Issuu on Google+

ANO III - Nº 23

www.comunidadeboasemente.com

Quixeramobim - Ceará - Janeiro/Fevereiro de 2011

Hospital Regional,

Agora vem! Página 04

Página 04

Mais de 4000 mil atendimentos/mês

Ser Boa Semente

Novos Horizontes em festa

Iguatu, Pelos Novos Caminhos da História

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Dia 12 de fevereiro, a Comunidade Mariana Boa Semente celebrou com grande júbilo o dom da vida daquele que foi o escolhido por Deus para anunciar ao mundo esta vocação: ”Ser Boa Semente... Ser Bom. Ser sinal da bondade de Deus”. (ECMBS).

Doze membros da Comunidade Novos Horizontes viajaram para Roma na quarta-feira, dia 2 de fevereiro, para receberem da Igreja o reconhecimento pontifício, ou seja, a Associação Novos Horizontes, agora é reconhecida como uma Associação Internacional de Fiéis.

O memorialista e pesquisador de Iguatu,Wilson Holanda Lima Verde, lançou no dia 25 de janeiro, terça-feira, por ocasião dos festejos em comemoração aos 158 anos do município, o livro "Iguatu, Pelos Novos Caminhos da História".

Página 04

Página 05

Página 06

Página 07


O Semeador

Editorial “Somos Tendenciosos e Partidários” Feliz do homem que acredita e confia no Senhor! Confiantes e certos da manifestação da misericórdia de Deus e da Alegria derramada em nós através do Espírito Santo é que estamos editando mais uma edição do Jornal O SEMEADOR, o informativo que está a serviço do bem, encarregado de dar boas e maravilhosas notícias. Estamos nos empenhando pela pontualidade e assiduidade da entrega do jornal, para que você tenha sempre em mãos o melhor conteúdo jornalístico da região. Somos tendenciosos, somos partidários e com certeza temos um lado, o nosso lado, tendência e partido é o do “Bem”. Vamos fazer, mesmo com nossas limitações, o melhor possível para que chegue até você, um conteúdo saudável e de agradável leitura. Aqui você vai ver o empenho dos prefeitos e vereadores da região para trazer o hospital regional para a cidade de melhor localização, como

EXPEDIENTE

também a festa de preparação para o Jubileu da diocese de Iguatu e a viajem do Padre Pedro para Roma, enfim, dá nossa parte haverá sempre um esforço incansável para se pautar temas agradáveis. Que Deus lhe abençoe e Maria lhe guarde! Sugestões e maiores informações: contato@comunidadeboasemente.com Vanderley Paulino Comunidade Mariana Boa Semente

Janeiro de 2011/Fevereiro de 2011

Santa do mês: Nossa Senhora de Lourdes (11 de Fevereiro)

Em Lourdes, na gruta de Massabielle, Nossa Senhora apareceu dezoito vezes a Santa Bernardete, então menina de 14 anos. Na última das aparições, a Virgem Se identificou: "Eu sou a Imaculada Conceição". Com essas palavras, confirmava o ato solene pelo qual o Papa Pio IX, quatro anos antes, proclamara a Conceição Imaculada da Santa Mãe de Deus. Até nossos dias, curas e milagres prodigiosos ocorrem no local, que é procurado por peregrinos do mundo inteiro. As aparições começaram a acontecer a partir do ano de 1858, no dia 11 de fevereiro, em uma quinta-feira, por volta do meio dia.

Sementes de Vida - Apóstolos da Felicidade Portadores de um Tesouro

Por: Antônio de Pádua Costa de Almeida

Edição: Projeto São Paulo (SMSB) Editor Responsável: Antônio de Pádua Costa de Almeida Jornalista Responsável: Crisanto Teixeira. DRT 2158 Arte Gráfica: Ednardo Mauricio Diagramação: Ednardo Mauricio/Vanderley Paulino Diretor Comercial: Vanderley Paulino Redação: Pádua Costa/Vanderley Paulino/Rogério Wesley Fotos: Crisanto Teixeira/Eudásio Barros/Ir. Luzia Revisão: Vanderley Paulino

