Page 1

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

BOLETIM INTERNO 8º DEPPC em Governador Valadares


A

presentamos nesta edição um novo formato de Boletim Interno cheio de novidades e procurando mos-

trar com responsabilidade todo o trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais em Governador Valadares e região. Buscamos uma maior integração em todas as áreas, cons-

EDITORIAL

tante formação e reciclagem do efetivo. O boletim vem apresentar o trabalho desenvolvido de repressão qualificada ao crime em todos os 58 Municípios pertecentes a cisrcunscrição do 8º Departamento. A questão da violência esbarra em vários fatores, mas a Polícia Civil diuturnamente trabalha no sentido de diminuir a impunidade assim desistimulando a criminalidade em nossa região.

Dr. Fábio de Sousa Henrique

Delegado-Chefe do Departamento de Polícia Civil em Governador Valadares

2

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


SUMÁRIO 04

12

05

13 AVISO IMPORTANTE 14 IML

CHEFE DO DEPARTAMENTO SE REUNE CONSELHEIRO PENA COM DIRETOR REFERÊNCIA DO SISTEMA PRISIONAL

REUNIÃO GERENCIAL

OLÍCIA CIVIL RECUPERA EM ITANHOMI MOTO 15 FURTADA EM AGENDA POSITIVA SÃO SEBASTIÃO DO ANTA 16 PERMUTAS

06

OPERAÇÃO DIVISA SEGURA “TRANSBORDO”

08

POLÍCIA CIVIL PRENDE EM FLAGRANTE MOTORISTA QUE CAUSOU ACIDENTE DE TRÂNSITO EM GOVERNADOR VALADARES

DENUNCIE

18 DATAS COMEMORATIVAS 19 ANIVERSARIANTES

10

POLÍCIA CIVIL PRENDE QUATRO SUSPEITOS DE HOMICÍDIO

11

Polícia Civil

197

DISQUE DENÚNCIA

181

DISQUE DENÚNCIA pessoas desaparecidas

0800-2828-197

POLÍCIA CIVIL APREENDE EM ITANHOMI MOTOCICLETA CLONADA

8º DEPARTAMENTO DE POLÍCIA CIVIL

EXPEDIENTE

EM GOVERNADOR VALADARES Endereço: Av. Minas Gerais, 2100 - 3º andar Maria Eugênia | Governador Valadares - MG CEP: 35057-760 Telefone: (33) 3213-3617/3618 E-mail: comunicacaopoliciacivil@gmail.com Facebook: Ascom Departamento Pcmg - gv Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 08h às 18h

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

Coordenação: Dr. Fábio de Sousa Henrique Edição: Ana Maria Bretas/ Jussara Meirely Martins Diagramação: Ana Maria Bretas Revisão: Jussara Meirely Martins Imagens: ASCOM Todo material é produzido com base nas informações repassadas pelas Delegacias Regionais e Regionadas pertencentes ao 8º DEPPC

3


POLÍCIA CIVIL EM GALILÉIA DEFLAGRA 2ª FASE DA “OPERAÇÃO SENTINELA”

A

Polícia Civil de Minas Gerais em Galiléia com apoio da Delegacia de Conselheiro Pena, realizou no último dia 06, a segunda fase da “Operação Sentinela” que foi deflagrada no dia 1º de fevereiro após investigações a cerca do assassinato do menor Vanderli Alves da Silva, 16 anos, em outubro de 2017. Na data do crime, durante apurações e diligências, a Polícia Civil tomou conhecimento que Vanderli foi visto na noite anterior a localização do seu corpo, sendo abordado por dois indivíduos que estavam em um veículo, sendo eles M.G.C., 27 anos, conhecido como “Marcelinho” e E.M.O., 33 anos, conhecido como “Biu, Bill”, após abordagem, a vítima teria entrado no veículo sendo posteriormente localizado sem vida. O corpo de Vanderli foi encontrado no dia 29 de outubro de 2017, em uma propriedade rural conhecida como “Fazenda Paulo Pereira”, pertencente à zona rural do município de Galiléia. Foi constato pela perícia e por laudo de necropsia que o adolescente apresentava 14 (quatorze) perfurações causadas por arma de fogo, com lesões na área das costas e face. No curso das investigações foi apurada a existência de um grupo, composto por Guardas Municipais de Central de Minas, J.B.F., 63 anos, G.A.S., 56 anos, “Marcelinho” e “Biu, Bill”, sendo apenas este último, amigo dos demais membros e não pertencente ao quadro de servidores municipais do referido Município e que supostamente estariam envolvidos em outros homicídios ocorridos naquela região além do que vitimou Vanderli. A autoridade policial de Galiléia Dra. Verenna Veloso, representou pela prisão preventiva de M.G.C. e E.M.O., sendo aceita pelo Judiciário que expediu os mandados de prisão os quais foram cumpridos nesta segunda fase da Operação. Os suspeitos se encontram no presídio de Governador Valadares onde permanecerão à disposição da Justiça. Relembrando que a “Operação Sentinela” recebeu essa denominação pelo fato dos suspeitos trabalharem como “vigilantes noturnos, sentinelas” para “garantirem a segurança” dos patrimônios públicos.

