Page 1

Exposição e Arraial de Belô

Nosso Patrimônio Ambiental

A programação cultural da Região Norte tem dois destaques neste mês. O Centro Cultural Lagoa do Nado terá a exposição “Naif, a arte popular que encanta nossos olhares”, feita pela artista plástica Ângela Rosa.

Na coluna Opinião o artigo do deputado estadual Fred Costa (foto) chama da importância de recuperar o cartão postal da cidade .

Para os amantes das festas juninas a dica é o Arraial de Belô que tem programação pela cidade. Nos dias 2 e 3 de julho, as regiões Norte e Nordeste recebem o Festival Estadual de Quadrilhas.

Página 7

Página 6

Foto: Marcos Silva / Arquivo - JCA

Lagoa da Pampulha -

Edição:141 Maio de 2011 Ano: XIV Distribuição Gratuita Prestigie o comércio do seu bairro, você ganha tempo. “Tudo posso Naquele que me fortalece”

www.comunidadeemacao.com.br

Granja Werneck, ilha de prosperidade M Foto: Rodrigo Neiva / Refinaria da Imagem

oradores, representantes de associações e do movimento comunitário, estudantes universitários e políticos compareceram na Audiência Pública realizada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), para apresentar um dos maiores projetos imobiliário de Belo Horizonte. Ao anunciar que a Mata dos Werneck (foto) será transformada em um condomínio autossuficiente as lideranças comunitárias que participaram da Audiência Pública ficaram cheias de dúvidas e assustadas com a possível segregação entre os moradores. Com investimentos que superam a quantia de R$ 1 bi, o novo bairro terá centro de saúde, escolas, linha de ônibus exclusivas, e centro comercial para atender os moradores. Após a apresentação do Relatório Impacto Ambiental (RIMA), sobraram dúvidas e desconfianças, embora aprovassem a necessidade da urbanização planejada da área. O lugar corre o risco de transformar em uma ocupação desorganizada e transformada em um problema social mais serio. A Audiência foi para cumprir uma das três etapas do licenciamento ambiental.

Página 3

Culinária

Exposição homenageia Mestre Orlando

Morango e creme de leite, um casamento perfeito Estes dois são velhos conhecidos e casam completando um ao outro. Desta união sempre surgem saborosas sobremesas. Como estamos no mês dos Namorados, nada melhor que completar o jantar com esta combinação.

Página 7

2

Dia - A -Dia

Desapropriados questionam valores de indenizações

Foto: Reprodução

Acreditando que a arte era o único caminho de transformação social, Mestre Orlando foi o maior incentivador e produção da artes plásticas da Região Norte. Até o final do mês de junho uma exposição homenageia o artista que participou ativamente junto à comunidade para a construção de um espaço, onde os cidadãos pudessem ter acesso às várias linguagens artísticas.

Página 3 do Suplemento IN

Notas de Um Repórter Comunitário

Norte tem 4 Regional 5 novo secretário

CS realiza seminário Centro de Saúde do Guarani tirou propostas para ser apresentda na Conferência Regional de Saúde em Julho


dia-a-dia

2

Maio / 2011 NOTÍCIAS DE DEST AQUE NA MÍDIA DESTA

Bin Laden morreu

Praça abandonada Caro Editor, A situação da Praça Cândido Portinari vai de mau a pior. O abandono e desleixo mostra como a Prefeitura cuida do nosso patrimônio. Um dos poucos espaços no bairro Tupi que era possível levar nossos filhos para diversão está imundo, sem varreção da SLU e com os brinquedos quebrados. Para piorar, o local está a onto de se tornar em moradia para moradores de rua que enchem a praça de lixo e usam o hidrômetro da Copasa para lavar suas roupas ou tomar banho. Se por um lado a Prefeitura não tem um trabalho de abordagem para resolver este problema social, é lamentável lembrar que este jornal é um dos adotantes da Praça. Será que o compromisso terminou? E a iluminação da quadra que não funciona? Até quando?

adotantes fizeram um contrato com a PBH, já vencido, e somente uma vez fomos procurado por uma funcionária municipal para renovar. Esta que foi transferida para outro setor e teremos que aguardar um novo contato. Já quanto as demais informações, cabe a PBH responder.

Cruzamento perigoso Muitos moradores da Av. Basílio da Gama estão solicitando a PBH e a BHTrans a extensão do canteiro central para fechar até a esquina da rua Emílio Cardoso Aires. O cruzamento da rua Hermes Fontes com Avenida Basílio da Gama não tem sinalização e muitos veículos que descem da rua Emílio Cardoso Aíres atravessam a avenida de qualquer forma, o

que coloca em risco quem passa pelo local, principalmente no horário de entrada e saída de alunos da escola Sebastiana Novais.

