Issuu on Google+

Jul/Ago/Set • 2012 • Nº 153

10 dicas de ergonomia para uma postura corporal saudável

Cuidado com a curvatura da coluna

Evite flexão prolongada dos joelhos


Notícias

Auditoria Nestlé A B&L sempre busca conduzir seus negócios de acordo com as legislações aplicáveis e trabalhar com integridade e honestidade. Sabendo disso, a Nestlé (líder mundial em nutrição) convidou a empresa para participar de uma auditoria independente com o objetivo de certificarse de que seus fornecedores cumprem com os requisitos estabelecidos no Código de Conduta de Fornecedores Nestlé, SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit), que estão diretamente correlacionados com as normas ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Durante a auditoria, requisitos padrões foram verificados de acordo com as leis nacionais e internacionais e também de acordo com os requisitos exigidos pela Nestlé, avaliando o status das práticas éticas e os possíveis pontos de melhorias.

Mais eventos de segurança realizados com sucesso Sempre de olho no bem-estar e na segurança de seus colaboradores, a B&L realizou vários eventos na área de Segurança do Trabalho. Alguns deles foram os treinamentos da Brigada de Emergência, treinamentos com motoristas e ajudantes sobre o uso seguro da moto bomba, simulação de vazamento de produto químico em contêiner, formação de cipeiros e brigadistas, além das Semanas Internas de Prevenção a Acidentes – SIPAT. Veja algumas fotos.

2

Parabéns ao time que ajudou na auditoria e garantiu que a B&L continuasse como fornecedora de qualidade para a Nestlé!


Marcando presença Feira Metalurgia

Entre os dias 18 a 21 de setembro, a B&L participou da 8ª edição da Metalurgia 2012 - Feira e Congresso de Tecnologia para Fundição, Forjaria, Alumínio e Serviços realizada em Joinville (SC). O evento superou as expectativas, atraindo contatos nacionais e internacionais.

• Palestra Técnica Trigold Syngenta – Maio/2012 em Ponta Grossa (PR)

Maio

Confira abaixo outros eventos em que a B&L esteve presente:

• V Seminário Regional de Bananicultura – Agosto/2012 em Três Cachoeiras (RS) • Campeões de Vendas na Terra da Rainha: Prêmio Dow Agrociences – Agosto/2012 em Londres, Inglaterra

Processo Distribuição Responsável – Prodir Desde 2001, a B&L iniciou a implementação do Processo Distribuição Responsável – PRODIR, direcionado a gestão dos distribuidores de produtos químicos e petroquímicos. O PRODIR exige uma abordagem sistemática voltada para as questões da qualidade, saúde, segurança, proteção da pessoa e do meio ambiente. E são essas questões que determinam o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores e a sociedade de uma forma geral. “O programa trouxe melhorias nas atividades, mudanças nos processos, conscientização, apoio à comunidade, respeito ao meio ambiente, e cooperação com autoridades, contribuindo para que a empresa continue sendo referência dentro do segmento de distribuição de produtos químicos.” Eng. Jorge Paulo Abumanssur

• Treinamento Syngenta – Maio/2012 em São Paulo (SP)

• 19ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – Junho/2012 em Holambra (SP)

• Comemoração dos 10 anos da APROBAM – Julho/2012 em Massaranduba (SC)

• Feira Internacional de Embalagens, Processos Industriais de Alimentos e Bebidas - FISPAL – Junho/2012 em Anhembi (SP)

Junho

• Visita à Fabricantes – Prospecção – Setembro/2012, Índia

Julho

• Academia de Vendas Syngenta – Agosto/2012 em Campinas (SP)

Agosto

Setembro

• Feira da Metalurgia 2012 – Setembro/2012 em Joinville (SC)

• ICIF 2012 - 11° International Chemical Industry Fair – Setembro/2012, Tianjin, China

• Evento Novos Horizontes – DOW – Julho/2012 em Londrina (PR)

• Agroleite Feira Agropecuária – Agosto/2012 em Castro (PR)

• Festa da Banana – Maio/2012 em São João do Itaperiú (SC)

• Jornada Produtiva FLV Syngenta – Junho/2012 em Holambra (SP) • Treinamento Cereais Syngenta – Junho/2012 em Campo Largo (PR)

Manuseio de Produtos Perigosos No início de agosto foi realizado nas filiais Joinville e Blumenau, o Curso de Manuseio de Produtos Perigosos para auxiliares operacionais. Entre os temas abordados destaca-se o uso dos equipamentos de proteção individual - EPI, kit de emergência, extintores de incêndio, documentação e sinalização, além de experiências práticas sobre incompatibilidades químicas e situações de emergência no transporte.

