Iatrogenias

Page 234

Elisabeth Nogueira Martins

C a p í t u l o 22

Iatrogenias no Atendimento Oftalmológico de Urgência

O espectro do acometimento ocular no trauma é amplo, e o médico responsável pelo primeiro atendimento deve ser capaz de identificar a extensão da lesão e definir as condutas iniciais. O trauma ocular é uma das principais causas de cegueira unilateral, principalmente em países em desenvolvimento. O trauma ocular na criança pequena tem como agravante o possível comprometimento do desenvolvimento visual e ambliopia consequente. Avaliação adequada, identificação correta das lesões e sua extensão e o pronto estabelecimento do tratamento no primeiro atendimento são fatores fundamentais para minimizar ao máximo a perda funcional, bem como a ocorrência de complicações decorrentes do trauma ocular.

Avaliação sistêmica Antes de se iniciar qualquer abordagem, deve-se certificar de que o trauma não colocou o paciente em risco de vida. Dessa forma, a avaliação oftalmológica deve ser realizada apenas após a avaliação e estabilização do estado geral do paciente, realizadas pelo clínico e/ou cirurgião responsáveis. O desrespeito a esse cuidado, ainda que o exame externo revele apenas acometimento ocular, é considerado falta grave, pois apenas com a avaliação sistêmica será possível descartar a presença de traumas ocultos (concussão cerebral, lesão abdominal/torácica etc.), que possam colocar a vida do paciente em risco.

Exame oftalmológico O agravamento das lesões decorrentes do trauma pode ser evitado com a realização de exame sempre cuidadoso, com uma luz difusa macroscopicamente, sem força ou pressão, pois, caso

214


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.