Page 1

Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC - Agosto de 2013

C B A F U a d o ã ç a l e r a r e s e v DI e P d o o m m o o c c do r o Saiba c a e d de a d e i c o s com a

Comissão de É tica Ambienta l decidirá dest ino de resíduo s

UFABC Help cong rega estudantes da Universidade

ia s f a r g o n o m a r a p o s r u c n o c Aberto o l a t s e r o l f o d a c r e m e ia sobre econom UFABC participa

de feira virtual


Reitor Helio Waldman afirma que sucesso da UFABC veio mais cedo do que se poderia esperar

A Pós-Graduação da UFABC A partir deste mês, passados apenas seis anos desde o início de suas atividades, a pós-graduação da UFABC passa a contar com 1.160 alunos, dos quais 911 em cursos de Mestrado e 249 de Doutorado. Até o final do mês passado, já contabilizávamos as conclusões de 420 Teses de Mestrado e 28 de Doutorado. Começando em 2007 com sete programas, a UFABC oferece agora 17 programas de pós-graduação, dos quais 9 com doutorado, sem contar os dois programas de mestrado profissional de que participa em rede nacional. Assim, crescem tanto os números da produção como os da operação, como também a diversidade temática dos programas, refletindo o forte compromisso da UFABC com a pesquisa científica na perspectiva interdisciplinar, cuja consolidação requer a formação

de novos pesquisadores. A partir de 2010, a pós-graduação se abre para os Bacharéis de Ciência e Tecnologia, e a partir deste ano aos Bacharéis de Ciências e Humanidades. Ao trazer consigo a mentalidade interdisciplinar e o espírito de indagação que permeia os BI’s, os novos alunos prometem dar novo alento à pós-graduação da UFABC. Concebido no século XX com procedimentos muito rígidos que valorizam a pesquisa individual em detrimento da participação ativa em ambientes interdisciplinares, o doutorado começa a ser repensado no mundo todo. A UFABC participa deste movimento ao abrigar o evento “Interdisciplinaridade: Ampliando Fronteiras do Saber”, no contexto da elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, onde a interdisciplinaridade foi contemplada com um capítulo. Programado para o período de 11 a 13 de novembro, este é um de cinco eventos regionais organizados em 2013, promovidos pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), com o fim de retirar encaminhamentos para um evento nacional em maio de 2014. Tendo em vista o perfil inovador da sua graduação e a qualidade reconhecida das suas pesquisas, a UFABC está bem posicionada para contribuir no esforço de renovação da pós-graduação brasileira, formando mestres e doutores capazes de abrir novos caminhos na investigação de saídas para os grandes impasses da condição humana no século XXI.


Pró-reitor fala de avanços e desafios da Graduação Para o pró-reitor de Graduação, Derval dos Santos Rosa, a UFABC produziu um  significativo avanço em relação aos seus cursos de graduação em sete anos de atividades. Segundo ele, essa constatação se torna evidente nos processos de reconhecimento dos cursos e nos resultados obtidos em avaliações como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Alguns dos nossos cursos de graduação foram considerados os melhores do Brasil, o que ilustra como suas estruturas (projeto pedagógico, infraestrutura e corpo docente) foram implantadas com grande sucesso” – afirma o pró-reitor. Derval revela que como uma das metas mais imediatas a Graduação pretende se ocupar dos processos de avaliação pelos quais passarão alguns cursos do Câmpus Santo André e do reconhecimento dos bacharelados interdisciplinares e cursos específicos ligados ao Câm-

pus São Bernardo. Para ele, os desafios da estruturação de um projeto pedagógico inovador proporcionam um grande estímulo para se atuar na UFABC. “Na Graduação, pudemos participar dos processos de implementação que institucionalizaram o funcionamento adequado dos cursos e isso motiva a trabalhar pela adoção desse modelo de ensino superior em novas instituições” – ressalta. Segundo Derval, durante os últimos anos, a UFABC, ao lado de outras instituições, esteve à frente da elaboração e aprovação do Documento Orientativo dos Bacharedos Interdisciplinares, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação. Ele explica que isso tem trazido um destaque muito grande para a Universidade e ressalta que “esse trabalho é fruto da dedicação de todos os técnicos administrativos, docentes e discentes, que têm desempenhado um papel importante nesse processo de construção da UFABC.”


