Issuu on Google+

Boletim Informativo

Boletim Informativo

Prefeitura Municipal de Promissão • 45ª Edição • Ano 02

Promissão receberá Caminhão Caçamba nos próximos meses diz MDA em Araçatuba Sueli Simões assinou termo de adesão para retirada de Motoniveladora nesta terça feira

Prefeitura Municipal de Promissão • 45ª Edição • Ano 02

A Prefeita em Exercício de Promissão Sueli Simões assinou nesta terça feira (25.03) em Araçatuba o termo de adesão para a retirada do segundo item (de três) doados a centenas de municípios paulistas pelo Governo Federal – PAC 2 – em 2013. Em outubro, durante evento com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário ( M D A ) , P e p e Va r g a s , o s

Prefeita em Exercício de Promissão assina mais 05 convênios para o município A Prefeita em Exercício de Promissão, Sueli Simões assinou – segunda feira (24.03) em São Paulo - mais 05 convênios, que irão melhorar o trabalho e a infra estrutura das áreas da saúde, habitação, agricultura e esporte no município, informa a Economista Selma Santos, do Setor de Convênios da Prefeitura.

municípios receberam em Promissão parte dos equipamentos (retro escavadeira, motoniveladora e caminhão caçamba). Outros municípios, inclusive Promissão, receberão o Caminhão Caçamba numa terceira etapa, nos próximos meses, disseram representantes do MDA em Araçatuba. “Esta parceria do Governo Federal e os municípios com população de até 50 mil habitantes para a doação dos equipamentos é tão criteriosa que as Prefeituras tem que capacitar ao menos dois operadores para trabalhar com as máquinas. Nossos funcionários já participaram do curso na semana passada”, informou Sueli Simões após assinatura do termo de adesão.

Ainda nesta edição

Praças e avenida em Promissão ganham lixeiras ecológicas Promissão receberá Caminhão Caçamba nos próximos meses diz MDA em Araçatuba

FAMUP recebe avaliadoras do Paula Souza e pode implantar Curso de Técnico em Agropecuária

Praças e avenida em Promissão ganham lixeiras ecológicas

Palestras nos assentamentos encerram atividades da Semana da Água

Praça 09 de Julho, no centro de Promissão, já conta com algumas das novas lixeiras ecológicas

Alunos da “Aurélia” participam de atividades da Semana da Água

Realizada cerimônia de matrícula dos atiradores do T.G. de Promissão

Promissão recebe certicado do Mapa Cultural Paulista

Cada uma tem dois cestos coletores para separar resíduos recicláveis e orgânicos (úmidos ou restos alimentares). A parceria foi acertada durante reunião da Diretora Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Tânia Maria Chamma Capelanes com o Prefeito Hamilton Foz, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Aparecido Rodrigues, o proprietário da Empresa Multi Visual, Adriano Campos e a Empresa Renuka, representada pela Engenheiro Agrônomo José Simionato. “Com a aquisição das lixeiras esperamos melhorar a gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos e conscientizar a população sobre a importância da participação do Programa de Coleta Seletiva separando os resíduos não só em casa, mas também em todos os ambientes do município“, arma Tânia. A Prefeitura informa que, numa segunda etapa, outras lixeiras deste tipo serão instaladas na cidade.

Vereador Cafu leva novos talentos do futebol promissense para testes em grandes clubes no mês de abril

Expediente

Rede Promissense de Combate ao Câncer promove Show de Prêmios

Promissão estréia em torneio de futebol master

Eduardo Mazza Diretor

Amauri Rodelli Jornalista

Eduardo Murbach Designer Gráco

Miriam Cagliari Eventos

As praças públicas e em alguns locais de grande circulação começam a ganhar 30 (trinta) novas lixeiras para coleta seletiva. A informação é da Prefeita em Exercício de Promissão, Sueli Simões. A montagem e a instalação das lixeiras, sem custos para a Prefeitura, foram doadas pela Empresa Renuka do Brasil. Produzidas pela Empresa Multi Visual as novas lixeiras são de material galvanizado.

Promissão conquista a 8ª posição nos JORI

01

02


Boletim Informativo

Boletim Informativo

Prefeitura Municipal de Promissão • 45ª Edição • Ano 02

Prefeitura Municipal de Promissão • 45ª Edição • Ano 02

Prefeita em Exercício de Promissão assina mais 05 convênios para o município

Palestras nos assentamentos encerram atividades da Semana da Água

A Prefeita em Exercício de Promissão, Sueli Simões assinou – segunda feira (24.03) em São Paulo - mais 05 convênios, que irão melhorar o trabalho e a infra estrutura das áreas da saúde, habitação, agricultura e esporte no município, informa a Economista Selma Santos, do Setor de Convênios da Prefeitura. Para o setor da saúde o município conquistou mais uma ambulância e 01 ônibus/consultório móvel; o setor de habitação contará com recursos para construção de praça no Conjunto Habitacional Jardim Ipê; para a Secretaria da Agricultura serão destinados mais um trator e equipamentos e a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (SELT) receberá recursos e estrutura para a construção de uma academia ao ar livre.

