Issuu on Google+

E DIÇÃO N.º 5

JANEIRO 2012

ANO NOVO, VIDA NOVA... Muitos de nós, ao engolirmos as doze passas na noite de passagem de ano, definimos a nossa lista de resoluções para o novo ano, fazendo votos para que 2012 não fosse ainda o ano da nossa emigração para Angola ou o Brasil.

Editorial

Assim, dia 3 de Janeiro, de regresso à escola, trouxemos dentro de nós a esperança de que o ano de 2012 nos permita sonhar um pouco, sabendo de antemão que os cortes previstos nos subsídios de férias e de natal serão um forte obstáculo neste ano que se inicia. A esperança de que o Novo Estatuto do Aluno traga uma maior responsabilidade aos pais e, se possível, maior punição, pelo mau comportamentos, aos seus educandos, é outro dos grandes sonhos de qualquer professor que pretenda concretizar a sua missão: ensinar!

O pai de Janeiro

Conferência “Educadora de Infância”

Projeto escolaeletrão

Seminário PROALV

Educar para a ambição

Olimpíadas de Matemática

Peça-Debate “Macacos e Pombos”

Visita de Estudo ao Museu do teatro Romano de Lisboa

Clube de Francês

Rádio D. Dinis

Visita de estudo a Mafra

Concurso nacional de leitura

Congresso Alves Redol

Alunos -Quadro de Excelência

Não adianta negar que, apesar de todos os obstáculos que se colocam à escola no contexto atual, a ESDD se destaca p e l o seu espírito combativo e a vontade de levar os nossos alunos a resultados de sucesso, o q u e está também visível na enorme quantidade de atividades realizadas por todos os grupos da escola! Este número de janeiro comprova-o! Obrigada a todos pela resposta pronta ao pedido da EQUIPA DE COMUNICAÇÃO para o envio de notícias e informações variadas.

ASSIM, CONSEGUIREMOS MANTER A NOSSA NEWSLETTER MENSAL SEMPRE ATUAL!


NOTÍCIAS D. DINIS

P ÁGINA 2

O PAI DO MÊS DE JANEIRO Decorreu no dia 26 de Janeiro de 2012 pelas 10 horas, no Auditório da Escola Secundária de D. Dinis a intervenção do Dr. António Couto,especialista em Apiterapia, que referiu o importante papel das abelhas no fabrico de produtos de grande benefício para o homem, sendo alguns deles utilizados com sucesso no tratamento de certas doenças. A sessão teve a participação das turmas do ensino secundário de ciências e tecnologias e das turmas dos cursos profissionais: técnico auxiliar de desporto e técnico auxiliar de saúde, acompanhados pelos respectivos professores. Ouvidas as explicações e esclarecidas as questões colocadas por alunos e professores, seguiu-se a prova de pólen para todos os interessados. A equipa da acção de melhoria I

U MA

EDUCADORA NA ESCOLA — C ONFERÊNCIA DIA 12 JAN .

No âmbito da disciplina de Expressão Plástica do Curso Profissional de Apoio à Infância, veio à nossa escola, no passado dia 12 de Janeiro a Educadora Leonor Albuquerque, partilhar com os alunos e professores destas turmas, a sua experiência profissional. Contou-nos o seu percurso de estudante até ao momento em que decidiu ser educadora, tendo feito um percurso de estudo, pesquisa e investigação, frisando assim a importância de estudar para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. A educadora partilhou connosco a importância pedagógica das expressões no desenvolvimento pedagógico dos alunos. Partilhou ainda muitas imagens de trabalhos de expressão plástica bem como um pequeno vídeo dos meninos da sua sala a endereçarem um convite aos nossos alunos para visitarem a sua escola e em particular a sua sala, que tem um nome muito engraçado: Galega Encarnada (a escola situa-se na Póvoa da Galega e a as salas dividem-se em cores, logo a sala da Educadora Leonor é a vermelha). Valeu muito a pena ouvir a experiência da Educadora Leonor! Quem sabe vamos conseguir aceitar o seu convite e fazer-lhe uma surpresa até ao final do ano.


