Issuu on Google+

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

UM GOVERNO DE TODOS

UM GOVERNO DE TODOS

32ª EDIÇÃO • ANO 01

32ª EDIÇÃO • ANO 01

SELT AMPLIA DE 300 PARA ­ AO MENOS ­ 1.200 NÚMERO DE PROMISSENSES QUE PRATICAM ATIVIDADES ESPORTIVAS REGULARES E GRATUITAS EM 2.013

SELT AMPLIA DE 300 PARA ­ AO MENOS ­ 1.200 NÚMERO DE PROMISSENSES QUE PRATICAM ATIVIDADES ESPORTIVAS REGULARES E GRATUITAS EM 2.013 Conquista se deve à boa formação e empenho das equipes de trabalho, diz secretário Cardin

MÃES PROMISSENSES ELOGIAM RETOMADA DAS ATIVIDADES FÍSICAS NO MUNICÍPIO

O Município de Promissão e a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (SELT) aumentaram, nos primeiros meses de 2.013, de 300 para - ao menos - 1.200 o número de promissenses que praticam atividades esportivas gratuitas nos projetos desenvolvidos pelo departamento. A informação é do Secretário Francisco Roberto Cardin. “Isso sem contar os torneios, campeonatos, copas e jogos regionais, já realizados, que entraram no calendário esportivo do município e que, por isso, voltarão a acontecer”, afirma. “Trata-se de mais uma conquista para os promissenses, que nos anos anteriores sofriam com a falta de lazer e esporte na cidade, e agora – não apenas tem a oportunidade de participar de atividades físicas como também têm opções para escolher. E isso se deve muito à excelente formação e empenho das novas equipes de trabalho, formadas este ano para atender a demanda reprimida no passado”, diz o Secretário Cardin. Outro fato importante na área de recreação, lazer e saúde, é a diversidade no atendimento. “Não são apenas crianças, as beneficiárias de nossos projetos. Adolescentes, jovens, adultos, idosos e até pacientes obesos e de fisioterapia voltam a receber acompanhamento e orientação de nossos coordenadores”.

CONHEÇA TODOS OS SETORES E NÚMEROS DE ATENDIMENTOS DOS PROJETOS DA SELT Na Seção Modalidades Esportivas, por exemplo, o Professor Andrey Nunes Teixeira coordena as escolas de atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, jogo de damas, handebol, vôlei de praia e vôlei de quadra, que juntas têm 700 crianças e adolescentes inscritos. Eles se preparam para competições (já realizadas ou futuras)como a Copa TV TEM de futsal, a Liga Mariliense de Futsal, Jogos da Juventude, amistosos de vôlei e basquete, Copa de Handebol Feminino, Copa de Basquete Masculino e Jogos Regionais. Na Seção de Eventos Esportivos o Professor Moacir Antunes Ferreira Junior organiza competições como a Copa Internacional de Futebol Sub 17, a Copa Verão de Futsal, a Copa de Veteranos, a Fase Estadual de Karatê Intra-Escolares, o Torneio de Jogo de Damas Intra-Escolares, o Torneiro Rural de Futebol, o Torneio de Futebol (Categoria Menores), o Torneio de Futsal (Férias) e o Torneio Amador de Futebol Ivan Dourado (em andamento).

Mães presentes; (ao fundo e à esquerda) Kelly Cristina Santos, que tem 02 filhos inscritos nos projetos da SELT, com Gabriel Santos; Andreíza Martins Soares com o filho Diogo, ao lado da Professora Fernanda e o Professor Patrese (no canto, à direita)

PROMISSÃO UTILIZA RECURSOS ECONOMIZADOS NA CÂMARA PARA MELHORAR ATENDIMENTO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

SAÚDE INICIA ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA EM NOVA SALA NA AGROVILA CENTRAL

Na Seção de Atividades Esportivas de Promoção de Saúde o Professor Reginaldo César Sancho coordena atividades esportivas no Centro de Reabilitação Física da Prefeitura, que atende hoje 180 pessoas, mais o atendimento ao grupo da Mais Idade do Município (dança, jogos, vôlei adaptado, atletismo), com 120 pessoas. O setor também acompanhou este grupo durante a participação nos JORI, também com a Coordenação da Professora Vanessa Prudente.