3


Capa

Evite problemas nas articulações com algumas dicas de postura Ler um livro, falar ao telefone, digitar no computador, limpar a casa ou simplesmente dormir. Estas simples atividades precisam ser feitas da maneira correta para não prejudicar as articulações. A repetição de algumas atividades realizadas de forma errada pode causar sérios problemas articulares

Veja 10 orientações práticas para evitar lesões por esforço repetitivo ou má postura. 1. Não realize atividades prolongadas com a cabeça abaixada. Ao ler um livro, por exemplo, eleve o livro até a altura dos olhos, apoiando os cotovelos nos braços da poltrona.

3.No trabalho evite movimentos repetitivos em rotação da cabeça e/ou do tronco. Ao trabalhar no computador, mantenha o monitor de frente para os olhos e numa altura suficiente para que a cabeça fique reta. Utilize cadeira giratória para evitar rodar a coluna.

4.Evite sentar “escorregando” na cadeira. A coluna deve estar apoiada por inteiro no encosto da cadeira.

5. Evite cruzar as pernas quando estiver sentado. O ideal é manter as coxas apoiadas na cadeira e os dois pés sempre apoiados no solo.

4

2.Evite atividades que inclinem a cabeça durante o trabalho. Ao falar ao telefone, por exemplo, não segure o aparelho com o ombro. Segure-o com a mão ou utilize um equipamento com suporte na cabeça.


6.Não durma de bruços. A posição ideal para dormir é de lado com uma almofada entre os joelhos.

7.Evite travesseiros muito altos ou muito baixos. O travesseiro deve respeitar o espaço entre a cabeça e o ombro, mantendo o alinhamento da cabeça com a coluna.

8.Evite curvar a coluna para pegar um objeto no chão.

O correto é dobrar os joelhos e abaixar com a coluna na posição vertical.

9.Evite situações que solicitem flexão prolongada dos joelhos.

10.Evite atividades prolongadas com o tronco inclinado para frente.

Ao praticar uma atividade de jardinagem, por exemplo, utilize um banquinho baixo, com os pés apoiados no chão e a coluna reta.

Ao varrer o chão, por exemplo, use um cabo da vassoura comprido e evite dobrar a coluna para a frente. E sempre faça intervalos de descanso.

E por falar em água...

Passatempo Nosso aventureiro está com muita sede. Ajude-o a chegar até a água antes que fique desidratado ou prejudique ainda mais sua coluna.

Aqui na empresa, costumamos usar os copos plásticos descartáveis para beber água e café. Você já reparou a quantidade acumulada nos lixeiros todo final de expediente? Que tal se utilizarmos garrafinhas plásticas de água ao invés dos copos? Além do benefício de descartar menos resíduo ao meio ambiente, ter a garrafa em sua mesa de trabalho estimulará a beber mais água. O seu corpo também agradece!

5


Vo

5S

bia? a s ê c

Que o programa 5S

é uma filosofia de trabalho desenvolvida no Japão, que tem como principal objetivo melhorar a relação entre o ser humano e o meio em que ele vive.

UTILIZAÇÃO Separar o necessário do desnecessário. Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil.

Seiri

Sua origem se deu na década de 1950 e foi usado após a 2ª Guerra Mundial, com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise da competitividade. Nos dias de hoje, o programa 5s é usado por muitas empresas no mundo todo e se tornou fundamental no trabalho de melhoria da qualidade.

Seiton

Vamos relembrar os 5S e seus significados:

Seiso

ORDENAÇÃO Colocar cada coisa em seu devido lugar. Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz.

Limpar e cuidar do ambiente de trabalho. Melhorar o nível de limpeza.

O programa também contribuiu para elevar a autoestima da equipe com as melhorias nos ambientes de trabalho. 6

Seiketsu

AUTODISCIPLINA Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores. Incentivar esforços de aprimoramento.

