Issuu on Google+

MOLUSCOS

BIVALVES Informações para o comércio e o consumo Diretoria de Vigilância Sanitária


Moluscos bivalves (ostras, mariscos, Moluscos vieiras bivalves e (ostras, mariscos, vieiras e berbigões) são animais filtradores berbigões) que são se animais filtradores que se alimentam de algas microscópicas alimentam e material de algas microscópicas e material em suspensão que existem na água em suspensão onde são que existem na água onde são cultivados. Esses animais podem cultivados. concentrar Esses animais podem concentrar contaminantes que estiverem contaminantes presentes na que estiverem presentes na água onde vivem (como por exemplo, água onde toxinas vivem (como por exemplo, toxinas das marés vermelhas). Para garantir das marés a seguvermelhas). Para garantir a segurança e evitar intoxicações e/ou rança toxinfecções e evitar intoxicações e/ou toxinfecções alimentares, é fundamental que alimentares, os produtos é fundamental que os produtos cheguem inspecionados ao comércio. cheguem inspecionados ao comércio. Santa Catarina é o maior produtor SantadeCatarina ostras é o maior produtor de ostras e mexilhões de cultivo do Brasil, e mexilhões responsável de cultivo do Brasil, responsável por mais de 90% da produção por nacional. mais de 90% da produção nacional.

INFORMAÇÕES AOS RESTAURANTES INFORMAÇÕES AOS RESTAURANTES

Recebimento: No recebimento,Recebimento os moluscos deveme es cos devem estar embalados, rotulados inspecionados, inspecionados, garantindo a rastreabilidade;

Temperatura Temperatura: Respeitar indicações do rótulo (ostras v rótulo (ostras vivas geralmente são acondicionadas em te cionadas em temperatura de refrigeração);

Armazename Armazenamento: Lotes recebidos com prazos de valid prazos de validade vencidos, com embalagens rompidas gens rompidas ou com qualquer inconformidade devem midade devem ser imediatamente devolvidos ao fornece dos ao fornecedor;

Conservação: Os moluscos Conservação devem ser conservados na embalagem conservados original do n estabelecimen estabelecimento de processamento, mantidos refrig tidos refrigerados ou conservados rotula segundo rotulagem. Separá-lossegundo de outros produtos, com produtos, como carnes “in natura”.


FIQUE ATENTO

Os estabelecimentos devem utilizar exclusivamente moluscos devem utilizar exclusivamente moluscos inspecionados (SIM, SIE, SIF) E, SIF)

INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR CONSUMIDOR

Alguns cuidados devem ser tomados no er tomados no e se:momento da compra. Observe se:

O local de venda possui boas condições boas•condições o; de higiene e alvará sanitário;

• Osrefriprodutos estão em balcão refribalcão gerado (de acordo com o rótulo); ótulo);

• Os produtos vendidos estão embalados, ão embalados, rotuladosdee com o selo do serviço de do serviço inspeção;

FIQUE ATENTO

caso de moluscos vivos, cosNo vivos, além do validade, a prazo de validade, a embalagem deve possuir a possuir a seguinte frase:

vemEstes animais devem encontrar-se vivos no mos no mo. mento da compra.

Para maiores informações, acesse: www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br ções, acesse: www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br


A vigilância sanitária fiscaliza e monitora os estabelecimentos para garantir a qualidade dos produtos. Através do Programa Nacional de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB), foram estabelecidos requisitos mínimos necessários para a garantia da inocuidade e qualidade dos moluscos bivalves destinados ao consumo humano no Brasil. Para isso, organizou-se a cadeia produtiva e estabeleceu a qualidade do produto final, destinado à comercialização. O alimento deve ser devidamente embalado, rotulado e inspecionado. Fonte: EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Comércio legal de moluscos bivalves. BOLETIM DIDÁTICO Nº 95, ISSN 1414-5219, Jul.2013. Ministério da Pesca e Aquicultura e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa interministerial n° 07 de 08 de maio de 2012.


Folder - Moluscos Bivalves