Issuu on Google+


SUMÁRIO //// APRESENTAÇÃO 1. RN Júnior 2. DESTINE 3. Público-Alvo 4. Objetivos do evento

//// RESPONSABILIDADES DIREITOS

E

1. Honorários 2. Equipe organizadora 3. RN Júnior 4. Conselho

//// PROCESSO DE CANDIDATURA 1. Regras gerais para candidatura 2. Assessorias 3. Etapas do processo 4. Cronograma

5. Comissão de acompanhamento 6. Coordenadorias Geral Conteúdo Infraestrutura Comunicação

//// DINÂMICA DE TRABALHO 1. Acompanhamento de atividades

Captação Financeiro Tecnologia da Informação

2. Reuniões 3. Repasse de informações

//// CONSIDERAÇÕES FINAIS


APRESENTAÇÃO O presente edital visa definir as principais normas e regras para a realização do DESTINE - Desafios Transformados em Inovações no Nordeste. O documento destaca os seguintes aspectos: ● Processo de candidatura: ○ Formalizar regras gerais para a candidatura, apresentar o cronograma, vagas abertas e o processo. ● Dinâmica de trabalho: ○ Apresentar o modelo de acompanhamento e interface entre a federação e a equipe organizadora do evento de 2014. ● Responsabilidades e direitos: ○ Delimitar as responsabilidades e direitos de todas as partes envolvidas na promoção, organização, realização e participação do DESTINE.

1. RN Júnior Fundada no ano de 2010, a RN Júnior é a federação que representa, regulamenta e desenvolve as Empresas Juniores (EJ) do Rio Grande do Norte. Além disso, é uma organização sem fins lucrativos, que tem por função dar suporte às EJs e atuar em prol do fomento, fortalecimento e divulgação do Movimento Empresa Júnior perante a sociedade potiguar. Nossa missão: Promover a cultura empreendedora no Rio Grande do Norte, através da formação e suporte às empresas juniores, fortalecendo e alinhando-as ao de Movimento Empresa Junior. Nossa visão: Consolidar o Movimento Empresa Júnior no estado, sendo em dois anos, referência para as empresas juniores e obter reconhecimento em âmbito nacional. Nossos valores: Paixão pelo MEJ, união, inovação, ética & transparência, responsabilidade socioambiental, foco em resultados, profissionalismo. Hoje somos mais de 300 empresários juniores espalhados pelo estado em 3 diferentes Instituições de Ensino Superior do RN. O impacto das nossas ações é muito grande e reflete direta e indiretamente no crescimento, desenvolvimento e fortalecimento da rede de empresas juniores no mercado e no Movimento Empresa Júnior. A partir de todas as nossas ações, programas ou iniciativas, nós, RN Júnior, Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte, buscamos potencializar a capacidade das empresas juniores de formar seus membros e aumentar a atratividade da rede para o mercado empregador. Transparência, ser uma equipe de alta performance, profissionalismo sem perder o espírito júnior, paixão e foco na satisfação das EJs federadas são os nossos valores.


2.

DESTINE

Principal evento da federação e o maior do Movimento no Rio Grande do Norte, o DESTINE ocorrerá pela quarta vez em 2014. Em 2010 e 2011, reuniu, em cada uma das edições, mais de 120 empresários juniores advindos do Rio Grande do Norte e de outras regiões do país, em 3 dias de programação científica e de integração. O DESTINE 2012 aconteceu em Extremoz/RN e revolucionou os eventos MEJ com o tema “Responsabilidade Social Empresarial”, por ser um modelo de gestão alinhado com as ânsias e objetivos dos empresários juniores em todo o Brasil. Ao dar suporte ao desenvolvimento sustentável, a RSE se credencia como um modelo de gestão atual e alinhado com a tendência mundial. Em um cenário de recursos escassos no qual o mundo já demonstra não suportar a constante degradação do meio ambiente para o desenvolvimento da sociedade, mudanças são necessárias para se garantir manutenção do crescimento econômico.

3. Público-alvo Empresários juniores do Rio Grande do Norte, federados ou não à RN Júnior, e de outros estados do Brasil.

4. Objetivos do evento ● Fortalecimento do Movimento Empresa Júnior: ○ Promover a divulgação e o fortalecimento do Movimento Empresa Júnior na região do RN e da Rede RN Júnior perante os seus stakeholders. ● Desenvolvimento: ○ Incitar discussões, proposições e ações práticas para que as empresas juniores possam, de fato, contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do país; ○ Proporcionar aos participantes informações e treinamentos direcionados à vivência empresarial e empreendedorismo, mediante palestras, cases, workshops, etc. ● Alinhamento e integração da Rede RN Júnior: ○ Alinhar os participantes em relação aos ideais do Movimento Empresa Júnior e aos objetivos estratégicos da RN Júnior; ○ Proporcionar integração e aproximação entre os participantes do evento, visando o desenvolvimento do potencial colaborativo entre as empresas juniores (troca de boas práticas, de serviços, indicações de projetos, benchmarking e networking).


