Page 1

Quem somos nós e como estamos contribuindo com a melhoria das Unidades Básicas de Saúde?

! Sociedade

Governo

Entidades

VOCÊ

Concern Universal

Casa Pequeno Davi

No Brasil, a entidade está instalada na Paraíba e realiza este projeto através de seus parceiros locais.

Entidade da sociedade civil, com atuação no município de João Pessoa, Paraíba, que tem como missão contribuir para a efetivação dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com ações de educação integral, articulação comunitária e institucional e intervenção nos espaços de políticas publicas da Paraíba.

Realização

Contatos: Concern Universal Brasil: (83) 3262-0785 Casa Pequeno Davi: (83) 3241-5263 Associação Comunitária Nova Vida: (83) 3283-3834 Pastoral do Menor: (83) 3241-7095 e (83) 8890-5589

Eucalipto e Pe. Gino Novo, capacitando suas lideranças.

Ação do programa social da Igreja Católica no Brasil, atua em seis municípios paraibanos e tem como objetivo primordial promover e defender a vida de crianças e adolescentes Pastoral empobrecidos e em situação de risco, desrespeitados (as) em seus direitos do Menor fundamentais. Três de seus núcleos estão neste projeto, sendo dois em João Pessoa (Centro Comunitário Bom José, na Citex, e Centro de Formação Frei Virgílio Panzzi, no Grotão) e um em Bayeux (Casa da Menina e do Menino, no bairro de São Bento).

!

Saúde

Entre em contato conosco

Cofinanciamento

Ass. Com. Com este projeto, a entidade está acompanhando também as comunidades Nova Vida

Sua atuação está focada no bairro do Roger, acompanhando especialmente lideranças das comunidades do S e Asa Branca.

Juntos pelo desenvolvimento, em defesa dos direitos.

Com atuação no município de Sapé, Paraíba, tem por objetivo favorecer uma melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes em situação de risco social.

A Concern Universal é uma entidade internacional, sem fins lucrativos, que ajuda comunidades ao redor do mundo a encontrarem soluções práticas e de longo prazo para a pobreza.

Nós temos direito

Esta publicação é produzida com o apoio do Governo da Grã Bretanha e da União Europeia. O conteúdo desta publicação é de total responsabilidade da Concern Universal e não reflete, em nenhuma situação, o ponto de vista do Governo da Grã Bretanha e da União Europeia.

Juntos

Governo

Entidades

VOCÊ

pelo desenvolvimento, Trabalhando em parceria para combater a pobreza em defesa dos direitos.

2011

Mas para chegar até aqui, a caminhada foi longa...

Sociedade

Governo

Entidades

VOCÊ

Juntos pelo Desenvolvimento

Este projeto tem como foco sete comunidades vulneráveis das cidades de João Pessoa, Sapé e Bayeux e pretende capacitá-las para serem agentes ativos do desenvolvimento comunitário.

Sociedade

O que se vê hoje nas unidades onde as ações foram desenvolvidas é um cenário bem diferente do anterior: farmácias cheias de medicamentos, médicos atendendo, salas com higiene adequada para os procedimentos, espaço suficiente para usuários/as e profissionais circularem confortavelmente.

2.1 - Compete às Secretarias Municipais de Saúde e ao Distrito Federal: V - garantir infra-estrutura necessária ao funcionamento das Portaria Unidades Básicas de Saúde, dotandoque aprova a as de recursos materiais, equipamentos Política de Atenção e insumos suficientes para o conjunto Básica de ações propostas; VI - selecionar, (nº 648/2006) contratar e remunerar os profissionais que compõem as equipes multiprofissionais de Atenção Básica, inclusive os da Saúde da Família, em conformidade com a legislação vigente.

Através de oficinas sobre direitos, estudos sobre a legislação brasileira e consultas comunitárias sobre seus problemas comuns, os grupos acompanhados estão tendo também a oportunidade de dialogar com a gestão pública em seus diversos níveis, encontrando soluções viáveis para estes problemas.

Dentro deste contexto, o projeto está mobilizando estas comunidades para apoiarem os/as gestores/as na melhoria das condições de funcionamento das Unidades de Saúde da Família, garantindo que haja medicamento em quantidade adequada, equipe atendendo a contento e espaço adequado para acolher o/a usuário com mobilidade reduzida, como gestantes, deficientes e idosos.

O projeto buscar cobrir as principais necessidades de cada comunidade, mas a ação está concentrada nas políticas públicas de saúde, educação e saneamento.

Esta é uma responsabilidade do poder público, mas a participação da sociedade é peça chave deste movimento.


2010

2009

Set/09

A articulação do Roger também provocou a criação dos Conselhos Distritais de Saúde em João Pessoa.

Como resultado da parceria entre comunidade e profissionais, o monitoramento das melhorias no atendimento tem sido feito em conjunto.

Comunidade recebe a unidade reformada e com as adaptações solicitadas, inclusive espaço adequado para realização de exames ginecológicos.

Ago/09

Jul/09

2008

Uma pesquisa realizada pela equipe do projeto em 2007 levantou alguns problemas de destaque nas comunidades. Os resultados encontrados foram apresentados às lideranças e às comunidades, provocando uma discussão sobre as prioridades e elegendo o problema que seria enfrentado primeiro. No Roger, em João Pessoa, e em Eucalipto, Sapé, o mesmo problema: a Unidade Básica de Saúde não tinha médico, faltava medicamento e a estrutura era ruim.

2009

Comunidade do Roger convoca autoridades para discutirem o problema e apresenta a proposta de reforma do prédio em que a unidade já funcionava.

Formou-se um grupo de lideranças em cada comunidade para se aprofundar no problema, entender seus diversos aspectos, conversar com os profissionais da saúde que atendiam o bairro e torná-los parceiros da iniciativa, estudar a legislação referente à atenção básica em saúde e o orçamento do município e levantar propostas viáveis para a solução do problema.

Jun/09

2009 Representantes da prefeitura atendem ao chamado da comunidade Eucalipto e recebem a proposta de que a unidade passe a funcionar em outra casa, mais ampla.

Nov/10 A comunidade recebe a nova unidade, onde há espaço adequado para os atendimentos e também para espera dos/as usuários/as, além de uma farmácia bem abastecida e equipe completa.

Para garantir o atendimento do pedido, as lideranças se articularam com o conselho municipal de saúde de João Pessoa.

Diversas reuniões foram realizadas entre a comunidade e a prefeitura para apresentar os avanços e as dificuldades no atendimento à solicitação.

2010 Depois de muita procura, com a ajuda da comunidade a prefeitura de Sapé encontra um imóvel adequado para receber a Unidade Básica da Saúde.

2010 Também em Sapé houve uma articulação entre as lideranças e o Conselho Municipal de Saúde para que o problema fosse resolvido.


Ação na Política de Saúde  

Uma linha do tempo que explica o passo a passo das ações de advocacy em Saúde.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you