__MAIN_TEXT__

Page 1


A TRANSPARENCE ASSINA A ARQUITETURA PREDIAL, RESIDENCIAL E INTERIORES DA CASAS CONCEITO 2020.


Escolhi a palavra RESILIÊNCIA para definir o ano de 2020. Foi um ano marcado por muitas perdas, muitas tristezas e pela dificuldade de conseguir manter os meus empreendimentos e os meus projetos. Na segunda quinzena de março, quando efetivamente a pandemia da COVID-19 chegou para nós, eu tive muita dificuldade de aceitar. Eu negava que isso pudesse ser possível. Para mim não duraria mais de 15 dias. Persistente como sempre fui, aguerrida aos meus propósitos, continuei a construir duas casas para edição física da Casas Conceito 2020. Mas 60 dias se passaram e me dei conta que eu havia me enganado: 2020 seria um ano para os resilientes, para os que tivessem a capacidade de se reinventar e, acima de tudo, força para recomeçar. E foi isso que fiz, saí da fase de sentir pena de mim mesma, de sofrer pelo que não teria, e coloquei toda a minha energia para me recriar, me reinventar e buscar oferecer ao mercado algo nunca realizado, algo nunca feito no formato que eu comecei a sonhar. Para realizar esse projeto, precisei contar muito com Marcus Barbosa, amigo de uma vida, e que já conhecia a intensidade que coloco em meus projetos. Foi sensacional dividir esse sonho com ele, pois partimos do zero, tanto sob o ponto de vista de conceito da Mostra, quanto da realização de um empreendimento que envolvesse o residencial com o predial. Foi uma loucura? Foi e está sendo até esse momento que estou no escritório às 23h de um feriado, escrevendo esse editorial faltando 13 dias para a abertura da Mostra. Eu extrapolei os meus próprios limites em buscar o que

existe de melhor para a realização deste projeto. Dessa vez queria ultrapassar fronteiras, queria falar para o mundo e, acima de tudo, queria deixar claro que tudo isso nasceu na nossa Bahia. Meu muito obrigada às minhas fiéis escudeiras: Tici, Carol, Rita e Silvana, aos meninos Mateus, Daniel, Flávio, Gian e Lucas, aos nossos colaboradores nessa jornada, Vico, Marcela, Pedro, Renato, Mazinho e Alê e, por fim, à Quântica Design, que conseguiu administrar toda a dificuldade de um projeto dessa dimensão, do ineditismo envolvido nele e de todo o preciosismo e perfeccionismo que são marcas impressas no meu DNA. Por fim, mais uma vez, meu muito obrigada a Inácio, meu amor de toda a vida, que sonha comigo, que acredita em mim, que coloca combustível para que eu enfrente todas as adversidades da vida. A Nathy que participou de forma surreal neste projeto, assinando todas as áreas comuns da Mostra e ainda realizando uma casa linda. A Rafa, meu genro querido, que está sempre a postos para atender a todos os meus chamados. Ao meu amado filho Bruno que, mesmo distante e sem viver nesse mundo, aplaude e vibra com todas as minhas conquistas. E agora, a Maria, minha nora linda, minha menina que chegou para formar o símbolo do infinito que tanto nos une. Quero dedicar este livro à minha Mamusca linda, meu pássaro de olhos verdes que voou e se tornou meu anjinho particular, cuidando de mim e abrindo meus caminhos!


“ “

O mar sempre nos inspirou, sempre fez parte de nós, e continua ao nosso redor. Com o crescimento da Casas Conceito, para o virtual, olhamos para o céu e queremos trazer a imensidão do nosso novo projeto. Há um universo em nós... por isso, trouxemos as estrelas para nomear nosso empreendimento, afinal:

somos estrelas.

Carl Sagan.

Pura verdade, todas as substâncias que vemos à nossa volta foram fabricadas no interior das estrelas. O oxigênio que respiramos, o ferro de nossas montanhas, o carbono das plantas e do nosso corpo, tudo, tudo, foi feito no interior das fornalhas atômicas estelares!


M AT EU S RO D RI G U E S

CAROL Q U E I R OZ R I TA CAMARA

ANDREA VEL AME

EXPEDIENTE DIREÇÃO EDITORIAL Andrea Velame COORDENAÇÃO Anna Carolina Queiroz e Ticiana Pinho CONSULTORIA Rita Camara ADM/FINANCEIRO Silvana Costa PRODUÇÃO Flávio Dultra DESIGN GRÁFICO Mateus Rodrigues DESIGN GRÁFICO (PUBLICIDADES) Daniel Andrade ASSISTENTE Giancarlo Oliveira JORNALISMO Marcela Oliva COLABORADORES Vico Barbosa, Pedro Ivo Araújo, Willian Mayan, Gleidson Gomes, Renato Lantyer, Josemar Pinho, Alê Gusmão e Quântica Design AGRADECIMENTO ESPECIAL Inácio Barreto, Nathália Velame e Rafael Gonçalves, Bruno Velame e Maria Pessoa

RENATO L ANT YER

JOSEMAR PINHO

PEDRO IVO

MARCEL A OLIVA

VICO BARBOSA

TICIANA PINHO

G I A N C A R LO OLIVEIRA

FL ÁV I O D U LT R A S I LVA N A CO S TA

DA N I E L ANDRADE

C A PA Quântica Design

FA L E CO M A R E DAÇ ÃO producao@andreavelame.com.br


“Apesar de ser uma mostra virtual, ela não é ficção científica. Eu tinha primeiro que emocionar os profissionais, para que eles entrassem na nossa ‘viagem’, se sentissem puxados para fazer parte dessa ideia e, ao mesmo tempo, oferecer tecnicamente espaços que possibilitem mostrar o trabalho de cada profissional com dignidade e criatividade. Foi um desafio você ser seu próprio limite. Criamos um grande espaço lúdico, porém pautado no real. A Casas Conceito Virtual Experiente foi feita para o arquiteto/designer trabalhar da forma que quiser, sem limitações de criatividade e para o visitante entrar, aproveitar na palma de sua mão, se emocionar e se sentir fazendo parte de cada ambiente. Estou com aquele sentimento de felicidade e acima de tudo de dever cumprido. Agora, aproveitem a Casas Conceito, foi feita para vocês!”

Marcus Barbosa


“Nossa, participar desse projeto foi uma experiência não só enriquecedora para minha carreira, como para meu processo criativo e me deu a possibilidade de projetar todas as áreas comuns da Torre Nihal e Orion, ali pude deixar a minha criatividade fluir, produzindo as áreas de piscina, spa, academias, lobby, espaço gourmet e salão de festas, além de criar duas brinquedotecas muito especiais deixando o lúdico permear a minha alma! Sejam bem vindos, a Casas Conceito foi feita para cada um de vocês. Apostamos no novo jeito de viver, no novo conceito de morar, associando cotemporaneidade, conforto, sofisticação, muito bem estar e acima de tudo sonho! Amo realizar sonhos.

Nathália Velame


ressigni f ic a r corage m para muda r. e nfre nt ar a s dores e apre n de r com el a s . atrib uir um n ovo si gnf i c ado para a vi da . j o s ĂŠ lu c a s m o re i ra


NÓS MUDAMOS NÓS MUDAMOS COM O MUNDO.

COM O MUNDO. JOÃO ARMENTANO LARISSA FONSECA E RANGEL FONSECA MARCUS BARBOSA MÁRIO FIGUEIREDO MILCENT ARQUITETURA NATHÁLIA VELAME ADÉLIA ESTEVEZ ADRIANA LORENZO E ADRIANA VARANDAS ALINE CANGUSSÚ DANIELA LOPES DOLORES LANDEIRO GABRIEL MAGALHÃES

ESTAMOS JUNTOS

NA CASAS CONCEITO VIRTUAL EXPERIENCE

ADELIA ESTEVEZ ADRIANA LORENZO E ADRIANA VARANDAS ALINE CANGUSSÚ DANIELA LOPES DOLORES LANDEIRO GABRIEL MAGALHÃES JOÃO ARMENTANO LARISSA FONSECA E RANGEL FONSECA MARCUS BARBOSA MÁRIO FIGUEIREDO MILCENT ARQUITETURA NATHÁLIA VELAME


Milcent Arquitetura

Flávio Moura

Nathália Velame

Adelia Estevez

Daniela Lopes

Lydi Siqueira e J a m i l e Pa l m e i ra

Ysabela von Flach

Larissa e Rangel Fonseca

Gabriel Magalhães

Adriana Lorenzo e Adriana Varandas

Analine e A n a l i s Pa s s o s

Caio Martins

Aline Cangussú

Renata Cerqueira

Dolores Landeiro

Mário Figueirdo

Marcus Barbosa

Maria Júlia Faria

Unimos para somar!


res iliênci a c apaci dade de se re cup e ra r de situaçõ es de crise e apre n de r com e l a . é te r a m e nte f lexível e o p e ns am e nto otimis t a , com m et a s cl ara s e a ce r teza de que tudo p a s s a .


ESTÉTICA E FUNCIONALIDADE NA ESCALA DO SEU PROJETO.

Esqudrias que conectam o exterior ao interior buscando a máxima performance acústica e térmica.

AMPLITUDE E VERSATILIDADE DE SOLUÇÕES QUE PERMITEM CRIAR ARQUITETURA, DO MENOR DETALHE À MAIOR ESTRUTURA. DE PORTAS DE ENTRADA A ESQUADRIAS EXPLORE TECNOLOGIAS PARA GRANDES VÃOS QUE TRANSFORMAM O USO DIÁRIO DOS ESPAÇOS, E SURPREENDA-SE COM A POSSIBILIDADE DE ADEQUAÇÃO ESTÉTICA A CADA PROJETO. Porta Dolomia sendo portal de entrada para um dos maiores prédios residenciais do Brasil alcançando 5,5 metros de altura.

VISITE NOSSAS LOJAS CINEXARCH E CONHEÇA UM NOVO MUNDO DE POSSIBILIDADES PARA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL


SĂŁo Paulo +55 11 4328 6444 | Belo Horizonte +55 31 3654 9284

casualmoveis.com.br


Ferreira gullar

Odé - Mário Cravo Neto

“A arte existe porque a vida não basta”


Ipanema Janeiro

Eterna inspiração. Ipanema através do olhar criativo de

www.portobelloshop.com.br portobello |

portobello

Portobello Shop Salvador, Alameda das Espatódeas, 80 Telefone (71)2103.0510


PROJETO ANA ARQUITETURA PARA CASAS CONCEITO 2020.

