Jornal 11 a 17 de março

Page 1

dia

da ág U a

João Mon L evade pro M ove atividades ed U cativas e c ULt U rais

Página 3

areão

Mutirão promove limpeza do parque

Página 4

saúde

Mais duas UBss recebem sábado da saúde

Página 5

esporte

Lazer para todos é diversão no final de semana

Página 6

de março de 2023
11 a 17

aos novos f U ncionários

A Administração Municipal de João Monlevade realizou na manhã do dia 15, no auditório da Prefeitura, uma reunião para dar boas-vindas aos novos vigias (11), motoristas (5) e ao técnico de Segurança do Trabalho que foram selecionados por meio de processo seletivo realizado em ja -

neiro deste ano. O secretário de Administração, Gilberto Vicente Barcelos, reforçou sobre a diferença entre o serviço público e o privado e falou aos novos servidores sobre os direitos, como carga horária de trabalho, horas extras e os deveres dos funcionários públicos.

d isc U ssão so B re pL ano d iretor chega à região do Loanda

Na próxima quinta-feira (23), os moradores dos bairros Metalúrgico, Loanda, Laranjeiras, José de Alencar, Mirante dos Cristais, Vera Cruz, Palmares, Ernestina Graciana, Promorar, Cândido Dias, Bambuí e Agenor Gomes Lima poderão contribuir com sugestões para a revisão do Plano Diretor do município. A reunião será às 19, nas dependências da Ufop (foto).

O Plano Diretor é um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável de João Monlevade e estabelece as diretrizes para o crescimento ordenado e equilibrado do município.

aB ertas as inscrições para o t ransporte s ocia L Universitário

Estão abertas, de 20 a 22 de março, as inscrições para vagas remanescentes do Transporte Social Universitário de estudantes para Itabira e região do Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga).

São disponibilizadas 30 vagas, sendo 10 para a cidade de Itabira e 20 vagas para a região do Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga).

Os interessados devem se inscrever de forma presen-

cial na Secretaria Municipal de Educação. É preciso apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e de matrícula para a concessão do benefício.

O edital completo está no site da Prefeitura https:// www.pmjm.mg.gov.br/uploads/concurso/Edital-05-2023-TSUdocx.pdf. Outras informações podem ser obtidas pelo 3852-4313.

2 a d M inistração dá B oas-vindas

d ia M U ndia L da á g U a

No próximo dia 22 de março, João Monlevade vai celebrar o Dia Mundial da Água com uma série de atividades organizadas pelo Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Educação e da Fundação Casa de Cultura, além de outros parceiros.

A programação terá início às 8h, na Praça do Povo. Em seguida, sessão de grafite na praça, apresentação de dança e do Coral da Escola Pedacinho do Céu. Às 10h, o professor de dança Liniker e os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha animarão o público com atividades temáticas sobre a importância da água.

Os alunos da Escola Muni-

cipal Cicinha Moura também farão uma apresentação às 14h e, em seguida, serão premiados os vencedores dos concursos de Desenho, Redação, Vídeo e Fotografia. O encerramento

do evento está programado para as 16h.

O lançamento da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio também integra a programação do Dia Mundial da Água. O evento será

no auditório da Prefeitura, às 18h30, no dia 22. Encerrando as comemorações, será apresentado o Projeto “Nossas Nascentes”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

a LU nos do c ônego h igino visita M a eta pacas

A Estação de Tratamento de Água das Pacas (ETA Pacas), do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE) de João Monlevade recebeu nos dias 9, 10 e 13 de março as visitas de 125 alunos da rede municipal de ensino.

Os alunos das séries iniciantes da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas foram recebidos pelos servidores do local e assistiram a uma palestra no auditório da ETA, onde receberam informações sobre todo o processo de captação, tratamento e abastecimento de água, além de orientações sobre desperdício. Os estudantes também visitaram todas as instalações da estação e puderam fazer perguntas sobre a dinâmica de funcionamento da ETA.

3 João Mon L evade ce L e B ra o

de L ixo e ent UL hos são retirados do a reão

Um mutirão de limpeza realizado no dia 11 em seis áreas do Parque do Areão retirou, aproximadamente, 30 caminhões de material lenhoso, folhas, entulhos e lixo do local. O trabalho foi uma parceria das secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Departamento de Águas e Esgotos (DAE).

Ao todo foram limpos 2.300 metros quadrados do parque, entre trilhas ecológicas e espelho d’água.

O secretário municipal de

Meio Ambiente, Samuel Domingos, coordenador das atividades, reforça a importância do apoio de todos para continuar mantendo o parque limpo e preservado.

O mutirão de limpeza contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre servidores públicos e voluntários da Brigada Florestal. Foram executados trabalhos de varrição, poda de árvores, capina, plantio de grama e melhorias no acesso aos banheiros.

atividades do c e M ei s ion J á co

p ré-conferências de s aúde seg U e M até o dia 23

A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade e o Conselho Municipal de Saúde deram início na noite de quarta-feira (15) às pré-conferências municipais do setor. As reuniões antecedem a realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 30 e 31 de março, no Anfiteatro do Centro Educacional de João Monlevade.

