Issuu on Google+


CONTA AÍ PROFESSOR

Afinal estamos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pública, gratuita e de qualidade!

D

ar as boas vindas aos que ingressam na Universidade é acolher pessoas num ambiente que se move em processo contínuo de construção e reconstrução do conhecimento. Mas afinal qual é a principal peculiaridade desta casa do conhecimento a que chamamos de Universidade? De pronto diríamos que é trabalhar articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, formando pessoas muito bem qualificadas nas mais diferentes áreas e capazes de dar continuidade à sua formação por toda a vida. Ensinar pesquisando, pesquisando para ensinar, conhecer e educar, produzir ciência e tecnologia, solucionar e identificar velhos e novos problemas, desenvolver idéias e promover a cultura, trocar saberes na comunidade científica nacional e internacional e com os diferentes segmentos da sociedade. Uma dinâmica de interações que constrói aquilo que identificamos como qualidade. No livro “Educação para a democracia”, ao analisar o papel da Universidade, o grande educador brasileiro, Anísio Teixeira nos diz:

“ ...Há toda uma iniciação a se fazer. E essa iniciação, como todas as iniciações, se faz numa atmosfera que cultive, sobretudo a imaginação... Cultivar a imaginação é cultivar a capacidade de dar sentido e significado às coisas. A vida humana não é o transcorrer monótono de sua rotina cotidiana; a vida humana é sobretudo a sublime inquietação de conhecer e de realizar. É essa inquietação de compreender e de aplicar que afinal encontrou a sua casa. A casa onde se acolhe toda a nossa sede de saber é a Universidade. “ Nesta centenária instituição, a UFRRJ, temos buscado, com muita imaginação, aliar os fazeres universitários a um profundo compromisso com a construção de um país justo, democrático e capaz de se desenvolver porque permite o desenvolvimento de todos que aqui vivem e constroem a riqueza da nação. Ao entrar aqui você está convidado a participar deste empolgante processo de formação intelectual, de oportunidades e novas experiências, de novos laços de amizades e de construção de cidadania. Bem vindos(as) a esta casa! Profª Nidia Majerowicz Pró-reitora de Graduação Profª do Instituto de Biologia Departamento de Ciências Fisiológicas

02 02

Expediente: Pró-reitora de Graduação: Nidia Majerowicz / Diretor do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral (DAARG) Leonardo de Gil Torres / Vice-Diretora (DAARG): Marta Maria Figueiredo / Diretora da Divisão de Registros Acadêmicos: Zaida M. P. S. de Souza / Diretora da Divisão de Matrícula: Anazir Correa / Jornalista: Taise Galdino / Estagiários: Ramon César, Samara Costa e Carolina Vaz Projeto Gráfico: Robson Barbosa / Diagramação: Taise Galdino, Samara Costa e Ramon Cesar / Colaboração: Katja Augusto - jornalista, Kleber Costa, Daniela Viana, Simone Selles, Tarcila Viana, Iago Duque, Flávio Jorge, Jéssica Peixoto e Victor Viana. Capa: Taise Galdino/ Impressão: Imprensa Universitária. Rodovia BR 465, Km 7, antiga Rodovia Rio São Paulo Sala 92 do Pavilhão Central da UFRRJ. Seropédica/RJ - 23890-000 Telefones para contato: 21 2682-1112 / 21 2681-4699 Telefax: 21 2682-2810 E-mail: comunicacao.prograd@gmail.com / Twitter: @prograd_UFRRJ / Facebook:Pró-reitoria de Graduação UFRRJ/ Blog: www.blogdagraduacao.blogspot.com


FALA AÍ ALUNO

Aluno da modalidade a distância retrata os desafios de quem encerra e de quem inicia um semestre letivo