Par de ânforas francesas em porcelana de Sèveres, 150x32x32cm cada, século XIX

AV. CARDEAL DA SILVA 111, RIO VERMELHO SALVADOR, BA - 41950495 CALOULAFILHO@IG.COM.BR 71 33345635 | 999855635

R. Afonso Célso, 141 - Barra, Salvador 71 3267.3469 | @casakaiada | Casa Kaiada


UM DOS ARTISTAS MAIS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA AGENDE A SUA VISITA PRESENCIAL OU FAÇA UM TOUR VIRTUAL

AGENDE UMA VISITA PRESENCIAL EXPO

FAÇA UM TOUR VIRTUAL WWW.PAULODARZEGALERIA.COM.BR

71 3267.0930 RUA DR. CHRYSIPPO DE AGUIAR CORREDOR DA VITÓRIA


DASCÁ


Av. Eduardo Fróes da Mota, 2221 - São JOÃO, Feira de Santana - BA, 40301-110. - (75) 3221-9755

Foto: Rodrigo Melo

Marcenaria Personalizada

Foto: Rodrigo Melo

Poltrona EFUGIO

@trazzdesign

71 99339-4905 contato@trazzdesign.com.br

@casashop.com.br

(75) 99707-8509

/casashop.com.br


Aproveite também para conhecer a nova tecnologia Koolblack com visibilidade impressionante e proporcionando o controle de temperatura igual às telas claras, com maior conforto visual e visibilidade extrema. Tecnologia exclusiva da Hunter Douglas, líder mundial em cortinas e persianas, presente em mais de 100 países. E, como todos já sabem... Hunter Douglas é na TRÍADEE.

QR CODE CONFIRA A TECNOLOGIA DA CORTINA KOOLBLACK

Noir Lyon marmi series

Alameda das Espatódeas 71 Caminho das Árvores Salvador Bahia (71) 3345.2245 www.triadee.com.br Siga-nos: @triadeeoficial | @triadeetapetes

Importado e distribuído por Empório do Mármore 28 3531 1106 | contato@laminattoultracompact.com

Acesse para conhecer nossas coleções: l a m i n atto u l tra co m p a c t.co m


SUAS IDEIAS E ESTILOS EM AMBIENTES PLANEJADOS. Alameda das Espatรณdeas, 230 - Caminho das รrvores, Salvador - BA, 41820-460 +55 (71) 3013-8182

criare_salvador

MANIFESTE A SUA peralidade


inova r re al izar alg o n ovo ou que nun c a havia si do fe ito antes; pro duzir n ovi dades; re n ovar, fa ze r com que f i que n ovo.


III Mostra Casas Conceito | Setor Tau

L

YDI SIQUEIRA E JAMILE PALMEIRA

A designer de interiores Lydi Siqueira e a arquiteta Jamile Palmeira chamaram seu ambiente na Casas Conceito Virtual Experience de Living I Sobrenatural. “É sobre viver em comunhão com a natureza, conectar com seus elementos de poder. É sobre se perceber, também, elemento da terra e ser um com o todo. É sobre o que é natural”, contam. As profissionais convidam os visitantes para essa sala de encontros, onde tudo se integra, inclusive os elementos da natureza. A parede de pedra natural encontra o piso travertino bruto que se torna mesa e esculpe uma champanheira num desenho contínuo. Nesse espaço, há um convite para respirar, agradecer e brindar a vida. O elemento água penetra no ambiente como um rio que colore de vermelho-terra o centro da sala, num espelho d’água com piso de granito Vogue e iluminação âmbar. Da água, que limpa as energias, surge o fogo, que bane tudo que não serve mais. E a terra, nutrida pela água, faz nascer vida, da raiz à folha. Tons arenosos revestem o ambiente de calmaria e neutralidade, permitindo que os espetáculos da natureza protagonizem o espaço. Como a obra “Artesão do Tempo”, do fotógrafo Marcelo Negromonte, que derrama cânions entre as paredes, traduzindo a amplitude e imensidão da natureza planeta, e a escultura Raiz, de Krajcberg, que se revela no nome e no orgânico emaranhado de sua forma. Bem como e as luminárias de Ingo Mauer, esculturas e si. Assim como a própria natureza, a obra luminosa “Caminhando na Chuva” exala altivez ao passo que revela sua delicadeza... O Living I Sobrenatural é a metamorfose dos elementos que fazem pulsar a vida. E as profissionais destacam : “que este seja um lugar que nos faça lembrar que somos parte desse todo inteiro e (re)unir em nós, e à nossa volta, tudo que for genuíno.


III Mostra Casas Conceito | Setor Tau

R

AFAELA CUSTÓDIO

Uma executiva que ama cozinhar, receber amigos e realizar festas. Esta foi a inspiração de Rafaela Custódio para seu projeto na Casas Conceito Virtual Experience, intitulado Integração de Momentos. Com um estilo atemporal e contemporâneo, o espaço gourmet destaca-se com a integração da sala de jantar ao living, ideal para contemplar a vista da Baía de Todos os Santos. O ambiente conta com peças que são novidades no mercado de arquitetura e interiores, como as pedras do espaço gourmet em Dekton Korso, As cores do espaço alternam-se entre os tons terrosos e o branco. A madeira predominante no teto visa proporcionar mais aconchego ao ambiente. Para Rafaela, a sensação de projetar um espaço sem delimitações foi maravilhosa e desafiadora, com a possibilidade de criar, inovar e trazer o seu olhar para a mostra. “Por ser um ambiente integrado, cada cantinho dele é impactante para mim, mas a estante em lacca verde-oliva, com iluminação indireta, tem um charme especial”, conta. Na iluminação, a profissional trabalhou com o perfil slot, que percorre todo o ambiente, formando um lindo desenho no teto e na parede. Nos móveis, a profissional seguiu o seu caminho habitual, com a especificação do mobiliário com o qual já trabalha e é apaixonada. Os tapetes são de linhas existentes, mas os tamanhos, personalizados para o ambiente. Já as cortinas moldam e trazem leveza ao ambiente: a escolha de tramas mais leves foi intencional para transpassar a vista. “Quero transmitir para o visitante a experiência e a relação com o morar”, conclui.


III Mostra Casas Conceito | Setor Tau

C

AIO MARTINS

Natural Urbano é o nome do ambiente de Caio Martins, no setor Tau da Casas Conceito Virtual Experience. “Criei esse termo justamente para sintetizar o conceito deste projeto, que busca um novo olhar, uma nova maneira de enxergar o ambiente projetado”, conta. Inspirado no movimento das dunas, que ao longo dos anos ‘se movem’, ocupam novos espaços e organicamente se apropriam do que encontram pelo caminho, o espaço natural invade o ambiente interno. Todo o espaço é um convite para que a paisagem e a beleza natural entrem no espaço privado. O piso remete a grãos de areia, enquanto a madeira, com suas formas orgânicas, interage com a vegetação nas paredes e no teto. As formas sinuosas de prateleiras e bancadas, com materiais moldados ou com linhas, estabelecem uma simbiose entre diferentes formas e texturas. A integração dos materiais e das fontes de luz cria uma suave tensão entre funcionalidades, formas e estímulos como um todo. A ambiência nos leva a ampliar a percepção sobre onde começam ou terminam paisagens, onde cabe esse ambiente e sua essência. Também é possível se questionar sobre qual a tipologia desse espaço: residencial ou comercial? Para onde vai essa inspiração? Claro que poderia se enquadrar num lounge bar de qualquer estabelecimento comercial, nos projetos de áreas comuns de edifícios, numa residência ou em qualquer lugar que abarcasse e envolvesse essa mistura de deleite, contemplação e bem-estar. Voltado para o indivíduo ou o coletivo, o projeto destaca-se pela versatilidade das diferentes áreas, que são um convite para sentar, conversar, ler, brindar ou mesmo se dedicar a experiências gastronômicas.


III Mostra Casas Conceito | Setor Tau

R

ENATA CERQUEIRA

O Loft do Novo Mundo, de Renata Cerqueira, foi projetado para um morador jovem e moderno, que tem mobilidade profissional, pode trabalhar em casa, receber amigos e valorizar a vida saudável. A base para a criação do espaço foi o momento atual, no qual é preciso uma readaptação e reinvenção de todos no que se refere às novas formas de trabalho e socialização, além da necessidade de estar mais em casa. O espaço é totalmente integrado, com ambientes destinados a dormir, relaxar, cozinhar, trabalhar e praticar exercícios, de forma aconchegante e leve. O espaço mais impactante é o living, que ocupa a maior parte da área, com um sofá de grande dimensão, confortável, charmoso e agregador. “É o tipo de ambiente que todos gostariam de ter em casa, perfeito para receber os amigos, assistir um filme ou ler um livro”, conta Renata. Para a profissional, o diferencial do Loft do Novo Mundo está nos detalhes e materiais que proporcionam aconchego ao visitante. Ela utilizou bastante madeira, tons leves e diferentes texturas, tendo sempre como destaque a vista para o mar. “Quis trazer ao ambiente elementos que valorizassem a beleza com fragmentos da natureza”, diz Renata. Todos os pisos e revestimentos utilizados são lançamentos da Pavimenti. As paredes são 100% revestidas com acrílico, que tem como matéria-prima fragmentos de pedras. A marcenaria, idealizada sob medida, apresenta um resultado personalizado alinhado com o conceito e as necessidades específicas do projeto. Na iluminação geral são utilizadas peças mais minimalistas, com destaque às luminárias decorativas. O espaço também conta com tapetes desenhados pela arquiteta exclusivamente para a mostra. “Quero passar para o visitante todas as emoções e sentidos que o ambiente proporciona. Para isso, caprichamos nos detalhes, texturas e acabamentos”, pontua a profissional.


