Page 1

Dezembro de 2013

PROPOSTA DE CANDIDATURA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA RN JÚNIOR

Lina Cavalcante Barbosa


Sumário

1. Apresentação da Apta 2. Dados da candidata 3. Perfil da candidata 4. Histórico no MEJ 5. Objetivo da candidatura 6. Contexto atual da RN Jr. e focos de atuação 7. Projetos 7.1.

Juntos somos gigantes!

7.2.

Relatório Mensal da DirEx

7.3.

Estrutura das Reuniões do Conselho Deliberativo (RCDs)

8. Considerações finais


1.

Apresentação da Apta

1.1. Nossa Empresa A Apta Consultoria Jr começou como uma ideia baseada na necessidade que os estudantes de Psicologia sentiam em ter uma experiência no mercado de trabalho. Em 2009 esses estudantes começaram o projeto, mas somente parte desse grupo pôde seguir adiante com ele. A Apta Consultoria Jr tomou forma, ganhando um nome e uma identidade, em agosto de 2010. E no dia 16 de dezembro o primeiro evento da empresa foi realizado na Biblioteca Central Zila Mamede. O EECON (Encontro de Empreendedorismo em Consultoria) foi realizado com o tema “Desafios da Prática” e foi o projeto que apresentou a empresa júnior para estudantes e outros empresários juniores. Os serviços que oferecemos em consultoria na área de Psicologia Organizacional são: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Pesquisa de Clima Organizacional, Descrição e Análise de Cargos, Avaliação de Desempenho e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Nossos trabalhos são tutorados pela professora Camila Torres, do Departamento de Psicologia, e recebemos o apoio do GEPET. Além disso, nossas ações também estão voltadas para o curso de Psicologia da UFRN, seus estudantes, e para a sociedade em geral. 1.2. Nossa Missão “Proporcionar aos seus membros uma oportunidade de desenvolvimento profissional e oferecer aos clientes serviços de consultoria personalizados e de excelência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.” 1.3. Nossa Visão “Em dois anos, ter se inserido de forma segura no mercado, contribuído para o fortalecimento do MEJ e ser referência para os estudantes de Psicologia da UFRN como uma oportunidade de aprendizado.” 1.4. Nossos Valores 

Comprometimento

Cooperação

Cordialidade

Ética

Excelência

Inovação

Proatividade

Profissionalismo


2. Dados da candidata Nome: Lina Cavalcante Barbosa Idade: 20 anos EJ: Apta Consultoria Jr. Cargo: Diretora Presidente Tempo de MEJ: 17 meses Endereço: Rua Praia de Maracajaú, 8945, Ponta Negra, Natal/RN Contatos: Telefones: 9981-8414/3219-3668 E-mail: linabarbosa@aptajr.com.br Skype: lina.cavalcante.barbosa Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Curso: Psicologia Período: 6º 3. Perfil da candidata Acredito ser determinada e organizada, sendo assim, concluo todas as tarefas que inicio o mais breve possível, apresentando seus resultados. Tenho alguma experiência teórico-prática no manejo de grupos e resolução de conflitos, que creio serem características importantes para o cargo que pleiteio na federação. 4. Histórico no MEJ Julho e Agosto de 2012 – Trainee da Apta Agosto a Dezembro de 2012 – Cogestão da Presidência da Apta Janeiro a Dezembro de 2013 – Diretora Presidente da Apta e membro do Conselho Deliberativo da RN Jr.