T

enho uma ligeira certeza de que a maioria dos estudantes, a cada final de período letivo em seu curso, fica com uma sensação semelhante com a qual eu sinto: alívio. O que não quer dizer, que acho que estes tenham uma sensação de descaso ou porque logo querem ficar longe de suas salas de aula, mas, assim como eu, pela sensação de mais um “dever cumprido”: terminar um período com o melhor desempenho possível e se aproximar cada vez mais do principal objetivo – a formação acadêmica. Diante de um cronograma bastante ‘apertado’ devido ao curto espaço de tempo e de uma carga horária disciplinar bastante exigida, juntos com outros fatores que incrementam uma dificuldade ainda maior para cada estudante, é preciso recarregar as energias a cada início de período para continuarmos com a sequência vitoriosa. Aos ingressantes, que comumente são denominados de ‘calouros’, ainda é mais tocante esta ideia de que não devem desistir nas primeiras dificuldades que encontrarem no decorrer do curso, pois a partir destes momentos que lhes serão atribuídas responsabilidades diante de si mesmos: o que eu busco alcançar e o que quero realizar na minha vida universitária. Na minha história acadêmica em que venho construindo, desde que ingressei no meu primeiro ano, do meu primeiro curso superior, sonho e venho buscando com o que para muitos, de fato, já se tornou realidade. E o meu estímulo oriunda do rico valor que atribuo pela oportunidade; a satisfação que venho consumindo pela instituição e da crença que sou importante para ela. Estudar na Rural, apesar de ser “à Distância”, ainda me surpreende. Não é pela modalidade de ensino, à qual sou a favor e vou procurar defendê-la sempre que for debatida e necessária para seu desenvolvimento e aprimoramento, mas pela possibilidade que tenho de me formar em uma universidade pública, de qualidade e histórica. E é desta história que pretendo fazer parte. Aos colegas e alunos Ruralinos, meus votos de perseverança e sucesso para cumprimento de suas metas. E em mais um período novo: bons estudos para todos!

www.facebook.com/ proreitoriadegraduação.ufrrj

03

@prograd_UFRRJ


POR DENTRO DA RURAL

04

D

Chegar a uma Universidade centenária é sempre um desafio, especialmente para os calouros

epois de anos de Ensino Fundamental e Médio, você calouro, finalmente, passou para a universidade! Você está na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que já tem 101 anos de tradição e só tem ampliado seus horizontes, passando de uma universidade reconhecida pelos cursos de agrárias ao reconhecimento pela qualidade de ensino de cursos de todas as áreas! Com sede em Seropédica, o segundo maior campus da América Latina, a UFRRJ também conta com os campi de Nova Iguaçu, Três Rios e Campos de Goytacases. Os quatro campi somam mais de 13 mil estudantes, de 55 cursos presenciais, dois cursos à distância e dois cursos com turmas (Licênciatura em Educação do Campo e Segunda Licenciatura em Filosofia). Atualmente, dispõe de aproximadamente 1030 professores efetivos, sendo 99% com nível de mestrado ou doutorado que atuam em diferentes áreas do conhecimento, cursos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.

Biblioteca Biblioteca Central Central

Os alunos podem utilizar a Biblioteca Central da UFRRJ de 2ª a 6ª feira das 8h às 22h. Para pegar uma obra emprestada, é necessário usar a carteirinha da biblioteca. Para a confecção da carteirinha, o aluno deve preencher um formulário disponível no local, anexar uma foto 3x4 e apresentar comprovante de residência de origem. O estudante pode pegar até dois materiais por vez, e devolver em até sete dias e até às 21h. Qualquer estudante pode utilizar a biblioteca, sem carteirinha, somente para consulta de materiais e como ambiente de estudo. Para mais informações sobre a Biblioteca Central e consultar os volumes disponíveis, basta acessar o site www.biblioteca.ufrrj.br

Posto Posto de de Saúde Saúde

Localizado atrás do Hotel, o posto de saúde da UFRRJ funciona todos os dias, 24h por dia, e atende a alunos, funcionários e, esporadicamente, famílias de funcionários da UFRRJ. Conta com enfermeiros e médicos especializados. Consultas e casos de especialidades somente são atendidos até as 12h. Até as 17h, o posto de saúde atende emergências e casos de ambulatório, realizando a liberação de atestado de saúde, consultas, vacinas, distribuição de preservativos e outros. A partir das 17h, somente emergências, como dores, cortes e ferimentos de acidentes. Em casos mais graves, são realizados os primeiros socorros e depois o paciente é encaminhado a um hospital. Para ter uma consulta de rotina, o paciente deve comparecer no Posto de Saúde, de manhã, preencher uma ficha e esperar para ser atendido.


