Page 1

EntreNós Boletim Interno Nº. 276 | Maio | 2018

ães!

Parabéns, m

Anchieta promove homenagem às mães

N

ão faltaram homenagens para as mães anchietanas! Durante os meses de maio e junho, as Equipes de Anos/Séries e professores organizam uma série de atividades para receber as famílias. O 7º Ano do Ensino Fundamental vai celebrar a Família, no dia 28 de junho. Já a 2ª e a 3ª Séries aproveitaram a data para homenagear mães e avós, que foram recebidas nas salas de aula, nas respectivas turmas de seus filhos/netos, com uma decoração preparada pelos alunos e um belo café da manhã.


Editorial QUERIDAS MÃES “Não sei se descobriste a encantadora luz, No olhar da mãe feliz que embala o novo ser. Nos braços leva alguém em forma de outro ser, Vivendo agora em dois se sente renascer”. No mês de maio, aparentemente igual a todos os outros meses do ano em sua organização em semanas e dias, reservamos um dia para ser muito especial pelo seu significado. Não é um dia qualquer, é o DIA DAS MÃES. Um dia que, no mundo inteiro, tornou-se como que um mandamento para todas pessoas: cada um e cada uma, de maneira singular, somos instados a homenagear nossas mães, reconhecendo o que elas representam, agradecendo pelo que elas fazem e pedindo a Deus para que elas continuem sempre mães. Provavelmente, vamos presentear a nossa mãe, talvez, semelhante a muitos outros, porém, que seja dado com renovado e especial afeto e amor. Ser mãe não é uma opção qualquer, igual a muitas outras que a vida oferece. É muito mais. É uma resposta consciente e profundamente responsável a um compromisso sagrado recebido do próprio Autor da Vida. Esse compromisso se realiza no amor e na doação da vida para uma outra vida, o filho. Ele não se esgota em si e nem no tempo, torna-se uma atitude de vida que se perpetua numa nova vida. Essa atitude se espelha em Jesus Cristo ao vir ao mundo por amor a cada um de nós e no seu ensinamento: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida ao amigo”. Por isso, o amor de mãe só pode ser divino, pois, o SIM à maternidade torna a mãe efetiva participante da obra do Criador. Queridas mães anchietanas: mãe professora, mãe especialista, mãe colaboradora, mãe de aluno, além do nosso carinho e amor, queremos lembrar os teus muitos momentos de superação e renúncia, de alegrias e felicidades e, acima de tudo, o dom da vida que vocês doaram aos filhos. Por tudo isso, elevamos o nosso coração a Deus para que Ele, que é o AMOR infinito, conceda-lhes muitas bênçãos e graças. Mães anchietanas, que Nossa Senhora, Mãe e Mestra de Jesus Cristo e nossa mãe, seja a inspiradora e protetora de todas as mães pela missão sagrada de gerar, amar e defender a vida dos seus filhos. A vocês, nossa gratidão, nosso carinho e nosso amor. Pe. João Claudio Rhoden Diretor Geral

2


Vem aí mais uma edição do Livro do 4º Ano A Semana Literária e Cultural possibilita o encontro dos alunos com a literatura, a cultura e outras formas de expressão artística, como o “Projeto Meu Primeiro Livro”, desenvolvido com os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental. Neste ano, o livro “Protagonizando inovações: ideias para inovar o mundo” traz reflexões e ideias das crianças sobre novas formas de tornar o mundo mais humano. Ainda estão previstas sessões de autógrafos dos estudantes, que contará com a presença das famílias. Confira a poesia criada pela aluna Ana Luíza Flores Braga, da turma 40B. Pó do amor Se pelo menos existisse O pó do amor, já iria ajudar O mundo a se transformar E a todo mundo se amar Com o pó do amor Diminuiria o preconceito Fazendo, assim, Todos serem aceitos

Sessão de autógrafos, do ano passado, contou com a presença das famílias dos autores

Pena que isso só existe Na minha imaginação, Pois se isso existisse Eu já faria uma grande ação!

A Semana Literária e Cultural será realizada entre os dias 04 e 08 de junho. As atividades previstas na programação contemplam alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Capa da edição de 2018

3


Pegadas de Santo Inácio: quarta etapa reúne colaboradores da Rede Jesuíta de Educação

E

ntre os dias 12 e 15 de abril, aconteceu a quarta etapa do Projeto Pegadas

de Santo Inácio, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo. O encontro contou com 28 profissionais, de sete instituições jesuítas: Associação Antônio Vieira – ASAV, colégios Anchieta e Catarinense, Paróquia Santo Inácio (Cascavel-PR), Centro de Cidadania e Assistência Social – CCIAS (São Leopoldo-RS), Núcleo de Espiritualidade de Pelotas (RS) e Fundação Fé e Alegria de Palhoça (SC). Ao final do projeto, realiza-se a quinta etapa das Pegadas, em que há os Exercícios Espirituais (EE) durante seis dias.