Doação de Leite Uma pessoa da nossa comunidade procurou a nossa redação, o SAC – Serviço de Apoio a Comunidade, e pediu doações de latas de leite em pó NAM, para a sua neta recém-nascida. Como se trata de uma pessoa carente, propusemos fazer uma campanha entre os nossos leitores que queiram ajudar. Nos colocamos a disposição de arrecadar as doações e entregar para a família. O uso do leite em pó NAM é recomendado pelos médicos pediatras, por ser parecido com o leite materno, quando o bebê tem alguma restrição médica ou a mãe não produz leite suficiente. Foto: Marcos Silva / JCA

Adriano Satto (por e-mail)

Nosso jornal responde: Sempre estivemos a frente do movimento que buscou pela revitalização da Praça Cândido Portinari quando foi realizada em 2006 na gestão do secretário Regional João Gualberto. Foram colocados brinquedos e restaurada a quadra de esportes. Todas as vezes que houve danos a praça a Prefeitura foi avisada. Os

Sem placa de sinalização o cruzamento expõe os alunos da escola Sabastiana Novais à atropelamentos

Autoridades dos Estados Unidos disseram que o fundador e líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi morto com um tiro na cabeça após resistir à prisão, em uma operação conduzida por uma unidade de elite do Exército americano na cidade de Abbottabad, a 100 quilômetros de Islamabad, no Paquistão. A morte de Bin Laden acontece quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro, em que quase 3 mil pessoas morreram. Segundo relatos do governo americano, Bin Laden foi morto em uma mansão cercada por muros de até seis metros de altura, que era oito vezes maior que outras casas na região. A mídia nos Estados Unidos noticiou que o corpo foi “enterrado no mar” para evitar que o túmulo de Osama Bin Laden fosse tratado como um local sagrado. O feito foi descrito pelo presidente Obama como “a conquista mais significativa até hoje nos esforços de nossa nação para derrotar a Al Qaeda”. “Justiça foi feita”, acrescentou Obama, ao anunciar a morte de Bin Laden no discurso transmitido da Casa Branca. O líder da Al-Qaeda era acusado de comandar dezenas de atentados, incluindo as explosões em duas embaixadas americanas no Leste da África em 1998 e os ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas no World Trade Center, em Nova York, e no Pentágono, em Washington. Segundo Obama, a operação que matou Bin Laden não deixou nenhum americano ferido. Autoridades americanas dizem que três outros homens teriam sido mortos no ataque - um dos filhos de Bin Laden e dois de seus mensageiros. Uma mulher também teria sido morta após ser usada como “escudo” e outras duas mulheres teriam ficado feridas. Um helicóptero usado na operação sofreu “problemas técnicos” e foi, depois, destruído e abandonado. A equipe deixou o local em um segundo helicóptero. Um morador da região, Nasir Khan, disse à agência Reuters que os helicópteros foram alvo de “fogo pesado” vindo de atiradores que estavam em terra. A mansão fica a menos de 1 km da Academia Militar do Paquistão, a principal base militar do país. Segundo Obama, a operação que levou à morte de Bin Laden foi autorizada por ele na semana passada, após vários meses de coleta de informações de inteligência. Autoridades americanas afirmaram que há quatro anos os serviços de inteligência identificaram um mensageiro de confiança de Bin Laden. Dois anos atrás, sua área de operação foi descoberta e, em agosto passado, a mansão de Abbottabad foi localizada, dando início à missão.