Restaurante Restaurante Universitário Universitário O Restaurante Universitário, mais conhecido como Bandejão, é o restaurante “oficial” dos ruralinos. O Restaurante Universitário pode ser utilizado mediante apresentação da carteira de estudante e do tíquete refeição, ou documento de bolsista, para os que têm bolsa alimentação. Os que não possuírem a carteira estudantil devem apresentar grade de horários impressa e identidade. Os tíquetes podem ser adquiridos na sala 35 do P1, das 08h às 15h. A cartela de refeições, para almoço e jantar, com 9 tíquetes, custa R$ 13,05.

Horários de funcionamento: Segunda a quinta

Sexta-feira

Finais de Semana /Feriados

Café

06h30 às 08h

06h30 às 08h

07h às 08h

Almoço

10h40 às 13h15

10h40 às 13h

11h às 12h

Janta

17h às 19h15

17h às 19h

Atlética Atlética Central Central

05

A Atlética Central da Universidade Rural (ACUR) é responsável pela formação de seleções esportivas na universidade, organização de competições e outros eventos ligados ao esporte. Para se tornar sócio, o aluno ou funcionário deve comparecer à ACUR, próxima à sala de estudos, apresentando carteirinha estudantil ou grade de horários e realizar exame médico para confecção da carteirinha da Atlética. A carteirinha dá direito a empréstimo de material esportivo (redes, bolas, raquetes) disponíveis nas quadras e ginásio e também uso da piscina sem necessidade de apresentar novo atestado médico a cada uso. O valor da carteirinha é de cinco reais e a renovação, que deve ser feita de 6 em 6 meses, 3 reais. A Atlética está aberta de 2ª a 6ª, das 12h às 13h. Para se informar quanto às datas das seletivas para novos esportistas e horários de treinamento das seleções, compareça na Atlética ou envie um e-mail para atleticacentral@gmail.com.


INsTITUTO TRÊS RIOS

06

O

Em prédio entregue recentemente o Instituto se estrutura para recepcionar os calouros

Instituto Três Rios, existente desde 2009, já funcionou como turmas fora de sede do ICHS a partir de 2008. Em maio de 2011, após três anos, finalmente foi possível se mudar para novos prédios, em um campus próprio. Parte dos alunos e funcionários foi transferida em maio, e os demais em agosto, no início do segundo período letivo. Lá, funcionam os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental. No segundo semestre, o prédio já contava com biblioteca, três laboratórios de informática e duas salas multimídia. São 20 salas de aulas, com capacidade para abrigar 900 alunos. Os cursos de Economia e Direito foram positivamente avaliados pelo MEC. Em agosto de 2011, o curso de Ciências Econômicas recebeu a vista de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores analisaram estrutura física, corpo docente, biblioteca e conversaram com os alunos e professores. O curso, então, recebeu nota quatro, sendo que o teto das avaliações do MEC é a nota cinco. No mês seguinte, outro curso obteve reconhecimento semelhante: Administração. Avaliada pelo Guia do Estudante através de um questionário referente ao perfil do curso, estratégias, projeto pedagógico, vantagens competitivas, instalações, acervo bibliográfico, titularidade dos docentes que compõem o curso e

outros pontos, Administração recebeu três estrelas. Assim como a avaliação do MEC, a do Guia do Estudante possibilita nota máxima de cinco estrelas, e é uma qualificação importante, pois serve como referência a vestibulandos do país inteiro. “Em virtude do campus ter sido inaugurado recentemente, tem seis meses de funcionamento, por alguns dispositivos que devem ser oferecidos aos alunos, como o exemplo da sala de informática e o auditório ainda estão em fase de conclusão, mas a biblioteca está concluída em pleno funcionamento”, destaca o Para se interar da provice-diretor do gramação do curso de Instituto, José Administração do InsAngelo Ribeiro tituto Três Rios nos priMoreira, que meiros dias de aula, solicita ainda a você pode acessar o compreensão site: http://r1.ufrrj. dos alunos. br/graduacao/ca-

louros_2012/cursos/ Tres%20Rios/PDF/administracao.pdf

•Biblioteca Horário de Funcionamento: das 9h às 22h. Para o uso é necessário fazer o cartão da Biblioteca na coordenação.