4

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


PCMG REALIZA MUTIRÃO DE IDENTIFICAÇÃO EM ITANHOMI A Polícia Civil de Minas Gerais através do Instituto de Identificação realizou no último sábado (07), em Itanhomi, que tem cerca de 12.394 habitantes, está situado há 56 km de Governador Valadares e há 317 km de Belo Horizonte. O mutirão foi uma demanda apresentada pelo Prefeito de Itanhomi ao Chefe do Departamento Dr. Fábio de Sousa Henrique o qual atendeu de prontidão. A ação aconteceu das 08 às 18:30, na Escola Estadual Humberto de Campos, com a finalidade de atender a população carente daquela urbe. Segundo o Investigador e Chefe do Posto de Identificação da UAI de Governador Valadares, José Carlos Moreira, “o mutirão atendeu cerca de 600 pessoas e foram emitidas um total de 400 carteiras de identidade, sendo esses números recorde de atendimento em mutirões que já realizados”.

(Divulgação: PCMG) (Divulgação: PCMG)

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

5


OPERAÇÃO DIVISA SEGURA “TRANSBORDO” 2

PCMG PRENDE SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM ROUBO DE CARGA E APREENDE VEÍCULOS E MERCADORIAS ROUBADAS

6

A

Polícia Civil de Minas Gerais em Governador Valadares por meio da Delegacia Patrimonial realizou na última terçafeira (10) a prisão de A.F.S., 31 anos, conhecido como “Cicatriz, Coice de Mula”, suspeito de integrar uma associação criminosa de roubo de carga e veículos além de adulteração de veículos que atuava em Governador Valadares e região. Por meio de trabalho investigativo realizado a cerca de roubo de cargas e veículos, foi apurado a existência de um galpão localizado no bairro Distrito Industrial nesta urbe no qual estariam alguns veículos roubados. Com base no apurado a Polícia Civil realizou diligência até o local para averiguação da informação, constatando que no interior do referido galpão havia diversas mercadorias espalhadas no chão, quatro veículos sendo 02 semirreboques baús, 01 semirreboque carga secas e 01 caminhão/trator sendo que um dos semirreboques estava sem placa e os outros dois com placas muito novas. Em consulta ao sistema do DETRAN foi verificado que os veículos emplacados estavam com dados divergentes das especificações do veículo original e que se tratava de produto de roubo, existindo junto à base nacional sinalização de impedimento.

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


Diligências investigativas foram realizadas nas imediações do galpão durante as quais testemunhas relataram que geralmente quatro a seis pessoas diferentes frequentam o local, salientando que um homem moreno, de baixa estatura, “forte compleição física”, é quem diariamente chega ao galpão em uma motocicleta ou em um automóvel, abre o local e permanece em seu interior por algumas horas. Ressaltaram que quando o indivíduo chega de automóvel, o mesmo sempre sai com caixas no interior do veículo deixando-as no interior do imóvel. Os investigadores conseguiram identificar o proprietário do imóvel, o qual informou que havia alugado o local pelo valor de 3 mil reais mensais para uma pessoa que se identificou como “Fernando” e que este o teria pagado um montante de 9 mil reais em espécie referente ao adiantamento de três meses de aluguel. O proprietário ao descrever fisicamente “Fernando” apontou as mesmas características informadas pelas testemunhas. O proprietário ressaltou que no momento em que começou a exigir a documentação de seu “inquilino” para a elaboração do contrato o mesmo começou a esquivar, não apresentando a documentação pessoal exigida e tampouco seu endereço, informando apenas que residia no bairro Ilha dos Araújos. Contudo, a Polícia Civil por meio investigativo já tinha informações de que um dos suspeitos de integrar a associação criminosa, seria A.F.S., pessoa já conhecida no meio policial pelos crimes de receptação e adulteração de veículos. O suspeito chegou ao local em uma motocicleta e de posse das chaves do galpão para abri-lo, ao perceber a presença Policial nas imediações tentou evadir, no entanto, foi alcançado, contido e preso pelos investigadores.