A Igreja se empenha para manter vivo em nossa memória o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que ela nos transmitiu, animando-nos a vivê-lo com firmeza. Pois, seremos salvos se o praticarmos, tal como dela o recebemos. Ao contrário, se distorcemos o ensinamento da Igreja, a nossa fé será em vão. O evangelho que chegou até nós através da Igreja é fruto de uma experiência, pessoal e comunitária, vivida pelos apóstolos. Ele nos revela a grandeza do amor de Deus, comprovada na pessoa de Seu Filho Jesus, encarnado no meio de nós por obra do Espírito Santo, que morreu para nos redimir de nossos pecados e venceu a morte, ressuscitando e reabrindo para nós as portas do paraíso. Pelo nosso batismo, somos inseridos na Igreja e precisamos nos tornar, como os apóstolos, testemunhas autênticas de Jesus, atualizando em nós, a cada dia, essa experiência pessoal com Ele, através de uma vida de oração, capacitados pelo Espírito Santo, no seio da Igreja. A mensagem alegre da salvação precisa se espalhar por toda terra, e nós somos responsáveis para que isto aconteça. Não simplesmente com palavras, mas, principalmente, encarnando o evangelho em nossa vida. A felicidade que a humanidade tanto busca está em Deus! Convictos desta Verdade, como Igreja, devemos anunciá-la a todos, com entusiasmo e sem perda de tempo, para que muitos não se percam. Por

obra do Espírito no ventre de Maria, o Filho de Deus se encarnou para nos ensinar, com a Sua Vida, o Caminho para a nossa plena realização, que só alcançamos sendo aquilo para o qual fomos criados pelo Pai. Somente somos felizes, sendo o que Deus nos chama a ser, vivendo conforme a Sua vontade. Cristo confiou à Igreja, a cada batizado, a missão de transmitir esta sabedoria a todos os homens. A felicidade já se encarnou no meio de nós, na pessoa de Jesus, e foi derramada em nosso coração, pelo nosso batismo, quando recebemos o Espírito de Cristo. No entanto, muitos de nós

continuamos a buscá-la como se não já a tivéssemos. Assim, podemos nos dar conta de que, há tanto tempo, somos felizes e não reconhecemos. O verdadeiro cristão deve testemunhar que encontrou a felicidade em Cristo! Para que muitos acreditem em nós, precisamos viver alegres, na comunhão com Jesus, semelhante a Sua união com o Pai, movidos pelo mesmo Espírito. Unidos a Cristo, pelo nosso batismo, pela nossa fé, podemos fazer as mesmas obras que Ele, e ainda maiores, como Ele mesmo nos garantiu. São estas obras de amor que convencerão a muitos de que encontramos o Caminho para a alegria plena e descobrimos a Verdade sobre uma Vida realmente feliz. Oremos, pedindo ao Senhor a graça de perseverarmos na vida da Igreja, para que vivamos a Sua vida, gerando em muitos uma vida alegre em Deus. Por meio da oração, tenhamos a fé de Maria e o entusiasmo dos apóstolos no anuncio do evangelho. Só convence sobre a felicidade quem demonstra que é feliz! Portanto, testemunhemos a alegria de quem encontrou em Cristo o sentido da vida. Só ensina um caminho com segurança quem já o trilhou! Sendo assim, vivamos a vida de Jesus e motivemos os irmãos a fazerem o mesmo. Viver a vida de Cristo é a Verdade que nos basta para sermos felizes e ensinarmos a muitos como encontrar em Deus a sua plena realização. (cf. 1 Coríntios 15,1-8; Salmo 18; João 14,6-14)

VISITE NOSSO SITE

www www. .comunidadeboasemente comunidadeboasemente..com com


Extra

Janeiro de 2011/Fevereiro de 2011

Em Família... Foi alfabetizado por sua avó Alzira de Sousa Lima em 1974, com o valioso auxílio da Literatura de Cordel. Em janeiro de 1980, transferiu-se com a família para Canindé, onde estudou até 1986, participando ativamente das atividades culturais de seus colégios (Frei Policarpo e Paulo Sarasate), tendo sido um dos fundadores do jornalzinho estudantil Horizonte da Cultura, onde publicou suas primeiras charges e versos de cordel.

ARIEVALDO VIANA LIMA, poeta popular, radialista, ilustrador e publicitário, nasceu na Fazenda Ouro Preto, Quixeramobim-CE, aos 18 de setembro de 1967.

