Page 1

Preocupada com as ocorrências de assalto na região, o Comando da 18ª Cia.PMMG realizou uma reunião para orientar e implantar a Rede de Vizinhos Protegidos, que visa diminuir a ação de assaltantes.

Página 5

Quem estreia como colaborador do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO é o médico Guilherme Bruno, do Centro de saúde do Bairro Guarani. No seu artigo, ele alerta que os medicamentos podem ser aliados, mas também podem ser extremamente maléficos, especialmente se usados sem prescrição médica. A informação é importante, lembrando que em breve teremos novas regras para adquirir medicamentos nas farmácias. Página 6

Foto: Marcos Silva / JCA

Medicamentos: vilões ou mocinhos?

PM reune com comerciantes

Praça é revitalizada Foto: Marcos Silva / JCA

Edição:138 Outubro de 2010 - Ano: XIII - Distribuição Gratuita www.comunidadeemacao.com.br

Prestigie o comércio do seu bairro, você ganha tempo. “Tudo posso Naquele que me fortalece”

Eleita a primeira presidente Brasil Foto: Wilson Dias / ABr

Precisou de dois turnos para o brasileiro saber quem será a presidente do Brasil de 2011 à 2014. Dilma Rousseff (PT) foi eleita com 56,05% dos votos, contra 43,95% do tucano José Serra. O presidente Lula conseguiu colocar a sua sucessora no governo com uma campanha de poucas propostas e muitas acusações O suplemento IN desta edição conta a história da presidente eleita produzido pela Agência Brasil. Da sua infância a eleição, ao mais alto cargo político do país. No governo do estado, o professor Antônio Anastazia foi eleito para governar Minas Gerias. A Câmara Municipal de Belo Horizonte teve sete dos seus vereadores eleitos a deputado, um federal e seis estaduais, entre eles Carlos Henrique (PRB).

A praça Cândido Portinari, localizada no bairro Tupi passou por uma reforma e foram recuperados o gramado feitos plantios de mudas de plantas ornamentais.

Página 4

De olho na CMBH Quatro Projetos de Lei que tramitam na Câmara Municipal podem mudar a rotina dos belo-horizontinos caso sejam aprovados.

Página 5

Foto: Marcos Silva / JCA

Esportes

Dia da Criança é comemorado com festival Um festival esportivo com disputa de troféu e entrega de medalhas marcou a passagem do Dia da Criança no campo do Tupinense. Do fraldinha ao infantil, a criançada fez a festa com direito a balas e pipocas. A Copa Centenário Futebol Amador Wadson Lima começou. A abertura contou com desfiles e o goleador da Portuguesa.

Página 8

2

Dia - A -Dia

Emissoras serão multadas por divulgar cenas violentas

4

Notas de Um Repórter Comunitário

O Boticário inaugura loja no Guarani

7

Laser & Cultura

Centros culturais comemoram o Mês da Consciência Negra


2

dia-a-dia

Candidatos Mamutes A palavra mamute é designação comum aos enormes elefantes fósseis, do gênero. Mammuthus, do Pleistoceno da Eurásia, África e América do Norte, dotados de presas longas e curvadas para cima e para trás e corpo revestido por longos pelos. Na politica o adjetivo mamute é usado para definir a condição de políticos que estão velhos e transformado em fósseis nos seus cargos. Muitos deles não contribuem com nada para a nação. Quando eleitos, distanciam do povo e só atuam em beneficio e interesses daqueles que ejetaram recursos na sua campanha. Só aparecem na comunidade no momento que antecede a eleição, quando forma suas trup’s em busca de votos, depois somem. Nesta eleição muitos deles receberam o não do eleitor como resposta da regional Norte. Exemplo disso foi o caso do deputado federal Mário Heringer, que foi derrotado nas urnas junto com Osman Miranda, que mais uma vez não obteve votos suficientes para ser eleito a deputado estadual. E outros que não conseguiram convencer o eleitor com suas propostas, como foi Eduardo Bernis. A cada eleição o brasileiro está mais atento e qualificado. Não aceita mais imposição e e nem pressão de cabos eleitorais que querem exigir que os moradores votem em seus candidatos. A redação do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO recebeu várias reclamações de assedio dos cabos eleitorais. Com a quantidade de informação disponível fica fácil para o eleitor saber das atividades dos candidatos, com isso há um peso na hora de definir o voto. Sem mostrar trabalho, o candidato pode colocar uma “pá de cal” em suas candidaturas e sepultá-las de vez. A renovação tem sido a palavra de ordem, e os candidatos antenados com o eleitor têm recebido a unção dos votos. Senão mostrar o que fez, é convidado a “desocupar a moita” na eleição seguinte. Alias, muitos políticos encaixam nas ideias do filosofo do momento, Tiririca, que cunhou a melhor definição das atividades do deputado, “O que faz deputado federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto.” Na verdade tem políticos que não sabem qual é a sua função no Congresso ou Assembleia.