INsTITUTO

O

MULTIDISCIPLINAR

Instituto em Nova Iguaçu conta com 11 cursos de graduação e prédio com laboratórios

Instituto Multidisciplinar (IM), localizado em Nova Iguaçu (RJ), foi criado em 2005, na primeira etapa do Programa de Expansão do Governo Federal. A primeira aula inaugural do IM foi realizada em 17 de abril de 2006 e recepcionou os primeiros 250 estudantes matriculados nos seis primeiros cursos de graduação. Neste campus, a UFRRJ oferece 745 vagas anuais para estudantes em 11 cursos de graduação presenciais, um à distância, três cursos de especialização, contribui para o funcionamento de dois mestrados e possui inúmeros projetos de pesquisa e extensão, contando com 203 professores e 85 técnico-administrativos. Inicialmente, o IM funcionou na Escola Municipal Monteiro Lobato, apenas no período noturno, enquanto ocorria a licitação e se iniciavam as obras do novo campus. Com o crescimento do número de alunos e turmas, um novo prédio foi alugado, em 2008, e outro em 2009. O IM ocupou seu campus definitivo em abril de 2010, localizado em uma área de 44 mil metros quadrados na Avenida Governador Roberto Silveira, ao lado do antigo Aero-Clube do município.

O campus tem laboratórios de informática, abertos das 9h às 21h, destinados ao uso dos estudantes, bem como a rede wireless. A biblioteca conta com um acervo de mais de seis mil livros e fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.

Cursos do IM Administração Ciências Econômicas Ciência da Computação Direito Geografia História Letras-Português/Literaturas Letras-Português/Espanhol/Lit. Matemática Pedagogia Turismo

Cultura na UFRRJ Apresentações teatrais Nova Iguaçu e Seropédica 29/03/2012 - “O Juiz de Paz na Roça”, de Martins Pena, com a Cia Fios Teatrais 10:00 - Nova Iguaçu IM, Auditório 16:00 - Seropédica Auditório Gustavo Dutra 29/03/2012 - “O Caixeiro da Taverna”, de Martins Pena, com a Cia Latex 14:00 - Nova Iguaçu IM, Auditório 19:30- Seropédica Auditório Gustavo Dutra 30/03/2012 - “O Noviço”, de Martins Pena, com a Cia Teatral de Irajá, CTI 10:00 - Nova Iguaçu IM, Auditório 16:00 - Seropédica Auditório Gustavo Dutra 30/03/2012 - “Ciúmes de um pedestre ou o terrível capitão do mato”, de Martins Pena, com a Cia de Atores do Carmo 14:00 - Nova Iguaçu IM, Auditório 19:30- Seropédica Auditório Gustavo Dutra Organização: GP GEDIR: Gênero, Discurso e Imagem Coordenação: Valeria Rosito, UFRRJ

07

Biblioteca e Sala de Informática


EXTENSÃO

Universidade conta com mais de 25 grupos organizados unindo Universidade e sociedade

N

a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro há vários grupos organizados que se reúnem em prol de características afins, seja por religião, origens, estudos, trabalhos sociais, entre outros. A Pró-Reitoria de Extensão é o setor responsável pelo cadastro dos grupos e apoio para funcionamento. Os Grupos Organizados de extensão podem solicitar serviços de Imprensa Universitária (impressão e cópias de cartazes, folhetos, etc), reserva de transporte para ida a eventos de interesse do grupo, duas bolsas alimentação por grupo e outras necessidades específicas.

Estudos

Artes e outros

-Associação Erva Doce -Grupo de Teatro “Os filhos da Arte”

Religiosos

- Aliança Bíblica Universitária - Capelania -Célula - Comunidade Evangélica dos Servidores da Universidade Rural - Núcleo Espírita Universitário da Universidade Rural (NEU-Rural) -Pastoral Universitária -Grupo de Oraç��o Universitário

- Assoc. Brasileira de Estudos de Eng.Florestal - Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - Grupo de Estudos e Trabalho em Ensino e Reforma Agrária (GETERRA) - Grupo de Estudos e Trabalhos em Imagem e Imaginário (IMAGO) - Liga de Animais Silvestres (LIAS) - Núcleo de Estudos Agronômicos - Núcleo de Estudos Bovinos