Desapropriados questionam valores de indenizações A desapropriação de mais de duas centenas de imóveis na avenida Pedro I, que será duplicada em toda a sua extensão – cerca de 3,5 km –, entre as avenidas Portugal e Vilarinho, vem gerando insegurança e insatisfação por parte de moradores e comerciantes, que questionam os baixos valores de indenização propostos pela Prefeitura. Em audiência pública na Comissão de Administração Pública(30/05), a Sudecap apresentou esclarecimentos sobre o processo. Diversos comerciantes e moradores, além de representantes de associações de bairros da região, compareceram à reunião e pregaram faixas no plenário para manifestar sua indignação e preocupação com o futuro. “Não sei quando terei de sair e quanto receberei; o valor oferecido não é justo; não posso entregar assim o patrimônio da minha família, fruto de tantos anos de trabalho; não encontro imóvel do mesmo nível com o valor oferecido; já tenho clientela formada” foram as reclamações mais ouvidas. O vereador Sérgio Fernando (PHS), que solicitou a audiência, apoiou o descontentamento dos expropriados com a falta de informações e com os valores oferecidos, que estariam bem abaixo dos valores de mercado. Quanto aos valores das indenizações, para Sérgio Fernando, a audiência cumpriu a finalidade. “Conseguimos esclarecer o processo de cálculos dos valores. Assim, cada um poderá decidir pelo melhor caminho, o acordo ou a ação judicial”, afirmou. O diretor jurídico da Sudecap, Sebastião do Espírito Santo,informou que serão gastos entre 150 e 160 milhões de reais com as indenizações, e a Prefeitura já ajuizou ação referente a todos os 256 imóveis que serão desapropriados. Ele informou que os proprietários que não concordarem com o valor oferecido pelo imóvel poderão contestar judicialmente, mas isso não irá atrapalhar o andamento das obras. A Sudecap informou ainda que “64 desapropriações já estão quase concluídas”. Destas, 26 fizeram acordo amigável com a Prefeitura e as demais preferiram contestar os valores por via judicial.


Maio / 2011

meio ambiente 3 Granja Werneck, uma ilha de prosperidade Reportagem: Marcos Silva redacao@comunidadeemacao.com.br

Foto: Rodrigo Neiva / Refinaria da Imagem

A Audiência Pública, que teve a presença de vários politicos, é uma exigência da Lei dividido em três partes: Licença Prévia - LP, Licença de Implantação – LI e Licença de Operação – L). Esta Audiência cumpriu a primeira parte

P

ara atender uma das fases de licenciamento ambiental pre visto na Lei 7277/97, foi realizado (5/5) no ginásio da Escola Municipal Humberto de Almeida no Ribeiro de Abreu, uma Audiência Pública promovida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMAM da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA. A reunião, de caráter consultivo, discute a construção, ampliação e o funcionamento de todos os empreendimentos públicos ou privados que possam interferir no meio ambiente do município. O encontro teve como pauta a apresentação do projeto de urbanização da Granja dos Werneck, conhecida pela comunidade da regional Norte como Mata dos Werneck ou de Sanatório. O projeto prevê a construção de um novo bairro, em uma área de 3,5 milhões de metros quadrados e planejado para abrigar 70 mil moradores em 17.500 unidades residenciais. Ao todo, serão nove fases que serão concluídas em um prazo de 12 anos. O projeto do novo bairro é assinado pelo urbanista e ex-prefeito da Curitiba-PR, Jaime Lerner, uma das maiores autoridades do assunto no mundo. A Audiência foi dirigida pelo secretário do Meio Ambiente, Nívio Lasmar, e teve um público de aproximadamente 560 pessoas, entre estudantes, universitários, funcionários da Prefeitura e poucos representantes da comunidade e presidentes de associações. Desconfiado, o público acompa-

nhou a apresentação do que será o novo novo bairro que terá o segundo maior parque público municipal da capital, bairro da Região Norte. Além das 17.500 residências, es- além de uma população de 300 mil pestão previstas quatro escolas de ensino soas. Dez por cento das residências seinfantil, cinco de ensino fundamental, rão destinadas ao programa Minha duas de ensino médio, um centro Casa, Minha Vida. No sistema viário, cujos principais profissionalizante e quatro centros de acessos são a avenida Cristiano Masaúde. A proposta da PBH amplia a reali- chado e a MG-020, que poderá ser dade da área, sob os termos de uma lei municipalizada, terá investimento de R$ 573 milhões, facilitanespecial, o poder público do a circulação na região. coordenará, com a particiDez por cento A Via 540, com 6,7 quilôpação dos empreendedodas residências metros, ligará os dois corres, medidas para melhorar serão redores viários. Já a Via a infraestrutura, serviços Norte-Sul cortará a região, básicos e a preservação destinadas ao ligando a Via 540 aos bairambiental, mudando os programa ros Jaqueline e Marize. parâmetros de ocupação, Minha Casa, Os estudos feitos pela para abrigar prédios em Minha Vida. prefeitura não apontam áreas de 5 mil metros quapara grandes impactos drados. Em contra partida, os proprietários se comprometem a ambientais com o empreendimento, já dotar a área de infraestrutura e equipa- que quase 70% da área verde será prementos públicos, em um investimento servada. Neste formato a cidade terá dois parques. O principal, menor sototal de R$ 1,07 bilhão. Modificando o projeto, a permis- mente que o Parque das Mangabeiras, são para construir salta de 17,5 mil para com 2,3 milhões de metros quadra72 mil unidades habitacionais. Com dos. O segundo, com 500 mil metros isso, os empreendedores serão obriga- quadrado, terá uma área maior que o dos a instalar 14 centros de saúde, 16 do Parque Municipal. Para a SMMA, o projeto vai ocuunidades de educação infantil, 21 escolas de ensino fundamental e oito do par apenas 30% da área verde e serão ensino médio, dois centros respeitados as recomendações do Miprofissionalizantes, 17 terminais de nistério Público com relação à não inônibus, um de integração de transpor- tervenção na área de Mata Atlântica. Os empreendedores irão acatar todas te, dois auditórios. Uma nova administração regional as medidas apresentadas pela Secretapassará a fazer parte da divisão ria, que ameniza os impactos geopolítica da cidade para cuidar do ambientais gerados pelas obras.

