Page 1

comKids primeira infância programação 1

programação

www.comkids.com.br

setembro 2014


iniciativa

realização

parceria

apoio

P E L A

P R I M E I R A

I N FÂ N C I A

colaboração

S Ã O P A U L O

apoio cultural

S Ã O P A U L O

S Ã O P A U L O

S Ã O P A U L O

COR SÍMBOLO (borboleta) Na versão 2 cores utiliza-se o Pantone 2665 ou no sistema CMYK, (C60%, M70%, K10%). Na versão P&B, utiliza-se (K100%).

S Ã O P A U L O

S Ã O P A U L O

LOGOMARCA (letras) Na versão 2 cores utiliza-se o Pantone Cool Gray 10 ou no sistema CMYK, (K60%). Na versão P&B, utiliza-se (K100%). Pode-se utilizar a versão negativa em branco. Pedimos não utilizar outras cores além das citadas acima. NÃO ALTERAR Pedimos não modificar o espaçamento entre o símbolo (borboleta) e a logomarca (letras). O logotipo deve ser utilizado conforme os modelos fornecidos, sem nenhuma alteração. LINHAS AZUIS (não imprimir) As linhas azuis determinam área de proteção do logotipo, não podendo ter nenhuma interferência gráfica neste espaço. As linhas azuis existem apenas para indicar a área de proteção e não devem ser impressas junto com o logotipo.

S Ã O P A U L O

S Ã O P A U L O


comKids Primeira Infância Como olhar e interagir com a infância contemporânea? O que é a primeira infância? Como estimular, escutar, observar e criar para e com os pequenos? Entre a cultura dos pequenos e a cultura dedicada a eles, o comKids Primeira Infância reúne produtores, educadores e artistas para conversar sobre desenvolvimento infantil e criatividade com uma diversidade de tonalidades. Para isso, contaremos com a presença de profissionais do Brasil, Argentina, Japão, Inglaterra, Espanha, EUA. O audiovisual tem um lugar especial nessa prosa, que convidamos você a participar. Sejam muito bem-vindos!

comKids primeira infância programação

3


Dia 17/09 • 9h15 Credenciamento

Colaboradores da conversa

• 10h Abertura

André Antunes Gerente da unidade de coprodução de Conteúdo Televisivo e Infantil da Elo Company. Atua no segmento audiovisual há mais de 10 anos. Como diretor executivo da Ultrassom Music Ideas participou da produção de projetos infantis de séries de animação, programas de TV, longas-metragens, peças de teatro e audiobooks.

• 10h30 Conversa com a CBeebies | Daniel Bays – produtor criativo do canal préescolar da BBC Com a proposta de divertir e surpreender o seu público, o CBeebies é o canal mais assistido pelas crianças pequenas do Reino Unido. Um pouco menos da metade da audiência sintoniza o canal semanalmente. Entre os programas mais populares da emissora estão “In the Night Garden”,“Mr. Bloom’s Nursery” e “Tree Fu Tom”, assim como os novos “Swashbuckle” e “Old Jack’s Boat”. O site da CBeebies difunde a filosofia do “aprender pela brincadeira”, com uma média de 1,2 milhões de internautas. Além disso, o CBeebies foi eleito o melhor canal infantil do ano pela Bafta (Academia Britânica de Filmes e Televisão). Sobre Daniel Bays Criador, produtor e showrunner, é responsável pela criação e produção da inovadora série de animação “Tree Fu Tom” (nominada a dois prêmios BAFTA em 2012). Trabalha na BBC desde 2000, onde atuou nos departamentos de Notícias e Atualidades, Ciências e junto ao CBBC, desenvolvendo e produzindo games. Além das ocupações acima, Bays também atuou como desenvolvedor criativo e brand guardian no canal.