Defesa dos animais

-Grupo Katumbaia

Questões de gênero, sexualidade e cor

Empresas Júnior

08

- Associação Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Mensurar) - Vital Jr. - Empresa Júnior de Zootecnia

Atividades

- Centro Cultural Senzala de Capoeira - Grupo de Capoeira Angolinha (GCANG)

- Grupo de Diversidade Sexual Pontes, que vai trazer para a Rural, em novembro, o X ENUDES, o maior encontro acadêmico do país sobre diversidade sexual. - Grupo Pagu - Núcleo Universitário Negro

O setor faz o pedido para que os grupos organizados em atividade compareçam à sala 67 do P1, campus Seropédica, para efetuar o recadastro e assim continuar tendo direito aos benefícios dos grupos no decorrer de 2012.


O

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Alunos podem contar com diversos auxílios durante períodos de estudo na UFRRJ

s auxílios visam a garantir condições de permanência e estudo para alunos com vulnerabilidade econômica.

Auxílio permanência:

Destina-se a alunos de graduação em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, visando à oferta de apoio para cinco modalidades: alimentação, transporte, moradia, apoio acadêmico e apoio ao esporte. É importante saber que a bolsa poderá ser perdida em casos de abandono e reprovação por falta. Com a bolsa didático-pedagógica o aluno recebe uma parcela única de R$ 180,00, já as demais concedem ao estudante o valor de R$ 150,00 mensais durante quatro meses. Para o primeiro semestre as inscrições do Auxílio permanência já encerraram.

Auxílio alimentação:

Dá direito a refeições gratuitas no Restaurante Universitário. O aluno deve comprovar vulnerabilidade socioeconômica e estar desenvolvendo atividade acadêmica sob a orientação de um professor no Campus Universitário, com uma carga horária de 12 horas semanais. As inscrições para a Bolsa Alimentação vão de 20 a 28 de março. Conferir documentação e formulário em www.ufrrj.br/decanatos/dae/sba/.

Apoio Técnico Acadêmico:

Estudantes atuam no auxílio das atividades diárias em departamentos didático-científicos ou em outros órgãos da Universidade, sempre sob orientação de um professor. O valor da bolsa é de R$ 300,00 e as vagas surgem conforme a necessidade dos setores administrativos da Universidade. Existem vários tipos de bolsas acadêmicas na UFRRJ que permitem a inserção dos estudantes em atividades de ensino, pesquisa e extensão: Extensão

Bolsas Promisaes

Monitoria

Programa de Educação Tutorial (PET)

Programa de Licenciaturas Internacionais da Capes (Mobilidade Portugal)

Programa Ciência sem Fronteiras (mobilidade internacional)

Projeto Novos Talentos: descobrindo e construindo Novos Talentos para Ciência na Educação Básica de Seropédica

Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/ CNPq, PROIC/UFRRJ e IC/Jardim Botânico, FAPERJ)

Mais informações sobre as bolsas estão disponíveis no portal da UFRRJ e no Blog da Graduação (www.blogdagraduacao.blogspot.com). Os estudantes devem ficar atentos para a liberação dos editais.

09

Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)


QUADRO DE AVISOS

Aula inaugural, Festa Calourosa, confira o que acontece na Rural na semana de recepção de 2012

Campus Seropédica 05.03.2012 9h - Todos os bacharelados integrais ou diurnos como modalidade única; Agronomia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Engenharias Agrícola e Ambiental, Agrimensura e Cartográfica, Alimentos, Florestal, Materiais e Engenharia Química, Farmacia, Geologia, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação e Zootecnia. 13h30 - Todas as Licenciaturas integrais e diurnas: Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Economia Doméstica, Educação Física, Geografia, História vespertino, Matemática, Química Integral. 18h30 - Todos os cursos noturnos sejam eles bacharelados ou licenciaturas: Administração noturno, Licenciatura em Belas Artes, Comunicação Social, Direito, Filosofia, História, Hotelaria, Letras Português-Literaturas, Letras Português-Inglês, Pedagogia, Química noturno, Relações Internacionais. Campus Nova Iguaçu 05.03.2012 18h – Aula Inaugural com a presença de integrantes da Reitoria. Campus Três Rios 05.03.2012 18h - Recepção dos calouros pela Direção do ITR com apresentação dos chefes de departamento, coordenadores dos cursos e com a presença de alunos representantes das turmas. 06.03.2012 18h - Aula magna com a presença do magnífico reitor prof. Ricardo Miranda e pró-reitores da UFRRJ.

