JoRnal JoRnal




![]()





Em apoio à campanha Outubro Rosa, os colaboradores do CeAC, Centro de Pesquisas Clínicas e Inova HC, foram convidados a vestir uma peça de roupa na cor rosa para uma foto coletiva especial.
O principal objetivo foi reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.
Nosso muito obrigado a quem participou! O registro ficou lindo e cheio de significado.


Pensando na importância do autocuidado, preparamos uma programação focada na conscientização e prevenção do câncer de mama. Nossas palestras trouxeram informações essenciais eforam conduzidas por grandes especialistas.
Confira os temas abordados:
O impacto do estilo de vida no câncer de mama – Dr. Carlos Alberto Ruiz Mulheres que se cuidam, mudam as estatísticas – Dra. Juliana Affonso Mathiles Programa de Rastreamento do Câncer de Mama: como participar? – Pamela Pereira dos Santos Caso você ainda não tenha assistido, as palestras estão disponíveis no canal da Comunicação noYouTube.
“Informe-se e priorize a sua saúde. A prevenção pode salvar vidas!"





Acesse o Qr Code para assistir a palestra


Ainda em apoio à campanha Outubro Rosa, o IGS (Instituto de Gestão e Saúde) promoveu um momento especial focado na autoestima e no bem-estar das colaboradoras.
Em uma parceria que valorizou nossas profissionais, foram oferecidas sessões de penteados com a equipe do Salão D.O.M., garantindo um toque de cuidado e beleza.

O CeAC também foi contemplado com essa iniciativa! Recebemos a visita das profissionais, que dedicaram tempo e talento para atender e realçar a beleza das nossas mulheres.









Homenageamos a Assistente
Social Silvana Cristina Lombardi
Bianchi por uma trajetória profissional notável: cinco décadas de serviços dedicados à nossa instituição.
Por toda essa dedicação, ela recebeu esta placa que resume nosso sentimento:


“Homenagem a quem, com seu esforço e comprometimento, ao longo dos seus 50 anos de atuação no HCFMUSP, tem escrito uma história repleta de realizações, superações e conquistas.
Receba os nossos mais sinceros agradecimentos pela sua dedicação e profissionalismo!”
Parabéns, Silvana, pela marca histórica e por sua brilhante jornada!

Inovação em Segurança: Treinamento de Brigada em Realidade Virtual chega ao HC!
O Hospital das Clínicas está sempre em busca de novas formas de aprimorar a segurança e o bemestar de todos. E um grande passo foi dado com a implantação do Treinamento de Brigada de Incêndio em Realidade Virtual (RV) uma tecnologia que transforma a forma de aprender, trazendo mais imersão, praticidade e ficiência para nossos colaboradores
Com o uso de óculos de realidade virtual, os participantes vivenciam situações reais de emergência, como princípios de incêndio, evacuação de ambientes e uso correto de extintores, tudo em um ambiente controlado, seguro e interativo

A sensação é de estar realmente no local do evento, tomando decisões rápidas e aplicando os conhecimentos em tempo real sem precisar sair do hospital
Principaisvantagensda RealidadeVirtual:
Treinamento em loco: não há necessidade de deslocamento até um campo de treinamento externo, reduzindo custos e impacto na rotina de trabalho
Segurança total: os colaboradores treinam em um ambiente virtual, sem exposição a calor, fumaça ou riscosfísicos
Aprendizado imersivo: a simulação realista melhora a fixação do conteúdo e o preparo para situações reais
Sustentabilidade e eficiência: dispensa o uso de materiais físicos (como extintores e maquetes), evitando desperdícios.
Flexibilidade: os treinamentos podem ser realizados em pequenos grupos ou individualmente, adaptandose à disponibilidade de cada setor.
Essa iniciativa reforça o compromisso do Hospital das Clínicas com a inovação, a segurança e o desenvolvimento contínuo das equipes.
Com a realidade virtual, o futuro do treinamento em segurança já é uma realidade e está acontecendo aqui, com você!




Sucesso e Integração: SIPATCorporativa 2025 Reforça o Cuidado e a Prevenção no HCFMUSP.
A SIPAT 2025, Semana Interna de Prevenção de Acidentes doTrabalho. Realizada sob o inspirador tema "Quem educa, previne", foi um sucesso de participação e integração, recebendo avaliação extremamente positiva de todos os colaboradores.


Clique aqui e veja mais fotos do evento!




Queremos compartilhar uma conquista de destaque para o CeAC Tivemos um projeto notavelmente mencionado no CONAHP 2025 o maior e mais prestigiado Congresso Nacional de Hospitais Privados do Brasil!
O trabalho intitulado “Gestão Integrada de Afastamentos: Modelo Sustentável para Redução de Custos e Promoção da Saúde Ocupacional” conquistou o 4º lugar na Sessão Pôster 2025
Os autores desse projeto de sucesso são:
Rafael Marques Geraldo
Antonio dos Santos Barboza
Fernando Liebhart Maia
Francisca Adriana da Silva Costa
Participaram do CONAHP:
Aline Vargas Virgilio
Antonio dos Santos Barboza
Carmosinia de Brito Pereira
Carolina Zancani Rebuzzi
Daniela Aquemi Higa
Edna Oliveira de Almeida
Livia de Oliveira Lemis
Lucimar Cavalcanti

Mariceli Cristina Turati
Margarida Luiza Lopes
Pamela Pereira dos Santos
Rafael Marques Geraldo
Raul Carlos Gomes Ribeiro
Ricardo Borges
Stefany da Silva
Vera Lucia Marques Papolo Costa
Essa aprovação consolida o CeAC como referência em práticas inspiradoras e soluções transformadoras na saúde ocupacional, reforçando nosso compromisso com excelência e impacto no HCFMUSP e sociedade.


Acesse o Qr code para visualizar as fotos do evento






*As pessoas que realizam pausas são mais ativas.
*As pausas são excelentes momentos para se alongar, alternar posturas, corrigir posturas viciosas, além de se hidratar e se alimentar.




Há caminhos que nascem do acaso, mas que se transformam em vocação. Foi assim com Luana, cuja jornada reflete coragem, aprendizado e amor genuíno pelo cuidar. Natural de Santo André e moradora de Ribeirão Pires, ela se considera uma pessoa curiosa e quase seguiu Engenharia Química, por afinidade com números e fórmulas, até que a vida a conduziu, de forma inesperada, para a Enfermagem. A princípio, o sangue e os procedimentos clínicos despertavam medo, mas, ao longo das aulas e dos estágios na universidade, esse receio deu lugar a um sentimento profundo de realização.
Formada pela UNIFESP, Luana aprendeu a enxergar na Enfermagem algo que vai além do cuidado técnico: um exercício constante de empatia, escuta e responsabilidade.
Durante a graduação, mergulhou em diferentes áreas da saúde da mulher à pediatria até se encontrar na nefrologia, onde desenvolveu pesquisas e estágios em grandes hospitais, impulsionada pela confiança e apoio de uma professora que acreditou em seu potencial.
O destino, mais uma vez, traçou seu caminho para o Hospital das Clínicas (HC), onde chegou em 2022. No CeAC, encontrou o espaço ideal para unir técnica e sensibilidade. “Aqui, eu me descobri de verdade. O CeAC tem essa essência de acolhimento e cuidado integral, algo que eu acredito profundamente”, conta Luana. Hoje, ela se divide entre os desafios da gestão de processos e o cuidado direto com os colaboradores, buscando sempre equilíbrio entre o olhar técnico e o humano. Sua atuação na farmácia do serviço, na construção de fluxos e protocolos, mostra a profissional que cresceu e se reinventou, sem perder a essência do cuidado. Luana segue estudando e se aprimorando. Concluiu o MBA em Gestão em Saúde e planeja uma nova especialização em Saúde da Família, área pela qual se identifica por aproximar o cuidado da realidade das pessoas. Com seu jeito simples, determinação e vontade constante de aprender, Luana inspira colegas e mostra que a Enfermagem é, acima de tudo, uma profissão de propósito. No HC, ela representa o espírito de quem transforma desafios em aprendizado e rotina em cuidado com dedicação, coragem e um sorriso sempre pronto a acolher.
À todos que contribuíram para a 45° edição do Jornal CeAC, especialmente:
Daniela Pereira Valentim
Emanuele dos Santos Silva
João Paulo de Souza Camilo
Luana Meireles Borges
Rita Mara da Cruz Monteiro

Mande sua sugestão para o email: comunicacao.ceac@hc.fm.usp.br
Com o título: PROPOSTA PARA O JORNAL
Equipe do Jornal CeAC:
Adriana Rodrigues (editora, redatora e revisora)
Emily Pires Ferreira (editora)
Fernando Liebhart Maia (revisor)
Maria Rita dos Santos Pereira (editora)
Raul Carlos Gomes Ribeiro (editor e redator).