20

13

UFABC

22

Para entender o PDI 20

Interação com a sociedade

“O papel da Universidade vai além da formação de profissionais para o mercado de trabalho – passa pela formação de cidadãos cônscios, críticos e éticos, que sejam agentes da mudança de realidade onde estão inseridos”, esta frase inicia o tópico que aborda a Interação com a sociedade.

região onde está inserida envolvendo o setor produtivo, a sociedade civil e os governos, preservando o diálogo contínuo. A Agência de Inovação da UFABC deverá ter um papel importante na viabilização de ações de apoio, bem como no estímulo ao empreendedorismo na comunidade universitária.

Nesse cenário, não basta apenas a reprodução do conhecimento, mas também a sua construção, que deve ser perseguida por meio da pesquisa, da extensão e da discussão de assuntos relevantes para a sociedade. As atividades de extensão, portanto, devem agir de modo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, operando uma interação que transforme a Universidade e a sociedade.

Cabe ainda à UFABC empreender esforços para a melhoria da qualidade do ensino básico da região. Isso deve ocorrer não só pela formação dos nossos alunos nos cursos de licenciatura, mas também pela capacitação de gestores das escolas de nível básico, da divulgação e popularização da ciência e da tecnologia. Diversas ações já são realizadas nesse sentido, e serão potencializadas, como por exemplo, o “UFABC Itinerante”, que prevê a apresentação de experimentos e oficinas realizados durante o “UFABC para Todos”.

É papel da extensão universitária “levar e trazer demandas, informações, aprendizado, conhecimentos, de modo a potencializar, fortalecer e dar renovados sentidos às ações de ensino e de pesquisa na universidade pública”, rompendo a tendência de isolamento, como prevê o texto do PDI. O plano ainda reafirma a colaboração da UFABC para o desenvolvimento da

Como uma das iniciativas mais importantes nesse contexto é a Escola Preparatória, que é a oferta de curso preparatório para o ENEM, integrando docentes e estudantes da UFABC com a realidade dos alunos do nível médio da região, buscando contribuir ativamente com a inclusão no ensino superior.


Comissão de Ética Ambiental avalia projetos e atividades A avaliação de projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade quanto à ética ambiental ganhou desde o ano passado um foro deliberativo. A Comissão de Ética Ambiental (CEA) foi criada para decidir sobre quantidades e tipos de resíduos gerados, sua destinação e adequação em relação à legislação municipal, estadual e nacional. Os trabalhos da comissão estão concentrados no estabelecimento das diretrizes internas relacionadas ao recebimento de solicitações e ao processo de avaliação e emissão de pareceres. “Estamos trabalhando no Regimento Interno e na formulação do site da comissão e formulários de solicitação de pareceres”, afirmou a professora Vanessa K. Verdade, que está à frente da CEA. Entre as atribuições da comissão está a elaboração de um cadastro dos projetos geradores de resíduos na Universida-

de que facilite a integração entre os docentes e os técnicos responsáveis. A professora Vanessa tem como meta disponibilizar no site da comissão informações e links importantes relacionados a normas internas e à legislação municipal pertinente à geração e destinação de resíduos geradores de impacto ambiental. De acordo com a professora, a CEA vai atuar efetivamente em pesquisa, no caso de novos projetos que venham a gerar resíduos. Para obter financiamento, eles terão que apresentar obrigatoriamente parecer da Comissão de Ética Ambiental. “Na área de ensino, a atuação da comissão certamente será mais efetiva em relação às disciplinas de caráter prático, que costumam ser realizadas em laboratórios didáticos”, disse a professora.


Projeto UFABC Help convida colaboradores Os organizadores do UFABC Help estão convidando interessados em participar desse projeto voluntário de alunos da graduação, que, segundo seus organizadores, pretende agregar estudantes com vocação para desenvolver qualquer tipo de iniciativa em prol do desenvolvimento da universidade, como um site não oficial de avaliação de professores e disciplinas e um aplicativo para Android

- este último tem o lançamento previsto para o final de setembro. Para quem tem interesse em atuar como colaborador do UFABC Help, o sítio do projeto (www.ufabchelp.me/processo-seletivo) oferece um vídeo explicativo do processo seletivo e o formulário de inscrição. Não há obrigatoriedade de conhecimentos de programação para participar.