Duvidas da Comunidade Após a apresentação foi liberada a participação da comunidade. Alguns reclamaram da pouca divulgação da Audiência Publica e que houve pouca mobilização para a participação de lideranças comunitárias. Embora aprovassem o projeto, as lideranças se sentiram excluídos. Foi sugerida pelo líder comunitário José Maria, que fosse criada uma comissão para acompanhar o projeto e posteriormente as obras. Outros estavam preocupados com a especulação imobiliária dos imóveis dos bairros em torno. A situação do Quilombola foi levantada por Thaís Crispim. Gilmar Evangelista morador do Conjunto Felicidade estava preocupado com a especulação imobiliária. Já o líder comunitário do Ribeiro de Abreu sugeriu a recuperação do Ribeirão do Onça. E até a construção de um hospital foi solicitada. A questão de acesso da Avenida Risoleta Neves e a municipalização da MG-20, que irá receber todo o tráfego esteve na pauta entre tantas outras dúvidas. No final, o grupo de técnicos envolvidos no projeto revezaram na explicação de cada ponto levantado e a principal informação foi dada pela técnica Silvana Oliveira. Segundo ela a empresa irá criar uma comissão de moradores para acompanhar o projeto.


Maio / 2011

comunidade 4 PM realiza ação de integração

Foto: Divulgação - PMMG

Contato: marcos@comunidadeemacao.com.br

Novo secretário Regional Norte I Nada melhor que ter padrinho forte. O novo secretário de Administração Regional Municipal Norte, Haldley Campolina Vidal, é o ex.chefe de gabinete do deputado federal Luiz Tibé (PT do B) e tem o apoio do Danilo de Castro (PSDB). Segundo informações que circulam nos corredores da regional Norte, a indicação de Haldley Campolina faz parte do acordo do prefeito Márcio Lacerda que loteou as regionais entre os partidos da base do seu governo visando as eleições de 2012. Se for verdade que além do deputado federal a nomeação do novo secretário tiver o dedo de Danilo de Castro, os tucanos botaram um ovo no ninho dos petistas da Norte. Pior. Não vingou a articulação dos bastidores para manter a secretária Vilma Lisboa (PV), que traz tatuado no corpo o nome de Miguel Corrêia (PT), no cargo. Com a indicação do novo secretário Regional, o PT do B começa a ocupar um lugar de destaque na composição do governo municipal.

Novo secretário Regional Norte II Solicitamos a Assessoria de Imprensa que nos enviasse informações sobre o histórico de Haldley Campolina, se haveria uma apresentação ou solenidade de transferência ou posse de cargo, com presença comunidade. A única coisa que fomos informado do novo secretário é que ele passou por um exame médico admissional. Parece que está bem de saúde. Bons tempos em que os prefeitos Célio de Castro ou Fernando Pimentel vinham a público apresentar o novo secretário para as lideranças comunitárias e explicar o motivo da mudança. Ah, ganha um pirulito quem souber alguma informação que possa ser útil.

O 13º Batalhão da PMMG realizou no mês de maio atividade de integração com a comunidade No dia 1º, os policiais do Gepar da 18ª Cia. promoveram excursão, com apoio da Assessoria de Comunicação, a ida de 200 crianças do Conjunto Felicidade ao Circo Marcos Frota. As crianças assistiram o espetáculo circense, ganharam refrigerante e receberam do mascote PM Amigo Legal a carteirinha de identificação Amigo do PM. A inciativa do passeio foi do sargento Rafael, que teve o apoio dos outros policiais e do sargento Patrick coordenador do Proerd e Anjos da Escola. Dias das Mães. No dia 10, o Batalhão promoveu um encontro com as policiais da unidade que são mães. O objetivo foi de reconhecimento sincero e pontu-

O Mascote da PM animou a festa das crianças al do 13º BPM a todas as mães. mães contemporâneas. Houve sorteios de brindes, Todos refletiram sobre a sabedoria que é inutilizada caso não seja café da manhã e uma contadora sentida com o coração. A Ten. de histórias que emocionou o púSelene, Psicóloga do Batalhão, blico feminino com narrativas sofez uma palestra sobre o papel das bre o inquestionável “Amor de Mãe”.

