Page 1

Relatório de ações em

Combate à Pandemia



Mensagem da Presidência A união de nossas forças Adaptação das pessoas Adaptação das operações Comunicação

Índice

Suporte aos Profissionais de Saúde e de Serviços Essenciais Tecnologia e testagem Equipamentos essenciais População vulnerável

Como vemos o futuro

3 6 9 11 12 13 14 15 15 18


Mensagem da

PresidĂŞncia


A continuidade dos nossos negócios só tem sido possível devido à Colaboração da Nossa Gente. Tanto os profissionais que continuaram exercendo suas atividades presenciais no porto, como os que estão trabalhando em home office, vêm exercendo suas responsabilidades com resiliência e dedicação, conscientes do nosso compromisso com a superação desse desafio.

José Firmo

CEO da Porto do Açu

Através de nossa rede de portos parceiros, nacionais e internacionais, buscamos as melhores práticas globais no enfrentamento deste desafio e lideramos uma força-tarefa global no âmbito da Associação Internacional de Portos (IAPH), sem perder o compromisso com a nossa comunidade. A batalha ainda não acabou. Continuamos atentos à evolução da pandemia no país, cientes do relevante papel que desempenhamos na proteção de nossas pessoas.

Estamos atravessando um período bastante desafiador em que a união entre empresas, poder público e instituições de saúde é absolutamente fundamental. Por meio de parcerias relevantes nos mobilizamos em diversas frentes com o compromisso de apoiar a população de São João da Barra e Campos dos Goytacazes na prevenção e controle do avanço da doença, evitando a sua disseminação não só entre os nossos trabalhadores, como também entre seus familiares, amigos e toda a comunidade. Tais ações estão alinhadas com os valores que acreditamos e cultivamos diariamente: o Respeito à Vida, o Compromisso com a Sustentabilidade a Ética e a Transparência.

Bernardo Perseke CEO da GNA

Nosso intuito é contribuir para que todos possamos sair desta situação o quanto antes e da melhor forma possível, sempre tendo como prioridade a saúde de nossos colaboradores e de toda a sociedade.


O cuidado com a vida é um valor inegociável para nós. Esse compromisso pautou todas as iniciativas realizadas nesse momento de pandemia. Atuamos em parceria com os órgãos públicos e autoridades no desenvolvimento de ações de proteção da saúde e da segurança dos moradores da região. E seguimos o compromisso de realizar operações com o mais alto padrão de saúde e segurança para nossos colaboradores.

Mensagem da Presidência

Os resultados dessa ação estão evidenciados nesse relatório, que reúne as principais medidas adotadas pelos comitês com o objetivo de enfrentar a Covid-19.

Victor Bomfim

CEO da Açu Petróleo

O cenário adverso pelo qual passamos, em meio a uma pandemia sem precedentes, nos revela o quanto podemos ir além juntos, estender a mão ao próximo e proporcionar à comunidade que está em nosso entorno a ajuda de que tanto precisam. É exatamente assim que estamos atuando em conjunto com o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu. Essa é uma união de forças em prol do nosso compromisso de responsabilidade social com a comunidade. Juntos estendemos a mão e continuamos operando com os mais altos padrões de saúde e segurança, graças ao nosso time. Colaboradores dedicados e empenhados na missão de não pararmos.

Carsten Bosselmann CEO da Ferroport

5

Alguns dos resultados obtidos nessa união de forças poderão ser vistos neste relatório. A batalha contra a Covid-19 ainda não chegou ao fim. Mas nós continuamos com o propósito de juntos cumprirmos nosso compromisso com a comunidade e seguir firme nas nossas operações. Porque acreditamos que juntos não paramos, juntos somos mais fortes


A união de

nossas forças Conheça as empresas que fazem parte dos Comitês de Pessoas e de Ações Humanitárias do Porto do Açu


A união de nossas forças 7

Por trás do Porto do Açu, existem milhares de pessoas que dedicam o seu dia ao empreendimento. Desde o início da pandemia, a maior missão do Porto do Açu foi proteger cada uma delas, olhando também para seus familiares e para os moradores da região. Foi com essa motivação que se formou o Comitê de Pessoas e o Comitê de Ações Humanitárias, compostos por representantes da Porto do Açu, GNA, Açu Petróleo e Ferroport. Por meio de encontros virtuais, os grupos monitoram os últimos acontecimentos sobre o novo coronavírus e discutem a implementação de medidas de prevenção e combate à pandemia.


Adaptação das pessoas

Adaptação das operações

Comunicação Com uma atuação integrada entre as empresas, foram estruturadas as frentes de atuação para o direcionamento correto dos esforços e das entregas.

