Page 1


://web-presidente

Web bem-vindos Em nossa terceira edição, já podemos afirmar que a revista de bordo da Webjet é um sucesso _A descontração na linguagem, audácia do projeto editorial e o formato inovador vem materializando para nossos clientes os valores e conceitos desta jovem empresa aérea. É a web-mania contagiando passageiros e protagonistas do mercado de viagens. _É isso que queremos oferecer a vocês. Web-atitudes, que simplifiquem a vida de quem opta por voar conosco. Web-soluções, que facilitem suas viagens, como o webcheckin. E um web-vocabulário, que comunique a você nossa satisfação em fazer parte desta companhia aérea. _Outubro marca nossa decolagem para a alta estação. E os indicadores econômicos do mercado de aviação nos deixam bem otimistas para o último trimestre do ano e as perspectivas de resultados nesse próximo verão. Mesmo numa fase de crise, o mercado de aviação brasileiro cresceu 21% em agosto de 2009 comparado ao mesmo período do ano passado.

_Atentos à tendência, estamos nos preparando para colocar no ar novas aeronaves e oferecer outras opções de voos e horários. Não perca tempo! _Escolha o destino e faça sua reserva. Estamos prontos para conectá-lo com os seguintes destinos: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Natal. _Para que perder tempo? Procure seu agente de viagens ou acesse nosso site www.webjet.com.br para conhecer nossas web-promoções.

_E lembre-se: a Conecte-se é feita para o passageiro e também pelo passageiro. A contribuição de todos pelo e-mail _Promoções especiais e novas opções de companhias redacao@conecte-sewebjet.com.br é muito aéreas oferecem ao brasileiro um ambiente extremamente importante para termos uma revista cada favorável no que diz respeito a preços e condições de vez melhor. Uma boa web-leitura! pagamento. Nunca se voou tanto no Brasil e ainda há espaço para muitas novas opções. _Tudo isso sinaliza uma excelente alta temporada. Você já programou sua viagem de final de ano? As férias com as crianças? Não deixe para a última hora porque estamos Wagner Ferreira recebendo um surpreendente número de reservas Presidente da Webjet antecipadas para os próximos meses.


SUMÁRIO ://22 ://10://30

://34

://58 ://50

://46

_10 ://web-turismo

_50 ://web-diversão

Nos arredores de Recife

Praias, restaurantes e baladas

_22 ://web-capa

_54 ://web bem-estar

Praia dos Carneiros - pedacinho de céu

://74

Banho de Argila

_30 ://web-cultura

_58 ://web-gourmet

A arte do bem

Tempero Nordestino

_34 ://web-moda

_60 ://web-eco

Moda do Agreste ao Litoral

Pensar local, agir global

_40 ://web-gente que acontece

_62 ://web-evento

Bonecos e compotas

Jantar indiano

_42 ://web-beleza Jacques Janine

_64 ://lançamento Conecte-se Webjet #02 Porto Alegre

Combata a celulite em 3 fases

_44 ://web-nossa gente

_66 ://web-pelo Brasil

Comissária Ludmila Magluf

_46 ://web-tec

_70 ://web-kids

iPhone: multimídia e elegância

Guias mirins

_48 ://web-economia

_74 ://web-na mala

De malas prontas para Pernambuco

2014 em ritmo de frevo

6 :// conecte-se #3


://web-editorial >>Maravilhas de Pernambuco _Chegamos à Conecte-se Webjet #03 e percorremos parte do litoral pernambucano, extasiados com a beleza das praias e com a cor do mar. A perfeita hospitalidade dedicada aos turistas faz jus ao status de ser um dos lugares mais visitados do Brasil. _Terra que transpira frevo, literatura de cordel, artesanato, maracatu, bloco Galo da Madrugada, bonecos de Olinda e muita religiosidade, Pernambuco também é terra de brasileiros famosos como o abolicionista Joaquim Nabuco e artistas como Chico Science, Luiz Gonzaga, Romero Brito e Alceu Valença. Pernambuco, realmente, marca de modo inesquecível: é cultura, é calor humano, é beleza natural! _Localizado na região centro-leste no nordeste brasileiro, cercado pelos Estados da Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí, Pernambuco tem, ainda, o arquipélago de Fernando de Noronha como parte do seu território. Para completar, como verdadeiros guardiões da natureza, paredões de recifes de coral protegem parte do litoral tornando suas praias ainda mais belas. _Na capa desta edição você já se depara com a maravilhosa vista da praia dos Carneiros, lugar encantador conhecido como pedacinho de céu, apelido carinhoso dado pelos moradores locais. _Como não poderia deixar de ser, também visitamos Porto de Galinhas, Cabo de Santo Agostinho e Olinda, com centenárias construções tombadas pela UNESCO; aproveitamos o imperdível banho de lama terapêutica, promessa de bem-estar e rejuvenescimento e um olhar saboroso pela peculiar e folclórica culinária nordestina, que vai da buchada de bode à famosa fritada de aratu da dona Genilda. _Associando identidade, arte e comprometimento, conhecemos o trabalho de responsabilidade social do artista plástico Beto Kelner junto às comunidades de Recife e a moda do agreste com seus estilistas exportando originalidade e bom gosto para o mundo. _Na Conecte-se Webjet 3#, você também aproveitará as dicas de diversão e passeios que certamente entrarão no seu próximo roteiro de férias. _E, assim, em pleno vôo, partimos para o nosso próximo destino: Rio Grande do Norte. >> Boa viagem! Fredy Campos Editor redacao@conecte-sewebjet.com.br


recife

.por Lívia Borelli .fotos Diego Nazarre

>> recife é Conhecida como a Veneza Brasileira devido à grande quantidade de canais e pontes. Boa Vista, Duarte Coelho, Maurício de Nassau e Ponte Giratória São algumas, entre outras, que cruzam os rios Capibaribe e Beberibe, divisores da cidade. Recife tem uma das maiores infraestruturas turísticas do Nordeste e apresenta vestígios de todas as heranças que por ali passaram.


://Recife

_Pontes

holandesas, igrejas portuguesas, gastronomia indígena e o maracatu africano compõem o cenário de Recife. Todos conhecem muito bem a história da cidade que vive praticamente do turismo.

_A cena política e cultural da cidade também é muito forte, sendo berço de nomes como Sérgio Guerra, Miguel Arraes, Eduardo Campos, Marco Nanini, Arlete Sales, Tuca Andrada, Lenine, Chico Science do famoso Movimento Mangue Beach e, agora despontando, a banda Seu Chico que toca os sucessos de Chico Buarque de Holanda.

_Outra coisa muito comum em Recife são as feirinhas de rua, com muito artesanato, cursos, comidas típicas, shows e o conhecido forró de R$ 1,00, em que uma banda de forró recolhe R$ 1,00 de todos os presentes, ao término da apresentacão. E isso não é o cachê da banda, não! É para comprar cerveja e distribuir para todo mundo. >> Mercado de São José

12 :// conecte-se #3


>> web-points

DICAS EM RECIFE

CASA DA MOEDA BAR, RESTAURANTE E GALERIA DE ARTE Especialidade: Croque-Monsieur Rua da Moeda, 150

>> Vista panorâmica de Olinda para Recife

_As praias do Recife caracterizam-se por serem extremamente urbanizadas, rodeadas de coqueiros e barzinhos, com águas tranquilas e cristalinas ideais para o banho. Entre as mais frequentadas estão a de Boa Viagem, com mais de 7 km de comprimento, espaço onde, nas marés baixas, pode-se desfrutar das famosas piscinas naturais e a Praia do Pina, que possui áreas de esportes dedicadas às crianças, com quadras de tênis, futebol e vôlei.

BAR BURBURINHO Especialidade: porção de pastéis Rua Tomasina, 106

_Um bom jeito de terminar o dia como um tradicional morador de Recife é frequentar o Recife Antigo. Localizado na área portuária, é o local onde se originou a atual cidade e está repleto de bons bares e restaurantes como o Burburinho, famoso pelos seus pastéis, e o Bar da Moeda em que toda a decoração da casa está à venda!

>> Casarões Neoclássicos de Recife

PARRAXAXÁ RESTAURANTE DE COMIDAS TÍPICAS Especialidade: Buchada de bode Rua Baltazar Pereira, 32

conecte-se #3 // 13


://Recife

A tradição do Bolo de noiva _O casal Sandra e Javier, ela brasileira e ele espanhol, vieram especialmente para o Brasil, oficializar o casamento em agosto. Além de comemorar com a família esse momento importante de suas vidas, encomendaram o tradicional bolo de noiva da boleira Cássia, de Recife, à base de ameixa. A tradição diz que, para os noivos terem sorte no casamento, é preciso congelar durante 1 ano e, então, comer. O bolo é bem preto por dentro. A ameixa possui um conservante natural que garante a qualidade, mesmo depois desse tempo todo. Os convidados também levam o bolo para congelar em suas casas e dizem que realmente dá sorte no amor. Felicidades aos noivos!

Esculturas de Rosalvo Santos _Embarcando no Aeroporto Internacional do Recife, deparamo-nos com as obras de um artista muito interessante: Rosalvo Santos. Filho de artesão, tornou-se um artista popular de Olinda, onde aprendeu com o pai a arte de entalhar e esculpir suas próprias peças desde os 12 anos. Rosalvo já é conhecido mundialmente, suas esculturas são polidas e coloridas com formas bem definidas que mostram a originalidade do seu trabalho. As peças geralmente têm motivos religiosos ou criações como raízes entalhadas, sereias, mandalas, flores, frutos e pássaros. A matéria-prima utilizada vem da madeira de Cedro, amarelo vinhático e cerejeira. As peças do artista podem ser encontradas na loja A Arca, no Aeroporto. A Arca: +55 (81) 3341 1126.

14 :// conecte-se #3

>> Santo Antonio entalhado em madeira de Cedro


linda

colorida

.por Lívia Borelli .foto Diego Nazarre _A 6 km de Recife, com aproximadamente 400 mil habitantes, Olinda ainda parece uma pequena cidade, com suas ruas e construções mantidas por ser Patrimônio Histórico Cultural tombado pela UNESCO.


_Olinda respira cultura, e o mais interessante disso tudo é a vivência desta cultura no cotidiano das pessoas. Não é só herança colonial e de escravos, ou apenas alguma história registrada em livro. _A cidade tem 22 igrejas e 11 capelas, o que revela a intensa religiosidade do povo. Sim, as pessoas vão às missas com canto gregoriano, sabem contar o passado de cada cantinho da cidade e vivem o maracatu o ano inteiro!


://Olinda

_Esculpidas em ladeiras, as ruas assemelham-se às de Lisboa, Portugal, graças às inúmeras colinas e casas coloridas, tal qual eram pintadas antigamente por uma questão de identificação, e guardam a luta de um povo, de uma cidade saqueada e queimada pelos holandeses à época da colonização, com a finalidade de transferir a sede da capitania de Pernambuco para Recife. >> Igreja Nossa Senhora do Carmo

_Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade e berço da cultura brasileira, a cidade recebe todos os anos inúmeros turistas e foliões para o carnaval. Com as ruas cheias de cor e marcadas pela alegria junto aos bonecos de Olinda, ao ritmo do axé, maracatu ou frevo, a cidade revive todo o esplendor de seu passado. Durante o ano, Olinda quase pode ser denominada uma cidade dormitório, pois muitos de seus habitantes trabalham ou estudam em Recife. >> Mosteiro de São Bento

_No entanto, é no batuque forte do Maracatu, com ensaios que acontecem durante todo o ano, que a cidade se desenrola em diversas opções como o artesanato com rendas espalhadas por todos os pontos, além de bons restaurantes e boas histórias contadas pelos Guias Mirins; aspectos que marcam as ruas da cidade repletas de turistas e moradores locais. _Não é à toa que o fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, fez uma exclamação que deu nome à cidade “Oh, linda situação para se construir uma vila!”.

18 :// conecte-se #3


CABO DE SANTO

AGOSTINHO .por Lívia Borelli .foto Diego Nazarre

_Quando poderíamos imaginar um lugar paradisíaco , com reservas ecológicas, belezas naturais e de fácil acesso, bem ao lado de uma metrópole?


_Cabo de Santo Agostinho é assim: está situada a 40Km do centro da capital de Pernambuco e a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Recife.

um espetáculo com belíssimas cenas que vão se sucedendo em meio à natureza e 258 hectares de área verde.

_Fazem parte deste paraíso as praias de Gaibu, Calhetas, Suape, Paraíso, Paiva, Pedra do Xeréu, Enseada dos Corais, Itapuama e Praia de Santo Agostinho.

_Mar calmo de águas transparentes, revelam Calhetas, praia preferida por muitos famosos. Mas, sem dúvida alguma, a Praia de Suape, cercada por arrecifes naturais é o cartão de visitas do local. Estes são dois pontos de parada obrigatória.

_Com mais de 100 milhões de anos, o Cabo de Santo Agostinho é o acidente geográfico mais antigo do país. É mencionado por alguns historiadores como sendo a localidade exata do descobrimento do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yañes Pinzón. Pois é, antes mesmo dos portugueses. Vale a pena visitar esta verdadeira escultura natural. _O Vila Galet Eco Resort do Cabo, com bandeira portuguesa, a 37 km ao sul de Recife, dispõe de uma estrutura maravilhosa de onde se observa

_O banho de mar em águas mornas e transparentes ao longo da costa é uma delícia. Cabo de Santo Agostinho é o lugar ideal para relaxar à sombra dos coqueiros, aproveitar os bons restaurantes e spas e apreciar os inúmeros arrecifes que formam barreiras naturais – ótima opção para quem gosta de mergulho! _Como todas as praias são próximas, vale uma visita a cada uma delas, com um passeio de bugue, com ou sem emoção!