Mais segurança na Via 240 As várias e persistentes reivindicações de motoristas e pedestres, somadas ao empenho do Vereador Bruno Miranda, que intermediou tais solicitações junto a BHTrans, resultaram na implantação de semáforos e sinalizações de trânsito na Via 240, próximo à Avenida Saramenha, no bairro Aarão Reis. Hoje, o semáforo e as sinalizações verticais e horizontais proporcionam uma melhor

organização para o trânsito da região, além de garantirem maior segurança aos cidadãos e motoristas. “Graças às reivindicações da comunidade, conseguimos, junto à BHTrans, a implantação destes semáforos e demais sinalizações na Via 240. Agora, os motoristas podem trafegar com mais tranquilidade e segurança, bem como os pedestres que, muitas vezes, fazem caminhadas no local. Além disso, os alunos que

fazem uso dessa via, diariamente, agora contam com mais segurança. Parabéns às comunidades das regiões Norte e Nordeste por esta importante conquista”, destacou o Vereador Bruno Miranda.

Fotos: divulgação

Lideranças comunitárias não gostaram Com a transferência de Harley Andrade para a regional Centro-Sul, lideranças comunitárias têm manifestado a insatisfação na falta de continuidade do relacionamento entre o executivo municipal e as lideranças da Regional Norte. Em recente entrevista, o prefeito Márcio Lacerda disse que a regional Norte será a primeira a ser ouvida dentro de um programa de aproximação com as lideranças. Segundo o prefeito, na Região Norte foram identificadas cerca de 500 lideranças expressivas com quem ele quer conversar. Segundo os lideres comunitários, na pauta da conversa estará a falta de contato com os administrares municipais e as constantes mudanças de secretários regionais.

Notas falsas Comerciantes da AvenidaWaldomiro Lobo, no Guarani, estão sendo vitimas de pessoas que tem utilazado notas falsas no comércio local. Segundo os comerciantes, o derrame de dinheiro falso tem acontecido aos finais de semana.

Prefeito visita Região Norte O prefeito Márcio Lacerda esteve nos bairros Tupi, Heliópolis e Campo Alegre para autorizar a execução de serviços de recapeamento e pavimentação de vias. No bairro Heliopólis e Campo Alegre as Ruas Nair Pentagna Guimarães e Osório Duque Estrada serão recapeadas. No bairro Tupi B o recapeamento será na rua Nelson Hungria. As ruas Élida da Silva Fonseca e Capinheira serão pavimentadas. Segundo informou o vereador Bruno Miranda (PDT), as obra fazem parte de um pacote de pedidos de veradores que o prefeito está atendendo. Comentário: A visita do prefeito aos bairros não estava na agenda oficial. Mais parecia uma aproximação da comunidade, uma vez que o mesmo estava acompanhado de alguns vereadores. É como disse um líder comunitário: “Ele veio sujar o pé de poeira, já que as eleição está batendo na porta.”

Vereador Bruno Miranda

Para anunciar. Ligue: 3435 - 2036 9626 - 6253


5

sintonia

Maio / 2011

Centro de Saúde Guarani realiza seminário para debater o SUS

Foto:Marcos Silva / JCA

Radar Norte Limpeza de Córrego A Secretaria Regional Norte, por meio da Gerência de Limpeza Urbana, tem feito nas últimas semanas trabalhos de limpeza, roçada e remoção de lixo e entulho nos 23 córregos da regional. Os funcionários da SLU fazem a limpeza do córrego Pixinguinha, no bairro Tupi, entre as ruas Pintor Renato Lima e Desembargador Cândido Martins. Foram retirados 60 caminhões báscula de lixo e roçada, além de mais 600 itens variados como móveis velhos, colchões e eletrodomésticos.