Outubro / 2010

Emissoras poderão ser multadas por divulgar cenas violentas O deputado Domingos Dutra (PT-MA) apresentou um projeto de lei (PL 7249/10) que proíbe as emissoras de rádio e televisão, no horário das 5h às 22h, e os veículos de comunicação impressos de divulgar cenas que “exponham corpos mutilados ou violentados, denigram a integridade da pessoa humana ou promovam apologia à violência.” O descumprimento acarretará pena de R$ 50 mil para cada inserção da imagem, sujeito ao pagamento em dobro em caso de reincidência. O objetivo, segundo o deputado, é evitar que crianças tenham acesso a imagens de violência exacerbada. A proposta acrescenta um dispositivo à Lei de Imprensa (Lei 5.250/67). “Apesar dos limites constitucionais e do razoável bom senso que deve imperar em uma sociedade democrática, assistimos diariamente shows de horrores nos meios de comunicação, nos horários de maior acesso a crianças e adolescentes”, disse Dutra. Ele destaca que a Constituição garante a liberdade de imprensa no Brasil, mas também obriga as emissoras de rádio e de televisão a atenderem os princípios de preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas na programação. “A liberdade de comunicação social não deve ser entendida como um direito absoluto, devendo ser apreciada sob o enfoque de outros preceitos constitucionais”, afirma. O projeto tramita apensado ao PL 1568/99, do exdeputado Costa Ferreira (MA), que trata da exibição de imagens de violência e conteúdo sexual na televisão. Ambos serão analisados agora pela Comissão de Seguridade Social e Família. A votação final ocorrerá no plenário.

Fifa aprova tecnologia para a linha do gol Em assembleia nesta quarta, a International Board, órgão da Fifa que rege as regras do futebol, deu sinal verde para o uso da tecnologia. Na reunião, realizada no País de Gales, os membros da entidade aprovaram a adoção do recurso, mas apenas para solucionar lances duvidosos na linha do gol, a fim de determinar se a bola entrou ou não. “A tecnologia será aplicada somente à linha de fundo e apenas para determinar se um gol foi marcado ou não”, diz um dos “princípios” da nova ferramenta, segundo os velhinhos da Board, que não abrem mão da precisão do novo recurso. “É obrigatório que a indicação de ter ou não ter sido gol seja imediata e automaticamente confirmada dentro de um segundo”, diz outro “princípio”. Segundo os membros da entidade, a indicação de ter sido ou não gol será comunicada somente aos integrantes da arbitragem. A Fifa definiu prazo até o fim de novembro deste ano para que as empresas interessadas na oferta do serviço façam uma apresentação inicial de suas tecnologias. Também está previsto um período de testes, com um determinado número de empresas, antes da Assembleia Geral Anual da International Board, a ser realizada entre os dias 4 e 6 de março de 2011, quando serão definidas as próximas etapas do processo de adoção do recurso tecnológico.

Aviso aos Leitores

Em razão da divulgação pelo TRE - MG dos resultados das eleições, esta ediação teve o seu fechamanto no dia 1 de Novembro. O Suplemento Integração Norte (IN) é edição Especial dedicada as Eleições 2010. Em novembro voltaremos a edição normal


eleição A primeira mulher presidente do Brasil Outubro / 2010

Reportagem: Marcos Silva com apoio da Agência Brasil marcos@comunidadeemacao.com.br

Pela segunda vez o Brasil será governado por uma mulher, com a eleição da economista Dilma Rousseff (PT) para a presidência do país. Anteriormente o cargo de maior mandatária do Brasil foi ocupado pela Princesa Regente Isabel Leopoldina de Bragança, filha de Dom Pedro II, durante o Império. Sem nunca ter disputado uma eleição, Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo da Republica do Brasil para o período de 2010 a 2014. Economista, ex-ministra do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma teve a eleição definida quando atingiu 55,43% dos votos válidos no segundo turno das eleições, ante 44,57% do candidato do PSDB, José Serra (Veja o box com os números finais). Na campanha, Dilma destacou as conquistas dos dois mandatos do governo do presidente Lula, que a indicou para concorrer à Presidência. O seu mote de campanha foi a necessidade de o Brasil continuar crescendo na economia com inclusão social. A presidente eleita ressaltou que 28 milhões de pessoas deixaram a situação de miséria ao longo desses quase oito anos e prometeu trabalhar para erradicar definitivamente a pobreza no país. No comando da Casa Civil, a presidente eleita conhecida por seu estilo durona, coordenou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais marcas do governo Lula, com ações em praticamente todas as áreas, desde a infra-estrutura até segurança pública. Dilma também foi responsável pelo lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, de forte apelo social. Conheça a história de Dilma Rousseff na reportagem especial produzida pela Agência Brasil e publicada no Suplemento IN desta edição. Foto:Marcos Silva / JCA