É o criador do Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos; Em 2000, foi eleito membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na qual ocupa a cadeira de nº 40, patronímica de João Melchíades Ferreira. Em setembro de 2002 venceu o V Prêmio Domingos Olympio de Literatura (modalidade Cordel), promovido pela Prefeitura de Sobral-CE, com Romance de Luzia Homem, uma adaptação da obra do famoso romancista sobralense para a poesia popular. Seu folheto Brasil: 500 anos de resistência popular teve uma tiragem de 12 mil exemplares, bancada pelo Sindicato dos Eletricitários de Belo Horizonte, sendo uma de suas obras mais divulgadas. Arievaldo tem alguns trabalhos escritos em parceria com outros poetas como Pedro Paulo Paulino, Jota Batista, Klévisson Viana, Gonzaga Vieira, Zé Maria de Fortaleza e Manoel Monteiro da Silva. Já lançou mais de 70 folhetos e tem três livros publicados: O Baú da Gaiatice, São Francisco de Canindé na Literatura de Cordel, e Acorda Cordel na Sala de Aula - além de Mala da Cobra - Almanaque Matuto, obra inédita, pronta para publicação.

Condutor de ciclomotor tem de portar habilitação e usar capacete A condução de ciclomotor (até 50 cilindradas) só pode ser feita por quem é habilitado legalmente com a Carteira Nacional de Habilitação (CTB), categoria "A", ou a Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC), ambas emitidas pelo DETRAN-CE. Por isso, é obrigatório portar a CNH Categoria "A" ou a ACC e o uso do capacete. Quem for abordado por equipes de fiscalização de órgãos executivos de trânsito conduzindo ciclomotor sem habilitação ou ACC e sem capacete terá o veículo apreendido e rebocado para o depósito do DETRAN. O procedimento para obtenção desses dois documentos é idêntico: matrícula em Centro de Formação de Condutores (CFC) ou autoescolas, pagamento de taxas com os mesmos valores e a freqüência de aulas com a mesma carga horária. A única diferença é que o candidato faz o exame prático em uma moto (a partir de 125 cilindradas), para CNH categoria "A", e em ciclomotor para a ACC. Os ciclomotores, conhecidas como

cinquentinhas, não têm registro obrigatório no DETRAN, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. A legislação de trânsito determina ainda que esse tipo de ciclomotor não pode circular em vias de trânsito rápido, como em rodovias federais (BR's) e estaduais (CE's). Por isso, sua circulação é restrita à zona urbana. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece ainda que a Prefeitura Municipal pode regular a circulação de veículos com tração animal, humana ou motor até 50 cilindradas, procedendo o registro desses três tipos de veículos. Caso o gestor municipal decida por fazer esse registro, bicicletas, carroças e ciclomotores passariam a circular com placas concedidas pelo poder público municipal. Fonte: Assessoria de Imprensa e comunicação do Detran-CE Jornalista responsável: Paulo Ernesto Saraiva Serpa

3

Chove em 157 municípios do interior cearense Até a manhã de terça-feira do dia 25 de janeiro, As chuvas banharam 157 municípios cearenses e foram causadas pela atuação do sistema meteorológico chamado de Zona da Convergência Intertropical. A maior precipitação registrada nos pluviômetros da Funceme aconteceu na cidade de Santa Quitéria, no Sertão Central, onde choveu 162,8 milímetros. Na Capital do Estado, o volume

Charge

de precipitação chegou a 126,3 milímetros. Todas as regiões cearenses, com exceção do Cariri, tiveram municípios com chuvas maiores que 50 milímetros. De acordo com a Funceme, ainda não está caracterizada a quadra chuvosa no Estado, o que aconteceu naquela semana foram chuvas de pré-estação. Fonte: Monolitos post


Saúde Cuidado! Estresse em crianças pode surgir em qualquer idade O estresse é muito comum em pessoas que trabalham no mundo dos negócios e que têm uma rotina de vida muito corrida. Além de ser um problema sério de gente grande, ele também pode afetar crianças e até bebês. E o pior: pode surgir em q u a l q u e r i d a d e . Segundo os especialistas no assunto, o estresse pode ser desencadeado por uma situação ou ambiente hostil. As crianças podem se estressar quando têm que enfrentar uma discussão com um colega de classe ou mesmo quando levam uma bronca da professora. Outros exemplos de situações que podem ocasionar o estresse nos pequenos são problemas na escola, com os amigos, mudanças no estilo de vida ao qual ela está habituada e, por incrível que pareça, os pais.