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

7


(Divulgação: PCMG)

OPERAÇÃO DIVISA SEGURA “TRANSBORDO” 2

(Divulgação: PCMG)

8

Cicatriz” alegou em um primeiro momento que apenas guardava as “coisas” para um grupo de pessoas de Vitória no Espírito Santo, sem contudo identificá-las. No entanto posteriormente afirmou que o “dono” da mercadoria e dos “caminhões” seria uma pessoa de aparência magra que reside no Espírito Santo e alegou que não tem contato com ele se somente se encontram quando este vem à Valadares. Não obstante em um terceiro momento relatou que trabalha como vigia no galpão e auxilia na limpeza do mesmo, estando trabalhando no local há aproximadamente um mês e que não sabia informar o nome da pessoa que o contratou.

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


As informações prestadas pelo autor segundo a Delegada Dra. Juliana Fiúza não indicam a verdade dos fatos pois foram localizadas testemunhas durante diligências afirmando que o suspeito frequenta o local há seis meses e, durante esse tempo, já presenciaram diversos veículos entrando e saindo do local, além de precisarem os tipos de veículos como: semirreboque “bi-trem”, baús, graneleiros e diversas unidades caminhão/trator de fabricantes diversos. (Divulgação: PCMG)

No local a Polícia Civil encontrou ferramentas e utensílios utilizados na adulteração de sinais de identificação de veículos, tais como: solventes, tintas, fogão para aquecimento de material utilizado na adulteração sendo apreendidos 06 placas de veículo automotor e 2 plaquetas de identificação de fabricante de veículo, sendo essas últimas sinalizadas no sistema do DETRAN veículos furtado/roubado, por meio da numeração de chassi informada, bem como 1 equipamento utilizado para bloqueio de rastreador veicular. O suspeito A.F.S. foi encaminhado ao presídio de Governador Valadares onde permanecerá à disposição da Justiça e os veículos apreendidos foram removidos para o pátio credenciado. EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

9


POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DE SOLENIDADE DE INSTALAÇÃO DO CEJUSC EM TARUMIRIM

N

essa última terça-feira (10), o Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais em Governador Valadares esteve representado pela Delegada de Polícia Dra. Juliana Fiúza na Solenidade de Instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) em Tarumirim. Além da representante da Polícia Civil, marcaram a presença no evento o Presidente do Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais Desembargador Herbert José Almeida Carneiro, o Terceiro Vice-Presidente Desembargador Saulo Versiani Penna, o Corregedor-Geral de Justiça Desembargador André Leite Praça e a Diretora do Fórum da Comarca de Tarumirim Juíza de Direito Sibele Cristina Lopes de Sá Duarte. (Divulgação: PCMG)

10

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


POLÍCIA CIVIL EM GUANHÃES REALIZA LEILÃO DE VEÍCULOS A Polícia Civil de Minas Gerais em Guanhães realizou na manhã desta quinta-feira (12) leilão de 463 veículos na sede da AABB naquela urbe. Os veículos: motocicletas, carros e caminhões, leiloados estavam no pátio credenciado do DETRAN de Guanhães, sendo esses apreendidos por crimes e infrações administrativas. O Leilão foi presidido pelo Delegado Regional em Guanhães, Dr. Endgel Rebouças, tendo como membros Márcio de Paiva Pereira e Walmir Caetano Veloso, auxiliados pela equipe de leiloeiro do DETRAN. Segundo Dr. Endgel, participaram do leilão cerca de 800 pessoas e foram arrematados 456 veículos, conseguindo uma arrecadação total no valor de R$ 693.470,00.