Foto: Wilson Dias / ABr

Sem nunca ter disputado uma eleição, Dilma Rousseff chega ao mais alto cargo político do país, região Norte ela venceu o José Serra mas perdeu a disputa em Belo Horizonte

Foto:Marcos Silva / JCA

3

Sete vereadores são eleitos deputados Dos 77 deputados estaduais eleitos para assumirem cargo em 2011 na Assembleia de Minas Gerias, seis são vereadores em Belo Horizonte. Luíz Tibé (PTdoB), foi eleito à deputado federal com 58.659 votos. A eleição dos sete vereadores distribuídos entre Assembleia e Câmara Federal, representa 17% do parlamento municipal, afirmando a aprovação dos eleitores pela atual bancada de vereadores. Tomarão posse na Assembleia para o primeiro mandato: São eles: Anselmo José Gomes Domingos (PTC) - 38.109 votos; Carlos Henrique (PRB) - 35.983 votos (leia a reportagem com Carlos Henrique na página 4 do Suplemento IN); Fred Costa (PHS) - 38.419 votos; João Vítor Xavier (PRP) - 56.956 votos; Luzia Ferreira (PPS), presidente da Câmara Municipal - 50.620 votos; e Paulo Lamac (PT) - 50.966 votos. Assim que os cargos de vereadores forem declarados vagos em fevereiro de 2011, sete suplentes de vereadores serão convocados para assumir suas cadeiras na Câmara Municipal. Foto:Marcos Silva / JCA

Membros da comunidade tupinense participaram do momento cívico como mesários Foto:Marcos Silva / JCA

Enquanto a maioria dos eleitores compareceram à urna para votar, outros eleitores justificaram o voto

VOTOS PARA PRESIDENTE

Primeiro Turno Dilma: 46,91% José Serra: 32,61% Segundo Turno Dilma: 56,05 José Serra: 43,95

Luzia Ferreira, presidente da Câmara

Novo Governador

Se para decidir quem seria o novo presidente do Brasil precisou de dois turnos, para o governo do estado o eleitor não titubeou na escolha. O atual governador, Antônio Anastasia (PSDB) foi eleito com larga vantagem. Ele contou com o apoio do ex-governador e agora senador Aécio Neves (PSDB). O governador também comemorou a eleição de Itamar Franco (PPS) como senador por MG. “Os resultados nos mostram que tivemos uma bela vitória para governador, conseguimos eleger dois senadores.” disse Anastasia que dedicou ao ex.governador a vitória. “Essa eleição representa uma vitória expressiva do governador Aécio como grande liderança não só mineira, mas também nacional.” Derrotado, Hélio Costa agradeceu os 3,5 milhões de votos de mineiros por meio de uma nota. Costa ainda prestou homenagem especial a Patrus Ananias, que era candidato a vice-governador na mesma chapa. “Foi um privilégio tê-lo lado a lado, mais uma vez. Que sua boa governança e liderança política continuem a nos iluminar”, afirmou.


4 comunidade

Praça reformada

Outubro/ 2010 redacao@comunidadeemacao.com.br

Foto: Marcos Silva / JCA

Contato: marcos@comunidadeemacao.com.br

Novos vereadores em BH

O alambrado e o piso da quadra foram reformados A praça Cândido PortiForam trocadas a tela do Para Conceição Cavalcannari, localizada no bairro Tupi alambrado, as tabelas de bas- te, costureira e que mora em passou por uma reforma. Se- quete e a pintura do piso da frente a praça, a revitalização gundo o gerente de manuten- quadra de esportes. Nos jar- da praça é importante e ficou ção da Regional Norte, dins, foram recuperados o gra- muito bom, principalmente os Rosemar Cossenzo Géa, os mado e foram feitos plantios jardins. “Agora é preciso que recursos usados eram poucos de mudas de plantas ornamen- a população não estrague o que e exigiu muito da gerencia tais. A iluminação também re- foi feito, e ajude a conservar a para atender a demanda. cebeu manutenção na etapa praça”, disse a moradora. anterior.