PRAIA DOS CARNEIROS

.por Lívia Borelli .foto Divulgação _São 16 Km de praias praticamente intocadas pelas mãos do homem . Ali, localizada entre as praias do Pontal do Lira e Campas , fica Tamandaré, cidade que abriga a nova queridinha de todos: a Praia dos Carneiros! _Saindo de Tamandaré, cidade com 20.000 habitantes, jeito de interior com muitas pousadas e hospitalidade a recomendar, o turista pode fazer um passeio pelo Rio Ariquindá a bordo do AJ Ecoturismo e conhecer com detalhes a paisagem costeada por manguezais. São várias espécies de mangues - vermelho, branco e o de botão - que só existem nesta região da costa dos arrecifes, ambiente considerado muito preservado, com “0% de poluição, sem degradação como é o Rio Ariquindá”, chegando em Carneiros. Nosso marinheiro Adiel completa: “É o único rio em Pernambuco totalmente preservado. Nasce na Mata Atlântica da Reserva Biológica de Saltinho e deságua nesse pedacinho de céu”.


>> Foto divulgação, cedida pela Secretaria de Turismo de Tamandaré


://Praia dos Carneiros

>> web-points

.fotos Diego Nazarre

ECIFE

O PESCADOR RESTAURANTE Especialidade: Frutos do mar Praia dos Carneiros

TAPERA DO SABOR Especialidade: Peixe na tapera, criado pela Chef Josiane Miguel Tamandaré

>> Igreja de São Benedito

_São duas horas de passeio e pode-se observar o encontro do Rio Formoso – Município de Formoso – e o Rio Mariassu – Município de Sirinhaem. É no encontro destes rios que diversas espécies de peixes se reproduzem, complementando a beleza natural de bancos de areia que formam piscinas naturais, propiciando um maravilhoso banho em águas transparentes e quentinhas.

AJ ECOTURISMO Passeio pelo Rio Formoso Saída de Tamandaré

_A Praia dos Carneiros é uma praia particular, de herança portuguesa, deixada pelo Marquês José Henrique Carneiro. Atualmente, 60% da praia está preparada para receber turistas e possui pousadas e bons restaurantes, bela vista natural além de uma capelinha do século XVIII. O restante continua intocado, original. _Marcos Ribas, diretor de turismo de Tamandaré, aposta e trabalha por um turismo sustentável, com crescimento ordenado, visando à preservação do meio ambiente. Ele não nos deixa esquecer de que a praia pertence ao Município de Tamandaré e é o trabalho intenso com a comunidade que mantém a Praia dos Carneiros pronta para o turismo o ano todo. A participação e conscientização dos moradores e instituições, a começar pelas escolas, têm um importante papel na manutenção do município”.

24 :// conecte-se #3

CAFÉ DEGUTTI Especialidade: Drinks de café acompanhados de poesia Tamandaré _Pedacinho de céu é o carinhoso apelido que os locais dão à Praia dos Carneiros, “Se Deus fez o paraíso em algum lugar do mundo, ele escolheu bem: a Praia dos Carneiros, Tamandaré, Pernambuco.”


.por Ariella Dias .foto Divulgação

://Porto de Galinhas

PORTO DE

GALINHAS

_A conceituada revista Brasil Travel News acaba de eleger Porto de Galinhas a “Praia do Ano ” pela q uarta ve z consecutiva e os leitores da Viagem e Turismo, pela oitava vez também consecutiva, a “Melhor Praia do Brasil”.

A Praia do Ano

_O motivo? Atendimento a todos os gostos: sossego, badalações, prática de atividades esportivas ou, simplesmente, relaxar em água cristalina e morna o ano todo.

_A apenas 60km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, cerca de 40 minutos de carro, Porto Galinhas reserva um cardápio recheado de acomodações, das singelas às mais sofisticadas. Resorts, hotéis e pousadas mantêm ocupação o ano inteiro. Segundo a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ipojuca, cerca de 650 mil visitantes são recebidos ao ano. _As atrações são muitas: praias paradisíacas, piscinas naturais, peixinhos coloridos, mergulho, belos manguezais (habitat de cavalos marinhos), trilhas, ondas para o surf, ventos para o kitesurf, passeios de bugue, jangada e caiaque, ótimos restaurantes, imperdíveis ensopados regionais, festa literária e muito mais.

_No centrinho, onde se concentram lojas, restaurantes e casas noturnas, é possível planejar toda a programação, inclusive dividir os custos dos passeios com outros turistas que circulam pela área, muitos com o mesmo intuito. Um passeio de bugue para se conhecer as praias ao redor, por exemplo, pode durar o dia inteiro. O circuito Muro Alto/Maracaípe custa R$ 120,00 – quatro pessoas. Se desejar ir mais longe, para Calhetas, com direito a parada em praias vizinhas, o valor é R$ 160,00 – também para quatro pessoas. Já para Tamandaré não é permitida a viagem em bugue, pois é preciso pegar a autopista por cerca de uma hora. O carro fechado para quatro pessoas custa R$ 160,00.

conecte-se #3 // 25


://Porto de Galinhas

_Em Maracaípe, mais especificamente no Pontal de Maracaípe, onde o vento é favorável para kitesurf, pode-se desfrutar das piscinas naturais que se formam em maré baixa ou optar por jangada e caiaque (R$ 10,00 – a pessoa) para seguir o rio até os manguezais ou à trilha do Outeiro que leva, ao topo do morro, a uma vista incrível. Esta praia é considerada o point dos surfistas, por manter constantemente ótimas ondas. _Já no outro extremo – lado Norte – a Praia de Calhetas (situada no Cabo de Santo Agostinho) reserva momentos mágicos ao estilo vila de pescador, cercada por rochas e coqueirais. O local é perfeito para o mergulho e a pesca submarina, sem esquecer das refeições regionais com direito à paisagem de cartão-postal. _Quem preferir ficar pelo centro de Porto, além das badalações noturnas, pode aproveitar o dia nas piscinas naturais, fotografando peixinhos coloridos. Basta pegar uma jangada na Vila de Porto de Galinhas por R$ 10,00 – a pessoa - e visitar os aquários naturais que se formam nos bancos de corais. Na volta do passeio, é imprescindível saborear os maravilhosos ensopados (aratu, caranguejo, siri e sururu) vendidos na praia por apenas R$ 6,00 a porção individual. _Outro momento imperdível é o da fotografia ao lado das galinhas esculpidas em madeira, espalhadas pelas ruas. A criatividade dos comerciantes vai

longe, vale até galinha oriental estilizada de olhinhos puxados. Num lugar como este, os souvenirs clichês não têm muito espaço, o artesanato local é rico em cor e o encantamento é instantâneo com a alegria das peças multicoloridas; tem para todos os bolsos a partir de R$ 3,00. _A recordação histórica também pode ser sob as águas. Diversas escolas de mergulho autônomo oferecem o curso rápido, com direito a batismo e sessão de fotografias subaquáticas. É importante optar pelo instrutor devidamente credenciado. _Neste clima cool, é imperdível a participação na feira literária FLIPORTO. A próxima edição, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de novembro, tem como tema: “Literatura Ibero-Americana: Interdependências e Contemporaneidades”.


_Para quem é fã do turismo gastronômico, o Domingos Restaurante é a indicação. Contando com uma salaadega com cerca de 80 rótulos, incluindo edições de safras especiais, pratos nobres da gastronomia nacional e internacional servem desde frutos do mar às carnes de caça como perdiz, pato, avestruz e até jacaré, sem deixar de fora a brasileiríssima feijoada, servida aos sábados a R$ 17,90 por pessoa. Cercado por conchinhas, o ambiente é agradabilíssimo para uma refeição sem pressa e, quem sabe, apenas para passar a tarde ao lado da tapioqueira, degustando as receitas inusitadas como a tapioca de chocolate quente com geléia de pimenta. O menu de tapiocas varia entre R$ 3,90 e R$ 9,90. Domingos Restaurante www.domingosrestaurante.com.br

_Para se hospedar, vale o luxuoso Summerville Beach Resort, em Muro Alto, que ocupa uma área verde de cerca de 70 mil m², integrado à paisagem composta por coqueiros, mata atlântica e mangues, estando à beira-mar com piscina natural formada por arrecifes à sua frente. O resort foi considerado um dos dez melhores do Brasil no ranking de revistas como a Veja e a Viagem e Turismo. A diária em apartamento duplo standard sai por R$ 600,00 + 10% (taxa de serviço). Summerville Beach Resort www.summervilleresort.com.br

_Aos mais intimistas, a Pousada do Galo oferece quartos com vista para o mar, estando a 40m da praia, a partir de R$ 120,00 a R$ 170,00 o casal. _Localizada no Cupe, é mais próxima do centrinho, porém fora da agitação da cidade. Bem tranquila e muito aconchegante. Pousada do Galo www.pousadadogalo.com.br

conecte-se #3 // 27


://web-cultura

>> A

Arte do Bem

.foto Divulgação

_Em Porto de Galinhas conhecemos o designer pernambucano Beto Kelner, proprietário e responsável pelo projeto social, criado a partir da sua marca, Gatos de Rua que, reciclando, emprega com carteira assinada mais de 400 pessoas das comunidades carentes de Recife, ensinando a arte por meio de trabalho manual e, assim, suprir a demanda das mais de 20 lojas da Gatos de Rua espalhadas pelo Brasil. >> Oficina de trabalho do Gatos de Rua

_A história começou em 2004, quando Beto conheceu a Casa de Passagem de Recife, entidade que resgata adolescentes da rua e frequentam a oficina para aprender o trabalho e meio período para estudar. Além das lojas, trabalhos estão expostos na feira de rua de Bom Jesus, no Recife antigo, aos domingos.

>> O designer Beto Kelner

_As comunidades recebem as matérias-primas e aprendem como reproduzir a peça criada por Beto. Quando volta ao atelier para o acabamento, é transformada em produto final. Pedras, cristais, resinas, miçangas, garrafas pet, fios de aço e alumínio compõem as matérias utilizadas na formação das peças. Com a abertura do instituto Gatos de Rua, a profissionalização e a qualificação beneficiam muita gente que faz tudo com muito amor.

30 :// conecte-se #3


>> Casa

da Cultura

.por Flaviano Quaresma .foto Diego Nazarre

_No Centro de Recife está localizado um dos prédios mais antigos e importantes do Estado: a Casa da Cultura de Pernambuco. Situado no bairro de Santo Antônio, às margens do Rio Capibaribe, a Casa é um dos principais destinos, não apenas para turistas, mas também para muita gente que vive aqui. Diariamente, uma média de 3 mil pessoas circula por lá e, em período de alta estação, esse número chega a quase 4.500 visitantes por dia. A Casa foi inaugurada no dia 14 de abril de 1976. Visitar o local é uma forma de conhecer de perto um pouco da história de Pernambuco e aproveitar para deliciar as iguarias da culinária feitas aqui. Das mais de 140 celas que durante muito tempo abrigaram os presos, apenas uma delas permanece preservada aos moldes originais. As outras abrigam, hoje, lojas de artesanato, alimentação, associações e entidades com fins culturais. _A Casa da Cultura de Pernambuco fica na Rua Floriano Peixoto, s/n, no bairro de Santo Antônio, em Recife. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábados das 9h às 18h e aos domingos, das 9h às 14h. Entrada gratuita. Outras informações pelos telefones: (81) 3224-055/3224-7401/ 3224-9936.

>> Literatura

de Cordel

Por todos os lugares por onde passamos em nossa visita a Pernambuco, deparamo-nos com a arte dos cordéis. Impressa em folhetos rústicos, o Cordel é um gênero narrativo com estrutura de poesia, popular, que fica pendurado pelas feiras. Muitos artistas espalhados pelo nordeste brasileiro ilustram suas escritas rimadas com xilogravuras estampadas nas capas. Os autores, também chamados de cordelistas, recitam os versos acompanhados pela viola e declamações animadas. Chama-se cordel pela forma de comercialização desse folheto pendurado em cordas e foram os portugueses que a trouxeram para o Brasil. Podem ser encontrados em feiras culturais e livrarias. Os temas são vários, tais como fatos do cotidiano e a história do cangaceiro Lampião.

conecte-se #3 // 31


://web-moda

.por Flaviano Quaresma .foto João Arraes

>> Moda do Agreste ao Litoral PERNAMBUCO DESPONTA entre os grandes mercados produtores de moda

_É com grande prazer que a revista Leia Moda escreve sobre moda pernambucana para os leitores Conecte-se Webjet. Nossa publicação é especializada em moda e voltada especialmente para você que visita Pernambuco. Nosso Estado produz moda do Agreste ao Litoral para além das divisas. Para se ter uma ideia da força da produção feita aqui, existem mais de 18 mil empresas locais de confecção, sem contar os estilistas que vêm criando novidades para as passarelas pernambucanas e para as principais fashion weeks brasileiras. _Além do consagradíssimo Melk Zda, outros estilistas começam a despontar no cenário nacional, como Lorena Ciarlini e Renata Emerenciano,

da marca feminina Lore. As meninas foram selecionadas para o Rio Moda Hype com a coleção Verão 2010 “Brincando com Sorte”. A Lore esteve recentemente no Oscar Fashion Days (10/09), em São José dos Campos (SP), com peças inéditas da coleção, especialmente criadas para o evento. Também no município do interior paulista, a marca inaugurou sua primeira loja fora da terrinha. Outras marcas novatas, mas que apresentam “novidades” são a Clash e a Club Noir. _É preciso destacar também a grife de lingerie de Santa Cruz do Capibaribe, a “Michelle”, que esteve junto a Melk Zda na coleção “À prova de Balas”, no último Fashion Rio. Melk inovou e colocou uma refinada underwear na passarela, produzida em parceria com a grife do agreste. A Michelle Lingerie antecipa-se por ser a primeira empresa do Agreste pernambucano a pisar nas passarelas do Fashion Rio. >> Clash


_Entretanto, existem outros locais não muito tradicionais, mas que estão despontando como novos mercados produtores de moda. O assessor da Câmara Setorial da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic - Caruaru), Pedro Viera, aponta Pesqueira, Taquaritinga do Norte e Quipapá como bons exemplos. “Esse municípios, que são fornecedores do Polo Agreste, são grandes promessas. Surubim tem um forte potencial na produção de roupas infantis e de jeans. Já Taquaritinga do Norte, destaca-se na confecção de peças íntimas e, principalmente, camisetas masculinas,” revela. _Outras marcas podem ser citadas como destaques da produção pernambucana. Temos a Movimento, de moda praia e a Blu K, de moda feminina, com lojas no Recife, João Pessoa, Natal, Aracaju e Salvador. A Seaway, marca de surfwear que também está presente em outros estados brasileiros. E a Rota do Mar, de Santa Cruz do Capibaribe, que vem ganhando nome pela ousadia e produção de qualidade de seus desenhos e estampas. _A moda pernambucana tem muita história para contar. Além das histórias do Polo de Confecção do Agreste – que integra mais de cinco municípios, como Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe – tem também a história dos veteranos, como a do estilista Eduardo Ferreira. Criador da estética “Mangue Fashion”, ele transformou a biodiversidade do movimento “mangue beat” em produto de consumo das grandes passarelas da moda nacional e das lojas mais sofisticadas do país. Com uma proposta de releitura das origens brasileiras, causou impacto no mundo da moda e criou um novo método de criação. O fruto de seu trabalho preenche guarda-roupas de lojas famosas como Daslu, NK Stories, Joëlle, mas também veste o subúrbio pernambucano do Alto José do Pinho, lugar onde desenvolve um trabalho social e de pesquisa, para torná-lo tema de uma grande coleção.

