Page 1

Ruas do Tupi são asfaltadas A Prefeitura está concluindo a urbanização das ruas Elida da Silva Fonseca, Capineira no bairro Tupi. Há anos os moradores do bairro reivindicavam a pavimentação das vias que eram de chão de terra.

Foto: Nayara Caetano /BHZ Press

Torta de mandioca com carne seca Uma receita bem original com ingredientes brasileiros que pode ser servido como prato principal em qualquer ocasião. Os ingredientes são fáceis de encontrar e preparar.

Página 6

Foto: Reprodução da Internet

Edição:149 Março / 2012 Ano:XV Distribuição Gratuita

Prestigie o comércio do seu bairro, você ganha tempo. “Tudo posso Naquele que me fortalece”

PM faz reunião com diretores de escola Foto: Marcos Silva / JCA

D

iretores e representantes de escolas participaram do Primeiro Encontro de Diretores de 2012 promovido pelo 13º Batalhão da PMMG na área de abrangência da 18ª Cia. Objetivo foi apresentar à comunidade escolar a nova filosofia de policiamento. A região foi dividida em quatro setores que passam a contar com policiamento fixo, estreitando o relacionamento com a sociedade. Página 3

Lei beneficiará futebol amador Um Projeto de Lei municipal pretende regulamentar o uso de placas publicitárias nos campos de futebol amador. As atuais placas que estão irregulares em espaço da Prefeitura de Belo Horizonte deverá transformar em recursos financeiro para os clubes.

Esportes Página 8

Abertura do Orçamento Participativo A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu a abertura do OP 2013/2014 da Regional Norte. As verbas destinadas para execução de obras na Região são de mais de R$14,8 milhões. O secretário de Planejamento, Paulo Bretas, convocou a comunidade a formar novas lideranças para que o OP não morra. A secretária adjunta da regional Norte, Wilma Lisboa, ressaltou a participação e a luta da população para a conquista das obras.

O teste da mão única na rua Furquim Werneck no bairro Tupi e a extinção das linhas 1505, 1505R e 1509 com a implantação do BRT estão na página 8

Páginas 5

2

ALMG lança Procon on-line em parceria com Câmaras

4

Banco do Brasil no Guarani Em breve o bairro Guarani terá uma nova agência de banco na Av. Waldomiro Lobo

6

Escola premia aluno A escola Tancredo Neves realizou concurso da nova logomarca


2

dia-a-dia

Março / 2012

NOTÍCIAS DE DEST AQUE NA MÍDIA DESTA

ALMG lança Procon on-line em parceria com Câmaras Consumidores mineiros que não têm à disposição um Procon local terão, agora, acesso aos serviços prestados pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pela internet. A ALMG, em parceria com câmaras municipais, lança, a partir deste mês, o Procon On-line. Através do serviço, consumidores dos municípios que possuam câmaras parceiras poderão procurar a instituição para receber orientação e ter suas demandas encaminhadas ao Procon Assembleia.

Lixo I A quantidade de lixo que está tomando conta dos passeios nos bairros da regional tem chamado a atenção dos moradores. Muitos deles tem procurado o SAC deste Jornal para reclamar da falta de fiscalização da PBH e do recolhimento do lixo. Na rua Furquim Werneck, esquina com Anita Malfat, o descarte do lixo já é crônico. Segundo uma moradora, o descarte de lixo no local é enorme e chega a ocupar o passeio, impossibilitando o transeunte a caminhar naquele trecho da rua. “Tem época que até animal morto é descartado naquele local”, disse Dona Neusa. Não muito longe dali, outro ponto de lixo também está tomando conta do passeio. Na rua Otávio Tarquino de Sousa, esquina com Furquim Werneck, o lixo também não tem lugar certo. Entulho de construções e móveis velhos são jogados no local diariamente. Dona Neuza disse que já reclamou no 156, serviço de reclamação da PBH, e que prometeram recolher o lixo em breve, mas isso não aconteceu. Ambos os casos são no bairro Tupi.