Reaberto o prazo para tirar ou transferir o título A partir do dia 4 de novembro, a Justiça Eleitoral oferece todos os serviços ao eleitor com a reabertura do Cadastro Nacional de Eleitores. Quem vota em Belo Horizonte e precisar tirar o título, fazer transferência, alterar dados cadastrais, justificar ausência em eleição ou regularizar sua situação eleitoral deve procurar a Central de Atendimento ao Eleitor , que fica na Avenida do Contorno, 7.038, no Bairro de Lourdes, próximo ao Colégio Estadual Central, onde estão instalados 14 dos 18 cartórios eleitorais da

capital. Há ainda dois cartórios em Venda Nova, na Rua Padre Pedro Pinto, 5020, e outros dois no Barreiro (Rua Alcindo Vieira, 67). Na sede do TRE mineiro, que funciona à Avenida Prudente de Morais, não há atendimento ao eleitor. Em Belo Horizonte, os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. No interior, de 12 às 18 horas – à exceção das quartasfeiras, quando o funcionamento é de 10 às 16 horas. As operações de alistamento e transferência de título estavam

suspensas desde o início de maio deste ano, devido ao calendário das eleições 2010. Qualquer dúvida, basta ligar para o Disque-Eleitor: 148 ou 3291-0004.

Com a eleição de sete vereadores da capital ao cargo de deputado, seis estaduais e um federal, a Câmara Municipal passará a ter nova composição em 2011, com a posse dos suplentes. Assim que seus cargos forem declarados vagos, serão convocados os suplentes: Carlúcio Gonçalves/PR (suplente do Pastor Carlos Henrique), Heleno/PHS (suplente de Fred Costa), Joel Moreira/PTC (suplente de Anselmo José Domingos), Marcio Almeida/PRP (suplente de João Vítor Xavier), Silvia Helena/PPS (suplente de Luzia Ferreira), Tarcísio Caixeta/PT (suplente de Paulo Lamac) e Toninho Pinheiro da Vila Pinho/PTdoB (suplente de Luís Tibé). A posse deverá ser em fevereiro.

Horários de jogos

Está para ser votado em turno único na Câmara Municipal o Projeto de Lei 1186/10, de autoria do vereador Carlos Henrique (PR), que estabelece que os jogos de futebol profissional em Belo Horizonte sejam iniciados, impreterivelmente, até as 20h30. A norma só não valerá para os jogos oficiais da Seleção Brasileira. Segundo o vereador, o que o motivou a criar o Projeto foi o alto índice de insatisfação dos torcedores, que tem de se sujeitar a horários muito avançados. “Há jogos começando às 22h, isso é um absurdo!”, afirma Carlos Henrique. O vereador diz estar ciente do poder econômico da televisão, mas considera que a população não pode ficar refém deste sistema. “Minha obrigação é legislar para a população como um todo e não para um setor específico”. Ainda de acordo com o parlamentar, a aprovação do projeto beneficia uma gama de trabalhadores, motoristas de ônibus, taxistas e a própria Polícia Militar, que em dias de jogos, tem que deslocar boa parte de seu contingente para fazer a segurança dos estádios e arredores.

O Boticário no Guarani

Foto: Marcos Silva / JCA

Há um mês na Av. Waldomiro Lobo, no Bairro Guarani a loja do O Boticário, o empresário Fábio Vieira aponta um crescimento do comércio na região Norte, segundo pesquisas de mercado, sendo assim um dos melhores locais para investimento em Belo Horizonte. Para inauguração da nova unidade de O Boticário, Fábio recebeu amigos e convidados em um coquetel, onde apresentou a sua equipe de colaboradores, coordenada pela simpática Virginia.

Educador infantil

O Lar Creche Pingo de Gente precisa de educador(a) infantil com o curso de magistério. Interessados devem procurar a direção, com currículo em mãos. A creche funciona de segunda à sexta-feira e está localizada na rua Oscar Correia, 270, Floramar. Mais informações no telefone: 3433-1065


