Obra
UniTaipa: o Passado inspira o Presente Por Ricardo Ribeiro, Unibetão
No seguimento da procura de novos produtos que promovem uma oferta de soluções diferenciadas na indústria do betão pronto, a Secil/Unibetão inspirou-se no "antigo betão Taipa" para criar um novo produto em betão arquitetónico de base cimentícia, que designou de UniTaipa.
A Taipa é uma técnica construtiva secular, que se baseia numa mistura húmida de materiais naturais – como terra, argila, cal, pedra natural, fibras e canas – e é utilizada no fabrico de muros e paredes. Aplicada numa cofragem (taipal) ou na fabricação de blocos, a Taipa ganha resistência pela sua dimensão estrutural e compactação manual através de pilões em camadas sucessivas. Inspirada nesta técnica e, tendo como objetivo a sua aplicação numa obra desenhada pelo Arquiteto Camilo Rebelo, localizada no Alentejo, a Secil/ Unibetão foi desafiada a desenvolver um betão que cumprisse com a aparência da antiga construção em Taipa, mas de base cimentícia. Assim nasceu o betão UniTaipa, fabricado em cor rosa. Para levar a cabo este desafio, foram realizados vários protótipos em laboratório para afinar a cor e a composição de betão e testar, ainda que de uma forma 36
etão
laboratorial, vários tipos de aplicação e apiloamento. Posteriormente foram realizados protótipos em obra para otimização dos processos construtivos e aprovação prévia do acabamento final. Tendo como característica principal uma descontinuidade no esqueleto mineralógico e uma cuidadosa aplicação por apiloamento, o UniTaipa é um betão de consistência baixa, com uma classe de resistência mínima de C25/30 para garantir os requisitos mínimos de compacidade irregular e boa aparência, aplicado em camadas perfeitamente definidas e compactadas com forte apiloação por pilões, maços ou malhos, conforme hábito na produção da Taipa. A máxima dimensão do agregado é especificada em função da espessura da peça a betonar, existindo a possibilidade de ser usado um agregado da região para se obter o efeito estético desejado, cumprindo assim com a tradição centenária da técnica original. O betão UniTaipa de cor rosa é fornecido para a obra em questão a partir da central de betão de Alcácer do Sal, situada a cerca de 45 minutos de transporte. É fabricado com agregados cuidadosamente escolhidos e com a utilização de cimento branco Cibra-Pataias CEM II/A-L 52,5N (br) e pigmentos inorgânicos de óxido de ferro.