PRORROGADO PRAZO PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL EM PROMISSÃO

Na Seção de Atividades Sócio-esportivas, o Professor Rodrigo Pereira Molina coordena o Projeto Escola da Bola (com os núcleos já implantados: Bela Vista, Beira Rio, Bom Viver e São João), num total de 300 inscritos. Outros atendimentos e parcerias, onde os profissionais da SELT também atuam: Instituto MARFRIG, Creche do Hospital Geral de Promissão, Espaço Amigo, Lar da Esperança e Ginástica Laboral.

EXPEDIENTE

O QUE PENSAM AS FAMÍLIAS SOBRE A RETOMADA DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS NO MUNICÍPIO?

Diretor / Responsável Técnico Eduardo Mazza • MTB - 071427/SP

Jornalista Amauri Rodelli • MTB - 57214/SP

Diagramação Eduardo Murbach Cônsoli

Fomos à apenas um dos vários locais onde a secretaria desenvolve projetos esportivos em Promissão, no chamado Grêmio Municipal. Lá estavam dezenas de crianças, treinando Futsal, com os Professores Patrese Malheiro e Fernanda Grama e as mães Andreíza e Kelly Cristina. Elas apóiam e acompanham (de perto) o trabalho desenvolvido pela SELT e Prefeitura em 2.013, na área de recreação e esportes. “É de fundamental importância sim. A prática esportiva proporciona - além da atividade física - a interação com grupos. Desenvolve a responsabilidade e o compromisso em relação aos professores. E as crianças adoram e nós também, pois conseguimos evitar as brincadeiras e companhias das ruas”, disseram as mães.

Eventos Miriam Cagliari

www.promissao.sp.gov.br

www.promissao.sp.gov.br 01

02


Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

UM GOVERNO DE TODOS

UM GOVERNO DE TODOS

32ª EDIÇÃO • ANO 01

32ª EDIÇÃO • ANO 01

PROMISSÃO UTILIZA RECURSOS ECONOMIZADOS NA CÂMARA PARA MELHORAR ATENDIMENTO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

PRORROGADO PRAZO PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL EM PROMISSÃO

Vereadores já devolveram 500 mil à prefeitura desde o início do ano. Estudantes também são beneficiados com economia Os promissenses, usuários dos serviços da Secretaria de Assistência Social e os estudantes, são os beneficiários até agora - da economia de recursos repassados pela prefeitura, economizados e devolvidos pela Câmara dos Vereadores em 2013, informa o Prefeito Hamilton Foz. “Recursos próprios também já foram empregados nesses serviços, mas a quantia economizada e devolvida em três ocasiões este ano pela Câmara

Os Vereadores promissenses aprovaram lei do Prefeito Hamilton Foz que autoriza o município a prorrogar – de 16 de agosto para 13 de novembro de 2.103 - o prazo para adesão do contribuinte ao RECUPERAR, Programa de Recuperação Fiscal que incentiva a quitação – com desconto - de dívidas de pessoas físicas ou jurídicas com o município, iniciado em fevereiro deste ano. Quem estiver inadimplente com o pagamento de mensalidades da FAMUP, de Taxas de Licença, Imposto Sobre Serviços (ISS) ou Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) e ainda desejar regularizar a situação, pode optar por uma das modalidades de quitação: em cota única ou em parcelas. Qualquer que seja a escolha, no entanto, o contribuinte terá que se adequar a algumas condições. Contribuinte promissense pode aderir ao Programa Recuperar e quitar suas Para quitação da dívida em cota única: 100% de redução da multa dívidas com o município na Secretaria da Fazenda e juros. Para quitação da dívida emparcelas: pagamento em 02 parcelas: 90% de redução da multa e juros pagamento em 04 parcelas: 80% de redução da multa e juros pagamento em 06 parcelas: 70% de redução da multa e juros pagamento em 10 parcelas: 50% de redução da multa e juros. Para saber detalhes sobre a negociação das dívidas o contribuinte pode procurar o Setor de Dívida Ativa da Prefeitura, que fica na Avenida Pedro de Toledo, 422. Informações pelo telefone 3543 9000 Ramal 203