Usuários e trabalhadores da saúde uniram para debater o destino do SUS em Belo Horizonte

A

Comissão Local de Saúde do Centro de Saúde Guarani realizou (27/05) o seminário para avaliar as propostas que serão apresentadas na 11ª Conferência Regional de Saúde. Serão consolidadas as propostas dos demais Centros de Saúde da Região Norte que serão apresentadas nos dias 1º e 2 de julho. Cerca de 40 pessoas participaram do seminário, que foi presidido pela gerente do CS Guarani, Maria Lúcia Puljoni. Estiveram presentes trabalhadores da saúde e alguns usuários. Também marcaram presença a presidente do Conselho Regional de Saúde Norte, Ângela de Assis Maia Moura, representantes da assessoria do Deputado Estadual Carlos Henrique (PRB) e a presidente do Conselho local de Saúde, Simone Lopes. O tema principal do seminário foi o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com o viés da Seguridade Social, Política Pública e o Patrimônio do Povo Brasileiro. As

diretrizes foram dividias em cinco pontos: 1) Politica de Saúde na Seguridade Social, segundo os Princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade. 2)Financiamento. 3)Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde. 4)Pacto pela Saúde e a Relação Público X Privado. 5) Participação da Comunidade e controle Social. No início dos trabalhos, Maria Lúcia e Ângela fizeram um breve relato das discussões dos assuntos abordados nas conferências ao longo da implantação do SUS na saúde pública. Em seguida os participantes foram divididos em cinco grupos proposto pela Comissão Temática e Relatória com recortes e sugestões dos pontos analisados. Gestão e regionalização da saúde: Distritos Sanitários. Atenção primária:saúde da família. Redes Complementar, urgência e hospitalar. Educação e gestão do trabalho: ética e compromisso dos gestores e trabalhadores na construção do SUS-BH. Pac-

to pelo SUS. Cada grupo apresentou duas propostas que serão encaminhadas para a conferência regional. Na avaliação da gerente do CS Guarani, Maria Lúcia, o seminário foi positivo e teve boas propostas que poderão melhorar o SUS. Ela ressaltou a participação dos usuários e principalmente dos trabalhadores da saúde. Um ponto importante para a gerente e os usuários conscientes da necessidade de manter os benefícios conquistados para os usuários do SUS e que passem a cobrar dos governantes o repasse de mais verbas. A assessoria do deputado Carlos Henrique, disse que o deputado irá acompanhar as sugestões. Os representantes do parlamentar aproveitaram para informar que uma das demandas apresentada no seminário, é de conhecimento do político que já está articulando junto a BHTrans para a possível criação da linha de transporte coletivo que atenderá o itinerário dos serviços médicos da regional Norte.

Para anunciar, ligue: 3435 - 2036 / 9626 - 6253 publicidade@comunidadeemacao.com.br

Ruas têm circulação alterada Foram implantadas no dia 27, alterações no trânsito do bairro Itapoã, com o objetivo facilitar a circulação de veículos e proporcionar mais segurança no trânsito. As mudanças estão sinalizadas com faixas de pano para orientar os motoristas e pedestres. Agentes da BHTrans monitoram o trânsito na região. Confira as alterações: - A rua São Miguel, entre a Praça Santa Bárbara e a rua Professor Hermínio Guerra, passa a operar em mão única direcional neste sentido; - A rua Líbano, entre a rua Professor Hermínio Guerra e a Praça Santa Bárbara, passa a operar em mão única direcional neste sentido.

Mais serviços A Siluet agregou mais um serviço na clinica. Fonoaudiologia que trata da fala, linguagem oral, escrita e leitura, gagueira motucidade orofacial, dificuldades de deglutição e reabilitação de voz entre outros tratamentos. O atendimento é destinado a adultos e crianças. Segundo a fisioterapeuta Fernanda Rocha, a clinica está oferecendo um atendimento especial por pacientes indicados pelas escolas da região.


