18nov

Page 1

13 a 19 de novembro de 2022

Prefeitura age rápido e minimiza impactos da chuva na cidade Página 3

Respeito Esporte Educação Eleição de diretores das escolas municipais em andamento Página 2

Time de Monlevade leva a taça do Amepi Olímpico Página 4

Consciência Negra tem ações para celebrar data Página 4


publicado edital para eleição de diretor e vice das escolas municipais O edital de consulta à comunidade escolar que estabelece os procedimentos para o processo de indicação ao cargo de diretor e vice-diretor da rede municipal de Educação está disponível no site da Prefeitura (https://pmjm. mg.gov.br/concurso). O processo será realizado no dia 19 de dezembro, das 8h às 17h, nas unidades de ensino de João Monlevade, das 8h às 17h. O resultado da eleição para diretor e vice-diretor também será divulgado na mesma data.

Servidores municipais recebem novo Cartão-Alimentação

Herivelton Emiliano Araújo, Sérgio Valeriano de Araújo e Oscimar Verônica Raimundo

DAE capacita servidores para atendimento ao cliente Os servidores da Prefeitura de João Monlevade começaram a receber na quinta-feira (17) o seu novo Cartão-Alimentação. Fornecido pela empresa BK Bank Instituição de Pagamento Ltda, vencedora do processo de licitação, o novo cartão, no valor de R$420, será abastecido no próximo dia 30. Os estabelecimentos credenciados pela nova empresa em João Monlevade podem ser conferidos no site da Prefeitura (www.pmjm.mg.gov.br).

2

Três servidores do Departamento de Águas e Esgotos de João Monlevade (DAE) passaram por um treinamento motivacional para atendimento aos clientes. A imersão “Atendimento Encantador 4.0” objetiva melhorar ainda mais o atendimento para a população. Durante a capacitação foram ministradas técnicas de gerenciamento de conflitos com o cliente, questões comportamentais e motivacionais do colaborador, além de dicas para o aumento da credibilidade e confiança com o usuário.


Prefeitura age rápido na limpeza da cidade após as chuvas

Após a forte chuva da última terça-feira (15), a administração municipal agiu rápido na limpeza e remoção de 11 famílias que precisaram deixar suas casas

de dez pontos de inundações entre ruas e casas. O trabalho das equipes de limpeza começou imediatamente após a chuva e foi concentrado nos bairros mais atingidos. Além de mais de 80 pessoas da administração direta e colaboradores que ajudam nos trabalhos, a Prefeitura conta com 21 máquinas como caminhões-pipas, basculantes, escavadeiras, retroescavadeiras e carregadeiras usadas como apoio para remoção de lama, entulhos e galhos de árvores. Após a devido aos riscos causados uma série de danos por limpeza pesada, as ruas sepelo temporal. A Defesa todo o município. Foram guem sendo lavadas. Civil da cidade afirmou que 45 ocorrências em menos A Defesa Civil atua em choveu em João Monlevade de 24 horas. A maior parte plantão 24h. O telefone 90mm em apenas 40 minu- é relacionada a queda de ta- para emergências é o (31) tos. O alto índice provocou ludes, muros e postes. Além 99361-0131.

Agente da defesa civil estadual elogia trabalho de recuperação da cidade pós chuva Sargento elogiou a ação municipal e enalteceu pronta resposta O agente regional sargento Sebastião Carlos de Abreu, responsável pela 12ª RPM da Defesa Civil no Estado, esteve em João Monlevade na quinta-feira (17) para uma visita técnica devido ao temporal do dia 15. Sargento Abreu apontou que a Administração Municipal apresentou uma pronta resposta ao desastre da chuva considerada

3

como excepcional (90mm por 40 minutos). “Percebi um serviço de excelência. Passando pelas ruas atingidas vi que o trabalho desempenhado está muito bom. Vocês estão de parabéns”, elogiou. Ele também frisou a importância das ações preventivas desenvolvidas anteriormente, como a limpeza dos bueiros e bacias de contenção.