comunidade 5

Outubro / 2010

PM faz reunião com comerciantes

Foto: Marcos Silva / JCA

Radar Norte Educação Ambiental – Com objeti-

Comerciantes estão preocupados com a violência e a quantidade de assltos na sub-área da 18ª Cia. PMMG, a policia aponta como solução a Rede de Vizinhos Protegidos Com o intuito de orientar os E citou como exemplo, a medida feita condições da iluminação pública. Para comerciantes da Região Norte com por um comerciante da região que a PM muitas ruas são escuras e medidas de segurança, a Policia Militar conseguiu acionar a policia a tempo de facilitam à ação dos bandidos. Segundo promoveu uma reunião. O encontro prender o criminoso. Outra o Capitão Paulo Cesar, quem deveria realizado na noite de 19/10, foi no recomendação para os comerciantes foi responder por isso é o secretário da auditório da Escola Escola Municipal a implantação de sistema de segurança Regional Norte, Harley Caravalho. Convidado para reunião, o secretário Hélio Pellegrino, no Bairro Guarani e eletrônica, com câmera e alarmes. contou com a presença de 35 pessoas, A principal medida sugerida pela PM não compareceu, nem sequer enviou entre comerciantes e lideranças é a implantação do programa Rede de representante. comunitárias, além do presidente do Vizinhos Protegidos. O programa visa Comentando a notícia: Em que Consep, Edmilson Carneiro. a organização entre os comerciantes na pese o esforço da Policia Militar em Na apresentação, o Comandante da 18ª intenção de fazer uma rede de fazer ações preventivas para promover Cia. Capitão Eros Machado e Sub comunicação entre eles para facilitar a segurança pública o trabalho fica a Comandante Paulo Cesar exibiram um o acionamento a polícia no caso de desejar. A fala do Comandante Eros vídeo das atividades do 13º Batalhão suspeitos ou de assaltos. O Machado deixa qualquer comerciante na regional Norte. Em seguida, o Comandante também recomenda que e a comunidade assustada. Basta fazer Capitão Eros passou informação a comunidade passe informações para as contas. Com uma população na referente ao efetivo da 18ª Cia., que PM pelo telefone 0800300190, em região de 234 mil moradores divididos recebeu no mês de setembro trinta e caso de emergência policial, e o por 160 policiais, são 14.625 pessoas três novos policias, totalizando 160 número 181 para denúncia de por militar para promover a segurança militares distribuídos no serviço suspeitos. pública e atender as ocorrências. Não administrativo e policiamento Comerciantes do bairro Primeiro de preciso ser especialista para perceber preventivo da região. Segundo o Maio reclamaram dos constantes o porquê que as pesquisas apontam a Capitão Eros, a região tem 234 mil assaltos a sacolões e farmácias. Em falta de segurança como preocupação moradores. alguns casos, os assaltantes são os da população. Desta forma fica difícil O Capitão Paulo Cesar passou mesmos, relatou um comerciante que aplicar o Artigo 144 da Constituição informações de como os comerciantes espera por uma ação da policia. Federal, que é dever do estado e devem comportar diante de um assalto. Outra reclamação foi quanto as responsabilidade de todos.

De olho na CMBH

Quatro Projetos de Lei que tramitam na Câmara Municipal de Belo Horizonte – CMBH, podem mudar a rotina dos belo-horizontinos caso sejam aprovados. PL 912/2009 - 1º turno - Dispõe sobre a instalação de painel opaco entre os caixas e o espaço reservado para a fila de espera, a proibição o uso de telefone celular em agência bancária e instituição financeira localizada no Município, e dá outras providencias. PL 421/2009 - Torna obrigatória a instalação de portais de detectores de metais nas escolas da rede pública municipal. PL 434/2009 - Determina que os hipermercados e supermercados estabelecidos no Município de Belo Horizonte coloquem à disposição do con-

sumidor empacotadores em seus caixas, e dá outras providências. Outros projetos que vão mexer com a cidade e a administração dos recursos municipais foram aprovados na reunião. Atendendo a uma reivindicação antiga dos estudantes de Belo Horizonte, foi aprovado em 1º turno o PL 1173/2010, de autoria do Executi-

vo, que cria o Auxílio de Transporte Escolar para alunos do ensino médio. A proposta institui o passe integral (correspondente a duas passagens) a estudantes que residam a distâncias superiores a dois mil metros das escolas e que, preferencialmente, sejam de família beneficiada em programas sociais desenvolvidos no Município.

