Page 1

Proposta de Candidatura: Diretor de Desenvolvimento RN JĂşnior Guilherme Salustino

Natal, 07 de Dezembro de 2013


SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO DA ADM CONSULT 2. DADOS DO CANDIDATO 3. PERFIL DO CANDIDATO 4. HISTÓRICO NO MEJ 5. OBJETIVOS DA CANDIDATURA 6. CONTEXTO ATUAL DA RN JÚNIOR 7. FOCOS DE ATUAÇÃO EM 2014 7.1.

Informação e Conhecimento

7.2.

Suporte

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS


1. APRESENTAÇÃO DA ADM CONSULT A ADM Consult foi a empresa júnior pioneira no estado do Rio Grande do Norte. Fundada em 19 de Novembro de 1991 por Alberto Brandão, seu foco sempre foi desenvolver o potencial dos seus membros. Formada exclusivamente por alunos do curso de administração da UFRN, a ADM Consult presta serviços de consultoria, realiza eventos, promove ações sociais entre outras atividades. Todos os trabalhos desenvolvidos pela Empresa Junior são supervisionados por professores da UFRN, que trabalham de forma voluntária. Dessa forma é possível oferecer serviços de qualidade a baixo custo, favorecendo o empresário e o estudante. Por possuir uma gestão independente política e financeiramente, a ADM Consult também promove aos seus membros a experiência de se gerir uma empresa. Importante ressaltar que a ADM Consult é uma empresa que respeita a constituição brasileira, emite nota fiscal e paga impostos.

2. DADOS PESSOAIS NOME COMPLETO: Guilherme Salustino Silva IDADE: 19 anos IES: UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte CURSO: Administração - Bacharelado PERÍODO: 4º Período CONTATOS: EMAIL: guilhermesalustino@admconsult.com.br / guilhermesalustino@gmail.com CEL: (84) 9157-7163 TEL: (84) 3206-5946 SKYPE: guilherme.salustino CARGO NA ADM CONSULT: Presidente Executivo TEMPO DE MEJ: 20 meses

3. PERFIL Sou um indivíduo proativo e focado, buscando meus objetivos de forma responsável e ética. Uma pessoa que pensa além, definindo minhas diretrizes para que possa ser guiado por tais.


Possuo características de liderança, procurando sempre mediar e gerenciar um grupo da forma mais firme e sensata possível, além de ser um formador consistente de novos líderes. Utilizando de uma personalidade adaptável, me moldo para determinadas situações, todavia mantendo sempre a essência do respeito e cumplicidade. Sou comunicativo e observador, o que facilita o meu convívio social, potencializando o trabalho em equipe pela fluidez que desenvolvo as atividades. Empenho e otimismo andam lado a lado, formando a base da minha estrutura e me levando sempre em busca da superação. Sou uma pessoa que se move de acordo com minhas aspirações, me lançando a novos desafios com cabeça erguida e pé no chão.

4. HISTÓRICO NO MEJ ADM Consult: - 2012: Trainee / Analista de Desenvolvimento Humano - 2013: Presidente Executivo

RN Júnior: - 2012: Assessor de Desenvolvimento - 2013: Assessor de Desenvolvimento

Eventos: - Trainee-me 2012 - DESTINE 2012 - EPOEJ 2012 - ECEJ 2012 - I Trainee-me Se For Capaz - II Trainee-me Se For Capaz - Intercâmbio RN Júnior


5. OBJETIVO DA CANDIDATURA Aspiro na candidatura um crescimento potencial da RN Júnior em um contexto de continuidade e construção de uma cultura organizacional focada na formação de novas lideranças e autonomia em resultados. O grande objetivo é estruturar a Diretoria de Desenvolvimento proporcionando uma maior maturidade para o movimento no estado do Rio Grande do Norte