M

III Mostra Casas Conceito | Setor Kappa

ARCELLE KNITTEL KLEIN

O feminino entrou como base do projeto de Marcelle Knittel Klein na Casas Conceito Virtual Experience. O Loft GRL PWR, inspirado em Caro Hobo, tem como desafio “representar tudo o que a mulher significa dentro da arquitetura”, conta a profissional. Todo o ambiente foi pensado para reunir sutileza e riqueza de significados. Nada está ali por acaso. A cliente do imóvel precisa de acessibilidade, desse modo, o espaço foi todo planejado para atender às suas necessidades. A iluminação sutil e aconchegante valoriza todo o ambiente. Alguns móveis foram desenhados pela própria Marcelle e manifestam sua personalidade, voltada para o aproveitamento e otimização dos espaços, valorizados com peças que fazem parte do dia a dia e dos sonhos femininos. A arquiteta não desenvolveu um tapete exclusivo para o espaço, mas criou sobreposições que deixaram o item com visual único. “Participar da primeira mostra virtual do mundo, e ainda ser a minha primeira mostra da carreira, é um marco para meu portifólio, posso dizer que estou numa nova fase e vou aproveitar 100%. Ser reconhecida por meu trabalho desenvolvido com amor é a maior e melhor importância”, conta.


III Mostra Casas Conceito | Setor Kappa

C

RISTIANE PEPE

Cristiane Pepe chamou seu ambiente de Lounge Bambuzal, que tem como maior inspiração o bambuzal que marca a entrada do aeroporto de Salvador e as areias das praias da Bahia. Logo na entrada do espaço, o visitante encontra uma cuba gigante no formato de concha em Corian, desenhada pela arquiteta exclusivamente para a mostra Casas Conceito Virtual Experience. A cuba foi desenhada para que a água caia sobre uma bandeja de pedra que encobre o ralo embutido no chão. A luminária em forma de pássaro dá um toque lúdico ao espaço. As luminárias gigantes de fibra em formato de chapéu chinês recebem enchimento de cristais e luzes LED e são fixadas a um teto com forro de fibra. Réguas de madeira que criam feixes constituem pilares em forma de árvores. Em tons neutros, os móveis de designers renomados brasileiros dão um requinte contemporâneo ao ambiente. O piso de porcelanato polido, Oro Bianco da Portobello, em placas, deixa o ambiente amplo, limpo e sofisticado. Duas estantes desenhadas pelo arquiteto Arthur de Mattos Casas são o ponto alto do projeto. As especificações dos móveis partiram de peças que a arquiteta sempre sonhou em usar. Os tapetes de fibra natural em formato circular com trama em desenho de escama de peixe deixam o ambiente mais orgânico, e as cortinas em linho branco, por sua vez, dão maior suavidade ao espaço e às peças de arte, confeccionadas exclusivamente para o projeto. Design diferenciado, mistura de materiais, tons neutros e dourados são vistos no ambiente. “Como cada indivíduo é único, cada projeto também é. Odeio a ideia de tudo igual, padronizado. Gosto de ambientes personalizados, pessoais e diferentes que te proporcionem verdadeiramente vibrar e sentir cada espaço”, diz Cristiane.


III Mostra Casas Conceito | Setor Kappa

M

ÁRIO FIGUEIREDO

A proposta de Mário Figueiredo para a Casas Conceito Virtual Experience é um loft horizontal, plano, que se integra ao máximo à natureza exuberante da Baía de Todos os Santos. Cores leves e claras, móveis de linhas arredondadas e orgânicas, estruturas delgadas e vazadas permitem que a paisagem seja vista de todos os espaços. O conceito é o da funcionalidade, poucos armários, poucos compartimentos com o objetivo de repensar o excesso e o acúmulo de coisas. A proposta é provocar a reavaliação sobre o que é supérfluo, estimular a renovação e a doação das coisas inúteis ou que perderam sentido na história de cada um. “A nossa maior inovação não é tecnológica, é a renovação do estado de espírito focado no viver”, diz Mário. No loft, o objetivo é que o morador seja parte da natureza e não apenas espectador envolto em paredes. O deck conta com um trampolim para que a diversão no espaço também seja garantida. Os armários são personalizados e modulados através do uso de cores e desenhos mais livres que quebram a planicidade e monotonia dos móveis. A sala também conta com um sofá curvo, onde todos podem compartilhar momentos de conforto, contemplando a bela vista da baía. Para Mário, uma mostra virtual será um divisor de águas, com a racionalização dos custos e da tecnologia. “Chegaremos em um momento em que poderemos ir numa loja, fotografar um objeto, um móvel ou uma obra de arte com o celular e ele rapidamente virar um elemento 3D, usado em tempo real na casa do cliente”, diz. É a tecnologia consciente ajudando a todos.


III Mostra Casas Conceito | Setor Kappa

L

ARISSA E RANGEL FONSECA

Os irmãos Rangel e Larissa Fonseca trazem para a Casas Conceito Virtual Experience um living integrado à natureza. Para a dupla, lidar com o contexto onde está inserido o projeto é parte essencial do exercício da arquitetura, que funciona como mediadora da relação entre humanos e natureza. Por isso, os profissionais pensaram numa forma de reconectar, através da arquitetura, a sociedade contemporânea com elementos como a água e o verde. A inovação está presente nos mais variados elementos que compõem o espaço, um deles é a tecnologia dos materiais, que proporciona efeitos únicos, desde as estruturas metálicas da escada e ilha às variações de um único material, em acabamentos diferentes. A maior parte dos materiais utilizados no living é lançamento, se não a matéria-prima, o modo como foi inserido no espaço. Entre eles, a pedra moledo que reveste o piso de forma irregular e incomum, um material de certo modo rústico, mas que casou perfeitamente com a proposta urbana do espaço. No projeto, a emoção está presente despertando memórias e desejos, os espaços idealizados trazem uma grande carga afetiva e de bem-estar. “As emoções que o nosso espaço causa são inúmeras, seja na adega onde os amigos vão confraternizar e sentir a atmosfera de descontração que o ambiente proporciona, ou no deck onde a sensação de relaxamento e bem-estar será apreciada com a ajuda de uma vista única da Baía de Todos os Santos”, comenta a dupla. Entre os destaques do ambiente está a Poltrona Esfera, de Ricardo Fasanello, que, além de se unir perfeitamente à proposta atemporal do living, exala o aroma poético de uma peça ícone.


III Mostra Casas Conceito | Setor Kappa

R

EGI AMARAL

O Loft “In Nox” foi projetado em uma versão inesperada para o próprio autor, o arquiteto Regi Amaral. Alguém pode estar se perguntando: como assim? Em plena pandemia da Covid 19, o profissional ficou internado num hospital, sem poder receber visita. E aquela difícil realidade de estar sozinho, algo que sempre foi muito desafiador para Regi, foi justamente o que o fez sentir um pouco mais seguro e tranquilo. Durante esse período, parou para refletir sobre ‘verdades absolutas’, sobre o mundo, sobre o outro e sobre si mesmo. O que nos limita, o que delimita a percepção do outro, mas, principalmente, o que aprisiona a nossa natureza mutável. Assim, o seu ambiente, localizado no setor Kappa da Casas Conceito Virtual Experience e denominado Loft “In Nox” traz a experiência tátil desse elemento estéril que é o aço inoxidável em toda a sua concepção, mas significa, sobretudo, “estar dentro de nós mesmos”. Um espaço feito não para um “novo eu”, mas para um “também possível eu”. E por que não? Trata-se de um loft generoso e confortável, porque esse “eu” sabe que a vida merece ser reverenciada. Mas é também minimalista e funcional: menos trabalho e mais tempo de sobra pra se fazer o que gosta. “Essa versão inesperada de mim mesmo é um cara que precisou esvaziar um pouco a bagagem, abrir mão do que não necessitava mais e, principalmente, se permitir ser mutável, sem julgamentos”, conta Regi. O profissional convida o visitante a embarcar nessa experiência e o estimula a abrir de espaço dentro de si mesmo para o novo e para as transformações que acontecem “In Nox”, acolhendo as multiversões de cada um e a materializando em espaços que façam sentido.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

D

ANIELA LOPES

O projeto de Daniela Lopes para a Casas Conceito Virtual Experience foi idealizado a partir de um contexto clássico, tendo como suporte o pé direito alto do imóvel e a vista. Denominado Casa Branca, o espaço imaginado pela profissional é voltado para um casal maduro. Através do conceito de planta livre, Daniela criou um layout central, deixando o ambiente mais funcional. “Busquei trazer uma atmosfera clara, mas, ao mesmo tempo, acolhedora e sofisticada, emoldurada pela linda vista da Baía de Todos os Santos”, conta. A profissional considera que a área de maior impacto do seu projeto é o estar, por ser extremamente acolhedor e ponto central de todo o ambiente. Para os pisos, ela utilizou um porcelanato fosco de grande formato, que reproduz com perfeição o mármore italiano. Para fazer um contraponto com a base clássica do projeto, foram utilizados trilhos na iluminação geral, direcionando os spots para locais de destaque. Um lindo lustre Baccarat decora e causa impacto em cima do piano de cauda. Através da marcenaria sob medida, foi criada uma grande adega com portas em laca branca, enquanto todo o forro foi revestido em laminado, simulando vigas de madeira. Aliás, o branco é predominante no espaço, o que reflete um ambiente clássico, fazendo contraponto com tons que variam do chocolate ao bege, tornando o espaço monocromático e sofisticado. O projeto também conta com um tapete exclusivo, que imprime maior identidade ao ambiente, e cortinas em linho para propiciar aconchego e o máximo de visibilidade da paisagem marítima. Como obra de arte, a arquiteta utilizou uma grande tapeçaria Aubusson, emoldurada em caixa de acrílico, com o tema paisagem verde, que propiciou a utilização da fotografia de um canoeiro. As obras de Amilcar de Castro, com suas pinceladas geométricas pretas, trouxeram um ar arrojado ao espaço, harmonizando com as outras formas de arte.


