Page 1

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC - Fevereiro de 2014

s o e íd v a v a r g o n u l a : P e g a d in h a s n a U F A B C e d a id s r e iv n U a n s o d a bem-humor

UFABC tem novo reitor : Klaus Capell e admin istrar á a Univer sidade até 2018 W al dm an se em oc io n a du ra n te a úl ti m a co la çã o de gr au de su a ge st ão Es co la pr ep ar at ór ia de ixa o so nh o de ch eg ar ao en sin o su pe rio r ma is pr óx im o

DCE tem nova gestão


Klaus Capelle assume oficialmente a Reitoria da UFABC O professor Klaus Capelle assumiu oficialmente a Reitoria da UFABC, no último dia 10, em cerimônia com o ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes. A posse oficial ocorre três dias após a transmissão simbólica do cargo no Câmpus São Bernardo da Universidade. Na ocasião, o novo vice-reitor, Dácio Matheus, também assumiu simbolicamente. Além dos professores diretamente envolvidos na transmissão do cargo – Waldman, Dalpian, Capelle e Matheus -, o professor Armando Milioni, que representava o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o prefeito de Mauá, Donisete Braga, que veio pelo Consórcio Intermunicipal, compuseram a mesa de honra do evento em São Bernardo.

Atrações musicais deram tom festivo à transmissão simbólica. Por solicitação do novo reitor, a programação cultural foi composta exclusivamente por grupos internos da UFABC, para demonstrar a riqueza das atividades culturais realizadas na Universidade. O coro da UFABC interpretou as músicas “Canto do povo de um lugar” e “Climbin’ the mountain”. Depois, o grupo de dança AXIS, formado por alunos da Universidade, apresentou-se ao som de forró. Para encerrar a cerimônia, a Infanteria, a bateria da UFABC, subiu ao palco. Em sua fala, Capelle ressaltou o ineditismo da ocasião. “É a primeira transição entre dois reitores eleitos. É mais uma das primeiras vezes da instituição”, disse. Ele também falou da inserção da Universidade na região do ABC: “Realizamos ensino, pesquisa e extensão de excelência no ABC, com o ABC e para o ABC”.

sília

Posse em Bra to

Foto: João Ne

Transm

cargo issão de

BC

na UFA


Última colação da gestão Waldman forma 360 estudantes Realizada no dia 5 de fevereiro, a última colação de grau da gestão Waldman impressionou pelo gigantismo. Ao todo, cerca de 360 estudantes receberam o canudo que lhes abre as portas da progressão acadêmica e profissional. Emocionado, Waldman disse se sentir privilegiado por ter iniciado sob sua gestão as formaturas da UFABC. “Meus antecessores semearam. Agora temos a oportunidade de colher os frutos”, afirmou. A maioria dos formandos pertencia ao Bacharelado em Ciência & Tecnologia. Um deles, Edgar Mauricio Quintana abandonou o curso em outra instituição por acreditar no potencial de crescimento da UFABC. “Aqui o projeto pedagógico é um importante diferencial. Entrei pensando em fazer Engenharia de Energia e

agora vou cursar Engenharia Aeroespacial”, explicou, referindo-se à possibilidade de mudar a sua rota acadêmica durante o bacharelado interdisciplinar na UFABC. Antes dos discursos de encerramento, um vídeo em homenagem ao reitor e ao seu vice, Gustavo Dalpian, foi exibido. Sensibilizado com a homenagem, Waldman agradeceu e traçou paralelos entre o momento de sua carreira e atual fase da vida dos formandos. “A diferença é que não estou recebendo nenhum canudo. Mas também não preciso. Tenho uma coleção deles”, disse, levando a plateia à gargalhada. Após deixar a Reitoria, Waldman ministrará aulas na Pós-Graduação da UFABC até junho, quando se aposenta.