10

Você ainda não sabe para onde ir na primeira semana de aulas? Confira a programação do seu curso no site: http://r1.ufrrj.br/graduacao/calouros_2012/programacoes.html


EM TRÂNSITO

Trocas: Professor graduado na UFRRJ no Pará e alunas da Federal do Acre na Rural

E

m 2004, a UFRRJ concedeu o diploma de graduado ao engenheiro agrônomo Elizio Ferreira Frade Junior, hoje residente em Cruzeiro do Sul, no Pará. Após a graduação Elizio acabou indo para aquele estado a fim de integrar a equipe de docentes da Universidade Federal do Acre, onde é professor das alunas Elissandra Chalub de Araújo e Vilene Santos Vasconcelos. Ambas estudantes de Engenharia Florestal que, por conselho do professor, permaneceram em mobilidade até o início deste ano na UFRRJ. Juntos eles atuam em um grupo de Pesquisa no Pará denominado PROERA que trabalha com pequenos agricultores, o que os motivou a conhecer uma nova forma de estudos e pesquisa, diferente da realidade que eles vivenciam na região. “Estar na Rural acrescentou outra visão a nível educacional, pois aqui tem toda uma estrutura e muita pesquisa, tem laboratórios preparados, é outra forma de aprendizado. Após seis meses na Rural, Elissandra também destaca algumas vantagens em fazer a mobilidade: “Aqui nós também fizemos estágio na EMBRAPA, que nos ensinou muito , inclusive na fazendinha, o nível tecnológico oferecido, especialmente para os pequenos agricultores, nas mais diversas formas de plantio é bastante diferente. A mobilidade “tem aberto muitas portas para acrescentar no nosso futuro profissional”, destaca a estudante Vilene, uma vez que o campus é novo e ainda está se estruturando. O professor também destaca algumas diferenças entre as duas instituições, tendo em vista o fato de a UFAC ser ainda bastante recente, enquanto a Rural já é uma Universidade centenária, com tempo para se estruturar. “Podemos destacar entre as divergências o nível tecnológico, de desenvolvimento das universidades e da região. Aqui o acesso é mais fácil para produtos tecnológicos. Lá também é uma Universidade nova e, como o desenvolvimento tecnológico é básico, nos dá a oportunidade de levar para lá muitas das pesquisas feitas aqui e de desenvolvermos mais pesquisas lá. O CNPq também reserva 30% da verba deles para a região Norte do país, o que amplia a possibilidade de projetos a serem aprovados.” Com relação ao período de mobilidade das aulas o professor destaca “Esta é uma das condições para um bom currículo. Quando descem (para o Sudeste do país) o currículo tende a ficar mais competitivo”, explica Elizio. Quer se manter informado sobre o que se passa na Graduação da UFRRJ? Quais são as oportunidades, os eventos e as conquistas que a Universidade mais linda do Brasil te oferece?

www.blogdagraduacao.blogspot.com

11

Visite o Blog da Graduação no endereço:


GIRO PELA RURAL

D

urante os três primeiros meses do ano a UFRRJ inicia a recepção dos novos alunos de 2012. Confira abaixo as fotos das matrículas realizadas nas primeiras chamadas e também das listas de espera.

Matrículas segunda chamada

Calouros iniciam a matrícula com entrega de documentação no Gustavão

Matrículas primeira chamada

Veteranos de História recepcionaram os recém matriculados.

Matrículas das listas de reclassificação

12

Agenda 2012 A Universidade Rural oferece a todos os estudantes uma AGENDA 2011, elaborada para auxiliar na organização da vida acadêmica, com informações sobre a universidade e também sobre a rotina acadêmica. Os alunos devem retirar seus exemplares junto às coordenações de curso.


Jornal da Graduação da UFRRJ - fevereiro 2012