(Divulgação: PCMG)

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

11


POLÍCIA CIVIL EM PERIQUITO APREENDE MOTOCICLETA ADULTERADA

N

esta quinta-feira (12), a Polícia Civil de Minas Gerais em Periquito apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração estando essa na posse de A. F. S., 37 anos.

Durante investigações de crimes contra o Patrimônio no Município de Periquito, o investigador avistou uma motocicleta que transitava frequentemente pelas ruas daquela urbe. Ao consultar a placa do referido veículo junto ao sistema do DETRAN, os dados não conferia com os do veículo original. De posse das informações, foi realizada diligência localizando a motocicleta no centro da cidade os Policiais Civis abordaram o veículo que estava na posse de A.S.F. e solicitaram deste a documentação que informou não ter nenhuma documentação da motocicleta. Questionado sobre a procedência do veículo, o condutor informou que adquiriu a motocicleta, de um individuou que o abordou durante uma das suas idas à Governador Valadares e que pagou a importância de R$ 1.200 sendo informado a ele que a moto não tinha documentação por se tratar de um veículo conhecido popularmente como “pokémon”. Ao vistoriar a motocicleta foi possível verificar que essa apresentava a numeração do chassi e do motor raspados, bem como a placa do veículo estava com o lacre rompido, levantando suspeita de que a motocicleta seja fruto de furto/roubo. A motocicleta foi apreendida e encaminhada para o pátio credenciado e foi aberto inquérito policial para investigação da origem do veículo através do trabalho da perícia criminal que realizará exame metalográfico no qual será possível determinar a origem da motocicleta O suspeito foi encaminhado à presença da Autoridade Policial para prestar esclarecimentos e aguardará o término das investigações em liberdade. (Divulgação: PCMG)

12

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


PÚBLICO / 2018

ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL CARREIRA

Delegado de Polícia

VAGAS

VALOR DA INSCRIÇÃO

ESCOLARIDADE E SALÁRIO INICIAL

76

R$ 212,00

Curso Superior em Direito R$11.475,57

INSCRIÇÕES Sites de Inscrição

www.fumarc.com.br www.acadepol.policiacivil.mg.gov.br

Período de Inscrição

Das 9h do dia 16 de abril de 2018 às 23h do dia 15 de maio de 2018. A Inscrição somente será efetivada após o pagamento do valor da inscrição por DAE (Documento de Arrecadação Estadual), conforme edital. A insubsistência, por qualquer motivo, do pagamento do valor cancelará a inscrição, automaticamente.

Pedido de Isenção

Das 9h do dia 16 de abril de 2018 às 23h do dia 20 de abril de 2018.

INFORMAÇÕES www.fumarc.com.br www.acadepol.policiacivil.mg.gov.br

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

13


IML - GOV. VALADARES

HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS DO ESTÁGIO DE PSICOLOGIA JURÍDICA NO IML TURNO

2ª FEIRA

MANHÃ

Luana e Mayara

TARDE

Michele

3ª FEIRA

Michele

4ª FEIRA

5ª FEIRA

6ª FEIRA

SÁBADO

Heide e Iara

Marcela e Thaís

Thaís

Mayara ou Heide e Iara

Ana Paula e Denifer

*As estagárias estão sob a supervisão da UNIVALE por meio do professor Roberto Jório

14

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


AGENDA POSITIVA

Documentos Emitidos (Março/2018)

1ª DPRC Gov. Valadares

2ª DRPC Guanhães

Total

Carteira de Identidade

4.730

1.137

5.867

Carteiras de Habilitação (CNH)

3.389

197

3.586

305

54

259

2.939

412

3.351

Cidades Atendidas

Índice de Aprovação

Gov. Valadares Itanhomi Mantena Aimorés Guanhâes

39%

Licenciamento de Veículos (CRLV)

Registro de Veículos (CRV)

