Page 1

Nº1 | 24 de março de 2014 Associação Empresarial de Amarante | Rua Dr. Miguel Pinto Martins, nº 90 | 4600 - 090 Amarante | Tel.: 255 410 240 | Fax.: 255 410 249 www.aeamarante.pt | www.facebook.com/AEAmarante | comunicacao@aeamarante.pt

Empossados órgãos sociais para o triénio 2014/2016

Mensagem do Presidente: A newsletter Vida Empresarial de Amarante permite manter uma comunicação constante e regular com todos os associados da AEA. Como todos se recordam, o VIDA EMPRESARIAL já teve a sua edição em papel, com periodicidade mensal, mas como os custos associados à sua edição e publicação são cada vez mais difíceis de suportar, é opção da direção da AEA a newsletter, e trimestralmente termos uma edição em papel. Também todos temos consciência que hoje a comunicação através da internet, apesar de ter menos custos, é mais rápida, permite chegar a mais pessoas e, por isso, é mais eficaz. Neste contexto, vamos também solicitar apoio aos nossos associados, para divulgarem as suas empresas e as suas atividades, permitindo desta forma, tornar o VIDA EMPRESARIAL, mais útil e mais dinâmico, mas também mais sustentável.

Pág. 2

Aprovada candidatura da AEA ao projeto comércio investe

Queremos, por tudo isto, que esta newsletter e a edição em papel, sejam o reflexo da nossa atividade económica, e por isso será um espaço de todos e para todos os empresários de Amarante, e que realmente informe sobre a nossa VIDA EMPRESARIAL de Amarante. O Presidente da Direção Luís Miguel Ribeiro

Pág. 2

Divulgadas em Amarante Medidas de Estágios Emprego e Estímulo 2013

AEA apoia comércio com realização de mais uma edição do Stock Off

Pág. 4

Pág. 3

Egg Parade 2014

Conheça as nossas ofertas de formação Pág. 4

Pág. 5


EMPOSSADOS ÓRGÃOS SOCIAIS PARA O TRIÉNIO 2014/2016

Pág. 2

A cerimónia de apresentação dos novos órgãos sociais decorreu durante um jantar realizado na Quinta de Palmazões, no dia 24 de janeiro, na qual estiveram presentes cerca de uma centena de pesMesa da Assembleia Presidente: José Mendes—Momel | Vice-presidente: Élio Maia—Fundição do Alto da Lixa | Secretário: Ricardo Teixeira—A Mobiladora de Padronelo | Secretário: Joaquim Castro—Joriscastro Direção Presidente: Luís Miguel Ribeiro | Vice-Presidente: José Peixoto—Peixoto & Peixoto | Vice-Presidente: Filipe Soares—Padaria e Pastelaria Pardal | Diretora: Paula Freitas—Nunes de Freitas Ópticas | Diretor: Pedro Cerqueira—CSP | Diretor: Hugo Varejão—Pormenor Original | Diretor: Serafim Sousa—Ourivesaria Sousa Conselho Fiscal Presidente: António Soares Ribeiro—A. Soares Ribeiro | Vice-Presidente: Pedro Catão—Albino & Santos | Secretário: José Teixeira—Zetei | Secretário: Hélder Brites—Sobrites

APROVADA CANDIDATURA DA AEA AO PROJETO COMÉRCIO INVESTE Projeto permitirá investimento de mais de meio milhão de euros no Comércio de Proximidade de Amarante. A Associação Empresarial de Amarante apresentou no ano de 2013 uma candidatura conjunta ao “Comércio Investe”, que visa proporcionar a um conjunto de empresas do centro histórico de Amarante a revitalização do espaço comercial com o intuito de se tornarem mais atrativas e competitivas no mercado. A candidatura, promovida pela AEA, que foi aprovada no dia 12 de março de 2014, abrange 20 espaços comerciais e permitirá o investimento, no valor global, de mais de meio milhão de euros (667.955,48€). A AEA, com o apoio do projeto “comércio investe”, vai promover ações comuns que se vão concentrar na criação de imagem única, com marca registada, criação de um roteiro digital para divulgação da oferta comercial e de serviços do centro urbano com consequente ligação ao website e redes sociais a constituir no âmbito do projeto, criação de um website de divulgação da oferta comercial e de serviços do centro urbano, disponibilizando entre outros serviços, o acesso a catálogos virtuais das lojas aderentes, contratação de serviços de social media marketing, contratação de criativos para a criação de um spot publicitário para os espaços aderentes, criação de sistemas de fidelização comuns para as empresas aderentes - cartão de cliente, criação de sistemas comuns de monitorização e de segurança na web; criação de um serviço de entretenimento para crianças, criação do livro do elogio do Comércio Tradicional de Amarante, e ainda a criação do Dia do Comércio Tradicional de Amarante. O presidente da direção da AEA, Luís Miguel Ribeiro, manifestou a sua “satisfação pela aprovação deste projeto”, reconheceu “o trabalho da equipa técnica da AEA e dos comerciantes que acreditaram e se empenharam para que Amarante possa ter um comércio mais moderno, com uma identidade forte, que funcione mais unido na sua oferta, e que dessa forma os nossos empresários do comércio possam ter mais sucesso.” E acrescentou que “apesar das dificuldades, acredito no trabalho em equipa como a melhor forma de combatermos esta crise e criarmos condições de sucesso para o comércio de proximidade de Amarante. Quero também desde já destacar a disponibilidade e empenho da Câmara Municipal de Amarante, na pessoa do seu Presidente, José Luís Gaspar, e a importância do seu contributo para a execução do projeto. A todos muito obrigado. O desafio é grande, mas acredito que juntos vamos conseguir. Este é o papel da Associação Empresarial de Amarante, é para isto que existimos, e é por tudo isto que vale a pena continuar a trabalhar."


Pág. 3

DIVULGADAS EM AMARANTE MEDIDAS DE ESTÁGIOS EMPREGO E ESTÍMULO 2013 O Auditório do Instituto Empresarial do Tâmega acolheu no dia 6 de março uma sessão de divulgação sobre Estágios Emprego e Estímulo 2013, numa ação do Centro de Emprego do Alto Tâmega (Serviço de Emprego de Amarante) com o apoio da Associação Empresarial de Amarante e do Instituto Empresarial do Tâmega. Esta sessão destinou-se aos empresários associados da AEA e/ ou do IET e contou com a presença de mais de meia centena de pessoas. Como oradores subiram ao palco Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Amarante, e José Reis e Aurora Carvalho do Centro de Emprego do Alto Tâmega, com o intuito de elucidar os empresários do concelho sobre as medidas em questão. O presidente da Associação Empresarial de Amarante, Luís Miguel Ribeiro, tomou primeiro a palavra para agradecer a participação de todos os presentes. Salientou que estas sessões de divulgação são de uma grande importância para Amarante, para as empresas e para os empresários, e referiu os recentes índices de desemprego e quais os escalões que mais são afetados. Passando ao assunto que remetia para o tema da sessão, José Reis começou a sua apresentação sobre a medida Estágios Emprego considerada, nas suas palavras, como “uma das melhores medidas ativas que temos”. Esta medida abrange candidatos desempregados ou com contrato suspenso e devem ajustar-se ao perfil de competência do cargo. Os estagiários têm, com a medida apresentada, direito a bolsa de estágio, subsídio de alimentação, seguro de acidentes no trabalho, subsídio de transporte (caso a pessoa possua uma deficiência ou incapacidade) e o estágio pode ser comparticipado em 80% ou mesmo 100 %. Após o período para colocação de questões foi a vez de Aurora Carvalho falar sobre a medida Estímulo 2013. Esta medida tem como destinatários os desempregados inscritos no centro de emprego, tem uma duração de 6 meses com contrato a termo ou 18 meses sem contrato a termo, e é financiada até 60% pelo centro de emprego.


Pág. 4

AEA APOIA O COMÉRCIO COM REALIZAÇÃO DE MAIS UMA EDIÇÃO DO STOCK OFF Decorreu nos dias 14, 15 e 16 de março mais uma edição da feira de Stock Off nas instalações do Pavilhão Desportivo Municipal de Amarante. Esta feira realiza-se consecutivamente há sete anos, através de uma iniciativa da Associação Empresarial de Amarante, para a qual tem contado com o apoio do Município de Amarante. A inauguração do certame foi feita na sexta-feira, pelas 19h, com a presença dos membros da direção da AEA, do presidente do Município, José Luís Gaspar, e da Vereadora dos pelouros de Ação Social e Programas, Educação, Saúde e Defesa do Consumidor, Lucinda Fonseca. O momento de convívio inaugural deu lugar à abertura oficial de portas pelas 20h. A AEA tem organizado esta feira com o principal intuito de ajudar os seus associados a escoar produtos que vão mantendo armazenados após o fim das estações. Nota-se que continua a haver procura por este tipo de iniciativas por parte do comércio, setor onde a quebra do volume de vendas tem sido acentuada. Esta é uma oportunidade não só para comerciantes mas também para os visitantes, onde puderam adquirir uma diversidade de produtos de qualidade a preços muito mais acessíveis. Em termos de visitantes, os números ultrapassaram os seis mil visitantes, no entanto, notou-se o efeito da crise nas compras efetuadas, que ficaram muito aquém das expectativas. Nesta edição marcaram presença 21 estabelecimentos comerciais, nas áreas de vestuário de homem, senhora e criança, calçado, acessórios como carteiras e bijuteria, mobiliário, decoração, artigos desportivos e têxteis lar.

EGG PARADE | EXPOSIÇÃO DE OVOS DE PÁSCOA 2014 A AEA vai levar a cabo mais uma edição da atividade de Páscoa Egg Parade. Esta é uma iniciativa que pretende envolver comércio de proximidade e escolas do concelho de Amarante, desde jardins de infância a escolas primárias, públicos ou privados. As escolas são convidadas a decorar ovos de Páscoa que serão expostos em vários pontos da cidade, desde o Largo Conselheiro António Cândido a Santa Luzia, e estendendo-se ao Largo do Campo da Feira. A atividade pretende trazer mais visitantes ao centro da cidade durante as férias da Páscoa e, por sua vez, dinamizar o comércio de proximidade. Além da exposição, os ovos feitos pelos alunos das escolas serão alvo de um concurso, através de votação na página do facebook da AEA. Os três ovos com maior número de “gosto” serão meritoriamente distinguidos. Todos os ovos serão decorados obedecendo ao tema “Amarante e os seus rios”.


Pág. 5

FORMAÇÃO NÃO FINANCIADA 2014

Requisitos de Acesso: População em geral, ativa empregada ou inativa, com qualificações ao nível básico, interessada em aprofundar competências nas áreas e cursos disponíveis Benefícios: Certificado de Habilitações Número mínimo de candidatos por turma: 20 formandos Local da formação: Centro Pastoral de Amarante * S. Lázaro * Tel.: 255 102 760 * 932448791

Newsletter AEA número 1  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you