Concurso premiará monografias sobre economia e mercado florestal O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Escola de Administração Fazendária (Esaf) abriram inscrições para o 1º Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. Trata-se de um concurso de monografias que pretende estimular estudos sobre economia e mercado florestal, com foco na produção sustentável no Brasil, e criar um portfólio de estudos para o SFB. Podem participar estudantes de qualquer curso superior ou que tenham se formado depois de 31 de julho de 2012 e profissionais diplomados. Ao todo, serão concedidos R$ 28 mil para os trabalhos mais bem colocados nessas duas categorias: graduandos e profissionais. O concurso se divide em nove temas: concessões florestais, mercado florestal, PIB Verde, sistema tributário do setor florestal, comércio internacional e inserção do setor florestal

brasileiro, quadro atual do setor de florestas plantadas no Brasil, tendências de médio e longo prazo para o setor de florestas plantadas, quadro atual e propostas para o setor de florestas nativas e novo Código Florestal Brasileiro. Preferencialmente, as monografias devem ser atuais e aplicáveis ao Serviço Florestal Brasileiro e, obrigatoriamente, inéditas, o que inclui textos inseridos em documentos de circulação restrita de universidades, congressos, encontros e centros de pesquisa, como notas e textos para discussão e similares. Trabalhos publicados pela imprensa, em revistas especializadas ou em livro não serão aceitos. As inscrições estarão abertas até 17 de janeiro. O regulamento e outras informações estão disponíveis na internet em tinyurl.com/ jwxggto


UFABC PARTICIPA DA FEIRA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIA 2013 A UFABC é uma das instituições que participam da Feira de Graduação Universia 2013. A iniciativa, que teve início no último dia 15 de agosto, facilita o contato entre a universidade e o estudante interessado em ingressar em um dos cursos de graduação. Por meio de uma plataforma online, que simula o ambiente de uma feira presencial, os estudantes tem acesso às informações detalhadas dos mais variados cursos, 24h por dia. Além disso, os candidatos também contam com atendimento em tempo real para tirar dúvidas, via Skype ou e-mail, e um panorama detalhado do mercado de tra-

balho em cada área. O espaço virtual também traz informações das instituições de ensino, através de materiais multimídia, como vídeos, fotos e textos. O objetivo é que o estudante em fase pré-vestibular conheça os cursos e a universidade que deseja ingressar, de modo que a escolha da profissão seja feita de forma clara e rápida. Neste ano, a Feira Virtual Universia, que está em sua quinta edição, acontece até o dia 11 de dezembro. Para participar basta acessar o site da Universia e preencher o formulário de inscrição.

Universidade edita livro para disciplina de computação Os alunos da disciplina “Bases Computacionais da Ciência” poderão solicitar o empréstimo do recém-lançado livro de mesmo nome por todo o quadrimestre. Essa obra foi produzida pela própria UFABC, com organização dos professores Maria das Graças Bruno Marietto, Mário Minami e Pieter Willem Westera. A biblioteca da universidade recebeu 1950 exemplares que ficarão à disposição dos estudantes. O livro, composto por conceitos teó-

ricos elementares e exercícios, servirá de ferramenta didática para os alunos da disciplina e para quem gostaria de aprender os conceitos básicos da área de computação. Cada um dos nove capítulos apresenta uma introdução, parte teórica com exemplos práticos, atividades em aula, considerações finais e exercícios para assimilação. O uso efetivo do livro agrega o uso de recursos computacionais e o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem Tidia-Ae.


vem projeto de Estudantes da UFABC desenvol ria de Foguetes Competição Brasileira Universitá o C. do Nascimento e é compost C. vid Da rcu do s no alu Um grupo de André alunos Ana Paula R. Monteiro, los pe da ia log no Tec e ia so de Ciênc ne, Daniel suo Ravazzi, Calvin Souto Trubie Mit sen de o 2, 201 de rço s da C. OliveiUFABC iniciou, em ma Campana Rascio, Daniel Nune Bra ão etiç mp Co de jeto pro nielle B. da volvimento do ra, Gustavo Silva Cima, Gyslla Da F). A BRU (CO tes ue Fog de ria rsitá s Wiesileira Unive Igor de Almeida Lemos e Nícola a, Silv um de o çã cria a dos do Baideia tem como objetivo gerinck Fekete, todos graduan ra pa sil Bra no mo elis od logia. Além torneio de foguetem charelado em Ciência e Tecno no se reinse e ica êm ad ac e a comunidad jeto tem apoio dos professores pro o so, dis aEsp cia ên Ag leste C. de P. atual cenário de interesse da Annibal Hetem Jr., Cláudia Ce curso de cial Brasileira (AEB). tos e Israel da Silveira Rêgo, do San o m co nta co o lvid vo ente com O formato desen Engenharia Aeroespacial, juntam da l cia spa roe Ae ria ha en , o professor apoio da Eng apoio do coordenador do curso alde o çã solu na ir bu ntri co sca bu UFABC, e Cícero Ribeiro de Lima. s presentes cia ên fici de ais cip prin s da s sileira Uniguma O projeto de Competição Bra roae rial ust -ind ico êm ad F) já está em no atual cenário ac versitária de Foguetes (COBRU , ão etiç mp co da io me r Po iro. vimento, no espacial brasile sua segunda fase de desenvol Ciênde s rso cu os riad va is ma s do ituições estudantes to, os professores, alunos ou inst tan en de de da uni ort op a r. Basta cia e Tecnologia vão ter ressadas, ainda podem colabora inte . tos en cim nhe co s seu os mail.com. participar e aplicar enviar um e-mail para: cobruf@g do s ore ved vol sen de e es tor au O grupo de no Emersson COBRUF é coordenado pelo alu Para mais informações, acesse aqui.

