Page 1


No Peretz ganhei o que de mais importante um aluno e um cidadão podem ganhar: a capacidade de refletir e assumir suas reflexões em quaisquer circunstâncias. Educar não é acumular conhecimento. É ter capacidade de pensar e sustentar, com base, suas opiniões. Isso chama-se liberdade. Algo que não se aprende nos livros. Mas nos exemplos.” Gilberto Dimenstein, jornalista, ex-aluno do Peretz

imagens: Shirly Glikas


missão Formar pessoas de valor com base nos princípios judaicos e por meio de ações pedagógicas de excelência, com atenção individualizada, a fim de que se tornem éticas, criativas, inovadoras e capazes de realizar seus projetos de vida, contribuindo para o progresso da sociedade.

visão Ser a escola de preferência para pais, alunos, professores e comunidade. Ser uma escola que identifique e desenvolva os talentos e as habilidades de cada aluno, tornando-os autônomos e responsáveis. Ser uma escola atualizada, conectada ao mundo, com sustentabilidade financeira e com participação ativa das famílias.

valores Compromisso com o conhecimento. Respeito às individualidades.

Identificação com o Estado de Israel.

Valorização da tradição judaica.

Responsabilidade social e comunitária.

Transparência.

Inovação.


“O tempo é mudança, transformação, evolução.”

diferenciais Você deve conhecer alguns colégios que possuem – isoladamente – um dos atributos abaixo:

ensino forte, alinhado aos melhores do Brasil;

instalações e recursos em constante renovação;

proficiência em língua inglesa;

um excelente círculo cultural e social judaico.

I.L. Peretz

O nome da Escola faz homenagem a um grande humanista A obra literária do escritor Itzhok Leibush Peretz (1852, Zamostch, Polônia – 1915, Varsóvia) é exemplo e inspiração. Com os pés assentados sobre a tradição de seu povo, trabalhou pela reforma dos costumes e da sociedade e pelos direitos dos trabalhadores e das mulheres. Essa constante busca por transformações positivas marca igualmente a história do Peretz já a partir de sua fundação, em 9 de setembro de 1951, por iniciativa da ACRELBI, Associação Cultural Brasileira Israelita, entidade sem fins lucrativos, que por sua vez foi criada no mesmo ano da Declaração de Independência do Estado de Israel: 1948. Desde o princípio, a Escola norteou-se por duas características: conservar uma tradição bicultural, brasileira e israelita, e renovar suas práticas de ensino ao compasso dos tempos.

O principal diferencial do Peretz está no fato de reunir essas características em uma só instituição de ensino.

Nesses mais de 60 anos de existência, o Peretz continua despertando nos jovens um espírito crítico, com responsabilidade social e visão comunitária, capacitando-os para enfrentar os desafios de um mundo que se renova e se reinventa a cada instante.


Do livro ao tablet: independente da plataforma, o maior desafio está em preparar jovens que possam assimilar a informação, interpretá-la e produzir novos conteúdos.

O valor da identidade Desenvolvemos jovens de espírito crítico, com responsabilidade social e visão comunitária. Sob a égide privilegiada do Judaísmo, o Peretz, que completou 60 anos de excelência no ensino, prepara seus alunos para os desafios de um mundo em constante transformação.


Desenvolvendo habilidades e competências Nunca em toda a história contamos com tantas informações, possibilidades de comunicação, descobertas e inovações tecnológicas. Para vencer esses desafios, o Peretz sustenta sua prática nos ‘Quatro Pilares da Educação’ (veja ao lado) por meio de professores altamente capacitados que se dedicam ao ensino da leitura, da escrita e dos conceitos científicos, fortalecendo nos alunos o hábito de estudo e o respeito às regras de comportamento com o objetivo de formar cidadãos responsáveis.

Valorizamos as inteligências múltiplas e promovemos talentos

Os 4 Pilares da Educação conhecer

fazer

conviver

O Peretz, com sua sólida tradição no ensino, dá uma atenção diferenciada a cada um de seus alunos no desenvolvimento de habilidades e competências, pois sabemos que esta é a maior missão da Escola. Todos os alunos são dotados de potencialidades e habilidades que precisam ser trabalhadas, desenvolvidas e integradas plenamente, respeitando sempre a particularidade de cada um. Se isso for feito todo dia, passo a passo, utilizando conhecimento e tecnologia, estímulo permanente e métodos inovadores, o resultado é um só: pessoas com autonomia, consciência de cidadania, visão inovadora e capacidade de agir em favor do progresso social, político e econômico.

ser


Educação Judaica A Educação Judaica do Peretz está assentada nos seguintes pontos: •

Permear os Quatro Pilares da Educação, fazendo-se presente na prática educativa da comunidade escolar;

Sionismo: reconhecer o Estado de Israel como centro espiritual e lar nacional do povo judeu, cuja capital é Jerusalém;

Pluralismo: apoiado na Halachá, leis judaicas,

respeitar a diversidade do Judaísmo;

Inclusão: incluir judeus e não-judeus

provenientes das mais diferentes realidades, integrados com a filosofia da Escola;

Cidadania: formar cidadãos éticos que atuem reflexiva e criticamente em um mundo que necessita cada vez mais de justiça;

Interdisciplinaridade:

criar projetos que integrem as disciplinas do currículo escolar.

