__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

COMUNICARTE Comunicarte 62 - Ano 9 | Agosto 2017 - Prof. Orientador: Eugênio Vinci de Moraes | Textos: Talita Santos, Thays Polhmann, Evandro Tosin, Karina Zanyck. | Diagramação: Jabes Venancio.

Uninter no Intercom Nacional

De olhos bem abertos

Jor e PP participam com 13 trabalhos

Fotógrafos e estudantes do Uninter apresentam seus trabalhos

Em plena semana do feriado (de 04 a 09/09), Curitiba receberá estudantes, professores e profissionais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de todo o país no Congresso Intercom 2017 na Universidade Positivo. Neste ano serão celebrados os 40 anos de existência do congresso e o tema será “Curitiba Comunica Cultura”. Os professores e estudantes da Uninter não poderiam deixar de marcar presença nesse evento: treze trabalhos foram aprovados, oito nos Grupos de Pesquisa e cinco no Intercom Júnior. A professora Gisele Rech está entre os professores que apresentarão trabalhos no evento, “O trabalho que vou apresentar está diretamente ligado à minha tese de doutorado, o que torna a participação no Intercom importante para trazer contribuições ao meu tema, que está em desenvolvimento. O artigo também tem ligação com os trabalhos que desenvolvemos no grupo de pesquisa Narrativas e intersecções: literatura, cinema e publicidade, da Uninter.”

No último dia (17/08), houve a exposição de fotografias de alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda (PP), organizado pelo Ponto Zero. Rodolfo Pajuaba, fotógrafo publicitário, e Daniel Castellano, fotojornalista comentaram os trabalhos. Os alunos do curso de jornalismo Otávio Sauerbier e Gabriel Bulakowicz, e Rafaela Almeida, de PP, expuseram seus trabalhos para os profissionais. Otávio viajou para a África do Sul e registrou fotografias durante a construção de uma escola. Gabriel apresentou seu portfólio de fotos, em sua maioria com a temática urbana. Rafaela exibiu ensaios de sua autoria. “A fotografia tem muito valor e faz parte da vida de todo mundo”, Castelano e Pajuaba propõem novos olhares. Foto: Letícia Costa. disse Rafaela. Daniel Castellano disse aos alunos “que tem que fotografar com o coração aberto, isso é importante para você e para as pessoas”. E complementou: “o fotógrafo é responsável por expressar o que ele viveu”.

Bonequinha de luxo Mel Gabardo deu dicas sobre fotografia de moda A semana da Fotografia agitou alunos e professores da Uninter. O evento foi realizado para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, que aconteceu no dia 19 de agosto. Foram realizados workshops, debates e contou com a presença de fotógrafos reconhecidos na área. O evento ocorreu entre os dias 17 e 19 deste mês no campus Tiradentes. Na sexta-feira (18), houve o workshop de Fotografia de Moda com a fotógrafa Mel Gabardo. Ela explicou que o mercado está melhorando, pois tem havido muitos eventos de moda. E na fotografia também há uma demanda grande. "É só ter uma network boa e fazer apresentações para os clientes, que se Gabardo diz que mercado de moda vai bem. Foto: Rafaela Almeida consegue trabalhar, e muito bem’’, diz. Gabardo também mostrou seus trabalhos antigos e recentes e contou que ficou muito feliz em realizar este workshop. “Foi ótimo, pois passar o conhecimento é importante. A pessoa assimila e pergunta, desta forma fica mais interessante e dinâmico. Mostrei minha primeira foto produzida até a última. A idéia era mostrar que melhoramos com o tempo’’, explica.

Profile for ComunicArte

Comunicarte 62  

Comunicarte 62  

Advertisement