Page 1

Feirão do Imposto alerta população para alta carga tributária paga pelos brasileiros O Feirão do Imposto é um projeto catarinense, que nasceu em 2003 na ACIJ Jovem, Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville. Através dele é possível conhecer de forma transparente a carga de impostos pagos pelo contribuinte sobre produtos e serviços, o que é um direito assegurado pela Constituição Federal. O projeto foi o ponto de partida para uma campanha nacional acerca da alta carga tributária, mobilizando toda a sociedade civil para a causa de informar e educar a população sobre o quanto se paga de imposto. Além disso, quer chamar atenção da população para o que se recebe em troca pelo pagamento dos impostos. O Feirão do Imposto se tornou uma ação nacional através da CONAJE, Confederação Nacional dos Jovens Empresários. Esse ano o Feirão do Imposto será lançado nacionalmente no dia 24 de setembro, com um grande evento no Rio de Janeiro e no dia 25 de setembro será realizado nas demais cidades do país, com mais de 70 confirmações. Exceções somente no próprio Estado do RJ onde de 22 a 25/set/2010 acontecerá a 10ª. Oeste Export e haverá Feirão do Imposto com representantes de 5 cidades do interior do Estado e também o Estado de GO que fará em Goiânia ação no dia 24/set/2010. O Feirão do Imposto conta com uma diretriz nacional, mas cada localidade que o realiza pode inovar, tanto na organização como na divulgação do mesmo, e esse ano diversas formas serão realizadas em cada estado, mostrando a força do movimento e a criatividade para mostrar à população a carga tributária praticada no país, onde a carta tributária incidente sobre a renda, o consumo e patrimônio equivale a 180 dias de trabalho do brasileiro. Em alguns estados teremos diversas cidades realizando o Feirão do Imposto, com destaque para Santa Catarina e São Paulo, que são os estados com mais cidades a realizar o feirão respectivamente. Além disso, as ações serão muito interessantes em todos os estados, como diz o Coordenador Nacional do Feirão do Imposto, o catarinense Fábio Luiz Furtado.

O Feirão em Santa Catarina Em Santa Catarina, o CEJESC, Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC, irá comercializar 11 carros sem a cobrança de impostos, além de 55 mil litros de combustível também sem impostos. Ao todo, são mais de 37% de impostos no preço final de um carro, que serão bancados pelas concessionárias apoiadoras do evento. Os carros e o combustível serão distribuídos pelas 11 regionais do CEJESC, que são responsáveis pela realização do Feirão do Imposto nas 27 cidades já confirmadas em Santa Catarina, sendo o estado com maior número de cidades a realizar o evento. Já são mais de 1500 inscrições para a compra dos carros sem impostos, que estão sendo realizadas pela internet, www.carrosemimposto.com.br, além de diversas outras ações locais, como Feirão do Imposto Itinerante, a ser realizado na cidade de Chapecó e que tem o objetivo de levar o feirão para dentro das universidades atingindo, neste ano, 5 mil alunos. Em Rio do Sul, cidade do interior do estado, a loja Cacau Show irá vender chocolates com desconto de 17% relativos aos impostos, além de roupas e pneus que também terão o desconto dos impostos.


O Feirão em São Paulo No estado de São Paulo 17 cidades realizarão o Feirão do Imposto, tendo apoio de grandes entidades como a FIESP, o CIESP, a ACSP, entre outras, que contam com núcleos de jovens empreendedores e que estão juntas à CONAJE para realização do feirão e conscientização da população quanto à carga tributária, principalmente neste momento, a uma semana das eleições. “Faremos esse grande mutirão pela cidadania, a uma semana das eleições”, observa Carlos Frederico Faé, diretor do Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP. “É um recado direto aos candidatos. Para que não se esqueçam de promover a reforma tributária”, acrescenta. Nas diversas cidades do estado serão montadas feiras de produtos com tabuletas em vez de mostrar os preços dos produtos terão a porcentagem de impostos e taxas que pesam sobre o preço final dos mesmos, pois a maioria das pessoas desconhece a carga de tributos, associando impostos a IPVA e IPTU, mas não tem idéia dos impostos embutidos nos alimentos, medicamentos, carros e até no custo de uma casa popular. Durante o feirão, os visitantes receberão uma tabela que mostra o peso dos impostos em 84 itens de consumo. A lista mostra a carga que incide numa passagem aérea, que é de 8,63%, e também numa dose de cachaça, de 83%, a mais alta da lista. Em média, o consumidor recolhe mais de 45% em impostos em cada produto ou serviço que adquire.