A

III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

DRIANA LORENZO E DRIANA VARANDAS

Para as arquitetas Adriana Lorenzo e Adriana Varandas projetar a Casa 02 do setor Zeta durante a quarentena teve um significado muito especial. “Foi um momento que paramos para refletir sobre a nossa essência, como chegamos até aqui (afinal são 18 anos de escritório) e o que queremos mostrar para o público”, contam. A dupla optou por uma casa que mostra versatilidade e praticidade, próxima do mar e da natureza. As profissionais aproveitaram a planta livre para criar espaços totalmente integrados – o quarto, o home office, a cozinha e a varanda giram em torno do living e sua grande árvore nativa –, todos com vista para o mar. A grande sacada desse projeto foi ter colocado o quarto mais elevado que o living para desfrutar da vista também. As profissionais desenvolveram um trabalho de linhas contemporâneas, com uma seleção de mobiliário confortável e peças de design brasileiro. Abusaram da criatividade com uma paleta de cores que vai do cinza aos tons terrosos e alaranjados e que se harmoniza com elementos naturais como a pedra, o linho, o couro e a madeira. A casa pode ser habitada por um homem ou uma mulher ou por um casal sem filhos em casa. Um sonho de consumo perto da natureza e que permite assistir, do deck, ao por do sol maravilhoso da Baía de Todos os Santos. Planejada com um conjunto harmônico, a casa apresenta inovação nas cores e materiais. “Muitas vezes a inspiração do nosso trabalho começa por uma cor específica e isso aconteceu ao projetar esse ambiente. Os tons alaranjados e terrosos foram nossa fonte de inspiração”, destacam. A Casa 02, também chamada de Casa Sol, é sinônimo de bem-estar, praticidade, harmonia e muita criatividade.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

C

ARINA VIDAL

A arquiteta Carina Vidal traz para a Casas Conceito Virtual Experience o Loft Contemporâneo, projetado com elementos que proporcionam conforto ao visitante. “Costumo dizer sempre para meus clientes que não existe projeto perfeito, existe o projeto perfeito para você, pois além do gosto individual, as necessidades também mudam muito e eu particularmente adoro isso, porque são essas necessidades que trazem identidade ao projeto”, conta a profissional. Ao estudar a planta da Casa Zeta, Carina tomou partido em relação às aberturas externas para se apropriar à vista. Pensando em seu nicho, trabalhou com os principais cômodos de uma habitação, cozinha, sala, quarto e banheiro; logo essa estrutura tornou-se um loft perfeitamente exequível. A profissional trouxe para o interior do ambiente bastante natureza, representada em cada cantinho. Afinal, quem não gosta de sentir o aconchego que o verde traz, não é mesmo? Uma vez definido o programa de necessidades, Carina setorizou os ambientes, para abranger a vista. Para isso adotou como elemento transitório dessa setorização um jardim de inverno, que se tornou o ponto limítrofe dos espaços e, ao mesmo tempo, um local de destaque verdejante. A profissional também adotou dois níveis de forro, o mais alto ficou setorizado o hall de entrada com um living e home theater integrados. Carina aproveitou o desnível do forro para fazer um jardim suspenso e revestiu toda a parte mais baixa com laminado de madeira, deixando o ambiente mais aconchegante. Foram selecionados materiais que trouxeram elegância e modernidade ao espaço, que harmoniza diferentes elementos como madeira, mármore e latão. A cozinha traz modernidade; o quarto, aconchego e a sala, elegância.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

R

AíZA PETITINGA

A arquitetura encontrada e a sua implantação no terreno nortearam a disposição do layout do projeto de Raíza Petitinga, que tira partido da vista em suas faces voltadas para o mar e para o bosque. O espaço foi idealizado para um casal jovem e descolado, que adora receber amigos, seja para um jantar, um happy hour, ou uma reunião mais intimista. A partir desse objetivo, o ambiente foi projetado para proporcionar múltiplos usos, com layout integrado, e permitir que seus usuários fiquem à vontade, sem contudo deixar de interagir uns com os outros. O projeto ainda traz uma cozinha completamente equipada, que não deixa nenhum desejo de fora, além de possibilitar que o proprietário cozinhe enquanto interage com os seus convidados. O ambiente prega a integração entre espaços sociais e de lazer e conta com um espaço gourmet, com um grande living, para proporcionar momentos de descontração entre os usuários. A cozinha, quando não estiver programada para uso, pode ter boa parte dos seus equipamentos ocultos por uma porta de correr que, quando fechada, forma um plano decorativo compondo com o ambiente. Com múltiplas funções, o projeto não poderia deixar de contar com uma bela vista para o mar e toda a natureza do entorno, completando assim o layout conceitual. Para trazer aconchego ao espaço, a profissional fez uso de materiais naturais e brasileiros, como a madeira, a palhinha e o couro, complementados com vegetação de forma predominante. Esses elementos, associados a uma paleta em tons quentes e acabamentos modernos como a laca e a pintura metalizada, resultam em um projeto contemporâneo sem deixar de ter aquele astral de casa.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

Q

UÂNTICA DESIGN

O conceito da proposta adotada é a desconstrução do espaço. Porém, antes de falar do espaço, é importante esclarecer que ao contrário dos outros expositores a Quântica não é um escritório de desenvolvimento de projeto, nós somos um studio que produz ilustrações para arquitetura. Com isso, nossa ideia foi desenvolver um projeto que tivesse conexão com o que fazemos e a mostra da Casa Conceito Virtual Experience. “Juntar estas duas vertentes mostrou-se um desafio e tanto”, conta Leo, diretor da Quântica. Para atender às duas ideias, o studio resolveu brincar e desconstruir o projeto do masterplan feito pelo arquiteto Marcus Barbosa, trazendo para dentro do ambiente elementos com uma linguagem surrealista. A fantasia lúdica veio através da associação com o mar. O mar sempre foi um elemento presente no conceito da mostra, visto que, mesmo virtual, a construção se localiza na Baía de Todos os Santos. O local se divide em dois ambientes recriados com planos invertidos e elementos marinhos. É um espaço que convida o visitante a, literalmente, mergulhar de uma maneira surpreendente e inimaginável.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

A

NA ARQUITETURA

O projeto da Ana Arquitetura tem como conceito Deus e toda a sua criação. A paisagem da Baía de Todos os Santos já é uma grande inspiração. O ambiente, chamado de Recanto de Paz, está localizado em uma área cercada de paisagismo, com aspecto mais calmo e recluso. Dessa forma, Analis e Analine utilizaram materiais para trazer a natureza também para dentro de casa, seja na bancada da cozinha ou na pedra que reveste o banheiro. Além disso, um jardim vertical é incorporado ao projeto. “Queríamos um elemento majestoso, que remetesse a algo mais divino, então escolhemos a pedra ônix para complementar a cabeceira da cama, do piso até o teto, o ponto alto do projeto”, contam. A planta da casa permaneceu totalmente aberta, com elementos para fechamentos eventuais, como persianas e portas pivotantes. O objetivo da dupla é transmitir a paz e a comunhão entre os moradores. Uma curiosidade: para incentivar a comunhão a televisão fica embutida no teto e é revelada através de automação. Outro detalhe do espaço são os objetos, cada item tem seu propósito. Por exemplo: na sala há fotografias de Paulo Coelho, da série Passageiros, que representam uma mensagem de vida. “Fazer um projeto que não fuja da realidade esse, sem sombra de dúvidas, foi o nosso maior desafio”, pontua a dupla da Ana Arquitetura.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

M

ARIA JÚLIA FARIA

O projeto desenvolvido por Maria Júlia Faria para a Casas Conceito Virtual Experience traz uma proximidade com os elementos naturais, o que motiva o visitante a querer não somente morar, mas também trabalhar nesta atmosfera. Assim, não poderia haver melhor lugar para projetar uma agência de publicidade, em um ambiente tão estimulante e criativo. A Propeg é a cliente da arquiteta que se inspira em elementos naturais e os integra a uma temática industrial. Para representar suas ideias, a profissional destaca o azul, que é a cor que representa a Agência Propeg. O aço corten cria a estrutura do “navio”, enquanto os revestimentos rústicos recobrem a parede e trazem o conforto e segurança – a madeira humaniza o ambiente e representa o acolhimento do povo baiano. É usada muita cor para tornar o espaço bem criativo e alegre. No desenvolvimento do projeto foram utilizados os conceitos de open plan, com mobiliário convencional, permitindo uma aclimação de trabalho em diversas estações. A escada estimula uma mobilidade importante para a qualidade de trabalho prevista no design biofílico, que também justifica a inclusão de plantas e a iluminação de conforto em alguns pontos. A estante funciona como um elemento vivo circulante, onde se pode guardar objetos, observar obras de artes, valorizar a cultura e apresentar a notoriedade da agência com seus diversos prêmios. Ela também acolhe o momento do ócio criativo e funciona como suporte aos instrumentos musicais usados no momento de descompressão e comemoração. A parede oposta representa uma grande janela de criação, com monitores que exibem trabalhos feitos pela agência, ao mesmo tempo que interagem nos processos atuais. Os painéis de vidro ajudam a conectar ideias, permitindo anotações e lembretes. A união de todos os elementos e simbologias criam um ambiente dinâmico, criativo e alegre e representa toda a energia da Agência Propeg e da alma baiana.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

A

LAN GUSTAVO

A partir da música, o projeto de Alan Gustavo iniciou os primeiros traços, levando a sutileza poética aos elementos da natureza. O Living Bar traz em seus 100m2 leveza, aconchego e nobreza artística. Um piano generoso, branco, entre o gourmet bar e o living propriamente dito, demarca exatamente esse conceito acolhedor. Tons neutros se mesclam aos terrosos nos mobiliários e materiais envelopados como piso, teto e parede. No ambiente, a assinatura de artistas brasileiros como Jader Almeida, Sérgio Rodrigues, Xico Diniz e Guel Silveira, em móveis ou nas telas artísticas para enobrecer o contexto e a brasilidade. As texturas extraídas da natureza, como o sisal, estão presentes nas tapeçarias, e lâminas amadeiradas compõem os modulados, teto, persianas e mobiliário. A pedra natural romana travertino é encontrada em todo o piso e em algumas paredes, enquanto o linho puro sobressai nos tecidos dos móveis e cortinas, o que faz o ambiente abraçar a vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos. “O exterior envolve todo o interior do ambiente e vice-versa”, pontua Alan. A musicalidade trouxe elegância ao espaço e uniu a poesia aos sons da natureza. No bar, a estrutura 100% em vidro trouxe leveza e transparência, conectando a louçaria dos drinks diretamente ao ambiente, que comporta mobiliário simples, sobriedade nos tons e texturas, tendo como destaque central o piano branco.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