A atual sede da Secretaria da Assistência Social (à direita) e a nova, já em fase de conclusão (à esquerda); conforto e melhor atendimento para o cidadão

(Vereadores e o Presidente José Aparecido Gargáro) - cuja soma é de R$ 500.000,00 – foi investida na reforma do novo prédio da Secretaria da Assistência Social, localizado na antiga Caixa Econômica Federal, e no Auxílio Transporte para estudantes do município”, diz ele. “Ganham - em conforto e melhor atendimento - os cidadãos que buscam algum tipo de serviço no novo prédio da Assistência Social; ganham também os estudantes e as famílias promissenses, que têm custos com transporte escolar reduzidos em razão deste auxílio”, afirma o prefeito.

PROMISSÃO REALIZA CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE SÍFILIS À PROFISSIONAIS DA SÁUDE

SAÚDE INICIA ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA EM NOVA SALA NA AGROVILA CENTRAL A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta segunda feira (02/09) o atendimento de fisioterapia no Posto da Agrovila Central, localizada nos assentamentos da reforma agrária, em Promissão.

O Programa Municipal de DST e AIDS da Secretaria da Saúde e a Prefeitura de Promissão realizam o 1º. Curso de Atualização de Sífilis destinado à Médicos Obstetras, Pediatras, Clínico Geral e Enfermeiros do Município e da região. Será na sexta feira, dia 20.09, das 14h as 18h no Anfiteatro da Cerpro – Cooperativa de Eletrificação Rural de Promissão. Inscrições somente pelo email dstpromissao@hotmail.com até o dia 15.09.

Com a construção da nova sala o Fisioterapeuta Carlos Eduardo Lanzetti dá início aos trabalhos com os pacientes no local. “Os moradores das agrovilas não precisam mais se deslocar ao Centro de Reabilitação Física, localizada na cidade, para receber o atendimento fisioterápico”, explica o Prefeito Hamilton Foz. “Trata-se de uma demanda antiga dos moradores daquela região e que vai facilitar muito a vida deles”, afirma a Secretária da Saúde, Dra. Estelita Moraes.

Curta nossa página no

para

mais informações!

Prefeitura Municipal de Promissão

O Coordenador do Centro de Reabilitação Física de Promissão, Dr. Ronaldo Simões, Carlos Eduardo Lanzetti, Hamilton Foz, Estelita Moraes Pacheco, e o Secretário de Administração, Rodrigo Dinalli, durante visita à nova sala de fisioterapia

www.promissao.sp.gov.br

www.promissao.sp.gov.br 03

04


Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

UM GOVERNO DE TODOS

UM GOVERNO DE TODOS

32ª EDIÇÃO • ANO 01

32ª EDIÇÃO • ANO 01

PROJETO TERÇA DO CINEMA VAI EXIBIR DOIS FILMES COM ENTRADA FRANCA NO MÊS DE SETEMBRO

CULTURA PROMOVE WORKSHOP DE RESTAURAÇÃO DIGITAL DE FOTOGRAFIAS

A parceria entre as Secretarias da Cultura do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Promissão, que traz cinema de graça à população, completa 07 meses e vai exibir dois filmes com entrada franca no mês de setembro: 'Tudo Pela Honra' e 'Piaf – Um Hino de Amor', ambos com classificação para 14 anos, serão as atrações nos dias 10, 17 e 24.09.

A Oficina Cultural do Estado de São Paulo, a Organização Social de Cultura Poiesis e a Casa da Cultura de Promissão promovem o Workshop de Restauração Digital de Fotografias, informa a Coordenadora de Cultura da Prefeitura, Cleuza Maria Foz Luchiari. “Coordenadas por Sandra Rubin, as aulas consistem na demonstração e aplicação das técnicas digitais empregadas para a reparação, recuperação e tratamento de fotografias antigas e/ou danificadas, por meio de ferramentas presentes em softwares de edição de imagens”, diz ela.