Suporte aos profissionais de saúde e de serviços essenciais

Tecnologia e testagem

Equipamentos essenciais

População vulnerável


Adaptação das pessoas

A união de nossas forças

Movidos pelo propósito de resguardar a saúde e a segurança dos seus colaboradores, o Comitê de Pessoas estabeleceu medidas com foco na promoção do bem-estar coletivo e no desempenho organizacional em tempos de coronavírus, sem qualquer impacto no quadro pessoal das companhias.

Adoção do Home office para colaboradores cujas atividades podem ser desempenhadas remotamente, além de alternância presencial para aqueles que atuam em atividades essenciais para a continuidade das operações; Realização de diálogos diários de segurança em diferentes frentes de trabalho; Atualização recorrente sobre a Covid-19 e o posicionamento do Porto do Açu; Comunicados educativos nas áreas comuns dos escritórios e nos ônibus que transportam os colaboradores até o Porto; Reuniões de liderança para atualização e acompanhamento das ações relativas a Covid-19 (novo canal); Envio de cartas dos CEOs com mensagenschave durante a pandemia;

9

Criação de um canal com temas leves para suavizar o período, chamado “Dica do dia”; Produção de um vídeo depoimento com os colaboradores em agradecimento ao trabalho dos operadores; Flexibilização das horas de trabalho para colaboradores em home office; Disposição em espaços comuns de orientações de segurança e higiene pessoal; Cuidados com ergonomia: empréstimo dos equipamentos do escritório para uso no home office e adaptação da ginástica laboral para formato online;


Disponibilização de plataforma online de atendimento psicológico; Isolamento preventivo de colaboradores que: • tenham voltado de viagens internacionais, • apresentem algum sintoma de gripe, • tiveram contato com pessoas que passaram por algum país de risco; Suspensão de viagens nacionais e internacionais; Suspensão de eventos institucionais; Isolamento domiciliar de quem retornou de viagens para fora do país; Flexibilização da utilização do auxílio alimentação e refeição e pagamento de auxílio extra para colaboradores do Açu.

+180 +300 +180 +300 colaboradores cadastrados na plataforma consultas realizadas online de atendimento psicológico


Adaptação das operações As atividades portuárias também foram revistas e adaptadas para que continuassem de forma segura e sustentável:

A união de nossas forças

Suspensão de visitas institucionais; Disponibilização de álcool gel em todas as nossas instalações; Reforço na higienização dos espaços comuns, principalmente no transporte coletivo, banheiros e refeitórios; Atendimento médico dedicado caso colaboradores apresentem sintomas ou tenham contato com pessoas com quadros sintomáticos; Organização da entrada nos refeitórios, limitando o número de pessoas por vez no local; Revisão do uso dos espaços de escritório e áreas operacionais, evitando aglomerações; Controle de temperatura das pessoas que acessam o porto;

11

Equipes operacionais sob regime de turnos alternados, para garantir uma contingência segura de pessoas trabalhando em um mesmo local Entrada e atracação de navios conforme protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atestando as condições sanitárias da embarcação e da tripulação


Comunicação Em uma pandemia, um dos principais agravantes é a falta de acesso à informação clara, precisa e verídica, que pode expor mais pessoas ao risco de contágio. Diante desse desafio, os Comitês definiram um plano de comunicação com a comunidade para mantê-la informada e atenta ao que se deve fazer para se proteger do vírus:

Campanha contínua de conscientização em redes sociais com orientações gerais de segurança Reforço da comunicação com as comunidades através de canais específicos, como moto som, spots de rádio, pílulas / cards para WhatsApp em parceria com as prefeituras Envio de carta com posicionamento do Grupo para parceiros, clientes e empresas contratadas Elaboração de artigos sobre ações adotadas durante a Covid-19 em veículos de Associações e parceiros Disponibilização de um SAC personalizado nas redes sociais para dúvidas relativas à Covid-19 Atualização dos sites das empresas com seção específica para divulgar ações de saúde e segurança implementadas


Suporte aos Profissionais de Saúde e de Serviços Essenciais A esperança diante de qualquer pandemia surge através do trabalho de profissionais que, por amor ao próximo e às suas profissões, atuam na linha de frente do desafio. Em agradecimento e apoio ao trabalho de cada um deles, o Comitê de Ações Humanitárias realizou uma série de doações voltadas para a área da saúde e serviços essenciais dos municípios de Campos de Goytacazes e São João da Barra.

