Recurso Pedagógico 1 – Texto Histórico

Page 11

Detalhe de violeiros durante Festa no Museu da Cana. Data: 2016. Fotógrafa: Nice Marinho

Festa de

São

S ebastião

O Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, é comemorado por algumas famílias da comunidade da antiga Colônia do Engenho Central de Sertãozinho/Pontal, desde tempos remotos. “Até hoje temos festa, a D.Vanda, ainda moradora daqui, organiza uma festa com o padre, mas agora, a festa é lá, em frente à colônia, só vêm os amigos mesmo, depois da reza com o padre, que vem de Pontal, começa o arrastapé”. Além das festas de matriz religiosa, existem na região do atual Museu da Cana, antigo Engenho Central, algumas manifestações folclóricas, sendo que, as tradicionais Festas de Reis e suas Companhias, a Festa de São Gonçalo e as Festas Juninas são igualmente manifestações de matriz religiosa, mas que se caracterizam também como folclóricas. Nas primeiras décadas do século XX, alguns estudiosos começaram a se dedicar aos estudos das manifestações folclóricas no Brasil. Várias festas, costumes e crenças foram elencadas como folclóricas, embora haja algumas divergências conceituais entre os estudiosos. As manifestações folclóricas caracterizam-se pelos saberes e valores culturais que se dão no cotidiano das comunidades tradicionais.

tem forte influência da “cultura caipira”. É praticada em fazendas, sítios e roças, e pode ser vista principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Acredita-se que foi criada por um padre jesuíta chamado “José de Anchieta” para catequizar os índios, inserindo esta dança nas festas de São Gonçalo e Nossa Senhora da Conceição; outras pessoas dizem que era praticada pelos bandeirantes em seus momentos de descanso quando estavam embrenhados nas trilhas à procura de ouro.

Catira é conversa entre os pés e as mãos dos dançarinos. A melodia da viola é puxada pelos violeiros. Era dança de homens. Hoje, abre-se para mulheres e crianças. Dançar, todo mundo gosta!

A Catira ou Cateretê é uma manifestação folclórica que ocorre junto à comunidade e região adjacente à antiga Colônia do Engenho Central. Essa dança

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.