Lixo II Outro ponto de lixo que está incomodando na rua Furquim Werneck no quarteirão entre rua Otávio Tarquino de Souza e Saramenha, no bairro Tupi. Sem perspectiva da ação e fiscalização da Prefeitura, o comerciante apelou para o Foto: Marcos Silva / JCA

O lançamento oficial do projeto em comemorativa do Dia Internacional do Consumidor (15 de março). Já estão acertadas parcerias com as Câmaras Municipais de Esmeraldas e Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O gerente-geral do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, explica que foi feito um levantamento na RMBH para verificar quais municípios não tinham Procon. Segundo ele, o objetivo é que o Procon On-line funcione como um embrião para a futura criação de um Procon nesses municípios, seja nas prefeituras, seja nas câmaras municipais. “Existe ainda a possibilidade de que o Procon On-line seja expandido para outras cidade mineiras”, antecipa.

bom humor e a consciência das pessoas. De tanto a população fazer do seu passeio depósito de lixo, o proprietário colocou uma placa (fotos) alertando para que as pessoas não joguem lixo no local, caso contrário algo pode acontecer.

Vandalismo Que o telefone público está praticamente em desuso em razão da preferencia das pessoas pelo telefone celular. Mesmo parecendo sem utilidade o conhecido “orelhão” ainda tem utilidade em vários momentos do nosso cotidiano. Exemplos: a bateria do celular acaba

justamente no momento daquela ligação importante, com a falta de sinal por parte das operadoras de celular em alguns pontos da cidade ou mesmo quando a operadora por “motivos técnicos o celular fica mudo. E tem aquelas pessoas que não gostam ou por questões financeiras não usam celular. A única opção é o telefone público. Ai surge aqueles vândalos que não tem consciência e destrói um equipamento de utilidade pública. Embora seja de uma empresa privada o telefone público est naquele local para atender a comunidade. Recebemos a denúncia que o “orelhão da Rua Lúcia Miguel Pereira no bairro Tupi (foto) estava a vários dias abandonado na via pública. A comunidade solicitou que o mesmo fosse instalado na esquina da mesma rua com a rua Nelson Hungria.

O projeto se enquadra nas diretrizes da Mesa da Assembleia Legislativa para este biênio, especialmente no que tange ao enfrentamento de desigualdades e à promoção da cidadania.

Saiba como funcionará o serviço Nos municípios que vão contar com o Procon Online, os consumidores deverão registrar suas reclamações nas câmaras municipais, que encaminharam, por meio digital, as queixas ao Procon Assembleia. Caberá ao Procon analisá-las e promover intermediações e acordos, inclusive com a realização de audiência de conciliação, se necessário. O Procon Assembleia dará o retorno às câmaras e aos cidadãos interessados sobre a solução ou o encaminhamento da demanda. Os termos da parceria definem que a ALMG irá orientar e apoiar as câmaras municipais na implementação do serviço, com a definição de rotinas e o treinamento de equipes locais. A Assembleia também irá ceder às câmaras parceiras um aparelho de scanner para digitalização da documentação a ser enviada ao Procon Assembleia. Por sua vez, as câmaras municipais irão disponibilizar a infraestrutura necessária para a prestação de atendimento no local (espaço físico, equipe, entre outros) e enviarão ao Procon as reclamações e os documentos dos consumidores.


Março / 2012 Reportagem: Marcos Silva marcos@comunidadeemacao.com.br

educação

3

PM promove reunião com diretores de escola Fotos: Marcos Silva / JCA

Com o objetivo de mostrar a nova estratégia de policiamento na área da 18ª Cia.,o comando do 13º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais realizou, no dia 30/3, o Primeiro Encontro de Diretores de 2012. Participaram da reunião o Ten.Cel. Mauro Lúcio de Moura Alves – Comandante do 13º Batalhão PMMG, o Major Neir Adriano de Souza, comandante do 18ª Cia., o presidente do 18º Consep, Edmilson Carneiro, da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) os vereadores Silvinho Resende e Joel Moreira, diretores e representantes das escolas públicas e particular da área da 18ª Cia., além de representantes do Conselho Tutelar e da Polícia Civil. Na abertura da reunião a sub-comandante da 18ª Cia., capitã Fernanda, apresentou uma história referente ao tema do Encontro. Posteriormente as autoridades discursaram fazendo referências à questão da violência na atualidade e a necessidade da participação da comunidade na busca de soluções preventivas. Em seguida foram apresentadas as novas estratégias e projeto de segurança pública nas escolas e na comunidade que passa a ser setorizado. A área da 18ª Cia. foi dividida em quatro setores com agrupamentos de bairros conurbados que terão policiamento fixo. O intuito, segundo o comando da PMMG, se aproximar mais da comunidade escolar e da população. Os programas do Gepar – Grupo Especial para Policiamento de Áreas de Risco, Proerd – Programa Educacional de resistência as Drogas e Anjos da Escola retomam neste ano de 2012. O Proerd vai dar prioridade às escolas que ainda não foram atendidas pelo programa. O Gepar continua com o policiamento dedicado ao bairro Felicidade. A novidade fica com a nova forma de atuação dos Anjos da Escola, que passa a contar com o apoio do policiamento setorizado. Em caso de ocorrências em escolas os policiais do setor fazem o primeiro atendimento até a chegada dos policiais do programa Anjos da Escola, que irá funcionar de 8h às 22h atendendo as escolas da subárea da 18ª Cia.