No caso dos pais, isso acontece porque muitas vezes eles tendem a transferir o estresse do ambiente de trabalho para os filhos. Mais um agravante: os pais querem que seus filhos estejam totalmente preparados para enfrentar o mundo competitivo, por isso, matriculam as crianças em cursos de línguas, informática e esporte. Quase não sobra tempo para fazer a principal atividade das crianças: brincar. Os pais devem sempre tentar eliminar os fatores de estresse dos filhos, procurando um especialista se necessário. O estresse infantil é um problema que, se não for resolvido logo, pode acabar prejudicando o desempenho escolar, as relações familiares e sociais, trazendo até mesmo danos à saúde.

Janeiro de 2011/Fevereiro de 2011

Prefeitos do Sertão Central querem Hospital Regional em Quixeramobim Em reunião realizada no início da noite do dia 14 de janeiro em Fortaleza, o Prefeito Municipal de Quixerambim, no Sertão Central cearense, Edmilson Júnior e demais prefeitos interessados na criação da nova macro região de saúde estiveram em assento com o governador Cid Gomes. Inicialmente a macro região de saúde a ser criada terá um desenho que exclui os municípios do Sertão de Crateús que preferiram continuar vinculados a macro Sobral e os municípios da região de Russas que optaram continuar pertencendo a Fortaleza. Depois foi definido o desenho que começou o inicio do processo de eleição do município que irá sediar o

grande hospital de referência da nova macro de saúde. Quixeramobim candidato em potencial, já tem a adesão de Milhã, Pedra Branca, Solonópole, Mombaça, Madalena, Boa Viagem, Senador Pompeu e Piquet Carneiro. É importante lembrar que o voto do prefeito tem o peso da sua população, ou seja, o voto do prefeito Edmilson Júnior tem o peso de 72.499 habitantes e os demais acontece com os outros municípios. Em breve se dará o desfecho desta decisão que obedece ao critério acima citado. “A expectativa e as possibilidades de Quixeramobim ganhar o hospital é grande”, afirma o prefeito.

A UPA de Quixeramobim funciona 14hs no intuito de atender as demandas intermediárias do sistema local de saúde.

acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A UPA de Quixeramobim funciona 14hs no intuito de atender as demandas intermediárias do sistema local de saúde. A mesma está instalada na UBS do Centro (Lorena Pinheiro Borges Saldanha) em frente a Praça João XXIII, ao lado da loja Detalhe. Dispõe de uma equipe multiprofissional com enfermeira, médico clínico-geral, ortopedista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem. Os indicadores destes serviços mostram-se expressivos com 4676 procedimentos mês.

Fonte da Informação: O Sertão é Notícia

CAPS ALPENDRE FORTALECE TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas Alpendre de Quixeramobim é uma instituição Especializada no Tratamento de pacientes que desenvolveram problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. Dispõe de uma equipe multiprofissional com Enfermeira, Médico Psiquiatra, Médico Clínico, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Psicólogo para atender aos adictos. O CAPS/AD Trabalha com ações que visam a reinserção social dos pacientes. Os INTENSIVOS (pacientes que permanecem o dia na instituição) seguem uma rotina de atendimento:

Consultas individuais, Terapias em Grupo, Oficinas Terapêuticas, Grupo Psicoterapêutico, Capoeira, Filmes temáticos, jogos e recreações. Os Pacientes do Grupo do Tabagismo são atendidos por uma abordagem clínica e cognitivo comportamental. O tratamento é baseado nos grupos e na dispensação dos Adesivos de Nicotina (dependendo do caso). São ótimos os resultados e as estatísticas bem animadoras. Os profissionais, em linhas gerais, realizam visitas domiciliares, atendimentos individuais, grupos terapêuticos, oficinas terapêuticas, sessões educativas intra e extra Instituição.