Laura Mendonça, do Instituto Ricardo Izar, durante palestra a estudantes no Anfiteatro Municipal, nesta quinta feira (20.03)

“Na prática a assinatura dos convênios assegura que o benefício já foi concedido para o município. Esses Sueli Simões e a Secretáira Estadual da Agricultura, Mônika Beregamaschi; trator e equipamentos para o setor e mais 04 convênios recursos, com certeza ajudarão a melhorar a infra estrutura e as condições de trabalho. São conquistas que se devem ao esforço conjunto, do Prefeito Hamilton Foz, do meu trabalho, da equipe de governo e dos Vereadores”, arma a Prefeita em Exercício. Além de Sueli Simões, e de Selma Santos, participaram da visita para assinatura dos convênios no Palácio dos Bandeirantes, a Secretária da Saúde, Dra. Estelita Moraes Pacheco e o Dr. Luis Eduardo Assi.

Rede Promissense de Combate ao Câncer promove Show de Prêmios A Rede Promissense de Combate ao Câncer promove no início de abril um de seus dois Shows de Prêmios anuais. Nesta edição o evento será na sexta feira, dia 11.04 a partir das 19h no Salão do Cruzeiro. E as adesões já estão a venda. A Rede Promissense de Combate ao Câncer terá três postos xos para venda, em frente à Marcela Calçados e à Prática Presentes e na própria sede da Rede Promissense de Combate ao Câncer, localizada na Avenida Minas Gerais, 269. Informações pelo telefone 3541 6601. ENTRE EM CONTATO

Acesse nosso site

www.promissao.sp.gov.br ou pela página da Prefeitura Municipal de Promissão no

03

A Diretoria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Promissão iniciou as atividades da Semana da Água, (sexta feira, 14.03) no Projeto Espaço Amigo, com palestras ministradas - em dois períodos pela Assessora Técnica de Meio Ambiente, Eliza Carla Parra. Ela abordou os temas A água e seus usos e A importância da Coleta Seletiva no Município. “O objetivo desse trabalho é promover e capacitar agentes

multiplicadores da consciência ambiental, além de despertar nas crianças, jovens e adultos um olhar sobre a importância do programa Municipal de Coleta Seletiva, motivando o hábito de separar resíduos secos e orgânicos, bem como a postura dos mesmos nas ruas, nos dias adequados para a coleta”, arma Tânia Maria Chamma Capelanes, Diretora de Meio Ambiente. “Também tivemos o plantio de árvores no Lanchódromo, com a participação do Grupo Interact, palestras e ocinas sobre o meio ambiente - ministradas pela Coordenadora do Instituto Ricardo Izar, Laura Mendonça - e o plantio de árvores (sexta feira, 21.03) no entorno de uma nascente em Avanhandava, que faz parte da campanha contra a escassez de água. Este evento é uma realização do Convênio Intermunicipal do Meio Ambiente – CIMA. Dia 27 houve palestras, Água e seus usos, na Escola Municipal da Agrovila Central e na Escola da Agrovila Tietê”, informa Eliza Carla. Alunos do Projeto Guri e das escolas Municipais Aurélia Moreira de Barros e Colégio Xavier, além das Estaduais Orlando Donda e Antonio de Figueiredo Navas também participam das atividades. O Dia Mundial da Água é comemorado ocialmente no dia 22 de março.

FAMUP recebe avaliadoras do Paula Souza e pode implantar Curso de Técnico em Agropecuária A Diretoria de Ensino Superior da Prefeitura informa que a FAMUP (Faculdade Municipal de Promissão) pode implantar em breve um Curso de Técnico em Agropecuária. A instituição recebeu – nesta segunda feira (24.03) - uma equipe de avaliadoras do Centro Paula Souza, gestor dos Cursos Técnicos das ETEC, no Estado de São Paulo. “A Diretora da ETEC Professora Helcy Moreira Martins Aguiar de Cafelândia, Marli Parra Asato e a Diretora Acadêmica, Maria Ângela, estiveram na FAMUP para conhecer as instalações e saíram animadas com a estrutura do local”, arma o Diretor de Ensino Superior, José Airton Salazar Parra. Segundo ele a As avaliadoras do Centro Paula Souza, Marli e iniciativa faz parte do programa de Governo de Hamilton Foz, Maria Ângela, com José Airton (centro), através da Diretoria da FAMUP, de buscar a implantação de novos durante visita à FAMUP, nesta segunda feira, 24.03 cursos no município. Ambos estiveram, em várias ocasiões desde 2013 – em contato com os gestores das ETEC, inclusive em São Paulo e Cafelândia, para acertar a parceria. “A ETEC da cidade vizinha já tem este curso na grade, por isso suas Diretoras foram designadas para a avaliação em Promissão, onde seria implantada uma classe descentralizada, uma extensão de Cafelândia”, explica José Airton.