vo de trabalhar a consciência ecológica de crianças na idade escolar, a PBH/ Regional Norte, idealizou o projeto de educação ambiental. A proposta é agregar conhecimento para crianças ao mostrar, na prática, como plantar e cuidar de uma árvore. Nossa expectativa é que elas entendam a importância de preservar o meio ambiente, começando pelas árvores que estão nos quintais e nos passeios das casas. Em contato com as plantas no viveiro da Regional Norte, os alunos complementam as informações e conhecimento que receberam na sala de aula. Prevenção de Enchentes – Durante o mês de setembro a Regional Norte retirou do leito do Ribeirão Pampulha, na Vila São Tomás e do córrego Tamboril, no Felicidade, cerca de 694 toneladas de lixo e entulho. A meta foi reduzir os danos causados pelas chuvas às comunidades ribeirinhas. Do material retirado, 80% são restos de construção civil e reforma, informou Rosemar Cossenzo. Segundo o gerente da Regional, a Prefeitura tem investido muito no combate às deposições clandestinas, tanto em vias quanto em córregos, principalmente nesta época que antecede o período chuvoso. Portanto, é necessário que seja retirado os dejetos do leito do rio para que não haja inundações.

I Encontro de Escolas Integradas

– Um evento reuniu, em outubro, 16 escolas no Parque Nossa Senhora da Piedade, na “Tabocas”. A mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos projetos de escola Integrada teve o apoio do SESC. Os oficineiros expuseram tapetes, chinelos, flores de garrafa pet, colchas de retalho, brinquedos de sucatas, marcadores de livros, bijuterias entre outros objetos confeccionados pelos alunos. Cada escola montou uma barraca para exposição e organizou uma apresentação com o apoio dos oficineiros, professoras comunitárias, e monitores. Palestra enfoca qualificação - Com o tema Oficina Sócio-educativa para Sensibilização e Orientação para o Mercado de Trabalho, a Gerência Regional de Assistência Social Norte, promoveu um encontro com cerca de 40 beneficiários do Plantão Social e do Programa Bolsa Família. O encontro teve como objetivo informar aos participantes as oportunidades de qualificação e empregos ou estágios oferecidos por diversos órgãos públicos e particulares. Outro ponto da pauta foi despertar nos beneficiários para a necessidade de qualificação quando se quer uma vaga no mercado de trabalho. Em Belo Horizonte várias entidades oferecem cursos gratuitos, como o Núcleo Integrado de Apoio ao Trabalho (Niat), Cruz Vermelha, Fundação CDL e Qualificarte Gameleira. OS participantes receberam informações sobre ofertas de vagas para estágio remunerado ou trabalho protegido para adolescentes existentes em órgãos como Associação Municipal de Assistência Social (Amas), Asprom, Centro Salesiano do Menor (Cesam), Correios e Prefeitura de Belo Horizonte.


6 sintonia Medicamentos: vilões ou mocinhos? Olá a todos! É com satisfação que venho aqui contribuir com temas sobre a saúde. Hoje escrevo sobre alguns companheiros que estão presentes no cotidiano de todos: os medicamentos.

*Dr. Guilherme Bruno Médico da Família e Comunidade

Centro de Saúde do Bairro Guarani doutormfc@gmail.com

Suas indicações são várias: para tratar a pressão alta, o diabetes, a depressão, as infecções, as dores... Tantas e variadas são suas indicações que poderíamos escrever semanas e não as esgotaríamos. São, sem dúvidas, grande aliados. Entretanto, podem também ser extremamente maléficos, especialmente se usados sem prescrição médica. Todo medicamento tem efeitos que são desejáveis, mas também efeitos colaterais ruins. Quando o médico prescreve qualquer medicamento para alguém, é como se colocasse em uma balança os efeitos positivos de um lado e os negativos do outro. Se os positivos pesarem mais, o medicamento vale a pena ser usado. Caso contrário, por que usá-lo se fará mal? Sem nos esquecermos das interações medicamentosas, ou seja, quando

Para anunciar. Ligue: 3435 - 2036 9626 - 6253

um remédio interfere na ação de outro, fazendo-a mais forte ou mais fraca. Alguns exemplos práticos: usar por muito tempo antiinflamatórios contra as dores pode provocar sangramentos e dor de estômago; usar medicamentos para tratar epilepsia e bebida alcoólica pode desencadear crises convulsivas; a mesma bebida alcoólica junto com antibióticos pode literalmente “cortar” o efeito daqueles, impedindo o controle da infecção, etc. Portanto, mesmo que seja um analgésico comum, nunca use qualquer medicamento sem perguntar ao seu médico, especialmente se já usa outros. E nem pare de tomar o seu medicamento que já usa, sem comunicá-lo. Pode haver grande prejuízo à sua saúde. Um abraço,