E DIÇÃO N.º 4

P ÁGINA 3

PROJETO ESCOLA-ELETRÃO Vamos todos colaborar no projeto Escola-Eletrão e conseguir o máximo de peso de material elétrico e informático para que os nossos alunos consigam ganhar o maior nº de bilhetes para o Rock in Rio . Aproveitemos esta oportunidade para "limpar" as nossas gavetas, por ex. telemóveis que já não funcionam, ou outros aparelhos velhotes que tenhamos lá para casa.

PROALV—SEMINÁRIO NA ESCOLA

E DUCAR PARA A A MBIÇÃO

A Agência Nacional PROALV, entidade responsável E DUCAR PARA A A MBIÇÃO DEVERIA SER pela gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida UM DOS NOSSOS OBJETIVOS . N ESTE SENTIDO , E (PROALV), em colaboração com o Centro de Formação de PARA QUEM PRETENDESSE APROFUNDARO TEMA , Escolas António Sérgio, realizou no dia 24 de Janeiro, às O ISLA C AMPUS L ISBOA ORGANIZOU O EVENTO 18h, no Auditório da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa “C OLLEGE I NDUCTION I”, QUE FOI SUBORDINADO um Seminário de Divulgação, orientado pela Dr.ª Márcia AO TEMA “E DUCAR PARA A A MBIÇÃO ”. Mendes, representante da PROALV, com os seguintes objetivos: E STE EVENTO REALIZOU - SE NO DIA 24 DE 1. Divulgar o Convite Geral à Apresentação de Candida- J ANEIRO DE 2012, DAS 8H30 ÀS 13H00, NO A Uturas para 2012 no âmbito do PROALV, com incidência nos DITÓRIO P ROF . D OUTOR A NTÓNIO A UGUSTO G ONÇALVES R ODRIGUES , EM C ARNIDE . C OM O “C OLLEGE I NDUCTION I”, O ISLA C AMPUS L ISBOA PRETENDE INICIAR UM CICLO DE

Programas: Comenius (Educação Escolar); Grundtvig (Educação de Adultos), Leonardo da Vinci (Educação e Formação Vocacional); Programa Transversal – Visitas de Estudo 2.

Esclarecer eventuais dúvidas sobre os Programas.

EVENTOS QUE VENHAM A CONSTITUIR O PONTO DE ENCONTRO ANUAL DO ENSINO EM P ORTUGAL , NUM ESPAÇO DE REFLEXÃO E DE DEBATE ENTRE DIVERSOS INTERVENIENTES DO PROCESSO EDUCATIVO ACERCA DE TEMAS QUE A TODOS AFECTAM , NO SENTIDO DE PROMOVER UMA MAIS AMPLA PERCEPÇÃO DOS MESMOS .


OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA - 2.ª ELIMINATÓRIA DECORREU DIA 11 JAN. No dia 11 de Janeiro decorreu na nossa escola a segunda Eliminatória das Olimpíadas da Matemática. A nossa escola acolheu alunos da Escola Secundária com 3.º Ciclo D. Luísa de Gusmão e da Escola Secundária António Damásio. Pela Escola D. Dinis participaram os alunos Diogo Alexandre Pereira Lopes do 7.º D e João Pedro da Cruz Melão do 11º C 1. O aluno Miguel Ângelo Matias Teixeira do 9.º C apesar de estar selecionado para a segunda eliminatória não compareceu.

PEÇA-DEBATE “MACACOS E POMBOS” - SOBRE A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR Opiniões de alguns dos alunos do 7º ano que assistiram ao Teatro-Debate “Macacos e Pombos” “A peça de teatro foi muito engraçada e exemplo para todos os alunos que são vítimas de bullying e até mesmo para os que não são.” (Tatiana) “Adorei o teatro porque foi divertido. E quando foram lá participar outros alunos, foi a minha parte favorita” (anónimo)“ “Eu achei o teatro muito divertido e ensinou-me muita coisa acerca da violência ou bullying. A partir de agora vou pensar 2 vezes antes de gozar ou de andar à pancada com outra pessoa.” (Daniela)

Peça - debate "Macacos e Pombos" a que assistiram as 4 turmas do 7º ano no passado dia 17 de janeiro. O tema era a violência em meio escolar. Esta sessão foi promovida pelo IPJ, projeto "cuidate" e representada por atores da "Associação USINA". É também uma atividade do PES.


VISITA DE ESTUDO - MUSEU DO TEATRO ROMANO DE LISBOA Dia 5 de Janeiro, as alunas do 12º A1 e 11º A, acompanhadas pelas professoras Fátima Carvalheira e Isabel Monteiro, visitaram, no âmbito da disciplina de Sociologia, o Museu do Teatro Romano de Lisboa e as ruínas do Teatro, postas a descoberto durante o terramoto de 1755. Segundo os arqueólogos, o Teatro Romano de Lisboa, construído numa encosta com vista para o Tejo, junto à atual Sé , teria capacidade para cinco mil espetadores; este dado mostra -nos a importância da cidade, durante a ocupação romana da Península Ibérica. Quando o Império Romano do Ocidente caiu, as pedras do Teatro foram aproveitadas pelos sucessivos invasores, entre estes os visigodos, para construírem as suas casas e templos. Quando os Árabes chegaram já nada restava, à vista desarmada, do Teatro Romano. Onde hoje está a Sé, construíram uma das mais belas e grandiosas mesquitas do mundo muçulmano da época, que maravilhava quem, ao entrar na barra do Tejo, se deparava com o sol a iluminar as magnificas cúpulas douradas. A não perder a visita ao Museu do Teatro Romano! Tão perto e tão pouco conhecido! As visitas, quando realizadas com marcação, são guiadas e enriquecidas com explicações claras e muito interessantes.

O Clube de Francês veio dinamizar a nossa escola e a aprendizagem desta língua, oferecendo atividades desenvolvidas ao longo deste mês (e que já tinham sido iniciadas em dezembro). Desde os tradicionais postais de Natal criados pelos alunos da turma 7.ºA até ao ateliê de cozinha onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender a fazer as célebres “truffes”, doce de chocolate de origem francesa, passando pela descoberta das canções tradicionais, o clube tem mantido um grande dinamismo e cumprido a sua função de motivador. Os alunos do 8.ºB tiveram a oportunidade de conhecer a obra do realizador francês Michel Ocelot, com a difusão do filme KIRIKOU ET LA SORCIÈRE, enquanto a turma do 8.ºA pode descobrir o trabalho da ilustradora, escritora e realizadora francesa, Marjane Satrapi, com o filme PERSÉPOLIS! Este Clube divulgou ainda uma série de artistas musicais franceses junto das turmas 8.ºB, 9.ºC, 10.º AIS , como é o caso de Camille, Hocus Pocus, Mathieu Chedid. Além das atividades de divulgação da cultura francesa, deu-se início a uma série de jogos didáticos em francês que visam o reforço dos conhecimentos linguísticos dos alunos!

Neste início do ano 2012, os projetos e a motivação não faltam e o Clube de Francês espera despertar, cada vez mais, o interesse dos alunos para a cultura francófona!


TURMAS DO 12º ANO FAZEM VISITA DE ESTUDO A MAFRA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS Como já vem sendo tradição na nossa escola, no passado dia 19 de janeiro, 94 alunos do 12.º ano, acompanhados por oito professores, fizeram uma visita de estudo a Mafra com o objetivo de melhor compreender o contexto da obra Memorial da Convento de José Saramago, parte integrante do seu programa. Assim, para além de uma visita guiada ao Convento, os alunos tiveram também a oportunidade de assistir a uma representação teatral com base numa adaptação do romance de Saramago pela Companhia do Éter. Desta visita, salienta-se a magnífica biblioteca onde Saramago passou longas horas em trabalhos de pesquisa para o seu livro. Damos os parabéns ao bom comportamento dos alunos bem como ao interesse manifestado por todas as atividades.


Quadro de Excelência Escalão

Andreia Lopes 11.ºC1

Tânia Pereira 11.ºM

João Melão 11.º C1

Adriana Monteiro 12.ºC1

Paulo Penetra 11.º C2

João Fernandes 12.ºC1

Sílvia Ferreira 11.ºM

Vanessa Lopes 12.ºH

A rádio D. Dinis está no ar! Tivemos uma agradável conversa com duas meninas da rádio da nossa escola: a Vanessa Lopes e a Carina Aguiar. Foi com muita atitude e grande entusiasmo que nos falaram do seu projeto, coordenado pelo professor Pedro Bonito: a Rádio D. Dinis – AS novas do meu amigo. “Para já, só passa música”, diz-nos a Vanessa. Dão também algumas (ainda poucas) informações de atividades da escola, mas o som “é tão mau, tão mau”, e com todo o ruído à mistura, não é fácil… A música pode ser ouvida nos intervalos, durante a pausa do almoço e ao fim da tarde. A playlist vai desde rock, a música clássica, passando por música africana, metálica, romântica… “Temos atenção a todos os gostos”, dizem-nos. “Todas as noites, antes de nos irmos deitar, pensamos na programação do dia a seguir”. Têm o projeto em embrião. “ Queremos ter um programa de rádio, falar, interagir…”. É um trabalho exigente. Tudo é conseguido com muito esforço e sem grandes condições, mas com muito empenho, entusiasmo e alegria. Uma coisa é certa: desde que a rádio está a funcionar, a sala de convívio está cheia de vida, todos querem estar “ali”. “A rádio está a nascer…”, segundo as palavras da Vanessa e da Carina. E está a nascer muito bem, dizemos nós! As animadoras querem divertir, descontrair, conversar, trocar ideias, partilhar emoções, gerar conteúdo.

Procure a Rádio D. Dinis As novas do meu amigo no facebook e dê a sua sugestão!


E STIMULAR

A PRÁTICA DA LEITURA ... Este ano a nossa escola associa-se ao Concurso Nacional de Leitura promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a DGLB (Direção Geral do Livro e das Bibliotecas) e com a Rede das Bibliotecas Escolares. Estimular a prática da leitura de forma lúdica é o nosso objectivo.

A 1ª fase do Concurso terminou a 13 de janeiro e foi da responsabilidade da escola. Durante o 1º período divulgámos o Concurso e o seu Regulamento. Inscreveram-se 47 alunos dos 7º, 8º e 9º anos que começaram a preparar-se para a 1ª eliminatória. Esta teve lugar a 6 de janeiro, às 12h30, na Biblioteca, e consistiu em provas de aferição de leitura elaboradas por professoras de Língua Portuguesa sobre três obras literárias: O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen - 7º Ano; Histórias da terra e do mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen - 8º Ano; Contos, de Eça de Queirós - 9º Ano. Ficaram em 1º lugar Jessica Pires (7ºA), Ariana Ferreira (8ºC) e Estefânia Almeida (9ºB) que prosseguirão para a 2ª fase - Provas distritais nas Bibliotecas Municipais - que decorrerá até 30 de abril. A 3ª fase - Final nacional – terá lugar em maio. A Equipa de Acção de Melhoria I, com o objectivo de Fazemos votos para que as nossas “leitoras” tenham sucesso na próxima analisar o grau de Envolvimento Parental na Vida Escolar etapa deste desafio!

Envolvimento dos pais na vida da escola

dos Filhos, elaborou um Questionário dirigido aos Pais/ Filomena Silva EE e seleccionou nove turmas para a aplicação dos mesmos. Este Envolvimento é uma das dimensões que influencia positivamente o Empenhamento Escolar do Jovem,

A RTE NA .ESCOLA ...

o seu Bem-Estar Escolar e consequentemente o seu Desempenho Académico.Os dois gráficos apresentados

mostram o número de respostas obtidas a dois dos itens do Questionário.

Esta exposição foi organizada e pensada para favorecer encontros com os pais e encarregados de educação, momentos importantes e únicos na vida escolar dos seus educandos.


Ainda sobre o Projeto Comenius… Entre os dias 27 de Novembro e 7 de Dezembro, nós, alunas do grupo COMENIUS D.Dinis (formado por 11 alunos e 2 professores) realizámos o tão desejado meeting na Turquia e vivemos uma aventura fantástica! Mas não foi só na Escola de Bolu que passámos os dias, trabalhando no nosso Projeto, pelo contrário, pudemos conhecer muitos outros sítios como mesquitas, museus, lagos, aldeias típicas, e visitámos a capital da Turquia, Ankara. Esta viagem ficará para sempre na nossa memória! Querem fazer como nós? Inscrevam-se num projecto Comenius! Carla Neves, Vanessa Lopes, Catarina Anjos

DEPUTADA NA ESCOLA - Plenário com com a deputada do Parlamento Europeu, Marisa Matias A deputada Marisa Matias estará presente na

nossa escola no dia 24 de fevereiro pelas 10h em sessão plenária no Auditório.

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU DA ELETRICIDADE No dia 18 de janeiro, os alunos das turmas A, B, e C do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu da Eletricidade.

SALA DE ESTUDO—NOVAS VALÊNCIAS

Informamos que desde Janeiro a A visita de estudo foi organizada Sala de Estudo (1º andar), passou também a contar com professores das pela professora Eunice Godinho.

disciplinas de Filosofia, História e Geografia, disciplinas sujeitas a exame nacional no ensino secundário. Agradecemos aos Diretores de Turma e professores destas disciplinas, que informem os alunos. Assim, os colegas ao serviço da sala de estudo (1ºandar) passarão a dar apoio, sempre que necessário, aos colegas da sala de estudo (piso zero), nas atividades de substituição, nomeadamente na situação de colegas com atestado médico e/ou a aguardar colocação de novo professor. Nestes casos a turma será encaminhada do pavilhão para a sala de estudo do 1º andar, aliviando assim os colegas que estão diariamente a fazer substituições.


E QUIPA

DE

A IMAGEM DO MÊS

COMUNICAÇÃO R EDAÇÃO / E DIÇÃO : C ARMO M IRANDA M ACHADO

ENVIE AS NOTÍCIAS DO SEU GRUPO, DEPARTAMENTO, DISCIPLINA, CLUBE, ETC. QUE NÓS FAREMOS A SUA DIVULGAÇÃO:

comunicação@esecddinis.pt

COLABORE! ESTA NEWSLETTER ESTÁ ESCRITA AO ABRIGO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO!

CONGRESSO INTERNACIONAL Alves Redol – HORIZONTE REVELADO O C ENTRO DE E STUDOS C OMPARATISTAS DA F ACULDADE DE L ETRAS DA U NIVERSIDADE DE L ISBOA EM COLABORAÇÃO COM O M USEU DO N EO R EALISMO E A A SSOCIAÇÃO P ROMOTORA DO M USEU DO N EO -R EALISMO FORAM OS ORGANIZADORES DESTE C ONGRESSO QUE CONTOU COM A COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE VÁRIAS PERSONALIDADES DE RENOME NOS ESTUDOS LITERÁRIOS

A FRASE DO MÊS… “T ALVEZ (…) O EMBALAR DA ESPERANÇA VALHA MAIS DO QUE O DESESPERO DA REALIDADE DESESPERADA .” A LVES R EDOL , G AIBÉUS


ESDDinis Notícias nº5