Page 1

Jornal Mural do Curso de Jornalismo da Uninter Polo de Apucarana - Edição especial / 2017

Secretaria da Educação do Paraná faz 70 Anos

SEED: há sete décadas formando cidadãos TEXTO FÁTIMA DE SOUZA ROCHA FOTO: FÁTIMA DE SOUZA ROCHA

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná comemora no ano de 2017, seu setuagésimo aniversário. Várias ações estão sendo desenvolvidas para marcar esse momento. No Portal Dia a Dia Educação está disponível o vídeo “A Seed Faz 70”, no qual são apresentados depoimentos de ex-alunos, professores, diretores e outros personagens que contam histórias vividas nas instituições de ensino dos tempos passados.

Memória fotográfica das escolas

De volta aos momentos importantes da educação TEXTO: FÁTIMA DE SOUZA ROCHA

O Colégio Estadual Marumbi, localizado no município de Marumbi, pertencente ao Núcleo Regional da

O Concurso “Criando na sala de aula: a Educação no Estado do Paraná”, envolveu a participação de estudantes de todo Estado com criação de desenhos alusivos aos setenta anos da SEED. Atualmente está sendo desenvolvida a “Campanha da SEED 70 Anos – Resgate de Memória Fotográfica”. Toda comunidade escolar poderá participar inserindo fotografias que representem a história de instituições de ensino do Paraná. As fotografias devem ser digitalizadas e inseridas por meio de formulário disponível no Portal Dia a Dia Educação. O envio poderá ser realizado até 31 de dezembro de 2017. Diversos eventos estão ocorrendo nas intituições de ensino do Estado. Educação de Apucarana/PR, divulgou no início de agosto, imagens que retratam a Memória Fotográfica da Educação Marumbiense, para reviver os momentos históricos do próprio Colégio e também do Colégio Cenecista Jovina Roque de Rezende e da Escola Estadual Tiradentes (ambos já extintos). Após a extinção, o Colégio Estadual Marumbi passou a ter a guarda de toda documentação pertencente às duas intituições. As imagens estão disponíveis na Fanpage do Colégio. Já é grande o número de visualizações, sendo excelente, a repercussão.

70 Anos da SEED (Desenho criado pelo aluno Jaimes Casimiro Sierra Col. Est. Marumbi)

Foto: Fátima de Souza Rocha

Depoimentos das personalidades TEXTO: FÁTIMA DE SOUZA ROCHA

A revista “História, Memória e Transformação da Educação Paranaense”, divulgou depoimentos de algumas personalidades que ocupam cargos no Governo. De acordo com o governador Beto Richa, o planeta passou por muitas transformações durante esses setenta anos, e que a educação no Paraná tem vencido desafios. Afirma também que ao comemorar essa data é necessário voltar o olhar para os fatos históricos, evolução e personagens. A secretária de educação Ana Seres Trento Comin, relembra sua trajetória na educação, falando das carteiras de madeira, dos trabalhos feitos à mão e dos treinos de caligrafia, da época em que ia à escola. Faz também um comparativo com época atual onde tudo é online com uso de iphones e tablet. Diz que sente-se honrada por participar de tudo isso e que a Educação é o caminho para o desenvolvimento. Inês Carnielleto, superintendente da educação, fala sobre as Leis de Diretrizes a Bases (LDBs). Para Inês, a Lei 4.024/61 alavancou as matrículas no Paraná. Segundo ela, a 5.692/71 trouxe alterações no que se refere à estrutura física e número de docentes qualificados. Já a Lei 9.394/96, reafirmou o direito de educação para todos.

Colégio Estadual Marumbi. Foto: Fátima de Souza Rocha

Jornal mural comunicarte fátima 92  
Jornal mural comunicarte fátima 92  
Advertisement