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com

SERRA DO URUCUM - QUIXADÁ-CE

PEÇAS PARA BICICLETAS E BOMBONIERE

Falar com o Marquinhos

LJ 01 - Rua Teixeira de Freitas - 333 LJ 02 Rua José Cipriano - 89

Fone: (88) 8814.4959

CONTATO: (88) 9908-1093 (88) 9968-1400 (88) 3402-2760

www.santuariorainhadosertao.com.br


Boa Semente News

Janeiro de 2011/Fevereiro de 2011

Deus é grande! Deus é bom! Deus é Misericórdia! Dia 12 de fevereiro, a Comunidade Mariana Boa Semente celebrou com grande júbilo o dom da vida daquele que foi o escolhido por Deus para anunciar ao mundo esta vocação: ”Ser Boa Semente... Ser Bom. Ser sinal da bondade de Deus”. (ECMBS) Que bênção é o nosso fundador! Dia 12 de fevereiro foi o aniversário do nosso amado fundador

Antonio de Pádua Almeida Costa. Celebrar o aniversário do homem que fundou a SMSB nos enche de alegria, pois ao contemplarmos o testemunho do Pádua, este homem de Deus, compreendemos porque sempre devemos dar sim ao Senhor! Pádua é odontólogo por formação e consagrado da SMSB por chamado, obediência e acima de tudo, muita

graça de Deus. Um homem capaz de renunciar a tudo, em favor do projeto que Deus revelou para sua vida. Assim como Nossa Senhora que por meio de seu sim, inaugurou um novo tempo, Pádua por seu sim confirmou para centenas de pessoas um novo jeito de ser Igreja, proporcionou a muitos jovens, homens e mulheres uma perspectiva nova. Em um mundo em que a afirmação profissional é uma prioridade, em que vemos a multiplicação de cursos universitários, a busca por ser “alguém”, Pádua com seu testemunho, inaugurou uma perspectiva nova, renunciar aquilo que “sou” para assumir a verdadeira identidade, sou um filho amado de Deus! Nosso fundador, tantas coisas te devemos, por meio do senhor, instrumento de Deus, chegamos a conhecer ao Senhor, neste dia em que rendemos graças a Deus pelo dom de sua vida, te agradecemos, pois aquela experiência em 1994 nos alcançou, e por meio de seu sim, muitos de nós fomos abençoados com esta vocação, que para nós é uma trilha de salvação,

Padre Pedro chega a Roma Após meses de campanha e espera, Padre Pedro, chegou a Roma no dia 03 de fevereiro, por volta das 18h 45min, horário de Brasília, onde fará um curso de formação na universidade pontifícia dos Salesianos, no período de 04 meses entre fevereiro e maio. Ao chegar no aeroporto internacional de Roma, foi recebido pelo missionário Rômulo da Comunidade Católica Shalom, onde ficará hospedado. Padre Pedro

escreveu em seu blog, no site da C o m u n i d a d e (www.comunidadeboasemente.com), o agradecimento fraterno a todos que rezaram e colaboraram para que esta missão se tornasse real: “Em primeiro lugar quero agradecer a Deus, a toda a minha Família, meus irmãos e irmãs de Comunidade, meu amado Fundador, ao meu Bispo Dom Ângelo, a todos paroquianos de Santo Antônio, de todo o meu

coração pela oração, incentivo e apoio, e ao Fundador desta Obra de Deus (Comunidade Shalom) Moisés Azevedo, por fazer tão bem a Igreja de Nosso Senhor, no Brasil e no Mundo, meu muito obrigado”, e assim teve início este período de graça e bênçãos para nossa família Boa Semente. O sorteio da rifa promovida pela Comunidade, para viabilizar os recursos necessários da viagem, aconteceu no dia 05 de fevereiro, e o ganhador do quadro com a pintura de Santo Antônio (Doado pela Comunidade Oásis da Paz), foi o Sr. Raimundo Doth, funcionário do BNB de Quixeramobim.

caminho de santidade! Nossa gratidão à Dona Quitéria e ao Seu Zé Patrício, seus pais, à Ana Maria, sua irmã, à Dilena, sua esposa, à Mariana, Daniel e Maria Letícia, seus filhos, que permitem participarmos de sua família, e por terem contribuído para o senhor ser este homem que és hoje. Agradecer sim, pois o senhor nos disse que este é um ano para sermos gratos a Deus, e para exercitarmos, agradecemos muito porque Deus confiou a um homem tão cheio do Espírito Santo, o carisma fundacional de nossa Comunidade. Que neste dia possa chegar ao seu coração o profundo amor e respeito que lhe temos e que pela graça de Deus sejamos “Felizes para sempre, confiantes que Deus é o nosso refúgio”. (Cfe. Sementes de Vida 12/02/2011). Deus te abençoe e Maria te guarde, de seus filhos consagrados, noviços, postulantes, aspirantes, amigos e benfeitores desta obra. Por Rogério Wesley (Consagrado de Aliança da Comunidade Mariana Boa Semente)