4

comKids primeira infância programação

Arnaldo Galvão Trabalha com animação desde 1980. Trabalhou com publicidade, em produções de longas-metragens da Mauricio de Sousa, na equipe de animação do “Rá-Tim-Bum” e “Castelo Rá-Tim-Bum”. Foi um dos fundadores da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e diretor da primeira gestão. Renata Yumi Coordenadora de Conteúdo Internacional da TV Cultura e gestora de projetos multimídia do programa “Vila Sésamo”. Possui experiência em TV, cinema e mídias digitais, tendo dedicado 12 anos de sua carreira à produção de conteúdo educativo e infantil.12h - Sessão 1 | Mostra comKids Primeira Infância

• 12h Sessão 1 | Mostra comKids Primeira Infância • 12h30 Almoço


Dia 17/09 • 14h Desenvolvimento infantil e primeira infância | Conversa com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com Anna Chiesa Estabelecida em 1965, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal tem como principal foco de atuação a promoção integral do desenvolvimento da primeira infância (dos zero aos seis anos). A entidade mantém diversos projetos de incentivo ao desenvolvimento de crianças nessa faixa etária, como projetos em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e workshops, elaboração de publicações, entre outras ações para expandir o conhecimento sobre a importância do desenvolvimento na primeira infância. Sobre Anna Chiesa Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e especialista em Enfermagem em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSPUSP). Possui formação em Psicodrama Pedagógico pelo Grupo de Estudos em Técnicas Psicodramáticas (GETEP). Mestre e doutora em Saúde Pública pela FSPUSP, é livre-docente junto ao Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP, contando com pós-doutorado junto à Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, King’s College London. Além disso, Chiesa também coordena o projeto “Nossas Crianças, janelas de oportunidades”, com foco na promoção do desenvolvimento infantil.

Colaboradores da conversa

Yohana Back Criadora de conteúdos infantis para televisão, teatro, narração de histórias e internet. Com o projeto “O olhar da Criança” da Cia Asfalto de Poesia leva o espetáculo “TV sem controle” e oficinas para educadores pelo estado de São Paulo. Trabalhou na TV Cultura de São Paulo em programas como “Quintal da Cultura”, “Teatro Rá-Tim-Bum” e “Vila Sésamo”. João Batista Melo Mestre em Multimeios pela UNICAMP defendeu a primeira tese acadêmica feita no país sobre cinema infantil, que deu origem ao primeiro livro exclusivo sobre o tema, “Lanterna mágica: infância e cinema infantil”. Finalista do Prêmio Jabuti em 2010, dirigiu, roteirizou e produziu três filmes de curta-metragem com temática infantil: “Tampinha” (2004), “As fadas da areia” (2008) e “Um ano novo danado de bom” (2014). Marcus Aurelius Pimenta Escritor e roteirista. Autor de 17 livros de ficção e editor de sete livros de não-ficção, escreveu peças teatrais, roteiros cinematográficos, programas educativos, séries dramáticas, documentários e séries de animação infantil, como a série “Peixonauta” (premiada no comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2009).

• 15h Sessão 2 | Mostra comKids Primeira Infância • 15h30 Intervalo comKids primeira infância programação

5


Dia 17/09 • 16h Conversa comKids | A escuta infantil, crianças no centro Qual é a importância de nos dedicarmos a observar e a interagir com as crianças para entender o que elas sentem, querem e são? A escuta potencializa a curiosidade, a sensibilidade e a investigação da vida. Esta conversa pretende enxergar a produção de cultura para crianças como um processo colaborativo entre adultos e crianças para a criação de poesia, de prosas e histórias. Adriana Friedmann Doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Especialista, palestrante e consultora nas temáticas da infância e do brincar. Criadora e coordenadora do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento). Coordenadora e docente de cursos de pós-graduação, é também autora de vários livros na área, dentre eles, “Linguagens e culturas infantis”. Carlos Laredo Diretor teatral, dramaturgo e gestor cultural. Fundou o grupo “La casa incierta” junto à atriz brasiliense Clarice Cardell em 2000. Dirigiu e escreveu 14 peças para a primeira infância e realizou mais de 2000 apresentações ao redor do globo. Nos últimos anos colabora como curador do Festival Primeiro Olhar de Teatro para Bebês em São Paulo junto com o Grupo Sobrevento. Realiza oficinas de arte para profissionais de educação infantil, artistas, pais e mães e famílias. 6