Outubro / 2010

O encontro de Deus com o povo No livro de êxodo capítulos 19 e 20, você que tem vontade de conhecer a verdade sobre Deus, verá que se o homem se santificar e obedecer a palavra de Deus, receberá todos os tipos de bençãos, como também conversa com Deus. Está escrito que Deus determinou a Moisés mandar o povo santificar que no terceiro dia desceria ao monte Sinai e falaria pessoalmente com o povo. Assim foi feito, no terceiro dia, Moisés conduziu o povo até ao sopé do monte Sinai. Quando Deus veio em forma Altivo Alves* de uma nuvem escura, chamando Moisés, determinando que ele ordenasse ao povo que não aproximar do monte, nem toca-lo, nem mesmo os animais, pois morreria. Quando Deus falava, sova uma corneta que só parava de soar quando Deus parava de falar. O morro fumegava e tremia, a voz de Deus era semelhante ao trovão, tão estridente e assustador que o povo afastou pedindo a Moisés que pedisse a Deus para falar só com ele, e ele transmitisse ao povo. Nesse diálogo, Deus transmitiu a Moisés os dez mandamentos. Todos nós sabemos que o senhor Jesus Cristo aboliu a obrigatoriamente de guardar o sábado. Mas os demais mandamentos não foram abolidos, e eu destaco aqui alguns. Então falou Deus todas estas palavras,dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurva varas a elas nem servirás: Porque Eu, o Senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. E faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. Não temerás o nome do Senhor teu Deus em vão: porque o Senhor não terá inocente o que tomar o seu nome em vão. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor teu Deus te dá. Como você vê, o Brasil chora a morte de seus filhos, que não ultrapassam os trintas anos, enquanto o número de idosos cresce mais e mais. Será que os idosos horaram seus pais quando eram jovens? Pensem nisso jovens, pois Deus te ama. Quer tirar duvidas? Eu estou à disposição.

* Lider Comunitário, Poeta e Academico de Direito


Outubro / 2010 programacao@comunidadeemacao.com.br

Arroz de Churrasco Vai preparar um churrasco no fim de semana? Comece caprichando nos acompanhamentos. Deixe o arroz muito mais gostoso combinando pedacinhos de bacon, ovos cozidos e batata palha. Esta receita que também pode usada em outras situações ser rende Seis Porções

Ingredientes

Foto: reprodução Internet / Site da Sadia.

280 gramas de Bacon Sadia em cubos 2 dentes de Alho picados 4 xícaras de chá de Arroz branco cozido 3 Ovos cozidos e picados 1 xícara de chá de Cebolinha picada Sal a gosto Pimenta-do-reino preta a gosto moída na hora 2 xícaras de chá de Batata palha

Modo de preparo Numa panela, frite os cubos de bacon em fogo médio, mexendo sempre até ficarem dourados e crocantes. Acrescente o alho e frite até dourar. Adicione o arroz e, em seguida, os ovos. Desligue o fogo e misture a cebolinha. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. No momento de servir, acrescente a batata palha.