O Feirão no Rio de Janeiro No Rio de Janeiro, onde será realizado o lançamento nacional do Feirão do Imposto, no dia 24 de setembro, o evento irá começar na Zona Oeste, no Bairro de Campo Grande e no Largo da Carioca, sendo que o lançamento estadual se dará entre os dias 22 e 25 de setembro no Complexo Esportivo Miécimo da Silva em Campo Grande, enquanto que a edição no Largo da Carioca acontecerá na sexta-feira, 24 de Setembro durante todo o dia. As duas edições são uma realização da CONAJE, em parceria, em Campo Grande, com o CEJER, Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores da Federação das Associações Comerciais do Rio de Janeiro, enquanto que a edição do Largo da Carioca será realizada pelo pioneiro CONJOVE, Conselho Empresarial de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). “Com esta iniciativa do Feirão do Imposto durante a Feira OESTE-EXPORT em Campo Grande, queremos informar melhor à população o quanto é destinado ao pagamento de impostos no momento de uma compra, e que portanto, grande parte do preço final cobrado não é para o bolso do empresário, como muitas vezes pensam, mas para o Governo” afirma o jovem Áureo Ricardo Salles de Barros, Presidente do CEJER. Segundo a presidenta do CONJOVE da ACRJ, Vanessa Rouvier, a proposta do Feirão é "mostrar à população que o pagamento de impostos deve ser revertido em bem-estar para todos. É necessário cobrar dos governantes que os recursos arrecadados sejam usados para melhorias na saúde, educação e segurança”. Nesta edição, o Feirão do Imposto em Campo Grande e no Largo da Carioca trarão para o Rio de Janeiro um contador eletrônico de impostos arrecadados até o momento, batizado de Impostômetro. A ferramenta, que mostra on line quanto o governo arrecada em impostos a cada segundo nos estados e municípios brasileiros, é uma parceria entre as Federações e Associações Comerciais do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde 2006, o Rio de Janeiro abre o Feirão do Imposto, sendo seguido por outras cidades brasileiras.


O Feirão em Goiás Em Goiás, onde o movimento jovem empreendedor é muito forte, esse ano o Feirão do Imposto será realizado em Goiânia, onde diferentes produtos consumidos no dia-a-dia serão expostos no Shopping Cidade Jardim para que a população possa verificar, em cada item, o real valor da carga tributária e refletir sobre a questão da aplicação de impostos no país. O Fórum de Jovens Lideranças Empresariais do Estado de Goiás, composto pela ACIEG Jovem, ACIAG Jovem, FIEG Jovem, CDL Jovem e a Associação de Jovens Empresários de Goiás (AJE-GO), com o apoio da OAB/CAJ, realizará a 5ª edição do Feirão do Imposto no estado. O evento tem por objetivo mostrar o real valor da carga tributária de produtos paga pela população e, ainda, suscitar nas pessoas a necessidade de defender política fiscalizadora, que garanta equilíbrio entre a cobrança de tributos e a sua aplicação pelos governos federal, estadual e municipal em programas compatíveis ao desenvolvimento social. Os visitantes poderão concorrer à compra de itens em exposição, livres de impostos, que serão pagos pelos patrocinadores do evento. Será comercializado um automóvel Gol zero quilômetro, duas motos das marcas Yamaha e Dafra, uma TV LCD, uma geladeira, cinco computadores, kits feminino e masculino de produtos de beleza e materiais de construção. A comercialização será feita em parceria com empresas de Goiânia e os interessados deverão preencher um cupom durante o evento para concorrer ao direito da compra sem impostos. Além desses produtos, serão comercializados 5 mil litros de combustível sem impostos, em um pré-evento à edição do Feirão do Imposto, como forma de demonstrar a diferença da carga tributária acrescentada ao valor final do produto para o consumidor.

O Feirão no Mato Grosso do Sul No Mato Grosso do Sul o evento será realizado em Campo Grande e será uma realização do Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande. O feirão acontecerá na Feira Livre Central das 16h às 22h. O local é um importante ponto turístico e cultural da cidade, recebendo cerca de 10 mil pessoas nos sábados a noite.

O Feirão no Rio Grande do Norte Já no rio Grande do Norte, a CDL Jovem de Natal será a responsável por organizar o Feirão do Imposto, que este ano acontece pela primeira vez no estado. A Gestus, Solução em Gestão, entra como parceira dessa iniciativa, que terá a participação de representantes de diversas entidades com o objetivo de mostrar o peso da carga tributária para empresas e consumidores. O evento acontecerá das 10h às 22h na Praça de Eventos do Natal Shopping, com exposição de produtos, mostrando quanto imposto se paga em cada produto e serviço adquirido pela população.


O Feirão na Paraíba A Paraíba também irá realizar o Feirão do Imposto, através do NAJE, Núcleo Associativo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de Campina Grande, em parceria com a CDL, o evento será realizado no Boulevard Shopping durante todo o dia 25 de setembro, onde serão expostos diversos itens, desde os mais comuns até alguns sonhos de consumo como eletrônicos e automóveis. O Feirão em Tocantins Em Tocantins o Feirão do Imposto será realizado na capital, Palmas, a partir das 10h no segundo piso do Palmas Shopping. A AJEE, Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários do Tocantins realizará a quinta edição do evento, onde serão expostos, remédios, artigos de papelaria, construção civil e supermercado, entre outros, especialmente aqueles que compõem a cesta básica. “Essas ações são para demonstrar que boa parte do que pagamos, seja a gasolina, remédios e em materiais de construção, são impostos que ficam para o governo”, pontua Marcos Manzano, Diretor de Integração da AJEE Tocantins e Coordenador do Feirão do Imposto no estado. Em Palmas, será comercializada uma moto sem os impostos ICMS, PIS e COFINS, um desconto de 12,83% sobre o preço de venda. Também será comercializado o chopp sem a incidência de impostos, uma redução de 38,13%. Os visitantes poderão conhecer também o impostômetro, criado pelo IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, que permite saber quanto os brasileiros gastaram em impostos em 2010.