Nova composição de forças administrará o DCE em 2014 Resultado da composição entre muitas correntes, a chapa “UFABC tá na luta” venceu as eleições para administrar o DCE da Universidade em 2014. João Coutinho assumiu a presidência no último dia 31. Seu vice, Gabriel Camargo, esteve à frente do diretório em 2013 – os mandatos do DCE têm um ano de duração. A “UFABC tá na luta” foi lançada após a ampliação da base de apoio da chapa “Plural”, que administrou o DCE sob a liderança de Camargo. “A chapa é fruto do diálogo com amplos setores. Agora contamos inclusive com pessoas que militam em movimentos sociais”, ele explica. Segundo Camargo, a ideia para o nome da chapa surgiu após as manifestações de junho de 2013. “Fomos com a faixa ‘UFABC tá na luta’, que saiu em vários jornais. A partir daí decidimos batizar a chapa com essa expressão”, explicou.

Para Coutinho e Camargo, a última administração consolidou a representatividade do DCE diante das pautas dos alunos. Agora, segundo eles, é o momento de aprofundar a discussão em torno de assuntos que afetam a vida estudantil. Entre os temas que integram a agenda da nova administração estão a moradia estudantil, a implantação do laboratório de línguas e a regulamentação dos exames. Experiência Camargo ressalta também que a nova administração tem experiência acumulada. “A nossa chapa une as gestões de 2011 e 2013. Isso é importante porque mostra que não somos um grupinho e que temos representatividade”, disse.


Alunos da Escola Preparatória conquistam bons resultados no ENEM e ingressam na UFABC

A Universidade Federal do ABC oferece desde 2010 a Escola Preparatória. O projeto é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e tem como objetivo auxiliar alunos do Ensino Médio da Rede Pública a se prepararem para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com a coordenação do professor Leonardo Steil, a EPUFABC forma neste ano sua quinta turma na cidade de Santo André e a segunda em Mauá. Os resultados da iniciativa são satisfatórios e parte dos estudantes já conseguiu alcançar o sonho de entrar na universidade com o apoio das aulas ministradas no curso. A aluna Aline Nunes, de 18 anos, frequentou a Escola Preparatória na unidade Santo André em 2013 e ingressa neste ano no Bacharelado de Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFABC. De acordo com ela, as aulas fazem a diferença na hora de realizar a prova do ENEM. “O conhecimento que eu tinha era superficial. Além de aprofundar, o curso me ajudou a me organizar melhor durante a prova”, conta.

Parte dos docentes da Escola Preparatória já participaram do projeto como alunos. Segundo a estudante Maria Julia Salomão, de 18 anos, que também participou das aulas no ano passado na unidade Santo André e agora ingressa na UFABC no Bacharelado de Ciências e Humanidades (BC&H), esse fator colabora com o rendimento dos discentes. “O fato dos professores serem jovens, alunos da universidade e alguns deles no passado recente terem participado do projeto, deixa a relação aluno e professor muito mais próxima. Eles sabem das nossas necessidades e fica muito mais fácil para que eles nos entendam”, afirma. O professor da Escola Preparatória Leonardo Arcangelis, se sente satisfeito em colaborar para que os alunos ingressem na universidade. “Não há alegria maior que andar pelo piso vermelho e ver um ex-aluno da EPUFABC entrando ou saindo de uma aula como aluno da UFABC. Ser professor deste projeto me possibilitou muitas alegrias, muito orgulho e me deu uma lição de vida”, comenta. As inscrições para as turmas de 2014 da Escola Preparatória terminaram no dia 05 de fevereiro. Pouco mais de 2 mil estudantes se cadastraram para o processo seletivo e realizaram prova no sábado (08), no Câmpus Santo André. A divulgação da lista com a 1ª chamada acontece na sexta-feira (14). Neste ano serão oferecidas 400 vagas para o curso, sendo 240 na cidade de Mauá (120 vagas no período vespertino e 120 no período noturno) e 160 em Santo André (80 no período vespertino e 80 no período noturno).


