Page 1

PSF

Como funciona

A Estratégia de Saúde da Família (mais conhecida como Programa de Saúde da Família, daí a sigla ser PSF) foi criada em 1994 pelo Ministério da Saúde, inspirada nas experiências em saúde pública de países como Cuba, Inglaterra, Canadá e outros, que iniciaram os primeiros passos nessa direção no início da década de 80. Seu objetivo era reorganizar a Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do SUS. Cada equipe de Saúde da Família acompanha de 750 a 1 mil famílias (somando no máximo 4 mil habitantes). Ela é multiprofissional, formada no mínimo por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), todos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O número de ACS varia de acordo com o tamanho da população atendida, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe. ATENDIMENTO Ao todo, 72 atendimentos médicos ou de enfermagem são realizados pela equipe em uma semana (uma média superior a 14 por dia), sempre voltados para a saúde da criança e da mulher, acompanhamento de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose) e necessidades imediatas da população. Casos que exigem a opinião de um especialista são encaminhados para os serviços da média complexidade. Mas os/as profissionais também devem realizar as visitas domiciliares, dando prioridade às casas em que há pacientes com dificuldades de locomoção ou em situações que impossibilitem sua ida à Unidade de Saúde. Os/as ACS também são responsáveis por marcar as consultas de rotina com o/a médico/a (para prazos de até 20 dias). As equipes devem se esforçar para construir um vínculo com a comunidade, ao verificar os problemas e necessidades das famílias cadastradas, já que ela é a “porta de entrada” para os demais serviços de saúde.

A UNIDADE DE SAÚDE Também é necessário que exista uma Unidade Básica de Saúde dentro da área de atendimento das equipes, com um estoque de medicamentos e outros materiais adequado à demanda de serviços e condições de encaminhar usuários/as ao atendimento especializado, quando necessário. Na unidade, a equipe também deve promover ações de promoção da saúde, como palestras sobre prevenção de doenças e hábitos para a vida saudável. Este acompanhamento deve ser realizado especialmente com portadores de doenças crônicas. ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE Médico/a: atende a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolve com os demais integrantes da equipe ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. Enfermeiro/a: supervisiona o trabalho do/a ACS e do/a Auxiliar de Enfermagem, realiza consultas na unidade de saúde, bem como assiste às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem no domicílio. Auxiliar de enfermagem: realiza procedimentos de enfermagem na unidade básica de saúde, no domicílio e executa ações de orientação sanitária. Agente Comunitário de Saúde: faz a ligação entre as famílias e o serviço de saúde, visitando cada domicílio pelo menos um vez por mês; realiza o mapeamento de cada área, o cadastramento das famílias e estimula a comunidade para práticas que proporcionem melhores condições de saúde e de vida.

Fonte: Cartilha “O que é Programa de Saúde da Família?”, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro; Site do Ministério Público do Rio Grande do Sul (www.mp.rs.gov.br). Ilustrações: Carta dos Direitos do Usuário do SUS (www.saude.gov.br).

Este projeto promove a capacitação de comunidades sobre os Direitos Fundamentais e é cofinanciado pelo Governo da Grã Bretanha e pela União Europeia, conta com o apoio da Concern Universal e, é realizado pela Associação Comunitária Nova Vida, Casa Pequeno Davi e Pastoral do Menor.

Esta publicação é produzida com o apoio do Governo da Grã Bretanha e da União Europeia. O conteúdo desta publicação é de total responsabilidade da Concern Universal e não reflete, em nenhuma situação, o ponto de vista do Governo da Grã Bretanha e da União Europeia.


banner_PSF  

Ao todo, 72 atendimentos médicos ou de enfermagem são realizados pela equipe em uma semana (uma média superior a 14 por dia), sempre voltado...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you