I Retiro de Estágios 2011 Seguindo as orientações do Conselho Formativo, a Comunidade Mariana Boa Semente realizou o I Retiro dos Estágios do ano de 2011. O encontro aconteceu na Casa de Retiro São José, na Serra do Estevão, em Quixadá, nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro, contando com a assessoria do Pe. José Antero (Beneditino) e do bispo emérito Dom Adélio Tomasim. Pádua Costa, moderador geral da obra, foi o responsável por toda motivação e formação conclusiva do evento. O rhema deste ano foi a Confiança em Deus e mais de 70 membros da Comunidade, de diversas cidades, participaram do retiro, experimentando a alegria de partilhar da vida em comum. O II Retiro dos Estágios está programado para os dias 18,19 e 20 de fevereiro e espera-se um número muito maior de participantes.

Visite o Site

www.comunidadeboasemente.com

Todo dia uma delícia especial

(88) 3444.4582

riz t a M a da ç a r p bim Na o m a r ixe em Qu

Siga-nos @comboasemente


Igreja Viva

Janeiro de 2011/Fevereiro de 2011

Comunidade Novos Horizontes está em festa Doze membros da Comunidade Novos Horizontes viajaram para Roma na quarta-feira, dia 2 de fevereiro, para receberem da Igreja o reconhecimento pontifício, ou seja, a Associação Novos Horizontes, agora é reconhecida como uma Associação Internacional de Fiéis e que estar a serviço não somente de uma Igreja local (arquidiocese ou diocese), mas a serviço da Igreja no mundo inteiro. Este ato comprova que a Santa Sé atesta a comunhão dos Novos Horizontes com a Igreja e que vê que

ela realiza a sua missão em comunhão com o Sucessor de Pedro e os sucessores dos apóstolos, os bispos. O reconhecimento canônico de uma associação significa também que a respectiva autoridade eclesial (bispo diocesano, conferência episcopal, Santa Sé) tomou conhecimento oficial da existência de uma associação de fiéis, através dos estatutos que lhe foram apresentados - cf. cânon 299, §3: “Nenhuma associação privada de fiéis é reconhecida na Igreja, a não ser que seus estatutos sejam revisados

Preparando-se para o Jubileu Católicos de várias cidades da região Centro-Sul lotaram a Praça da Matriz de Senhora Sant'Ana, para participarem da abertura do Ano Jubilar da Diocese de Iguatu, que em fevereiro de 2012 completa 50 anos de instalação. Houve caminhada, missa e show com o cantor Zé Vicente e o padre Zezinho. Dezenas de padres, os bispos eméritos, dom José Mauro Ramalho, dom José Doth e o atual, dom João Costa, celebraram a liturgia solene em um altar montado especial para o evento. Por volta das 16 horas, os fiéis se reuniram na Praça dos

Leões, no Bairro Prado. O momento foi marcado por muita animação, cânticos e louvores a Deus. Em seguida, a multidão caminhou em direção à Praça da Matriz de Senhora Sant'Ana. Os três bispos estavam em carro aberto, repetindo percurso feito em fevereiro de 1962, quando houve a acolhida ao primeiro bispo da recém criada Diocese de Iguatu, dom José Mauro. O padre Afonso Queiroga, vigário geral, tem 46 anos de serviço religioso prestado a Diocese. “O Jubileu representa avanços, crescimento da presença da Igreja nos Municípios. É também um tempo oportuno de reflexão para as futuras ações”. No período de 3 a 5 de fevereiro de 2012, será realizado o Congresso Eucarístico Diocesano. O encerramento está previsto para o dia 6, com celebração de missa solene, seguido de show com o padre Reginaldo Manzotti. Dentro do projeto está a arrecadação de recursos junto aos fiéis para a reconstrução do Centro de Treinamento Diocesano.