Estudante cria situações diferentes em vídeos e arranca boas risadas

As atitudes estranhas de um estudante que sai por aí mandando nas pessoas têm chamado a atenção de discentes e servidores da UFABC na internet. Os vídeos, que criam situações diferentes do habitual e arrancam boas risadas, são publicados no YouTube e alguns, ambientados em ambos os câmpus da universidade. Tudo não passa de uma brincadeira do aluno Edgard Ricardo, de 22 anos, que cursa o Bacharelado de Ciência e Tecnologia (BC&T). A ideia de criar o canal BrotherAGI na rede social e protagonizar as produções surgiu em 2012, mas só se concretizou no ano seguinte. Seu primeiro vídeo foi “Atitudes Estranhas De Um Estudante”, gravado na UFABC e que atualmente conta com mais de 14 mil visualizações. Edgard recorda que encontrou dificuldades no início do projeto. “Foi muito difícil gravar na universidade que estudo. Enquanto estava em cena, imaginava o que os colegas

pensariam quando me vissem no dia seguinte”. Logo após o sucesso da primeira produção, o aluno, que tem planos de seguir o curso de Engenharia de Gestão, decidiu continuar o projeto. Na sequência, gravou os vídeos “Perturbando Pessoas”, “Cantando no Metrô”, “Mandando nas Pessoas”, entre outros. Atualmente, é acompanhado por amigos nas gravações, que não são roteirizadas. De acordo com ele, que é fã de conteúdos improvisados, a ideia dos vídeos sempre foi divertir, retratando personagens da vida real que podem ser vistos no cotidiano. “Acho que o BrotherAGI consegue retratar, em forma de vídeo, exemplos de cenas cotidianas, engraçadas, diferentes, e que, quando expostas, acabam sendo intituladas como estranhas. Eu me divirto com essa característica e personalidade que estou construindo”, afirma. A produção mais recente do estudante é o vídeo “Guerra de Travesseiros”, também ambientado na UFABC. Segundo o discente, o fato de estar conhecido no câmpus não atrapalhou as gravações. “Estava tudo bem explícito que era uma brincadeira e nem nos preocupamos tanto em filmar escondido. Esses estudantes aliviaram o estresse das provas nas guerrinhas. Foi muito legal fazer esse vídeo”, conta. Os vídeos do canal BrotherAGI, do estudante Edgard Ricardo, são dedicados ao público em geral e trazem diversas situações em locais variados como, por exemplo, o metrô. Para conhecer um pouco mais deste projeto, acesse: http://www.youtube.com/brotheragi


Perdi o ônibus? A pergunta “quando o ônibus da UFABC vai passar?” ganhou uma resposta certeira na web. O aluno do Bacharelado em Ciência & Tecnologia Wesley Oliveira e sua equipe criaram o aplicativo Cadê o Bus, lançado oficialmente no dia 6. Nele é possível indicar a unidade de origem e o destino do trajeto para ser informado o tempo que resta para que o ônibus passe. O aplicativo integra o site UFABC Help!, iniciativa de alunos da Universidade que concentra ferramentas que ajudam os colegas a enfrentar a rotina acadêmica. Wesley afirma que o aplicativo foi criado pensando no uso em celular. “Até o nome curto foi planejado

para quem acessa por essa plataforma”, disse o aluno, que desenvolveu o aplicativo com Marcellus Amadeus, Gabriel Capano e Júlio Cotta. Wesley disse que trabalha em um sistema de avaliação das refeições do Restaurante Universitário que, em breve, deve fazer parte do UFABC Help!. Ele também não descarta inovações no Cadê o Bus. “Testamos primeiro nessa funcionalidade básica para depois, conforme as sugestões dos usuários, ir aprimorando”, disse. Acesse: http://ufabchelp.me/cadeobus/

are? c i n u Co m

nviem E . s e ges tõ u s e íticas r c , s a Dúvi d u.br d e . c b o@ufa a c a c ni co mu

u do Gos to

p/

EXPEDIENTE

Produção nsa

icação e Impre

omun Assessoria de C

o e Revisão: Edição, Redaçã e Castilho • Alessandra d ra - MTb: 54421 • Denilson Olivei to R. do Nascimen • Maria Eunice s Santos o • Marcela do • Renato Vitorin armo • Vanessa do C • Mariella Mian alho Souza • Bruno de Carv Editoração: L Franca nabe • Isabel B ta a W ué ts A • Edna ntos • Sandra Felix Sa r le ül M o rig d • Ro

Comunicare alunos 32  

Comunicare Alunos 32