>> Moda Recife _Muitos eventos de moda movimentaram o cenário local em Pernambuco. Entretanto, nenhum deles enraizou a proposta de promoção apenas da moda pernambucana como o Moda Recife, que caminha para a sua segunda edição em novembro próximo. O evento acontece nos dias 26 e 27 em pleno centro do Recife para quem quiser ver. Isso mesmo. A proposta é ao ar livre, no pátio da catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. O empresário Ricardo Coller, o idealizador, disse que o objetivo é expor e divulgar, para o público da cidade e de fora, a riqueza e a diversidade da moda local, promovendo sua valorização. Muitas grifes pernambucanas marcaram presença no evento de 2008, vindas principalmente do Polo Agreste.

>> Clash


://web-moda .por Rozze Angel .foto divulgação

>> O artista que abraçou o mundo _O colorido dos gigantescos bonecos de Olinda e a alegria do frevo com certeza são inspirações que ainda transitam no universo particular de Romero Brito. Talento tipo exportação, este pernambucano nascido em Recife rompeu as fronteiras de uma infância modesta para fazer de Miami, nos Estados Unidos, seu segundo lar. “Passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida”, já declarou ele.

_Foi na Flórida que viu sua carreira ganhar forma, cor e moldura, literalmente. Artista de traços únicos, Romero começou expondo seus quadros nas calçadas de Coconut Grove, mas se consagrou como pintor pop internacional ao criar para a conceitual Absolut Vodka. Antes dele, apenas outros quatro nomes ocuparam este disputado posto, e o ícone Andy Warhol foi um deles. A imagem contagiou o mundo e suas obras ganharam status de objeto de desejo. Tanto que hoje é impossível dimensionar o alcance do seu abraço. _Foi homenageado pelo astro igualmente pop Michael Jackson, em 2003. Criou o visual da apresentação feita pelo Cirque Du Soleil para a abertura do Super Bowl, campeonato de futebol americano, em 2007. Pintou carros, ilustrou paredes e preencheu com suas cores os mais inusitados espaços pelo mundo. Celebra a igualdade, traduzindo democraticamente suas pinturas em peças mais acessíveis. Assim, todos podem ter em casa uma mostra de sua arte ‘arretada’. Conecte-se a ele: www.britto.com.

36 :// conecte-se #3


://web-gente que acontece .por Liane Banca .fotos Diego Nazarre

>> A nova era dos

Bonecos de Olinda _Os antigos bonecos esculpidos em isopor e cobertos por papel machê eram vulneráveis à chuva e chegavam a pesar 47 kg e, pela nova técnica, feita com argila e um banho de fibra de vidro, os bonecos passaram a pesar, em média, 15 kg, e estão em um processo de estudo para compactação, em que o boneco poderá ser transportado como uma mala.

_A tradição dos bonecos gigantes, iniciada no Brasil em Belém do São Francisco e popularizada nas ladeiras de Olinda através dos desfiles de carnaval desde a década de 30, espalhou-se por todo o estado de Pernambuco e até hoje atrai curiosos. _E foi pensando nisso que o produtor cultural Leandro Castro criou uma oficina de bonecos gigantes em Olinda, aberta à visitação pública durante todo o ano e não somente no carnaval, período em que essa cultura é exaltada. Depois uniu se a Luis Carlos, também produtor cultural e inventaram a Nova Geração dos Bonecos Gigantes que tem como base a inovação dos materiais e da arte. _A antiga arte era feita através do imaginário; o trabalho ia sendo feito até que se chegasse a um resultado final satisfatório, mas eram bonecos sem identidades, e agora, com as novas técnicas, é possível homenagear ícones históricos e pessoas populares.

40 :// conecte-se #3

_O acervo, que fica exposto de domingo a domingo, conta com bonecos de diversas personalidades, como D. Pedro I, Lampião, Presidente Lula, Luciano Huck, Jô Soares, Serginho Groisman, Barack Obama, Ariano Suassuna, Dominguinhos, Chacrinha, Alceu Valença, Chico Science, Nóbrega, Pelé, entre outros. O próximo a ser homenageado já está sendo confeccionado: será Mickael Jackson. Interessante ressaltar que todos os bonecos têm autorizações competentes antes de serem fabricados. _Luis Carlos e Leandro fazem também um trabalho social com adolescentes na comunidade do Pilar. As pessoas mandam fotos e com base nestas, os adolescentes aprendem com os artistas plásticos a desenvolver a cópia dos traços por meio de miniaturas, o que os leva a aprenderem a manipular o material para que, futuramente, possam participar da fabricação de bonecos gigantes e, por hora, obterem alguma fonte de renda. Todo o trabalho oferecido por eles gera, em média, 70 empregos. >> Para obter informações sobre visitação ou encomendar a sua miniatura, entre em contato pelo site: www.bonecosgigantesdepe.com.br.


As compotas da Dona Vilma << _Famosa pelos doces caseiros e pela fantástica pasta de caju, Dona Vilma trabalhou em diversos hotéis e restaurantes de Recife. Há 12 anos juntou suas experiências aos conhecimentos de sua mãe, a Dona Antônia, que começou a trabalhar com os doces desde menina, e desenvolveu vários segredos ao longo da vida. Montou, em Cabo de Santo Agostinho, a Nativa, uma barraca onde vende os produtos que ela e sua mãe produzem. Além de doces, vende pimentas que são cultivadas no quintal de sua casa e engarrafadas por ela também.

_Uma dica de culinária? É claro que dos doces ela não revela, mas aqui vai uma bem interessante: omelete de caju. A receita é simples: basta desidratar a fruta, cortar em cubinhos, temperar como se fosse uma carne moída e acrescentar os ovos batidos. Pode ser servido puro, mas é um ótimo acompanhamento para camarão ou lagosta. _Hoje, Dona Vilma vende em feirinhas e sua melhor propaganda é o famoso boca-a-boca. As pessoas que trabalham nos hotéis estão acostumadas a comprar e indicam aos hóspedes. _Mesmo sendo um trabalho difícil devido à baixa renda do inverno, Dona Vilma acha que vale a pena, pois tem grande paixão pelo seu trabalho e acredita que o sucesso das receitas está nos “segredinhos”. A barraca Nativa oferece doces tradicionais e outros que são considerados verdadeiras iguarias, como o de mangaba.

_Para chegar até Dona Vilma, contate os bugueiros de Cabo de Santo Agostinho.

conecte-se #3 :// 41


://web-beleza Luciana Bortman by Jacques Janine

>> NOVÍSSIMO PROGRAMA DE

PREVENÇÃO E COMBATE A CELULITE EM 3 FASES

“Nada é mais feminino do que celulite” NAS OUTRAS NÉ????

_O aparecimento da celulite é o problema mais comum entre as mulheres. _A marca espanhola Germaine de Capuccini oferece em parceria com a rede de salões Jacques Janine o inovador tratamento: CELLULESS SYSTEM, que previne e combate todas as fases da celulite.

_CELLULESS SYSTEM é um sistema que trata a celulite em três fases: Fase 1. Prepara a pele e ativa a circulação. Fase 2. Ativa a circulação e estimula a lipólise. Fase 3. Ativa a circulação, a lipólise e firma a pele.

_CELLULESS SYSTEM converte-se na solução para pessoas que desejam eliminar a celulite e remodelar a silhueta.

_Uma mistura de ativos como: óleos essenciais, extratos, ácidos, guaraná e cafeína proporcionam um programa personalizado que inclui 10 sessões.

_A novidade combina a ação de fórmulas concentradas com as exclusivas manobras de aplicação de nossas habilidosas esteticistas, trazendo à cliente os mais surpreendentes resultados, pois alcança seu ponto mais completo no final do tratamento.

>> A pele ficou mais lisa: 100% >> O aspecto casca de laranja tende a desaparecer: 97% >> Redução do volume: 91,7%

_Testado em 12 mulheres entre 29 e 54 anos. _O tratamento pode e deve ser complementado por uma linha especial de Home Care para que você faça a manutenção do seu tratamento em casa. Por se tratar de uma linha exclusiva profissional, ela só pode ser vendida por profissionais de estética autorizados.

luciana@jacquesjanine.com.br www.jacquesjanine.com.br – 0800 771 2561

42 :// conecte-se #3


://web-nossa gente

>> Ludmila Magluf: comissária da Webjet, apaixonada pelo que faz e sempre de bem com a vida! _Muito feliz por ser a escolhida para o Web-nossa gente, Ludmila fala de como chegou à Webjet, o que faz e dá bons conselhos para quem quer ingressar na carreira.

Nunca tinha sonhado em ser comissária, mas já fazia parte da minha vida e me encontrei nessa profissão.

Na Webjet: Desde outubro de 2006, quando a companhia aérea conquistaria sua 2ª aeronave. O que a levou para o mundo da aviação: Meu pai, Nicolau, era um Coronel da Aeronáutica que depois passou a trabalhar na aviação comercial. Foi ele, após um convite de um empresário, que deu início à entrada da Webjet no mercado. Nunca tinha sonhado em ser comissária, mas já fazia parte da minha vida e me encontrei nessa profissão. Início: Sou comissária de bordo há 24 anos, apaixonada pela profissão. Conheço a dura realidade da falta de rotina que o cargo exige. Atualmente, trabalho em terra, fazendo seleção de comissários junto à comissária Hélvia Benevides e com Fabiana Quadros, Chefe dos Comissários da Webjet. Sou comissária administrativa e trabalho em terra e voando. Formação: O inglês fluente e a trajetória de meu pai me levaram à aviação, porém sou formada em Design de Interiores, uma segunda paixão que perde espaço para a aviação. Seu pai: Tenho muito orgulho do meu pai. Infelizmente ele não pôde ver a Webjet crescer, mas a cada conquista, a cada crescimento que temos na empresa penso muito nele. A Webjet na sua vida: Amo trabalhar aqui! O Web bom dia e a alegria de vir trabalhar fazem parte de mim, me fazem feliz e realizada, pela recompensa de trabalhar com pessoas de que gosto e admiro e de ser reconhecida pelo meu trabalho. Vou para o trabalho com prazer e a cada dia aprendo mais. Mãe, mulher, comissária?: Tenho dois filhos, um de 18, João Pedro; e uma de 16, Nicole. Sempre fui muito bem resolvida e acredito que, por isso, consegui criá-los muito bem e ainda ter sucesso profissional. O que é ser comissária?: Ser comissária é não gostar de rotina, ser desprendida e ter consciência de que o foco está em servir bem as pessoas. Somos técnicos em segurança e devemos garantir o conforto e a tranquilidade de quem voa com a gente. Fica aqui o endereço para quem deseja ingressar na profissão: trabalheconosco@webjet.com.br 44 :// conecte-se #3


://web-tec .por Verônica Couto

>> iPhone: multimídia e elegância Os modelos 3GS estão mais rápidos e trazem até bússola

46 :// conecte-se #2


a e músic r a n e az ne o iPho ra arm rga. É od (pa la iP a d s r, m ua lula ban et em ne ce ente, e n fo r lm e le a t e n in T _ orque il, fi oà ade, p acess o Bras a e id ) c a o lo g e e e víd ch y, v vezes speed duas le, que e p e d p s a A é qu das S’ da exão S. O ‘ menta n e G r o 3 c c in o ã m ue es vers elo te irtual q soluçõ o mod lado v de re c e t m e lé o nov eo . A de víd rápida l. foto e mais e izonta d s o era na h r m â o c d a s s 7, o na er u m 200 e para s , a s z o li s para de Unid idade tados il s c E fa s o da da rgiu n virtual Além do su a loja acto. n p el s o im s _Quan iv u at sen ív causo s aplic erface o e t r n t in s o u a o h o d m iP uu tos as e vimen músic esento r o r p a m a ix ), n s a b te ns o tore diferen image App S a s (a a s r le a a p m ç in rfíce Ap e, ar ou p a supe o toqu x a a u d ó p o s t r, não ara rola cupa quase . Dá p que o dedos pixels. lorido o c y r 320 o p displa 0 48 relho: do apa

GPS, sola e s ú b eos, com itar víd 2 S vem d G e 3 e e 3 hon avar Gb ou a, o iP de gr l e 16 e e d _Agor ix a p id m .0 capac com 3 Wi-fi, ráfica g o t fo a e câmer ria. artir d memó e ta a p s u c 0 Gb d 9,0 . 6GB R$ 99 3GS1 e d e , n B o 2G com iPh 3GS 3 42,00 ivo, o 5 e V n $ a o R h N _ iP to: ads omple 00, e o ownlo , d C 9 4 e e 7 n il o a R$ o iPh entre et, e-m no Viv variam intern s à o n No pla o la d p a entre o ilimit s 3GS IM, os T lo e a d N acess o re. pago). om m p Sto o pré,00, c n 9 B 9 da Ap 2 G $ 2 . A Oi ,00 e R 9,00 (3 58,56 3 4 1 9 2 $ . $ 2 R R a R$ 96,97 9,00 e de R$ R$ 99 s one. a h if r o, ta ara iP r p la o C n Na m pla não te ainda

.foto Courtesy of Apple

conecte-se #2 :// 47


://web-economia .por Dê Toledo e Magda Russell .fotos Divulgação

>> 2014 em ritmo de frevo Recife se prepara para encantar torcedores

_Com três times grandes: Náutico, Santa Cruz e Sport e o mesmo número de estádios particulares: Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro, a capital pernambucana investirá na construção de uma nova arena para a Copa de 2014. Os planos para a construção do estádio que ainda não tem nome definido (Maracatu ou Capibaribe) consumirão R$ 500 milhões, incluindo os acessos viários e também um estacionamento para 6 mil carros. O novo estádio poderá recepcionar até 46.150 pessoas e será entregue em dezembro de 2012. _Previsto para ser construído em uma das quatorze cidades, na região metropolitana do município de São Lourenço da Mata, é o grande trunfo de Pernambuco para receber a Copa do Mundo de 2014. Orçada em R$ 1,6 bilhão, a “Cidade da Copa”, complexo que inclui além do estádio, unidades habitacionais, hospital e comércio, deverá ser erguida na zona rural do município, a 20 km da capital, às margens da rodovia BR-408, em uma área de 270 hectares. _Com o anúncio da construção pelo governo, em janeiro, os pernambucanos ficaram divididos, uma vez que os três grandes times de capital possuem os seus. O que na verdade se discute é que os clubes continuarão realizando os jogos em seus

estádios e, assim, a nova arena Recife-Olinda se tornaria um grande elefante branco! Para o secretário de Esportes de Pernambuco, George Braga, a “Cidade da Copa” criará oportunidades de trabalho, desenvolverá a região e trará mais segurança aos moradores. _O projeto, com investimentos em parceria público-privada, prevê a duplicação da rodovia BR-408 (obra já em andamento), a construção de 9 mil unidades habitacionais, centros comerciais e administrativos no entorno do estádio. _Esta é a segunda vez que a capital pernambucana sediará jogos do principal evento esportivo do planeta. Em 1950, o Estádio da Ilha do Retiro recebeu uma das partidas daquela edição da Copa do Mundo. No dia 2 de julho, a seleção do Chile venceu os Estados Unidos por 5x2 na presença de aproximadamente oito mil espectadores.


>> Renascença para todo Mundo

Cooperativa tem 490 associadas e cidade possui duas grandes fábricas que exportam rendas

.fotos divulgação

_Pesqueira é conhecida pela sua renda e, segundo os moradores mais antigos, a arte de bordar em papel manteiga teria surgido em 1936, quando Dona Lalá violou a seletiva arte de tecer com linha mercerizada das religiosas do Colégio Santa Tereza de Olinda. Desde então, os cuidados e segredos para montar uma peça de renascença são passados de geração a geração. _Dados da prefeitura mostram que cerca de 8 mil mulheres na cidade trabalham na produção da renda renascença, ou apenas renascença como é conhecida mundialmente. As peças são produzidas por 47 rendeiras da Cooperativa das Rendeiras de Pesqueira (Comaspe) e as encomendas vêm de todo o Brasil e de países como Bélgica, Itália e França. _Toalhas de mesa, forros de cama, enxovais de bebê e pequenas peças decorativas ficaram em segundo lugar na preferência do público. Hoje, o pódio é ocupado por blusas, calças, vestidos, bolsas, todas com a Renascença Pesqueirense. Além da Comaspe, com 490 associadas, Pesqueira possui duas grandes fábricas de renda, ambas com representações no Recife, exportando, ultrapassando os limites do Brasil. _Esta arte pode ser encontrada em qualquer ponto da cidade, pois as mulheres, à procura da claridade necessária à rendeira, bordam nas portas de suas casas.


://web-diversão

>> PRAIAS, RESTAURANTES E LUGARES

.por Flaviano Quaresma .fotos divugação

Praia de Boa Viagem Esta, sem dúvida, deve ser a primeira parada para quem chega ao Recife. Pertinho do aeroporto e onde está localizada a maior parte dos hotéis e pousadas da cidade, o bairro de Boa Viagem também foi contemplado pelo mar. A praia, com 7 km de extensão, tem uma bela orla de mar tranquilo, edifícios elegantes, bares e restaurantes. O calçadão, com toda infraestrutura de lazer e os concorridos quiosques de coco verde, reúnem gente de todas as tribos e idades. Em Boa Viagem, o tempo inteiro é dedicado a viver, agitar, realizar, aproveitando o mar e suas piscinas naturais protegidas por arrecifes. A qualquer hora do dia (ou da noite, já que uma iluminação especial permite os banhos noturnos), a água da praia está sempre morna, em torno dos 26ºC.

QUE VOCê não pode deixar de conferir quando for a Pernambuco

Farol de Olinda Depois de passear pela cidade histórica de Olinda, é preciso visitar o Farol da Cidade, Patrimônio da Humanidade. Tendo sido inaugurado no dia 18 de novembro de 1872, o Farol de Olinda é o segundo mais antigo de Pernambuco. Ele fica no alto do Morro do Serapião, possui uma torre de concreto armado, 42 metros de altura e é pintado com faixas horizontais brancas e pretas. Com a finalidade de facilitar o acesso à lanterna, foi instalado no farol um pequeno elevador – o primeiro instalado em um farol no Brasil – com capacidade para transportar ao topo apenas uma pessoa por vez.

Ainda por Olinda

Por entre as pontes Para quem não sabe, a cidade do Recife é conhecida como a “Veneza Brasileira”, por ser quase totalmente envolvida pelo Rio Capibaribe e pelo mar. Outra característica que lhe garante essa fama são suas pontes centenárias e de arquitetura esplendorosa, que ligam os bairros do Recife. Para conhecer a história dessas pontes e da cidade, vale o passeio de Catamarã pelas águas recifenses. Quatro roteiros fazem parte da programação: Rio Capibaribe e Suas Pontes, Recife e seus Bairros até Casa Forte, Passeio Ecológico pelos Manguezais, e Ilha de Itamaracá e Coroa do Avião. Os barcos têm capacidade para 60 pessoas e os passeios duram em média 1h30 a 2 horas. Mais informações sobre horários de embarques e pacotes de valores pelos fones: (81) 3424.2845/9973.4077.

Marco Zero e Parque das Esculturas Do Marco Zero, no Bairro do Recife (Recife Antigo), vê-se o Parque das Esculturas. Construído sobre um recife em frente ao Marco Zero, o parque exibe uma exposição permanente composta por 90 esculturas de cerâmica assinadas pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand. A obra principal é a Coluna de Cristal, confeccionada em argila e bronze, com 32 metros de altura e inspirada em uma flor descoberta por Burle Marx. Em agosto último, o Parque foi totalmente restaurado, vale a pena conferir de perto. Do Marco Zero, partem barquinhos que levam ao local.

50 :// conecte-se #3

É em Olinda que acontece a maior festa popular do mundo: o Carnaval. É nas ladeiras da cidade histórica que troças, blocos, maracatus, caboclinhos e clarinetes fazem de janeiro a fevereiro os meses mais movimentados da cidade alta. Quando estiver em Olinda, não se pode deixar de visitar todos os ateliês de artistas plásticos locais, os bares, os restaurantes, os batuques dos grupos folclóricos e ainda subir a ladeira da Sé. Lá de cima se vê a cidade do Recife de longe e onde se encontram a feira de artesanato, muita gente bonita e as famosas tapioqueiras da Sé de Olinda. Mas ainda tem muito mais: igrejas, conventos, praças e o mar.

Antes de ir para Porto Todo mundo que chega a Pernambuco vai correndo para Porto de Galinhas. Mas antes de chegar à praia conhecida como uma das mais belas do Brasil, passe pelo menos um dia em Muro Alto. Esta fica ao ladinho e é maravilhosa. Situada no município de Ipojuca, está a apenas 7 km de Porto, onde se encontram também os melhores resorts do litoral brasileiro. A geografia do local é esplendorosa; recebeu esse nome graças a um muro de areia de 3 metros de altura.


Jacaré em Porto Para comer, você não pode deixar de conhecer o Domingos Restaurante, em Porto de Galinhas. A grande novidade da casa é um prato feito com carne de jacaré, que faz parte dos oito novos pratos lançados para a temporada de verão do restaurante, apresentando culinária com influências internacionais, em especial a francesa. O Jacaré do Pântano, o novo prato, veio diretamente do Pantanal e desembarcou em Porto. O filé da carne é grelhado e acompanha molho de duas pimentas (verde e rosa), purê de batata doce e arroz com pistache. De acordo com o chef, a batata doce entra para suavizar o picante da pimenta verde, e o pistache no arroz, para deixar o prato ainda mais requintado. No molho, ainda participam raspas de cebola que são flambadas junto às pimentas na vodka e creme de leite. Mas acredite, no restaurante, serve-se até feijoada. O Domingos Restaurante fica na Galeria Paraoby e as reservas podem ser feitas pelo número (81) 3552.1464.

Instituto Ricardo Brennand O famoso “Castelo de Brennand” é um lugar fantástico que abriga museu, pinacoteca, biblioteca e outros espaços. Foi concebido e criado pelo colecionador Ricardo Brennand e está localizado no bairro da Várzea, no Recife. O Instituto possui acervos de obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre a Europa medieval do século XV, o Brasil Colonial das invasões holandesas, século XVII, até o Brasil do século XIX. Estas obras foram adquiridas ao longo de 50 anos por Ricardo Brennand, estando reunidas em coleções de pintura brasileira e estrangeira, com destaque para a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post, além de diversas peças de armaria, tapeçaria, artes decorativas, escultura e mobiliário.

Serviço: O Instituto Ricardo Brennand está em cartaz com as mostras “Frans Post e o Brasil Holandês”, “O Julgamento de Fouquet” e “Paisagens Brasileiras do Século XIX”, na Pinacoteca. O Museu Castelo São João também encontra-se aberto à visitação com um rico acervo de armas brancas. Horário: terça a domingo, das 13h às 17h. Entrada: R$ 5,00 Telefones: (81) 2121.0352/0365

Museu do Homem do Nordeste aberto à visitação Quem ainda não pôde visitar o Museu do Homem do Nordeste, após o período de reformas, vai ter a oportunidade de conferir a nova exposição de terça a sexta, das 8h30 às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. As reformas trouxeram mudanças significativas, tanto nas instalações quanto na concepção das exposições permanentes, que teve ampliado o espectro de temas contemplados como representativos para a região Nordeste. Como destaque, o Museu possui, em seu acervo, uma coleção de açucareiros, oriunda em sua maioria, do extinto Museu do Açúcar - vinculado ao também extinto Instituto do Açúcar e do Álcool. A coleção de açucareiros é parte de um acervo de 56 coleções. Ela testemunha a história dos hábitos e costumes de uma época. Trata-se de uma coleção eclética em que se misturam requinte e simplicidade na diversidade de suas cores, formas e materiais (ouro, prata, cristal, porcelana, opalina, vidro, estanho, alumínio, barro e argila). A coleção é composta por 101 peças. Dessas, 68 são apresentadas em exposição de longa duração e 33 se encontram acondicionadas na reserva técnica. Informações (81) 3073 6340. Visitações: Terças a sextas-feiras – das 8h30 às 17h. Sábados e domingos – das 13 às 17h.

Mercado São José

O Mercado Público de São José está localizado no centro da praça de São josé, onde existia o Mercado da Ribeira de São José, entre a Rua Pedro Afonso e o Pátio, em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha, no Recife. Além de ser um lugar fantástico com 134 anos de existência, está localizado na Zona Especial de Prevenção do Patrimônio Histórico e Cultural. Lá, além de verduras, frutas, carnes e outras especiarias, a diversidade do artesanato vem das mãos delicadas e pacientes dos artesãos natos, escultores da terra pernambucana que vivem da arte. São redes, tapetes, rendas, mantas, brinquedos, vasos, bolsas, cordel, quadros, colares e tudo o que você imaginar. Informações: (81) 3232.2319

conecte-se #3 // 51


://web-diversão

Casa Cor PE Começa no dia 27 de outubro e segue até 1º de dezembro a mostra de arquitetura e decoração Casa Cor Pernambuco. A ser realizada no Armazém 11 do Porto do Recife, a mostra vai valorizar as frentes d’água e comemora um revival da primeira edição da franquia que aconteceu em Puerto Madero, na Argentina. O destaque é a incorporação do quesito sustentabilidade, que se tornará presente em todas as edições da mostra de hoje e de sempre. Com o tema 100 Anos de Burle Marx, a Casa Cor promete valorizar ainda mais a brasilidade. A proposta avança com o objetivo de transformar a mostra num local também de entretenimento e lazer, um espaço para a família, levando em consideração o tempo de permanência das pessoas que visitam a showhouse: média de três horas. Vale a pena conferir a produção de arquitetos locais num dos espaços mais bem visitados do Recife, o Marco Zero.

Dona Carolina Funcionando há 9 meses em Boa Viagem, o Bar Dona Carolina tem atrativos diferenciados: o chopp, o espaço climatizado, o cardápio diversificado, a música e a vista para a praia de Boa Viagem. A casa é hoje, sem dúvida, um dos espaços que mais atração exerce sobre os que adoram a noite. Num espaço amplo, o Dona Carolina tem quatro ambientes climatizados com mesas, cadeiras, sofás e pufes. Quase um bar com um chill-out muito bem decorado com peças de 1930, como a farmácia em madeira com vitrine de vidro, que acompanha a extensão do balcão do bar. A música tem foco no que de melhor existe na MPB, soul, jazz e em todas vertentes do samba, nas músicas de artistas pernambucanos, além do feeling dos Djs. A casa funciona de terça a domingo, a partir das 17h na Av. Boa Viagem, s/n, 2º Jardim, em cima do Restaurante Alphaiate. Informações: +55 (81) 3466.2743

Na “Metro”

Ousadia é a palavra-chave para descrever as noites do Club Metrópole, conhecido pelo público como a “Metro”. A balada é gay, mas todo mundo frequenta a boate. A casa com quase 8 anos de funcionamento é considerada pelos seus habitués e turistas, como a maior e mais bem estruturada do Norte e Nordeste. Na casa há duas pistas que misturam todos os públicos: A New York Street, voltada ao som house, electrohouse, tribal, progressive e as vertentes de vanguarda da dance music mundial, além de um palco para show de projeção nacional. Por lá já se apresentaram as cantoras Preta Gil, Amanda, Georgia Brown, Lorena Simpson, Verônica Pires (cover de Madonna) e Simonny. E outra pista no mezanino, que toca tudo, principalmente música brasileira. Na cabine da “Metro” já tocaram por lá os famosos DJs Paulo Pringles, Felipe Lira, Mauro Borges, Peron, E-thunder, Allan Natal, Jhonny Luxo e ainda o Filipe Guerra (que começou sua carreira na boate). A Metrópole oferece duas áreas externas. Depois da Lei Anti-fumo, que entrou em vigor no ano passado em Pernambuco, inaugurou uma praça ao ar livre com bar e ainda uma piscina onde são promovidas as concorridas pool parties de verão da casa. O Clube Metrópole fica na Rua das Ninfas 125, Boa Vista, Recife. Informações pelo fone: (81) 3423.0123

Balada Misty A balada Misty é uma das mais concorridas na noite do Recife. A boate, que marcou a noite pernambucana até o início dos anos 90, reabriu em março deste ano na Zona Sul da cidade (bairro de Boa Viagem) como ótima opção de boate friendly. Desde a sua abertura, o som percorre as veias de grandes nomes da cena musical brasileira, como João Neto, Vlad, Renato Cecin, Leandro Becker, Alê Amaral e Grá Ferreira. Na programação semanal da casa, destacam-se os projetos H.E.T Night, às quintas-feiras, com o melhor do house, eletro e tribal, sob o comando do DJ residente Érico Jr. que ainda traz, toda noite, um convidado surpresa para dividir as cabines do clube. Na sexta-feira, a casa vira palco para o Just Tops com um DJ de renome nacional para o agito das pistas de danças. Já nos sábados, o projeto Jet Club traz na discotecagem os DJs Érico Jr. e Paulinho BH com o melhor do house comercial e tribal. Para encerrar a semana, a Misty abre as portas para o projeto Domingueira, a partir das 17h. Com capacidade para 480 pessoas, a decoração da casa também é um grande destaque. Logo na entrada recostada, um lounge garante a privacidade do público que prefere despistar a fila de entrada. Na estrutura interna, paredes com videowall e teto de luzes multicoloridas dão aquele toque especial na decoração.

52 :// conecte-se #3

A Misty fica na Avenida Conselheiro Aguiar, 73, Boa Viagem, Recife. Funciona de quinta a domingo. Ingresso: quinta a sábado: R$ 30,00 e R$ 20,00 (até meia-noite) Domingo: R$20,00.


Noites de Conceito Música eletrônica, mídias digitais e efeitos luminotécnicos fazem parte da atmosfera da Boate Nox, em Boa Viagem. Inspirado nas mais ousadas casas de diferentes países, em que o conceito de arquitetura líquida une-se aos efeitos luminotécnicos de última geração, o empreendimento, que abre de quinta a sábado, virou referência no universo e-music nacional. Na programação fixa da casa, estão os projetos Sala Pocketshow, na quinta-feira, com uma proposta de trazer o melhor do rock inglês e do pop rock, com shows com formatos inéditos. Na noite, toda uma estrutura é montada na pista de dança, com uma decoração mais aconchegante, para passar a sensação de que se está na sala de casa. Na sexta-feira, a boate recebe o projeto Rádio Nox com DJs locais no comando das carrepetas. No repertório, muito house comercial. Já no sábado, é dia de reunir os tops DJs da cena e-music nacional e internacional, dentro do projeto U-nite. O Club Nox fica na Av. Domingos Ferreira, 2422 - Boa Viagem. Informações pelos fones: (81) 3326.3954/3326.8836. Entradas: Quinta: R$15,00 (mulher) e R$20,00 (homem). Sexta e sábado: R$20,00 (mulher) e R$30,00 (homem).

No Teatro da UFPE Lady Kate, do programa Zorra Total, estará no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco no dia 18 de outubro com o espetáculo “Peça D’graça mas tem que pagar com Lady Kate”. Em única apresentação às 20h, os ingressos estão sendo vendidos por R$ 40,00 reais inteira e R$ 20,00 para estudantes. Informações: (81) 3271.1068/3453.4344.

Tony Bennett in Concert Em outubro, na sexta-feira do dia 31, Tony Bennett, a maior lenda viva da música americana, chega ao Recife para um único show histórico, que não deve ser perdido pelos amantes da boa música. Conhecido do grande público pelo sucesso que alcançou com a música I Left My Heart In San Francisco, Tony Bennett conseguiu o feito de voltar por cima, conquistando o público jovem e trazendo à tona de volta o estilo novaiorquino ítalo-americano de jazz vocal, com big bands, à la Frank Sinatra, quando gravou um especial MTV Unplugged, nos anos 90. Informações: (81) 81 3427.7500.


://web bem-estar .por Liane Banca .foto Diego Nazarre

>> Banho de argila _As propriedades terapêuticas da argila são conhecidas há milhares de anos. Os egípcios aplicavam a lama no corpo para deixar a pele macia e também para realizar o processo de mumificação. Os gregos e romanos recorriam à argila quente para curar dores reumáticas, e os hindus acreditavam que, ao ser ingerida, trazia saúde para o corpo e para a mente. Muitas são as utilidades comprovadas ao longo da história, assim como na segunda guerra mundial, quando a argila era usada para a cicatrização dos ferimentos dos soldados, por ser antisséptica e cicatrizante. _Fonte de minerais, rica em ferro, sódio, potássio, silício e outros como o caolim, a argila é usada para fins medicinais, mas também tem grande aceitação em tratamentos estéticos. Entre os efeitos medicinais da argiloterapia, também conhecida como geoterapia, é possível destacar a melhora da circulação sanguínea, e o alívio da tensão e fadiga muscular. _Também possui efeitos terapêuticos. A aplicação diária trata a acne, furúnculos, alergias, psoríase e herpes. E, na forma de emplasto, aplicado à temperatura ambiente, trata também de lesões recentes e entorses, devido a sua ação anti-inflamatória. _Em Cabo de Santo Agostinho, na área de reserva ecológica da Mata do Boto, existe um lago de argila medicinal onde os visitantes podem tomar o banho, espalhar a argila no corpo e depois passar um tempo às margens para se secar da lama e fazer o processo de esfoliação corporal e, enquanto isso, aproveitar a paisagem, local onde foi gravado um dos clips de Chico Science, ícone da música pernambucana. _O banho de argila, que deve durar em média de 20 a 25 minutos, tem efeito remineralizante. O barro elimina as toxinas, estimula a oxigenação e provoca uma leve esfoliação. O silício estimula a micro-circulação da pele, auxiliando no processo de renovação celular, além de devolver brilho, elasticidade e viço. “Quanto mais tempo passar, mais a pessoa rejuvenescerá, tem que ter cuidado para não virar bebê”, brinca Mauro, o responsável pelo controle de acesso dos visitantes. _O passeio é promovido pelos bugueiros de Cabo e já faz parte de todos os roteiros turísticos que acontecem com uma pré-reserva de grupo e mediante o pagamento de uma taxa para auxílio de manutenção da área. A visitação não é liberada para visitantes que estejam sozinhos e esta medida vem sendo mantida a fim de proteger o sistema natural da lagoa. Para chegar à Mata do Boto, informe-se na recepção dos hotéis de Cabo. 54 :// conecte-se #3


://web bem-estar .por Dra. Maria Paula Del Nero Especialista em Dermatologia, Medicina e Estética

>> Entendendo o envelhecimento dos 20 aos 80 anos _Para que você cuide melhor da sua pele é fundamental conhecê-la bem. Aqui vamos explicar como funciona a pele nas diferentes idades. _Começamos a envelhecer desde o momento em que nascemos. Ao longo da vida, os efeitos do tempo são visíveis no nosso corpo. Até os 20 anos, as modificações mais importantes no organismo são o crescimento e o desenvolvimento. A partir dos 20 anos, os efeitos do envelhecimento tornam-se visíveis na pele. _Temos dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O intrínseco é geneticamente programado, levando a modificações no tecido colágeno e elástico com o passar dos anos. A programação genética para cada pessoa é diferente, por isso a perda do tônus e elasticidade da pele ocorre com intensidade diferente para cada pessoa. A pele perde a elasticidade, torna-se mais seca e flácida, perde o brilho e aparecem rugas. O processo de cicatrização fica mais lento. _Simultaneamente ao envelhecimento genético, ocorre o processo de fotoenvelhecimento, que nada mais é que o processo decorrente da exposição solar repetida ao longo dos anos.

...até os 20 anos _Ainda jovem, adquira o hábito de usar protetor solar diariamente, mesmo em dias frios ou nublados, para prevenir problemas futuros. Estudos indicam que 80% dos danos solares durante a vida ocorrem antes dos 20 anos. Os cuidados com a exposição solar retardarão o aparecimento de rugas e manchas, prevenindo as alterações que levam ao desenvolvimento de câncer de pele no futuro. entre 20 e 30 anos _Os primeiros sinais de envelhecimento podem estar presentes nesta fase. Hábitos de vida como exposição solar, uso de bebidas alcoólicas e tabagismo merecem ser reavaliados em todas as fases da vida. Essa é uma boa época para mudanças, criando rotinas mais saudáveis. _A pele pode diminuir a oleosidade. Mesmo atingindo a maioridade, poderemos encontrar sinais da adolescência como acne ativa ou cicatrizes de acne. Nestes casos, deve-se procurar ajuda do especialista para programar o tratamento.

_Fatores externos como stress e tabagismo também contribuem para o envelhecimento.

entre 30 e 40 anos _Muitas mulheres referem diminuição da produção da oleosidade da pele; temos muitas queixas de pele seca. Nesses casos é importante manter a hidratação da pele, pois, nesta fase, rugas podem ser evidentes na área dos olhos e boca. Seu dermatologista poderá orientar uso de ativos com ácidos (alfahidroxiácidos-AHA ou retinóides) em forma de cremes, loções ou peelings que ajudam a renovação das células e podem suavizar manchas e rugas.

_Atualmente a dermatologia apresenta várias técnicas e procedimentos que objetivam melhorar o aspecto da pele e outras para promover o rejuvenescimento. Mas, antes disso, é necessário protegê-la e cuidar da sua integridade. Prevenir é sempre o melhor caminho. Preventivamente, poderemos seguir orientações para termos poucos problemas no futuro.

entre 40 e 50 anos _Nesta fase a pele apresenta diminuição de tônus e aumento da flacidez. Podem-se observar irregularidades de pigmentação (manchas). Durante o exame dermatológico, pode-se detectar o aparecimento de alterações como lesões precursoras de câncer de pele (queratoses

_Exposição solar crônica também é responsável pelas alterações que favorecem o desenvolvimento dos cânceres de pele (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma).

56 :// conecte-se #3


actínicas) ou até lesões cancerosas (carcinoma basocelular ou carcinoma espinocelular). Nesta fase, também poderemos usar a toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings químicos ou a laser, objetivando o rejuvenescimento. após os 60 anos _Nesta fase, poderemos observar importante flacidez, grande perda de brilho e elasticidade da pele. Também nesta fase é importante não descuidar das avaliações do dermatologista, que poderá diagnosticar e tratar precocemente lesões pré-cancerosas ou até lesões. Também teremos como opções de tratamento a toxina botulínica, os preenchimentos e os peelings químicos ou a laser, objetivando o rejuvenescimento. Há casos em que este tratamento é feito após tratamento da parte superior da face pela blefaroplastia ou lifting cirúrgico, ou ritidectomia para melhorar a aparência da porção inferior do rosto e da parte superior do pescoço. >> Dica importante para todas as idades _Os passos enumerados para cada faixa de idade são de ordem geral. Pessoas com a mesma idade poderão apresentar diferentes tipos de lesão ou graus de envelhecimento devido a fatores individuais, como dano causado por exposição solar crônica, características genéticas, hábitos de vida (como tabagismo, stress). Não existe uma “idade” fixa ou padronizada para se iniciar os procedimentos citados. Seu médico dermatologista poderá orientar a melhor conduta para seu caso. _Procedimentos usados por dermatologistas para melhora do aspecto da pele: > TOXINA BOTULÍNICA-Botox, Peelings, preenchimentos, LASER, SCULPTRA, Restylane, ACCENT.

_Com tantas tecnologias, é difìcil não ficar bem. Basta se cuidar e se gostar. www.dramariapauladelnero.com.br


://web-gourmet .por Fernando Aguiar .foto Diego Nazarre

TEMPERO NORDESTINO um olhar saboroso na culinária de Pernambuco

_Os encantos da paisagem pernambucana atraem turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, ávidos por sol, mar, sombra, água fresca e... tapioca, cuscuz, camarão, lagosta, pirão, fritadas mil, doces típicos... Achou pouco? A culinária nordestina – e em especial a pernambucana – oferece uma riquíssima variedade de pratos e sabores, embora o alerta seja necessário: aprecie de tudo um pouco, mas com moderação (ou não). _A reportagem de Conecte-se percorreu algumas praias da terra de Alceu Valença e Luiz Gonzaga e fez duas providenciais paradas. Uma foi no restaurante Oficina do Sabor, em Olinda, cidade vizinha da capital Recife e que ferve nos carnavais todos os anos – já entrou até para o Guinness Book com o Galo da Madrugada, apontado como o maior bloco carnavalesco do mundo e a outra foi em Cabo de Sto. Agostinho, no Bar do Rio – também muito procurado por aventureiros – e glutões de toda espécie. _O “Jerimum recheado” é a grande sensação no Oficina, enquanto a “Fritada de Aratu” é o prato mais procurado no Bar do Rio. A seguir, descubra os segredos de preparo de cada um deles.

ingredientes regionais como o jerimum, a macaxeira, a carne de sol etc. _Logo na entrada, um leão entalhado em madeira recebe os comensais. A decoração é artesanal e orna todo o espaço, com quadros, peças de cerâmica e toalhas feitas e pintadas à mão por artistas locais. Na ausência de César, Janaína é a responsável pelo Oficina e nos indica o caminho para a aguardada degustação. Em instantes, o jerimum (ou moranga, abóbora) aparece nas mãos do cozinheiro Sebastião, que separa os ingredientes para o preparo. “Usamos camarão puxado no azeite, suco de manga, erva-doce, um pouco de mostarda e requeijão”, diz ele, dando toques sobre os ingredientes e revela: “Deixamos o camarão no fogo por 10 minutos. Esse é o ponto certo para o cozimento”. _Após ser aberto e sem as sementes, o jerimum é levado ao fogo em “banho-maria” por 30 minutos. “A receita foi criada pelo César e serve duas pessoas”, conta Sebastião, que prepara a decoração do prato que vai receber a moranga. Em instantes, está pronto para ser saboreado. _Entre inúmeros prêmios conquistados em sua carreira, talvez os recebidos em nome do Oficina, são os que mais orgulham o chef César, eleito recentemente pela Veja Recife como o segundo melhor restaurante do Estado e a melhor casa regional.