Inscrições abertas para os Prêmios Santander Universidades 2013 Estão abertas as inscrições para a 9ª edição dos Prêmios Santander Universidades. Neste ano, a iniciativa vai oferecer R$2 milhões em prêmios, além de bolsas de estudos internacionais para alunos de graduação, pós-graduação, professores pesquisadores e instituições de ensino superior. Ao todo serão quatro premiações, divididas em diversas categorias. Os alunos de graduação e pós-graduação podem concorrer ao Prêmio Empreendedorismo. Já os professores-doutores vão apresentar seus projetos no Prêmio Ciência e Inovação, que oferece bolsas IberoAmericanas e R$100 mil ao vencedor. As instituições concorrem nos prêmios Universidade Solidária e Guia do Estudante – Destaques do Ano. As inscrições para os Prêmios Santander Universidades acontecem até o dia 17 de setembro, e podem ser realizadas pelo site: www.santander.com.br/universidades Vale lembrar que todos os inscritos podem participar de

um curso on-line de empreendedorismo elaborado pela instituição norte-americana, Babson College. Fonte: http://www.santanderuniversidades.com.br/Paginas/ProfessoresNoticias.aspx?IdNoticia=653


Graduação recebe alunos em intercâmbio internacional Três estudantes estrangeiros realizam intercâmbio na graduação da UFABC. Eles superam dificuldades de adaptação e seguem as aulas com o objetivo de se formar e futuramente continuar estudos em seus países de origem. Dois irmãos alemães, Christian e Sven Maihofer, cursam Engenharia de Materiais e a mexicana Stephany Paola Ramos Flores está em Relações Internacionais. Sven explica que a oportunidade de estudar no Brasil surgiu com a parceria firmada entre a UFABC e a sua instituição de origem — Ruhr University Bochum. Ele optou pela UFABC por causa das diversas opções em engenharia e se diz satisfeito com a universidade: “Os professores estão motivados e eu realmente gosto de estudar aqui, de coração”. Sven pretende aprender português — participa como ouvinte do curso de português para estrangeiros —, terminar o curso no Brasil e voltar à Alemanha para iniciar o mestrado. Christian não está em sua primeira experiência no Brasil: em 2010/ 2011, ele participou de um programa social na escola “Nosso Caminho”, que atende pessoas com defi-

ciências físicas e mentais na cidade de São Paulo. Esse tempo no Brasil, referências de estudantes brasileiros na Alemanha, a receptividade nos primeiros contatos com a UFABC e a vontade de aperfeiçoar seu português contribuíram para que ele optasse pelo intercâmbio em terras brasileiras. Para ele, o grande benefício de seu intercâmbio será a oportunidade de conhecer novas soluções e adquirir a perspectiva de um engenheiro de materiais para a continuidade de seus estudos na Alemanha. Stephany Flores conta que a chance de estudar no Brasil aconteceu com a seleção dela em um edital para bolsas de estudo, promovido por instituição privada de apoio. Apesar dos problemas com o idioma, ela afirma que o choque cultural não foi muito forte, já que “estilo de vida, comida e costumes são muito similares aos do México”. Para Stephany, esse processo de mudança tem valido a pena, pois a UFABC conta com professores de alta qualidade e ela tem aprendido muito, não só dentro das aulas, como também em outras atividades promovidas pela Universidade.

EXPEDIENTE Produção

o mu n i C o d u o Gos t

care?

ges tões. u s e s a , crític Dúvi das p/ Enviem r abc.e du.b f u @ o a c a co munic

nsa

icação e Impre

omun Assessoria de C

o e Revisão: Edição, Redaçã e Castilho • Alessandra d ra - MTb: 54421 • Denilson Olivei to R. do Nascimen • Maria Eunice s Santos o • Marcela do • Renato Vitorin armo • Vanessa do C • Mariella Mian alho Souza • Bruno de Carv Editoração: L Franca nabe • Isabel B ta a W ué ts A • Edna ntos • Sandra Felix Sa r le ül M o rig d • Ro


Comunicare alunos 29  

Comunicare Alunos 29

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you