia.

Por que Gostoso?

Pousada Mar de Estrelas www.pousadamardeestrelas.com.br >> RESTAURANTE Quintal Pizzaria forno a lenha web-dica: experimente a pizza de calabresa com creme de leite.

>> web-points

_E é assim que os moradores de lá apresentam a cidade com ares de interior de um lado e um mar maravilhoso do outro. Ruas de paralelepípedo, TVs comunitárias, cadeiras nas portas e um papo pra lá de bom fazem conjunto com uma brisa fresca que toca as velas em um dos locais mais propícios para a prática do esporte no mundo.

_Não havia de ser diferente a hospitalidade da cidade,pois, em pouco tempo, já é possível se sentir em casa e participar da rotina dos gostosos. Forró na praça, procissão, café da manhã com bolos variados e sucos com combinações locais inusitadas; convivência direta com a natureza como na Pousada Mar de Estrelas. _Praias charmosas de beleza indescritível são o ponto forte da cidade: Praia do Cardeiro, com vista para lagoa; Praia da Xêpa do Maceió e da Rapadura, para uma caminhada à beira mar ou todas elas juntas apenas para, da orla, aproveitar o por do sol, decifrando os diferentes tons de azul na paisagem e as dunas de areia branca que colaboram para deixar tudo mais gostoso! www.aquisefazgostoso.com.br


>> galinhos

a pérola da costa potiguar

.por Lívia Borelli .foto Aylton Lelis _Não há como contestar o tamanho do Brasil e, muito menos, a quantidade de belezas naturais que nós temos a desfrutar e, por que não, descobrir!


_Galinhos está a 160 Km de Natal e o grande barato é como chegar lá. É como um descobrimento mesmo! Os olhos se encantam por todo o caminho e, sem piscar, a paisagem vai se formando cada vez mais exuberante e maravilhosa! É de encher os olhos. _Localizada numa pequena península ao norte de Natal, a vila de pescadores só pode ser alcançada de barco, buggy ou veículos 4x4 pelas dunas à beira mar, quando a maré está baixa. Mas, honestamente, vale muito a pena cada trecho do passeio.

>> Farol de Galinhos


://Galinhos & Galos

POUSADA PEIXE GALO Rua da Candelária, 30 – Galos www.pousadapeixegalo.com.br

POUSADA OÁSIS Rua Tomasina, 106 www.oasisgalinhos.com

RESTAURANTE DA DONA IRENE Comidas típicas e tradicionais Rua Baltazar Pereira, 32

18 :// conecte-se #4

>> web-points

_Pousadas charmosas e poucos restaurantes com comida muito boa recebem os turistas com o melhor da simplicidade da cidade. São casas em meio às areias brancas e fofas, cercadas de dunas e piscinas naturais formadas entre as dunas nas cores do arco-íris e mar bem calmo e transparente de águas mornas.

>> Dunas de Galinhos

_A 5 Km de lá está a Praia de Galos, compondo a esquina do Continente Americano junto com Gostoso e Galinhos. A paisagem é igualmente surpreendente e o povo é muito acolhedor. _Galos e galinhos seduzem à primeira vista e, se a vontade for se desligar do mundo depois do passeio de barco pelo Rio Aratoá, conhecendo a majestosa salina Diamante Branco, a paisagen dos mangues, os faróis de Galos e de Galinhos tendo uma carroça-taxi puxada por burricos como transporte, nada melhor que se sentar à beira da praia e apreciar o espetáculo do sol que se apresenta todos os dias morrendo no mar ou rio, montando aos poucos um mosaico de cores no céu. É imperdível!

>> Rio Aratoá


.por Lívia Borelli .foto Aylton Lelis

>>

PIPA: FAMOSA, PACATA

E FREQUENTADA POR SURFISTAS E TURISTAS DE TODAS AS PARTES DO PLANETA

>> Muito charme, belezas naturais, noite agitada, gastronomia de primeira com influências nativas, francesas, portuguesas entre outras são alguns dos muitos argumentos que seduzem turistas do mundo inteiro, tornando Pipa o segundo ponto turístico mais procurado do Rio Grande do Norte.

>> Praia do Amor – Pipa


_No município de Tibau do Sul, há 55 km de Natal pela beira-mar ou a 80Km pela BR- 101, Pipa está preparada para agradar a todos os gostos e idades. “Descoberta” pelos surfistas nos anos 80, quando apenas quatro carros circulavam pelas ruas, a cidade não parou de crescer e agradar. Com pousadas cinco estrelas como A Toca da Coruja aos albergues, a cidade de 5.800 habitantes está sempre movimentada, chegando a receber, por ano, 1.000.000 de turistas do mundo inteiro!


Pousada Toca da Coruja www.tocadacoruja.com.br Av. Baía dos Golfinhos, s/n

>> web-points

://Pipa

_Independente da estação, Pipa vive um interminável clima de verão, com mar quente e muito sol. Blocos de falésias, coqueirais e água muito azul misturam-se com o céu ao horizonte. É a descrição completa das praias que cercam Pipa: Baía dos Golfinhos, Ponta do Madeiro, Praia do Amor, Cacimbinhas, Chapadão entre outras. Famílias, moderninhos, casais e grandes turmas de amigos curtem o local e visitam os grandes mirantes para apreciarem o sol nascer, bem cedinho, lá pelas 4h40min da manhã e curtirem os tradicionais passeios de buggy, quadriciclo e cavalo.

AVENIDA PRINCIPAL Passeio e compras Avenida Baía dos Golfinhos

>> Falésias de Pipa

Pipa Ocean View Village Resort www.pipaoceanview.com Avenida Baía dos Golfinhos, 121

ESPAÇO GATOS DE RUA LOJA, RESTAURANTE E BAR www.gatosderua.com.br Avenida Baía dos Golfinhos

22 :// conecte-se #4

_A rua principal da vila também é atração. O vai e vem de pessoas bonitas, muitas lojas de artesanato, moda praia, bares e baladas compõem o visual noturno. Aliás, o artesanato é mais um destaque, pois peças diferentes que só se encontram por lá convivem entre cores e formas, marcadas pelo regionalismo que, misturado à arte, empresta certo glamour às compras. _Pipa convence pela beleza e originalidade e, assim, vai conquistando novos moradores como Lula, dono da Agência de Turismo e Aventura, um apaixonado pela beleza do local que trocou a loucura da cidade grande por um novo estilo de vida.


://Mossoró

Mossoró Capital do Oeste.

Terra de Santa Luzia.

Terra do Sol, do Sal e do Petróleo. .por Dê Toledo .foto Aylton Lelis

_Mossoró é conhecida carinhosamente como “a terra do sol, do sal e do petróleo”. Localiza-se no sertão, mas possui fácil acesso às praias, sendo Tibau a mais próxima, seguida por Areia Branca com Upanema, Ponta do Mel, Morro Pintado. Possui o principal ponto de extração de petróleo em terra do Brasil, grandes salinas e belas praias. Um atrativo diferenciado é o Lajedo de Soledade*, conjunto de rochas calcárias formado quando o mar cobria a região, há cerca de 90 milhões de anos, compondo o sítio arqueológico e paleontológico mais visitado. _Considerada uma das principais cidades do interior nordestino, atualmente vive um intenso crescimento econômico e em sua infraestrutura, sendo uma das cidades de médio porte brasileira que mais atraem investimentos. O município é o maior produtor de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte à exportação, também possui relevância na economia potiguar, tendo o maior PIB per capita do Estado. Reduto cultural, a cidade é marcada pelo Motim das Mulheres cinco anos antes da Lei Áurea, sem falar da resistência a Lampião, pelo primeiro voto feminino do país. Por ter libertado seus escravos, a cidade foi desmembrada de Assú em 1852 e tinha o nome de Vila de Santa Luzia de Mossoró. Hoje, conhecida como a “Capital do Oeste”, por ter se destacado

das demais na região oeste potiguar, evidencia-se também pelo turismo de negócios. _A fruticultura tropical irrigada é uma das maiores atividades da economia de Mossoró. A região polarizada pelo município é reconhecida pelo Ministério da Agricultura, desde 1990, como Área Livre da praga Anastrepha Grandis, mais conhecida como “Mosca da Fruta”. Esta condição facilita a entrada dos produtos em mercados consumidores mais exigentes como a União Européia, Estados Unidos e Japão. O destaque fica com o melão, sendo que o Rio Grande do Norte é responsável por 90% da produção brasileira da fruta que, exportada, movimenta um volume de recursos da ordem de US$ 64 milhões. _Em Macau há locais interessantes como praias paradisíacas e as monumentais pirâmides de sal marinho, formando um belo e inesquecível cenário que encanta turistas e inspira poetas. Já São Miguel do Gostoso, atrai muitas pessoas em busca de tranquilidade e dos constantes ventos que atingem sua costa, na “esquina do continente”, excelente atrativo para os praticantes de windsurfe e kitesurf. *O Lajedo de Soledade e o Museu Soledade abrem de terça a domingo, das 7h às 17h. Entrada R$ 2. Mais informações pelo telefone (84) 333-1017.

conecte-se #4 // 23


://web-experiência

“À Equipe WEBJET. Gostaria de aproveitar o espaço para parabenizar toda equipe da Webjet, em especial aos funcionários de solo do Aeroporto Internacional Afonso Pena, PR, e também pela criação da revista de bordo. Compacta, consegue mostrar com detalhes e clareza as informações de seu conteúdo. É importante que aproveitem o máximo para trabalharem potenciais clientes de todos os aeroportos e rotas atendidos pela empresa Webjet. É de informações sobre restaurantes, hotéis, casas de show, parques, diversões diurnas e noturnas que nós, usuários, precisamos.”

“NÃO HÁ NECESSIDADE DE UM CÉU DE BRIGADEIRO PARA SUA VIAGEM. BASTA VIAJAR COM A EMPRESA QUE LHE OFERECE SEGURANÇA, QUALIDADE E CONFIABILIDADE!”

NELSON SILVA – Passageiro Webjet

......................................................................................................... “No dia 14/08/2009 viajei para Brasília pela Webjet e o que poderia ser uma simples viagem acabou se tornando uma grande surpresa. Gostaria de parabenizar toda a equipe da Webjet pela excelência no atendimento, em especial aos seguintes funcionários: Supervisor Leandro, Agentes Marcos, Gustavo e Ricardo que, após um contratempo vivido por mim e meu marido, Marcelo Martins, foram extremamante profissionais, solícitos e solidários. Sou advogada e meu primeiro estágio foi no jurídico da Varig nos anos de 2000 e 2001. Cito esta informação, pois entendo as engrenagens para um bom funcionamento de uma empresa aérea e acredito sinceramente que funcionários qualificados são o cerne para o crescimento de uma empresa. Desta forma, creio que a Webjet está no caminho certo para crescer e se tornar uma das maiores empresas aéreas do Brasil! Fico feliz por ter conhecido a WEBJET e segura em dizer a todos que conheço: EU VIAJEI PELA WEBJET! Parabéns a toda equipe! Parabéns pela revista de bordo! Saudações!”

Talía Sobreira Machado – Passageira Webjet

26 :// conecte-se #4


://web-nossa gente .por Lívia Borelli .foto Aylton Lelis

>> Ramon Lago Vieira trabalha na

Gerência Geral de Aeroportos e está na Webjet há 1 ano e 10 meses. Diz que o que mais gosta em sua profissão é de trabalhar com pessoas, sentimentos e emoções.

Do que eu mais gosto na minha profissão é trabalhar com pessoas, sentimentos e emoções.

Por que escolheu esta carreira? Porque sou apaixonado pela aviação. Sempre achei glorioso o fato daquela máquina decolar e pousar com tanta perfeição, transpondo limites, levando e trazendo sonhos, aproximando as pessoas e lhes proporcionando momentos de alegria. Qual a principal função no seu trabalho ? Sou supervisor de aeroporto e trabalho na área de tráfego. Basicamente, o que eu faço é coordenar, orientar e medir as ações e soluções frente às ocorrências e irregularidades com bagagens de nossos clientes, nos aeroportos onde a Webjet opera. Lazer? Viajar, conhecer novos roteiros, fazer novas amizades, registrar momentos inesquecíveis. Uma grande paixão? Não posso dizer que é voar, pois precisaria ser comissário ou piloto; mas, sim, ver o avião voar. Alguma dica para quem quer ingressar na profissão? Trabalhar em equipe sempre. É preciso ter amor e profissionalismo, pois, quando unimos estes elementos, todas as adversidades são superadas. A empresa, o trabalho e seus sonhos! A Webjet me acolheu em uma situação extremamente difícil, quando a empresa anterior em que trabalhava - aviação também - suspendia suas operações regulares. Tenho como princípio mencionar a gratidão como um dos mais belos sentimentos, pois nela não se observa interesse, é algo gratuito. Sou grato à Webjet por me abrir as portas e permitir mostrar o meu trabalho em benefício do crescimento e da solidez desta empresa. Trabalho com o que gosto e isso me completa. Meus sonhos são os de acompanhar, lado a lado, o crescimento da minha vida profissional atrelado ao crescimento desta Cia.

conecte-se #4 // 27


://web-economia .por Dê Toledo e Magda Russell .fotos Divulgação

>> Ousadia e beleza para 2014

Natal se prepara para a Copa de 2014

_Visitantes de toda parte do mundo escolhem Natal para respirar o “ar mais puro” das Américas, conhecer o maior cajueiro e também as mais de 20 praias com paisagens paradisíacas de dunas, mar límpido e tranquilo. Com todas estas características, a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, possui também um projeto ousado para a Copa de 2014: a construção do “Estádio Arena das Dunas”. _Planejado no modelo de parceria públicoprivada, o projeto do novo estádio de futebol da cidade prevê investimento de R$ 300 milhões e deverá estar concluído até o primeiro semestre de 2013, para atender aos jogos da Copa das Confederações que acontecerá no início do segundo semestre. A arena da capital potiguar será erguida numa área de 45 hectares, com capacidade para receber 65 mil pessoas

28 :// conecte-se #4

e contará, também, com bosque, hotéis, teatro, estacionamentos subterrâneos, prédios comerciais, shopping e centros administrativos do governo do Estado e da Prefeitura. Várias empresas estão envolvidas no projeto do complexo; assim, a venda dos espaços para comércio e residência numa área útil de 300 mil m² vai gerar cerca de R$ 1 bilhão de Reais – dinheiro suficiente para o projeto do “Estádio Arena das Dunas”. _O planejamento e a construção foram encomendados a um importante escritório de arquitetura na Inglaterra, o HOK SVE, responsável pela criação dos estádios de Wembley e Emirates (Londres) e da Arena Olímpica de Sidney, na Austrália. O Estádio Arena das Dunas estará entre os mais modernos e mais bem equipados de todo o país e até do mundo, a começar pelo fato


de que todo o projeto arquitetônico foi elaborado para ser o primeiro do país, classificado como “ecologicamente correto”. _Além do novo estádio, da vocação turística e da boa infraestrutura hoteleira da cidade, Natal tem outras justificativas para sediar os jogos da Copa em virtude de sua proximidade com a Europa e os Estados Unidos. Além disso, em 2010, o Rio Grande do Norte terá o maior aeroporto de cargas do País, localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante, a 18 quilômetros da capital. O terminal aeroportuário receberá investimentos de R$ 600 milhões e vai gerar cerca de 30 mil empregos diretos. _Após a Copa de 2014, o novo estádio deverá ser constantemente ativado para não se transformar em um “elefante branco”. O principal desafio é

obter a sustentação econômica do novo estádio, que não pode depender apenas da receita de jogos de futebol, mas sim de outras fontes de renda como shows musicais e eventos culturais. Sabe-se que o desafio para a construção do estádio é focar em dois objetivos: o esportivo (futebolístico) e a promoção de um fluxo de turismo permanente pósCopa. Para viabilizar o investimento apenas com renda de futebol, seria necessário um substancial aumento de público e de renda. Um dos desafios é desenvolver o futebol do Rio Grande do Norte de forma a alcançar e manter dois times na elite (série A) do Brasileirão e alcançar uma participação na Copa Libertadores da América. _Segundo o secretário de Turismo Fernando Fernandes, “a posição geográfica é privilegiada, o projeto é inovador, conta com bons hotéis, além da tranquilidade no trânsito”.

conecte-se #4 // 29


://web-gourmet .por Fernando Aguiar .foto Aylton Lelis

SABOR POTIGUAR

O prazer de encantar, servir e seduzir _Conhecida como a “Cidade do Sol” - ou “Noiva do Sol”, Natal tem uma energia que envolve assim que se chega. Quente e calorosa, sutilmente situada num dos litorais mais interessantes do Nordeste, a capital potiguar oferece a todos uma bela (e farta) variedade de pratos típicos que usam e abusam de peixes e frutos do mar, combinando-os a temperos exóticos. Embarque nessa aventura, esqueça de tudo e experimente as nossas duas dicas gastronômicas desta edição. Garçom, o menu, por favor.