6. CONTEXTO ATUAL DA RN JÚNIOR Em 2013 a Diretoria de Desenvolvimento teve atuação de expansão das empresas juniores no RN e focou na criação e assessoramento ativo das empresas. O desempenho da equipe no primeiro semestre foi intenso e obteve resultados no na difusão do MEJ em todo o estado por meio dos assessoramentos particulares, porém identificamos que a federação estava direcionando todos os esforços para as empresas que tinham pouca representatividade no movimento e não estávamos nos preocupando com as empresas juniores federadas à RN Júnior. Diante do contexto e analisando a atuação de Desenvolvimento no Brasil, chego a conclusão de que a diretoria caminhou para uma vertente que difere da sua real função dentro da federação. As empresas juniores federadas se unem com o objetivo de fomentar no estado o que realmente é o MEJ e como deve ser a postura de um agente de mudança na sociedade. Como parte do processo de desenvolvimento, temos uma função de extrema importância no papel de profissionalizar os empresários e construir uma imagem sólida das empresas no estado. Vale salientar que as diretorias Administrativa Financeira e Desenvolvimento devem caminhar unidas nos pilares de Fomento e Orientação e de Suporte.


7. FOCOS DE ATUAÇÃO EM 2014 Enxergo no estado do RN um enorme potencial de crescimento, porém o papel da federação é identificar a situação do movimento no estado e direcionar esforços para que esse haja um desenvolvimento ordenado e planejado. A atuação da diretoria estará sustentada no suporte para as empresas juniores federadas à RN Júnior e focada no amadurecimento do MEJ. Para isso, Desenvolvimento se constituirá de duas vertentes: Informação e Conhecimento e Suporte que trabalharão por meio de programas para a execução de seus objetivos. É importante ressaltar que as duas coordenadorias caminharão sinérgicas, pois há um processo cíclico de desenvolvimento, ao qual há identificação de gargalos, atuação direcionada para os focos e coleta de resultados; e o ciclo continua.

Ação direcionada

Diagnóstico

Coleta de resultados

7.1.

INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

Para a identificação de necessidades e montagem das ações direcionadas, é necessário que conheçamos o nosso movimento. A coordenadoria de Informação e Conhecimento trabalhará com o objetivo de diagnosticar o panorama das empresas juniores federadas e mapear o cenário atual das empresas por meio dos programas Diagnóstico RN Júnior e Mapeamento EJ’s. - DIAGNÓSTICO RN JÚNIOR: busca analisar qualitativamente as empresas juniores federadas à RN Júnior com base nos critérios do MEG;


- MAPEAMENTO EJ’s: tem como objetivo traçar todo o panorama do movimento no estado em termos quantitativos. O mapeamento busca informações acerca de todas as empresas juniores do estado e quais níveis de maturidade se encontram. 7.2.

SUPORTE

A coordenadoria de suporte é responsável pelo amadurecimento do movimento no estado e, com base no contexto atual, será de suma importância para o crescimento externo e interno da federação. - PUF (PROCESSO ÚNICO DE FEDERAÇÃO): a coordenadoria auxiliará na construção da metodologia do PUF; - PDC (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO): será totalmente estruturado com base no Diagnóstico RN Júnior focando no suporte necessário das EJ’s federadas. Ocorrerá 3 vezes ao ano com duração de um dia com oficinas, workshops, treinamentos e rodas de discussão. - Manutenção e direcionamento do cunho científico em eventos no estado: é de responsabilidade da diretoria estruturar a programação dos eventos para que andem alinhados com as necessidades dos diagnósticos e busquem alinhamento entre os empresários juniores do RN. É essencial lembrar que a federação encara uma realidade de desfederação e, portanto, não está em contato direto com PEG da Brasil Júnior. As ações planejadas estão de acordo com a realidade atual e visa proporcionar um ambiente essencial para que possamos construir uma base colaborativa de desempenho.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS Acerca da proposta apresentada, concluo que essa é a minha visão do panorama atual e as modificações a serem executadas por meio dos projetos vislumbrados.


Acredito que com uma cultura organizacional consistente a RN Júnior poderá alcançar resultados muito maiores e manter uma continuidade de crescimento e desempenho contínuo e vertical. Aspiro agregar o máximo possível até o final da gestão de 2014, podendo participar como agente ativo na construção de um ambiente colaborativo e no desenvolvimento da organização e dos membros presentes, superando todas as minhas metas e agindo com empenho e profissionalismo.

Natal, 07 de Dezembro de 2013


Proposta de Candidatura Diretor de Desenvolvimento_Guilherme Salustino  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you