O projeto “Nas Pegadas de Santo Inácio” foi criado em meados da década de 1990. Hoje ele é coordenado por jesuítas e visa a oferecer o conhecimento, o estudo e a experiência da Espiritualidade Inaciana aos colaboradores das obras da Companhia de Jesus, situadas no Sul do Brasil. Esse projeto está estruturado em cinco etapas: a primeira tem como temática a pessoa situada à luz da introdução à vida de Santo Inácio; já a segunda oferece a introdução à Sagrada Escritura e Metodologia de Oração Inaciana; a terceira aborda o Princípio e Fundamento e primeira

4

semana: Jesus Misericordioso e o Perdão de Deus. O tema dessa etapa considera o seguimento e a configuração à pessoa de Jesus Cristo, a partir da dinâmica da segunda semana dos Exercícios Espirituais. De modo geral, as Pegadas possibilitam um mergulho na vida de Santo Inácio, no seu legado e na missão da Companhia de Jesus, e as etapas, normalmente, são realizadas no CECREI, em São Leopoldo, ou na Casa de Retiros Vila Fátima, no Morro das Pedras, em Florianópolis. Pe. Nereu Fank, SJ Coordenador do Projeto


Dia do Livro Para celebrar o Dia do Livro, a equipe da Biblioteca do Colégio Anchieta, preparou uma ação especial! No dia 23 de abril, o grupo circulou pelo campus, com seus componentes fantasiados de Branca de Neve, Alice do País da Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Emília, Visconde e Cuca (do Sítio do Picapau Amarelo).

Show Musical homenageia as mães No dia 12 de maio, o Show Musical encantou as mães anchietanas! A programação especial incluiu Missa Cantada na Igreja da Ressurreição e espetáculo no Auditório 1.

Colégio planeja Festa Junina Já reserve a data: 16 de junho! Vem aí mais uma edição da tradicional Festa Junina, que contará com Food Trucks e outras opções de alimentação. Ademais, os alunos farão apresentações artísticas. Todos os colaboradores administrativos e acadêmicos são bemvindos! Em breve, serão disponibilizadas mais informações.

5


Igreja da Ressurreição é reaberta

A

Igreja da Ressurreição foi reaberta no dia 12 de maio, com a apresentação do Show Musical, após um período de obras de revitalização. A finalidade é qualificar ainda mais o espaço que recebe a comunidade para celebrações e os alunos da primeira Eucaristia e do Crisma, do Projeto Iniciação Cristã. As mudanças contemplam a implantação de um sistema de climatização, que possibilitará um maior conforto térmico à comunidade. As obras na Igreja também incluem a ampliação do espaço destinado ao Projeto de Iniciação Cristã, com a construção de mais salas para a atividade da formação complementar. Além disso, houve a atualização do Presbitério.

Há 51 anos, a comunidade participava da primeira Missa no local.

6


Diretores do Colégio Anchieta participam de Encontro das Equipes Diretivas da RJE De 17 a 19 de abril, o Diretor Geral, Pe. João Claudio Rhoden, o Diretor Acadêmico, Dário Schneider, e o Diretor Administrativo, Inácio Reinehr, participaram do 3º Encontro de Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação, na Vila Kotska – Itaici, Indaiatuba (SP). A pauta central do evento foi o Planejamento Estratégico da RJE, desenvolvida com o auxílio do professor Gustavo Martins, da UNISINOS.

Os participantes reuniram-se em grupos de trabalho para debater sobre os cenários nos quais a RJE está inserida, sendo eles: cenário político-legal; cenário econômico; cenário sociocultural, cenário tecnológico; cenário religioso; cenário da Companhia de Jesus; e movimentos da concorrência em redes confessionais e grupos educacionais privados.

Encontro reúne famílias e professores dos Colégios Medianeira e Catarinense APM promoveu Bazar das Mães Neste ano, o Bazar das Mães aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, das 9h às 19h, na APM (Associação de Pais e Mestres). O evento contou com a participação das mães anchietanas, que expuseram cosméticos, roupas, acessórios, artesanatos e entre outros produtos.