5. Objetivo da candidatura A Apta foi a maior oportunidade que apareceu para mim logo no início do curso e, por isso, tenho como objetivo fazer com que os demais estudantes universitários, independentemente de qual curso fazem parte, tenham a mesma oportunidade que eu tive. Quero fazer parte da federação RN Jr. para contribuir com o fortalecimento do MEJ no estado. Para isso tenho o intuito de:  Manter alinhados os objetivos do MEJ, da RN Jr., das EJs e dos Empresários Juniores;  Ouvir as necessidades das EJs federadas e atuar buscando suprir suas expectativas;  Trabalhar para que mais EJs vejam vantagem em se federar à RN Jr;  Reafirmar o papel do Conselho Deliberativo perante a RN Jr. 6. Contexto atual da RN Jr. e focos de atuação A RN Jr. vem passando por problemas de continuidade da gestão, havendo uma alta rotatividade de membros e cargos vacantes. Também enfrentou problemas administrativos e financeiros, principalmente de regulamentação da gestão, e de gestão do conhecimento. Apesar disso, existem membros engajados em suas EJs com vontade de fazer diferente e renovar a federação, contribuindo para que ela se reestabeleça e seja referência para as empresas do estado. Para nortear a gestão, é interessante relembrar quais são os valores estratégicos do MEJ na Estratégia 2013-2015 da Brasil Júnior, a fim de atuarmos alinhados a eles:  Compromisso com resultados: buscamos gerar valor para nossas partes interessadas e nos comprometemos com a superação de suas expectativas, de forma perene.  Sinergia: a despeito de nossa diversidade, somos unidos por visões compartilhadas e trabalhamos em cooperação, para fazer com que o conjunto de nossas forças seja maior que a soma de suas partes.  Postura empreendedora: para formar empreendedores no MEJ, é necessário que sejamos empreendedores. Inconformismo, visão de oportunidades, pensamento inovador e capacidade de realização são características que nos definem.  Transparência: Somos transparentes em todas as nossas ações, acertadas ou erradas. Temos plena consciência que um futuro melhor se faz com ética e compromisso com a verdade.  Orgulho de ser MEJ: Somos apaixonados pelo nosso trabalho e trabalhamos por um Movimento em que acreditamos. Nosso orgulho de ser júnior é o que nos faz “gigantes pela própria natureza”.


7. Projetos Ao cargo de Presidente do Conselho é conferida a atribuição de promover o alinhamento entre a Diretoria Executiva e os interesses do Conselho Deliberativo. Para tanto, é necessário estabelecer a maneira que o Conselho irá trabalhar, otimizando o tempo das reuniões e tendo como resultado uma estratégia de atuação mais consistente entre as EJs integrantes. 7.1. Juntos somos gigantes! [Compromisso com resultados e Sinergia] Essa ação consistirá em compartilhar os serviços que cada empresa pode oferecer, com o intuito de promover o desenvolvimento conjunto por meio da troca de treinamentos e benchmarking, bem como a geração de negócio por meio de indicações para clientes externos. 7.2. Relatório Mensal da DirEx [Transparência] Será cobrada mensalmente via e-mail a elaboração de um relatório contendo as principais atividades realizadas por cada diretoria, para que seja averiguado pelo Conselho se está havendo o cumprimento dos Planos de Ação propostos no início do ano. O prazo para o envio do relatório será sempre o último dia do mês. 7.3. Estrutura das Reuniões do Conselho Deliberativo (RCDs) [Postura empreendedora]  As RCDs serão mensais, as datas serão pré-definidas no início do ano letivo, e os reajustes e confirmações serão enviados por e-mail com, no mínimo, uma semana de antecedência e juntamente será enviada a pauta da RCD;  No início será apresentado o Relatório Mensal da DirEx, que reportará apenas os avanços relevantes no Plano de Ação de cada diretoria;  A segunda parte da reunião consistirá em realizar deliberações que forem necessárias;  Por fim, será aberto um espaço para os empresários darem um panorama geral das suas empresas, expor as suas necessidades, as possibilidades de geração de negócio em conjunto, etc.

8. Considerações finais [Orgulho de ser MEJ] Diante do quadro atual da RN Jr., no qual o Conselho perdeu sua força, é necessário que haja lideranças capazes de revertê-lo e fazer com que a RN Jr. volte ao seu foco de desenvolvimento das EJs e do MEJ no estado do Rio Grande do Norte. Por isso, pretendo incentivar a participação ativa dos


Conselheiros nas decisões, levando a federação a caminho da excelência, para ser um modelo de gestão diante do Movimento.

Cordialmente,

Lina Cavalcante Barbosa

Proposta de Candidatura Presidente do Conselho Deliberativo_Lina Barbosa  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you