Durante a reunião os diretores questionaram a extinção de uma das equipes do policiamento Anjos da Escola. Eles reclamam que uma equipe não seria suficiente para dar a cobertura necessária diante do número de escolas estaduais, municipais e particulares da região. O Major Neir explicou que os policiais dos setores fariam o primeiro atendimento da ocorrência. A diretora da Escola Municipal Daniel Alvarenga, Andreia Caroline Correia Silva levantou a dúvida se estes policiais militares estariam aptos e preparados para atender ocorrências que envolvem crianças e adolescentes. Andreia lembrou que os militares do programa Anjos da Escola “passaram por treinamento e tem toda uma pedagogia para lidar e fazer a abordagem dos alunos”, disse a dirigente escolar. A diretora da escola relatou que das vezes que houve ocorrências na escola e elas foram atendidas por policiais que não fazem parte dos Anjos da Escola, a forma foi diferente. O Major Neir justificou o motivo de ter somente uma equipe de Anjos da Escola e alertou a comunidade escolar que o atendimento de ocorrências nos estabelecimentos de ensino por policiais que não estão inseridos no programa vai se tor-

Fotos: Marcos Silva / JCA

Os vereadores Silvinho Resende (PT) e Joel Moreira (PTC) representaram a Câmara Municipal de Belo Horizonte na reunião com diretores de escolas

nar realidade. O Comandante da Companhia sugeriu uma parceria em que os diretores, pedagogos ou professores fizessem palestras para os demais militares para adquirir este treinamento para lidar com as crianças e adolescentes no ambiente escolar. Outra proposta por par-

te da PMMG foi que a comunidade escolar oferecesse um aparelho celular com um número que os diretores possam ter acesso rápido ao policiamento do Anjo da Escola.

Professores pedem ações da PM Durante a reunião, um diretor de escola pediu que a Policia Militar agisse com mais frequência no entorno da escola para coibir atividades e aproximação maus elementos. Segundo relato do representante da escola, os problemas de disciplina são resolvidos dentro do ambiente de ensino. O que interfere e causa problemas são os que ocorrem no entorno e que refletem dentro das escolas. O Major Neir disse que este tipo de situação tende a diminuir com o policiamento setorizado, mas que será interessante realizar ações preventivas que possam coibir delinquências. Em entrevista à reportagem do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO, a diretora de escola, Andreia Correia, avaliou como positiva a reunião. •gFoi uma maneira de estarmos próximos da PM e dos outros diretores e de discutir a nossa realidade e o que podemos fazer para melhorar. Achei muito importante e lá na frente será um ganho para nossa comunidade•h, disse a diretora. Andreia diz que as escolas convivem com o problema das drogas no entorno e a situação de violência na escola. A solução são investimentos em segurança para fazer um trabalho de prevenção. Quanto à proposta de número de celular para os Anjos da Escola, Andreia aprova e vê agilidade no atendimento. O Major Neir, em declaração à nossa reportagem, disse que o objetivo foi estreitar a relação com as escolas. Ele ressaltou que é importante o tema segurança pública fazer parte do conteúdo escolar. “Seria interessante administrar isso nas escolas”, diz o Major.