04


Boletim Informativo

Boletim Informativo

Prefeitura Municipal de Promissão • 45ª Edição • Ano 02

Prefeitura Municipal de Promissão • 45ª Edição • Ano 02

Promissão estréia em torneio de futebol master

Realizada cerimônia de matrícula dos atiradores do T.G. de Promissão

A equipe de futebol de Promissão iniciou participação, neste nal de semana, na I Copa Henrique Bertin de Fu t e b o l M a s t e r, i n f o r m a m o Coordenador de Futebol de Campo, Vereador Cafu, e o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), Francisco Roberto Cardin.

A solenidade de matricula dos novos Atiradores do Tiro de Guerra (T.G. 02050) de Promissão - sábado, dia 22.03 – marcou ocialmente o início das atividades em 2014.

A competição é disputada nas cidades de Mirandópolis, Buritama, Lins e Promissão. Neste domingo, dia 23.03, Promissão estreou contra A equipe Master de Promissão antes do jogo contra Buritama (23.03); Buritama e perdeu por 2 a zero em próxima rodada será disputada em Promissão Mirandópolis, que empatou - 1 x 1 – contra Lins. A próxima rodada será dia 30.03 será no Estádio Municipal Verano Piromali em Promissão. Os jogos começam às 09h, quando se enfrentam Mirandópolis x Buritama e Promissão x Lins.

Promissão conquista a 8ª posição nos JORI

de Organizações, familiares e convidados dos Atiradores. “Temos a missão de manter o excelente trabalho feito por nossos antecessores, na Chea deste TG, e também o que realizamos durante o ano de 2013”, disse o Sub Tenente Altair Mieres, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, que também a ressaltou a importância do TG para Promissão. A Prefeita em Exercício, Sueli Simões, disse que o vínculo com Tiro de Guerra é fundamental na vida dos novos atiradores.

Os atletas promissenses conquistaram a 8ª. colocação nos Jogos Regionais do Idoso - JORI, disputado entre os dias 20 e 23.03 em Lençóis Paulista, informa o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), Francisco Roberto Cardin. Promissão somou 48 pontos e os atletas medalhistas são: Mário Pa v o n i , n o a t l e t i s m o m a s c u l i n o ; Te r e z i n h a Castanharo e Pedro Cândido dos Santos, dança de salão; Ulda da Silva, damas feminino; Manoel Alves de Souza, damas masculino e Anésio

A cerimônia contou com a presença da Prefeita em Exercício, Sueli Simões; do Presidente da Câmara, Vereador José Aparecido Gargáro; dos Vereadores Marcos Simões e Adair Lima; do Sargento Baldani, Chefe de Instrução do TG de Pirajui; Dr. Ivo Grama, Presidente da CERPRO, além de outros representantes Eclesiásticos, de Clubes,

Os jovens iniciaram as atividades, dias antes da matrícula, acompanhando visita dos alunos da Escola Municipal Aurélia Moreira de Barros à Mina do Zequinha. O objetivo da ação, em comemoração ao Dia Mundial da Água, foi conscientizar os estudantes e atiradores sobre a importância da preservação ambiental.

Parte da delegação promissense nos JORI com Lu Alckmin (agachada à esquerda); 8ª. colocação e muitas medalhas

Pereira dos Santos e Arnaldo Villar Molina, no dominó masculino. No total a delegação de Promissão contou com 53 competidores entre mulheres e homens, que foram à Lençóis Paulista acompanhados pelos Professores da SELT, Reginaldo Sancho, Vanessa Prudente e Andrey Nunes, além do Chefe da Delegação, Vereador Sena.

05

06


Boletim Informativo

Boletim Informativo

Prefeitura Municipal de Promissão • 45ª Edição • Ano 02

Prefeitura Municipal de Promissão • 45ª Edição • Ano 02

Promissão recebe certificado do Mapa Cultural Paulista O Município de Promissão recebeu o certicado de Parceria Cultural do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Organização Social Abaçai Cultura e Arte, pela realização do Mapa Cultural Paulista – Edição 2013/2014, valorizando a produção artística do interior e divulgando produtores e suas obras. A Informação é da Coordenadora de Cultura da Prefeitura, Cleuza Maria Foz Luchiari.