comKids primeira infância programação

Jan-Willem Bult Escritor de livros infantis, roteirista de cinema e séries de TV. Desde 1997 foi diretor criativo e chefe de programação infantojuvenil da KRO, na Holanda. Por seu trabalho já recebeu prêmios do Prix Jeunesse Internacional, Prix Danube e Dutch Academy Award. Desde fevereiro de 2014 Jan-Willem Bult é o embaixador do “Kids News Network”, apoiando o desenvolvimento e o alcance da rede dos programas de notícias para crianças. Em 2007, fundou sua própria fundação, a JWB Foundation, para apoiar projetos de mídias e esportes com participação infantil para o desenvolvimento da paz. Mediação

Beth Carmona Diretora Geral e Editorial do comKids Consultora, produtora e gestora de projetos multiplataforma. Esteve à frente de canais como TV Cultura de SP, Discovery Kids e Animal Planet na América Latina, TVE Rio de Janeiro e Disney Channel São Paulo, onde desenvolveu a especialidade na área infantojuvenil. Como profissional atuante no cenário de produção de qualidade para infância, representa o Brasil e a América Latina em festivais e seminários nacionais e internacionais. É sócia-diretora na Singular, Arquitetura de Mídia e Presidente do Midiativa - Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes.


Dia 18/09 • 9h15 Credenciamento

Colaboradores da conversa

• 10h Conversa com a Little Airplane | Sharon Tomas – diretora de produção da Little Airplane

Gabriella Mancini Jornalista e roteirista. Atualmente é coordenadora de roteiros infantis na produtora Conspiração e colaboradora da Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo. Em 2011 publicou seu primeiro livro infantil, “Na Rua da Aquarela”, pela editora Girafinha.

Little Airplane, produtora responsável pela criação e produção de “The Wonder Pets!” (ganhador do prêmio Maeda do Japan Prize para melhor série televisiva), “Oobi!”, “3rd & Bird” e “Small Potatoes”, entre outros conteúdos. Entre os trabalhos já realizados, encontram-se programas feitos para a Nick Jr., NOGGIN, CBeebies e Disney Junior. A produtora foi fundada por Josh Selig em 1999. Além de fundador, Josh foi produtor do “Vila Sésamo” israelense / palestino, ganhador do Japan Prize de 1998. Sobre Sharon Thomas Chefe de desenvolvimento de produção e negócios da Little Airplane Productions. Ganhadora de vários Emmy Awards, Sharon supervisiona as áreas de distribuição, licenciamento e desenvolvimento de negócios na empresa. Tendo produzido programação para canais como Disney-ABC Television, MTV, VH1, PBS, Nickelodeon e BBC, foi também âncora da rede MTV e diretora da MTV Asia News. Recebeu o Emmy Awards por seu trabalho em uma série médica infantil, assim como o prêmio Peabody por“Rebirth”, um documentário que chegou a ser exibido no National September 11 Memorial.