A APM (Associação de Pais e Mestres) do Colégio Anchieta prepara-se para receber o Encontro das Associações de Pais e Professores da Rede Jesuíta de Educação, que ocorrerá no dia 26 de maio. A ocasião reúne representantes dos Colégios Medianeira, de Curitiba e Catarinense, de Florianópolis. A programação do encontro inclui atividades esportivas, momentos de convivência e encerrará com um jantar e premiação aos competidores.

Novos colaboradores Vinicius Ecker Vieira Assistente Administrativo Recursos Humanos

Shinayra Mauricio Nunes Assistente Adm Acadêmico - Esporte

Luana Ávila da Silva Auxiliar Administrativo Recepção

Clarice Schimaski Mirapalheta Auxiliar de Pátio

7


Aniversários - Maio 3 Gabriela Tassinari Professora Ensino Fund. 1º/5º Ano Vilson César da Silva Vigia 4 Thiago Brasil Amaro Vigia Vivian Massetti Vargas Professora Escolinhas 5º/9º Ano José Júlio da Silva Neto Professor Escolinhas 5º/9º Ano Pablo Morales da Silva Auxiliar de Pátio 5 Fabiane Schenk Duarte Professora Educação Infantil Fábio de Oliveira Garcia Professor Ensino Fund. 1º/5º Ano Rafael Machado Nolasco Aux Adm Acadêmico Esporte 6 Alyson Kestering Wendhausen Supervisor Escola de Artes Letícia Nonnemacher Azzarini Rostirola Professora Ensino Fund. 6º/9º Ano Luana Ávila da Silva

Auxiliar Administrativo - Recepção

Auxiliar Serv.Gerais Limpeza

7 Tatiele Maria Lopes Assistente Adm Acadêmico - Esporte

18 Marcela Vargas Brandt Costabeber Supervisora Operações Acadêmico/Comunica ção

10 Elisa Lopes Araujo Professora Escola de Artes

Cleiton Júnior Gretzler Coordenador Ensino Fund.2º Ciclo e Ensino Médio 29 Daniela Rodrigues Professora Ensino Médio Tassiana Lemos dos Reis Auxiliar de Pátio

Tairine Matzenbacher Professora Educação Infantil

19 Rhanna Schaefer da Silva Professora Escolinhas 5º/9º Ano

12 Simara Oliveira Galarraga Professora Ensino Fund. 6º/9º ano

20 Elisandra Vedovelli de Vargas Professora Educação Infantil

13 Adriana Oliveira de Souza Auxiliar Serv. Gerais Limpeza

21 Andreia da Silva de Souza Auxiliar Serv. Gerais Limpeza

30 Cláudia Touguinha de Moura Professora Educação Infantil

14 Patrícia Fernandes Gomes Professora Ensino Fund. 6º/9º Ano

Roselaine Pimentel dos Santos Auxiliar Serv. Gerais Limpeza

Sandra Sieben Professora Educação Infantil

Lucimara Rocha de Menezes Professora Ensino Fund. 6º/9º Ano 15 Carlos Jorge de Barros Ferreira Vigia 16 César Alexandre Wollmeister Analista Adm Suprimentos 17 Margarida Barros da Silva

Paulo Winter Auxiliar Administrativo 23 Jéssica Danielle Ribeiro dos Passos Assistente Adm Acadêmico - Ensino 24 Ramiro Lopes Bicca Junior Professor Ensino Médio 25 Kátia Susana dos Santos Pereira Auxiliar Serv. Gerais Limpeza

Marco Antonio de Loreto Carvalho Auxiliar Serv. Gerais Jardim Daniela Cezar Professora Escola de Artes

Carolina Budaszewski Figueiro Professora Educação Infantil 31 Roberta Lima Barbosa Auxiliar Serv. Gerais Limpeza Simone Pesente Benvegnú Professora Ensino Fund. 1º/5º Ano Denilson dos Santos Flores Assistente Adm Acadêmico - Ensino

Expediente O Boletim Interno Entre Nós é uma publicação dirigida aos colaboradores do Colégio Anchieta, com tiragem de 85 exemplares. Diretor Geral: Pe. João Claudio Rhoden • Responsável: Marcela Brandt Costabeber (CONRERP 2355) • Edição, Redação e Projeto Gráfico: Valéria Machado, Patrícia Martins e Marcela Brandt Costabeber • Revisão: Fátima Áli • Fotografia: Arquivo CMA e Mágis Produções • Impressão: Reprografia Colégio Anchieta.

Entre Nós - Maio 2018  

Entre Nós - Maio 2018

Entre Nós - Maio 2018  

Entre Nós - Maio 2018

Advertisement