opinião

6 Coluna do Altivo

A Bio-Ética

O

sistema de saúde do Brasil está falido, não é por falta de verba, é falta de vergonha dos que recebem bilhões do governo federal para contratar e pagar médico e não contrata; para aparelhar os hospitais e não investe no aparelhamento; é para aumentar o número de leitos e não aumentam. Quando é questionado o motivo das mortes por falta de atendimento, a resposta já está na ponta da língua, dizendo que excesso de demanda e fica por isso mesmo, pois os donos ou gestores nunca é encontrado para justificar a falta de respeito para com a população. Nessas alturas, o dinheiro deve está em Altivo Alves* algum lugar rendendo juros. Nem os marechais, durante a segunda guerra mundial, deixava fugir à ética quando os médicos os procuravam, em casos de extremamente difícil. Ao invés dos marechais dizer: “deixe que morra”, mesmo não entendendo nada de medicina, diziam aos médicos, para tomar iniciativa, faça experiência, use a bio-ética! Quem sabe você consegue salvá-lo!! Assim, os enfermos nunca eram desamparados à própria sorte. Agora , o Brasil passa por esse vexame, quando não são os donos de hospitais abusando das pessoas que precisam, são os próprios gestores públicos que desviam a verba que vem de Brasília e não cuida do povo. Pior que esses ladrões, as vezes em cidade de pequeno porte sabendo que existem pessoas que não tem internet, nem televisão para se informar, falam que é o governo que não liberou verba. Em algumas cidades em Minas Gerias, menores que alguns bairros de Belo Horizonte, que o prefeito pega o orçamento quase todo para ele, chegando a receber igual a um ministro do Supremo Tribunal Federal, fora as propinas por negócios excusos. Senhor Prefeito Marcio Lacerda, obrigado pela passarela aqui na Av. Crisntiano Machado com Saramenha no bairro Floramar. As crianças vão lembrar de vossa excelência para sempre. * Lider Comunitário, Poeta e Academico de Direito colunadoaltivo@hotmail.com

Maio / 2011

Lagoa da Pampulha - Nosso Patrimônio Ambiental Por Deputado Estadual Fred Costa (PHS) *

A

Copa de 2014 se aproxima e não é novidade que a reforma do Mineirão e do Mineirinho são projetos aprovados para que Belo Horizonte receba este grande evento. Mas, não podemos esquecer da Lagoa da Pampulha, nosso patrimônio ambiental mais precioso, que foi construída por Otacílio Negrão de Lima e que Juscelino Kubitscheck tratou de transformá-la em um dos principais e mais belos cartões postais da capital. Juscelino Kubitscheck, o arquiteto Oscar Niemeyer, Burle Marx e Cândido Portinari uniram forças para construir um conjunto arquitetônico que se tornou referência para a arquitetura moderna brasileira, como a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube e, ainda, os belos jardins e a pintura de Portinari na Igrejinha. Se estes ilustres mestres construíram este belo conjunto, não é possível que nós, belo-horizontinos, permitamos que a Lagoa fique em completa agonia, como vem acontecendo há alguns anos. A bacia da Pampulha compõe a bacia do Rio das Velhas, que por sua vez, integra a Bacia do Rio São Francisco. A área da lagoa é de 97,91 km², dividida entre Belo Horizonte e Contagem. Quarenta córregos deságuam na lagoa, dos quais 19 estão em Belo Horizonte e os outros 21, em Contagem. Para recuperar a Pampulha e retirar todo este lixo e livrá-la do grave problema do assoreamento, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia, a meu pedido, realizou visita ao local no último dia 24. Com a presença de autoridades das capital e de Contagem, fomos acompanhar o andamento do Projeto de Revitalização da Lagoa. Ainda sob o aval da Comissão, realizamos audiência pública para cobrar efetiva ação do Poder Público competente sobre a questão do assoreamento e da contaminação das águas da lagoa; também cobrar detalhes da aplicação dos recursos que serão investidos na sua despoluição. Infelizmente, a ocupação desordenada e os escassos investimentos em saneamento básico trouxeram sérias consequências sócio-ambientais para o local. Ao identificar esta situação, torna-se mais fácil implementar e iniciar as ações necessários. Vamos, agora, exigir balanços trimestrais da Copasa, das prefeituras das duas cidades relativos às obras de despoluição da Pampulha. Em parceria com outros parlamentares, realizaremos audiências públicas, a cada quatro meses, para prestar esclarecimentos à população e aos moradores. Afinal, serão R$ 120 milhões aplicados, totalizando um valor total de R$300 milhões, desde o ano de 2000. Até junho de 2013, antes da Copa das Confederações, a Lagoa da Pampulha estará quase inteiramente saneada, com 95% do esgoto tratado. Estou otimista com o projeto, por saber, que desta vez, não se tratam de ações isoladas, mas sim de parcerias entre os Poderes Executivos Federal (via investimento do PAC), Estadual (por meio da Copasa) e municipais (BH e Contagem). Mas, se algum imprevisto acontecer, acionaremos as autoridades competentes, para que o belo-horizontino não se senta envergonhado ao observar um dos mais nobres cartões-postais de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha, nosso patrimônio ambiental. * Deputado estadual pelo PHS é o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Para anunciar. Ligue: 3435 - 2036 9626 - 6253


Maio / 2011

culinária, lazer & cultura

programacao@comunidadeemacao.com.br

Morango e creme de leite

T

odo mundo sabe que morango casa muito bem com o creme de leite. Os dois são velhos conhecidos e completam um ao outro. O sabor agreste, próximo do selvagem, do morango se suaviza equilibrando de forma bem saborosa com o creme de leite. Apresentamos aqui algumas maneiras de misturar o morango com o creme de leite que transforma em uma deliciosa sobremesa, principalmente por estar no mês dos Namorados. Foto: Reprodução

