Page 1

Fisioterapia com Fisioterapeuta

Terapia Ocupacional com Terapeuta Ocupacional

Acupuntura


O que é Acupuntura?

É um procedimento terapêutico de origem oriental, praticado há mais de 4.000 anos na China. Consiste em inserir na pele níssimas agulhas em pontos especí cos, a m de promover uma resposta neuro-imunoendócrino, objetivando prevenção e tratamento das mais de 350 patologias tratadas pela Medicina Tradicional Chinesa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, foi constatado que 147 doenças, estudadas em comparação com o tratamento ocidental, tiveram melhora em média superior a 80% face ao tratamento convencional. A Acupuntura tem indicações clínicas nas alterações bio-psico-ocupacionais no âmbito das atividades humanas.

Quem deve procurar o Fisioterapeuta e ou o Terapeuta Ocupacional que pratica a Acupuntura?

Toda pessoa que sofreu dano à Saúde decorrente de qualquer patologia causadora de alterações sensório-psico-motoras. A atuação destes pro ssionais consiste em um tratamento integral com agulhas ou recursos auxiliares terapêuticos.

O que é Acupuntura em Fisioterapia e em Terapia Ocupacional?

É uma área do saber que faz o diagnóstico das disfunções energéticas e cinético-funcionais de órgãos ou sistemas, oriundas ou não de doenças cardiológicas, dermatológicas, gastrointestinais, neurológicas, respiratórias, reumáticas, traumatoortopédicas, psiquiátricas/emocionais, vasculares, pré e pós-operatórias, em crianças, adultos e idosos. A Acupuntura foi reconhecida pela primeira vez na área de Saúde pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), em 1985, com a Resolução n° 60, e como especialidade da Fisioterapia por meio da Resolução Coffito nº 219/2000. A Resolução Coffito nº 221/2001 dispõe sobre a prática da Acupuntura pelo terapeuta ocupacional, que é reconhecida como especialidade da Terapia Ocupacional pela Resolução Coffito nº 371/2009.

?

Como saber se os pro ssionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional podem praticar Acupuntura?

O sioterapeuta e o terapeuta ocupacional são pro ssionais da Saúde que devem ser graduados em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, respectivamente, em instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, e registrados no Conselho Regional de sua jurisdição, conforme a Lei 6.316/75. A Acupuntura pode ser praticada por esses pro ssionais. No entanto, só podem se intitular especialistas em Acupuntura aqueles que obtiverem o título por meio de prova de especialidade promovida pelo Coffito (Resoluções nº 377 e 378/2010).

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com o Cre to-2: faleconosco@cre to2.org.br Para saber mais, visite o site do Cre to-2: www.cre to2.gov.br

Crefito-2 Explica - Acupuntura  
Crefito-2 Explica - Acupuntura  
Advertisement