Para anunciar. Ligue: 3435 - 2036 9626 - 6253

culinária, lazer & cultura

7

Centros culturais comemoram o Mês da Consciência Negra Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, os centros culturais da capital prepararam várias atrações especiais, entre exposições, exibições de filmes, música, dança, apresentações artísticas e oficinas. Centro Cultural Vila Santa Rita. No sábado, dia 27, a “Kizomba: a festa do povo Negro”, garante muita cultura e diversão para o público. Às 10h, o contramestre Rogério Teber realiza um workshop e roda de capoeira angola com participação especial da Fundação Internacional de Capoeira. O Mestre Cobra Mansa ministra, às 13h, uma palestra e exposição de sua pesquisa sobre as danças e lutas africanas, realizada na África em 2006 e 2010. Em seguida, às 17h, a Bateria Show da Escola de Samba Estrela do Vale apresenta-se sob coordenação de Joãozinho Batera. A dança fica por conta do Grupo de Dança Afro Calanga, com o espetáculo “Povos”, às 18h. O grupo Kilombando garante raggae, soul, samba rock e ritmos afro-brasileiros e a cantora Carla Gomes encerra a festa com muito samba, bossa nova, soul e outros ritmos brasileiros. De 5 a 13 - Exposição fotográfica “Documentos de Si” Centro Cultural Padre Eustáquio Dia 6, às 10h I Encontro de Congadeiros do Zilah Spósito, em homenagem ao líder Zumbi dos Palmares Centro Cultural Zilah Spósito Dia 6, às 15h - Exibição do filme “O Xadrez das Cores” (BRA, Marcos Schiavon, 2004), com comentários de Jussara Santos. Centro Cultural Vila Marçola. De 8 a 19, às 9h30 - Oficina de confecção de máscaras africanas, utilizando a técnica de colagem com jornal - Centro Cultural Alto Vera Cruz Dia 13, às 16h - 5ª Mostra da Beleza Negra – roda de capoeira, bate-papo, aula aberta, exposição, penteados afro, música, dança afro, dança de rua, desfile afro. Centro Cultural Urucuia Dia 13, às 19h - Soul da Serra – difusão do movimento, música e dança Soul do Aglomerado da Serra. Centro Cultural Vila Marçola Dia 17, às 19h - Apresentação do Grupo Flor de Mangueiras. Centro Cultural Urucuia Dia 20, às 10h - 5ª Kizomba – A Festa do Povo Negro – exposição, dança afro, muita música e apresentações artísticas dos grupos culturais da região. Centro Cultural Alto Vera Cruz Dias 23 e 24, às 14h - Di-visões de “Raça”: racismo, identidade cultural negra e o Jazz – oficinas com Bruno Morais. Centro Cultural Padre Eustáquio Dia 25, às 15h30 - Ubuntu. Espetáculo teatral de bonecos e atores encenado pelos alunos do projeto Boneco Especial, núcleo Barreiro. Centro Cultural Lindéia Regina Dia 25, às 19h - Exibição do filme “BH Soul: a cultura black de Belo Horizonte” (BRA, Tomás Amaral, 2010). Centro Cultural Jardim Guanabara Dia 26, às 14h - Contos, Deuses e Mitos. Contação de histórias com a Trupe Malalô. Centro Cultural Vila Marçola Dia 27, às 17h - Sábado Black. Apresentações de dança de grupos da cultura hip hop e street dance. Centro Cultural Lindéia Regina


8

esportes

Festival no Dia das Crianças Um festival esportivo entre as equipes do Tupinense, El Lyon e Fluminense foi realizado no campo do Tupinense para comemorar o Dia das Crianças. A iniciativa do festival foi de Gilberto Santos (Beto) e Antônio Carlos (Tonho) e contou com o apoio da diretoria do Tupinense. Os pais dos garotos, comerciantes e torcedores do clube colaboraram com doações da balas, pipocas, bombons, troféus e medalhas ofertados para as crianças. Os jogos foram entre as categorias chupetinha, fraldinha, mirim e infantil. O Tupinense disputou quatros jogos, três foram contra o El Lyon, com vitória do tricolor do bairro Tupi por 4 a 3, na categoria chupetinha, 4 a 1 no fraldinha, e 3 a 2 no mirim. Contra o Fluminense o placar foi de 6 a 0, para a equipe mandante. Os garotos do Fluminense participam do trabalho social do clube carioca, que mantém um núcleo no conjunto Felicidade, segundo explicou Harlen Chaves, coordenador do projeto ligado a Igreja Aliança com Deus. O Tupinense tem na escolinha de futebol cerca de 150 crianças e adolescentes, distribuídas nas categorias chupetinha, fraldinhas, mirim, pré-infantil e infantil que são coordenadas pelo Beto.

Outubro / 2010

Fotos: Marcos Silva / JCA

O El Lyon Futebol Clube

O Fluminense Futebol Clube

Aberta a Copa Centenário A 13ª edição da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima iniciou (17/10) em grande estilo no antigo Campo do Renascença. Em entrevista a imprensa o prefeito Márcio Lacerda falou da importância do futebol na vida dos brasileiros como inclusão social e da participação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que tem investido no esporte e está sempre incentivando o futebol amador. A Copa Centenário é realizada pela Prefeitura de BH, com a parceria do Departamento de Futebol Amador da Federação Mineira de Futebol (FMF). Serão disputados mais de 300 jogos até dezembro, em 60 campos da cidade. A festa teve início com o desfile dos clubes participantes. Em seguida, o atleta Clifon Alcântara leu o juramento repetido por todos os jogadores presentes em campo. O atleta João Pereira dos Santos, 65 anos, (João Baiano que irá disputar a sua 13ª Copa Centenário), acendeu a pira olímpica, dando início à 13ª edição do torneio. O jogo inaugural foi entre a atual campeã da competição, a Portuguesa, do bairro Providência, e o Rio Petrópolis. Os atuais campeões não encontraram dificuldades e golearam por 5 a 0. O Tupinense também disputa a Copa Centenário, com as categorias infantil, juvenil, amador e feminino.

Jornal COMUNIDADE EM ACAO  

Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO - Notícias da Região Norte de Belo Horizonte. Edição 138 / Outubro de 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you