>> O ponto certo do camarão _Instalado num charmoso casarão na Cidade Alta em Olinda, o Oficina do Sabor – aberto há 16 anos - é um dos restaurantes mais famosos e procurados do Estado e pertence ao chef César Santos que, desde o início, sempre valorizou a cozinha local, recriando pratos à base de

58 :// conecte-se #3

www.oficinadosabor.com.br


>> No meio do “nada”, mas com tudo em cima

_Não há como não ser rústico, pois o Bar do Rio se localiza no ponto mais escondido da paradisíaca praia de Cabo de Sto. Agostinho, mas não por isso deixa de ser charmoso. Comese em meio às sombras das mangueiras, dos cajueiros e dos coqueiros, abundantes por lá. _Dona Genilda é a cozinheira do restaurante inaugurado há 7 anos e a criadora dos pratos. “Cheguei a relutar em abrir esse espaço”, conta ela, quituteira de mão cheia e que apresentou a deliciosa “Fritada de Aratu” à nossa equipe. “Ele é o mais pedido aqui”. Em tempo: o aratu não é um peixe e, sim, um crustáceo típico da região, muito saboroso.

perguntamos. Desta vez, no forno moderno, por causa do tamanho da frigideira. _Em seguida, ela bate primeiro as claras e depois junta as gemas para fazer a mistura da fritada que vai envolver o aratu. E como ele é pescado? “Normalmente à noite, na pedra”, revela Genilda, já terminando a fritada e colocando todo o cozido na bandeja devidamente decorada. Pronto! O prato é levado para fora do restaurante, numa mesa pertinho de um braço do mar, e muito bem degustado. Divino! Após essa refeição, uma redinha é muito bem-vinda.

_Turistas dos mais variados destinos aparecem por lá. “Abrimos todo santo dia”, diz, em meio aos ingredientes. A saber: ovos, cebola, tomate, coloral, azeite, sal... Ela joga toda a mistura por cima do filé do aratu pré-cozido, pronto para ir ao fogo. “É feito no forno à lenha ou no tradicional?”,

conecte-se #3 :// 59


://web-eco .por Frederico Tauil

_Preferencialmente, compre produtos que não venham com muita embalagem. Reutilizar materiais é fundamental. Use e abuse das sobras de madeiras para fazer móveis e não se esqueça de que vidros bem lavados podem sempre servir para guardar alimentos e materiais de carpintaria e escritório. Se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. _A reciclagem do lixo ensina sobre o valor daquilo que descartamos e proporciona ganhos sociais e econômicos. Alguns materiais potencialmente perigosos encontrados no lixo doméstico podem ser enviados à companhia de limpeza de sua cidade: materiais para pintura, jardinagem, automotivos e pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

>> O descartável não cabe mais no nosso planeta.

VIDRO

METAL PLÁSTICO

PAPEL

_Atualmente, o maior desafio para nós, habitantes deste planeta, é ter pleno entendimento sobre as questões socioambientais. Acabou o tempo em que se considerava que a lata de lixo fazia mágica e era naturalmente uma desintegradora da matéria. É fato que o lixo que jogamos na lixeira continua existindo depois, não é verdade? É tempo de mudar hábitos, tempos de consciência planetária. _Não existe a possibilidade de não produzir lixo, mas sim uma alternativa para a diminuição desta produção, por meio da redução do desperdício que pode ser reutilizado e separado pelos materiais recicláveis para a coleta seletiva. As três palavras-chave relativas ao impacto ambiental são: reduzir, reutilizar e reciclar. 60 :// conecte-se #3

_Não são recicláveis os seguintes materiais: adesivos, fita crepe, etiquetas, papel carbono e de fax, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis úmidos e engordurados (guardanapos), papéis metalizados, plastificados e parafinados. Lixo separado é lixo reciclado. Saiba mais como fazer a coleta seletiva: >> Papel,

papelão, jornais, revistas, cadernos e folhas soltas, caixas e embalagens desmontadas devem estar limpos e secos.

>> Metais

(ferrosos e não ferrosos) como: lata, alumínio, cobre e pequenas sucatas devem estar limpos.

>> Vidros

como: copos, garrafas, potes ou frascos devem estar limpos. Podem ser inteiros ou quebrados. Não coloque vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas.

>> Plásticos

(todos os tipos): garrafas, sacos e embalagens e brinquedos danificados e sem nenhuma utilização e utensílios domésticos devem estar limpos e sem tampa.


://web-eventos

LOBAIS G A T R O RANSP T T E J RATIVO WEB TAR COMEMO N A J EM

.por Julian Lopes .fotos Cassiano Cordeiro _Cerca de 450 convidados prestigiaram jantar promovido pelo Consulado da Índia, no espaço Villa Noah Embratel, em São Paulo, em comemoração aos 62 anos de Independência da República da Índia.

_Comandado pelos empresários Mukesh Chandra e Sumeet Lamba, a ocasião também homenageou a equipe da novela Caminho das Índias, apresentada pela Rede Globo. Em clima típico indiano, com direito a danças e músicas tradicionais, receberam atores e diretores da trama, todos transportados carinhosamente pela Webjet, em ponte aérea Rio-São Paulo.

_Juliana Paes foi a grande estrela do jantar, vestida a caráter, com traje típico indiano e acompanhada do marido, o empresário Carlos Eduardo Baptista. Atores e diretores receberam homenagens no palco, entre eles: Cléo Pires, Victor Fasano, Jandira Martini, Marjorie Estiano, Karina Ferrari, Odilon Wagner, Paula Pereira, Cadu Paschoal, Claudia Lira, Cacau Melo, Carolina Ferreira e também o diretor artístico da novela Marcos Schechtman, que afirmou ser a proposta da novela unir culturas diversas. Entre o elenco também estavam presentes representantes de famílias que formam parte da comunidade da Índia no Brasil.

Carlos Eduardo Baptista, Juliana Paes, Sumeet Lamba e Mukesh Chandra


Marjorie Estia

no Odilon Wagne r

ClĂŠo Pires Victor Fasano

Juliana Paes


Wagner Ferreira, Marcos Nunes, Guilherme Paulus e Alcimar Ribeiro Ricardo Ritter, Guilherme Paulus e Luiz Fernando Moraes

Lançamento Conecte-se Webjet #02 _“Você tem que surpreender o seu cliente!” _O lançamento da revista Conecte-se Webjet #02 aconteceu em Porto Alegre no dia 2 de setembro, no Restaurante Peppo Cuccina, no Bairro Moinho de Ventos e foi um sucesso! _A Webjet só tem a agradecer o carinho e a participação de todos: do trade, dos colaboradores, da imprensa e dos amigos. _Como disse Wagner Ferreira, presidente da Webjet, durante o lançamento, “Você tem que surpreender o seu cliente!”. E ainda afirmou satisfeito: “Estamos

construindo uma Empresa com a nossa cara, com felicidade, com a nossa web-gente, web-feliz”! _Guilherme Paullus, também presente no evento, ressaltou a importância da imprensa para o desenvolvimento do projeto e, entusiasmado, finalizou: “Contem com a Webjet! É só o começo de uma grande Empresa da aviação comercial.” _Agradecemos o apoio que a Conecte-se recebeu e tem recebido das Secretarias, do Convention Bureau, do trade e de todos os web-colaboradores.

Breno Gomes, Fabricio Lima, Jorge Medina, Eduardo Heyer, Wagner Ferreira e Baltazar Saldanha Everton Finardi e Luiz Tadeu Pacheco

64 :// conecte-se #3Paulus, Ditmar Bellmann, Samanta Vasques, Guilherme

Martina Corrêa e Wagner Ferreira

Isabel Rodrigues e Elisabeth Costa


José Reinaldo Ritter, Baltazar Saldanha, Gustavo Leipnitz Ene e Norton Luiz Lenhart

Fabiana Sturmer e Ranieri Rizza

Claudia Bertolucci, Martina Corrêa, Samanta Vasques e Fabiana Costa

Flavio Difini, Henrique Raizler e Gabriel Camargo

Fabiana Sturmer e Jane Fernandes

Adriana Magnus, Juarez Magnus, Alcimar Ribeiro e Márcio Ribeiro Andréa Martins, Fredy Campos, Carlos Koga, Lívia Borelli e Laura Schirmer

Paula Maia e Joana Faillace Alice Pereira e Catarina Collares

conecte-se #3 // 65


://web-pelo Brasil .por Cristina D’Azevedo .fotos Arquivo Bienal do Mercosul

Rio Grande do Sul

Porto Alegre respira arte de outubro a novembro

Gilberto Esparz

ista art e

sia

do

co

rt

_A programação é extensa, por isso o melhor é consultar o site antes de sair de casa. Ao todo, são sete exposições – A Árvore Magnética, Absurdo, Biografias Coletivas, Desenho das Idéias, Ficções do Invisível, Projetáveis e Texto Público – e três programas – Projeto Pedagógico, Curadoria Editorial e Radiovisual.

>>

Co

artis ta Jonathas d

eA

>> Cortesia d oa

rtis

de

>> Cor te

si a

do

a

ta

D

do

a

uet

nd r a

rti

>> Serviço: O que é: 7ª Bienal do Mercosul Data: de 16 de outubro a 29 de novembro de 2009 Dias de funcionamento: Terça a domingo Horário de visitação: 9h às 21h Entrada Franca Agendamento para grupos: (51) 3254.7500 Site: www.bienalmercosul.art.br

eB

sia

_A 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul propõe revalorizar o artista como um ator social e constante produtor de um sentido crítico necessário. Segundo Camilo Yáñez e Victoria Noorthoorn, curadores gerais desta 7ª edição, o título Grito e Escuta remete à importância de explorar a comunicação multidirecional. ti el ni

r te

>>

_Reconhecida como uma das maiores mostras de arte do mundo, a Bienal do Mercosul chega este ano à sua 7ª edição. Além de promover a integração dos países do Mercosul e a arte latino-americana como um todo, possibilita o acesso à cultura a milhares de pessoas.

a

>> 7ª Bienal do Mercosul – Grito e Escuta

st

aL ilian

a Porter

>> Locais e endereços: _Armazéns do Cais do Porto Av. Mauá, 1050 (entrada A3 e A4) – Centro _Santander Cultural Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro _MARGS – Museu de Artes do Rio Grande do Sul Praça da Alfândega, s/nº – Centro

>> Corte s

ia d

o ar

t

ist

aJ

ua

nD

owney

.por Joana Faillace Banda Eva apresenta novo formato de show em Porto Alegre Com o apoio da Webjet, Saulo Fernandes e banda subiram ao palco do Café Segredo no dia 16 de setembro, quarta-feira, para mostrar aos gaúchos seu mais recente projeto, intitulado Eva Private. O show acústico e com um formato reduzido do grupo, será apresentado em inúmeras capitais do País. O seleto público que compareceu ao evento, exclusivo para convidados e imprensa, dançou sem parar e foi levado ao delírio quando o vocalista cantou o sucesso “Não precisa mudar”.

66 :// conecte-se #3


://web-pelo Brasil .por Simone Farret .fotos Divulgação

Rio Grande do Norte

Galinhos vai ser um dos cenários Da nova novela da Globo _Uma encantadora e tranquila península cercada por mar, areia branca e sal. Galinhos vai estar na tela da Rede Globo como cenário da nova novela das seis da Rede Globo, que terá no elenco os atores Marcos Palmeira, Carmo Dalla Vecchia e Isabela Garcia. Um paraíso de água morna e paisagens encantadoras formadas por dunas, salinas e manguezais a 160 Km de Natal, no litoral norte do Estado, o município tem na pesca, na extração de sal e no cultivo de camarão em cativeiro a base de sua economia. O acesso restrito por barco, bugue ou veículo 4x4, através das dunas na maré baixa preserva o

destino ainda pouco frequentado por turistas. Na vila, o transporte oficial é feito pelas charretes puxadas por jegues que ficam no porto à espera dos moradores e dos turistas para traslados e passeios. Caminhadas entre imagens de cartões postais; passeios de barco e jangada pelos braços de mar para tomar banho junto às dunas, inclusive nas noites de lua cheia; ficar jogado na praia degustando as delícias da cozinha local; praticar kite surf e ir de bugue pelas belas dunas à praia de Galos e experimentar a tapioca com camarão da Irene estão entre os imperdíveis em Galinhos.

.por Fabíola Wanderley .fotos divulgação Inhotim - Um orgulho mineiro

Minas Gerais

www.inhotim.org.br +55 (31) 3227.0001 valor da entrada - R$ 10,00

_O Instituto Inhotim, que ganhou este nome por estar no distrito de Inhotim em Brumadinho, a 60 Km da capital mineira, é um complexo que une artes plásticas e preservação ambiental. Abrigo de um importante acervo com mais de uma centena de obras de grandes dimensões, onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com jardins, plantas raras e lagos de fazer o queixo cair. Criado em 2005 pelo empresário Bernardo Paz para tornar pública sua coleção de obras de arte contemporânea, o Inhotim é uma entidade privada e sem fins lucrativos. _Com uma área de 45 hectares de jardins, parte deles projetados por Burle Marx, o Inhotim possui um representativo acervo que vem sendo formado desde meados da década de 1980 e tem como foco obras criadas a partir dos anos 60. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais. São sete pavilhões onde estão expostas

obras dos mais relevantes artistas contemporâneos. Considerado uma referência mundial, o acervo conta com mais de 450 obras de artistas como Cildo Meireles, Vik Muniz, Larry Clark, Rirkrit Tiravanija, Cerith Wyn Evans, Hélio Oiticica, Neville D’Almeida, Dan Graham, Paul McCarthy, Zhang Huan, entre outros; algumas delas criadas especialmente para o Inhotim. _Comprometido com o desenvolvimento da comunidade, o Instituto Inhotim promove e apoia uma série de projetos sociais na cidade, além de ser uma vital fonte de empregos, participando ativamente da formulação de políticas para a melhoria da qualidade de vida na região, em parceria com o poder público. Um centro de convenções e um hotel, construídos com recursos do Governo Federal e do Estado de Minas, estão sendo erguidos nas proximidades do instituto. Até 2011, o local deve ganhar também o status de Jardim Botânico.