R

OGÉRIO MENEZES

O projeto do estúdio RM, de Rogério Menezes, para a Casas Conceito Virtual Experience foi concebido a partir da proposta de um ambiente amplo, sem delimitações, onde a pessoa possa receber amigos, trabalhar, assistir a um bom filme, sem precisar sair de casa. “A inovação desse espaço é justamente essa integração do trabalho com o lazer, a natação, cozinhar e receber pessoas. Então, a ideia é que no pós-pandemia você possa trazer tudo o que faz no dia a dia, além do trabalho, para dentro de casa”, conta Rogério. Para trazer emoção ao espaço, o profissional optou por texturas aconchegantes em tecidos, pisos e tetos, além de valorizar o verde. Entre os lançamentos apresentados ao visitante estão a lâmina de madeira, que é o revestimento da estante, e os mobiliários da mesa e cadeiras da sala de jantar, do designer Jader Almeida. O projeto de iluminação, feito pelo próprio estúdio, preza pelo aconchego para tornar o local intimista. O ambiente também conta com uma piscina numa área coberta e integrada às demais áreas sociais. O profissional usou tapetes de linha, mas fez questão de usar fibra natural, nada que fosse sintético. Preferiu o uso de persianas, pois dão a possibilidade de não encobrir a vista externa, componente que o deixou apaixonado desde que viu o projeto. Poucas obras de arte foram usadas, porém as escolhidas são impactantes. Rogério também trouxe uma mistura cores para o ambiente, uma constante no trabalho do estúdio. A proposta de receber o espaço em planta livre, aprovada pelo profissional, lhe proporcionou a sensação de liberdade para criar: “a mente voa”, diz. Por ser uma mostra virtual, foi possível concretizar alguns sonhos que não seriam viáveis numa mostra física, por questão de custos e prazos. “A Casas Conceito me inspira desde a primeira mostra, veio com algo novo no mercado, veio com uma força nova, veio com essa vontade de abranger outros mercados e mostrar para fora da Bahia o que a gente tem de bom. O que ela tem de diferente é que a mostra, a cada ano, se renova”, comenta.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

A

DELIA ESTEVEZ

A casa é o espaço de acolhimento e de estar com pessoas com as quais nos identificamos. No contexto da vida contemporânea, o projeto de Adelia Estevez combina o modo de vida urbano e cosmopolita à elegância e à sofisticação. O uso de texturas variadas, como paredes revestidas em madeira com veios únicos, e peças de design com materiais como o couro e tecidos diversos adornam os mobiliários do espaço. A profissional escolheu tecidos e pisos claros em contraste com o preto, que traz o estilo urbano sofisticado para o projeto. A luz natural foi trabalhada para que, ao longo do dia, o jogo de sombras possa criar diferentes cenários. O Living Gourmet Adelia Estevez é um espaço grande, com decoração moderna, atemporal, para receber com conforto e personalidade. Construído com soluções que aliam praticidade e contemporaneidade, o espaço contempla living, bar, área gourmet e varanda. A integração dos ambientes é feita por um piso único, sem paredes ou divisórias, dando amplitude e sofisticação ao local, assim como o forro de gesso em cor clara, que cria uma atmosfera leve e atual. O conceito principal do projeto é gerar unidade através dos materiais fixos como: piso, forro e revestimentos, que abraçam o ambiente sem gerar quebras, mantendo a mesma linguagem geral e, ao mesmo tempo, respeitando a singularidade de cada espaço. O ambiente também é completamente permeável e integrado, não existem elementos fixos que sirvam de barreiras visuais. Em contrapartida, cada espaço tem sua função e é bem demarcado através do mobiliário, mesmo com móveis soltos.


III Mostra Casas Conceito | Setor Zeta

Y

SABELA VON FLACH

O projeto da Casa Mirante, da arquiteta Ysabela von Flach, instalado no Setor Zeta, da Casas Conceito Virtual Experience, teve como base a integração entre o interno e o externo. A profissional pensou em uma suíte presidencial com ambientes funcionais que permitem várias configurações, desde uma casa aconchegante até uma recepção de evento corporativo. A Casa Mirante é a junção da modernidade com toque de baianidade da Baía de Todos os Santos e o paisagismo contemplativo. “Quando comecei a projetar, busquei uma música muito ouvida, que meu avô cantava para mim, Marina, de Dorival Caymmi. E lembrar do meu avô nesses momentos foi algo incrível”, diz. A música que trouxe a inspiração faz referência à simplicidade, ao aproveitamento de coisas básicas que, no dia a dia, passam desapercebidas. Com isso, a Casa Mirante contrasta sutileza e elegância. Para o profissional, o desafio da mostra é trazer a experiência que a arquitetura pode promover. Ao receber o masterplan em planta livre, Ysabela destaca ter sentido uma explosão de liberdade e motivação extra. Dessa forma, a Casa Mirante dialoga diretamente com todo o entorno, trazendo-o para dentro do ambiente. A profissional também aproveitou ao máximo a iluminação natural, mas também propiciou ambientes mais intimistas. Os visitantes vão poder conferir que o quarto, por exemplo, um refúgio e um convite ao descanso e relaxamento. O local tem um painel de madeira atrás da cabeceira que promove todo o acolhimento necessário. O ambiente também expõe quadros de Hiram Gama, feitos exclusivamente para o projeto, além de obras de outros artistas baianos.


III Mostra Casas Conceito | Torre Orion

D

OLORES LANDEIRO

O apartamento que a designer Dolores Landeiro assina na Casas Conceito Virtual Experience chamase “Mar da Bahia”, já que o empreendimento está localizado no entorno da Baía de Todos os Santos. A profissional imaginou o espaço para um casal que gosta muito de viajar e receber amigos. A base do projeto vem do desejo por espaços amplos e integrados, com área de wine bar próxima à sala de jantar, um sofá confortável para compartilhar e assistir a um bom filme ou show. O espaço traz tons claros e obras de arte de artistas baianos, destacando a identidade da terra. Dolores também aproveitou o fato de o projeto estar em planta livre e, assim, conseguiu atender às necessidades e aos desejos dos clientes. A profissional destaca que a emoção está presente no espaço e que o visitante perceberá um apartamento para ser vivido em toda sua plenitude, com uma bela vista para o mar e obras de arte da Terra Bahia para sempre lembrar suas origens. O projeto valoriza a cultura local com a riqueza dos detalhes de móveis e peças de design. O desafio do novo é empolgante para a profissional. Entender cada vez mais como funciona o meio virtual e poder provocar sensações através da tela – já que o visitante não pode sentir o cheiro, nem o tocar os objetos – é um grande estímulo para os profissionais, que têm flexibilidade e liberdade maiores no que se refere à criação do espaço. “Espero que gostem e que entendam que podemos fazer um projeto nesse formato para apresentar ao cliente e assim ele estar bem seguro do que será entregue”, diz.


III Mostra Casas Conceito | Torre Orion

A

LINE CANGUSSÚ

Origem é no nome do apartamento que a arquiteta Aline Cangussú projetou para a Casas Conceito Virtual Experience. O trabalho da profissional foi idealizado para um casal que, depois de morar fora de Salvador, com os filhos já criados, está retornando para a sua cidade natal. Assim, a ideia foi ampliar o espaço, ao máximo, para que todas as áreas fossem integradas, permitindo encontros de amigos e o convívio com familiares da melhor maneira possível. “A planta livre permitiu que eu pudesse realizar o sonho do cliente de uma forma mais tranquila, e que eu pudesse colocar a minha criatividade como arquiteta sem limites”, diz. O espaço concebido por Aline é extremamente clean, aconchegante, versátil e integrado, que se modifica com o uso de portas que dão diversas funcionalidades a um mesmo ambiente. “Quero que o visitante se sinta acolhido ao entrar no apartamento”, conta. O destaque do ambiente é o layout das áreas sociais; o living é o elo entre a sala de jantar e a adega, com a parte de convívio da família composta por sala de jogos e escritórios, todos conectados. Aline optou por uma linha da arquitetura de base, com elementos neutros para permitir que a decoração e o mobiliário entrassem em sintonia. Uma das soluções foi o uso que das portas Cinex, que permitem integrar os espaços ou dar privacidade, com um toque de modernidade e leveza. No mobiliário, as escolhas valorizaram tanto as linhas brasileiras quanto italianas. A marcenaria também foi personalizada, e um dos destaques é a estante que vira no teto, design criado pela própria Aline, uma mistura de madeira com elementos em aço, oferecendo uma solução leve ao espaço. As cores sempre são um elemento fundamental nos ambientes criados pela profissional, que utiliza cores leves, suaves e que permitem que a arquitetura seja extremamente durável. Animada com a mostra virtual, Aline diz que o desafio é mostrar o trabalho para um público amplo, esteja ele em Salvador, São Paulo, Nova York ou Cingapura. “Uma ferramenta nova para despertar novos clientes sem limites”, festeja.


III Mostra Casas Conceito | Torre Orion

F

LÁVIO MOURA

Para o apartamento 301, da torre Orion, Flávio Moura criou um projeto “tipo dos sonhos” para um pai e uma mãe que possuem um casal de filhos gêmeos (um menino e uma menina) de 15 anos. Essa família adora receber amigos em casa, por isso foram criados alguns ambientes distintos, sendo todos integrados na área social. Além do living e do home theater, o projeto integra o home bar e a sala de jantar à cozinha. A área íntima conta com uma suíte master com sala de banho e closet amplos e confortáveis. A suíte da filha segue uma linguagem romântica e a do filho, uma linguagem esportista que é sua grande paixão. O projeto leva traços modernos, toques clássicos e, claro, riqueza nos detalhes. O arquiteto destaca como um dos pontos fortes o home bar, local da casa totalmente equipado para tomar drinks. Tem adega, cervejeira, máquina de gelo, um lounge, com sofás e poltronas. Outro destaque é a bancada no centro da ilha na sala de banho, onde existem cubas independentes para o casal, bem como espaço para fazer cabelo e maquiagem. O piso da área social recebe mármore Valentino, lançamento no ambiente, e nas varandas, um cimentício preto da Castellato com uma textura de madeira queimada, ambos da Pavimenti. A sala de jantar apresenta uma escultura em latão preto, do Studio Flavio Franco, feita exclusivamente para o projeto. A suíte master conta com o lançamento do lustre New Gracie, da Aver Metais, para a loja Omni Light. Nos móveis, vários lançamentos de designers famosos, entre eles, o sofá Met e as mesas de centro Roots, de Jader Almeida, a poltrona Wabi e o sofá Slice, de Guilherme Torres, as poltronas Voltaire e a Diz estofada, de Sergio Rodrigues. Há ainda o banco Acqua, o banco Doop e a mesa de centro Lolita, de Ronald Sasson. Todos os móveis são da loja Home Design. “A emoção está presente sempre em meu trabalho, seja no cuidado com toda a harmonia dos materiais, seja na riqueza dos detalhes. Procurei deixar meu projeto bem elegante e fiel ao meu estilo de trabalhar”, conta Flávio.


