Page 1

comusan

Boletim Informativo

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo

Edição número 03 - 16 a 30 de Setembro de 2013

Editorial: Josué de Castro, profeta da Segurança Alimentar e Nutricional No mês de comemoração do nascimento (05/09/1908) e morte (24/09/1973) do grande pensador da fome no Brasil e no mundo, que impulsionou essa discussão e fundamentou as diretrizes da política de combate a fome e de Segurança Alimentar e Nutricional no país, não podíamos deixar de dedicar a ele e a sua obra esse editorial. Josué de Castro nasceu em Recife e graduou-se em medicina na Universidade do Brasil em 1929, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde sua infância a imagem da fome e dos famintos de sua cidade natal o intrigava, vejamos a passagem do seu livro “Homens e Caranguejos” onde ele faz esse relato: “Foi com estas sombrias imagens dos mangues e da lama que comecei a criar o mundo da minha infância. Nada eu via que não me provocasse a sensação de uma verdadeira descoberta. Foi assim que eu vi e senti formigar dentro de mim a terrível

Diálogos Projeto discute hábitos alimentares, desigualdades, doenças crônicas e consumo alimentar O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, (Comusan-SP) realizou mais duas edições do projeto “Diálogos”. Um aconteceu na manhã do último dia 31, com a Profª Regina Mara Fisberg, da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ela apresentou dados dietéticos do município e falou também, sobre a prevenção de doenças crônicas. Na ocasião também foi comemorado o dia do Nutricionista e contou com a presença de profissionais da área da capital e do interior. Já no último dia 11, a abordagem do projeto foi “Desigualdades de acesso a alimentos saudáveis na cidade de São Paulo”, com a Profª e pesquisadora Ana Clara Duran, que apresentou sua tese de doutorado sobre o tema, desenvolvido na Faculdade de Saúde Pública da USP. Ela traçou um panorama sobre o ambiente alimentar urbano em São Paulo, pontuando uma avaliação, as desigualdades e associação da questão com consumo alimentar. Os encontros “Diálogos”, aconteceram no Espaço Mercado Gourmet, no Mercado Municipal Paulistano, rua da Cantareira, 306 – Centro – São Paulo-SP.

descoberta da fome. Da fome de uma população inteira escravizada à angústia de encontrar o que comer.” (p.3) Sensibilizado e preocupado com a situação da população brasileira com relação à fome, Josué realizou um estudo que demandou 15 anos de pesquisa e que culminou na sua obra mais importante “A Geografia da Fome”, que faz um mapeamento dos problemas ligados à alimentação nas várias regiões do país e denuncia o flagelo da fome, demonstrando que este fenômeno é uma produção humana e que deve ser analisado de forma conjunta agregando os aspectos biológicos, econômicos e sociais da fome. Portanto, sua contribuição é incontestável na construção e implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo.

Encontro na USP debate importância do nutricionista nas políticas públicas

Fotos: arquivo comusan

Comusan promove “Roda de Conversa” no Campo Limpo O presidente do Comusan, Edgar William dos Santos participou, no último dia 29, em comemoração ao dia do Nutricionista, do encontro promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP, sobre a importância deste profissional nas políticas públicas. Para discutir o tema, foram convidados também representantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Diretoria Técnica de Alimentação e Assistência ao Aluno das escolas públicas. Durante o encontro, foi abordada a importância de programas específicos de segurança alimentar e nutricional e a efetiva comunicação dos benefícios entre a população. Com o objetivo de ampliar as ações de alimentação e nutrição, os participantes levantaram questões sobre a responsabilidade da orientação nutricional em todo ciclo da vida, desde a criança até o idoso. O debate contou com a presença de profissionais, professores e alunos do curso de nutrição, e reforçou o papel do nutricionista nas ações intersetoriais e na formulação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

fotos: arquivo comusan

fotos: arquivo comusan

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, (Comusan-SP) realizou no último dia 31, no CEU Casa Blanca, Vila das Belezas, região do Campo Limpo, Zona Sul, o projeto “Roda de Conversa”. O evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade paulistana quanto à garantia do direito ao alimento saudável e adequado, assim como as responsabilidades do poder público, e as implicações da violação deste direito. A proposta tem envolvido pessoas interessadas em discutir e opinar sobre a alimentação, e busca fomentar a implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional na cidade de São Paulo. A Roda abordou o tema “Alimentação Saudável, Saborosa e com preço Justo”, e contou com a participação de lideranças comunitárias, professores, pais de alunos e a imprensa regional. As Rodas de Conversa estão previstas para acontecerem de forma contínua no âmbito das 32 subprefeituras. Se você, seu grupo, escola, entidade, ou movimento social tem interesse em promover uma, entre em contato com a equipe do Comusan pelo telefone 11. 3228-6363 e agende!

Comusan participa de Sipat na subprefeitura de Aricanduva Convidada pelo conselheiro Ezequiel Marçal de Assis, da subprefeitura de Aricanduva, a equipe de assessoria do Comusan esteve na última quinta-feira, dia 12 no auditório da Subprefeitura de Aricanduva participando da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Na ocasião foram realizadas avaliação nutricional e orientação antropométrica, com os participantes. Outro momento, foi a palestra sobre alimentação saudável e a apresentação das ações do Comusan. A implantação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional na cidade de São Paulo também foi abordada no evento.

fotos: arquivo comusan

Expediente: Elaborado pela Assessoria de Comunicação comusan@prefeitura.sp.gov.br http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidades/secretarias/subprefeituras/abastecimento/comusan

Curta a pagina do Comusan São Paulo www.facebook.com/comusansaopaulo


Boletim comusan referente ao período de 16 a 30 de setembro de 2013  

Boletim do Conselho Municipal de Segurançå Alimentar e Nutricional referente ao período de 16 a 30 de setembro de 2013.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you