Page 1

ANO 2

N° 18

FIQUE POR DENTRO

Pós Lato Sensu UVV-ES

Conheça um pouco da Coordenação Geral que cuida dos MBAs e Especializações da Universidade

E aí, colaborador! Este mês, vamos falar sobre uma das frentes de atuação da UVV-ES, que é voltada para aquelas pessoas que decidem por, depois da graduação, seguir nos estudos, seja para se especializar em alguma área ou para aprimorar algo para a sua vida profissional. Estamos falando do setor que cuida desses assuntos na Universidade: a Coordenação Geral de Pós-Graduação Lato Sensu da UVV-ES. Quando a Pós Lato Sensu foi criada, ficava em uma unidade que a Universidade mantinha em Vitória. Lá pelos idos de 2010, por uma questão estratégica, esses cursos vieram para o campus Boa Vista da Instituição, onde, atualmente, a maioria dos pós-graduandos, nessa modalidade, tem aula.

Desde o início de 2014, alguns cursos de pós, os que são mais voltados para a área de Negócios e Gestão, já funcionam na unidade UVV-ES Business School, que fica localizada no Boulevard Shopping Vila Velha. Além de possuir professores com uma vasta experiência acadêmica e de mercado, um grande diferencial que a Pós Lato Sensu da UVV-ES oferece aos seus alunos, é a vantagem de estudar nos dias úteis da semana. Além disso, muitos cursos são pioneiros no Estado, pois, eles são sempre pensados, no momento de sua criação, para estar em consonância com todas as inovações que o mercado produtivo/profissional exige. O coordenador-geral de Pós Lato Sensu, profes-


INFORME ADMINISTRATIVO

FIQUE POR DENTRO

Pós Lato Sensu UVV-ES

Conheça um pouco da Coordenação Geral que cuida dos MBAs e Especializações da Universidade sor Giulianno Bresciani, explica um pouco sobre esse pioneirismo. “Desenvolvemos líderes através de cada um dos nossos cursos. O foco das exposições em sala de aula é voltado para o mundo globalizado e para o dia a dia do mercado, que o profissional de sucesso necessita para crescer e se desenvolver em busca da excelência. Nossos alunos são perspicazes, profissionais que nunca estão satisfeitos com o status quo e nossos professores são profissionais com muita experiência, tanto acadêmica quanto de mercado”. EQUIPE Além do professor Giulianno Bresciani, atuam na coordenação geral da pós Lato Sensu, os coordenadores de cada curso, que são responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos, pela ajuda na captação de novos alunos, no convite aos professores para integrar o quadro de profissionais para atuar nas pós-graduações e na interação e atendimento direto aos estudantes.

Prof. Giulianno Bresciani

PARCERIAS Atualmente, os MBAs e Especializações da Universidade possuem parcerias com 20 empresas. Essas parcerias são captadas tanto pelo professor Giulianno Bresciani, quanto pelos coordenadores de curso. Este semestre, a UVV-ES está com o MBA in company para colaboradores da empresa Autoglass, que é coordenado pelo professor Jefferson Cabral, na UVV-ES Business School. NOVOS PROJETOS O professor Giulianno Bresciani explica que a coordenação geral de pós Lato Sensu está sempre aberta ao desenvolvimento de novos cursos. Então, se você é professor da Instituição e acredita que tem o perfil de coordenador de um novo MBA ou uma nova Especialização, em qualquer área, basta procurar o docente para conversar um pouco mais sobre a ideia e como desenvolver esse projeto. Sobre esses novos projetos, ele explica que a coordenação geral está se concentrando na busca por projetos modernos e das mais diferentes áreas do conhecimento. “O mercado hoje é muito diversificado, competitivo e dinâmico. Precisamos inovar sempre. Nossos projetos são atualizados constantemente para atender essas demandas”. Ele complementa dizendo que “Somos referência no mercado e, em especial, na área de negócios. Além disso, sistematicamente, abrimos cursos em outras áreas e queremos expandir cada vez mais. Uma prova recente disso, são as experiências bem sucedidas que tivemos com a abertura dos cursos de Especialização em Gastronomia, Especialização em Estética, Especialização em Fotografia e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho”. CONTATO Quem precisar de mais informações sobre os cursos de Pós Lato Sensu da UVV-ES, pode ligar para os números 3421-2263 ou 3421-2262, enviar e-mail para gbresciani@uvv.br, ou, ainda, fazer uma visita a coordenação da Pós, que fica no Prédio Inotec, localizado no campus Boa Vista da Universidade.