III Mostra Casas Conceito | Torre Orion

R

OBERTO MIGOTTO

Um projeto pensado para clientes modernos, cosmopolitas e que gostam de morar com personalidade. Assim é o apartamento RM Salvador, assinado por Roberto Migotto, um dos mais prestigiados arquitetos do Brasil. A base do projeto são as formas orgânicas, a partir das quais foi pensado o layout fluído e fácil de ser vivenciado. “Espero transmitir através deste meu projeto virtual um novo olhar para que as pessoas possam desfrutar do ambiente de sua casa de uma forma mais integrada e despojada”, conta. Com a criatividade livre em um projeto sem limitações, Migotto optou por um design diferenciado, abastecido com peças impactantes. O arquiteto utilizou uma base de tons claros e neutros, compostos por peças de formatos orgânicos em uma composição de designers consagrados e novos. Como piso, a escolha foi o Quartzo Taj Mahal nas áreas sociais, enquanto na área reservada a opção foi uma releitura dos antigos parquets com um desenho exclusivo e inédito em madeira clara. O projeto de iluminação priorizou a criação de sancas por todo o apartamento para valorizar a luz indireta. A marcenaria sob medida foi fundamental para o layout do apartamento. Os tapetes também foram desenhados por Migotto especialmente para a mostra e, nas janelas, a opção foram as persianas country woods com acabamento em bambu e xales em linho, da coleção Petrópolis. As obras de arte presentes no ambiente dividem-se entre peças de acervo e de galerias. “Participar de uma mostra é sempre um exercício criativo, além de poder transmitir ideias para as pessoas e, em particular, para aquelas que não possam contratar um profissional”, pontua o arquiteto.


III Mostra Casas Conceito | Torre Orion

M

ARCUS BARBOSA

O conceito do projeto desenvolvido pelo escritório de Marcus Barbosa para esse imóvel partiu da liberdade de expressão possibilitada pelo modelo de planta livre. Na Torre Orion, o profissional optou por um apartamento de quarto e sala, mesmo se tratando de uma área com 450m2. O espaço é projetado para um casal maduro cujos filhos já saíram de casa. O projeto concebido é limpo nas suas especificações, de modo a oferecer conforto e qualidade, valorizando a arquitetura e o design. “Escolhi o branco para trazer mais destaque para o design das peças escolhidas”, conta. O morador deste apartamento é um colecionador e apaixonado pelo mobiliário brasileiro, por isso uma curadoria criteriosa foi realizada para eleger peças de Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin, Rogério Fasanelo, Jader Almeida, Sergio Rodrigues, Carlos Mota e Arthur de Mattos Casas. O piso utilizado no apartamento é formado por pedras brutas naturais e irregulares, paginadas uma a uma. As paredes são revestidas em lâmina de madeira, e o forro recebeu um ripado também em madeira para aquecer o design das peças do projeto. A única peça internacional foi a poltrona Mamma Mia a UP5, de Gaetano Pesce, que completou 50 anos em 2019 e divide espaço com um piano de cauda, uma das paixões da dona da casa. “Por ser uma mostra virtual, procuramos trazer a emoção através da música e das obras de arte associadas ao design”. O espaço ainda conta com escultura de Amilcar de Castro que divide espaço com uma tela de Luiz Varanda, uma foto de Christian Cravo e um relevo de autoria do próprio Marcus Barbosa.


III Mostra Casas Conceito | Torre Orion

N

ATHÁLIA VELAME

O conceito de Nathália Velame para o Residencial Orion foi trazer uma casa contemporânea, leve, com materiais de qualidade, atemporais e com muita personalidade. O espaço foi projetado para um casal sem filhos, que ama receber os amigos, curte arte e degustação de vinhos. O ambiente é propício ainda à prática de exercícios físicos com vista para o mar e à contemplação do pôr do sol. A base de cores é mais neutra, mais natural, com tons mais suaves, que vão do areia ao verde. Com a Baía de Todos os Santos como grande fonte de inspiração, Nathália buscou valorizar a vista e colocar como ponto de destaque a varanda, com uma piscina em vidro e mobiliário que convidam a experiências de lazer que vão desde atividades físicas a um local para degustar um bom vinho. Nos pisos, a profissional trouxe a madeira preta ebanizada e carbonizada. O projeto de iluminação adota a luz indireta, mais intimista, que dá a possibilidade de colecionar peças decorativas, assim, o espaço conta com uma coleção de abajures. Na mostra virtual, a designer de interiores pôde realizar alguns sonhos, como a instalação de uma adega toda feita em acrílico, o revestimento em mármore do forro do sanitário e closet, além da especificação de algumas luminárias da Lalique e Baccarat. “Acredito muito no formato digital, é novo, é tendência, é real e veio para ficar. É inspirador deixar a imaginação fluir e se permitir sonhar, criar e planejar”, diz Nathália. Apaixonada pela exclusividade e personalidade que as peças sob medida oferecem, a profissional apostou em uma marcenaria sob medida, com destaque para um painel atrás da cama com linhas mais curvas. No lugar do ripado, optou por suaves rebaixos verticais que, com o acabamento da laca, trouxeram sofisticação ao espaço. Residencial Orion aposta nos móveis com design brasileiro, mas também traz itens de destaque do cenário mundial, como a cadeira De Padova. O visitante vai encontrar cores, design, sofisticação e aconchego no espaço. “A Casas Conceito é inspiração, é dedicação, é profissionalismo, é seriedade, é amor, é decoração”, diz Nathália.


III Mostra Casas Conceito | Torre Nihal

G

ABRIEL MORENO

“A ideia sempre é, e sempre será, trazer o melhor possível para o morador e/ou usuário de determinado espaço”, destaca Gabriel Moreno, que assina o apartamento 101 da Torre Nihal, na Casas Conceito Virtual Experience. O profissional destaca que, assim como o ambiente tem de ser modificado e traduzido para o estilo de vida do morador, pode-se também fazer o inverso, oferecer arquitetonicamente, a partir do local que está inserido, o que esse entorno tem de valioso, e assim modificar a experiência de vida de quem irá vivenciar este espaço. O projeto conta com uma paleta monocromática em preto e branco mesclada com o aço inox. “Aprendi que branco e preto não é cor e sim valor, e sabendo disso buscamos trazer as cores e o calor do externo, do mar da Baía de Todos os Santos e desse céu maravilhoso da Bahia que nos abençoa”, diz Gabriel. A ideia foi trabalhar um ambiente totalmente integrado, não somente pelo fato de mostrar melhor o espaço virtualmente para o visitante, mas também porque o imóvel permitiu trabalhar dessa forma através da planta livre. A ideia foi fazer um apartamento para um casal que viaja e que conhece o mundo, um casal que sabe apreciar e dar valor a uma obra de arte e às coisas boas da vida, um casal que gosta de receber os amigos ou os filhos que não mais moram com eles. É um projeto atemporal, que não vai envelhecer nunca, que nunca vai sair de moda ou vai se tornar ultrapassado, e que nunca vai deixar de ser belo.


III Mostra Casas Conceito | Torre Nihal

M

ILCENT ARQUITETURA

A dupla Bruna e Fernanda, da Milcent Arquitetura, assina um dos apartamentos da Torre Nihal, inspirado na própria vista do entorno do empreendimento. Então, para as profissionais, nada melhor do que chamar o ambiente de Loft Baía de Todos os Santos, um espaço integrado, layout desconstruído, justamente para que, de qualquer lugar seja possível desfrutar a vista. Todos os ambientes foram pensados pra receber família e amigos, com sofás, grandes lounges e uma área gourmet convidativa. Uma das inovações propostas pela Milcent Arquitetura é um espelho d’água, revestido com mármore Del Mare, para trazer harmonia com o mar e também delimitar o espaço entre a sala e a varanda. Para completar essa relação entre interno e externo e trazer ainda mais natureza para dentro do espaço, uma jabuticabeira foi instalada na varanda, criando sombra e frescor. “Nosso espaço foi pensado meticulosamente em cada detalhe, para que o cliente pudesse aproveitar de todos os usos de maneira confortável”, contam as profissionais. O espaço gourmet do Loft Baía de Todos os Santos foi projetado com uma grande ilha e mesa de jantar, para remeter às experiências gastronômicas. O piano garante a música. A estante, o colecionamento de memórias. A jabuticabeira remete à natureza através dos cheiros, e os mobiliários, a diferentes texturas. Todos os espaços são bem pensados para que os elementos se conectem e, automaticamente, as pessoas consigam se projetar no ambiente. O ambiente tem lançamentos junto a mobiliários clássicos e famosos, por já terem memórias afetivas para as pessoas. “Nosso principal intuito foi fazer com que todos os visitantes sentissem as mesmas emoções que um espaço físico traz”, pontua a dupla.