Nesta sexta-feira (17), a pré-conferência será na Escola Municipal Cicinha de Moura, no Planalto. Na semana que vem, os encontros começam na terça-feira (21) na Congregação Mariana, no Centro Industrial. Na quarta-feira (22) será na Ufop, no bairro Vera Cruz, e na quinta-feira (23), no Centro Comunitário do Cruzeiro Celeste. As reuniões têm início sempre às 19h.

As aulas do Centro Municipal de Educação Infantil Sion começaram na última terça-feira (14) em seu novo espaço. As mais de 100 crianças entre zero e três anos matriculadas no Cemei já estão instaladas no imóvel da igreja Assembleia de Deus, localizada no bairro. O Centro de Convenções Pastor Anselmo Silvestre vai abrigar por seis meses os trabalhos da creche que passará por reformas.

4 30 ca M inhões
M eçara M no novo espaço

s á B ado da s aúde rea L izo U M ais

de 600 procedi M entos

No mês dedicado às mulheres, a Prefeitura de Monlevade promove dois Sábados da Saúde especiais para elas. O objetivo é facilitar o atendimento a quem não consegue acessar os serviços de saúde no meio da semana. No dia 11 as ações foram realizadas nas UBSs Santo Hipólito e Dr. José Nélson Fagundes, na Policlínica e no CSU Loanda. Foram realizados mais de 600 atendimentos, entre

consultas médicas, exames preventivos, solicitações de mamografias e aplicação de vacinas. No próximo sábado (18), o Sábado da Saúde será nas UBSs José Elói e Laranjeiras. O evento terá início às 8h e se estenderá até as 16h e 15h30, respectivamente. No Laranjeiras haverá exame citopatológico do colo do útero, avaliação das mamas e atendimento odontológico.

No

i niciada a pesage M para o Bo L sa fa M í L ia 2023

A Secretaria de Saúde de João Monlevade iniciou a pesagem referente ao Programa Bolsa Família 2023. A verificação do peso é obrigatória para todos os beneficiários, incluindo os novos e seus dependentes.

Os beneficiários devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município até o dia 31 de maio para realizar a pesagem. É importante destacar que a família deve comparecer à unidade a qual já está vinculada. Devem passar pelo processo crianças com até 7 anos de idade, mulheres de 14 a 45 anos e gestantes. Para realizar a pesagem, é necessário apresentar documentos como identidade, cartão do SUS, cartão de vacina das crianças e cartão da gestante.

s ecretaria de s aúde rea L iza testage M de hiv, sífi L is e hepatites

Após o período de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade vai disponibilizar testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites B e C.

A iniciativa visa atender a demanda da população, já

que a exposição às doenças sexualmente transmissíveis cresce nessa época do ano.

Os testes rápidos serão realizados no dia 28, de 15h as 18h, na Policlínica (antigo PA).

De acordo com a Secretaria

de Saúde, é importante que as pessoas que tiveram situações de risco procurem a unidade de saúde para realizar o teste. A testagem rápida é uma forma eficaz de prevenção, uma vez que a detecção precoce é funda-

mental para um tratamento adequado.

Os testes são gratuitos. O objetivo da ação é ampliar a oferta de diagnóstico e fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde sexual.

5
José Elói serão realizados coleta de preventivo, solicitação de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, pesagem do Bolsa Família e vacinação.

Lazer para t odos

M U ita diversão na c aste L o Branco

O final de semana promete muita diversão na avenida Castelo Branco, no bairro República. Nos dias 18 e 19 (sábado e domingo), a Prefeitura lança o programa Lazer para Todos, com brincadeiras antigas como amarelinha, pula corda, cabo de guerra, queimada; brinquedos infantis e espaço para patins, skate e bicicleta. Também haverá Campeonato de Peteca no Ginásio Li Guerra.

No sábado, o evento será das 13h às 18h, com show do cantor Yago Rios às 17h, e no domingo, das 8h às 15h, com o agito de TDW MC às 11h.

Aprovado pela Câmara Municipal, o Lazer para Todos será realizado uma vez por mês em diferentes regiões da cidade.

Basq U ete Masc UL ino é vice-ca M peão da taça va L adares

A seleção monlevadense de basquete masculino foi destaque durante a etapa final da Taça Valadares, no último domingo (12). A final do campeonato ocorreu na Praça de Esportes do município e a competição contou com times de alto nível e jogos bem disputados. A equipe de basquete masculino de João Monlevade ficou em segundo lugar e no feminino terminou em quarto. Neste final de semana será a vez do vôlei masculino de João Monlevade, que disputará a final da Taça Valadares. As seleções contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Estão abertas as inscrições para o Campeonato da Academia do Skate, que será realizado no dia 25 de março (sábado) a partir das 13h na Praça do Povo. A inscrição é gratuita, mas limitada a 20 competidores por categoria: Infantil (sub 10 anos), Mirim (sub 14 anos) e Open (maiores

de 15 anos).

Para garantir a vaga os interessados precisam fazer a pré-inscrição no site do projeto: www. natividade.esp.br/academiadoskate.

Em dois meses, cerca de duas mil crianças e adolescentes passaram pelo projeto, que estará na cidade até o dia 9 de abril.

6
a cade M ia do s kate a B re inscrições para ca M peonato
Yago Rios se apresenta na tarde de sábado Show da MC TDW será no domingo de manhã