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio participam do projeto “Educação para a Vida”, em que têm a oportunidade de conhecer as marcas do Holocausto na Europa, assim como a força e o dinamismo do Estado de Israel.


Espaços para o aprendizado O Colégio conta com midiatecas, quadras, salão poliesportivo, piscinas, várias salas de aula com recursos multimídia de última geração, laboratórios, ateliês de arte, dentre outros espaços destinados ao trabalho com os alunos. Uma infraestrutura cuidadosamente projetada para atender às diferentes faixas etárias e permitir a privacidade de cada nível escolar.

O bem-estar dos alunos O Peretz mantém um departamento de nutrição, responsável pelo preparo de refeições nutritivas e saborosas.


O Peretz ofecere os seguintes cursos:

Educação Infantil

Tecnologia Os constantes avanços na área da tecnologia voltada para a educação levam à necessidade de uma permanente capacitação do corpo docente no que se refere aos vários suportes de escrita e mídia atualmente à disposição, como tablets ou smartphones. Essas capacitações levam professores e alunos a terem contato com importantes recursos como documentos compartilhados, realidade aumentada, aplicativos dos mais diversos e várias salas de aula que contam com projetores multimídia e Apple TV.

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Ensino Médio


Educação Infantil | Potencializando as capacidades individuais dos alunos

tempo de

vivenciar... ...descobrir e de se relacionar com o mundo, de incorporar atitudes, criar vínculos e despertar para as inteligências. Tempo de vivenciar um novo ambiente social, de incorporar novas atitudes, despertar para a leitura e escrita e desenvolver operações lógicas no cotidiano da Escola. Envolvidas em um ambiente de afetividade, as crianças desenvolvem pesquisas, que propiciam a descoberta do mundo, escutam e narram histórias, que estimulam a criatividade e a imaginação, brincam com jogos, que promovem o raciocínio lógico, a socialização e a capacidade para o trabalho em equipe e, por fim, têm contato com a arte, que desperta a sensibilidade estética.

Explorar os espaços, ampliar o círculo social: os primeiros anos de ensino apresentam o mundo para os pequenos.

O Peretz estimula a interação entre os alunos para que eles possam criar os primeiros vínculos de amizade.


Educação Fundamental I | Adquirindo gosto pelo estudo

tempo de

aprender... ...a desenvolver a leitura e escrita, calcular, pesquisar e conviver com seus semelhantes, trocando experiências e adquirindo novos ideais.

Tempo de aprender a comunicar-se em diversos contextos, processar informações, criar estratégias para resolver problemas, adquirir autonomia nos estudos e trocar experiências. É especialmente nesta fase que a criança passa a se perceber em relação ao mundo e a ter uma postura mais ativa diante dele. É o momento adequado para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, cálculo, raciocínio lógico e interação com o meio.

As atividades complementares são planejadas para que os alunos possam descobrir e desenvolver suas habilidades.


Ensino Fundamental II | Expandindo a capacidade de aprendizado

tempo de

compreender... ...cada vez mais as disciplinas, aprofundando conhecimentos, assimilando conceitos, interpretando dados e testando hipóteses. Tempo de compreender o mundo de forma ampliada, de assimilar conceitos, interpretar dados e hipóteses e analisar alternativas. O aluno do Fundamental II, com mais professores, mais disciplinas e mais responsabilidades que no ciclo anterior, vivencia um ganho

muito significativo de independência e autonomia – um processo no qual a colaboração dos pais é essencial. Nesta fase, destacam-se também dois momentos inesquecíveis na vida de meninas e meninos: o bat-mitzvá e o bar-mitzvá (maioridade religiosa).

Com o objetivo de proporcionar mais uma oportunidade de estudo aos alunos, o Peretz estruturou o programa Mais Saber, disponível no Fundamental II e Ensino Médio. No Fundamental II, o programa oferece o PED (Programa de Estudo Dirigido), espaço no qual os alunos podem tirar suas dúvidas, revisar conteúdos ou melhor fixar algum tópico específico. O PED mantém aulas nas disciplinas de Português e Matemática.


Ensino Médio | Cidadãos atuantes

tempo de

analisar criticamente... tempo da Escola Judaica marcar seu grande diferencial na capacitação de um aluno que seja crítico, questionador, antenado à tecnologia e às transformações sociais, políticas e econômicas, pronto para se inserir na sociedade maior e fazer a diferença na construção do mundo. No Ensino Médio, o Peretz ratifica um de seus propósitos: a formação de um aluno capaz de apreender um mundo cada vez mais dinâmico e nele se inserir produtivamente. Essa é uma das fases mais importantes na vida do jovem, na qual são tomadas decisões que serão significativas no futuro, como a escolha da carreira. Nesse nível de ensino, o Peretz intensifica o grau de exigência e de preparação para que o aluno conquiste vagas nas melhores universidades do País.