SAÚDE

LIMPEZA

Nos últimos meses, as filiais de Blumenau e Curitiba também aderiram ao Programa 5S na empresa. Cada senso trabalhado pelo Comitê contou com a participação e o envolvimento de todos. Em Blumenau, parte dos recursos arrecadados pela venda de sucatas foi revertida em benefício para a associação recreativa Gebel.

Shitsuke

Tornar saudável o ambiente de trabalho. Prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem.

“Foi uma mudança bem visível. Sabemos que a autodisciplina é necessária para manter a ordem que foi estabelecida pelo programa. Estamos conseguindo manter os sensos, mas sempre é necessário ficar atento para a correta organização e limpeza.” Valdemiro Lepinski – Coordenador do Comitê 5S O programa prevê avaliação mensal dos setores, que é realizado pelo Comitê 5S juntamente com um representante de cada setor.


Gente Nossa

Luis Marcelo de Morais “Agradeço a Deus por viver com saúde nestes 25 anos, agradeço à empresa pelo tratamento e confiança que tiveram comigo e aos colegas pela colaboração e amizade que tornaram o trabalho gratificante”. “Para os colegas mais novos que estão iniciando a vida profissional, independente da atividade, digo que se comprometam com o trabalho, pois o retorno pode não ser imediato, mas um dia vem.”

Jair Bachmann “A Buschle & Lepper representa para mim a minha segunda família. É aqui que passo a maior parte de minha vida. Agradeço a diretoria da empresa e em especial o Sr. Wilson J. Fendrich pela confiança e pelas oportunidades em mim depositadas.” “Para os jovens que estão começando sua vida profissional deixo a seguinte mensagem: planejamento, organização, metas e objetivos são alguns ingredientes para uma vida de sucesso”.

7


Cultura & Lazer

Dica de Leitura

Você sabe quem é?

Qual é a tua obra?

Camila Athanázio Buschle Matriz

O grão de pipoca contém água em seu interior. A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente já comiam pipoca.

Por que a Pipoca estoura?

bor

do Sa o ç a p Es

Filé de Frango com molho de iogurte, hortelã e gergelim

Ingredientes:

MOLHO • 1 copo de Iogurte Natural • 1 colher de chá de Mel de abelha • Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto • Sal a gosto • 8 folhas de hortelã picadas • 2 colheres de sopa de gergelim torrado PARA OS FILÉS • 500 g de Frango • Suco de 1 Limão • 2 colheres de chá de sal • Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto • 3 colheres de sopa de Azeite de oliva

8

Autor: Mario Sergio Cortella Editora: Vozes A ideia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra. Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho.

A Escolha

Até onde devemos ir em nome do amor?

Autor: Nicholas Sparks Editora: Novo Conceito Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria para manter o amor de sua vida?

Modo de preparo:

Molho: Numa vasilha, coloque o iogurte, o mel, tempere com a pimenta e o sal. Misture a hortelã e reserve. Filés: Numa vasilha coloque os filés. Tempere-os com o suco de limão, o sal e a pimenta. Numa frigideira aquecida com o azeite, grelhe os files, virando-os para que dourem por igual. Sirva os filés regados com o molho e salpicados com o gergelim, acompanhados por arroz branco e salada de tomate.

A Ilha Perdida Autor: Maria Jose Dupre Editora: Atica Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza. Um clássico da literatura juvenil brasileira, agora com novo formato e ilustrações coloridas.

JOBEL é o órgão de divulgação interna do grupo Buschle & Lepper S.S., Rua Inácio Bastos, 1000 – Bucarein – CEP 89202-310 – Joinville – Santa Catarina, e-mail: sede@buschle. com.br – Fone: (47) 3461-2700 – Fax: (47) 3461-2788. Equipe JOBEL: Antônio Roberto Maurício, Camila Athanazio Buschle, Cristiane Kruger Schumacher, Elizandra de Melo Pereira, Jean Franck Baroni, Márcio F. Gbur, Mariléa K. Silveira, Mário Medeiros, Mariselda S. de Souza, Neder Roman Borges. Produção: Compreendo Comunicação – Fone: (47) 3376-4727. Impressão: Gráfica Tipotil – Fone: (47) 3028-5738. TIRAGEM: 1000 exemplares.


JOBEL