Segundo a Coordenadora da Cultura, Cleuza Maria Foz Luchiari, o projeto segue até dezembro, as sessões ocorrem no Anfiteatro Municipal Dr. Mauro Ferreira Grama e a iniciativa é fruto de parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) Projeto Pontos MIS. “7.912 promissenses já assistiram as sessões desde março, 1º. mês da parceria”, explica Cleuza.

Serviço - A participação no Workshop será aberta a homens e mulheres com idade acima de 14 anos e que possuem notebook e máquina fotográfica digital. Apenas 20 vagas. As inscrições, abertas nesta quinta feira (29.08), seguem só até o preenchimento das vagas. As oficinas acontecem no período de 14 de setembro a 05 de outubro - sempre aos sábados - no horário das 09h30 às 12h30. Informações e inscrições na Casa da Cultura de Promissão Fone : 14 - 3541-1556.

CIRANDA DA TERRA EM PROMISSÃO Foram realizadas as atividades da “Ciranda da Terra” em Promissão. Parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural e Prefeitura. Foi na Agrovila de José Bonifácio, localizada no Assentamento Reunidas, domingo, dia 25.08.

ALUNOS VENCEDORES DO CONCURSO DE DESENHOS GANHAM PASSEIO À RESORT Os alunos vencedores do concurso “Desenhando Histórias: Imigração Japonesa”, que já tiveram os trabalhos publicados na capa do caderno Undokai deste ano, ganharam (quinta feira, 05.08) um passeio ao Blue Tree Park Lins Resort.

Mais de 500 pessoas participaram de atividades esportivas como futebol, bocha e malha. Por último a cavalgada, com representantes de vários municípios, finalizada com um grande almoço de confraternização. Imagem de Paulinho Mioto registra cavalgada durante a Ciranda da Terra, dia 25, em Promissão

A saída ocorreu na Casa da Cultura de Promissão, com a presença do Prefeito Hamilton Foz, e os alunos foram - ao passeio acompanhados pelas mães e pelo monitor e Professor Rodrigo Molina, da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (SELT).

Os Atores na História do Cinema 05/setembro 08 às 12 horas URA Secretaria da

Cultura

Oficina Pontos Mis

Inscrições abertas na Casa da Cultura • Fone : 14-3541.1556 40 vagas a par r de 16 anos Os par cipantes receberão cer ficados “Os Atores na História do Cinema” Com Pedro Maciel Guimarães

Hamilton Foz, à esquerda, com equipe e alunos vencedores do concurso Desenhando Histórias, na saída para o passeio em Lins

“A seleção e avaliação dos desenhos foi feita, à época do concurso, por uma comissão, formada por representantes da Colônia Japonesa, Professores de Arte e de Língua Portuguesa”, lembra Cleuza Maria Foz Luchiari, Coordenadora de Cultura do Município.

www.promissao.sp.gov.br

www.promissao.sp.gov.br 05

06


Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão

UM GOVERNO DE TODOS

UM GOVERNO DE TODOS

32ª EDIÇÃO • ANO 01

32ª EDIÇÃO • ANO 01

SAAE PROMISSÃO REALIZA SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

SAAE SOLUCIONA PROBLEMA DE FALTA DE ÁGUA NO BELA VISTA AO DESCOBRIR REGISTRO ‘‘FANTASMA’’