Sem apresentar números estatísticos, o Major classificou como baixo o número de ocorrências em escolas. Ele diz que a incidência de ocorrências é no entorno das escolas, na sua maioria envolvendo drogas. “Com o trabalho preventivo que a gente tem feito, tem surgido um resultado muito grande, os problemas que temos são relacionados com drogas no entorno das escolas, é o que estamos tentando coibir com estas reuniões”, finaliza o Major que quer parceria com o Conselho Tutelar, escolas e comunidade para inibir ação dos traficantes. Fotos: Marcos Silva / JCA

O Tne. Cel. Mauro Lúcio, comandante do 13º Batalhão PMMG criticou a imprensa de fazer sensacionalismo com a vioência e criminalidade


4 comunidade

Março / 2012

Foto: Vinnícius Silva / Divulgação

Contato: marcos@comunidadeemacao.com.br

Banco do Brasil A JC Construções iniciou as obras da futura agência do Banco do Brasil na avenida Waldomiro Lobo. A construção dever ser feita em oito meses, mas sem data de inauguração prevista pela direção do banco. O projeto arquitetônico do prédio foi concebido para abrigar a agência bancária, segundo informou João Batista, diretor da construtora, atendendo as exigências do banco. A informação vinha sendo cercada de sigilo até que a direção do Banco do Brasil aprovasse o projeto. A futura agência consolida a avenida como um dos principais centros comerciais da Região Norte.

Aniversário de Juatuba Quatro dias de festa marcaram os 20 anos de emancipação da cidade de Juatuba. Em dezembro de 1948, por meio de lei, o povoado foi elevado condição de distrito de Mateus Leme. Em abril de 1992 a cidade foi emancipada. Na primeira noite, quinta-feira, a festa foi dedicada aos shows gospel, com destaque para Cassiane além de

apresentação com cantores evangélicos da cidade. Na sextafeira foi a vez de Zé Ramalho se apresentar para um público superior a 30 mil pessoas. No sábado, a apresentação foi de Gabriel Lener. O cantor, que vem se destacando pelo Brasil com o sertanejo universitário, fez a festa das 25 mil pessoas que compareceram no espaço de eventos da cidade adquirido recentemente pela Prefeitura. No domingo, a dupla Patati & Patat encantou as crianças de Juatuba e região.

Desenvolvimento Juatuba está se transformando com a administração do prefeito Adônis. Para a comunidade lembrar, Antônio Adônis foi administrador da Regional Norte na gestão do prefeito Célio de Castro e de Fernando Pimentel foi secretário adjunto da regional Pampulha. Aqui na regional norte, Adônis executou várias obras, principalmente no conjunto Felicidade, onde tinha parceria com Paulo Fernandes. No bairro Solimões ele implantou a Escola Municipal Florestam Fernandes que funcionou na igreja católica até a construção da mais moderna escola de Belo Horizonte.

O cantor Gabriel Lener, na foto com o prefeito Adônis, é destaque no circuito do sertanejo universitário com show bem feito em breve o cantor fará show em Belo Horizonte


Março / 2012

comunidade 5

Abertura do Orçamento Participativo

Foto: Marcos Silva / JCA

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu a abertura do OP 2013/2014 da Regional Norte na noite do dia 10/ 4 em encontro realizado na Escola Municipal Tristão da Cunha. Presente na abertura os secretários municipais de Planejamento, Paulo Bretas, de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares, a secretária adjunta da regional Norte, Wilma Lisboa e a gerente do OP Norte Mércia Adriana Oliveira Cruz. Neste encontro a comunidade tomou conhecimento das diretrizes e dos recursos do OP Regional e as lideranças comunitárias receberam os formulários de solicitação de demandas, sendo um por bairro ou vila. O recurso destinado às obras do OP 2013/2014 na cidade tiveram um acréscimo de 18% em relação ao OP 2011/2012. Agora são R$130 milhões disponíveis. Para a Regional Norte serão R$ 14.882.400,00. Para distribuição dos recursos são considerados o Índice de Qualidade de Vida de cada sub-região. No período 11 de abril e 17 de maio serão realizadas as reuniões nos bairros, onde as comunidades escolhem as suas demandas prioritárias. Por sugestão da PBH a comunidade deve indicar três demandas. Em seguida são encaminhadas para a Prefeitura fazer a triagem técnica das demandas para verificar se estas se enquadram nas diretrizes do Orçamento Participativo. Os formulários com descrição das demandas são analisados por técnicos dos

A participação da comunidade na primeira rodada do Orçamento Participativo

órgãos executores que emitem as avaliações. Havendo algum impedimento, seja legal ou técnico, para a primeira demanda, a segunda indicação analisada, persistindo a inviabilidade, a prioridade passa ser a terceira, segundo as explicações da Gerente do OP. A gerente regional do OP Norte, Mércia Adriana, anunciou inovações para o OP 2013/2014. A participação da comunidade na 1ª rodada foi valorizada. Durante o encontro a gerente explicou que: A cada 25 pessoas presentes por bairro eleito um delegado

para somar aos delegados na 2ª rodada. Outra novidade são os Planos de Regularização Fundiária e Urbanística (PRU) para loteamentos clandestinos e irregulares, solicitação de câmara de vídeo monitoramento e elaboração de projetos executivos de bacias hidrográficas já contempladas no projeto básico do Drenurbs, informou a gerente. As reuniões da segunda rodada do Orçamento Participativo na Regional Norte, estão agendadas para o mês de julho.

Edmilson

Na Região Norte, desde 1993, foram aprovadas 170 obras do OP, sendo que 138 estão concluídas, e 32 em andamento, percentualmente 81% estão prontas. fonte: PBH

Escola premia aluno A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves realizou concurso entre os alunos para criação da nova logomarca da escola. O vencedor foi Rafael Fernandes 15 anos, aluno do primeiro ano do ensino médio, turno da manhã. Surpreso com a premiação, Rafael conta que é a primeira vez que vence um concurso. Ele apresentou o seu trabalho de forma improvisada em uma folha de caderno, pois havia esquecido o desenho original em casa e era o último dia para a

Os números do OP na Norte

inscrição no concurso. Rafael explicou a nova logomarca. Os bonecos representam os alunos e o livro a fonte do saber e conhecimento e uma linha serve de base para as inicias do nome da escola. O prêmio foi um tablet 3G, mas antes de receber o prêmio principal Rafael passou por um trote ao receber um tablete de chocolate. O diretor da escola Itamar Martins e a professora Eliane Duranhães (foto) entregaram o prêmio.


6 geral Publicidade irregular A Regional Norte realizou a apreensão de dois engenhos de publicidade instalados sem autorização. As ações fazem parte do programa Movimento Respeito por BH, que tem por objetivo fomentar reflexões quanto à sustentabilidade na cidade. De acordo com as informações da Regional Norte as infrações por outdoors não são recorrentes na região Norte. Em 2012 foram apenas quatro apreensões nesse sentido. Foram aplicadas multas no valor total R$ 33.600 para cada um. Os mesmos ficarão disponíveis por 30 dias no depósito da Prefeitura e, se não houver reclamação, serão destinados a entidades sem fins lucrativos. Plano Diretor Norte Com a presença da secretária adjunta de Planejamento Urbano, Gina Rende, a prefeitura da capital apresentou aos moradores propostas que foram elaboradas pela Secretaria Adjunta de Planejamento Urbano, e desenvolvidas a partir de estudos técnicos realizados na região e pesquisas com as comunidades. A proposta é direcionar o desenvolvimento da regional garantindo a qualidade de vida para o cidadão a partir da percepção técnica e apontando sugestões para ordenar o crescimento e o desenvolvimento da Região Norte. É importante para a comunidade ter afinidade com estas propostas que foram concebidas para melhorar a qualidade de vida e que faça sugestões, que achar mais necessária, no sentido de construir uma cidade melhor. Foram apresentadas propostas de intervenções para melhorar a mobilidade urbana, o acesso a moradia, e a capacidade de desenvolvimento econômico da região, priorizando a permanência dos moradores de áreas de grande interesse imobiliário. A comunidade fez 40 sugestões que foram acrescidas ao plano. Conselho Tutelar - Para garantir os direitos da criança e do adolescente, a PBH e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está realizando o processo de escolha de novos conselheiros tutelares. As inscrições encerram no dia 18 de maio nas sedes das regionais. As informações estão no site da Prefeitura e no edital na sede da Regional Norte. O processo seletivo feito a cada três anos. Na cidade, são eleitos 45 conselheiros tutelares, cinco para cada região. O conselheiro tutelar tem mandato de três anos e pode ser reeleito apenas uma vez. O salário de R$ 3.012,70 e a jornada de trabalho de 40 horas semanais, havendo regime de plantão. Belo Horizonte possui nove conselhos tutelares, um em cada região.

Março / 2012

Culinária

Torta de mandioca com carne seca Esta é uma receita bem original com ingredientes brasileiros que pode ser servido como prato principal em qualquer ocasião. Os ingredientes são fáceis de encontrar e preparar.

Foto: Reprodução da Internet

Ingredientes 500 g de carne seca (charque) 2 xícaras (chá) de mandioca cozida e espremida 1 xícara (chá) de leite 2 ovos 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado Sal e pimenta do reino a gosto 400 g de massa para pastel 2 tomates picados 2 cebolas grandes picadas Margarina para untar 1 gema para pincelar Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo Deixe a carne seca de molho em água por 12 horas, trocando a água umas 3 vezes. Escorra, coloque na panela de pressão, cubra com

Quer anunciar? Ligue: 3435-2036 9626-6253

água e cozinhe por 30 minutos. Após o cozimento retire da panela, deixe esfriar, desfie a carne e reserve. Bata no liquidificador a mandioca, o leite, os ovos, o queijo parmesão, sal e pimenta do reino. Unte uma assadeira e forre o fundo e as laterais com uma camada da massa de pastel. Ponha sobre esta massa o creme de mandioca batido

no liquidificador, distribua por cima deste creme uma camada de carne desfiada, do tomate e da cebola. Vá alternando as camadas até terminar. Cubra essas camadas com massa de pastel. Passe a gema na peneira, pincele a massa e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar.


em sintonia 7

Março / 2012

Coluna do Altivo

O carvão da mata nativa Diante do lançamento do protocolo de sustentabilidade do carvão vegetal pelo Instituto Aço Brasil (IAB) que reúne as maiores empresas do setor siderúrgico, o deputado federal mineiro Bernardo Santana de Vasconcelos (PR) apresentou um substitutivo na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara que proibi a utilização desse insumo quando retirado de vegetação nativa. O parecer de Bernardo Santana substitui um Projeto de Lei (PL) protocolado originalmente pelo ex. Deputado Fernando Gabeira (PV), vai de encontro às recentes Altivo Alves* demostrações da industria do aço que pretende consumir apenas o carvão vegetal proveniente de floresta plantadas, próprias ou de terceiros. O deputado sugere que os empresários utilizem o sistema sustentável, com um prazo de quatro anos para a mata crescer e a punição de dois a seis anos de prisão e multa. Já temos uma legislação severa e esses empresários não respeitam. Não pagam as multas aplicadas, por ter padrinhos políticos. Então seria melhor que a punição seja de seis a doze anos, considerando esse crime como inanfiançavel e a multa de R$40.000,00 por árvore cortada, perdendo o veículo que estiver transportando a madeira. Além disso, criar um dispositivo rígido, dificultando as autoridades de facilitar as coisas ou os corruptos de embolsar a propina. Para isso é necessário que a sociedade apoiem os fiscais responsáveis pela aplicação da lei * Lider Comunitário, Poeta e Academico de Direito colunadoaltivo@hotmail.com Tel.: (31) 3436-2963

Drogaria Gran Farma Perto de casa, pertinho da gente. Entrega Rápida 3435-1166 Av. Joaquim Clemente, 270 - Floramar

É NOTÍCIA! É INFORMAÇÃO! É O QUE INTERESSA!

15 ANOS DE COMPROMISSO COM A COMUNID ADE COMUNIDADE

Ruas do Tupi são asfaltadas A Prefeitura está concluindo a urbanização das ruas Elida da Silva Fonseca, Capineira no bairro Tupi. Há anos os moradores do bairro Tupi reivindicavam a pavimentação das vias que eram em chão de terra. Com o pedido do vereador Bruno Miranda (PDT), o prefeito Marcio Lacerda, que havia autorizado a execução a obra, esteve no local no ano passado e reafirmou o compromisso de executar a obra que est em fase final. Falta apenas o trecho da Rua Nelson Hungria, devido a canalização de esgoto e água pluvial interligando as ruas Nelson Hungria e Capineira. Foto: Arquivo pessoal

O vereador Bruno Miranda, o prefeito Marcio Lacerda e o secretário regional Norte Haldley Campolina em visita no local da obra em 2011. Nas fotos a direita as obras


8 esporte

Março / 2012

Projeto de Lei beneficiará futebol amador Foto: Marcos Silva / JCA

As placas que atualmente são irregulares nos campos de futebol deverão ser regulamentadas com o Projeto de Lei

Foi aprovado em primeiro turno na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo um Projeto de Lei - PL2122/ 12 - que beneficiará os clubes de várzea da capital. De autoria dos vereadores Léo Burguês (PSDB) e Heleno (PHS), dispõe sobre a publicidade em campo de futebol de várzea. Caso seja aprovada em 2º turno e no plenário, a lei regulamentará uma fonte de arrecadação para ajudar na manutenção dos clubes de várzea que, muitas vezes localizados em comunidades carentes, atuam como importantes instrumentos para a inclusão social. Este ano foram sancionadas, pelo prefeito Marcio Lacerda, leis que beneficiam o mundo do esporte em Belo Horizonte. Originária do Projeto de Lei 563/09, a Lei 10.118/11, sancionada no 1º semestre deste ano, regulamenta a atuação de adolescentes menores de 14 anos na formação de atletas nas cate-

gorias de base. A proposta surgiu de uma audiência pública realizada pela Câmara em que representantes de vários clubes da cidade discutiram termo de ajustamento de conduta feito pelo Ministério Público do Trabalho, que restringia a participação desses adolescentes nos treinamentos, entendendoos como trabalho infantil. A nova lei reflete outra perspectiva, entendendo que não se trata de trabalho, mas de acesso ao lazer, livre

prática esportiva e saúde. Nesse sentido, o texto publicado autoriza a contratação dos menores, mas obriga os clubes a zelar pela educação desses adolescentes e a fornecer comprovação de frequência escolar e do adequado progresso nos estudos. Museu do Esporte Outra Lei sancionada neste ano que vai contribuir com o esporte é a Lei 10.139/11. A Lei autoriza a Prefeitura criar o Museu Municipal do Esporte. A instituição será voltada para pesquisa, arquivo e catalogação de matérias jornalísticas e fotográficas, material audiovisual e demais documentos relativos á prática do esporte em Belo Horizonte, além de incentivar e buscar doações para seu acervo. O museu, quando for criado, será o centro de referência para pesquisadores e amantes do esporte oferecendo conhecimento e informação, assegurando o reconhecimento do esporte como fenômeno social e cultural. O local pode se tornar atração turística da cidade, basta os clubes e desportistas doarem seus acervos.

Mão única I - Até que enfim a BHTrans anunciou os testes para mudança de circulação da rua Furquim Werneck no bairro Tupi. Os testes acontecerão no final do mês de maio e início de junho. Por decisão da comunidade, que escolheu por meio de votos em reunião realizada no ano passado, a rua Furquim Werneck terá mão única sentido centro / bairro no trecho da rua Otávio Tarquínio de Souza até José Lins do Rego. Será colocada sinalização proibindo parar e estacionar em uma das faixas da rua, deixando a outra pista livre para estacionamento para os frequentadores do comércio local. Na esquina da Furquim Werneck com avenida Saramenha e na esquina com rua José Lins do Rego serão instalados semáforos para controlar o trânsito. Mão única II - Para os usuários do transporte coletivo, os pontos de embarque da rua Furquim Werneck mudarão para a rua Lucílio de Albuquerque, avenidas Basílio da Gama e Saramenha, que farão parte do novo trajeto do ônibus em direção ao centro. Os pontos no sentido centro / bairro serão mantidos. A rua José Lins do Rego continuará mão dupla. Outras mudanças Quando as obras do BRT da Cristiano Machado estiverem prontas no ano de 2013, outras mudanças deverão acontecer no sistema de transporte público da região. Já foram aprovadas pelos vereadores de Belo Horizonte a extinção das linhas 1505 (A e R) e 1509. Estas linhas como outras da região farão a integração com os ônibus do BRT da Cristiano Machado. Estas alterações estão previstas no Plano Diretor da Capital.

Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO  

Edição: 149 Março / 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you