INFORME ADMINISTRATIVO

PERFIL

Seu Áureo, a vida por meio de fotografias e poemas Áureo José Vargas de Sousa pretende lançar um livro com as fotos e os poemas que escreve “Seu Áureo”, como é conhecido pelos alunos e professores da UVV-ES, trabalha na Universidade desde 2001. Hoje, atua na função de coordenador de apoio do prédio Biomédicas. Áureo José Vargas de Souza, 62 anos, é casado há 41, tem duas filhas e um neto. Como hobby, tira fotos de paisagens e escreve poesias.

Seu Áureo nos contou que pratica as atividades artísticas desde que se recuperou de uma depressão. A doença, que surgiu em 1979, depois de um

derrame cerebral, durou dez anos. Ele sentia dores fortes de cabeça e tomava sete tipos de remédio diferentes. De acordo com Áureo, o que o ajudou a sair da depressão foi o contato que teve com atividades religiosas. Na época, ele largou os remédios e começou a contribuir com a reforma de uma igreja. Esse período marca a importância da Fotografia em sua vida. Ele, que já gostava de fotografar, resolveu registrar a obra e montou um arquivo com mais de 10.000 fotografias dessa reforma. Depois disso, não parou mais de fotografar. Em todos os passeios que faz com a família, ele registra as paisagens e escreve poesias sobre as experiências e lugares que visita. Hoje, ele tira fotos para ilustrar o que escreve. O material organizado, entre poemas e fotos, já alimenta um livro que será publicado assim que o Áureo juntar as economias necessárias para produzí-lo. A obra tem 84 poesias, além de 15 mensagens. O projeto é que todos os textos tenham a sua Fotografia. Leia a poesia dele na http://intranet/.

LIVRO É UMA VIAGEM

Dicas de Leitura Danielly Crystine Peixoto, bibliotecária da UVV-ES dá dicas de dois livros, disponíveis para empréstimo, para você aproveitar nos seus momentos de lazer: “Quando Nietzsche Chorou”, do autor Irvin D. Yalom, e a obra “As Memórias do Livro”, de Geraldine Brooks. O primeiro exemplar, respectivamente, conta a história do filósofo Friedrich Nietzsche, que, atormentado por uma depressão suicida e uma crise de identidade, encontra no jovem Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, a solução para seus transtornos psíquicos. Porém, Breuer passa por momentos de angústia semelhante, ele tenta resolver

os problemas de Nietzche através do seu novo método, a terapia através da conversa. O contexto da obra se desenrola pela prática do diálogo. “As Memórias do Livro”, por outro lado e de acordo com a bibliotecária, é um enigma que Hanna Heath, a restauradora australiana apresentada pela autora, tentará solucionar. A história é narrada em torno de um manuscrito judeu, a ‘Hagadá de Saravejo’, que reaparece após a guerra civil na Bósnia. Como esse manuscrito foi feito, apesar das restrições rabínicas? E como sobreviveu a séculos de antissemitismo na Europa? Essas são as questões que a restauradora analisa.


INFORME ADMINISTRATIVO

PORTUGUÊS Sessão, Cessão e Seção Sessão, cessão e seção não querem dizer a mesma coisa. É comum encontrar dúvidas a respeito dessas três palavras que, quando faladas, emitem o

mesmo som, mas a escrita é diferente, assim como o significado de cada uma. Por exemplo, sessão deve ser usada para falar de uma reunião. Já a palavra cessão está ligada ao ato de ceder, e seção é utilizada para referenciar uma divisão, departamento, parte.

SAÚDE Aprenda como acabar com a ressaca O excesso de álcool no corpo causa dores de cabeça, fadiga e muitas vezes alteram o humor e o desempenho no trabalho. Para ajudar a combater esse mal, o site http://www.saudedica.com.br/ oferece dicas de alimentos que ajudam a acelerar o processo de eliminação do álcool no organismo. Veja a lista

de alguns alimentos: MEL: tem nutrientes que ajudam a normalizar o funcionamento do organismo depois da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas; OVOS: são uma excelente fonte em proteína, além disso, contém cisteína, um aminoácido que auxilia no metabolismo do álcool; BANANA: é rica em potássio, fibra solúvel e vitamina B6, os nutrientes que ajudam a melhorar o sistema digestivo, prevenindo diarreia e vômitos.

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. (Vinicius de Moraes)

NOVAS ADMISSÕES

CLICKCAMPUS

Novos colaboradores, sejam bem-vindos. Anna Paula Barbosa da Silva Giberto Costa Drumond Sousa Kelly Cristine de Sousa Pontes Isabel Cristina Carpi Girao Paulo Henrique Seadi Moreira Lima Mariceli Lamas Araujo Yasmin Ribeiro Deorce Silva Michelli Christian Soares Santos Gomes Bruno Saiter Zorzal Crédito: Eduarda Cunha


Informativo n18 a3 administrativo  

Pós Lato Sensu UVV-ES; “Seu Áureo”, a vida por meio de fotografias e poemas; Dicas de Leitura; Fuja da Ressaca; E muito mais.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you