Rio de Janeiro

.por João Felípe Toledo O namoro musical duradouro entre Recife e Rio de Janeiro

_Um fato curioso é o apreço que o carioca tem pelos ritmos pernambucanos, e não é de hoje. O maracatu de baque solto mistura-se com o rock, o pop com o frevo. O baião pode virar samba e o xote se tornar hardcore. E essa salada toda resulta em casas cheias, quando novos expoentes do Nordeste se apresentam no Rio de Janeiro.

também é querido entre os cariocas e foi o responsável pela animação da festa junina da lona mais famosa da cidade. O grupo Mombojó, representante da nova geração do mangue beat, encanta cada vez mais com sua miscelânea de elementos pinçados de ritmos de outras vertentes. Otto também circula pelo Rio, já com a chancela de músico local.

_Entre os mais queridos pelo público da Cidade Maravilhosa, está o Cordel do Fogo Encantado. Ainda está na memória de muitos, o show lotado na Fundição Progresso, na Lapa, em 2007. No mesmo bairro, mas no Circo Voador, tanto a Nação Zumbi, quanto o Mundo Livre S.A. costumam arrastar multidões para apresentações memoráveis. Silvério Pessoa

_O intercâmbio cultural é saudável e o Rio de Janeiro só enriquece seus palcos tendo atrações de qualidade e ligadas ao melhor da música brasileira.

_Além de belas paisagens, festas históricas e povo animado, Pernambuco também é reconhecido por sua efervescência musical, que sempre se renova. De lá, surgiram o grande Luiz Gonzaga, Alceu Valença e seus forrós deliciosos, Geraldo Azevedo e o táxi lunar, Lenine “querendo sair só” e Chico Science, que nos apresentou o mangue beat.

Rio, cidade de cinema! E por que não de Olimpíadas? _Encantador que é, o Rio de Janeiro atrai cada vez mais os holofotes para si mesmo, sem modéstia. Além dos eventos esportivos que vem conquistando com frequência, a cidade maravilhosa comemora seu lado cultural, que também vive um momento de ótima ebulição. A notícia da hora é a escolha para servir como cenário para mais um longa de repercussão internacional. Depois de Paris e Nova York, o Rio será a próxima cidade homenageada no cinema com o filme “Rio, Eu Te Amo”, da franquia “Cities of Love™”, criada pelo francês Emmanuel Benbihy. _E, se você é fã do Rio, prepare-se: em outubro, sai o resultado para a disputa de qual será a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O Rio de Janeiro concorre com Chicago (EUA), Madrid (Espanha) e Tóquio (Japão). Faça as suas apostas, mas torça pelos cariocas!

NOTA DE CORREÇÃO: Na matéria de Paraty (Conecte-se #01, p.19), o telefone correto para contato do restaurante Ilha do Catimbau, é +55 (24) 3371.1847 (com Cacá ou Mimi). Ou pelo e-mail mimicatimbau@mpc.com.br.

.foto Salvador Cordaro

.foto Clarissa Magalhães


://web-kids .por Livia Borelli

deirauco n Ba >> rnamb ngulo de Preazul do retgârandeza doca

o ran aa boliz ; a cor b olor im s rior ano is tric supe rnambuc co-ír resenta r a o e p ; céu p nta a paz melho) re canos; r e e bu s v e m , repr arelo os perna teriza o m a , e os ; arac (verd e tod akrab c deração d o b e iã e F n n e da au de rela D onjunto ergia uz n c e a est o a r do n rça e ente, a c o f Esta a no lé alm o So buco; fin tiça e s ju na am Pern enta a fé ento. s e ndim repr ente _A c

e de Recteifm por base ra i e d n e a >> Ba tangular m azul e

oe e é re terais sã do de de Recif la a s ir a e e d u n do Esta q a o ir e d d n _A ba e n ,s ba ejados verticais ores da eais alm c s id a s , n à fé lu o o a d e an ides. três c . A força o, report irtus et F z c V a n p m ra a ti b d la e m rasileiro frase em central e os pela do céu b d ecife. , ta o n c e u s b eira do R ismo repre d n o a ã Pernam s b , a o d n human o cristia o visual pelo ser e trouxe mpletam u o q do c u a a c s ç s e n ao e rtugu pera o s o d e p n e o te ã a e ç a m , forç arelo, re irido por a coloniz los de fé ntando , em am do adqu e li o s e _Símbo d p a re a p ro , o re e strela, ort sc : a cruz, sol e a e ão do N eerlandê o e n , L o m o ã fi a r São eles le e rasil; o tas e, po Nassau entação para o B à repres rico de lu urício de e a tó r is M io h e l a d ia s potenc o astro m ria das terras de arma ao noss pelo seu o o d c riginá u in b d lu m erada o lo, a Perna id re s a n 1817. m o a c , m ento de sileira ra im v B ambos e o a c m li b , com o da Repú bucanas pernam


o onáruiquês teta i c i D >> rnamb o, besta, papertado Pe do – bob ado – a essado

h r acoc ado – ap o da lua avex no mund – triste o, hô onfus borococ rnas finas o–c pe d a – t tal, o e bitos e tudo, o mo” azur cam b su a s s upra que cara ush”, o “s u parente a o , r o m r o C s ia t b o e –o pa d amig dema – lho “tam moro de anga a ia b d m a r o t ao and o na carro la ou chup judar r à au – roda do bobo lar, a cão a u lt a im f t s – ar – jante a–e leso iro gaze r jac dinhe a m corta e s – io d o n c lis e ma nças ível d t ria s c e s com tir as dade ara diver dos outro ie r a v p ir a r – s d – lo a aça axeir etácu mangar – palh inho mac s de esp a g n ga enin eco mun em pequ abelo – bon ec –b gos d n a e o l h ! u cura lástic totin brincando mam pixo .pitó – e ijo – fres ró Aprendendo r o f que çar, e dan masia d o, el o M p de o e rd d se Wagner Berna rir em onde ho _É assim que festa argalhar, ito baixin dado pelo Jô o – lid pe (a o a g x je uc C o u – u o m s b r lg co i o a r – id b rala em profissão ona mais conhec se a de z jeito bom onda o inicio de sua e fin e de t os e an su linda or red Soares), de 13 as Mirins de O tamb tampa – edrinha rtas p os!! São os Gui an to – s 13 ao s s to o ao a en x ão im n xê per Sim, profiss zer conhec ra e “t ra d pa a – gu ponta da lín beta zam que têm tudo na esmo diz! abes

talha

>> Guias Mirins

ele m turistas”, como de carro e, tomando conta to en B o Sã incando a no Mosteiro de ria. Aprendeu br tó is H la _Ele trabalhav pe do an abou se interess contou algumas conversando, ac vulgar”! Ele nos di ra pa e qu r. Será que r certo do é ditado popula “mais para fala at m tê e is ua o bem at ditados? histórias que sã surgiram esses de on de be sa você e faz tudo por -oco? Aquele qu au -p do ont sa lonização, os onde veio o Na época da co ? _Você sabe de ho in id nd co para no, quietinho, es as por dentro, debaixo do pa São Bento, oc de s en !! ag se im vis avam ninguém portugueses us ropa sem que Eu a ra pa a at e pr transportar ouro sabe essa? ira??” Alguém be m eira que ne ra ei _E “sem a, chamada de lh te de a ad m a ca vam casas tinham um que representa de telha, beira Antigamente, as as ad m ca e as ira, qu pobres, du as de telha, tribe representava os ia e, três camad éd m né? Sem se do as tu cl os. Já viu ric os as pessoas de am er s: um terra der, dinheiro e oedinha e nem significavam po da, nem uma m na ha tin o nã .. a. époc era quem poder naquela eira e nem beira uem dirá algum Q . rra te de o pedacinh segundo Olinda, ACNO, de s ivo at N s dos Condutore missão tirar _A Associação os, tem como an 20 há ia gu te sinamento, Cuca e Toto, es dando algum en da lin O de as ru tros! ns das poeira entre ou crianças e jove , maracatu, ca ria tó is H dos to de s ra la como au nidade pa oferece oportu O N AC “A , do to ção, to s Segundo To m muita dedica co e a; ic át pr o”. aprenderem na render brincand conseguem ap


://web-na mala .por Gustavo Carvalho .fotos divulgação

>> DE MALAS PRONTAS PARA PERNAMBUCO Câmera fotográfica para tirar auto-retrato > Muito sol, paisagens paradisíacas e a vontade de eternizar o momento com uma bela fotografia. Para quem viaja sozinho, fica difícil obter bons enquadramentos com aquela esticada de braço, virando a câmera para o próprio rosto. Pensando nisso, a Samsung lançou uma linha de câmeras digitais com uma mini tela LCD frontal para visualizar o que será registrado. O modelo ST550 tem 12 megapixels, zoom óptico de 4.6x, grava vídeos em alta definição (720p) e possui visor LCD touchscreen de 3,5 polegadas na parte de trás. Preço sob consulta

Academia agora cabe na palma da mão > Com a Power Ball NSD – 250Hz é possível exercitar-se em qualquer lugar para correr atrás do prejuízo e entrar em forma para o verão. Seu funcionamento é ativado por um giroscópio de alta precisão acelerado com a rotação do pulso, sem utilizar qualquer motor ou bateria. Indicado para exercitar mãos, dedos, braços e ombros, ajuda a tonificar e adquirir massa

< Estímulo para manter-se em movimento O novo iPod nano tem tudo para ser seu parceiro ideal durante a caminhada pela praia. Agora, ele possui câmera de vídeo integrada, que registra imagens tanto na vertical quanto na horizontal, sintonizador de rádio FM com pausa ao vivo e o exclusivo kit esportivo Nike + iPod que, além de fornecer a função conta-passos, ainda informa sobre seu tempo, distância, ritmo e quantidade de calorias queimadas. A nova linha iPod nano ganhou tela maior com 2,2 polegadas, estrutura em alumínio polido e sete cores vibrantes. Disponível nas versões 8 e 16GB. Preço sugerido: R$ 700,00 (16GB)

74 :// conecte-se #3

muscular. A intensidade do exercíco é controlada pela velocidade dos movimentos que pode ser superior a 250 rotações por minuto e resistência que varia de 1 a 16kg. Preço sugerido: R$ 129,00


Nas ondas dos esportes aquáticos >

Proteção para a pele oleosa e mista > Proteger-se adequadamente é fundamental quando o assunto é sol. Quem tem a pele oleosa conta com o Anthelios AC Fluide Extreme FPS 40 da La Roche-Posay para proteção solar UVA/UVB e combate a oleosidade. A nova versão do produto contém fórmula com micro-esferas de ação anti-brilho. Sua textura fluida, sem perfume e de rápida absorção protege sem deixar a pele com aspecto pesado e

Para os iniciantes na arte do surfe, o modelo Funboard da Mormaii é uma ótima opção para praticar o esporte. O design com bico mais arredondando e as medidas mais acentuadas tornam a prancha bastante estável e com boa remada. Indicada também para surfistas experientes que procuram se divertir em ondas pequenas, a prancha é confeccionada em bloco de primeira qualidade, tecido importado, quilhas Expans Flex, acabamento polido e qualidade Wave Glass. O design é assinado por Evandro Santana com diferentes grafismos que imprimem beleza e personalidade. Preço sugerido: R$ 950,00

oleoso. O produto possui FPS 40 e água termal em sua composição. Preço sugerido: R$ 55,00

Bronzeado garantido para o verão > O autobronzeador hidratante para o rosto e corpo, da Avéne, ajuda você a não depender do sol para começar o verão com tudo. Possui fórmula não-oleosa e anti-radicais livres. Indicado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis, devido à presença de água termal em sua composição. Com textura suave, proporciona um bronzeado seguro e natural em apenas 1 hora, sem manchas e quase nenhum esforço. É indicado também para pessoas que possuem intolerância ao sol. Preço sugerido: R$ 69,00

< Acessórios diferentes para cada ocasião As bolsas de palha estão sempre presentes nos cenários litorâneos Brasil a fora. Não somente pela praticidade, resistência e beleza, mas pela utilização de materiais ecologicamente corretos que colocam o acessório também em alta. O modelo de ombro, da Matiz, possui duas alças, divisão interna com zíper e aba detalhada. Internamente, o produto é todo forrado, possui bolso e um prático porta-celular. Por fora, os detalhes e acabamentos dourados dão o toque de sofisticação à peça que pode ser usada em diversas ocasiões. Preço sugerido: R$ 32,00


Webjet investe na qualidade de seu serviço de bordo _Com participação crescente no mercado doméstico, a Webjet Linhas Aéreas tem como principal objetivo oferecer aos seus clientes uma opção de viagem com conforto, praticidade e economia. E uma das principais preocupações é investir na qualidade do serviço de bordo. A companhia acredita que não é possível crescer oferecendo o mesmo que outros já oferecem. Desta forma, a Webjet elabora um serviço de bordo baseado na análise de dados como o perfil do cliente; adequação do tempo de voo com o período do dia; regionalidade, cultura, sazonalidade e oferta de produtos para cada rota atendida. São oferecidos deliciosos sanduíches, diferenciados e balanceados, com variados tipos de pães, combinados com recheios de queijos, pastas, carnes, salmão e aves, sempre com temperos apropriados para cada horário. A variedade de sobremesas conta com bolos, bombas, cucas, brownies e strudel, entre outras delícias. Tudo é servido em práticas embalagens, com um alto padrão de higiene e qualidade, garantido pela preocupação da Webjet em oferecer um serviço de qualidade e justo, aliada à experiência das empresas contratadas para desenvolver e preparar as refeições servidas a bordo. Todo o cardápio é elaborado por profissionais que