CIRETRAN Banca de Exame de Prática Veicular

Período

26/02 a 25/03

Total de Aprovados Reprovados Candidatos

2.266

898

1.368

*A atualização da Agenda Positiva ocorrerá após o 5º dia útil do mês

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

15


PERMUTAS

Escrivães

Delegado

Cargos

Lotação Atual

Lotação Pretendida

Virginópolis

Gov. Valadares/ 1ª DRPC

Tarumirim

Gov. Valadares

Peçanha

Gov. Valadares

Santa Maria do Suaçui

Gov. Valadares

Peçanha

Gov. Valadares

Daniel Alves de Almeida

Virginópolis

Gov. Valadares

Diego Covre Nascimento

Santa Maria do Suaçui

Gov. Valadares

Virginópolis

Gov. Valadares

Guido Marques dos Santos Junior

Itanhomi

Gov. Valadares

Jeferson Carlos Pereira Terra

Guanhâes

Gov. Valadares

Santa Maria do Suaçui

Belo Horizonte

Litsa Bárbara Corrêa

Peçanha

Gov. Valadares

Roberta Maria Rodrigues do Nascimento

Peçanha

RMBH/Santana do Riacho/ Conceição do Mato Dentro

Gov. Valadares

Ipatinga

Servidor Allan de Souza Ferreira Mattos

Guilherme Machado Neto Mateus Gonçalves da Silva Gomes Blenda Carla Dias de Assis

Investigadores

Carlos Felipe Moreira Braga

Gabriela Fernandes de Souza Prates

Médico Legista

Júlio César Tadeu Pedrosa

16

Samuel Mendonça Mendes de Souza

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

17


01- Páscoa

01- Dia da Mentira - 1º de Abril

02 - Dia Mundial da Conscientização do Autismo 04 - Dia Nacional do Parkinsoniano

DATAS COMEMORATIVAS

07 - Dia do Jornalista

07 - Dia Mundial da Saúde

07 - Dia do Médico Legista

08 - Dia Mundial do Combate ao Câncer 08 - Dia Nacional do Sistema Braille 13 - Dia do Hino Nacional Brasileiro 14 - Dia Mundial do Café

15 - Dia Nacional da Conservação do Solo 15 - Dia do Desarmamento Infantil 17 - Dia Mundial do Hemofílico 18 - Dia do Amigo 19 - Dia do Índio

19 - Dia do Exército Brasileiro 21 - Tiradentes

21 - Dia da Polícia Civil

21 - Dia da Polícia Militar

21 - Aniversário de Brasília

22 - Descobrimento do Brasil

26 - Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

18

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


ANIVERSARIANTES DO MÊS Luciano Cunha de Lima 02/04 Guilherme Machado Neto 06/04 Higor de Freitas Dias 08/04 Roberto Pires Bretas 09/04 Hermes Alves Ribeiro 10/04 Alvina Martins Pereira 11/04 Felipe Assis Ferreira de Oliveira

12/04

Luiz Carlos Ferreira 14/04 Felipe Rodrigues Santos 15/04 Geraldo Gomes da Silva 16/04 Jéssika Alves Miranda 16/04 Marcio Veloso do Val 16/04 Paulo Sérgio Gualberto de Lima

18/04

Jussara Meirely Martins 19/04 Leonardo Moreira Maia 19/04 Verenna Laurenn Vidal de Assis

19/04

Marcelo de Souza Melo 21/04 Zilda Borges T. Monteiro 21/04 Adair Martins Correa Júnior 22/04 Gabriela Fernandes de Souza Prates

22/04

João Carlos da Fonseca Sabara

24/04

Cléria Rodrigues Costa 25/04 Fabio Guilherme Barreto Sfalcin

25/04

Genildo da Silva Lemes 25/04 Eduardo Alves Fontes 30/04 Ronilson da Neiva Ferreira 30/04

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

19


20

EDIÇÃO 44- 16 de Abril de 2018


LEMBRANÇAS ETERNAS

Dr. Marco Antônio Torres

EDIÇÃO 44 - 16 de Abril de 2018

21


“NA POLÍCIA NÃO HÁ LUGAR PARA OS FRACOS, ACOMODADOS E COVARDES. NELA SÓ DEVERÃO PERMANECER OS FORTES E VALENTES”.

AUTOR DESCONHECIDO

Boletim interno 44 16 de abril externo  

Nessa publicação são apresentadas as ações do 8º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais em Governador Valadares que é composto por 58...

Boletim interno 44 16 de abril externo  

Nessa publicação são apresentadas as ações do 8º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais em Governador Valadares que é composto por 58...

Advertisement