III Mostra Casas Conceito | Torre Nihal

S

ILVANA ROSEMBERG

O cliente imaginado para habitar o ambiente desenvolvido por Silvana Rosemberg é um casal sem filhos, que busca um apartamento alegre e descontraído, mas com espaços integrados e ao mesmo tempo delimitados, com local para malhar, trabalhar, relaxar, cada um em seu momento. A profissional incluiu, inclusive, uma área de desinfecção na entrada do apartamento e, ao escolher o estilo Boho e o uso das cores, trouxe descontração ao projeto. A entrada do ambiente conta com uma escultura de máscara, junto com o lavabo e o vestuário. A profissional apostou nas cores verde no teto do primeiro andar e rosa seco (usando Color Blocking) nas paredes, Na cozinha, ladrilhos nas paredes e piso e armários coloridos. Como destaques do projeto, uma mesa de 10 lugares na cozinha, com grandes poltronas nas cabeceiras, e também uma área de integração da academia com o escritório, além de uma banheira com vista para o mar. O projeto de iluminação seguiu a linha do aconchego, mas utiliza a uniformidade como base, com a repetição das luminárias. Os trilhos eletrificados, geralmente utilizados comercialmente, foram usados no escritório, na academia e na lavanderia. A marcenaria traz beleza e praticidade. Neste projeto, a prioridade foi o mobiliário sob medida apenas na cozinha e na área serviço, no restante dos ambientes foram utilizados móveis soltos. Há também objetos desenhados pela profissional exclusivamente para a mostra. Na grande sala, o rack block e o rack suspenso, peças produzidas em módulos laqueados, conta com revestimento de vidro também laqueado e porta e gavetas de toque.


III Mostra Casas Conceito | Torre Nihal

R

ENATA LOPES

O ambiente de Renata Lopes na Casas Conceito Virtual Experience foi projetado para um homem moderno, que ama curtir uma casa contemporânea e urbana, mas sem perder a conexão com o mar, por isso o nome Píer 45. O espaço tem total integração, valorizando ao máximo o cenário, com vista para a Baía de Todos os Santos, mas respeitando os momentos de privacidade. A profissional deixa claro o estilo de vida do cliente valorizado no projeto, que conta com espaços bem definidos para atender a todas as suas necessidades. Um dos pontos de destaque do apartamento é a escada que, pela leveza com que foi construída, se tornou uma obra de arte. Como piso Renata utilizou o Pietra Lombarda, da Portobello; a iluminação indireta conduz o projeto com fitas de led em estantes, embutidas em locais pontuais para valorizar obras de arte, tudo somado à exuberante iluminação natural. A marcenaria sob medida traz personalidade e exclusividade ao projeto, junto com elementos naturais, como pedras e paisagismo. Também foram usados tapetes de linha e cortinas, com design especial e funcionalidade. Para compor e harmonizar o ambiente, também estão presentes várias obras de arte.


III Mostra Casas Conceito | Torre Nihal

D

OIS A ARQUITETURA

Sempre presente em mostras que dialogam com o espírito de suas criações, a Dois A Arquitetura costuma prestar homenagens a grandes nomes do país que inspiram e despertam o orgulho dos brasileiros. “Desta vez vamos prestar um tributo a toda linda indústria musical brasileira. Nosso ambiente, desde o nome que escolhemos para ele, e a inspiração que buscamos para projetá-lo, vem chamar a atenção e enaltecer o setor cultural brasileiro, que no atual momento pede socorro”, conta Ana Paula. O projeto tem como intuito principal buscar o equilíbrio entre a personalidade musical de uma artista brasileira com a natureza, o mar, o requinte e a arte. Tecnologias e linhas essenciais da arquitetura são usadas para criar um lar aconchegante e contemporâneo. O apartamento conta com ambientes integrados e bem iluminados, banhados pela bela vista do mar da Baía de Todos os Santos, com uma boa dose de elegância e sofisticação. O uso de materiais naturais, como mármores, assim como os tons neutros e pastéis, favorecem o aconchego do espaço. O vidro é o elemento da vez no ambiente, trazendo uma solução integrada, que vai desde as condições climáticas prevalecentes do local à estética do projeto Música Congelada. Na fachada com vista para o mar, por exemplo, foi escolhido um vidro que filtra e ‘seleciona’ as porcentagens específicas de luz e calor que serão transmitidas para o espaço interno. “Todos os elementos que precisamos, como proteção, luz e beleza, o vidro nos trouxe, nos permitiu criar um grande quadro vivo, pensado para valorizar a maravilhosa vista para o mar, assim temos nosso ambiente como um grande cenário, um palanque para as relações com as pessoas que convivemos e amamos, assim como com a natureza que invade”, conta Ana Claudia. O ambiente também traz esculturas, quadros e fotografias de grandes artistas brasileiros. O espaço ainda conta com peças de nomes icônicos do design brasileiro, como os mestres Jader Almeida e Sergio Rodrigues.


III Mostra Casas Conceito | Torre Nihal

M

ARCUS BARBOSA

No projeto desse apartamento, com planta livre verticalizada de 310m2, Marcos Barbosa quis apresentar aos visitantes da mostra um contraponto absoluto ao projeto da Torre Orion. “Aqui tive como inspiração um loft industrial, utilizando materiais brutos, como o concreto no piso e forro em madeira carbonizada nas paredes. Já no piso superior, especifiquei o tijolinho na cor preta para as paredes, inclusive nas áreas íntimas, como banheiro e closet. Fiz esse apartamento como se fosse para mim, por isso escolhi a sobriedade do preto e cinza, apenas pontuando com o açafrão em algumas cadeiras e poltronas”, conta Marcus. Por se tratar de um apartamento com uma atmosfera masculina, o profissional resolveu integrar os espaços, por isso a cozinha executada pela Dell Anno está inserida ao living. Existe ainda um wine bar, com uma adega desenhada pelo escritório, assim como a mesa e o balcão que compõem o ambiente. Esse projeto traz móveis exclusivos da Home Design, como a linha da +55 Design, mesas desenhadas por Arthur de Mattos Casas e muitas peças estrangeiras que fazem parte do catálogo de preferências do profissional, como os móveis da varanda, todos assinados por Paola Lenti, representada pela Casual Móveis. As poltronas do living e do longe, assim como as cadeiras de jantar, foram escolhidas na Minotti. O balanço Louis Vuitton no quarto do casal faz parte do conjunto de peças que dão um toque de exclusividade ao projeto. “Gosto muito do luminotécnico desenvolvido com perfis e luminárias da Vibia representadas pela Omni Light, um dos itens que curto muito no projeto também é o tapete desenhado pelo escritório e produzido pela Punto e Filo da Uniflex Unica”, pontua. Para fechar o projeto, Marcus contou com a consultoria de Rita Camara na seleção das obras de Antonio Dias, Christian Cravo e um relevo da minha autoria.


III Mostra Casas Conceito | Torre Nihal

J

OÃO ARMENTANO

O apartamento projetado por João Armentano para a Casas Conceito Virtual Experience tem como nome Viva La Vita e foi projetado para ser o mais integrado possível, sem paredes. No pavimento inferior, a área é toda social, dedicada a receber amigos e família para compartilhar ótimos momentos. Tem o gourmet que foi idealizado de maneira clean, assim como a sala de jantar, sem grandes pontos de destaque, pois a vista é a grande “obra de arte” deste empreendimento. Há também a varanda externa e um grande living. Já o piso superior tem a suíte máster, com banheiro integrado e vista para o mar. A seleção de mobiliário traduz um pouco a personalidade do arquiteto. “Nos meus projetos gosto de criar ambientes atemporais e que proporcionam integração entre as pessoas”, comenta Armentano. O projeto foi idealizado para valorizar a grandiosidade do ambiente, com um pé direito alto que o deixa ainda mais fresco e leve. A madeira natural está nas paredes e no forro, para melhorar a acústica e revestir o espaço. Todos os equipamentos da cozinha ficam escondidos na marcenaria. Foram instalados acessórios como depurador e tomadas embutidas na bancada. O pavimento superior foi todo remodelado e a posição da escada foi alterada tornando-se o grande diferencial arquitetônico, um elemento escultural do projeto. Ela é feita em dois materiais: o dekton que são os degraus que saem do piso e o volume solto todo em chapa metálica. Uma casa atemporal, integrada, inteligente, prática e confortável feita sob medida para viver a vida. A emoção em cada detalhe, peças, traços e obras de arte, buscando valorizar o que há de mais importante no ambiente: você.


III Mostra Casas Conceito | Torre Nihal

G

ABRIEL MAGALHÃES

O projeto de Gabriel Magalhães para o apartamento da Torre Nihal tem como premissas a funcionalidade e a estética contemporânea. Foi pensado para clientes que adotam uma maneira de viver condizente com a realidade dos dias atuais. Tem como inspiração o desenho e a arquitetura modernista feita no Brasil no século passado. Com este princípio criativo, o design do interior desse apartamento contemporâneo foi quase orgânico. “A emoção do meu espaço vem com a total certeza de que estou projetando uma arquitetura verdadeira e condizente com o que eu acredito, livre de modismos. O ambiente é tão representativo da minha arquitetura atual, que a emoção fica real”, conta Gabriel. A sala é, para o arquiteto, o grande ponto de destaque do apartamento. O visual para o mar e o grande jardim suspenso, por sua vez, causam um grande impacto. O profissional utilizou revestimentos orgânicos como madeira natural, cimento e tijolinho. Por acreditar na força da relação do projeto com o entorno e a luz da Baía de Todos os Santos, Gabriel priorizou a luz natural como parte importante da atmosfera do projeto. Para as peças de decorativas de iluminação, buscou produtos que dialogassem com a estética do espaço. A marcenaria é um ponto importante na construção dos espaços pois precisa dialogar com os demais elementos do projeto e atender às necessidades do cliente. No mobiliário, o profissional mescla peças de lançamentos e móveis que sempre sonhou em usar e que a mostra virtual ajudou a elaborar. O ambiente também conta com um tapete exclusivo, personalizado por Gabriel, e com cortinas que entram como item de complemento do projeto.


CRISTIANE PEPE

GABRIEL MORENO

Endereço: Rua Piratancará 278, Condomínio Jardim Teresópolis, Edf Frida Kahlo, ap 101, Horto Florestal – Salvador/BA Site: www.cristianepepe.com.br E-mail: cristianepepe1@gmail.com Telefone: 71 3240.4342 | 71 9 8122.4555 (WhatsApp) CAU: A 15359-1

Endereço: AV, Tancredo Neves, Edifício CEO Salvador Shopping, 2359, sala 1701 Torre Londres, Caminho das Árvores – Salvador/BA Site: www.gabrielmoreno.com.br E-mail: contato@gabrielmoreno.com.br Whats App: 71 9 9626.0579 Instagram: @gabrielmoreno__ Cau/Ba: A96496-4

DOIS A ARQUITETURA E INTERIORES JAMILE PALMEIRA E LYDI SIQUEIRA

ADELIA ESTEVEZ

ALINE CANGUSSÚ

Endereço: Rua Leonor Calmon, 44, Edf. Empresarial Cidade Jardim, Sala 1304 – Salvador/BA Site: www.adeliaestevez.com.br E-mail: escritorioadeliaestevez@uol.com.br Telefone: 71 3240.4419 | 71 9 9974.3543 (Whats App) ABD 6661

Endereço: Rua Eduardo José dos Santos, 43, Sala 1003, EDF. Vitraux, Rio vermelho – Salvador/BA E-mail: aline@acarquitetos.com.br Site: www.acarquitetos.com.br Telefone: 71 3452.5220 | 71 99141.6637 (whatsapp) CAU A 202380

ADRIANA LORENZO E ADRIANA VARANDAS

ANA ARQUITETURA - ANALIS PASSOS E ANALINE PASSOS

Endereço: Rua Leonor Calmon 44, Edf. Empresarial Cidade Jardim, sala 101/102, cidade jardim - Salvador/BA site: www.aaprojetos.com.br e-mail: aaprojetos@aaprojetos.com.br Instagram: @aaprojetos Telefone: 71 3359.0144 | whats app 71 9997.6672 e 71 99957.2696 Adriana Lorenzo Cau a25130-5 Adriana Varandas Cau a13369-8 ALAN GUSTAVO Endereço: Rua Homero de Oliveira, 17, Galeria Cristalle, Sala 12, Treze de Julho – Aracaju/SE Telefone: 79 99171.6397 | 79 99171.6397 (WhatsApp) CAU SE-A63373-9

E-mail: contato@anaaarquitetura.com.br Site: www.anaaarquitetura.com TELEFONES: 71 99346.6800 | 99360.6777 CAU 68153-9 | CAU 182130-3 CAIO MARTINS Endereço: Rua Barão do Triunfo, 207, Sala 103, Rio Vermelho – Salvador/BA Site: www.caiomartins.net E-mail: caio@caiomartins.net Telefone: 71 3247.4976 | 71 9 8728.2392 (Whats App) CAU-BA: 32106-0 | ABD: 29909

Endereço: Alameda Cajazeiras, 517, Caminho das Árvores – Salvador/BA Site: www.doisaarquitetura.com.br Instagram: @doisaarquitetura Telefone: 71 3565.7050 | 3565.7062 Ana Paula Nonato: 71 98864.4579 - CAU 1126 Ana Cláudia Nonato: 71 99247.6567 - ABD 9600 DOLORES LANDEIRO Endereço: Av Tancredo neves, 1189, Ed. Guimaraes Trade, Sala 701/02 – Salvador/BA E-mail: contato@doloreslandeiro.com.br | doloreslandeiro@hotmail.com Site: www.doloreslandeiro.com.br Telefone: 71 3271.0843 | 98802.9004| 98802.9005 (WhatsApp) - ABD 1194 FLÁVIO MOURA Endereço: Av. Tancredo Neves, 620, Cond. Mundo Plaza, SL 2216-2217, Caminho das Árvores – Salvador/ BA E-mail: contato@flaviomoura.com.br Site: www.flaviomoura.com.br Telefone: 71 3045.7250 | 71 99966.7775 (Whats App) CAU 63882-0 GABRIEL MAGALHÃES

CARINA VIDAL Endereço: Rua Sitio do Pombal, Condomínio Hemisphere 360 Sul, Torre Punta Del Leste, Apartamento 902, Pituaçu – Salvador/BA Site: www.carinavidal.com.br E-mail: arquitetura@carinavidal.com.br Telefone: 71 9 9135.3532 (Whats App) CAU A72516-1

Endereço: Alameda das Espatódeas, 479, Sala 01, Caminho das Árvores – Salvador/BA Site: www.gabrielmagalhaesarquiteto.com E-mail: gabriel@gabrielmagalhaesarquiteto.com Telefone: 71 4104.0426 | 71 9 8181.6072 (Whats App) CAU A60768-1

JAMILE: E-mail: jamilepalmeira.arquiteta@gmail.com Instagram: @jamilepalmeiraarquiteta Telefone: 71 9 9188.4324 | 71 9 9188.4324 (WhatsApp) CAU: 221409-1 LYDI: Endereço: Av. Getúlio Vargas, 958, Kalilandia - Feira de Santana/BA E-mail: lydissouto@hotmail.com Telefone: 71 9 9377.5527 | 71 9 9377.5527 (WhatsApp) ABD: 14106 JOÃO ARMENTANO Endereço: Rua Fidêncio Ramos, 101, 14 andar, Vila Olímpia010 - São Paulo/SP Site: www.joaoarmentano.com Instagram: @joaoarmentano @ufficio_armentano E-mail: comercial@joaoarmentano.com Telefone: 11 3048-1299 | 11 93389-4712 (Whats App) CAU A1177249 LARISSA FONSECA E RANGEL FONSECA Endereço: Mundo Plaza, Sala 605 - Salvador/BA E-mail: larissafonseca.arquitetura@hotmail.com | rangelfonsecaarq@gmail.com WhatsApp: 79 9 9907.4449 | 79 9 9865.1031 Instagram: @larissafonsecaarq | @rangelfonseca.arq LARISSA FONSECA CAU 191685-8 | RANGEL FONSECA CAU A142124-7


RAIZA PETITINGA ARQUITETURA E INTERIORES

SILVANA ROSEMBERG

Site: www.raizapetitinga.com E-mail: contato@raizapetitinga.com Instagram: @raizapetitinga.com TELEFONE: 71 9 9138.1768 CAU A114581-9

Endereço: Travessa Saracura, 57, Santa Mônica - Feira de Santana/BA E-mail: silvana@silvanarosemberg.com.br Site: www.silvanarosemberg.com.br Telefone: 75 3221.9755 | 75 98100.1571 (WhatsApp) ABD 9074

REGI AMARAL

YSABELA VON FLACH E-mail: regiamaralarquiteto@hotmail.com Instagram: @regiamaralarquiteto Telefone: 71 99260.8836 | 21 96512.8210 whats app CAU: 21064-1 RENATA CERQUEIRA Endereço: Rua do Timbó, nº 571, Caminho das Árvores – Salvador/BA E-mail: renatacerqueira.arquitetura@gmail.com Telefone: 71 99957 4400 (Whats App) CAU 181913-5

MARCELLE KNITTEL KLEIN

MILCENT ARQUITETURA

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 834 São Paulo/SP E-mail: hellostudiomk@gmail.com Instagram: @studiomklein Telefone e whatsapp: 11 9 7219.7888 CAU A168999-1

Endereço: Shopping Business, Sala 708/711- Torre América, Alameda Salvador, 1057, Caminho das Árvores, Salvador/BA SITE: www.milcentarquitetura.com.br EMAIL: atendimento@milcentarquitetura.com.br TELEFONE E WHATSAPP: 71 2101.4600 FERNANDA MILCENT - CREA 26.950/D BRUNA MILCENT - ABD 30119

Endereço: Av. Tancredo Neves, 620, Cond. Mundo Plaza, SL 2216-2217, Caminho das Árvores – Salvador/ BA E-mail: contato@flaviomoura.com.br Site: www.flaviomoura.com.br Telefone: 71 3045.7250 | 71 99966.7775 (Whats App) CAU 63882-0

NATHÁLIA VELAME

ROBERTO MIGOTTO

Endereço: Rua da Bélgica, 10 - 10º andar . Cond, Edifício Dom João VI, Comércio – Salvador/BA E-mail: nathalia@nathaliavelame.com.br Site: nathaliavelame.com.br Instagram: @nathaliavelame Telefone: 71 3351.9666 | 99966.0550 ABD 8765

Endereço: Rua Bastos Pereira, 54 – São Paulo/SP E-mail: Migotto@robertomigotto.com.br Site: www.robertomigotto.com.br Telefone: 011 2344.4490 | 97237.8851 (Whats app) CAU 125486-3

MARCUS BARBOSA E ASSOCIADOS Endereço: AV. ACM, 2573, ED. ROYAL TRADE, SALAS 409 E 410, CIDADELA – SALVADOR/BA E-mail: projetos@marcusbarbosa.com.br Instagram: @marcusbarbosaarquitetura Telefone: 71 3353.7955 | 99981.3883 MARIA JULIA FARIA Endereço: AV. Acm, 273, Sala 1006, ED. Thomé de Souza, Caminho das Árvores – Salvador/BA E-mail: JULIA@MARIAJULIAFARIA.COM.BR Telefone: 71 3354.5519 | 9 8224.8886 ABD 6276 MARIO FIGUEIREDO ARQUITETOS Endereço: AV. Professor Magalhães Neto, 1752, Sala 411, EDF. Lena Empresarial – Salvador/BA Site: WWW. MARIOFIGUEIREDO.COM.BR E-mail: contato@mariofigueiredo.com.br

RAFAELA CUSTÓDIO Endereço: Rua Jair Martins Mil Homens, 500, Sala 412, Vila São José, São José do Rio Preto - SP Email: arquitetarafaelacustodio@gmail.com Telefone: 17 99745.2929 CAU A136385-9

RENATA LOPES

ROGÉRIO MENEZES Alameda das Algarobas, 930, Caminho das Árvores. CEP 41820-000, Salvador-BA E-mail: contato@estudiorogeriomenezes.com.br Telefone: 71 3276.1687 Whats App: 71 99141.8014 Instagram: @estudiorm CREA 24929-D

Endereço: Rua Professor Leopoldo Amaral, 366, Sala 907, Empresarial Alto do Parque – Salvador/BA Site: www.ysabelavonflach.com.br E-mail: contato@ysabelavonflach.com.br Telefone: 71 9 9958.6095 (Whats App) CAU A44032-9


Profile for Andrea Velame

Casas Conceito Virtual Experience 2020  

Casas Conceito Virtual Experience 2020.

Casas Conceito Virtual Experience 2020  

Casas Conceito Virtual Experience 2020.