pela autoridade competente”. A entrega do decreto aconteceu no dia 4 de fevereiro e no domingo, 6 de fevereiro, foi celebrada uma linda festa com toda a comunidade, no Teatro Orione de Roma, com a participação dos cantores Andrea Bocelli e Nek. A coordenadora geral da instituição no Brasil, a assistente social Sandra Taranto, divide sua alegria com os coordenadores da Cidadela Rainha do Sertão, como o abrigo das crianças e adultos erguido ao lado do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na Serra do Urucum em Quixadá. O reconhecimento chegou junto com a inauguração da segunda unidade da Casa de Acolhida para crianças na missão de Quixadá. A comemoração contou com a presença e a oração dos representes de outras comunidades leigas, dentre as quais a Boa Semente, a Rainha da Paz e Oasis da Paz. Na inauguração deste novo centro de acolhimento, o bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin, presidiu a santa missa, cocelebrada por Padre Francesco e Padre Renato. Foi ele quem s e n s i b i l i z o u C h i a r a Amirante,(Fundora da entidade) a erguer a Cidadela ao lado do

Santuário. À frente da Diocese, dom Adélio doou parte do terreno para construção do complexo de acolhimento e recuperação. Agora, desenvolvendo uma nova missão, a construção de um abrigo para idosos na periferia de Quixadá, Dom Adélio disse se sentir realizado e muito feliz. "Receber este título é a maior conquista perante Deus no amor ao próximo" Sandra Taranto Coordenadora geral da Novos Horizontes no Brasil "Ir a Roma e conhecer o Papa é uma conquista maior que se recuperar do vício" Cícero Pereira da Silva Ex-dependente encarregado da manutenção Mais Informações Associação Novos Horizontes Estrada de Juatama / Serra do Urucu: (88) 9968.1742 Colaboradores: Alex Pimentel, Tony Jean e Jackson Perigoso

Santuário em festa Uma grande carreata, com dezenas de veículos, no início da noite do dia 31 de janeiro, segunda-feira, abriu as festividades do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, motos, carros e caminhonetes partiram da Igreja Matriz, no bairro São João, com destino ao Santuário Mariano erguido na esplanada da Serra do Urucum, a 12Km do Centro de Quixadá, acompanhando a imagem da "Rainha do Sertão", como a santa é mais conhecida pelos devotos. Em seguida, houve celebração eucarística e hasteamento da bandeira, feita por Dom Adélio Tomazim. Além da abertura da programação religiosa, a carreata

marcou o início das festividades do 16º aniversário do Santuário. O complexo religioso não é somente um espaço para orações e meditações. Além do enorme templo, possui hospedaria, restaurante, livraria, auditório e até rampa para decolagem de asa delta e parapente. As celebrações tiveram início no dia 01 de fevereiro e se estenderam até o dia 11, quando foram realizadas missas às 7h, 9h, 11h e 15h. O bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, Dom José Haring, presidiu a missa de encerramento das festividades, enquanto que Dom Adélio, bispo emérito e responsável pela construção do Santuário, celebrou a missa das 11h, como de costume.

Colaboração: Honório Barbosa – Diário do Nordeste Dom João Costa, Dom José Mauro e Dom José Doth Diego Fernandes

Pe. David Peter

Drogas?.... Diga não. APOIO CULTURAL: COCALQUI


Cidades

Janeiro de 2011/Fevereiro de 2011

Iguatu: Historiador lança livro O memorialista e pesquisador de Iguatu,Wilson Holanda Lima Verde, lançou no dia 25 de janeiro, terça-feira, por ocasião dos festejos em comemoração aos 158 anos do município, o livro "Iguatu, Pelos Novos Caminhos da História". A solenidade de lançamento foi realizada às 20h no Cine Teatro Pedro Lima Verde, e contou com a participação de várias personalidades da sociedade local, além da presença do bispo emérito Dom José Mauro; dos vereadores Ednaldo Lavor e João Lázaro; da