Renata Yumi Coordenadora de conteúdo internacional da TV Cultura e gestora de projetos multimídia do programa “Vila Sésamo”. Possui experiência em TV, cinema e mídias digitais, tendo dedicado 12 anos de sua carreira à produção de conteúdo educativo e infantil. Yohana Back Criadora de conteúdos infantis para televisão, teatro, narração de histórias e internet. Com o projeto “O olhar da Criança” da Cia Asfalto de Poesia leva o espetáculo “TV sem controle” e oficinas para educadores pelo estado de São Paulo. Trabalhou na TV Cultura de São Paulo em programas como “Quintal da Cultura”, “Teatro Rá-Tim-Bum” e “Vila Sésamo”.11h - Intervalo

comKids primeira infância programação

7


Dia 18/09 • 11h30 Apresentação da pesquisa PapagaioPipa 2014 O levantamento apresenta uma visão integral das crianças de até seis anos de idade e revela dados surpreendentes em quatro grandes áreas de seu cotidiano: entretenimento e criatividade; educação e informação; relação com tecnologia e conteúdos digitais/não digitais; e poder de decisão. A pesquisa é um projeto da Multifocus Inteligência de Mercado. Sobre Ana Helena Meirelles Reis Presidente da MultiFocus Inteligência de Mercado, empresa por ela criada em 1994, é diretora-associada do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes. Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP, também é graduada pela EAESP-FGV.

• 12h30 Almoço

8

comKids primeira infância programação

• 14h Conversa com a NHK | Hiroko Sakaue – diretora do departamento infantil do canal público japonês Por mais de cinquenta anos a NHK vem exibindo uma grande quantidade de bons conteúdos infantojuvenis. Suas produções são caracterizadas por seu valor educacional, estimulando a imaginação infantil e as atitudes positivas. Para a emissora, o objetivo desse trabalho é atingir uma grande quantidade de crianças, estimulando suas posturas e respostas criativas. Ao mesmo tempo, oferecem conteúdos que apoiam pais e educadores para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Sobre Hiroko Sakaue Diretora-executiva do Departamento de Programação Infantil da NHK Educational Corporation, Hiroko atua no canal público japonês desde 1980. Por dez anos dirigiu a programação pré-escolar, e também foi gerente do Departamento de Programas Infantis da NHK Educational Co. Entre 2009 e 2012 foi diretora-executiva do Japan Prize. Além disso, Hiroko é professora na Universidade da Mulher Ochanumizu, em curso de cuidados infantis e educação.


Dia 18/09 Colaboradores da conversa

André Antunes Gerente da unidade de coprodução de Conteúdo Televisivo e Infantil da Elo Company. Atua no segmento audiovisual há mais de 10 anos. Como diretor executivo da Ultrassom Music Ideas participou da produção de projetos infantis de séries de animação, programas de TV, longas-metragens, peças de teatro e audiobooks. Gabriella Mancini Jornalista e roteirista. Atualmente é coordenadora de roteiros infantis na produtora Conspiração e colaboradora da Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo. Em 2011 publicou seu primeiro livro infantil, “Na Rua da Aquarela”, pela editora Girafinha. Maria Victoria Romano Formada em Cinema pela Escola Profissional de Cinema de Eliseo Subiela e em Artes Visuais pela Universidade Nacional de San Martín (Argentina). Trabalhou durante quatro anos no canal de televisão Pakapaka, na área de aquisições. Foi gestora dos projetos transmídia da empresa Educ.ar S.E., desenvolvendo games e sites como “Vivir Juntos” e “Mural del Bicentenario”.

• 15h Sessão 3 | Mostra comKids Primeira Infância • 15h30 Intervalo

• 16h Conversa comKids | O olhar e a sensibilidade infantil A empatia, os estados de contemplação e de interação infantil e sua conexão com a arte. O autêntico e o universal nas manifestações do olhar da criança pelo desenho e pelas imagens. Como potencializar processos criativos e artísticos para elas e com elas? César Leite Formado em Psicologia pela PUC-Campinas, mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-doutor em Educação pela FLACSO Argentina e pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha), foi professor visitante na Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação da UNESP Rio Claro SP. É autor de vários livros, entre eles “Infância, Experiência e Tempo” pela Editora Cultura Acadêmica. Cielo Salviolo Consultora e pesquisadora em comunicação e infância e produtora de conteúdos audiovisuais para crianças. Ex-diretora e fundadora do Pakapaka, é professora titular da Cátedra de Produção e Realização de Televisão Infantil na Universidade de Buenos Aires. Desde 2012 dirige o Latinlab (Laboratório de Televisão Infantil para a América Latina), um espaço de investigação, reflexão e criação de conteúdos infantis em plataformas múltiplas.

