Page 1

MANUAL


PREZADO RADIODIFUSOR, Em qualquer comunidade, o rádio é uma das plataformas de comunicação de massa mais importantes, atingindo 89% da população brasileira, que não quer deixar de consumir o rádio, mas está migrando para as encantadoras novas plataformas de consumo, principalmente o celular. Este cenário é mais que uma realidade percebida pelo mercado, é um dado estatístico: o IBGE já divulgou que mais de 136,6 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, têm um celular no Brasil. E o que nós, radiodifusores, temos a ver com este número? Tudo!! O futuro do rádio depende de nossas ações de hoje. Conto com seu apoio.

Alexandre Barros Presidente da Aerp


UM CHIP QUE MUDA TUDO De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM 2015), o uso do rádio tradicional caiu na comparação com 2014, de 61% para 55%. Cada vez mais, o telefone celular assume papel preponderante como meio para ouvir o rádio. 8% dos entrevistados disseram ouvir rádio no celular, mesmo percentual de quem ouve rádio no carro. Foi justamente por este novo movimento social que surgiu o Projeto Radiophone, desenvolvido pela Agência Master, de Curitiba, a pedido da Aerp, que estimula a compra de celulares com chip de FM e o consumo de rádio nos aparelhos.


LIVRE E GRATUITO O futuro do rádio está no dial, no sinal livre, universal e gratuito. E quais são as vantagens do rádio no celular? - menor consumo de bateria - sem uso de internet - sem necessidade de pacote de dados - sem custo para o ouvinte - não usa aplicativo. A ideia é viralizar o Projeto Radiophone para atingir a maior quantidade possível de ouvintes, e isso depende de cada um de nós. Juntos, podemos chamar a atenção dos brasileiros e conscientizar que o rádio ouvido no celular é o futuro na palma da mão.


MULTIPLIQUE ESSA IDEIA Como você pode divulgar o Projeto Radiophone? Para facilitar o entendimento de como aplicar e multiplicar o projeto, a Aerp desenvolveu este manual. As primeiras peças para serem veiculadas já estão disponíveis nos links disponíveis nas páginas seguintes. Você terá acesso à continuidade das ações, com novas peças, da mesma maneira simples e prática com a qual este Manual chegou às suas mãos.


JINGLE

Jingle 30’

Jingle Natal

Baixar áudio

Sem Assinatura AERP

Com Assinatura AERP

Uma das marcas registradas do rádio, o jingle tem um poder de fixar marcas e conceitos, ficando no inconsciente do ouvinte. Para dar início a esta afinidade, estamos enviando o primeiro jingle do Projeto Radiophone em três versões: - 1 minuto (jingle completo) - 30’ (jingle compactado) - 30’ com apelo natalino Como veicular: - mínimo de 10 vezes ao dia, no rotativo 24 horas. É importante que o jingle veicule como primeiro comercial do break, visando mais destaque.

Baixar áudio

Jingle completo

Baixar áudio

Jingle 30’

Baixar áudio

Jingle Natal

Baixar áudio


SPOT

AERP-Dia da Maldade A

AERP- Dia da Maldade B

Baixar áudio

Baixar áudio

Sem Assinatura AERP

Com Assinatura AERP

Com o mote “maldade é te venderem um celular com rádio”, dois spots foram produzidos para o Projeto, ambos com 30’. Ao final do spot é possível inserir locução com apoio de sua emissora. Como veicular: - mínimo de 10 vezes ao dia, no rotativo 24 horas. É importante que o spot veicule como primeiro comercial do break, visando mais destaque. Na lista dos SPOTS, você também vai encontrar uma entrevista concedida pelo presidente da AERP, Alexandre Barros, à rádio Nacional de Brasília, onde explicou sobre o Projeto Radiophone.

AERP-Dia da Maldade A

Baixar áudio

AERP-Dia da Maldade B

Baixar áudio


VÍDEO Visando também atingir os jovens, três vídeos foram produzidos: dois deles com o mote do “Dia da Maldade” e um terceiro em forma de animação, utilizando a peça do “Hot Dog”. Todos eles podem ser utilizados em mídias sociais como Instagram, Facebook e outras. Embora o rádio viva apenas de som, as imagens estão ganhando seu espaço nas mídias sociais das emissoras e, para uma ação ter sucesso, nada mais correto que procurar impactar em todas as mídias.

Dia da Maldade A

Baixar vídeo

Dia da Maldade B

Baixar vídeo

Animação Hot Dog

Baixar vídeo


FACEBOOK Uma das mídias sociais mais acessadas, e praticamente obrigatória para qualquer emissora que deseje estar ainda mais perto de seu público, o Facebook também ganhou destaque no Projeto Radiophone. Para ele, foram disponibilizadas quatro artes para posts e capa, para que os seguidores da página da rádio visualizem o que estão ouvindo na programação da emissora.


CAPAS PARA FACEBOOK

Baixar imagem

Baixar imagem

Baixar imagem

Baixar imagem

Baixar imagem


POSTS PARA FACEBOOK

Baixar imagem

Baixar imagem

Baixar imagem


CAPAS PARA FACEBOOK COM LOGO AERP

Baixar imagem

Baixar imagem

Baixar imagem

Baixar imagem


POSTS PARA FACEBOOK COM LOGO AERP

Baixar imagem

Baixar imagem

Baixar imagem


SUA EMISSORA TEM SITE? O site da rádio é um apoio para a programação, afinal, é onde o ouvinte pode acompanhar o andamento de promoções, a grade e a equipe que faz acontecer, entre outras informações. Por isso, a arte da capa do Facebook pode ser aplicada como banner no site da emissora, com o objetivo de gerar curiosidade e fazer com que o ouvinte preste ainda mais atenção nos spots e jingle.


O PODER DO TESTEMUNHAL Todo radiodifusor sabe o poder do testemunhal, seja do seu locutor ou dos artistas que tocam na rádio. Para facilitar, AQUI você encontra sugestões de testemunhais para inspirar seus locutores, apresentadores e até artistas locais. Use a credibilidade a favor do Projeto Radiophone!


E AGORA? Estes são apenas os primeiros passos para que todos nós, radiodifusores, façamos o futuro do rádio. Se o ouvinte compreender que o rádio pode estar na mão dele, 24 horas, com alcance e tecnologia e, o melhor de tudo: GRÁTIS, já estaremos a um passo de conquistar um mercado ainda maior. O Projeto Radiophone não termina aqui, com estes materiais. Já está sendo preparada a continuidade da campanha, para que ainda mais ouvintes sejam cativados por esta ideia. Vamos juntos aumentar ainda mais o potencial da radiodifusão?

manual-radiophone_v2