WebMobile 3

Page 19

Bluetooth

me. Apesar de ser uma tecnologia relativamente recente e ainda pouco disseminada (pelo menos no Brasil), é cada vez maior a quantidade de produtos com Bluetooth. Aparelhos como celulares, PDAs, câmeras digitais e periféricos de computador já possuem modelos com a tecnologia embutida de fábrica. Existem também pequenos adaptadores que podem ser conectados na porta USB de computadores desktop e laptops, que permitem a estes também utilizarem conectividade Bluetooth. Dentre a ampla gama de possibilidades que o Bluetooth oferece, pode-se citar como formas de utilização mais comuns e já desenvolvidas: Interligar um telefone celular a um headset (fone de ouvido + microfone) para efetuar chamadas e ouvir músicas em mp3 ou rádio (ver 3). Sincronização entre dispositivos (celulares, PDAs, computadores, etc) para envio e recebimento de arquivos. Conexão de um laptop com um telefone celular para conexão com a Internet via CDMA ou GPRS, permitindo ao usuário navegar na web, enviar e-mails, etc. Jogos em modo multiplayer, onde várias pessoas conectam seus celulares e interagem entre si. Estes são apenas alguns dos exemplos mais utilizados de aplicações para Bluetooth. De fato, o enorme conjunto de possibilidades do Bluetooth é restringido apenas pela imaginação do usuário e dos desenvolvedores de aplicações, apesar de alguns fatores como distância e taxa de transmissão também poderem limitar a utilidade do Bluetooth. É possível, por exemplo, criar uma aplicação para diminuir gastos telefônicos, chamada de telefone três-em-um. Dois usuários de telefones com Bluetooth conversam entre si por conexão direta, sem intermédio de operadora, caso estejam no raio de alcance um do outro. Caso um celular estiver perto de uma linha fixa também equipada com Bluetooth, ele funciona como um telefone fixo portátil. Na terceira situação, o telefone não satisfaz nenhuma destas condições e funciona apenas como celular.

Segurança A segurança que protocolos de conexão fornecem é um dos principais critérios para sua aceitação ou não na comunidade tecnológica (foram citados outros critérios como largura de banda, confiabilidade de recebimento/envio de dados e tratamento de erros, dentre outros). O Bluetooth implementa segurança de três maneiras: “Pseudo-random frequency hopping” (saltos aleatórios pelas freqüências): dificulta que “alguém escute atrás da porta”, ou 3. Fone de ouvido Bluetooth da Nokia. seja, utilize a mesma freqüência

que uma determinada conexão, e passe a “escutar” o que está passando por ela. Autenticação: permite que os usuários limitem a conectividade a dispositivos específicos (ler 3). Criptografia: usa um mecanismo de chaves secretas, tornando os dados entendíveis somente para autorizados (dispositivos que possuam uma chave correspondente para descriptografar os dados).

3. Não entenda mal O método de autenticação provido pelo Bluetooth autentica dispositivos e não proprietários ou usuários de um determinado dispositivo. Há mecanismos aplicados na chamada “camada de aplicação” que autorizam dispositivos específicos de diversas maneiras. Então, tome cuidado e evite que seu dispositivo caia em mãos erradas, evitando a autorização indevida de outros.

Desvantagens do Bluetooth Apesar de termos citado várias utilidades e benefícios do Bluetooth, ele não é uma tecnologia que veio para liquidar de vez as já existentes. O Bluetooth tem alguns pontos fracos que o impede de ser o supra-sumo das interfaces de comunicação: Embora o Bluetooth possibilite a conexão entre mais de dois aparelhos ao mesmo tempo, a quantidade máxima de dispositivos simultâneos em uma mesma rede ainda é pequena: apenas oito. Como foi dito, esta limitação pode ser contornada com a utilização de scatternets. Existem situações em que a melhor escolha para conexão de periféricos não é o Bluetooth, como dispositivos externos de armazenamento (pen-drives, por exemplo), que normalmente demandam altas taxas de transferências para troca de dados com um computador. Até mesmo o infravermelho pode ser mais adequado em casos onde a velocidade da conexão é o mais relevante. Dependendo do objetivo, o Bluetooth freqüentemente não é a melhor escolha para implantação de uma WLAN. Com Wi-Fi, por exemplo, pode-se conseguir uma banda passante bem maior e, conseqüentemente, taxas de transferências mais altas. O preço dos dispositivos de transmissão é que levaria alguém a utilizar Bluetooth nesses casos.

Conclusões O Bluetooth é definitivamente uma tecnologia que inovou as formas de conectividade. Além de ser uma opção excelente para substituição de cabos em diferentes situações, permite também a implantação de redes locais sem fio, com possibilidade de transferência simultânea de dados e voz, equilibrando baixo consumo de energia e boa velocidade de transmissão. Pelo grande número de aplicações que vêm surgindo e por todas as vantagens já citadas, pode-se dizer que Bluetooth possui boas perspectivas de disseminação em um mercado exigente e dinâmico, que busca sempre soluções inovadoras, inteligentes e baratas. Isto já pode ser per-

WebMobile 19

wm03.indb 19

30/6/2005 17:31:51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.