>>

Experimente um pouco de tudo no

Mangai

_Mas o que significa “mangai”? “Seria uma feira onde se vende de tudo um pouco, muito comum aqui no Nordeste”, explica a funcionária Patrícia Medeiros. De fato, a atmosfera de sertão é inevitável. O freguês sente-se no meio do agreste em meio aos penduricalhos e adornos que ornam o salão, além das mesas feitas com troncos de madeira, do teto de telha e do forro feito com vara do marmeleiro. A culinária no Mangai, naturalmente, é da terra. “São pratos tradicionalmente típicos não muito elaborados, mas preparados artesanalmente”, explica Patrícia.

mangai.com.br

_O pé direito alto e o amplo salão já impressionam de imediato. Em seguida, notam-se inúmeras caçarolas enfileiradas lado a lado e uma leve fumacinha saindo de cada uma delas. É impossível deixar de experimentar ao menos cinco das cerca de quarenta opções de pratos oferecidos pelo majestoso Mangai, em Natal há 10 anos. A matriz fica na não muito distante João Pessoa, cujos serviços começaram há 20 anos. Em Brasília já existe uma filial funcionando há um ano.

30 :// conecte-se #4

_Entre as pedidas, há inúmeros pratos feitos à base de carne de sol, como o sovaco de cobra – nome que costuma causar calafrios, embora não tenha nada do réptil - que nada mais é do que a carne de sol moída com milho verde e cebola. “Quem vier e não experimentar a carne de sol com nata, por exemplo, não veio ao Mangai”, brinca. Outras boas opções são a macaxeira frita, o rubacão, o arroz de bode, o de queijo (com queijo coalho), o de leite, o da terra, o feijão verde, os pratos com camarão, os pernis entre outras especialidades. _As mesas grandes foram elaboradas para reunir famílias e amigos. Esta é a filosofia da casa: “O Mangai é uma casa de fazenda, com mesas


fartas e famílias em volta”, diz Patrícia. Sempre bem movimentado, o restaurante oferece o melhor com uma cozinha montada com equipamentos de última geração. Tanto que, além do serviço de buffet, há também opções a la carte e a Fábrica Mangai,uma delicatessen com iguarias produzidas na casa. “Oferecemos pães, tapioca, biscoitos finos e rústicos, sobremesas e doces”, conta Patrícia. Com todo este sucesso, eles têm a pretensão de ir para outros estados? “Sim, temos”, revela. Então, por favor, venham logo!!

>>

Douce France – O cantinho mais doce de Natal

_Alberto era professor de educação física. Num belo dia decidiu mudar. Pediu um emprego de garçom e, em menos de um ano, já era proprietário do restaurante. Ficção? De jeito algum. Conhecido como “Conde”, Alberto Cícero realizou o sonho de tocar um negócio com astúcia e profissionalismo, que já dura 12 anos. Todo o sucesso é fruto de trabalho, o que tornou o local parada obrigatória para quem estiver de passagem pela capital potiguar: o Douce France, um charmoso espaço com inspiração da terra de Charles Aznavour e da primeira dama Carla Bruni. “Em menos de um ano fui promovido a gerente e, em seguida, tornei-me o dono”, lembra.

um espaço e uma cozinha tão grandes – a ideia aqui é o aconchego - a casa tem estrutura suficiente para dar conta do recado, ou seja, receber a todos com agilidade e eficiência. Não à toa foi eleita a melhor happy hour da cidade em 2007 pela Vejinha Natal. Aberto de segunda a sábado, o bistrô começa a servir o almoço sempre às 11h30. _Após degustar os profiteroles recheados com frango defumado, servidos com molho de iogurte, não deixe de experimentar, entre as bebidas, o Coquetel Conficture, muito pedido e que leva leite condensado, pêssego, laranja, abacaxi e não contém álcool. Impossível não voltar.

Localizado na Vila Colonial, no bairro de Petrópolis, o Douce é muito frequentado pelos natalenses e por estrangeiros de várias paragens (franceses, alemães, suíços, italianos, portugueses etc.) no ano todo e, principalmente, em dezembro, janeiro e fevereiro, na alta temporada. “Ele acabam indicando outros turistas”, afirma Alberto, sempre calmo e bem-humorado. _Crepes, croissants, profiteroles, maxi chausson (uma espécie de calzone), uma variedade de saladas (incluindo a salada surpresa), e alguns pratos - como o Gia à provençal - fazem da casa um paraíso de perdições, sem contar os filés e as apetitosas carnes de avestruz e de coelho. “Só de saladas servimos cerca de 30 por dia”, conta o Conde. Não apenas ele, mas os habitués de plantão sabem que, embora o Douce não tenha

doucefrance.com.br

conecte-se #4 :// 31


://web-moda .por Simone Farret .fotos Aylton Lelis

>>

Semana de Moda Potiguar natal fashion rio _Assinado por Érika Nesi e George Azevedo, o

Natal Fashion Week é referência de moda no Rio Grande do Norte e, tradicionalmente, valoriza os diversos aspectos da cultura potiguar e revela novos talentos como modelos, estilistas, produtos e beauty artists.

_A 9ª edição do NFW envolveu 200 profissionais na

sua organização e reuniu, entre 22 e 26 de setembro, no Natal Shopping Center, 10 mil convidados em torno de 18 desfiles de 44 lojas de marcas nacionais e regionais e do grande lounge com área de lazer e exposição de veículos de comunicação, empresas e instituições públicas. O Natal Fashion Week tem foco mais comercial do que conceitual, “O importante é agradar a todos que participam e que querem conferir o que as coleções tem a mostrar, mas com glamour sempre”, declara George Azevedo. www.natalfashionweek.com.br


A MODA DE UM POVO VAIDOSO >>

_A moda potiguar reflete a vaidade do povo da Terra do Sol em forma de marcas e endereços imperdíveis para quem curte o mundo fashion ou mesmo se vestir bem. Marcas tradicionais do mercado nacional e internacional misturam-se a marcas regionais e locais que compõem o mix de moda do comércio de Natal.

>> Carnatal

O maior carnaval fora de época do Brasil acontece há 19 anos em Natal

_Não deixe de conhecer o estilo potiguar de marcas como a Toli, com criações da estilista Luzan Torres, a Botton e os acessórios da S.Design. _O Natal Shopping e o Midway Mall são os maiores centros de compras da cidade com lojas exclusivas, franquias e multimarcas para todos os gostos e bolsos, além de oferecer área de lazer, alimentação e cinema - exclusividade do Midway Mall. _Para quem foge do burburinho do shopping, a Rio Center Mega Store, na Avenida Antônio Basílio com a Prudente de Morais, é um completo centro de compras para casa e toda a família com excelentes marcas e com conforto do prédio climatizado. _No entanto, é a Avenida Afonso Pena o endereço top, para quem curte moda, pois une moda, serviços e lazer em poucas quadras. Ali estão as melhores marcas do país, além da Têca da estilista potiguar Helô Rocha, radicada em São Paulo. _Continue em direção à Praça das Flores com pit ou long stops na Scarpin, no Vila Colonial e, logo a seguir, na loja conceito Donna Donna com marcas descoladíssimas e a exclusiva da potiguar Florbella. Um pouco mais adiante, procure pelas roupas da Nathi na loja Bagatelle que fica bem pertinho do ateliê da joalheira Valéria Françolin. _Encerre logo ali, na última quadra da rua, no CCAB, de um lado da rua, e no novo Casablanca by Alamanda, do outro, com opções de lojas, cafés, confeitaria e restaurantes. Ainda na rua, estão a Conceito, uma boutique para vestir sua casa, e a Fragmentos, um antiquário com enorme mix de produtos novos e antigos imperdíveis. _Presença nas coleções de muitos estilistas e marcas nacionais, o artesanato nordestino é forte no Rio Grande do Norte. O Centro de Turismo, no antigo presídio, é um excelente lugar para suas compras. Divirta-se e leve muitas novidades para casa.

_Maior evento do RN, o Carnatal abre, oficialmente, a alta estação e a temporada de shows e festas do verão. Eleito nacionalmente o maior carnaval fora de época do Brasil, o evento surpreende pela sua grandiosidade e animação, e tem excelente repercussão na economia e no turismo. Ao todo, um milhão* de pessoas, das quais 45 mil são turistas brasileiros e estrangeiros, se divertem em quatro dias de folia nos concorridos blocos que percorrem o trajeto de 3.800m “puxados” pelos trios elétricos e maiores estrelas do axé music, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana, Jammil e Banda Eva e nos 274 camarotes e 7.000 arquibancadas ao longo do Corredor da Folia, de 800m no Largo do Estádio Machadão, em Natal. _Com uma estrutura gigantesca, serviços diversificados e segurança pública e privada, o Carnatal é uma festa colorida de alegria, sem violência, que aquece negócios, cria receita substancial, fortalece a imagem de instituições, empresas e produtos e ainda gera 40 mil** empregos diretos e indiretos. Ao longo dos quatro dias de festa, são consumidas um milhão e meio de latas de bebidas que fazem parte dos 260.000kg de lixo que, por sua vez, abastecem ações sociais e reciclagem. Conecte-se com o Carnatal pelo site www.carnatal. com.br, compre seu abadá e venha se divertir em Natal entre os dias 3 e 6 de dezembro no maior Carnaval fora de época do Brasil. * Fonte: Polícia Militar

** Fonte: SINE/RN


://web-moda por Rozze Angel .fotos Divulgação

>>

Reconstruindo Geová

Há 21 anos fora do Brasil, o estilista promete regressar em breve para revisitar as raízes de sua originalidade

_Com um estilo controverso, Geová Rodrigues tem atraído um público tão eclético quanto sua própria criação. Começou transformando retalhos de grandes marcas como Calvin Klein, Anna Sui e Donna Karan, abandonados a esmo nas calçadas da 6ª. Avenida – local que concentra as mais badaladas confecções nova-iorquinas -em looks exclusivos. “As minhas peças não são confeccionadas em série; são todas únicas. É isso que dá um ar de alta costura”, explica o designer, atualmente considerado ícone da “desconstruction couture”, técnica de desmontar e reconstruir roupas de grifes garimpadas em brechós. _A inspiração vem de sua infância, na pequena cidade de Barcelona, localizada no interior do Rio Grande do Norte, onde observava a criatividade de sua mãe que o vestia e aos seus doze irmãos com roupas “recicladas”. Lá, durante anos exercitou seu dom criativo com a pintura e, por meio dela, rompeu fronteiras. _À medida que caminhava pelo mundo, coletava referências que um dia, por acaso, se converteram em roupas. Ao trocar um quadro por uma máquina de costura, Geová Rodrigues se recriou como estilista. Hoje, radicado em Nova York, EUA, é constantemente citado em publicações como Harper’s Bazaar, Elle América, Nylon, Surface e I-D. _Em breve, os brasileiros enfim poderão ver de perto seus desfiles performáticos. “Recebi o convite do Fashion Rio, mas apareceram outros projetos para o final de novembro em São Paulo”, declarou ainda em dúvida. Seja qual for sua opção, uma certeza: a conterrânea potiguar Fernanda Tavares, como sempre, será uma de suas tops. Geova Atelier (Apenas com hora marcada) Address: 208 Avenue B I Store Front I New York, NY I 10009 Tel: 212.473.9092 I Email: geova@geovafashion.com I www.geovafashion.com


://web-esporte .por Ulysses Freire .fotos Divulgação

SURF. WINDSURF. WAKEBOARD. >>

A novidade do momento é o

KITESURF

_Voar sobre a água puxado por uma pipa: eis o princípio básico do kitesurf, esporte relativamente novo no Brasil, mas que vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Mistura de surf, windsurf e wakeboard, é uma opção a mais para os amantes dos esportes radicais, conciliando o prazer de voar e navegar com a realização de manobras.