comKids primeira infância programação

9


Dia 18/09 Edith Derdyk Autora e ilustradora de vários livros infantis, letrista de algumas canções do Palavra Cantada e educadora (Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural o_barco, Intermeios). Realiza exposições coletivas e individuais no Brasil desde 1981 (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, França). Luiz Cherubini Formado em Jornalismo e Direção Teatral. É diretor do Grupo Sobrevento, desde a sua fundação em 1986. O Sobrevento é uma companhia teatral brasileira de renome internacional, que já se apresentou em diversos países ao redor do globo. Representou o Brasil em importantes festivais internacionais de Teatro para a Infância e a Juventude e desenvolve um trabalho pioneiro de difusão do teatro para bebês no Brasil, organizando festivais, mostras, oficinas, exposições, palestras e debates. Apresenta-se em todas as creches públicas e conveniadas de São Bernardo do Campo, onde também realiza trabalho de formação de professoras infantis.

10

comKids primeira infância programação

Mediação

Vanessa Fort Coordenação geral e editorial do comKids Formada em Rádio TV e pós graduada em ciências sociais, e formação complementar em dramaturgia e filosofia. Faz criação, desenvolvimento, produção criativa, e gestão de projetos infantojuvenis na Singular, Arquitetura de Mídia. Já trabalhou no FILE e na OEI, e foi júri de diversos festivais. É também colaboradora do Projeto Infâncias.


comKids

Goethe-Institut

Direção geral e editorial Beth Carmona

Diretora do Goethe-Institut São Paulo e da América do Sul Dr. Katharina von Ruckteschell-Katte

Direção de comunicação Geraldo Leite

Diretor Comercial Konstantin Pieri

Coordenação geral e editorial Vanessa Fort

Diretor de Ensino Thomas Gödel

Coordenação administrativa Sandra Alves

Diretora de Informação e Biblioteca Stephanie Kastner

Assistente administrativa Leila Baesso

Coordenadora de Cooperação Pedagógica Eva Fiedler Carvalho

Produção Gabi Hashimoto

Coordenadora de Programação Isabel Hölzl

Assistente de produção Paula de Oliveira Beatriz Gonçalves Priscila Fonseca

Coordenador de Programação Luiz Rangel

Foto e Vídeo Danila Bustamante

Coordenadora de Eventos Tatjana Lorenz

Texto e tradução Daniel Leite

Coordenadora de Comunicação Simone Malina

Apoio à produção Giovana Botti

Agradecimentos

Assessoria de Imprensa Cris Brito – Escritório de comunicação Programação visual e design Thereza Almeida

Vox Mundi Elo Company TV Brasil TV Cultura Discovery Kids Multifocus MultiRio Ultrassom music ideas - Hugo Picchi

comKids primeira infância programação

11


Confira as novidades do evento nas redes sociais: Facebook Twitter comKids.com.br Público-alvo: Produtores, educadores, escritores, diretores de arte, ilustradores, agentes culturais Capacidade: 200 pessoas Entrada gratuita. E-mail: primeirainfancia@comkids.com.br Telefone: (11) 3074-0085 comKids Primeira Infância Dias 17 e 18 de setembro de 2014, das 9h às 18h Goethe-Institut - auditório Rua Lisboa, 974 – Pinheiros 05413-001 – São Paulo – SP Capacidade: 260 pessoas Entrada gratuita

12

comKids primeira infância programação

Programação comkids primeira infância  

Programação do evento comKids Primeira Infância. Dias 17 e 18/09/2014, no Goethe-Institut São Paulo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you