PROCESSO DE CANDIDATURA É de responsabilidade da federação a organização do DESTINE 2014, bem como a condução do processo de candidatura dos assessores que farão parte da equipe organizadora de 2014.

1. Regras gerais para candidatura As regras abaixo valem para a seleção de assessores: ● Qualquer membro ou ex-membro efetivo oriundo de empresa federada ou nãofederada pode se candidatar. ● A empresa júnior deve estar em conformidade com o Conceito Nacional de Empresa Júnior (CNEJ). ● O candidato deve possuir autorização da empresa júnior da qual faz (ou fez) parte, sendo esta representada pela carta de recomendação a ser redigida e enviada pelo último superior imediato ou presidente.  No caso do candidato ter ocupado ou ocupar o cargo na presidência, a carta de recomendação deve ser escrita por algum membro par ou do corpo diretivo da empresa;  A Carta de Recomendação deve ser enviada pelo membro que a redigiu para o e-mail desenvolvimento@rnjunior.org.br respeitando o prazo estabelecido no cronograma. ● O candidato deve http://abre.ai/destine2014.

preencher

o

formulário

disponível

no

link:

2. Assessorias Estão abertas as candidaturas para assessor das seguintes coordenadorias do DESTINE 2014: ● Coordenadoria Geral ● Coordenadoria de Conteúdo ● Coordenadoria de Comunicação ● Coordenadoria de Infraestrutura ● Coordenadoria Financeiro ● Coordenadoria de Captação ● Coordenadoria de TI


3. Etapas do processo As etapas para seleção de assessores são: 1. Inscrição 2. Carta de recomendação* 3. Entrevista 4. Elaboração de pareceres sobre os candidatos 5. Seleção dos candidatos em reunião da Diretoria Executiva. A etapa de entrevista é de caráter eliminatório. Participarão como entrevistadores: um membro voluntário do Conselho e um membro da Diretoria Executiva.

4. Cronograma ● 11 a 24/03 - Início da divulgação do edital e abertura do processo de candidatura de assessores para a organização do DESTINE 2014, envio da Carta de Recomendação. ● 25/03 – Marcação das entrevistas dos candidatos. ● 26 a 30/03 - Entrevistas dos candidatos. ● 31/03 – Divulgação dos resultados.

DINÂMICA DE TRABALHO 1. Acompanhamento de atividades Visando garantir o alinhamento do evento com o planejamentos estratégico da RN Júnior e tático-operacional de cada diretoria e, além disso, garantir a sustentabilidade financeira e de parceiros nos anos subsequentes, a RN Júnior terá a responsabilidade de acompanhar os assessores da seguinte forma: ● Coordenação Geral - Comissão de Acompanhamento* ● Assessor de Conteúdo - Diretoria de Desenvolvimento ● Assessor de Comunicação - Diretoria de Comunicação ● Assessor de Infraestrutura - Diretoria Administrativo-financeiro ● Assessor Financeiro - Diretoria Administrativo-financeiro ● Assessor de Captação – Diretoria da Presidência ● Assessor de TI - Diretoria de Comunicação


Cada coordenadoria, juntamente com a diretoria ou comissão, é responsável por estabelecer suas normas e diretrizes de organização interna, bem como sua dinâmica de alinhamento, trabalho em conjunto, entre outros. *A comissão será formada por três conselheiros voluntários na reunião do conselho deliberativo do mês de abril de 2014. Caso o conselheiro voluntário deseje encerrar suas responsabilidades como comissário, precisará justificar sua saída junto ao Presidente do Conselho e este será responsável por declarar uma posição. Em caso de aprovação pela saída, será comunicado em reunião do conselho e um novo conselheiro deverá se voluntariar para integrar a comissão.

2. Reuniões a. A organização do evento contará com a realização de uma reunião presencial semanal dos coordenadores a fim de nivelar o conhecimento de toda equipe e tomar decisões acerca do evento. b. É obrigatória a participação da comissão de acompanhamento, dos coordenadores organizadores na reunião descrita no item a. c. A comissão de acompanhamento deve estar presente nas reuniões de coordenadores com, no mínimo, um membro conselheiro. d. As atas das reuniões devem ser de livre acesso aos conselheiros e Diretoria Executiva da federação. e. Cada coordenador ainda é responsável por convocar e realizar suas próprias reuniões de área.