Wilson Holanda e Dom José Mauro

secretária de Cultura, Diana Mendonça; do arquiteto Wilsinho Lima Verde e do sr. José Bezerra Modesto, autor dos comentários das orelhas do livro. Wilson Lima Verde é o principal pesquisador vivo da história local, e nessa sua obra é retratado os principais fatos históricos acontecidos do fim do século XIX até os dias atuais. "Não me preocupei com as raízes históricas, que já estão detalhadas em outras publicações de Alcântara Nogueira e do Monsenhor Couto, mas trouxe os principais acontecimentos do fim do século XIX até os dias de hoje. Procurei apresentar um retrato bem revelado dos principais fatos históricos", afirmou Wilson Lima Verde. Na sua luta incansável no resgate da história o autor não mede esforços, e sempre na medida do possível tem auxiliado, quase que diariamente, estudantes, professores, pesquisadores, jornalistas e outros, que buscam informações sobre fatos locais deste município.

No Ceará foram selecionados os municípios de Croatá, Icó, Jati, São Benedito, Crato e Madalena. A partir deste mês de fevereiro, 116 municípios receberão recursos do Programa Brasil Sorridente, coordenado pelo Ministério da Saúde, para ampliar a produção de próteses dentárias. Por ano, o ministério repassará mais R$ 5 milhões a estes municípios (de 19 estados) para o custeio de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias – sendo um em cada cidade beneficiada – que terão capacidade de produzir 83 mil próteses por ano. Com a iniciativa, a rede passa a oferecer 780 laboratórios em

todo o País, com capacidade para produzir um total de 563 mil próteses por ano. “Estamos ampliando a assistência odontológica aos usuários do SUS”, destaca o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. Segundo o ministério, os recursos para o pagamento dos 116 laboratórios habilitados serão repassados diretamente às secretarias municipais ou estaduais de saúde e liberados de acordo com a estrutura e com a capacidade de produção dos laboratórios, que podem confeccionar mensalmente entre 50 e 150 próteses totais, parciais ou de um único dente.

Colaborador: Luiz F. Vasconcelos

um a r a p s a c i s á m b u s a a as par guro. ragsr básic ge ReR sge s i a m e t r ro. o u p s e n s a r s t i a m e t r o transp nça nunca é dmeamisais unraça nunca é de g e S a r u Seg

Foto meramente ilustrativa

DÍZIMO UM ATO DE AMOR A DEUS E A IGREJA PASTORAL DO DÍZIMO

Madalena: Ganha laboratório do Programa Brasil Sorridente

Paróquia de Santo Antonio Quixeramobim

Mombaça: Inauguração do novo Fórum O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), desembargador Ernani Barreira Porto, inaugurou, no dia 15 de janeiro na cidade de Mombaça/Ce, o Fórum Cel. José Aderaldo de Aquino, da Comarca. A solenidade, que teve início por volta das 10h:30min, contou com a presença de desembargadores e do vice-governador do Estado, Domingos Filho. O Fórum foi planejado para oferecer atendimento de qualidade aos jurisdicionados e proporcionar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores. Construído em uma área de 760m², a estrutura abriga uma Vara e um cartório, com espaço para arquivo, depósito de bens e Salão do Júri. A vara terá área para secretaria, sala do diretor, de audiências e gabinetes para juiz e promotor. Ministério Público e Defensoria Pública terão local reservado. O projeto arquitetônico foi elaborado conforme as normas de acessibilidade, com banheiros adaptados, balcões com dimensões

adequadas, rampas de acesso e estacionamento para servidores e população. Foi construída garagem especial para fornecer apoio e segurança aos veículos que conduzem detentos. Segundo dados do Departamento de Engenharia do TJ/Ce, a estrutura do prédio possibilita futuras intervenções para eventual dimensionamento dos ambientes internos. Para a construção desse Fórum, o TJ/Ce investiu mais de R$ 1 milhão. Fonte: TJ/Ceará


O Semeador

Janeiro de 2011/Fevereiro de 2011

CNSR

idiomas

Dr. Carlos Bolivar Pimentel Dr. Sérgio de Oliveira OAB/CE 21091

Dr. Ricardo Eduardo Cavalcante OAB/CE 22566

SÃO PAULO SSP SERRARIA Tudo para sua construção Aceitamos Cartões:

FONE: (88) 3441.0138 Rua Antonio Conselheiro, 594 Centro - Quixeramobim-CE

QUIXERAMOBIM Ligue grátis 0800-280.0598

(88) 3441.1402 NOVO SUPERMERCADO


Jornal O SEMEADOR