7

Lagoa do Nado faz exposição artística O Centro Cultural Lagoa do Nado (CCLN) realiza até o dia 30 de junho, a exposição “Naif, a arte popular que encanta nossos olhares”, feita pela artista plástica Ângela Rosa. O evento faz parte do projeto DiverCidades e acontece das 9h às 17h, de terça a domingo, no espaço multimeios Mestre Orlando do CCLN (rua Ministro Hermenegildo de Barros, 90, Itapoã). A exposição tem cerca de 25 quadros com a temática naif, uma pintura ingênua e sem pretensões acadêmicas, conforme explica a expositora. “Como pintora tento, através da arte, resgatar, divulgar a nossa cultura popular brasileira, como folguedos, cotidianos, festas folclóricas e outros eventos que remetem à nossa memória, como brincadeiras que já caíram no esquecimento”, disse.

Arraial de Belô Foto: Marcos Silva / Arquivo - JCA

Creme de leite com açúcar e morangos Ingredientes 2 colheres de sopa de suco de limão 1 lata de creme de leite Raspas da casca de limão Açúcar refinado a gosto Modo de preparo: Numa tigela, misture o suco de limão, as raspas e o creme de leite. Acrescente açúcar a gosto e mexa bem, sem bater e serva sobre morangos. Dica: substitua o suco e as raspas de limão por suco e raspas de laranja. Rendimento: 6 a 8 porções.

Morango com calda rosada

E

sta calda à base de vinho fica muito gostosa com morangos macerados. Comece lavando bem 300 g de morango e arrume em camadas numa vasilha alternando com uma xícara de chá de açúcar. Em seguida, regue os morangos com uma xícara de chá de vinho tinto. Deixe macerar na geladeira por , no mínimo, cinco horas. Escorra os morangos e coloque em taças. Leve o liquido onde estavam os morangos ao fogo brando, até obter uma calda rala. Retire do fogo, junte ½ lata de creme de leite e deixe esfriar. Leve a geladeira e deixe por mais duas horas. Distribua nas taças sobre os morangos e sirva como sobremesa. Rendimento: 7 a 8 porções.

A programação do Arraial de Belô já esta definida. A abertura terá o cortejo e festas pela cidade no mês de junho e julho. Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas – Grupo de Acesso. De 17 a 19 de junho, sexta a domingo, às 19h, na avenida Afonso Vaz de Melo, em frente a PUC Barreiro. Arraial de Belô pela cidade Dia 10 de junho, sexta-feira, às 18h, na praça Padre Dino Barbiero (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3.330, bairro Bandeirantes), na Pampulha. Dias 18 e 19 de junho, sábado e domingo, às 19h, na Avenida Vilarinho, próximo ao número 5.940, bairro Mantiqueira, em Venda Nova. Dia 1° de julho, sexta-feira, às 18h, no Parque do Confisco (rua Antônio Francisco Lisboa, bairro Confisco), na Pampulha. Dia 1° de julho, sexta-feira, às 20h, na Praça JK (Avenida Bandeirantes, esquina com avenida Uruguai, bairro Sion), na região Centro-Sul. Dia 2 de julho, sábado, às 18h, no Parque Estrela Dalva (Avenida Costa do Marfim, 400, bairro Havaí), na região Oeste. Dia 2 de julho, sábado, às 18h, na Avenida Belém, entre Avenida dos Andradas e rua Tulipa, no bairro Esplanada, na região Leste. Dia 3, domingo, às 18h, na Avenida Professor Milton Lage, entre as ruas 1° de julho e Nova Friburgo, bairro Nova Esperança, na região Noroeste. Festival Estadual de Quadrilhas Juninas. Dias 2 e 3 de julho, sábado e domingo, às 19h, na avenida Cristiano Machado, 3.450, bairro União. Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas – Grupo A. Dias 8, 9 e 10 de julho, sexta, sábado e domingo, às 19h, na Praça da Estação.

Atenção! Cantores, bandas promotores de enventos culturais, para divulgar o seu evento ou sua banda, ligue: 3435 - 2036 / 9626 - 6253 ou pelo e-mail; programacao@comunidadeemacao.com.br


8

Maio / 2011

Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO  

Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO - Edição 141 Maio / 2011 - Caderno Principal - FAz parte desta eição o Suplemento IN 34

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you