_Para praticá-lo, é preciso uma prancha, um trapézio e uma pipa e o vento, elemento indispensável. Por isso, algumas praias do Rio Grande do Norte são umas das melhores para se velejar. Com ventos fortes na maioria do ano, oferecem as condições adequadas, chamando a atenção dos kitesurfistas do mundo todo. Barra do Cunhaú é uma delas. O esporte começou a aparecer por lá no final de 2005. Atualmente, esportistas do mundo todo descobrem a região e se encantam cada vez mais. “Cunhaú é um dos melhores locais para se praticar o kitesurf, pois aqui venta o ano todo”, explica Gaspar Silva, presidente da Associação de Kitesurf e Surf do RN. _A praia no litoral sul do Estado foi descoberta pelo austríaco Eder Roman que fundou uma escola de kite na área externa do hotel Blue Dream Resort, incentivando a prática do esporte pelos turistas e até jovens da comunidade. Marcelo Silva, 23 anos, é um dos que levou a brincadeira a sério e os limites de Barra de Cunhaú ficaram pequenos para tanto talento. Neste ano, conquistou o sexto lugar no Open Brasil de Kitesurf (OBK) e o título fez do jovem o único destaque em regata no Estado. No mesmo caminho, vão outras revelações como Thauan Henrique, de 14 anos; Cícero Ferreira e Lihue Cova, de 16. Apesar da pouca idade, eles já acumulam bons resultados em campeonatos e mostram determinação nos treinamentos. _O kitesurf é dividido em três modalidades: regata, freestyle e wave. Além de ser um esporte radical, descarregando muita adrenalina e emoção, encanta os espectadores pelo espetáculo colorido das velas em contraste com o azul do céu. O destaque brasileiro e internacional é o atleta potiguar Silvinho Villarim. Com apenas 19 anos, é o vice-campeão brasileiro na modalidade freestyle, além de campeão estadual, tendo conquistado o quinto lugar no Mundial na

Itália, outro na Turquia e ser o líder no circuito brasileiro do OBK. Para ele, o kitesurf representa trabalho e diversão, e um dos seus diferenciais é poder fazer manobras no ar e pegar onda ao mesmo tempo. “É um esporte radical, mas é fácil de praticar. É perigoso se não forem tomados os devidos cuidados”, adverte. _Ao contrário do que se imagina, o esporte não requer força e nem é apenas para homens. Algumas mulheres têm se destacado como a paraibana Nayara Licarião, campeã brasileira na modalidade regata e vice-campeã mundial. No RN, Albânia Rodrigues venceu, na categoria sport feminino, o Pirangi Kite Racing 2009. E não são apenas os jovens que mandam bem no kitesurf. Um exemplo é o francês Guy Thomas, de 64 anos. Há três anos, trocou o Wind pelo kitesurf e viaja o mundo à procura dos melhores ventos. Segundo ele, o kite é mais divertido e menos físico. Até quando vai praticar? “Só Deus sabe. Até quando der”, garante. _Para ensinar os “marinheiros de primeira viagem”, Pipa, Pirangi, Natal e Barra do Cunhaú possuem instrutores capacitados que orientam os iniciantes quanto aos cuidados básicos e providências necessárias para cair na água e se tornar um kitesurfista. _Em Barra do Cunhaú, a Escola KiteboardingBrasil oferece um curso de três dias, com uma carga horária de 12h, totalizando R$ 850,00.


://web-gente que acontece .por Liane Banca .fotos Aylton Lelis

>> David Husset: O inglês que dedicou sua vida à preservação da natureza em Pipa _O município de Tibau do Sul, que na língua indígena significa “entre duas águas”, pois está cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico, se encontra a 85 km de Natal, e entre tantas belezas locais, escolhemos explorar os encantos da praia da Pipa. Acredita-se que tem esse nome devido à forma da Pedra do Moleque, que está localizada no ponto mais alto da praia e, vista de longe pelos navegadores, parecia um barril/pipa de vinho ou cachaça. Devido à sua farta quantidade de Pau-Brasil no passado, a praia vem sido explorada desde o século XVI pelos

_Quando menino, o inglês David Husset sonhava em conhecer o continente americano e através dos livros buscava conhecer tudo o que podia sobre a fauna e flora brasileira. _E mesmo conhecendo somente pelos livros, tinha grande paixão pelos bichos da Mata Atlântica; paixão tão grande que o levava a desenhar os bichos nas paredes de seu quarto, enquanto imaginava como seria conviver com eles. Os anos se passaram e ele decidiu que era hora de realizar o seu sonho, e então se mudou para o Brasil. Quando veio, o seu destino era a Amazônia, mas foi passando por diversos lugares a fim de conhecer um pouco do país. Encantou pelo Rio Grande do Norte, e por sua passagem em Natal, conheceu uma brasileira e se casou; daí, então, o destino se encarregou de fazer dele um morador da cidade.

p

o an

mi

c

o ad

San

tuár

lógico de Pipa io Eco

_Ainda naquele tempo, considerou a cidade de Natal com grande vocação ecológica e se empenhou em ajudar no processo de evolução para cuidados com estes fins, colaborou para fundar os clubes de observadores de pássaros, de amantes de história natural e de espeleologia (estudo das cavernas). Para realizar estes trabalhos, ele e seus amigos viajavam explorando os >>

Vi

st

a

38 :// conecte-se #4

procuradores de madeira. Uma das matas locais ainda tem o nome de “Mata do Pau-Brasil”.


lugares fazendo um cadastro da fauna e da flora. Em uma dessas viagens chegaram à PIPA. Isso se passou no ano de 1979, quando o lugar já era bem diferente de sua maneira primitiva, porque, no passado, havia ali, fazendas com plantio de feijão, milho e mandioca. Mesmo sendo morador da cidade de Natal, decidiu que ali seria o lugar perfeito para o seu sonhado Santuário Ecológico, iniciando pela reparação do solo local. _Começou a comprar pequenas áreas, juntandoas como se fossem um quebra cabeça. Embora ainda não tenha conseguido “juntar todas as peças”, pois alguns lugares viraram hotéis e pousadas, o Santuário já tem dois quilômetros de mata e alguns lugares ainda guardam as características antigas. _Embora o Santuário já reúna muitas espécies e ótimas condições ecológicas, o Sr. David diz que ainda há muita coisa a ser feita. “Trabalho para deixar um legado o qual espero que seja muito bem aproveitado pelas próximas gerações, as praias estão ficando cada vez mais estreitas devido ao aquecimento global e aqui preservo 2 quilômetros de beira mar”. _Ele, que não tem filhos, considera os animais como suas “crias”, pois passa a maior tempo com eles e cuida do ambiente para que sempre esteja em plenas condições para a sobrevivência dos mesmos. Por lá, borboletas, pássaros, micos entre outros vivem em perfeita harmonia com a flora, sendo possível encontrar diversos pés de fruta como o cajueiro e também flores comestíveis, como a angélica. _E o trabalho do guardião não se restringe à terra, pois o santuário também participa do Projeto Tamar, contribuindo para a preservação das 5 espécies de tartarugas marinhas. Lá, são realizadas oficinas para a comunidade, ensinando todo o trabalho

de preservação da flora e a importância em dar continuidade a projetos como o Tamar. _O lugar é visitado por surfistas locais que sabem da importância do trabalho de seu David e são apoiadores, e também visistado por turistas e excursões de colégio, tendo estes um programa especial para passar o dia, quando a parte da manhã é tomada por orientações e ensinamentos teóricos, e a parte da tarde por atividades práticas. É importante ressaltar que nada neste projeto tem fins lucrativos, tendo, como única fonte de renda, o valor da taxa de entrada para visitação. Esta quantia é utilizada para a preservação do local, pois ainda não conta com projetos de incentivo governamentais, tendo somente a isenção de impostos. _Além de toda a maravilha encontrada neste santuário ecológico, há, ainda, dezesseis trilhas espalhadas por toda a reserva, como o Passeio da Peroba – um caminho que leva a pessoa a um túnel por baixo dos galhos retorcidos de pororocas e perobas até o mirante da Ponta do Madeiro, onde o visitante é contemplado com uma vista mais do que privilegiada, sendo possível contemplar toda a beleza do mar e ainda ver golfinhos, que nadam livremente por toda a extensão do litoral, da Ponta de Tabatinga à Ponta do Cabo Verde, formando um espetáculo da natureza.


://web-beleza Luciana Bortman by Jacques Janine

>> Escova de brilho com

CHROMA THERMIQUE:

O tratamento thermoluminescente que reacende o brilho dos cabelos coloridos ou com mechas _As brasileiras das classes A e B são grandes consumidoras de coloração e usuárias frequentes de secador e/ou prancha. 82% possuem coloração ou mechas. Dessas, 68% utilizam secador e/ou prancha de 3 em 3 dias, o que resulta em um número bastante expressivo: 6,8 milhões de mulheres. _Como sabemos, cabelos coloridos ou com mechas exigem produtos e tratamentos que revelem o brilho da cor, que reacendam o contraste dos tons. No entanto, constantemente sob ação química, a fibra capilar necessita de recuperação e de hidratação por meio da reposição de lipídios essenciais perdidos nos processos de coloração e mechas. _A rede de salões Jacques Janine apresenta a inovação de Kérastase: um tratamento termoluminescente para preservar a luminosidade dos cabelos, proteger a fibra capilar e hidratar os fios: o CHROMA THERMIQUE, com tecnologia Thermo-Shine. >> TECNOLOGIA THERMO-SHINE _Ceramida Repara visivelmente as áreas danificadas e sensibilizadas pela coloração ou mechas. _MEA-18 Repõe lipídios perdidos nas colorações, criando uma barreira que suaviza a superfície e resulta em um brilho espelhado. _Filtro UV Protege os fios dos radicais livres, evitando a oxidação dos mesmos, mantendo a cor vibrante.

40 :// conecte-se #4

_O tratamento possui 4 etapas que, nas mãos dos nossos habilidosos Hair Stylists, são rápidas e com resultado imediato: >> Lavagem e Massagem com Chroma Riche; >> Tratamento com a máscara Chroma Riche por alguns minutos no lavatório; >> Aplicação de Chroma Thermique; >> Escova. luciana@jacquesjanine.com.br www.jacquesjanine.com.br – 0800 771 2561


://web-tec .por Verônica Couto .fotos Divulgação

_Finíssimo, com 0,7 cm de espessura, acesso à internet e touchscreen, o novo MP4 da série X da Sony comemora os 30 anos de surgimento do walkman com um layout bem diferente de seus antepassados. Pela primeira vez no Brasil, nesse tipo de equipamento, o display usa tecnologia Oled - moléculas de carbono que emitem luz ao receberem descarga elétrica – e está mais fino, leve e econômico do que o de LCD. O MP4 Walkman da Série X tem conexão wi-fi e é o primeiro da marca com acesso à web, sendo possível assistir a vídeos diretamente do YouTube. O sistema Noise Cancelling neutraliza até 98% dos ruídos externos e a bateria dura até nove horas. O modelo com 16 Gb (NWZ-X1050) sai por R$ 1.299,00 e o de 32 Gb (NWZ-X1060) por R$ 1.599,00. Exclusivo nas lojas Sony Style e no site www.sonystyle.com.br.

42 :// conecte-se #4

_O velho e bom “banco imobiliário” ganhou uma versão integrada ao Google Maps que estende seu tabuleiro online para praticamente todo o mundo. O Monopoly City Streets é jogado na internet e, em vez de imóveis, os jogadores negociam ruas. Todos começam com US$ 3 milhões virtuais para comprar as ruas onde vão construir casas, palácios e outras iniciativas que rendam aluguéis ou outras formas de valorização do empreendimento. As ruas são reais, em cidades verdadeiras, localizadas por meio do Google Maps e do projeto colaborativo OpenStreeMap. Um apaixonado por Natal pode correr para garantir as quadras das praias mais bonitas da capital, começando pela litorânea avenida Erivan França (telas). http://www.monopolycitystreets.com/game.html#es


://web-cultura .por Simone Farret .fotos Aylton Lelis e Divulgação

>> César

Revorêdo, plural e contemporâneo

_César Revorêdo é um homem plural e contemporâneo que vive em busca da simplicidade. Jornalista de formação, César é inquieto, culto e dono de um forte apelo estético determinante para associar sua vida profissional à arte contemporânea. _O trabalho construído, ao longo de mais de 30 anos no Brasil e no exterior, especialmente na Alemanha onde viveu, é sofisticado, atraente e impactante. _Reconhecido nacional e internacionalmente pelas exposições e obras em diversos países das Américas, com grande projeção no Brasil, e Europa, o

artista já teve trabalhos inseridos em cenários de vários espetáculos de teatro e também em novelas da Rede Globo. Mas é em Natal, onde nasceu e vive, que seu trabalho é contemplado diariamente pelos potiguares e turistas que circulam pelos diversos locais públicos e privados que abrigam muitas de suas fachadas, telas, esculturas, objetos utilitários e, até mesmo, em estamparia. _Marca registrada do artista, a crítica tanto econômica, como social, política e comportamental ultrapassa territórios, incorpora diferentes técnicas e materiais, transcende os limites da pintura e aparece em esculturas, desenhos, telas e objetos, impactando, com forte senso estético, peças e instalações conceituais que marcam sua carreira como artista plástico de sucesso e cidadão politizado. _Desde a virada do milênio, o artista trabalha na evolução da exposição CANHYRRÁ REI, 44 :// conecte-se #4

expressão Guarani para desperdício. De lá prá cá, César Revorêdo vem utilizando o refugo de papel, madeira, ferro, alimentos, tecido, pedra e água na construção de objetos e instalações que criticam o desperdício de recursos materiais e o descarte humano, representado por sapateiros e costureiras que, lentamente, estão sendo excluídos da sociedade de trabalho. _Reconhecido pelo valor de sua produção como artista e empreendedor, César Revorêdo recebeu da Prefeita Micarla de Sousa o desafio de comandar a cultura potiguar e, desde janeiro, divide-se entre a produção artística, a galeria de arte e as atribuições de Secretário de Cultura, sem se descuidar dos amigos e do feliz relacionamento com Guga, que já dura mais de uma década.


>> A

Eco-Art de

Thiago Cóstackz _Thiago Cóstackz é artista plástico e ativista ambiental. Nasceu no Rio Grande do Norte, na velha Nova Amsterdã (NatalRN). Potiguar de nascimento, é cidadão do mundo por opção. _Trabalha com causas sociais e ambientais desde os 10 anos, o que influenciou significativamente sua obra. O Realismo Fantástico, a filosofia ocidental e a política, destacam-se como grandes influências nas “Metáforas magistrais” da obra “Pop-Surrealista” e do “EcoArt” do artista Thiago Cóstackz. _Thiago produz um trabalho muito expressivo e reconhecido mundialmente, tendo realizado 18 mostras – 15 individuais – em metrópoles brasileiras e de outros países como Noruega, Itália, Portugal, Suíça e Finlândia. _Nos seus painéis, instalações e esculturas, usa tecidos reciclados, cristal de Murano, porcelanato reutilizado e, principalmente, madeira ecológica proveniente de áreas reflorestadas ou produzidas com restos de demolição. _Este ano, entra em turnê nacional e internacional com a mostra Mitos e Ícones e outras exposições, passando por Zurique, Nova York e Londres. _Em 2010, Thiago Cóstackz abrirá o Primeiro Museu de Arte Contemporânea do RN, o único Museu de Arte Sustentável do Mundo.

>> “Vênus de Botticelli” A top Fernanda Tavares posa para a mostra Mitos & Ícones


://web-diversão .por Diego Negrellos

>> OS POINTS IMPERDÍVEIS PARA SUA DIVERsão durante as fÉRIAS, NA ESQUINA MAIS AGITADA DO CONTINENTE

Pitanga Bar Originalmente nasceu para ser um bar de verão na Praia de Pirangi, mas o sucesso foi tão grande, que seus sócios resolveram torná-lo permanente e transferiram o point para Natal. No cardápio, pratos preparados com estilo pelo chef Márcio Freire e, para acompanhar, as mais diversas bebidas, com destaque para as Caipifrutas.

.foto Divulgação

Rua Ângelo Varela, 1033 – Tirol Fone: (84) 3201-0166 www.pitanganatal.com.br Entrada Franca

Maranelo Bistrô Uma das boates mais badaladas de Natal, o Maranello recebe muita gente bonita e animada às sextas-feiras. O som varia entre axé, pop, rock e muita música eletrônica, uma banda e djs. A casa possui serviço de manobristas e outras regalias para os clientes. Avenida Hermes da Fonseca 754 – Tirol Fone: (84) 3611-0438 www.tudotemos.com/maranellobistro .foto Mulheres no FDS

Forte dos Reis Magos Localizado na praia do Forte, o Forte dos Reis Magos, cuja construção durou 30 anos, ficou pronta dia 6 de janeiro de 1958 e foi planejada para proteger a cidade de invasores. Hoje é um ponto turístico muito disputado. Entrar no Forte acompanhado do guia de turismo é uma excelente aula de História. .foto Canindé Soares

Praia do Forte, s/n – Santos Reis I Fone: (84) 3202-2006 I Aberto diariamente das 8h às 16h I R$2,00

Vogue Natal Voltado para o público GLS, a tradicional boate funciona às sextas, sábados e domingos com bandas, djs e show com a drag Divina Shakira. Dividida em três ambientes, a casa oferece espaço para shows, boates e bar com multimidia. Rua José Agnaldo de Barros, 400 A – Candelária Fone: (84) 3207-4745 www.voguenatal.com.br .foto Divulgação


.foto Alex Mendes

EvaNave O projeto mais audacioso da banda Eva funciona com um palco movél que aproxima ainda mais o público de Saulo Fernandes e toda a turma. Escolhida como prévia oficial do Carnatal 2009, a festa vai acontecer na Arena do Imirá; conta, ainda, com a participação da banda Garota Safada. Via Costeira, - Ponta Negra I Fone: (84) 4006-0990 I Valores sob consulta. I www.carnatal.com.br

Reveillon Enchanté Um dos mais tradicionais e animados reveillons de Salvador chega a Natal, com localização privilegiada na Via Costeira. A festa vai ser animada pela banda carioca Monobloco, Xexéu e vários djs. Via Costeira, 4077 – Ponta Negra Pista: R$60 Setor de mesas: R$ 450 (1 litro de whisky 8 anos + espumante) Individual Vip: R$ 130,00 Mesa Vip: R$ 650,00 (Incluindo Open Bar - Whisky 8 anos, Caipifrutas, Vodka, Cerveja, Água e Refrigerante + 1 Espumante por mesa ) www.reveillonenchante.com.br/natal .foto Márcia Moreira

Mangai Com uma comida regional extremamente variada, o restaurante Mangai atrai muitos turistas e habitantes de Natal, diariamente. Além da gastronomia, o espaço tem tudo a ver com o clima de interior, num ambiente rústico, mas com todo o conforto. Avenida Amintas Barros, 3300 – Lagoa Nova I Fone: (84) 3206-3344 I Domingo a domingo, 11h às 22h.

Juke Box Boa música, cardápio sofisticado e muita gente animada: estes são os ingredientes do Juke Box. Ao adentrar as paredes clássicas da fachada, o interior do estabelecimento mistura o moderno com toques dos anos 50. O cardápio, elaborado pela chef Marina Pantoja, oferece pratos rápidos, leves, sofisticados e totalizam mais de 18 opções. Rua Potengi, 417 – Petropolis Happy hour: de terça a sábado a partir das 18h Pub: de quinta a sábado às 23h Entrada: Mulher – R$20 e Homem – R$30

.foto Divulgação

Sgt Peppers Um dos bares mais badalados de Natal, Sgt. Pepers está sempre lotado de gente jovem e bonita. Um lugar certo para paquerar e ouvir boa música, divertir-se e saborear várias delicias. Já da calçada, onde ficam dezenas de carros estacionados, dá para perceber o quanto o lugar é movimentado. De terça a sábado, vários grupos de Natal se apresentam com um rock muito animado. R. Potengi, 541 I Fone: (84) 9171-4322 I www.sgtpeppers.com.br


.foto Divulgação

Marina Badauê Um dos mais tradicionais passeios de barco do RN, o Marina Badauê fica localizado na praia de Pirangi e vai além da visita aos parrachos. O complexo de lazer funciona com bar e restaurante; o passeio é feito com embarcações confortáveis, equipadas e muita animação por parte dos tripulantes. O parracho de Pirangi fica a 800 metros da costa. Máscara e snorkel estão incluídos no passeio. Vale a pena experimentar o Hula-Hula em alto mar. Nós indicamos.

Avenida Deputado Márcio Marinho, s/n, Pirangi do Norte – Parnamirim – RN R$ 35 por pessoa I Fone: (84) 3238-2066 I www.marinabadaue.com.br

Cajueiro de Pirangi Registrado no Guiness Book, o Cajueiro de Pirangi é o maior cajueiro do mundo. A árvore cobre uma área de aproximadamente 7500m2, com um perímetro de quase 500m. Além de parada obrigatória para os turistas, dentro do cajueiro – isto mesmo, dentro – guias qualificados atendem ao público, revelando detalhes e peculiaridades sobre a árvore. Entrada: R$ 2,00

.foto Divulgação

Crystal Club A mais recente boate GLS de Natal funciona na Ribeira. A casa recebe atrações locais e nacionais, sempre aos sábados. Ambiente amplo, iluminação de ponta e ambiente climatizado, com espaço de pista, camarote, área vip e pick up central.

Taverna Pub A fachada, representada por um castelo medieval, é uma atração à parte do local que serve de parada para fotos todas as noites. Na boate que lá funciona, pessoas de vários estados e nacionalidades se encontram para curtir os mais variados rítmos. Para brindar, o cardápio oferece mais de 30 coquetéis. Rua Dr. Manoel Augusto Bezerra, 500 – Ponta Negra – Natal Aberto às 23h Fone: (84) 3236-3696

Rua Chile, 11 – Ribeira – Natal Sábados, às 23h www.crystalclub.com.br Fone: (84) 3222-1848

.foto Divulgação

.foto Divulgação

Paçoca de Pilão Com mais de 18 anos de existência, o restaurante Paçoca de Pilão reina absoluto no verão potiguar, embora funcione o ano inteiro. Para comer, há várias surpresas deliciosas preparadas com carinho por Dona Adalva, mas o prato que dá nome à casa é a sensação do lugar e vem servido com feijão verde, arroz de leite e outros acompanhamentos. Av. Deputado Márcio Marinho – Praia de Pirangi – Parnamirim Fone: (84) 3238-2088

Praia do Madeiro Localizado a 45 km de Natal, a Praia do Madeiro fica no caminho de Pipa e é parada obrigatória para quem gosta de praia de águas calmas e belas paisagens. Com um pouco de sorte, é possível tomar banho ao lado de golfinhos, experiência que completa a magia do local.


.foto Divulgação

.foto Canindé Soares

Tabuleru’s Bar

Douce France

Um pedacinho da Bahia em Natal, o barzinho vive lotado de gente bonita. Idealizado por dois sócios apaixonados por Salvador, eles trouxeram a decoração e o cardápio para aproximar os clientes à terra do axé. No menu, acarajés, caldos e outras delicias. Avenida Abel Cabral – Nova Parnamirim Terça a sábado, 17h às 01h. Fone: (84) 3608-4137

No coração de Petrópolis, o Douce France é um dos bistrôs mais queridos da cidade por muitos motivos, inclusive graças ao coração bondoso e ao atendimento maravilhoso por parte do proprietário, Alberto Cicero. Fundado em 1995, Douce faz sucesso desde sempre. No cardápio, crepes, saladas, sucos, vinhos e outras mil maravilhas. Avenida Afonso Pena

Centro de Turismo Antigo prédio da cadeia pública de Natal, hoje, o centro de turismo é parada obrigatória para quem deseja levar boas lembranças da Cidade do Sol ou presentear os amigos. O centro abriga mais de 35 lojas com variados trabalhos de artesões locais como cerâmica, tecidos, toalhas, bordados, camisas e uma infinidade de outros produtos. .foto Divulgação

Rua Aderbal de Figueiredo, 980 – Petrópolis I Fone: (84) 3211-6149 .foto Divulgação

Restaurante Camarões Potiguar Criado em 2005, com vista para uma das praias mais belas de Natal – Ponta Negra – o restaurante Camarões Express é uma excelente pedida para os amantes do crustáceo. O cardápio bem variado oferece outros pratos, misturando a gastronomia internacional com toques bem potiguares como Camarão Tropical, Frutos do Mar ao Tapenade, Salada Sinfonia do Mar, Serigado Grelhado e muitos outros. Rua Pedro Fonseca Filho, 8887 – Ponta Negra – Natal I Fone: (84) 3209-2425 www.camaroes.com.br I Almoço: 11h30 às 15h30 (de segunda a sábado); 11h30 às 16h00 (domingo) I Jantar: 18h30 às 00h00 (segunda a quinta-feira); 18h30 à 1h00 (sexta e sábado); 18h30 às 23h00 (domingo) .foto Divulgação

Seis em Ponto

Galpão 29

O Seis em Ponto Bar & Petiscaria reúne tudo que é necessário para tornar um fim de tarde agradável. O serviço de primeira, a música de bom gosto ao vivo e ambiente descontraído garantem o mais badalado Happy Hour da cidade. Entre os pratos de sucesso, destacam-se o Cuscuz Sertanejo e a Malassada de Carne, além de petiscos variados, vinhos e, é claro, a tradicional cerveja ao ponto.

Criado em 2006 por Karol Pozadski, DJ, cantora e produtora, o Galpão 29 está sempre lotado de gente animada e alto astral. Na programação, bandas locais, nacionais, DJs e muita música para todas as idades. Já passaram pelo palco do local Otto, Dj Tchiello e muitos outros.

Av. Miguel Castro, n° 10 – Lagoa Nova – Natal www.seisemponto.com.br Terças aos sábados às 17h

Rua Chile, 25 – Ribeira Fone: (84) 8882-8062 www.twitter.com/galpao29 Entrada sob consulta

.foto Cedida


://web bem-estar

>> Além de alisar rugas, a toxina botulínica pode atenuar outros problemas estéticos _Já faz uma década que o Botox foi usado pela primeira vez no Brasil. Até agora, não deu sinal algum de envelhecimento, muito pelo contrário. Além de continuar alisando sulcos na testa, entre as sobrancelhas e pésde-galinha de homens e mulheres, a toxina botulínica ampliou sua utilidade: agora também serve para minimizar vincos na pele do colo (as chamadas “rugas do decote”), levantar a ponta do nariz, deixar o contorno da face mais definido, amenizar rugas do pescoço, atenuar aquele sorriso escancarado que deixa gengivas à mostra e arredondar rostos quadrados. Ela é usada, ainda, como tratamento auxiliar nos casos de paralisia e assimetria facial e para regular o excesso de transpiração nas axilas, mãos e pés. _A boa notícia é que uns poucos minutos de aplicações de Botox no consultório substituem as cirurgias na maioria dos casos citados. O lado ruim já é conhecido: os efeitos da toxina não costumam durar mais que seis meses e a aplicação deve ser feita por quem realmente entenda. Mas mesmo levando em conta tudo isso, e ainda o custo, para a maioria dos aflitos a alternativa é sedutora. Afinal, quem resiste a uma empinada no nariz sem anestesia nem curativos? “Com o envelhecimento, a face tende a cair, inclusive o nariz. A aplicação de Botox eleva-o, rejuvenescendo a fisionomia”. A técnica também pode ser usada em jovens, desde que a causa não seja óssea ou de cartilagem. _Entre os usos mais recentes da toxina, um grande sucesso em pacientes que já passaram dos 50 anos são as injeções para amenizar as rugas do decote e as rugas do pescoço, sequência de pequenos vincos que denuncia a idade de muita gente de rosto bem conservado. O efeito só aparece duas semanas depois e as aplicações devem ser bem cuidadosas. É também de duas semanas o tempo que se leva para se perceber www.dramariapauladelnero.com.br

.foto Divulgação

.por Dra. Maria Paula Del Nero Especialista em Dermatologia, Medicina e Estética

a ação do Botox sobre o queixo quadrado – ou hipertrofia do músculo masseter – que, com o bloqueio do Botox, deixa o rosto mais feminino, arredondado. A toxina relaxa o músculo e atenua o problema por cerca de um ano. Já em paralisias e assimetrias faciais, ela funciona como acessório para tratamentos convencionais como plásticas e fisioterapias, na harmonização do rosto. _Em geral, as injeções são aplicadas no lado que não perdeu o movimento com o objetivo de reduzir o contraste com o lado paralisado, até que este se recupere. A aplicação é simples e feita no consultório do dermatologista apenas com anestesia local em pomada, aplicada 15 a 30 minutos antes.Depois deste procedimento, vida normal; dá até para ir a uma festa à noite.Os resultados são visíveis a partir de uma semana. _Antes do avanço do Botox, muitos médicos aplicavam a toxina de maneira mais padronizada, sem levar muito em consideração as diferenças anatômicas (estruturais) de cada paciente. Por conta desta visão, muitas aplicações apresentavam resultados extremamente artificiais. Com o progresso da dermatologia, sua utilização deixou de lado os padrões superficiais do passado e os profissionais trouxeram um maior detalhamento no quesito particularidades, atendendo às necessidades de cada paciente.


://web-me leva .fotos Divulgação

De coreografias inovadoras como as do Grand Moscow Classical Ballet à pura adrenalina do XTERRA MTB CUP, a Webjet está sempre presente, incentivando a cultura e o esporte, pois é a transportadora oficial dos dois grandes eventos.

>> TIME FOR FUN TRAZ AO BRASIL THE GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET, PARA QUINZE APRESENTAÇÕES EM SETE ESTADOS, DE 4 A 22 DE NOVEMBRO

_Coreografias inovadoras e performances altamente técnicas, aliadas a produções originais e um elenco de solistas premiados internacionalmente marcam os 43 anos de história do Grand Moscow Classical Ballet, que desembarca no Brasil para mais uma realização da TIME FOR FUN, em turnê que contemplará oito cidades de sete estados, em quinze apresentações: >> Porto Alegre – 04/11 >> Juiz de Fora – 06/11 >> Belo Horizonte – 07 e 08/11 >> Salvador – 10 e 11/11 >> Curitiba – 12 e 13/11 >> Rio de Janeiro – 14 e 15/11 >> Brasília – 18/11 >> São Paulo – 20, 21 e 22/11

>> XTERRA MTB CUP NA ESTRADA REAL EM OURO PRETO

_O fim de semana do XTERRA Regional Estrada Real foi fechado em grande estilo com o XTERRA MTB Cup que parou o público nas históricas ladeiras de Ouro Preto. Depois das provas de sábado - Duathlon e Night Trail Run - o domingo da cidade mineira recebeu mais de 300 mountain bikers para 45km pelas montanhas da região. Rubens Donizete, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e melhor latinoamericano no Mundial de 2009, foi o vencedor. Edivando Cruz que participou das Olimpíadas de Atenas 2004 ficou em segundo e, Daniel Carneiro, de 24 anos, andou na cola dos favoritos em seu primeiro ano de Elite, concluindo a prova em terceiro. _No feminino, Erica Gramiscelli voltou às pistas depois de um acidente para comemorar o bicampeonato do XTERRA MTB Cup que teve Aline Lombello na 2ª colocação e Bárbara Bomfim na 3ª. _Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, também comemorou o sucesso do XTERRA Estrada Real na cidade: “A prova já faz parte do nosso calendário para o ano que vem. Foi uma festa muito bonita que tende a crescer”, comentou.

conecte-se #4 // 51


://web-eco .por Liane Banca .fotos Divulgação

>> A preservação das Tartarugas marinhas na Praia do Marco _As tartarugas marinhas existem há mais de 150 milhões de anos e conseguiram sobreviver a todas as mudanças do planeta. São várias espécies de tartarugas, agrupadas em duas famílias - a das Dermochelyidae e a das Cheloniidae. No Brasil são encontradas cinco espécies, sendo que duas delas, a Verde e a de Pente, desovam com frequência na paradisíaca Praia do Marco no litoral do Rio Grande do Norte. _A Pousada Arraial do Marco oferece aos visitantes várias opções de esporte e lazer, tendo ainda o seu lado histórico bem interessante “escrito” pelos portugueses. Porém, diante de tanta riqueza local, os administradores da pousada não se contentaram em trabalhar somente para os

Macau

São Bento do Norte

Guamaré

Exú Queimado

Praia do Marco

Galinhos

Pedra Grande

_Então, resolveram consultar o IBAMA, receberam a visita do coordenador do projeto TAMAR no RN, Sr. Ricardo Feitosa, que constatou que realmente era uma área de postura. Já em 1994, fundaram a AMAC-Associação dos Moradores e Amigos de Cauã que tem como principal objetivo a preservação ambiental das dunas, flora e fauna e, especialmente, das tartarugas marinhas. _Em 1996, visitaram o projeto TAMAR da praia do Forte, na Bahia, e observaram o manejo com os ovos das tartarugas. Em Ponta do Calcanhar seguida consultaram o projeto TAMAR em Natal para Touros saber sobre a possibilidade de aplicar os mesCabo São Roque mos moldes na praia do Marco, foi-lhes pedido, Maxaranguape então, que apresentasMarlú sem seu projeto para Jacumã apreciação. BR

10

Jandaira

São Miguel do Gostoso

hóspedes. Quando chegaram à Praia do Marco em outubro de 1991, Tânia Teixeira e Humberto Teixeira encontraram alguns cascos de tartarugas à beira da praia e o nativo que os guiava falou sobre as tartarugas marinhas que subiam para desovar na praia e que os habitantes locais apreciavam muito a carne e os ovos de tartaruga. Em 1992 quando iniciaram as construções da pousada, Humberto (Betinho) passou a morar na praia e observou que entre dezembro e maio as tartarugas subiam para desovar e tentou convencer os nativos da importância de preservar a espécie que estava em perigo de extinção.

1

Parazinho

Asfalto Terra

João Câmara

Pitangui

Taipu

Ceará Mirim

Genipabu Redinha

NATAL


www.projetotamar.org.br

_Logo no inicio da temporada de desova de 1997, morreram 17 tartarugas presas nas redes de pesca. Tânia e Betinho resolveram que era hora de agir. Convocaram os pescadores e nativos que percorriam a praia à caça de ovos de tartarugas e os alertaram sobre o perigo das redes nas quais as tartarugas se prendiam e morriam afogadas. _Sugeriram que recolhessem as redes todos os dias ou, se possível, que evitassem colocá-las na época das desovas. Fizeram um acordo para que eles levassem os ovos de tartarugas para serem trocados por 10 ovos de galinha e, a cada tartugura salva, davam R$ 10,00. _Em 1998 tiveram o primeiro ninho em frente à duna vizinha à pousada, no qual nasceram 68 tartaruguinhas que foram direto para o mar. E, após um ano, já foram 8 ninhos, com um total de 968 ovos tendo nascido deles 602 tartaruguinhas. _Esses números foram crescendo e, em 2006, o último ano de troca, foram 96 ninhos o que levaram ao nascimento de quase 6.000 tartaruguinhas, chegando a nascer 395 em apenas 1 noite. _A partir de 2007, com a criação do curso de Biologia no campus da UERN na cidade de Touros e gracas ao interesse do professor Jorge Romanelli e do aluno Manoel, o processo de monitoração dos ninhos passou a ser feitos por eles, mas ainda com orientação do IBAMA e do IDEMA. Atualmente, a área de desova compreende uma extensão de 15 quilômetros que vai da praia do Marco à praia do Reduto.


://web-evento .por Casttro Filho

>> RED Bull Desafio no morro _O inédito Red Bull Desafio no Morro realizou-se em dois dias de competições com muita adrenalina e emoção na Comunidade dona Marta, na cidade do Rio de Janeiro. _Um evento esportivo internacional pela primeira vez sobe e desce uma favela. O morro Santa Marta, ou como é conhecida a “favela do dona Marta”, serviu de cenário para o Red Bull Desafio no Morro. Entre lajes, becos, vielas e escadarias, 10 competidores – 4 brasileiros e 6 estrangeiros – participaram da grande final no domingo, dia 25 de setembro. Disputaram na categoria mountain bike downhill que consiste em descer o mais rápido possível um percurso em que os atletas competem contra o cronômetro, vencendo aquele que completar a prova em menos tempo. _A galera que apareceu por lá não se arrependeu do que viu: um show de técnica e radicalidade. Foram 760 metros de descida com 14 obstáculos, sendo que, em algumas partes do circuito, os saltos atingiram até 8 metros de altura e descidas que permitiam velocidades acima de 50 km/h. Correndo, e praticamente perfeito, o eslovaco Filip Polc foi o grande campeão da competição e desbancou o brasileiro Markolf Berchtold, o melhor tempo do dia, que caiu para segundo colocado após a descida impressionante do eslovaco. O grande campeão mundial de downhill, Gee Atherton, furou o pneu de sua bicicleta e ficou em décimo lugar, mas seu irmão Dan Atherton não deixou que a família ficasse longe do pódio, garantindo o terceiro melhor tempo. _Após as competições, atletas e convidados foram recepcionados na quadra da Escola de Samba Dona Marta, onde a nossa Webjet montou seu espaço para oferecer sessões de massagens relaxantes. _Cerca de cem moradores da comunidade colaboraram para a montagem da pista e produção do Red Bull Desafio no Morro e, durante a prova, as escadarias do morro ficaram tomadas. Foi um evento maravilhoso tanto para quem acompanhou quanto para os que fizeram tudo acontecer.


Resultado Final: 1. Filip Polc (Eslováquia) – 01:39:91 2. Markolf Berchtold (Schroeder/SC, Brasil) – 01.41.57 3. Dan Atherton (Inglaterra) – 01:42:29 4. Stevie Smith (Canadá) – 01:45:16 5. Wallace Miranda (Aparecida/SP, Brasil) – 01:46:61 6. Doron Cattoni (Timbó/SC, Brasi) – 01:49:80 7. Antonio Leiva (Chile) – 01:50:48 8. Mario Jarrin (Equador) – 01:52:20 9. Volkmar Berchtold (Schroeder/SC, Brasil) – 01:53:35 10. Gee Atherton (Inglaterra) – 02:06:80


Davidson, Luiz Straus e Alcimar Ribeiro

Weimar Freitas, Alcimar Ribeiro, Luiz Mauro Jr., Luciano Abreu e Nagib Daiha

.por Casttro Filho

>> Stock Car 2009 Etapa Rio de Janeiro

Flavio Correa e Renan Correa

_No domingo, 20 de setembro, aconteceu a etapa Rio da Stock Car, no autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A corrida, que contou com 40 mil apaixonados pela velocidade, consagrou a primeira vitória de Daniel Serra. Cacá Bueno que enfrentou vários problemas durante a prova, ficou em segundo lugar. O terceiro colocado foi Ricardo Mauricio. _Nesta sétima etapa a Webjet Linhas Aéreas, transportadora oficial da Stock Car, montou uma área VIP no local para receber cerca 50 clientes e parceiros. O espaço contou com um belo serviço de Buffet, além de lindas garotas. Todos os convidados receberam um web-kit com uma camisa, boné e carta convite.

56 :// conecte-se #4

Guilherme Coelho Gomes, Ana Beu Cabizuca e Wagney Olivero Marta Benker e Ricardo Balato


Jorge e Gorete Gomes Luanda, Davidson, Daniele Paiva e Vivian Andrade

Ricardo Rocha e o filho Jo達o Marcelo

Luciana Negreira e Isa de Castro

Helio Tuchler Jr. e os filhos Marcus e Pedro

Livia Costa, Francisco Wesley e Aloysio Barros Luiz Mauro Jr., Davidson e Luis Straus

Ricardo Rocha e Davidson

conecte-se #4 // 57

Thiago Scarton, Vicente Sfeir e Alcimar Ribeiro


_A Webjet recebeu inúmeros parceiros e amigos na ABAV 2009. Durante o evento a Cia sorteou 30 passagens com acompanhante para qualquer lugar do Brasil em que ela opera. _Quem marcou presença no estande foi o ator Bruno Gagliasso, que está na peça “Aonde Está Você Agora?”, que tem a Webjet como transportadora oficial. Bruno Gagliasso

Wagner Ferreira, Fernando Fernandes e Francisco Junior

Luiz Fernando Moraes

Cristina Beleza e Giselda Camargo

Equipe Webjet

Doralice Gimenes e Sergio Taveira

Bismarck Maia

Carmen Inês Matos Walraven


Wagner Ferreira e Julio Perotti

Vera Lucia Ferreira de Souza

Allan Pires Aguiar e Tomé Franca

Armando Lucente, Ricardo Rocha e Davidson Botelho

Vania Lucia Climinacio

Roberto Varo e Alan Ordonhez

Wellington Paim, Larissa Costa e Cláudio Porpino

Maurício Jesus

Sorteio


://web-pelo Brasil .por João Felipe Toledo .fotos Divulgação

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro agradece! 2016 é na Cidade Maravilhosa!

_O momento é de felicidade e comemoração. No início de outubro, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016, numa disputa acirrada com Chicago, Tóquio e Madri. Nem é preciso afirmar, que a cidade entrou em total clima de festa. A conquista inédita trará melhorias para o Rio e grande visibilidade de suas ações em diversas áreas. Porém, é hora de cautela e planos alinhados para que tudo dê certo. Afinal, teremos sete anos para transformar a Cidade Maravilhosa em um paraíso olímpico.

_A Conecte-se conversou com moradores apaixonados do Rio de Janeiro – cariocas ou não – e profissionais de diversas áreas, para saber quais as expectativas deles, que serão os maiores torcedores – e também anfitriões – desse grande momento esportivo que acontecerá em julho de 2016. _“Esperamos o melhor possível, com muita alegria e esperança”, diz Alice Pellegatti, produtora de grandes eventos cariocas, como o Prêmio Multishow de Música Brasileira. “Li uma matéria sobre a ‘fracassomania’ que nos espreita e de fato me fez pensar. Quando perdemos, achamos normal. Se ganhamos, muitos fazem piada. Esse evento vai movimentar tudo: comportamento, autoestima, valores sociais e até morais”, constata ela, que é paulistana da Lapa, mas carioca de coração. De comum acordo entre todos, para que façamos uma bela Olimpíada, são necessárias mudanças: “A redução dos índices de violência

60 :// conecte-se #4

urbana com certeza contribuirá para melhorar, assim como soluções culturais e financeiras, com a geração de maior número de empregos e oferta de lazer a população. Vamos receber o evento com o respeito que ele merece”, decreta. A produtora cultural Carol Bandeira, à frente da JukeBox, uma das maiores festas alternativas da cidade, e de outros eventos que revitalizam o Rio de Janeiro, também festejou. “Mostramos maturidade, apresentamos um planejamento muito bem elaborado, digno de países de primeiro mundo. Colhemos o fruto da bem sucedida parceria entre as esferas federal, estadual e municipal. Vamos continuar nesse mesmo caminho”, constata. E sugere: “As palavras de ordem agora são seriedade e transparência, pois competência nosso país tem de sobra. É o momento de o brasileiro mostrar novos conceitos e melhores valores. Somos ricos graças à diversidade e pluralidade cultural. São diversos grupos e “tribos” diferentes e únicos no seu jeito de ser. O país e a cidade vão muito além do samba, praia e futebol”. Agitadora cultural,


mineira na carteira de identidade e carioca no crachá, Nicole Nandes, conhecida por meio Rio de Janeiro com sua festa LUV, torce para que seu segmento também seja iluminado pelos holofotes olímpicos. “As noites no Rio, tão gostosas, devem crescer e melhorar para receber o mundo todo. A cultura noturna é precária. Festas, bares, boates, shows, teatros... Neste quesito, perdemos feio para São Paulo. E temos oportunidades de sobra para sermos a capital da melhor noite brasileira”. Para a moça, já passou a hora de sermos apenas queridos pelo resto do mundo. “Temos capacidade de receber as pessoas como em qualquer outro lugar. Somos ótimos anfitriões no Carnaval e no Revèillon há décadas. Por que não conseguiríamos numa Copa do Mundo ou Olimpiadas? Faremos de tudo para dar certo. E vai dar!”.


://web-pelo Brasil

“Estaremos no foco. O mundo vai ter a oportunidade de conhecer o nosso país, de se interessar por ele por conta do nosso potencial, da nossa diversidade, cultura, arte, música. É uma vitrine gigante. Uma grande chance de o brasileiro recuperar a autoestima e mostrar que é capaz, competente, trabalhador, vencedor, além de bonito e charmoso!”, diz a cantora Anna Luisa.

Rio de Janeiro

_Carioca da gema, o designer Daniel Gama acha que todos serão beneficiados. “Temos de saber aproveitar que estaremos em alta. Até o design brasileiro pode se sobressair e revelar cada vez mais novos profissionais”. Para o rapaz, o trânsito é o mais preocupante. “Ficará um legado bacana em infraestrutura. É saber usar isso positivamente”. Feliz e otimista, a cantora Anna Luisa acha que é o momento de não só o Rio de Janeiro, mas o Brasil inteiro, se beneficiar da visibilidade mundial tanto das Olimpíadas 2016, quanto da Copa do Mundo em 2014, para divulgar sua cultura. “Estaremos no foco. O mundo vai ter a oportunidade de conhecer o nosso país, de se interessar por ele por conta do nosso potencial, da nossa diversidade, cultura, arte, música. É uma vitrine gigante. Uma grande chance de o brasileiro recuperar a autoestima e mostrar que é capaz, competente, trabalhador, vencedor, além de bonito e charmoso!”, sentencia. Líder do grupo de hip hop carioca Dughettu, Marcello Silva aposta na ousadia. “Se articularmos as atividades esportivas com ações sociais e juntarmos entretenimento com inteligência criativa, teremos um mistura importante. Um cenário favorável para tendências e movimentos extremamente genuínos”. E completa: “Temos de organizar, articular e profissionalizar as atividades culturais. Vamos colher bons frutos e ampliar a nossa diversidade”. Já o cantor Marcelo Costa Santos, faz uma lista de aspectos que devem melhorar na cidade para que tudo seja inesquecível tanto para os atletas, quanto para


://informe publicitário

os turistas e os cariocas, claro. “Meio ambiente, saúde, educação, transportes, infraestrutura, segurança e é claro uma melhor representação política”. _A moda carioca também agradece. Além de turistas e atletas, o já tão propagado – e seguido – estilo despojado, mas de bom gosto, deve arrebanhar muitos novos fãs durante o período esportivo. A fotógrafa e estilista Carolina Mizrahi crê no surgimento de tendências totalmente brasileiras a serem copiados mundo afora. “O nosso trabalho será mais procurado. É a hora certa para criar e fazer valer a responsabilidade que nos foi depositada”. Rony Meisler, estilista da grife Reserva, carioquíssima, acredita que por dois anos o Brasil e o Rio de Janeiro, estarão em evidência internacional. “Todos se interessarão em entender um pouco mais da cultura do país. A História mostra que os jogos olímpicos só foram rentáveis para cidades com necessidades de desenvolvimento sócioeconômico, o caso do Rio. A exposição mundial que os jogos permitirão certamente trará mais turistas para o país, antes, durante e após o evento”. Um passo e tanto para deixarmos o rótulo de terceiro mundo e mostrarmos o que temos de melhor. “Se fizermos bem o nosso dever de casa, os Jogos certamente aquecerão nossa economia”. E com certeza nossa autoestima, como deseja o vocalista da banda Dughettu, Marcello Silva: “Inserir a cultura no movimento esportivo faz todo sentido, principalmente no Brasil, onde temos disciplina de atleta e coração de poeta”.

>> ALDEIA DO

PAPAI NOEL PARQUE KNORR – GRAMADO, RS

_Papai Noel mora, com suas renas de verdade, em um parque lindo e mágico de 90.000 m2, aberto à visitação o ano todo, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

_A Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino do Brasil e morada oficial do bom velhinho na América do Sul. O Parque Knorr, criado em 1940 por Oscar Knorr, tem uma vista deslumbrante junto ao Vale do Quilombo e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Muitos pinheiros de mais de cem anos são iluminados por 500.000 lâmpadas e lá foi construída a primeira e mais conhecida casa em estilo bávaro da região, com adornos e entalhes da cultura européia e afrescos de um pintor italiano. _As atrações da Aldeia: renas do Papai Noel, Pirâmide de Natal, Praça da Neve, Árvore dos Desejos, Casa do Papai Noel, Fábrica de Brinquedos, Museu do Brinquedo, Chalé dos Ursos, Chafariz, Presépio com bonecos eletrônicos, Oratório, Casa das Miniaturas, Monorail e Trenzinho. _Endereço: Rua Bela Vista, 353 – Centro _Telefone: 54 3286-7332 _e-mail: rp@papainoel.com.br _Visite o site: www.papainoel.com


://web-pelo Brasil .por Julian Lopes .fotos Divulgação

São Paulo

ROTEIRO PARA DANÇAR, COMER E CONSUMIR BEM NA METROPOLE PAULISTANA

> NOVO OUTLET Espaço Off Outlet permanente com perfil de loja, localizado no coração dos jardins, oferece peças de coleções passadas com descontos de até 80%. As marcas tem seu próprio corner e trazem novidades quinzenalmente. Imperdível! R. Oscar Freire, 677 – Jardins +55 11. 30627772 www.twitter.com/espaco_off

> CHILL IN Bebo Sim De fácil localização, o bar reúne itens indispensáveis como boa cerveja de garrafa e petiscos harmoniosos, como o “fuga das galinhas” – empanado de frango com gergelim. O espaço é dividido em três partes: ao entrar, mesinhas tradicionais, com direito à área com sofá; mais à frente, uma área descontraída que se transforma em charmosa pista de dança e, ao fundo, um belo e amplo balcão, local especial para um bate-papo com os amigos. Av. Prof. Afonso Bovero, 1.107 – Perdizes +55 11. 27132828

............................................................................

............................................................................

> FRANCÊS PRÁTICO Caroline Bistrô Inspirado à risca nos moldes franceses, a cozinha é prática, cheia de requinte e charme. Os pratos destacam-se pela agilidade nas deliciosas saladas, quiches ou sanduíches dos mais elaborados. Para os doceiros de plantão, prove o Tarte Tatin na sua versão preferida: chocolate, chocolate light ou goiaba.

> AGITO GARANTIDO The Week International Referência na América Latina em entretenimento Gls, a casa noturna ficou famosa por receber os maiores djs do mundo e contemplar uma ampla estrutura. Além de poder optar pelo som de duas pistas, a casa dispõe de uma área externa arejada que simula um deck de navio, com direito à piscina, favorável para momentos de descompressão com amigos ou paqueras.

R. Oscar Freire, 145 – Jardins +55 11. 30680601 www.restaurantecaroline.com.br

............................................................................ > TEMPERO LATINO Ají Autêntico restaurante latino contemporâneo com cardápio que explora as diversas nuances da culinária do México à Terra do fogo. A cozinha é rica em ingredientes trazidos do Pacífico, Caribe e Amazônia, além de especiarias indígenas baseadas em pimentas e ervas que se destacam ao lado de referencias espanholas e asiáticas. R. Bela Cintra, 1.709 – Jardins +55 11. 30834022

R. Guaicurus, 324 – Lapa +55 11. 38689944 www.theweek.com.br -

............................................................................ > NO ESTILO GRINGO Mokai A versão brasileira da badalada casa noturna de Miami contempla 600 m², separados em uma lounge area e pista principal, repleta do melhor da música eletrônica. Tudo é amplo, do extenso bar central ao banheiro feminino, o que proporciona que a casa seja tranquila e disponha de serviços eficientes e ágeis. R. Augusta, 2.805 – Jd. Paulista +55 11. 30813103 www.mokai.com.br


.por Cristina D’Azevedo .fotos João Mattos

Fórum Social Mundial volta a Porto Alegre em 2010

Porto Alegre

_Ao completar dez anos, o Fórum Social Mundial retorna à cidade onde se iniciaram os debates propostos pelo evento. Entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2010, Porto Alegre voltará a ser centro para as discussões mundiais em torno da tarefa de construir um novo mundo.

_A Usina do Gasômetro será palco do grande seminário que ocorrerá pela manhã e contará com a presença de lideranças sociais, intelectuais, políticas e chefes de estado. O objetivo é investir nas perspectivas e estratégias a serem adotadas pelos participantes do Fórum, além de apresentar, ao final, uma agenda e conclusões definidas pelas principais organizações que integram o evento.

_Para o período da tarde, estão previstas atividades promovidas por pessoas e instituições de vários países. A programação não se restringe a Porto Alegre e se desenvolve também em outras seis cidades da Região Metropolitana: Campo Bom, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

_Porto Alegre já sediou quatro edições do Fórum Social Mundial: 2001, 2002, 2003 e 2005. Neste último, recebeu 155 mil pessoas.

............................................................................................................................................................

Comunhão do pão e do vinho _O pão e o vinho são considerados sagrados desde a época de Cristo. E não é que a mais charmosa padaria de Porto Alegre, a Barbarella Bakery, localizada no bairro Moinhos de Vento, resolveu apostar nesta combinação em um projeto para lá de saboroso, o Bread & Wine? _Acontecendo sempre às quartas-feiras, das 7h30 às 23h30, oferece a cada semana uma nova sugestão de harmonização de vinhos com pães e sanduíches de dar água na boca; tudo testado e degustado antes para garantir a combinação ideal pelo melhor preço.

_Concebido e desenvolvido pela engenheira de alimentos e proprietária da casa, Ana Zita Fernandes junto à Luciana Zotz, consultora em marketing do vinho, o Bread & Wine oferece as melhores cepas nacionais e verdadeiras descobertas de vinícolas de butique e de pequenos produtores. Há também espaço para os clássicos da Argentina, Chile, França e Portugal e para os novos produtos da África do Sul e dos Estados Unidos.

>> Serviço _O quê: Bread & Wine _Quando: às quartas-feiras, das 7h30 às 23h30 _Onde: Barbarella Bakery – Rua Dinarte Ribeiro, 56 – Moinhos de Vento _Telefone: (51) 3268-9720 _Site: www.barbarellabakery.com.br

conecte-se #4 // 65


://web-pelo Brasil .por Augusto Bezerril .fotos Jarbas Oliveira/Divulgação

Fortaleza

JERI SPORt MUSIC FESTIVAL

FAZ VoO ENTRE ESPORTE, MÚSICA E ECOLOGIA

_Se a canção da Blitz diz estar a dois passos do paraíso, a Fernanda Abreu pode cantar e dar boas pisadas em um verdadeiro paraíso em terra: Jericoacoara – considerada pelo Guiness Book uma das 10 mais bonitas praias do mundo. A cantora foi uma das atrações do Jeri Sport Music Festival, cuja programação uniu o som, além da megadiva carioca, de Eduardo Dussek e Mart’nália; a apresentação do espetáculo Palavras, da Cia de Dança Belga, e a 1ª etapa cearense de Kitesurfe tendo como cenário as dunas de Jericoacoara. A Webjet é apoiadora do evento cuja bússola direciona música, esporte, consciência social e ecologia tendo como cenário a espetacular paisagem da Duna do Por-do-sol.

_Bem planejado, o Jeri Sport Music Festival chegou, na segunda edição, em seu formato preciso. Segundo Verônica Sanger – diretora executiva do JSMF, existe uma preocupação com que o festival não ultrapasse a capacidade estrutural, leia-se número de leitos na rede hoteleira e até de visitantes na cidade, onde está situado o Parque nacional de Jericoacoara. O palco principal foi montado em um terreno estratégico, entre bares e pousadas, e disposto de oito tendas decoradas e estruturadas com cadeiras, mesas e puffs. Sob a coordenação artística do produtor Cláudio Silveira, o ambiente traduziu conforto e identidade com os elementos nativos. O que aproximou a parafernália de som e luz ao ambiente de praia e dunas. Como forma de diminuir o impacto do evento e fomentar a educação ecológico, o Jeri Sport Music Festival abraçou a idéia de coleta seletiva de lixo.

_Depois da histórica projeção de um curta metragem na Duna do Por-do-sol, o cantor Eduardo Dussek abriu a programação musical em bem-humorada apresentação na sexta-feira, (01/10). No sábado, Fernanda Abreu comemorou a escolha do Rio de Janeiro como sede da Copa 2016 cantando e dançando hits como “Rio 40 Graus” e “Garota Carioca Suingue Sangue Bom”. No final, ela convidou integrantes da platéia para subir ao palco e finalizou a apresentação em verdadeiro baile funk. A programação musical terminou, num belíssimo sábado de lua cheia, sob o gingado de Mart’nália. Para fechar todas as três noites, a organização do evento escalou a trupe de DJs da festa Sem Loção. Um dos momentos mais bonitos do evento foi a performance “Storm to Heaven”, da Cia de dança “As Palavras”. ............................................................................................................................................................ >> Dica para se hospedar: _Pousada Casa de areia – www.casadeareia.com _Para chegar: Micro ônibus direto do aeroporto – R$ 80,00 Carro 4x4 – R$ 500,00 _Jericoacoara fica a 300 km de Fortaleza. _Tempo médio de viagem: de 4 a 5 horas.


.por Ariella Dias .fotos Divulgação

Além de um cartão postal, uma visão menos

Pernambuco

pitoresca _Lugares históricos que são capazes de nos transportar para outra época sempre chamaram a atenção de Leonardo Filho. Completando 50 anos de Aquarela, o artista retrata o urbanismo com suas praças, igrejas e casarios entre outros aspectos da arquitetura e cultura. Como um observador do cotidiano das pessoas, faz questão de dizer que não é um documentarista e sim “um animal deste habitat”. _“Certa vez uma jornalista me perguntou se eu escolhia monumentos históricos como uma forma de protesto pela degradação do patrimônio. A deterioração ou a evolução do homem faz parte do fator humano. A arte barroca e colonial sempre me atraiu desde criança, pinto porque simplesmente acho bonito e sinto prazer, talvez eu seja um arquiteto frustrado ou um pintor por não ter sido um arquiteto”, conta achando graça. _Com seu jeito calmo e voz mansa, Leonardo Filho parece um personagens de cinema: poético, gentil e muito carismático. Daqueles que passaríamos horas conversando sobre prosa e verso através de telas e pinceis. _Localizado no interior de Pernambuco, o Engenho Primavera deu nome ao Município de Primavera. De posse do capitão Lima Ribeiro, ao redor foram surgindo barracas e casas dando inicio ao povoamento local. A cidade é conhecida pela prática do Ecoturismo.

_A obra a bico de pena é da estação de Ponte d’Uchoa, que está inserida na Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, compondo o Sítio Histórico do Recife - PE. _O Poço da Panela é um dos bairros mais verdes do Recife. Residencial, possui casarões e sobrados do século XIX. A Igreja de Nossa Senhora da Saúde é tombada pelo Patrimônio Histórico.

www.leonardofilho.zip.net

conecte-se #4 // 67


://web-pelo Brasil .por Ana Carolina Araújo

Salvador

Paladar Cosmopolita

ão

_Alguns viajantes adoram experimentar receitas que são a cara de seus destinos. Outros, de paladar mais cosmopolita, estão sempre em busca de sabores sofisticados e contemporâneos para completarem o cardápio. Para esses, Salvador também reserva surpresas. Uma das melhores é o restaurante Amado, liderado pelo chef Edinho Engel, proprietário do também premiado Manacá, no litoral paulista. _Situado à Avenida Contorno, que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, o restaurante começa agradando pela vista incrível. Quem escolhe sentar no deck fica literalmente em cima da Baía de Todos os Santos e pode saborear os pratos ouvindo o barulhinho do mar. Na chegada, recepção com o couvert com pães feitos artesanalmente, como os de nozes e azeite de oliva. Se houver tempo, chegue cedo para saboreá-los durante o por do sol. Para os pratos principais, o cardápio é extremamente variado, passeando da galinha ao molho pardo ao salmão com arroz negro. De sobremesa, o mousse de coco com baba de moça mostra a alma da gastronomia contemporânea brasileira. Para acompanhar tudo isso, uma carta de vinhos com 220 rótulos e uma adega para 2500 garrafas. O telefone para reservas é o (71) 3322-6520, e o site www.amadobahia.com.br.

>>

fot o

Di

............................................................................................................................................................

Cidade Baixa pra baiano ver _Quem quer conhecer Salvador de verdade não pode abrir mão de uma voltinha pela Cidade Baixa. Primeira parte a ser construída na capital baiana (segundo historiadores, a única parte planejada), a região liga a Cidade Alta ao Subúrbio Ferroviário e é cheia de lugares interessantes. _Viajantes com a agenda apertada podem começar pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, logo na entrada do bairro do Comércio, o primeiro da Cidade Baixa. A construção é enorme e abriga o primeiro altar de Salvador, que fica nos fundos da nave. Dali, segue-se a pé para o Mercado Modelo, onde dá para comprar presentes, assistir a rodas de capoeira e até conhecer os depósitos de escravos no subsolo. Atravessando a rua, sobe-se o Elevador Lacerda (R$ 0,05 por pessoa) para concluir o passeio com uma das vistas mais incríveis do país: a Baía de Todos os Santos. _Quem tem mais tempo livre pode investir numa ida à conhecida Igreja do Bonfim. Mesmo que não haja missa no horário, as lojas de lembranças e “fitinhas” estão sempre à espera dos turistas. Dali, não perca a oportunidade de seguir para a Pedra Furada, a apenas três minutos de carro. A região é repleta de bares e restaurantes especializados em pratos de frutos do mar com receitas “do baú”.

od

_Entre os baianos, a preferência é pelo Tia Maria, bem em frente ao mar, com mesas no salão ou na rua mesmo. O local é simples, mas a comida é realmente inesquecível. Experimente o ensopado de polvo e o siri da casa, trazidos frescos por pescadores, diariamente. De quebra, conheça, ainda, as histórias >> Vis ta d aB da proprietária que há mais de 30 anos comanda o fogão pessoalmente e recebe aía de turistas de todos os lugares do mundo. Para saber o que há de melhor no dia, T basta ligar para (71) 3312-1746 e falar com Tia Maria, pois ela atende com muita gentileza. Fechando o percurso, sobremesa na Sorveteria da Ribeira, a mais tradicional de Salvador. Dica: escolha sorvetes de frutas (R$3,00 a bola) e coma do lado de fora, sentado na balaustrada com os pés quase no mar.

os os Sa

ntos a , p o r R i t B a r re t o

vu

lg


.por Fabíola Wanderley .fotos Divulgação

geração para geração De

Belo Horizonte

_Um dos pontos de encontro mais tradicionais da capital mineira acaba de completar 80 anos: o Mercado Central. Parada obrigatória para quem quer conhecer a cidade, foi inaugurado em 1929 e ocupa uma área privilegiada na região central de Belo Horizonte. Reunindo cerca de 400 lojas, oferece uma variedade de produtos desde artigos religiosos ao melhor artesanato da região, passando por variadas ervas e raízes medicinais, doces mineiros, mercearias com hortifrutigranjeiros de ótima qualidade, açougues, tabacarias, sorveterias, restaurantes e, claro, os famosos bares, além de outros produtos bem interessantes que resgatam características do povo mineiro. e _A tradição do lugar ganha respaldo com a comida típica mineira servida nos bares restaurantes populares, onde grupos de amigos se encontram para o happy hour todos os dias. O clima é tão amistoso, a ponto de ninguém se incomodar em ficar de pé para bater um bom papo e tomar aquela cervejinha gelada, apreciando um dos pratos que merece destaque: o jiló com fígado, conhecido tira-gosto bastante apreciado pelos visitantes.

_Em meio a tanta diversidade, há espaço também para uma capela, aberta diariamente à visitação e onde são celebradas missas nas manhãs de domingo. Até a década de 1970, foi o principal ponto de abastecimento da capital. De lá para cá, misturando memória a aspectos da vida moderna, o Mercado Central é mais do que uma grande feira: é um espaço descontraído de convívio social. Tendo como principais atrativos a diversidade de produtos e a simpatia dos vendedores, não é à toa que se tornou uma referência turística da capital mineira atraindo pessoas de todo o canto do pais e do mundo.

>> Informações: Mercado Central de Belo Horizonte _ Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 Centro, Belo Horizonte – MG _ Telefone: (31) 3274-9434 _ Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 7h às 18h Domingos e feriados, das 7h às 13h _ Site: www.mercadocentral.com.br ............................................................................................................................................................ >> Fogo de Chão: _A unidade mineira da famosa rede de churrascarias Fogo de Chão inaugurada em 2006, é reconhecida como uma das melhores churrascarias devido a qualidade e precisão de seus cortes, da seleção e preparo até a maneira de servir. Agradando na medida certa os paladares dos mais exigentes mineiros. _Rua Sergipe, 1208 – Bairro Savassi – Belo Horizonte – MG _Telefone: (31) 3227-2730


://web-kids .por Livia Borelli

>> Dicionário Potiguês _Engraçado, divertido, descontraído e pra lá de bom contador de histórias, Kadmo Donato é o autor do Dicionário Potiguês e do Livro de Expressões Populares. _Bugueiro de coração, trabalha com turismo há mais de 22 anos e fez nascer essa idéia a partir de suas histórias com os turistas. Como já se sabe, Natal é um destino muito procurado por estrangeiros - brasileiros também - que não entendiam “patavinas” do que os potiguares falavam entre si.

_Pariceiro (companheiro, colega) como ele só, passou a listar as expressões que deixavam todo mundo emboluado (enrolado) e desmantelado (maluco). Atualmente, o livro e o dicionário distribuídos nas melhores livrarias de Natal e nas casas de artesanato são um sucesso.

_“Eita Piula, este dicionário está mesmo tampa de furico. Pra você que não sabe o que quer dizer, arenga, folote, empazinado ou mesmo borreia, taqui um pouco da cultura Potiguar para você aprender a grear. Eita livrinho de primeira!”

>> O que significam essas tantas expressões? Aí vão algumas dicas para você descobrir o que Kadmo disse!” _Eita piula: interjeição de espanto _Tampa de furico: elogio _Arenga: desavença, discussão _Folote: folgado _Empazinado: quem comeu demais _Borreia: sem qualidade _Grear: tirar sarro


>> No Brasil existem 5 espécies de tartarugas marinhas, sendo elas: .por Liane Banca .fotos Divulgação

>> Tartaruga Cabeçuda (Caretta caretta) _Conhecida com este nome devido à sua cabeça ser muito grande em relação ao corpo, Quando adulta, tem a carapaça em forma de “coração” e a cabeça larga, ampla e subtriangular, sua coloração é marromavermelhada. Em geral o tamanho de fêmeas adultas está entre 81,5 cm e 120 cm, com um peso de 75 Kg podendo chegar a até 200 Kg.

>> Tartaruga Verde (Chelonia mydas) _Também chamada de aruanã, esta tartaruga tem o casco castanho esverdeado ou acinzentado medindo cerca de 1,20 m. Pesa em média 250 kg, podendo atingir até 350 kg. Alimenta-se exclusivamente de algas.

>> Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata) _Também chamada de tartaruga verdadeira ou legítima é considerada a mais bonita das tartarugas marinhas. Sua carapaça é formada por escamas marrons e amarelas, sobrepostas. A boca lembra o formato de um bico de gavião e o casco pode medir até um metro de comprimento e pesar 150 kg. É uma das mais ameaçadas de extinção. Alimenta-se de peixes, caramujos, esponjas e siris.

>> Tartaruga de Couro (Dermochelys coriácea) _Tem a carapaça ser quilhada e sem escamas tendo a aparência de couro, com coloração preta com manchas brancas ou azuladas espalhadas ao longo das quilhas. Possui pontos rosados no pescoço, axilas e virilha. Pode chegar a ter 2.57 cm de comprimento. Esta foi a maior espécie registrada. Em setembro de 1988 foi encontrada 1 morta em Harlech Beach em Gwyneed Wales (EUA). Seu peso chega a 916 Kg, e crescem mais rápido que as outras espécies.

>> Tartaruga Oliva (Lepidochelys olivacea) _Conhecida assim devido à sua coloração esverdeada. É a menor no Brasil, em Sergipe é conhecida como Tartaruga Comum, pois se reproduz em maior número neste local. A carapaça é quase redonda e os escudos laterais são sempre mais de 5 pares. Tem coloração esverdeada e, com o crescimento, passa a ser cinza. É a menor das tartarugas marinhas, variando de 51 cm a 80 cm, sendo que o macho adulto possui 3 cm a mais que a fêmea e 2 Kg a menos. Pode chegar até 60 Kg quando adulta.


.ilustração Cristiano Cesar Barros


://web-na mala .por Gustavo Carvalho .fotos Divulgação

>> DE MALAS PRONTAS PARA o

Rio Grande do norte Cafezinho para viagem >

O café expresso é um dos hits do momento. Depois das máquinas e seus variados blends invadirem os lares dos admiradores da bebida, agora é a vez do cafezinho acompanhá-lo também nas viagens. A Handpresso é uma máquina totalmente portátil que dispensa o uso de eletricidade. Para atingir a pressão ideal de 16bars, utilizada para se tirar um bom café gourmet, basta pressionar uma mini bomba, adicionar água quente e escolher o sachê com seu aroma favorito. Preço sugerido: R$ 230,00

< Proteção para a pele nas estações quentes O Óleo de Verão Buriti faz parte da linha de produtos para o corpo e cabelo da L’Occitane. Produzido com ingredientes orgânicos de origem nacional, protege a pele contra o envelhecimento e os efeitos da desidratação causados pela exposição ao sol, problemas típicos das estações mais quentes do ano. O produto, vendido em embalagem de 100ml, é testado dermatologicamente e não possui filtro solar na composição. Preço sugerido: R$ 50,00

< Diversão garantida em alta definição Leve seus filmes e programas de TV preferidos para qualquer lugar sem a necessidade de carregar discos, vários cabos e palyers de DVD. Todos estes equipamentos são dispensáveis com o LaCinema, HD externo da LaCie, desenvolvido especialmente para se conectar à TV. Criado pelo designer Neil Poulton o La Cinema possui interface HDMI de alta definição, 250GB de memória e vários codecs integrados. Basta conectá-lo a uma saída HDMI, RCA ou USB para reproduzir imagem e som. O La Cinema pesa 250 gramas e tem proteção de borracha à prova de choques. Preço sugerido: R$ 1.299,00 (16GB)

74 :// conecte-se #4


Mistérios e intrigas na capital americana > Se depender de seu autor, o reconhecido escritor Dan Brown, este será mais um sucesso de vendas. “O Símbolo Perdido” é o título de seu novo thriller que chega às livrarias em novembro e está repleto de enigmas e intrigas. A trama desenrola-se na capital americana num período de apenas doze horas e mais uma vez o simbologista Robert Langdon enfrentará surpresas cuidadosamente articuladas pela mente do brilhante escritor. Com certeza, um bom companheiro de viagem. Preço sugerido: R$ 31,90

< Intensidade e sofisticação na medida certa A Porsche Design acaba de lançar um perfume que promete agradar homens sofisticados, exigentes e ávidos por aventuras. O The Essence Intense, como o próprio nome sugere, é intenso e marcante na medida certa. Seu aroma fresco e amadeirado possui notas de berries, laranja, mirtilo, canela e pimenta. Distribuída em embalagem de vidro fumê e aço escovado, criação da Porsche Design Studio, a fragrância possui opção de 50 e 80ml. Inicialmente, o produto será vendido na Europa e Oriente Médio. Preço sob consulta

< Creme produzido com sementes orgânicas A linha de produtos Natura Ekos Cacau ganhou um importante aliado no auxílio aos cuidados com a pele. O Natura Ekos – Polpa Hidratante para as Mãos Cacau é indicado para todos os tipos de pele e utiliza cacau orgânico, cultivado na

Proteção para > computadores portáteis

Bahia, em sua fabricação.

A Cross Suspension Computer Sleeve faz

As sementes guardam um

parte da linha de viagem e acessórios da

emoliente tradicional: uma

marca suíça VictorInox. Ideal para quem está

manteiga rica em Ômega

sempre com o laptop a tiracolo em viagens de

9 e outros ácidos graxos,

negócios ou lazer. Desenvolvida para armazenar

utilizada para proteção e

notebooks de até 38 cm, a Cross Suspension

hidratação. O creme de

Computer Sleeve protege seu computador

fácil absorção é indicado

portátil evitando o choque e possíveis danos ao

para uso diário e possui

precioso equipamento. A proteçãoe encaixa-se

suave fragrância. Preço sugerido: R$ 19,80

perfeitamente na mala ou pode ser usada a tiracolo com uma alça vendida separadamente. Preço sugerido: R$ 175,00


Webjet investe na qualidade de seu serviço de bordo _Com participação crescente no mercado doméstico, a Webjet Linhas Aéreas tem como principal objetivo oferecer aos seus clientes uma opção de viagem com conforto, praticidade e economia. E uma das principais preocupações é investir na qualidade do serviço de bordo. A companhia acredita que não é possível crescer oferecendo o mesmo que outros já oferecem. Desta forma, a Webjet elabora um serviço de bordo baseado na análise de dados como o perfil do cliente; adequação do tempo de voo com o período do dia; regionalidade, cultura, sazonalidade e oferta de produtos para cada rota atendida. São oferecidos deliciosos sanduíches, diferenciados e balanceados, com variados tipos de pães, combinados com recheios de queijos, pastas, carnes, salmão e aves, sempre com temperos apropriados para cada horário. A variedade de sobremesas conta com bolos, bombas, cucas, brownies e strudel, entre outras delícias. Tudo é servido em práticas embalagens, com um alto padrão de higiene e qualidade, garantido pela preocupação da Webjet em oferecer um serviço de qualidade e justo, aliada à experiência das empresas contratadas para desenvolver e preparar as refeições servidas a bordo. Todo o cardápio é elaborado por profissionais que

76 :// conecte-se #4

levam em conta desde o valor nutricional, até a conservação do sabor, atendendo às rígidas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mensalmente são produzidas mais de 235 mil refeições para os passageiros da Webjet, no seus cerca de 100 voos diários. Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e São Paulo possuem a maior demanda, com cerca de 85 mil refeições embarcadas por mês nos voos da companhia. Na maioria dos 11 aeroportos onde opera, a Webjet conta com os serviços da LSG Sky Chefs, subsidiária do grupo Lufthansa, atualmente a maior empresa de catering do mundo. A LSG atende a Webjet nos aeroportos do Rio (Galeão e Santos Dumont), Recife, Salvador, São Paulo, Natal e Fortaleza. Nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba o serviço é prestado também por empresas tradicionais: RA Catering, Comissaria Aérea Brasília e pela Comissaria Romanelli.


conecte-se

VOOS E DESTINOS A companhia aérea mais verde do Brasil não para de crescer. _A Webjet Conecte-se acaba de ampliar para onze o número de aeroportos onde opera seu serviço de check-in via internet. O web-check-in, que inicialmente foi lançado no Rio de Janeiro (Galeão) e em Brasília, agora está também disponível nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte (Confins), Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo (Guarulhos) e também no aeroporto Santos Dumont. _E não é só o número de destinos que aumentou: as opções de horários também. Muitas rotas, antes semanais, passaram a ser atendidas diariamente, ou seja, estamos fazendo o mesmo que as nossas aeronaves fazem todos os dias: decolando. ROTAS E HORÁRIOS

_Fortaleza _Natal _Recife _Salvador _Belo Horizonte _Brasília _Rio de Janeiro _São Paulo _Curitiba _Porto Alegre

Para ver os horários de todos os voos, acesse webjet.com.br.

conecte-se #4 :// 77


Conselho (da esquerda para a direita): Fábio Godinho, Diretor Administrativo e Financeiro; Davidson Botelho, Diretor Comercial e de Marketing; Julio Perotti, Vice-presidente; Wagner Ferreira, Presidente; Marcelo Rodrigues, Diretor de Planejamento e Novos Negócios; Helena Tavares, Gerente-geral de TI; Luiz Antonio Lyra, Diretor de Operações; Armando Lucente, Diretor de Aeroportos e Controle Operacional

MISSÃO E OBJETIVOS Crescimento com planejamento. Não adianta aumentar o número de voos se a qualidade do atendimento diminuir.