O Prefeito Hamilton Foz, o Fotógrafo Profissional Evandro Macedo e Cleuza Luchiari; certificado por participação no Mapa Cultural Paulista

Alunos da “Aurélia” participam de atividades da Semana da Água Os alunos dos 5º anos da Escola Municipal Aurélia Moreira de Barros de Promissão, numa ação de conscientização e sensibilização da sociedade, realizaram (sexta-feira, 21.03) um pedágio ecológico no início da Vicinal Promissão Guaiçara, com entrega de água em sachês e panetos com informações e dicas sobre o uso racional e inteligente da água, informam a Diretora, Neide Regina Bortoletto, a Vice Diretora, Ana Cristina Calderero Martins, as Coordenadoras e Professoras. Ainda neste dia, todos os alunos visitaram a Mina do Zequinha, patrimônio ambiental e histórico

“Também receberam os certicados os artistas promissenses Evandro Macedo e Amanda Salazar, pela participação na modalidade Fotograa, divulgando e elevando ainda mais a qualidade artística de nosso município”, arma Cleuza.

Espaço PPIS – Primeiros Passos para uma Infância Segura Afetividade e aprendizagem na Primeira Infância (0 a 03 anos) A Primeira Infância é considerada a base para todas as aprendizagens humanas. Perpassa o período do nascimento até os seis anos de idade. Mas para a relação existente entre afetividade e aprendizagem pode retroceder até a vida intra uterina, visto que o feto já recebe os primeiros estímulos afetivos e, consequentemente, cognitivos de sua existência. Como se vê, mais que preparar o bebê para receber os símbolos e estímulos do mundo, a afetividade tem papel importante, inclusive em relações interpessoais e, principalmente na composição dos futuros julgamentos morais desta criança, o que signica que o afeto, mais que um elemento aproximativo do bebê com seus parentes e o mundo, é também um elemento conformador da cognição e do desenvolvimento educacional deste ser em formação, bem como seu passaporte para o mundo dos adultos e sua criação identitária. Apontar a importância da qualidade das primeiras relações afetivas da criança, com seus primeiros educadores, implica em focar numa boa teoria do desenvolvimento e, como isso diretamente, afeta no exercício da aprendizagem e na construção das relações interpessoais desta criança pelo resto de sua vida escolar. Mas esses momentos de crescimento só serão possíveis se esta etapa for sucientemente preenchida de boas experiências emocionais, que permitam ao bebê e a criança um modelo de estabilidade e segurança previsível e contínuo. Um modelo que lembre o universo familiar e, ao mesmo tempo, separa-se dele, trazendo os símbolos do mundo. Mostrando que o mundo também pode trazer elementos de aprendizagem e de construção de saberes. Ganham os bebês que se ligam bem aos adultos mais próximos e com eles constroem uma relação de conança básica, marcada por um padrão rotineiro, sem períodos de separações traumáticas ou perdas de guras de referência. Aquelas crianças cuja ligação com a mãe (e com seus pares mais próximos) ocorreu de modo seguro e tranqüilo estão naturalmente mais aptas a gostar de ir a escola, aprender, brincar, receber e visitar amigos e, um dia, namorar, casar e ter a sua família organizada. Pois o afeto que se desenvolveu neste primeiro momento será marcante durante toda a vida socioafetiva da criança, em seu processo de ensino-aprendizagem. Isso dá-lhe conança para suas relações com o mundo.

07

do município. Também em comemoração ao Dia da Água (22/03) houve, no Anteatro Municipal - dias 19 e 20 - palestras sobre Reciclagem, com Laura Mendonça, porta voz do Instituto Ricardo Izar. As ações foram desenvolvidas em parceria com a ONG Associação Promissense 'Olho D'Água' de Proteção Ambiental, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Empresa AES Tietê.

Vereador Cafu leva novos talentos do futebol promissense para testes em grandes clubes no mês de abril O Vereador e Coordenador de Futebol de Campo da Secretaria de Esporte, Lazer e Tu r i s m o ( S E LT ) d a Prefeitura de Promissão, Professor Cafu, levará, mais uma vez, jovens atletas treinados por ele para avaliação em grandes clubes. Os seis garotos fazem testes no mês de abril. A informação é do Secretário de Esporte, Francisco Roberto Cardin.

Manoel, João Pedro, o Professor e Matheus; garotos fazem avaliação em abril no São Paulo

Carlinhos, Matheus e Marquinho; seguem com o Professor, também em abril, para avaliação no Red Bull

08


45º Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão