Issuu on Google+

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

UM GOVERNO DE TODOS

UM GOVERNO DE TODOS

39ª EDIÇÃO • ANO 01

39ª EDIÇÃO • ANO 01

O ENCONTRO DO PREFEITO HAMILTON FOZ COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA

PREFEITO HAMILTON FOZ LEVA EXIGÊNCIAS DE PROMISSENSES AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E ELOGIA POLICIAIS

O Secretário Estadual da Segurança Pública, Dr. Fernando Grella Vieira, recebeu na tarde desta terça feira (22.10) em seu gabinete - em São Paulo o Prefeito Hamilton Foz para tratar do assunto segurança pública. Também participaram o Presidente da Câmara, José Aparecido Gargáro e os Vereadores, Eduardo Augusto de Almeida, Dr. Artur Nogueira Franco e Ricardo Rigato, além do Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Gilberto Pinto dos Santos. Esta Reunião foi agendada pela Secretária Nacional de Segurança Pública, Dra. Regina Miki - após solicitação do prefeito durante visita ao Ministério da Justiça no ultimo dia 14. O Prefeito e os vereadores entregaram ao Secretário Estadual da Segurança vários ofícios, de entidades representativas civis e religiosas, da sociedade promissense, cujas demandas são “urgentíssimas”, e que representam - na realidade - um pedido de "socorro" ao Governo Estadual. As principais reivindicações da comunidade, que constam nos referidos documentos são: 1- Ampliação do efetivo da Polícia Militar; 2- Implantação da Rocam; 3- Ampliação das rondas noturnas; 4- Aumento do efetivo de investigação da Polícia Civil; 5- Cessão de 02 motos e 04 veículos usados para a Guarda Municipal de Promissão; 6- Inclusão de mais dois veículos na frota da Polícia Militar; 7- Substituição de 04 PMs. que fazem a segurança da cela do Hospital Geral de Promissão, por Agentes Penitenciários.

O Presidente da Câmara Municipal, José Aparecido Gargáro e o Prefeito de Promissão, Hamilton Foz com o Secretário Estadual de Segurança, Dr. Fernando Grella Vieira no

RICARDO IZAR VISITA PROMISSÃO PARA CONHECER AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ANIMAIS

FUSS ARRECADA RECURSOS PARA REDE DE COMBATE AO CÂNCER

PREFEITO SOLICITA RECURSOS PARA REFORMA DO TEATRO DO XAVIER

“Após o relato de todos os presentes, testemunhando que a situação está realmente insustentável e causa aflição à todos os promissenses - o que justifica esta exigência de nossa comunidade junto ao Governo do Estado de São Paulo, responsável pela questão da Segurança Pública - o Secretário, Dr. Fernando Grella Vieira disse que vai analisar e estudar cada um dos pedidos, prometendo empenho para amenizar a situação”, afirmou Hamilton Foz.

EXPEDIENTE

Polícias civil e militar realizam bom trabalho apesar da falta de estrutura

Diretor / Responsável Técnico Eduardo Mazza • MTB - 071427/SP

Jornalista Amauri Rodelli • MTB - 57214/SP

Diagramação Eduardo Murbach Cônsoli

De volta à Promissão o Prefeito elogiou o trabalho das polícias civil e militar. Realizaram esta semana operações de busca e apreensão que resultaram em várias prisões e a militar trouxe o Capitão Marcio Costa da Silva para reforçar o trabalho do policiamento no município. “As duas polícias tem feito, na medida do possível, com o que tem em mãos, se empenhando para cuidar da segurança dos promissenses. O que falta – e isso é responsabilidade do governador do estado – é dar mais condições de trabalho a eles”, disse Hamilton Foz.

Eventos Miriam Cagliari

www.promissao.sp.gov.br

www.promissao.sp.gov.br 01

02


Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

UM GOVERNO DE TODOS

UM GOVERNO DE TODOS

39ª EDIÇÃO • ANO 01

39ª EDIÇÃO • ANO 01

POLÍCIA MILITAR APRESENTA NOVO COMANDANTE AO PREFEITO DE PROMISSÃO

OPERAÇÕES DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR LEVAM A PRISÃO DE 08 ACUSADOS E APREENSÃO DE 06 ARMAS EM APENAS 02 DIAS A Polícia Civil de Promissão realizou nesta quarta feira (23.10) operação com apoio das Delegacias Especializadas de Lins. Trata-se de operação de busca e apreensão de objetos de furtos, roubos e assaltos e execução de mandatos judiciais, informam os Delegados responsáveis pela ação. Os agentes recuperaram a caminhonete roubada na segunda feira (21.10). Ela foi abandonada pelos marginais na zona rural do município. Foi esclarecida a autoria de uma tentativa de homicídio. Os dois autores tiveram a prisão temporária decreta pelo Juiz de Promissão. Também foram apreendidas duas armas de fogo. Uma delas foi utilizada no crime, informam os Delegados Dr. Vinicius Anjos e Dr. Artur Nogueira Franco. “Além disso vários suspeitos foram detidos e conduzidos à Delegacia para averiguação”, Imagem extraída das Redes Sociais do Quadragésimo Quarto Bpmi mostra armas apreendidas em Guaiçara, nesta quinta feira disseram. Já a Polícia Militar prendeu 03 adultos e apreendeu 03 menores, num mesmo veículo, na madrugada desta quinta feira (24). Os 06 são investigados pela participação no assalto a uma Pizzaria (domingo, dia 22), à noite em Promissão. Os suspeitos foram abordados em Guaiçara. Fugiram dos policiais, que suspeitaram do veículo. Foram perseguidos e presos na Rodovia Marechal Rondon. Portavam 04 armas de fogo e confessaram que iriam praticar roubos na região. Todos são promissenses. “Um dos adolescentes apreendidos confessou ainda estar envolvido em um furto e um roubo na região em datas passadas”, informa a publicação da PM. Ainda na tarde desta quarta feira a Polícia Militar de Lins já havia apreendido mais dois acusados, também moradores de Promissão.

O Coronel Eduardo Soares Vieira, Comandante do 44º. BPMI-Lins apresentou nesta quarta feira (23.10) ao Prefeito Hamilton Foz o novo Comandante da Corporação para o Município. O Capitão Marcio Costa da Silva vai substituir o 1º. Tenente Antonio Alves da Silva Neto.

HISTÓRICO O Capitão Marcio Ingressou na Policia Militar em 1.995; formou-se Aspirante na Academia (de Oficiais) do Barro Branco em 1.998; trabalhou por 05 anos na região central da capital; chegou em Lins em abril de 2004; atuou durante 08 anos na sessão de finanças do batalhão; foi responsável pela construção e Hamilton Foz, o Coronel Eduardo Soares e o Capitão Marcio Costa, durante apresentação do novo Comandante reforma de várias companhias na região; atuou como oficial de inteligência; foi promovido a Capitão em maio deste ano e nos últimos meses exercia as funções de Oficial de Comunicação Social e de Recursos Humanos do Batalhão.

Promissão vive momento crítico na questão da segurança pública e a população quer atitudes “Nosso efetivo em Promissão está completo, mas temos que tentar alternativas, devido à situação, solicitar talvez um aumento nesse número. Fazer com que a população veja mais a polícia na rua. Os homens tem trabalhado – temos já 100 prisões em flagrante esse ano – mas a gente quer que a população nos ajude também, tomando certos cuidados com seus objetos, seus pertences e sua segurança. Isso vai complementar o trabalho feito pelas polícias militar e civil em Promissão”, afirma Marcio.

SAÚDE INICIA NAS ESCOLAS PROJETOS PARA COMBATER DOENÇAS E PREVENIR GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Marginais procuram facilidades para praticar crimes “Acho que os moradores de Promissão tem que trabalhar para dificultar ao máximo a ação dos bandidos. Temos visto, por exemplo, carros estacionados em locais ermos, com vidros abertos e chave no contato, casas com objetos de valor à vista, nas varandas - como botijões de gás, bicicletas - e até pessoas que sacam quantias significativas dos bancos e levam pra casa sem necessidade”.

CURTA

O Programa Municipal de Combate as DST/HIV/AIDS da Secretaria da Saúde e o Centro Universitário de Lins-Unilins iniciaram nas escolas de Promissão projeto que visa formar grupos de adolescentes conhecedores dos temas DST/HIV/AIDS, gravidez na adolescência, uso de drogas lícitas e ilícitas, métodos de prevenção, entre outros, com a finalidade de torná-los multiplicadores. A idéia é que esses adolescentes auxiliem na redução de riscos nas escolas e até nas comunidades, ao disseminar o conhecimento obtido, ajudando na conscientização sobre o problema das DTS/HIV/AIDS, informa Tatiana Carla de Oliveira, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica. A primeira escola a receber as palestras do projeto iniciado em outubro, foi a estadual Antonio de Figueiredo Navas, cuja mediadora é Rosemeire Friolli.

nossa página no para

mais informações!

Alunos do “Navas” acompanham demonstração, observados por Tatiana Carla (à direita), durante palestra do Projeto Multiplicadores

ADOLESCENTES SÃO PÚBLICO ALVO COM GRANDE POTENCIAL DE SUCESSO “Atualmente, os casos de HIV têm aumentado significativamente entre jovens na faixa etária de 13 a 24 anos. Nas meninas, observa-se maior crescimento desses números. Embora existam vários meios de comunicação que levam a informação sobre DST/AIDS não é suficiente para diminuir esses números. Observa-se a necessidade de criação de grupos entre os próprios jovens, pois, a comunicação entre eles é mais efetiva”, explica Tatiana.

Prefeitura Municipal de Promissão

www.promissao.sp.gov.br

www.promissao.sp.gov.br 03

04


Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

UM GOVERNO DE TODOS

UM GOVERNO DE TODOS

39ª EDIÇÃO • ANO 01

39ª EDIÇÃO • ANO 01

PREFEITO SOLICITA RECURSOS PARA REFORMA DO TEATRO DO XAVIER

PRESIDENTE DO TJ É RECEBIDO POR AUTORIDADES DA REGIÃO EM LINS Promissenses participam de encontro com Ivan Sartori

O Prefeito de Promissão, Hamilton Foz, solicitou oficialmente recursos para reforma do Teatro do Colégio Xavier, localizado no pátio da FAMUP, e também para aquisição de equipamentos para montagem de uma Orquestra de Câmara, para compra de um Kit Cinema e iluminação nova para o Anfiteatro Dr. Mauro Ferreira Grama. Foi durante reunião no Ministério da Cultura em Brasília – Segunda feira, 14.10 - com Bernardo Novais da Mata Machado, da área de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC) e com Pedro Ortale, do Sistema Nacional de Cultura.

O Prefeito Hamilton Foz, representantes do Judicário Promissense, o Presidente da Câmara dos Vereadores, José Aparecido Gargáro e autoridades locais e de toda a região, participaram sexta feira (18.10) em Lins, da recepção à maior autoridade Jurídica do Estado, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Ivan Sartori. Além de reuniões com autoridades do Judiciário, de entidades Civis e Militares, Sartori foi ao Fórum de Lins para a implantação do Projeto Administração Participativa naquele município, uma das principais ações do Tribunal para aumentar a eficiência da gestão do Judiciário.

Pedro Ortale, Hamilton Foz e Bernardo Novais, durante visita do Prefeito ao Ministério da Cultura; mais investimentos no setor da cultura

O Presidente do TJSP demonstrou entusiasmo com a participação de representantes de tantos municípios no encontro. “A presença de muitos Prefeitos e autoridades nos mostra o real interesse da região. Sem o apoio das Prefeituras o Poder Judiciário fica prejudicado. É assim, com esta participação, que podemos seguir com os trabalhos e projetos de produtividade e qualidade” disse.

PREFEITO E PRIMEIRA DAMA PARTICIPAM DE CERIMÔNIA COM A SECRETÁRIA DOS DIREITOS HUMANOS O Prefeito Hamilton Foz e a Primeira Dama – e Presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUSS) Promissão – Márcia Foz, participaram segunda feira (14.10) de evento de entrega simbólica de mil conjuntos de equipagens que, desde o início do ano, estão sendo entregues aos conselhos tutelares de municípios de todo o país. O evento ocorreu no Museu Nacional em Brasília, e reuniu cerca de 800 pessoas, entre conselheiros tutelares, prefeitos, deputados e senadores. A Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), também compareceu ao avento.

O Escrivão Judicial de Promissão Wellington Quadra, Hamilton Foz, Ivan Sartori e José Aparecido Gargáro; reforçado pedido de construção do novo Fórum

PROMISSÃO REFORÇA PEDIDOS DE MELHORIAS NO SETOR Para o Prefeito Hamilton Foz “esta foi uma excelente oportunidade para o município reforçar os pedidos - já apresentados ao TJ - para melhorias no setor, principalmente o de construção de um novo fórum, com a cessão de terreno pela prefeitura”, disse.

Cada conjunto de equipamentos é formado por um veículo, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador. O investimento total nesse programa é de R$ 54,3 milhões. A meta é equipar todos os 5.924 conselhos tutelares do país até 2015. Promissão já recebeu e utiliza o veículo, os computadores e a impressora. A inclusão do município no programa foi feita a partir de solicitação do Deputado Federal Arlindo Chinaglia.

outubrorosa Mulher, cuide­se: pare, observer, examine.

A secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Angélica Goulart, destacou a comemoração do aniversário de 23 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e reafirmou o compromisso do governo com a sua plena implementação.

SEJA

ATIVA

NESTA } CAMPANHA!

Faça o auto­exame da mama.

1º) Vá para a frente de um espelho e observe suas mamas. Compare­as e veja se há a presença de rugas, ondulações ou mudanças. 2º) Em pé, leve um braço até a cabeça. Examine cada uma das mamas com a mão oposta ao lado do braço levantando.

3º) Deitada, coloque um braço embaixo de sua cabeça. Examine cada uma das mamas com a mão do lado oposto ao braço utilizado. 4º) Examine a mama com movimentos circulares, para cima e para baixo, de um lado para outro. 5º) Verifique se sai alguma secreção dos mamilos.

Casa Municipal de Saúde da Mulher

Hamilton Foz (centro) com os “Federais” que apóiam as demandas promissenses, Arlindo Chinaglia e Paulo Teixeira

Secretaria Municipal de

Saúde

www.promissao.sp.gov.br

www.promissao.sp.gov.br 05

06


Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

UM GOVERNO DE TODOS

UM GOVERNO DE TODOS

39ª EDIÇÃO • ANO 01

39ª EDIÇÃO • ANO 01

PREFEITURA E PM ENSINAM NOÇÕES DE TRÂNSITO À ESTUDANTES EM PROMISSÃO

amor e apreço moral. O que esperamos, é um pouco mais de racionalidade, compaixão, respeito, e humanidade com os animais, que embora sejam indefesos, sentem e sofrem. É preciso ampliar nossos horizontes, evoluir como espécie humana e enxergar a vida por um outro prisma"disse Izar.

SOBRE O NOVO CENTRO CIRÚRGICO

Uma parceria entre a Prefeitura de Promissão, Secretaria da Educação e o 2º. Pelotão da 2ª. Cia da Polícia Militar resulta - esta semana - na realização do 1º. Projeto Trânsito para o Ensino Infantil, entre os dias 21 e 30.10 (quarta feira). “Estas atividades fazem parte da Semana do Trânsito, que é comemorada em setembro. Por uma questão de ajuste de calendário só conseguimos realizar agora. Montamos um circuito de atividades com mini pista sinalizada, sala de exibição de filmes e sala de aula de sinalização. Tudo relacionado ao trânsito, para ensinar as crianças da Educação Infantil da Prefeitura a serem, desde já, fiscais e auxiliares de seus pais (no trânsito) e também motoristas conscientes no futuro”, informa o 1º. Tenente Antonio Alves da Silva Neto, da 2ª. Cia.

“Nosso município é pioneiro na política de castração animal, e através das multas aplicadas a donos de animais soltos em vias públicas, levantamos os recursos necessários para implantação do centro cirúrgico” lembrou o Prefeito Hamilton Foz. Segundo a Dra. Estelita, “é importante ressaltar que a aplicação de mais recursos na saúde animal resulta na necessidade de investimentos menores em saúde humana”. “Além do centro cirúrgico, que conta com todo aparato técnico que uma clinica particular possui, estamos reformando e reorganizando o Abrigo Municipal, que foi destruído pelo temporal do dia 04.10”, informa o Dr. Luis Eduardo Assi. “Dividiremos em três etapas o processo de castração: no primeiro momento serão castrados os animais do Abrigo, depois será a vez dos animais de abrigos temporários e a partir daí os animais dos munícipes”, disse a Dra. Celina.

FUSS ARRECADA RECURSOS PARA REDE DE COMBATE AO CÂNCER

Autoridades prestigiam a abertura da Semana Além do Prefeito Hamilton Foz e da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUSS), Márcia Foz, participaram da abertura do projeto – dia 21 - a Secretária da Educação e Vice Prefeita, Sueli Simões, o Coronel Eduardo Soares Vieira, Comandante da PM na região, o novo Comandante da PM de Promissão, Capitão Márcio Costa da Silva, o Cabo PM Quadra, Coordenadoras, Diretoras e Professoras da Educação Infantil. As atividades contam com apoio dos Funcionários Administrativos, Soldados PM Angelí, Eliza, e Fabiana, Soldado Temporário Senna e participação da Estagiária Danila.

O Fundo Social de Solidariedade (FUSS), Presidido pela Primeira Dama Márcia Foz, arrecadou e destinou recursos provenientes da venda de licores produzidos artesanalmente pelos membros do Conselho do FUSS à Rede Promissense de Combate ao Câncer. A entrega, à Regina Schimidt, Presidente da Rede local, ocorreu nesta segunda feira (21.10). “O objetivo dessa ação é contribuir para a construção da Casa de Apoio Feminina da Fundação Amaral Carvalho.

RICARDO IZAR VISITA PROMISSÃO PARA CONHECER AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ANIMAIS O Deputado Federal Ricardo Izar esteve em Promissão na sexta feira (18.10). Após roda de conversa na vizinha Guaiçara, onde discutiu“O Desenvolvimento de Políticas Públicas para Animais Domésticos e Silvestres" o Deputado visitou Promissão. Veio conhecer as medidas que a administração municipal implanta no setor. Além do Prefeito Hamilton Foz, acompanharam a visita o Vereador Edson Yassunaga, a Secretária da Saúde, Dra. Estelita Moraes Pacheco, o Diretor de Vigilância em Saúde Dr. Luis Eduardo Assi e a Médica Veterinária Dra. Celina Simões. O Deputado visitou o Controle de Zoonoses e o laboratório do setor. Aproveitou para conhecer e Inaugurar o Centro Cirúrgico Veterinário. "A humanidade

O FUSS agradece a todos que colaboraram comprando os produtos e, pela oportunidade de auxiliar os grupos e pessoas que trabalham por esses pacientes”, diz Márcia Foz.

Regina Schimidt, Márcia Foz; Joice Bonadio, Elaine Carrer e Célia Martinelli; repasse de recursos arrecadados pelo FUSS para o combate ao câncer

Sobre o projeto Amaral Carvalho “Trata-se de um projeto que busca empresas ou pessoas físicas que desejam contribuir financeiramente com a construção de cinco Casas de Apoio para pacientes carentes em tratamento de câncer e transplante de medula óssea - em regime ambulatorial - no Hospital Amaral Carvalho de Jaú, referência nacional nestes tratamentos”, explica Regina.

Escolha da Diretoria do FUSS Promissão ocorreu em Abril deste ano A escolha dos membros da Diretoria do Fundo Social de Solidariedade (FUSS) da Prefeitura de Promissão para o biênio 2013/2015 ocorreu dia 10 de abril. Relembrando a nova composição: Presidente, Márcia Foz (Primeira Dama); Vice Presidente: Célia Martinelli; 1ª Secretária: Márcia Mabrabis; 2ª Secretária: Elaine Carrer; 1ª Tesoureira: Joyce Bonadio e 2ª Tesoureira: Vanda de Andrade Pazim.

Estelita Pacheco, Hamilton Foz, Celina Simões, Edson Yassunaga, Ricardo Izar e Eduardo Assi, durante visita do Parlamentar à Promissão, dia 18.10

só evoluirá moralmente, quando dermos um passo a frente e aprendermos a respeitar o próximo, independente de raça, credo, sexo ou espécie. Sim, espécie. É preciso admitirmos que seres diferentes de nós são dignos de consideração,

www.promissao.sp.gov.br

www.promissao.sp.gov.br 07

08


39º Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão • On-line