Page 1

Eco – Obra: Manual de Instruções

2012

Grupo Cooperação Ação Cooperativa 01/ 01/ 2012


Eco – Obra: Manual de Instruções

Eco – Obra: Manual de Instruções INTRODUÇÃO Eco-Obra é um jogo educativo onde vamos aprender um pouco

sobre o desenvolvimento sustentável, a partir da construção civil. Construir causando o menor impacto para o meio ambiente, usando racionalmente os recursos naturais sem deixar de atender às necessidades humanas. Esses são os objetivos dos quatro engenheiros que por motivos diversos iniciam projetos de construção civil sustentável. Ganha o jogo quem terminar primeiro sua construção! REGRAS COMPONENTES DO JOGO 01 Tabuleiro 02 Dados 04 Pinos 68 Cartas de sorte ou revés 08 Cartas objetivas 08 Cartas de identidade 01 Conjunto de cartas de informações dos materiais 08 Quebra cabeças de 20 x 20 cm. FAIXA ETÁRIA A partir de 14 anos de idade. JOGADORES 04 participantes OBJETIVO DO JOGO Conquistar primeiro todos os materiais da carta objetivo, montando o quebra-cabeça da casa.

Grupo Cooperação

Página 2


Eco – Obra: Manual de Instruções

O JOGO 1. O jogo se inicia com 04 jogadores partindo das extremidades do tabuleiro. 2. Os jogadores devem retirar uma carta de identidade para conhecer o seu perfil. 3. Cada jogador retira uma carta objetivo, onde constará a lista de materiais necessários para o seu projeto. Esta carta indicará o quebra-cabeça da sua construção.

O TABULEIRO O tabuleiro é quadriculado e permite a livre movimentação do jogador em cruz, para frente, para trás, lado direito e esquerdo. Não é permitida a movimentação pela diagonal. É divido por nível onde constam os materiais necessários de cada fase da construção: 1º Nível: Materiais primários; são fundamentais para o início da obra e responsáveis pela estrutura da construção. 2º Nível: Materiais secundários; são os que começam a dar vida à construção, deixando de ser apenas uma estrutura passando a desenvolver características de acordo com o que será construído e perfil do morador. 3º Nível: Materiais terciários; são responsáveis pelo acabamento da obra, vão finalizar e decorar a construção.

Grupo Cooperação

Página 3


Eco – Obra: Manual de Instruções

O JOGO VAI COMEÇAR Os jogadores jogam o dado para determinar quem iniciará o jogo. Inicia quem tirar o maior número e assim respectivamente. O jogador joga o dado e anda com o seu peão pelas casas correspondentes ao número apresentado pelo dado. Algumas casas formando barreiras serão marcadas pelo ? (interrogação), onde ao cruzar por esta barreira o jogador terá que retirar uma carta de instrução e cumprir o determinado. Quando o jogador cair nas casas de materiais, ele receberá a carta do respectivo material, a fim de informá-lo a respeito das suas características. A cada dois materiais conquistados o jogador receberá uma parte equivalente ao quebra-cabeça de sua construção. ANDANDO PELO TABULEIRO O jogador deverá andar por todo o tabuleiro para adquirir seus materiais, passando pelas fases que irão compor seus objetivos até o último nível. Após completar todos os itens do primeiro nível, o jogador pode de onde estiver, avançar para o nível seguinte. A CONQUISTA Ganha o jogo quem terminar primeiro sua construção e montar o quebra-cabeças.

Grupo Cooperação

Página 4

Jogo Eco Obra  

Manual de Instruções

Advertisement