Moderno Raio X digital já começou a funcionar O novo Raio X digital adquirido pela Prefeitura de João Monlevade começou a funcionar na última quinta-feira (17). Instalado no Centro de Apoio e Diagnóstico, localizado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O aparelho, um modelo digital considerado um dos mais modernos da região, coloca o Centro de Apoio e Diagnóstico do município na vanguarda desse tipo de serviço ao ofertar mais segurança aos funcionários

Equipamento digital moderniza Saúde e produzirá diagnósticos mais precisos

que o operam o equipamento, melhor qualidade e agilidade no atendimento à população. A secretária de Saúde, Raquel Drumond, assegura que o novo aparelho vai contribuir para modernizar os exames realizados no município. “Temos um Raio X de excelente qualidade. Isso aqui será algo essencial para os técnicos que trabalham no setor, mas principalmente para toda a população”, salientou.

João Monlevade é campeã do Amepi Olímpico de Futebol Master A seleção de futebol de João Monlevade na categoria Master (+50) levantou a taça do Amepi Olímpico 2022. A partida final foi no domingo (20), no campo do Real Esporte Clube, contra o time de Itabira. O placar ficou em 1 X 0 para João Monlevade. O artilheiro

do campeonato na modalidade foi Wilson Marques, com sete gols marcados. As competições contaram com atletas das cidades de Nova Era, Dom Silvério, Itabira, João Monlevade, Dionísio, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bela Vista de Minas e São Domingos do Prata.

Atividades celebram a Consciência Negra no município Para celebrar a grandeza da cultura negra, a Fundação Casa de Cultura e outras instituições do município, em agenda unificada, realizam diversas ações que celebram o mês da Consciência Negra. No domingo, 20, a Pastoral Afro-Brasileira (PAB)

4

da Paróquia São Luís Maria de Montfort realiza, às 19h, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, a tradicional Missa Afro. De 21 a 25, o multiartista belo-horizontino Camilo Gan ministra, às 19h, a oficina de dança Corpo Oralidade (21 e 25 na Casa de Cultura e 23 e

24 no Centro Comunitário do Cruzeiro Celeste). Uma série de rodas de conversa e seminários ocorrem, em diferentes locais, entre os dias 21 e 29, em iniciativas das secretarias municipais de Assistência Social e Educação e instituições de ensino superior como a

Doctum, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Uma audiência pública sobre Consciência Negra, às 14h do dia 29, na Câmara de Vereadores, fecha o ciclo de eventos celebrativos.


Prefeitura de João Monlevade faz blitze educativas no Dia Nacional de Combate à Dengue Coronavírus

Confira as doses da vacina que estão disponíveis em João Monlevade

Sábado (19) é Dia Nacional de Combate à Dengue. Em virtude da data, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) realiza panfletagem, orientações e blitze educativas para conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito. As ações serão realizadas de 7h as 13h, na praça do Lindinho, em frente ao Bradesco e

no Hospital Margarida. A coordenadora da Visa, Viviane Ambrósio, destaca que 80% dos focos do mosquito da dengue estão nas residências, daí a importância de cada cidadão fazer a sua parte, eliminando locais que possam acumular água. “Com o período chuvoso os casos da doença tendem a aumentar, pois a proliferação do mosquito é maior” enfatizou.

A Prefeitura de João Monlevade volta a disponibilizar a 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina contra o coronavírus para adolescentes e adultos, 4ª dose para pessoas com mais de 40 anos e 5ª dose para imunossuprimidos adolescentes e adultos. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município, exceto no posto do bairro Nova Esperança. A vacinação ocorre de 7h30 às 10h30 e de 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Crianças Também está disponível a 1ª dose da vacina para crianças de seis meses a 2 anos de idade com comorbidades. O imunizante para essa faixa etária é disponibilizado na Policlínica (antigo PA) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Nelson Fagundes, no Novo Cruzeiro. Nos dois locais também são ofertadas a 1ª e a 2ª doses da vacina para crianças de 5 a 11 anos. O município aguarda nova remessa para dar continuidade à aplicação da 1ª e 2ª doses para crianças de 3 a 4 anos.