Mais

Para atingir a excelência acadêmica, o Peretz oferece não apenas um conteúdo de altíssimo nível, mas também programas que auxiliam os alunos a consolidar seu aprendizado. Dentre eles, está o PEA (Programa Especial de Aprofundamento). São aulas extracurriculares, duas vezes por semana, às terças e quintas, de Português, Matemática, Física e Química, conduzidas por professores especialistas e com material didático exclusivo. Na 3ª série, o programa ocorre de segunda a quinta e envolve várias disciplinas. O formato é semelhante ao de um cursinho, mas com vantagens: turmas reduzidas e a praticidade de permanecer no próprio colégio. O resultado: nossos alunos saem com uma aprendizagem sólida para a vida inteira e em total condição de concorrer às melhores faculdades do País nos vestibulares mais exigentes. No Ensino Médio, o PED (Programa de Estudo Dirigido) abrange as disciplinas de Português, Matemática, Física e Química.

Orientação Profissional O Peretz organiza encontros regulares com grupos de alunos para orientação profissional e estimula visitas a universidades e empresas. Em paralelo, ocorre todos os anos a Jornada Profissional. Nela, diversas profissões são apresentadas preferencialmente por ex-alunos, focando formação, perspectivas de carreira e mercado de trabalho.


Esportes Levar os alunos a uma percepção do próprio corpo, seus movimentos, suas possibilidades e limites, desenvolvendo atitudes solidárias e de respeito a regras de convívio são os objetivos da prática esportiva no Peretz. Além das aulas de Educação Física regulares e dos cursos de esportes que ocorrem no contra-período, o Peretz participa de vários campeonatos dentro e fora da comunidade judaica.

Aprender além da sala de aula Como o aprendizado não está restrito à sala de aula, o Peretz criou o programa EducAção, que oferece no contra-período diversas atividades culturais, esportivas e tecnológicas, dentre elas dança, teatro, música, xadrez, oficinas de futebol, natação, robótica e programação. É o momento em que os jovens podem descobrir e expressar talentos e habilidades,

o que contribui para que tenham uma melhor percepção de si próprios, elevando sua autoconfiança. As várias atividades oferecidas permitem aos alunos permanecerem na Escola em tempo integral, não sendo necessário às famílias se deslocarem pela cidade para oferecer aos filhos cursos de qualidade.

EducAção: Mais Saber (PEA+PED) + Arte + Esporte PED: Programa de Estudo Dirigido, oferecido para o Fundamental II e Ensino Médio. PEA: Programa Especial de Aprofundamento, oferecido para o Ensino Médio. Arte e Esporte: oferecido para todos os alunos.

Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável Com o objetivo de levar os alunos a refletirem sobre seu papel como cidadãos, o Peretz desenvolve vários projetos que ampliam e fortalecem a prática da tzedaká (justiça social) e a consciência sobre a importância do desenvolvimento sustentável. Dentre os projetos voltados para esses objetivos, temos o de Inclusão Digital, direcionado para jovens residentes no bairro de Heliópolis, o READ - Responsabilidade e Ação Digital, que mobiliza redes sociais a fim de se angariar fundos para auxiliar as mais variadas instituições em suas principais necessidades, e o Educação no Trânsito, voltado para os alunos da Educação Infantil.


Peretz Language Center Seguindo as tendências impostas pela globalização, o Peretz tem investido intensamente no ensino de idiomas estrangeiros, tais como o Inglês e o Espanhol. Mais do que o ensino das funções comunicativas da língua (falar, escrever, ouvir, ler) em situações cotidianas e nos mais variados contextos, os alunos têm oportunidade de conhecer a cultura, os valores e os interesses de outros povos. No caso do Inglês, são oferecidos cursos tanto dentro do currículo regular como no contra-período. Currículo regular Educação Infantil: inicia-se de forma interdisciplinar, por meio de histórias e atividades lúdicas. Fundamental I: a carga horária é ampliada e as turmas são divididas para uma atenção mais individualizada, maior participação e desenvolvimento da oralidade. Fundamental II e Ensino Médio: os alunos participam de cursos tailor made. Em cada uma das séries existem quatro modalidades de conteúdo que se adaptam às necessidades pedagógicas de cada grupo. Contra-período São oferecidos aos alunos cursos de Inglês em vários níveis para aperfeiçoamento linguístico.


Família e Escola Lado a lado, respeitando o papel de cada um e acreditando no esforço conjunto para a formação de um cidadão ético e capaz de transformar a realidade. É assim que o Peretz acolhe as famílias que procuram a Instituição e a ela confiam seu bem maior. A educação é, por si, um ato de fé. No ser humano e nos valores que norteiam nossas ações e atitudes. Sempre abertos ao diálogo com as famílias, estamos convictos de que ao somar valores, experiências e responsabilidades, atendemos há mais de 60 anos a essa desafiadora missão.


Colégio I.L.Peretz Educação Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio

contato@peretz.com.br www.peretz.com.br Unidade I Rua Madre Cabrini, 175 Vila Mariana - S.Paulo - SP Cep 04020-000

Tel. 11 5574-3636

Unidade II Rua Estado de Israel, 200 Vila Mariana - S.Paulo - SP 04022-002

Tel. 11 5576-6059

Manual de Matrícula  

Peretz 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you