__MAIN_TEXT__

Page 52

Jornal Mural do Curso de Comunicação Social da Uninter Polo Delmiro Gouveia - Edição especial / 2017

Orgulho define Quadrilha do MAC

Grupo é formado por crianças e adolescentes de Delmiro Gouveia

TEXTOJULIANO RODRIGUES FOTOSJULIANO RODRIGUES

Criada por um grupo de crianças e adolescentes preocupados com a preservação da cultura de Delmiro Gouveia, a Quadrilha Junina Estrela do MAC tornou-se um dos orgulhos do município, localizado no Sertão de Alagoas. No início, há onze anos, os jovens formaram o grupo que tinha o objetivo de proporcionar alegria e animação para a população. Com isso, logo tornou-se uma atração cultural dos bairros Campo Grande e Eldorado. Devido aos esforços incansáveis dos membros, junto com o apoio de diversas famílias, do comércio e da Prefeitura de Delmiro Gouveia, a Quadrilha Estrela do MAC ganhou grande

Grupo nunca desiste dos sonhos

Eventos são promovidos pelos jovens TEXTOJULIANO RODRIGUES

Apesar do grande destaque, desde o início, o grupo da Quadrilha Junina Estrela do MAC luta contra as dificuldades financeiras. Uma das estratégias utilizadas pelos integrantes do grupo foi a realização de eventos no município de Delmiro Gouveia, como, por exemplo, bingo, blitz, feijoada e rifa. Com os recursos arrecadados, os componentes disponibilizam uma contrapartida financeira para ajudar na confecção do figurino para serem utilizados nas apresentações.

destaque em Alagoas e estados vizinhos. Com reconhecimento vindo até de outras quadrilhas de porte nacional, o grande ápice da Estrela do MAC foi o São João de 2017. “Esse ano foi maravilho para nós, realizamos parte dos nossos sonhos”, disse o presidente do grupo cultural, Cosmo Luiz Soares de Souza. Neste ano, a quadrilha ficou em segundo lugar no 1º Festival de Quadrilha Beneficente de Olivença; já no 12ª Concurso de Quadrilhas de Canapi, o grupo conseguiu alcançar o topo do pódio, ficando em primeiro lugar.

“Uma das coisas que mais nos satisfaz é o reconhecimento vindo do público. Nos emociona e deixa-nos mais confiantes para continuarmos em busca dos nossos objetivos”, finalizou Cosmo Soares. Vale ressaltar que a Quadrilha Junina Estrela do MAC é formada por quarenta membros do Movimento de Adolescentes e Crianças de Delmiro Gouveia e atualmente é considerada o melhor grupo do Sertão de Alagoas, desbancando outras quadrilhas tradicionais da região.

Membros da Quadrilha Estrela do MAC durante apresentação

Além dos referidos eventos, o grupo delmirense também promove o Festival de Quadrilhas no município, o qual teve a terceira edição este ano, contando com a participação de representantes dos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. “É muito difícil manter a cultura viva em nosso município, mas, não vamos desistir, vamos continuar nos esforçando para trazer a alegria para todos. Surgimos com um objetivo e continuamos tendo o mesmo foco”, pontuou Cosmo Soares, presidente do grupo cultural. Os esforços e a determinação por parte dos integrantes da Quadrilha Estrela do MAC contagia aos moradores de Delmiro Gouveia, que sempre participam dos eventos promovidos pelo grupo cultural.

Feijoada promovida pelo grupo. Foto: Juliano Rodrigues

Profile for ComunicArte

Comunicarte EAD 2017  

Compilado com edições do Comunicarte produzida por alunos de Jornalismo EAD da Uninter em 2017.

Comunicarte EAD 2017  

Compilado com edições do Comunicarte produzida por alunos de Jornalismo EAD da Uninter em 2017.

Advertisement