76 :// conecte-se #2

levam em conta desde o valor nutricional, até a conservação do sabor, atendendo às rígidas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mensalmente são produzidas mais de 235 mil refeições para os passageiros da Webjet, no seus cerca de 100 voos diários. Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e São Paulo possuem a maior demanda, com cerca de 85 mil refeições embarcadas por mês nos voos da companhia. Na maioria dos 11 aeroportos onde opera, a Webjet conta com os serviços da LSG Sky Chefs, subsidiária do grupo Lufthansa, atualmente a maior empresa de catering do mundo. A LSG atende a Webjet nos aeroportos do Rio (Galeão e Santos Dumont), Recife, Salvador, São Paulo, Natal e Fortaleza. Nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba o serviço é prestado também por empresas tradicionais: RA Catering, Comissaria Aérea Brasília e pela Comissaria Romanelli.


conecte-se

VOOS E DESTINOS A companhia aérea mais verde do Brasil não para de crescer. _A Webjet Conecte-se acaba de ampliar para onze o número de aeroportos onde opera seu serviço de check-in via internet. O web-check-in, que inicialmente foi lançado no Rio de Janeiro (Galeão) e em Brasília, agora está também disponível nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte (Confins), Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo (Guarulhos) e também no aeroporto Santos Dumont. _E não é só o número de destinos que aumentou: as opções de horários também. Muitas rotas, antes semanais, passaram a ser atendidas diariamente, ou seja, estamos fazendo o mesmo que as nossas aeronaves fazem todos os dias: decolando. ROTAS E HORÁRIOS

_Fortaleza _Natal _Recife _Salvador _Belo Horizonte _Brasília _Rio de Janeiro _São Paulo _Curitiba _Porto Alegre

Para ver os horários de todos os voos, acesse webjet.com.br.

conecte-se #3 :// 77


Conselho (da esquerda para a direita): Fábio Godinho, Diretor Administrativo e Financeiro; Davidson Botelho, Diretor Comercial e de Marketing; Julio Perotti, Vice-presidente; Wagner Ferreira, Presidente; Marcelo Rodrigues, Diretor de Planejamento e Novos Negócios; Helena Tavares, Gerente-geral de TI; Luiz Antonio Lyra, Diretor de Operações; Armando Lucente, Diretor de Aeroportos e Controle Operacional

MISSÃO E OBJETIVOS Crescimento com planejamento. Não adianta aumentar o número de voos se a qualidade do atendimento diminuir.

_Atuando no segmento comercial, a Webjet chegou ao mercado de aviação civil surpreendendo. Nossa missão é oferecer o melhor aos nossos clientes, tanto no serviço de bordo quanto na oferta de horários e destinos. É uma nova opção de viagem para quem quer voar com conforto, economia e qualidade. _Nosso objetivo de crescimento é ousado. Prova disso são os investimentos constantes em tecnologia, segurança, capacitação de funcionários e ampliação do número de rotas, voos e aeronaves. Só assim poderemos ter uma estrutura forte que permita à Webjet crescer de forma sustentada, sem perder o foco no que é mais importante em nossa missão: atender bem o cliente. _Para nós, voar é simples. E isso não é apenas nosso lema: é uma forma de pensar e trabalhar. Não complicando, facilitando. Não demorando, agilizando. Não exagerando, usando na medida certa. Não ganhando clientes, mas sim conquistando-os. Enfim, trabalhando com muita vontade para surpreender a todos que não nos

78 :// conecte-se #3

conhecem, e a todos que já conhecem também. Afinal, uma companhia aérea não precisa ser grande para pensar grande. ATENDIMENTO Fazemos tudo para que nossos clientes não sejam passageiros.

_Na Webjet, o trabalho dos Comissários de Bordo vai muito além de um bom dia. É por isso que investimos tanto no treinamento de nossa equipe. Constantes reciclagens são feitas para conhecimento dos produtos servidos a bordo, sua procedência e fabricação. Da mesma forma, todos os equipamentos de manuseio para acondicionamento dos produtos são minuciosamente projetados para que tudo fique em lugares que permitam melhor organização e rápida localização. Palestras para atendimentos a casos específicos de passageiros com necessidades especiais, bem como normas de segurança também são repassadas detalhadamente para que nossa tripulação ofereça um serviço de qualidade e transforme cada voo em uma experiênca única.


conecte-se

Web-check-in Serviço de web-check-in da Webjet já alcança 10% dos atendimentos _Lançado em maio para embarque em apenas dois aeroportos (Galeão, no Rio de Janeiro, e de Brasília) o serviço de check-in pela internet da Webjet Linhas Aéreas – Web-check-in – passou a atender, desde o dia 16 de junho, todos os aeroportos (onze, no total) em que a companhia opera. Desta forma, passageiros de mais oito cidades (Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo) passaram a contar com a facilidade. _Apesar do curto tempo de vida, o serviço veio para ficar e o nível de adesão já é comemorado pelo diretor Comercial e de Marketing, Davidson Botelho: “Pela internet, já atingimos o percentual de 10% de todos os check-ins efetuados pela companhia. O número é bastante positivo, principalmente se considerarmos que esta ferramenta está em 100% dos aeroportos somente desde meados de junho”, afirma Davidson. _Usando o serviço, os passageiros da Webjet podem emitir seu cartão de embarque a partir de 48 horas e até 90 minutos antes do horário previsto para o voo. O procedimento evita filas nos balcões de atendimento e diminui a antecedência de chegada nos aeroportos. Buscando este tipo de facilidade, neste ano, a Webjet vem ampliando seus serviços de tecnologia, investindo cerca de R$ 3 milhões com a implantação de melhorias. Além do web check-in, que já está em funcionamento, fazem parte das ações atuais da companhia a criação do mobile check-in (para celulares) e a reformulação do site, com mais agilidade e segurança, além da modernização dos sistemas on-line de informações de voos, entre outras. _O objetivo da Webjet é oferecer mais conforto aos passageiros que já contavam com um atendimento de alta qualidade e serviço de bordo diferenciado, além de maior espaçamento entre as poltronas.

conecte-se #3 :// 79


VENDA DE PASSAGENS Webjet. Interativa até no nome. _Para a venda de passagens, a Webjet tem um sistema de fácil acesso e totalmente on-line, com os mais modernos protocolos de segurança, garantindo um processo de pagamento rápido e confiável. Os passageiros podem emitir seus cartões de embarque a partir de 48 horas e em até 90 minutos antes do horário do voo por meio do nosso web-check-in. O site da Webjet tem interface intuitiva, agilizando a procura por voos e facilitando a compra, que pode ser feita com cartões de crédito Visa, Mastercard, Diners, Amex e Hipercard, parcelada em até 6 vezes sem juros. Além da venda on-line, os clientes também podem adquirir passagens com agentes de viagem sem qualquer problema. Na Webjet é assim: simples na hora de comprar, simples na hora de voar. OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO Uma companhia aérea não é feita apenas de aeronaves.

_Nosso setor de Operações & Manutenção conta com uma equipe de pilotos altamente qualificados, com um extenso currículo de horas/voo e experiência nacional e internacional. Nós seguimos os mais rígidos padrões de excelência, usando grandes centros de treinamento com os mais modernos simuladores de voo e métodos de ensino. _Nossos técnicos e mecânicos são capacitados e qualificados em diversas áreas e sistemas que compõem uma aeroanave. Com experiência em outras grandes empresas do setor, estão sempre buscando o aprimoramento constante por meio de treinamentos teóricos e práticos dos procedimentos de manutenção. O suporte oferecido pela equipe de engenheiros, planejadores e profissionais de controle de qualidade garantem a capacitação técnica, indispensável para a manutenção e aeronavegabilidade de nossa frota, sempre de acordo com a autoridade aeronáutica brasileira e com os padrões internacionais.

80 :// conecte-se #3


conecte-se

FRETAMENTOS A companhia aérea ideal não é nem grande, nem pequena: é sob medida.

_A Webjet também oferece um excelente serviço de fretamento. Feitos para atender a um contrato de transporte entre a Webjet e uma pessoa física ou jurídica, nossos fretamentos têm, para nós, uma representação significativa tanto para aumentar a receita, como para a construção de marca e conquista de novos clientes. _É um serviço diferenciado e exclusivo, que permite ao cliente personalizar a aeronave inteira, ou seja, é possível ter logomarcas nos cabeçotes, copos e guardanapos, bebidas como champagne e vinho, serviço de bordo com alimentação personalizada e serviços especiais

adicionais. É uma excelente alternativa para viagens de negócios quando existe a necessidade de levar executivos para diversos lugares do país. Ao oferecer algo feito sob medida para o cliente, a Webjet mostra toda a sua flexibilidade e agilidade para responder às demandas do mercado. _Além disso, a Webjet também ampliou seu foco para os negócios com carga, mostrando mais uma vez toda a sua ousadia. Para tanto, formou uma aliança estratégica com uma empresa de logística especializada na remessa porta-a-porta. Atualmente, a Webjet possui infraestrutura em todos os aeroportos onde opera. Como você pode ver, nós estamos expandindo cada vez mais nossos negócios, afinal, quem quer crescer deve estar sempre atento a novas oportunidades.

Webjet dobra o desconto para crianças nos feriados _Depois do sucesso da promoção que dobrou o desconto para as crianças durante o mês de férias, a Webjet Linhas Aéreas repete a dose. Os pequenos passageiros, de 2 a 11 anos, viajando acompanhados ou não, passam a pagar 50% do valor da tarifa adulto também nos feriados. A promoção já aconteceu em setembro e para o próximo, o feriado de Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças, o desconto é válido para as viagens realizadas de 9 a 13 de outubro. _Normalmente, o desconto das tarifas para crianças é de 25% do valor adulto. A promoção é válida para todos os trechos operados pela Webjet, para viagens acompanhadas ou não. Bebês de 0 a 23 meses são isentos de tarifa.

conecte-se #3 :// 81


Conecte-se webjet #03 Diretor Geral Carlos Koga Editor Fredy Campos Jornalista Responsável Lívia Borelli

ANUNCIE +55 (11) 5505 0078

Conselho Editorial WebJet Wagner Ferreira - presidente Julio Perotti - vice-presidente Davidson Botelho - diretor Comercial e de Marketing Fábio Godinho - diretor Administrativo e Financeiro Marcelo Rodrigues - diretor de Planejamento e Novos Negócios Helena Tavares - gerente-geral de TI Luiz Antonio Lyra - diretor de Operações Armando Lucente - diretor de Aeroportos e Controle Operacional Luiza Paula Sampaio - Arteiras Comunicação Assessoria de Imprensa Aloysio Barros - Analista de Marketing Thiago Scarton - Analista de Marketing Projeto Gráfico Direção de Arte: Camila Cristina Laguzzi Produção: Tatiana Rommel (coordenadora de produção) e Raquel Tuunelis (produtora) Revisão: Marcelo Bayerlein e Renata Valentim Marketing e Publicidade Carlos Koga c.koga@elipsenet.com.br Departamento Comercial: Kelen Feitosa (diretora comercial) kelen@elipsenet.com.br Tatiana Andreone (gerente comercial) tatiana@elipsenet.com.br Isabela Bento (executiva de contas) isabela@elipsenet.com.br Gerência de Internet:

Priscila Soares de Faria (gerente de internet) priscila@elipsenet.com.br

Conselho

Carlos Koga, Fredy Campos, Lívia Borelli, Priscila Soares de Faria, Tatiana Andreone.

webjet.com.br Atendimento 24h Central de Vendas: 0300 21 01234 Atendimento ao Cliente: 0800 723 1234 Atendimento ao Deficiente Auditivo: 0800 723 1122 Atendimento Online Horário de atendimento: 09h/20h Endereço eletrônico: falecom@webjet.com.br

Colaboraram nesta edição:

João Felipe Toledo, Cristina D’Azevedo, Gustavo Carvalho, Rozze Angel, Liane Banca, Denise Toledo, Fernando Aguiar, Dra. Maria Paula Del Nero, Francisco Wesley, Verônica Couto, Luciana Bortman, Simone Farret, Fabíola Wanderley, Joana Faillace, Frederico Tauil, Ariella Dias, Flaviano Quaresma, Julian Lopes e Magda Russell.

Atendimento especial às agências de turismo: agencias@webjet.com.br

Agradecimentos

Estes são os novos canais de comunicação direto entre você e a Webjet.

Arteiras Comunicação, Adiel Correia, AJ Ecotur, Almy Fernandes, Ana Lidia, André Silva, Bar do Eloy, Beto Kelner, Bruno Silva Guia Turístico, Cafeteria Degutti, CESAR, Eco Resort do Cabo, Embaixada dos Bonecos Gigantes, Empetur, Ivsom Santos, Josiane Miguel, Katia da Paz, Manoel Poti, Manuel Pedrosa, Marco Aurelio Riva, Maria de Jesus, Maria do Céu, Moises de Lima, O Pescador, Oficina do Sabor, Parraxaxá, Paulo Gomes Secretaria Tamandaré, Pousada Vila Marinha, Reinaldo Varadero, Restaurante Casa da Moeda, Restaurante Spetus, Roberto Junior, Sandra e Javier Gamarra, Secretaria de Turismo Estado Pernambuco, Secretaria Municipal de Turismo do Cabo Santo Agostinho, Silvio Costa Filho, Tapera do Sabor,Tercio Netto, Tome Franca, Wagner Melo, Sheraton Porto Alegre

Tiragem: 20.000 / Impressão: Pancrom Redação e Publicidade: Rua Pensilvânia, 1120 – Brooklin – São Paulo – SP – CEP 04564-003 Telefone: 55 11 5505 0078

Edições anteriores:

Copyright 2007 Webjet Linhas Aéreas. Todos os direitos reservados.

redacao@conecte-sewebjet.com.br Todos os direitos reservados. A Revista Conecte-se da WebJet Linhas Aéreas é uma publicação mensal e gratuita da Editora Drops, sob licença da WebJet. As pessoas que não constam do expediente da revista não têm autorização para falar em nome da Conecte-se ou retirar qualquer tipo de material para produção que não tenham em seu poder uma carta atualizada e datada em papel timbrado, assinada pelos editores. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem a opinião da revista. Fica expressamente proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do conteúdo.


Conecte-se Webjet #03  

Terceira ediçao da revista de bordo da Webjet. Voce conectado com a informaçao.

Advertisement