365 Histórias De(Vidas)

Page 316

365HISTÓRIASDEVIDA

Nuno Ribeiro “Crianças, jovens e famílias são as “Escolhas Vivas” do projecto” /Como Começou Conheci o Programa Escolhas em 2002 - Escolhas 1º Geração - através do contacto com algumas instituições\ associações com ligações ao trabalho de intervenção social. Nessa altura, fiquei muito entusiasmado com a filosofia do Programa Escolhas tendo em conta os seus princípios em matéria dos Direitos Humanos e a sua “aposta” na cooperação e desenvolvimento sustentável /Projecto que Integra Escolhas Vivas /Comunidade Concelho de Vila Real de Santo António /Funções no Projecto Coordenador do Projecto /Tempo de Colaboração 4 Anos

As crianças, jovens e seus familiares são as “Escolhas Vivas” do projecto, tendo em conta a riqueza dos seus contributos das suas vivências; aprendizagens e partilha durante o desenvolvimento das actividades, onde se destacam o Ambiente, Educação Social, Educação Ambiental, Artes do Flamenco, Artes de Novo Circo, Formação de Informática, outras.Acredito que o desenvolvimento sustentável só será possível através da implementação de boas práticas sócioculturais, educativas e de cidadania que no seu todo, reforcem o aparecimento de estilos de vida saudáveis. O “Escolhas Vivas”, é um projecto muito respeitado na comunidade residente local, regional pelo seu contributo e trabalho no terreno a nível do diálogo intercelular e intervenção comunitária junto das crianças e jovens e seus familiares tendo em conta os resultados no que concerne à diminuição de comportamentos de risco, sucesso e empenhamento escolar e cultural. As nossas vitórias verificam-se em várias vertentes: o respeito pelos “particularismos culturais” das comunidades cigana e imigrante; a recolha de tradições locais e pela área do ambiente; o aumento da motivação e sucesso escolar das crianças e jovens do concelho; o aparecimento de grupos informais: Exemplo do grupo de “Dança Flamencas” formado por crianças das comunidades ciganas e não ciganas que “apostaram” na partilha e diálogo inter-cultural o que contribui para o melhoramento das relações interpessoais e de vizinhança. Nesta comunidade, gostaria de deixar a sustentabilidade do projecto, autonomização dos grupos informais, “novos agentes /intervenientes” de desenvolvimento social. Entre muitas outras histórias , não posso esquecer o momento em que conhecemos o “Paulinho” uma criança cigana que aprendeu a ler espontaneamente aos 3 anos e que nos dizia sonhar com o projecto “Escolhas Vivas” todos os dias e que se sentia muito feliz por participar nas actividades. Ainda hoje é o melhor aluno na escola. Mesmo quando não pode ir, devido a problemas de saúde, mantém uma grande paixão pelo conhecimento... chega a tirar 100% a matemática, literatura portuguesa.

316 | TÉCNICOS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.