3. Repasse de informações a. As coordenadorias deverão elaborar, quinzenalmente, um relatório de atividades. Este deverá ser enviado à comissão de acompanhamento no prazo estipulado, para que seja devidamente encaminhado para o Conselho. b. As coordenadorias deverão utilizar uma ferramenta de monitoramento de atividades (Trello), que deverá ser disponibilizada à Diretoria Executiva e ao Conselho. c. A comissão de acompanhamento será responsável por realizar o repasse de atividades do DESTINE 2014 em reunião de conselho.

RESPONSABILIDADES E DIREITOS 1. Honorários O montante proveniente das inscrições e dos patrocínios será utilizado para o custeio do evento. O restante, sendo positivo ou negativo, será destinado à RN Júnior.


2. Equipe organizadora As responsabilidades da equipe organizadora são: a. Fazer um planejamento com cronograma especificando datas e prazos das atividades que serão desempenhadas para a concretização do evento; b. Trabalhar utilizando a marca padrão do DESTINE 2014; c. Emitir esclarecimentos acerca da organização do evento, sempre que isto lhe for demandado por qualquer membro do Conselho da RN Júnior; d. Apresentar relatório de atividades quinzenalmente bem como disponibilizar uma ferramenta de acompanhamento da execução do planejamento do evento ao Conselho da RN Júnior; e. Apresentar um relatório final por escrito em até 2 (dois) meses após o evento ao Conselho Deliberativo da RN Júnior, contendo: ● Vantagens e desvantagens de ter realizado o evento; ● Pontos positivos e negativos na execução do evento, e possíveis soluções encontradas; ● Relatório de lições aprendidas; ● Estatísticas; ● Nome de todos da equipe organizadora, apoiadores e patrocinadores; ● Lista de contato e relacionamento com patrocinadores; ● Planilhas financeiras (planejamento orçamentário e gestão financeira); ● Extratos bancários; ● Notas fiscais; ● Recibos (somente serão aceitos recibos previamente autorizados pela Diretoria Executiva da RN Júnior, estando estes com as devidas rubricas). Os direitos da equipe organizadora são: a. Receber orientação ou suporte da RN Júnior dependendo das limitações de cada coordenadoria do evento; b. Exigir transparência e acesso a todo tipo de informação que demandar da RN Júnior; c. Solicitar treinamentos pertinentes à organização, liderança, gestão e motivação da equipe do evento à RN Júnior caso sinta necessidade e esteja dentro do escopo de trabalho da federação.

3. RN Júnior As responsabilidades da RN Júnior são:


a. Fornecer orientação e suporte para as coordenadorias do evento, podendo eles serem realizados por meio de treinamentos; b. Disponibilizar o acesso às informações necessárias à organização do evento, facilitando a comunicação entre as duas partes; c. Monitorar, conforme modelo de acompanhamento, o desempenho das atividades previstas no planejamento do DESTINE 2014; d. Coletar todo o material produzido pelo evento como forma de gestão do conhecimento. Os direitos da RN Júnior são: a. Solicitar qualquer tipo de informação ou esclarecimento da organização sobre a execução do evento; b. A RN Júnior terá direito a um espaço de 1 (uma) hora em horário nobre da programação para a realização do Espaço RN Júnior. c. A equipe organizadora e todos os membros da RN Júnior (Diretoria Executiva, Coordenadores e Assessores) têm desconto de 25% no valor da inscrição.

4. Conselho As responsabilidades do Conselho são: a. Entrevistar os assessores, juntamente com a Diretoria Executiva; b. Validar a proposta do evento; c. Acompanhar a execução das atividades previstas no planejamento do evento; d. Nomear três conselheiros para compor a comissão de acompanhamento do evento. Os direitos do Conselho são: a. Solicitar qualquer tipo de informação ou esclarecimento à organização sobre a execução do evento; b. Decidir pela não realização do evento em expectativa de prejuízo ou não conformidade do mesmo com o edital.

5. Comissão de acompanhamento As responsabilidades da comissão de acompanhamento são: a. Repasses em reuniões de conselho; b. Participar das reuniões da equipe organizadora; c. Acompanhamento das atividades; d. Análise dos relatórios quinzenais enviados e encaminhamento dos mesmos para o Conselho; e. Reportar para o Conselho em caso de notificação de advertência na organização do evento.