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Promissão realizou a 1ª. Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), entre os dias 26 e 30.08, informam o Biólogo Nelson Luiz da Silva, Diretor Geral do órgão, e Rubens Gomes Torres, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e Luis Américo Zafalão, Estagiário e Técnico de Segurança Rubens Torres, Tenente Neto, Nelson Luiz e o Soldado PM Peterson Rinaldi, após palestra na SIPAT (à esquerda); novo material de sinalização para segurança no trabalho, recém chegado ao SAAE Promissão do Trabalho. Entre as atividades - destinadas a funcionários dos setores administrativo e operacional – foram ministradas as palestras com especialistas (dia 26 – Ergonomia do Trabalho – Palestrante Dr. Ronaldo Simões; dia 27 - Câncer de Próstata, com o Dr. Kleber Eduardo Piedade; dia 28 - Uso de Drogas, Delegado Dr. Vinícius Oliveira dos Santos; dia 29 Alcoolismo/Tabagismo - Palestrantes – Grupo Saúde Vida e dia 30 - Educação no Trânsito, com o Tenente Antonio Alves da Silva Neto, Comandante da 2ª Cia do 44º BPMI); Hemograma dos colaboradores - para controle de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO); sorteio de brindes, apresentação da Corporação Musical da Prefeitura e até uma homenagem ao Diretor do órgão, Nelson Luiz da Silva, que também recebeu dos funcionários a placa da SIPAT. “Foi uma semana muito produtiva. Algo inédito na história do SAAE e desses funcionários. Um sucesso mesmo. Os funcionários terminaram a série de atividades muito motivados e conscientes sobre a importância das práticas diárias de técnicas e aprendizados sobre segurança no trabalho”, ressalta Nelson Luiz da Silva.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Promissão solucionou esta semana um problema que incomodava os moradores do Jardim Bela Vista II havia 09 anos: a falta d'água no local durante os horários de aumento de consumo (sextas feiras e sábados a partir das 09h e nos demais dias a partir das 16h). Técnicos da empresa descobriram - com auxílio de modernos equipamentos da Hoperações, empresa de Consultoria contratada recentemente – um registro de água, de 13 anos, fechado e sob o asfalto. “No mapa da rede do Jardim Bela Vista II constam 04 registros. Esse – 5º - que encontramos fechado não existia para nós”, afirma Paulo Henrique Pereira, Encarregado Geral do SAAE. “Os moradores das ruas Oswaldo José da Silva e Orlando Portela reclamavam muito – com razão - sobre a falta d'água. Eles estão na parte alta do bairro. Ocorre que com o aumento no consumo em alguns

Nelson Luiz da Silva (agachado à esquerda); nova direção do SAAE soluciona mais um “antigo” problema em apenas 08 meses de gestão

horários, sobretudo na parte baixa, seria justamente por esse registro, que encontramos fechado, o reforço no abastecimento para essas ruas”, explica o Biólogo e Diretor Geral do SAAE, Nelson Luiz da Silva. “O importante é que conseguimos resolver o problema daquelas famílias. E que solucionamos em apenas 08 meses. Há problemas sim, mas o SAAE trabalha para solucioná-los e para garantir qualidade da água e dos serviços prestados à população. Nos próximos dias teremos outras boas novidades para nossos consumidores e para o município”, diz ele.

PREFEITURA PROMOVE APRESENTAÇÃO DE LINHAS DE CRÉDITO DO B.B. À PRODUTORES DA REGIÃO A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Promissão e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI/LINS organizaram (quarta feira, dia 28.08) encontro de apresentação das linhas de crédito e serviços que o Banco do Brasil oferece para os produtores rurais. Além da Superintendente (Regional de Lins) do Banco, participaram os Gestores das Agências de Promissão, o Agrônomo do B.B. - que fez a apresentação das modalidades de créditos e serviços ofertadas pela instituição aos pecuaristas e representantes do Instituto Biosistêmico-IBS/INCRA e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP).

Governo de Estado de São Paulo

Secretaria da Cultura

URA

Secretaria da Cultura

Já na sexta feira (30.08) reuniram-se os representantes da Agência 0148 do B.B, de Promissão, para estudar novas perspectivas de crédito e renegociação de dívidas dos produtores promissenses, informa o Secretário da Agricultura, Cláudio Corrêa Dadázio.

www.promissao.sp.gov.br

www.promissao.sp.gov.br 07

08


32ª Edição do Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Promissão