_Atuando no segmento comercial, a Webjet chegou ao mercado de aviação civil surpreendendo. Nossa missão é oferecer o melhor aos nossos clientes, tanto no serviço de bordo quanto na oferta de horários e destinos. É uma nova opção de viagem para quem quer voar com conforto, economia e qualidade. _Nosso objetivo de crescimento é ousado. Prova disso são os investimentos constantes em tecnologia, segurança, capacitação de funcionários e ampliação do número de rotas, voos e aeronaves. Só assim poderemos ter uma estrutura forte que permita à Webjet crescer de forma sustentada, sem perder o foco no que é mais importante em nossa missão: atender bem o cliente. _Para nós, voar é simples. E isso não é apenas nosso lema: é uma forma de pensar e trabalhar. Não complicando, facilitando. Não demorando, agilizando. Não exagerando, usando na medida certa. Não ganhando clientes, mas sim conquistando-os. Enfim, trabalhando com muita vontade para surpreender a todos que não nos

78 :// conecte-se #4

conhecem, e a todos que já conhecem também. Afinal, uma companhia aérea não precisa ser grande para pensar grande. ATENDIMENTO Fazemos tudo para que nossos clientes não sejam passageiros.

_Na Webjet, o trabalho dos Comissários de Bordo vai muito além de um bom dia. É por isso que investimos tanto no treinamento de nossa equipe. Constantes reciclagens são feitas para conhecimento dos produtos servidos a bordo, sua procedência e fabricação. Da mesma forma, todos os equipamentos de manuseio para acondicionamento dos produtos são minuciosamente projetados para que tudo fique em lugares que permitam melhor organização e rápida localização. Palestras para atendimentos a casos específicos de passageiros com necessidades especiais, bem como normas de segurança também são repassadas detalhadamente para que nossa tripulação ofereça um serviço de qualidade e transforme cada voo em uma experiênca única.


conecte-se

Web-check-in Serviço de web-check-in da Webjet já alcança 10% dos atendimentos _Lançado em maio para embarque em apenas dois aeroportos (Galeão, no Rio de Janeiro, e de Brasília) o serviço de check-in pela internet da Webjet Linhas Aéreas – Web-check-in – passou a atender, desde o dia 16 de junho, todos os aeroportos (onze, no total) em que a companhia opera. Desta forma, passageiros de mais oito cidades (Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo) passaram a contar com a facilidade. _Apesar do curto tempo de vida, o serviço veio para ficar e o nível de adesão já é comemorado pelo diretor Comercial e de Marketing, Davidson Botelho: “Pela internet, já atingimos o percentual de 10% de todos os check-ins efetuados pela companhia. O número é bastante positivo, principalmente se considerarmos que esta ferramenta está em 100% dos aeroportos somente desde meados de junho”, afirma Davidson. _Usando o serviço, os passageiros da Webjet podem emitir seu cartão de embarque a partir de 48 horas e até 90 minutos antes do horário previsto para o voo. O procedimento evita filas nos balcões de atendimento e diminui a antecedência de chegada nos aeroportos. Buscando este tipo de facilidade, neste ano, a Webjet vem ampliando seus serviços de tecnologia, investindo cerca de R$ 3 milhões com a implantação de melhorias. Além do web check-in, que já está em funcionamento, fazem parte das ações atuais da companhia a criação do mobile check-in (para celulares) e a reformulação do site, com mais agilidade e segurança, além da modernização dos sistemas on-line de informações de voos, entre outras. _O objetivo da Webjet é oferecer mais conforto aos passageiros que já contavam com um atendimento de alta qualidade e serviço de bordo diferenciado, além de maior espaçamento entre as poltronas.

conecte-se #4 :// 79


VENDA DE PASSAGENS Webjet. Interativa até no nome. _Para a venda de passagens, a Webjet tem um sistema de fácil acesso e totalmente on-line, com os mais modernos protocolos de segurança, garantindo um processo de pagamento rápido e confiável. Os passageiros podem emitir seus cartões de embarque a partir de 48 horas e em até 90 minutos antes do horário do voo por meio do nosso web-check-in. O site da Webjet tem interface intuitiva, agilizando a procura por voos e facilitando a compra, que pode ser feita com cartões de crédito Visa, Mastercard, Diners, Amex e Hipercard, parcelada em até 6 vezes sem juros. Além da venda on-line, os clientes também podem adquirir passagens com agentes de viagem sem qualquer problema. Na Webjet é assim: simples na hora de comprar, simples na hora de voar. OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO Uma companhia aérea não é feita apenas de aeronaves.

_Nosso setor de Operações & Manutenção conta com uma equipe de pilotos altamente qualificados, com um extenso currículo de horas/voo e experiência nacional e internacional. Nós seguimos os mais rígidos padrões de excelência, usando grandes centros de treinamento com os mais modernos simuladores de voo e métodos de ensino. _Nossos técnicos e mecânicos são capacitados e qualificados em diversas áreas e sistemas que compõem uma aeroanave. Com experiência em outras grandes empresas do setor, estão sempre buscando o aprimoramento constante por meio de treinamentos teóricos e práticos dos procedimentos de manutenção. O suporte oferecido pela equipe de engenheiros, planejadores e profissionais de controle de qualidade garantem a capacitação técnica, indispensável para a manutenção e aeronavegabilidade de nossa frota, sempre de acordo com a autoridade aeronáutica brasileira e com os padrões internacionais.

80 :// conecte-se #4


conecte-se

FRETAMENTOS A companhia aérea ideal não é nem grande, nem pequena: é sob medida.

_A Webjet também oferece um excelente serviço de fretamento. Feitos para atender a um contrato de transporte entre a Webjet e uma pessoa física ou jurídica, nossos fretamentos têm, para nós, uma representação significativa tanto para aumentar a receita, como para a construção de marca e conquista de novos clientes. _É um serviço diferenciado e exclusivo, que permite ao cliente personalizar a aeronave inteira, ou seja, é possível ter logomarcas nos cabeçotes, copos e guardanapos, bebidas como champagne e vinho, serviço de bordo com alimentação personalizada e serviços especiais

adicionais. É uma excelente alternativa para viagens de negócios, quando existe a necessidade de levar executivos para diversos lugares do país. Ao oferecer algo feito sob medida para o cliente, a Webjet mostra toda a sua flexibilidade e agilidade para responder às demandas do mercado. _Além disso, a Webjet também ampliou seu foco para os negócios com carga, mostrando mais uma vez toda a sua ousadia. Para tanto, formou uma aliança estratégica com uma empresa de logística especializada na remessa porta-a-porta. Atualmente, a Webjet possui infraestrutura em todos os aeroportos onde opera. Como você pode ver, nós estamos expandindo cada vez mais nossos negócios, afinal, quem quer crescer deve estar sempre atento a novas oportunidades.

>> Webjet OFERECE ÔNIBUS GRATUITO ENTRE OS AEROPORTOS DE CONGONHAS E GUARULHOS, EM SÃO PAULO _A partir de 1º de outubro, quinta-feira, a Webjet Linhas Aéreas passou a oferecer para seus passageiros transporte gratuito em ônibus executivo entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. O serviço é fruto de uma parceria com a Redecard, com duração inicial de um ano. _O Web-bus tem nove saídas diárias de Guarulhos com destino ao aeroporto do centro da capital paulista e oito saídas no sentido contrário (veja o quadro de horários). O transporte é gratuito, bastando apresentar o cartão de embarque ou bilhete da viagem. A facilidade está disponível para os passageiros em Guarulhos no piso de desembarque do terminal 1, e em Congonhas, em frente ao desembarque, na parada dos ônibus executivos.

aeroporto horários/saídas Congonhas 04h30 / 06h00 / 08h30 / 10h00 12h00 / 13h15 / 15h30 / 17h00 Guarulhos 10h00 / 11h15 / 13h30 / 15h00 16h00 / 17h30 / 19h00 / 20h30 00h30

O serviço visa a facilitar o deslocamento dos passageiros que voam pela Webjet de/para Cumbica e precisam de um meio de transporte ágil para o Centro, principalmente os passageiros corporativos que utilizam a Web-ponte Santos Dumont/Guarulhos. A Webjet opera diariamente 34 voos saindo e chegando do aeroporto Internacional de Guarulhos, para nove cidades brasileiras.

A Webjet conecta 10 cidades em todo o Brasil, utilizando 16 Boeings 737-300, com capacidade para 136 passageiros, cada. Além do alto padrão de qualidade no atendimento, a companhia oferece serviço de bordo diferenciado. Mais informações sobre os destinos operados, voos, horários e tarifas promocionais estão disponíveis pelo telefone 0300 21 01234 ou no site www.webjet.com.br. conecte-se #4 :// 81


Conecte-se webjet #004 Diretor Geral Carlos Koga Editor Fredy Campos

ANUNCIE +55 (11) 5505 0078

Jornalista Responsável Lívia Borelli Conselho Editorial WebJet Wagner Ferreira - presidente Julio Perotti - vice-presidente Davidson Botelho - diretor Comercial e de Marketing Fábio Godinho - diretor Administrativo e Financeiro Marcelo Rodrigues - diretor de Planejamento e Novos Negócios Helena Tavares - gerente-geral de TI Luiz Antonio Lyra - diretor de Operações Armando Lucente - diretor de Aeroportos e Controle Operacional Luiza Paula Sampaio - Arteiras Comunicação Assessoria de Imprensa Aloysio Barros - Analista de Marketing Thiago Scarton - Analista de Marketing Projeto Gráfico Direção de Arte: Camila Cristina Laguzzi Produção: Tatiana Rommel (coordenadora de produção) e Raquel Tuunelis (produtora) Revisão: Marcelo Bayerlein e Renata Valentim Marketing e Publicidade Carlos Koga c.koga@elipsenet.com.br Departamento Comercial: Kelen Feitosa (diretora comercial) kelen@elipsenet.com.br Tatiana Andreone (gerente comercial) tatiana@elipsenet.com.br Isabela Bento (executiva de contas) isabela@elipsenet.com.br Gerência de Internet:

Priscila Soares de Faria (gerente de internet) priscila@elipsenet.com.br

Conselho

Carlos Koga, Fredy Campos, Lívia Borelli, Priscila Soares de Faria, Tatiana Andreone.

webjet.com.br Atendimento 24h Central de Vendas: 0300 21 01234 Atendimento ao Cliente: 0800 723 1234 Atendimento ao Deficiente Auditivo: 0800 723 1122 Atendimento Online Horário de atendimento: 09h/20h Endereço eletrônico: falecom@webjet.com.br

Colaboraram nesta edição:

Ana Carolina Araújo, Ariella Dias, Augusto Bezerril, Casttro Filho, Cristiano Cesar de Barros, Cristina D’Azevedo, Denise Toledo, Diego Negrellos, Fabíola Wanderley, Fernando Aguiar, Francisco Wesley, Gustavo Carvalho, João Felipe Toledo, Julian Lopes, Liane Banca, Luciana Bortman, Magda Russell, Dra. Maria Paula Del Nero, Rozze Angel, Simone Farret, Ulysses Freire e Verônica Couto.

Agradecimentos

Ana Maria Muller, Arteiras Comunicação, Brisa Mar Restaurante, Buggy Turismo, Canato, Cesar Revoredo, Cláudio Porpino, Cleide Batista, D. Irene, David Hassett, Destaque Promoções, diegonegrellos.com, Douce France Alberto, Dromedunas, Eli Martins, Emprotur, Genivaldo Silva, George Azevedo, Hendrick Paiva, José Teixeira, Kademo Donato, Luiz Carlos Rodrigues, Luiz Henrique Ribeiro, Lula Vasconcelos, Mangai, Maristela Teixeira, Nelio Jr., Philippe Landim, Pipa Ocean View, Pousada Mar de Estrelas, Pousada Peixe Galo, Pousada Toca da Coruja, Rede InterCity, Restaurante Camarões, Restaurante D. Irene, Restaurante Lua Cheia, Santuário Ecológico de PIPA, Setur, SIM TV, Spaço Mix Pizzaria, Wellington Paim

Tiragem: 20.000 Redação e Publicidade: Rua Pensilvânia, 1120 – Brooklin – São Paulo – SP – CEP 04564-003 Telefone: 55 11 5505 0078

Atendimento especial às agências de turismo: agencias@webjet.com.br Estes são os novos canais de comunicação direto entre você e a Webjet. Edições anteriores:

Copyright 2007 Webjet Linhas Aéreas. Todos os direitos reservados.

redacao@conecte-sewebjet.com.br Todos os direitos reservados. A Revista Conecte-se da Webjet Linhas Aéreas é uma publicação mensal e gratuita da Editora Drops, sob licença da WebJet. As pessoas que não constam do expediente da revista não têm autorização para falar em nome da Conecte-se ou retirar qualquer tipo de material para produção que não tenham em seu poder uma carta atualizada e datada em papel timbrado, assinada pelos editores. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem a opinião da revista. Fica expressamente proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do conteúdo.


Conecte-se webjet 004  

Quarta ediçao da revista de bordo da Webjet.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you