+1,3mil +1,3mil A união de nossas forças

EPIs + 2 Termômetros

37,5mil 37,5mil máscaras N95 para Profissionais de Saúde

2,5mil 2,5mil

aventais

5mil 5mil

unidades de insumos para produção de Face Shields

13

50mil 50mil pares de luvas

2,5mil 2,5mil

máscaras N95 Serviços Essenciais

6mil 6mil

máscaras TNT produzidas e doadas


Tecnologia e testagem O Comitê de Ações Humanitárias se uniu ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis (IBP) e às empresas Equinor e SBM para apoiar o projeto “Dados do Bem”.

É com parcerias como esta que podemos viabilizar testes de Covid-19 para a população. Sem parceiros, não teríamos tantas ações adequadas para o enfrentamento à Covid no nosso município Rafael Diniz Prefeito de Campos de Goytacazes

A realização da testagem é importante para fornecer um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. Além disso, as informações do Dados do Bem são sincronizadas com o Ministério da Saúde, que de forma inovadora entra em contato com a pessoa por meio do número 136 para também fazer o acompanhamento do estado de saúde do cidadão Arleny Valdes Secretária de Saúde de São João da Barra

R$ 500mil 500mil R$ investidos junto ao Instituto D’or

+25mil +25mil

kits de testes rápidos doados

1.419 1.419

1.070 1.070

colaboradores testados (85% do quadro total)

em atividade no porto

164 164

185 185

em homeoffice no Rio

(próprio e terceiros)

em homeoffice em Campos/ São João da Barra


Equipamentos essenciais O Comitê de Ações Humanitárias buscou formas inovadoras de oferecer os recursos necessários para o tratamento adequado do maior número de pacientes com Covid-19.

A união de nossas forças

26 26

ventiladores pulmonares recuperados

População vulnerável O isolamento decorrente da pandemia afetou também os pequenos empreendedores. Com o nosso apoio, famílias de pequenos agricultores que estavam com a produção de alimentos parada por conta da Covid-19 puderam escoar sua produção e ajudar no abastecimento de famílias de baixa renda.

+13 +13

instituições de caridade beneficiadas 15

+1,4mil +1,4mil

pessoas receberam as doações

Aprox.

7ton 7ton

de alimentos doadas


Atendemos 320 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e com a pandemia estão sem renda ou vivem na informalidade. A doação do Porto do Açu é bem-vinda porque poderemos adicionar os produtos às cestas básicas oferecidas a essas pessoas. Raquel Campos Souza Assistente Social da Apape

Outros empreendedores apoiados pelo Comitê foram as costureiras da Confecção Tamar:

4mil 4mil

máscaras produzidas para colaboradores

Agradeço muito ao Porto do Açu, porque a gente tinha muita mercadoria para entregar para as escolas do município e achávamos que íamos perder. Agora, esses alimentos irão para pessoas carentes. Foi uma ótima solução para todos. Manoel Toledo Produtor rural da Vila da Terra

10mil 10mil

máscaras de tecidos doadas para a população local, incluindo pescadores de São João da Barra

Em julho, a famosa campanha do agasalho foi adaptada para o formato drive-thru, permitindo que as doações ocorressem de forma segura.

Assista

+300 500 500 +300 peças coletadas

pessoas beneficiadas


A união de nossas forças

Em agosto, uma ação de doação de sangue foi realizada em parceria com o Hemocentro Regional de Campos. Foram dois dias de coleta de sangue para repor os bancos do município.

+50 +50

doadores em dois dias de campanha

Potencial de ajudar

+200 +200 pessoas com o sangue doado

O Comitê de Ações Humanitárias aderiu também ao projeto “Salvando Vidas”, do BNDES. Os recursos serão destinados à Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e o BNDES vai dobrar o valor doado para apoiar outras instituições filantrópicas de saúde do país.

R$ 400mil doados junto ao projeto de financiamento coletivo “Salvando Vidas”

17


Como vemos

o futuro


Mais que um porto, o Açu é um polo de sustentabilidade, onde o desenvolvimento não se dá apenas nos negócios. Com colaboração e solidariedade, o Porto do Açu é um ambiente fértil para a inovação e empreendedorismo sociais e permanecerá depositando toda sua energia nas soluções de redução do impacto socioeconômico da pandemia, com o apoio de autoridades, parceiros, clientes e comunidade. É da união de todos os atores sociais que desafios como esse podem ser superados. Por aqui, seguiremos juntos e comprometidos com a segurança e a saúde de todos em qualquer circunstância. Prontos e preparados para as próximas etapas dessa jornada, contem com a gente. Juntos, somos o Porto do Açu.


#JuntosSomosMaisFortes


#JuntosSomosMaisFortes Continue por dentro das nossas açþes contra a Covid-19. Acesse nossos canais: LinkedIn | Instagram | Facebook | portodoacu.com.br


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.