Caso haja o descumprimento de alguma das responsabilidades elencadas no edital, a comissão de acompanhamento se reserva o direito de advertir os membros da equipe organizadora segundo o padrão: 1. Notificação de advertência 2. Segunda notificação 3. Exigência de atitude para solução do problema (exclusão do membro, aumento de recursos humanos, etc.) Caso seja observado um nível abaixo do esperado no trabalho de algum membro da comissão, o Presidente do Conselho se reserva o direito de adverti-lo de acordo com o padrão descrito acima. Toda advertência deve ser validada pelos membros da comissão. Caso a advertência seja para um dos membros da comissão, a mesma deve ser validada pelos outros dois.

6. Coordenadorias De modo geral, as coordenadorias devem planejar, executar, monitorar e concluir tudo que for relativo à organização e realização do evento. As prerrogativas descritas abaixo e tem a função de servir como orientação e diretriz à equipe organizadora. Sendo que, se configuram como responsabilidades das coordenadorias, mas não se limitam única e exclusivamente ao que está descrito abaixo. Podendo estas também serem compartilhadas ou transferidas entre coordenadorias, desde que acordado previamente. ● Geral a. Planejamento tático-operacional de todas as coordenações do evento; b. Acompanhamento e coleta de informações dos processos e atividades realizadas; c. Monitoramento do clima de trabalho da equipe organizadora do evento; d. Início e fim do período de inscrição; e. Documentação das atividades do evento para gestão do conhecimento.

● Conteúdo a. Programação alinhada ao tema do evento (dinâmica, atividades realizadas); b. Elaboração do edital de cases e workshops (caso haja este último); c. Definição de pareceristas, distribuição de cases para os mesmos e acompanhamento; d. Verificação dos cases aprovados no evento a partir das notas dos avaliadores; e. Acompanhamento no dia do evento das apresentações de case e definição dos cases premiados no evento;


f. Captação e elaboração de grade de palestrantes ou responsáveis pelo conteúdo das atividades durante todo o evento; g. Formalizar programação do evento com datas, horas e nomes de palestrantes. As equipes avaliadoras dos cases deverão seguir as normas e diretrizes do manual de cases do evento, garantindo assim que todos sejam avaliados pelo mesmo critério. A confecção do manual é de responsabilidade da coordenadoria de Conteúdo.

● Infraestrutura a. Definição do local do evento (cidade, hotéis ou acomodações, local da programação, etc); b. Viabilização de transporte para os congressistas, palestrantes e convidados; c. Definição do cardápio das refeições (contratar empresa para coquetel e coffee break, caso haja); d. Idealização de iniciativas de integração (festas) dos congressistas durante o evento; e. Providenciar cerimonial e decoração de auditórios; f. Verificar infraestrutura de auditórios (iluminação, sonorização, data show, tela de projeção, etc); g. Definir e capacitar staff de apoio durante o evento.

● Comunicação a. Definição do plano de divulgação; b. Elaboração da identidade visual do evento, dos materiais de divulgação (folder, cartazes, boletins, timbrado, etc) ou de utilização durante o evento (banners, crachás, blocos de anotações, caneta, certificados, pastas ou bolsas, brindes, etc); c. Definição da gráfica para produção do material do evento; d. Gerenciamento e monitoramento das mídias sociais do evento; e. Confecção dos certificados de participação para os congressistas e equipe organizadora; f. Elaboração do kit dos congressistas; g. Buscar cobertura jornalística (assessoria de imprensa).

● Captação a. Captar parceiros institucionalmente;

que

apoiem

a

organização

b. Gerenciamento dos parceiros apoiadores do evento.

do

evento

financeiramente

e


● Financeiro a. Planejamento orçamentário com cenários de trabalho; b. Gestão financeira (monitoramento do planejamento orçamentário, controle do fluxo de caixa, controle de compras, pagamentos e reembolsos, etc); c. Papel estratégico na tomada de decisão pelos cortes de gastos no evento, desde que validado pelos coordenadores organizadores.

● Tecnologia da Informação a. Elaboração e lançamento de homepage do evento, devendo esta conter dados como: data de realização do evento, cronograma, informações gerais, formas de inscrição e pagamento, espaço para patrocinadores, etc; b. Elaboração do sistema de pagamento, de inscrição, de escolha de programação, de quartos, etc.


CONSIDERAÇÕES FINAIS A Diretoria Executiva da RN Júnior coloca-se à total disposição de todos os interessados para sanar possíveis dúvidas que venham a existir. Salientamos ainda para que tenham total atenção para com os itens descritos neste edital, todos devem ser criteriosamente seguidos. As normas contidas neste edital poderão sofrer alterações durante sua implementação, sendo que toda e qualquer alteração deverá ser aprovada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho da RN Júnior. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Diretoria Executiva da RN Júnior pelo e-mail desenvolvimento@rnjunior.org.br.

Atenciosamente,

Diretoria Executiva 2014.



Edital DESTINE 2014