Conclusão Todas essas ações mostram a força do movimento jovem empreendedor no Brasil, capitaneada pela CONAJE, e também a dimensão do Feirão do Imposto, que esse ano será o maior e mais significativo já realizado, mostrando para a população. por exemplo, que na compra de um remédio gasta-se em média 36% em impostos, ou para se locomover, o cidadão paga 38% na gasolina e 22,98% na passagem de ônibus. No total, os brasileiros suportam uma carga de 83 tributos, a maior parte sem ter esta consciência, e pensando nisso que o Feirão do Imposto foi criado e movimenta jovens empreendedores e empresários de todos os estados, como uma forma criativa de apresentar o absurdo da carga tributária em serviços e bens de consumo. “Pela primeira vez a CONAJE realiza um feirão junto aos empreendedores e empresários. Este ano vamos estar em mais de 100 cidades no dia 25 de Setembro, e queremos trabalhar o tema com a população para consolidar a urgência de transformarmos o nosso sistema tributário em praticas menos complexas, e que o resultado esteja em consonância com a constituição federal, que prega justiça tributária” diz o presidente da Conaje, Eduardo Machado.


Cidades Confirmadas para o Feirão do Imposto 2010 Cidades

UF

1 Agrolândia

SC

2 Americana

SP

3 Ananindeua

PA

4 Aracajú

SE

5 Atibaia

SP

6 Belém

PA

7 Belford Roxo

RJ

8 Blumenau

SC

9 Bragança Paulista

SP

10 Brasília

DF

11 Caçador

SC

12 Campina Grande

PB

13 Campo Grande

MS

14 Campo Mourão

PR

15 Canoinhas

SC

16 Chapecó

SC

17 Colatina

ES

18 Criciúma

SC

19 Cuiabá

MT

20 Curitiba

PR

21 Curitibanos

SC

22 Diadema

SP

23 Florianópolis

SC

24 Fortaleza

CE

25 Fraiburgo

SC


26 Garopaba

SC

27 Goiânia

GO

28 Guarapuava

PR

29 Guarulhos

SP

30 Ijuí

RS

31 Itaguaí

RJ

32 Itaiopolis

SC

33 Itajaí

SC

34 Itapema

SC

35 Itaquaquecetuba

SP

36 Jacareí

SP

37 Jaguaribe

CE

38 Jaraguá do Sul

SC

39 Joinville

SC

40 Lages

SC

41 Laguna

SC

42 Mafra

SC

43 Manaus

AM

44 Marabá

PA

45 Maravilha

SC

46 Mogi das Cruzes

SP

47 Natal

RN

48 Nova Iguaçu

RJ

49 Palmas

TO

50 Paracambi

RJ

51 Ponta Grossa

PR

52 Porto Alegre

RS

53 Pouso Redondo

SC

54 Queimados

RJ


55 Recife

PE

56 Rio de Janeiro

RJ

57 Rio do Sul

SC

58 Rio Negrinho

SC

59 Salvador

BA

60 Santa Maria

RS

61 Santarém

PA

62 Santo André

SP

63 Santos

SP

64 São Bernardo do Campo

SP

65 São Caetano do Sul

SP

66 São José

SC

67 São José dos Campos

SP

68 São Luis

MA

69 São Miguel do Oeste

SC

70 São Paulo

SP

71 Schroeder

SC

72 Sobral

CE

73 Sorocaba

SP

74 Suzano

SP

75 Taió

SC

76 Teresina

PI

77 Tijucas

SC

78 Tubarão

SC

79 Urussanga

SC

80 Videira

SC

81 Vitória

ES

82 Xaxim

SC


É possível obter mais informações sobre o Feirão do Imposto através dos sites www.feiraodoimposto.com.br www.conaje.com.br/imprensa

Contato com a imprensa: Eduardo Machado Presidente da Conaje com base no Rio de Janeiro / RJ (21) 8777-0001 emachado@conaje.com.br Fábio Furtado Coordenador Nacional do Feirão do Imposto com base em SC (49) 9914-3551 fabio.furtado@zeldon.com Isabele Carestiato Coordenadora de Assessoria de Imprensa com base no RJ (21) 9623-6856 isabele@twistmix.com.br Fabiano Bueno (21) 9621-7940 fabiano@twistmix.com.br

http://www.conaje.com.br/images/feirao%20do%20imposto_release%20geral  

http://www.conaje.com.br/images/feirao%20do%20imposto_release%20geral.doc