__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

Curso virtual de TV Produção audiovisual infantil de qualidade : da inspiração à realização 2016 PROGRAMA 2ª edição brasileira INTRODUÇÃO

Como saber o que os meninos e as meninas esperam da televisão? Como identificar conteúdos que sejam pertinentes e que representem a qualidade na televisão? Como as crianças estão representadas na tela? Podemos desenvolver histórias atraentes e que tenham qualidade? Qual é a complexidade de se criar narrativas e personagens com as quais meninas e meninos se identifiquem? Como desenvolver projetos audiovisuais para as diferentes mídias? Este curso se propõe a ser um espaço aberto de reflexão sobre a criação e o desenvolvimento de projetos infantis em diferentes formatos, que tenham como foco o entretenimento com qualidade. A partir de uma série de práticas criativas, vamos desenvolver exercícios teóricos e práticos direcionados à construção de uma ideia audiovisual infantil, convertendo-a em projetos concretos. A quem se destina o curso? - Profissionais do setor audiovisual interessados na criação e produção audiovisual infantil - Estudantes vinculados ao audiovisual, cinema e televisão - Profissionais do setor educativo ou de outras áreas - Interessados em geral que tenham um projeto audiovisual infantil em desenvolvimento

1


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

Objetivos Que as/os participantes debatam e reflitam sobre: - os objetivos da televisão infantil de qualidade - os critérios para se produzir conteúdos audiovisuais infantis - o sujeito da mídia infantil: quem e como são os meninos e as meninas de nossa época? - os recursos criativos e a inspiração para se produzir programas de qualidade para crianças - os recursos narrativos e os personagens que tornam atraentes as histórias e os relatos audiovisuais para meninos e meninas - as estratégias para que se desenvolvam projetos audiovisuais infantis

MODALIDADE DO CURSO Metodologia: - Apresentação quinzenal de aulas (material escrito por cada um dos professores, especialmente para o curso). Estas incluem reflexões, referências, bibliografia e links para visualização de exemplos. - Durante o período entre as aulas, acontecem os debates dentro dos fóruns (contando com a participação dos professores), assim como os exercícios propostos pela tutora. O curso oferece tutoria e mediação (assistência) para o trabalho com os fóruns virtuais e uso da plataforma. Características: - Carga horária estimada do curso: 64 horas. - Oito aulas em PDF, uma a cada duas semanas + Exercícios práticos e debates via plataforma de EAD Moodle (nas semanas intermediárias). - O curso tem uma extensão de quatro meses com aulas teóricas, exercícios e debates entre professores, alunas/os e tutores no fórum.

2


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

A versão em português das aulas, organização e moderação do curso estão a cargo da equipe Midiativa (Centro brasileiro de mídia para crianças e adolescentes), OSCIP que trabalha em parceria com o LatinLab (Laboratório de investigação, criação, capacitação e reflexão sobre mídia e multiplataformas destinadas à infância e à adolescência na América Latina), iniciativa criadora do curso. O comKids, selo do Midiativa em parceria com a Singular, Arquitetura de Mídia, tem ampla experiência no desenvolvimento de conteúdos infantis. Certificação A certificação para os participantes do curso exige a leitura dos textos, a participação nos fóruns e a realização dos exercícios propostos. Os certificados serão entregues a todos os participantes que realizarem75% das atividades solicitadas de leitura das aulas, publicação dos exercícios e participação nos debates propostos nos fóruns.

Aulas Toda terça-feira, a cada duas semanas, as aulas serão publicadas na plataforma do curso e os participantes são convidados a realizar a sua leitura. Aproximadamente quatro dias após a publicação das aulas acontecem os fóruns. Como este curso foi concebido a partir de uma perspectiva de integração latino-americana, as referências bibliográficas estão em espanhol e em português. Na adaptação à língua portuguesa desta edição, nos casos nos quais havia livros e textos similares em português disponíveis, eles foram indicados na bibliografia.

Fóruns Os fóruns de debate são momentos de grande importância no curso on-line. São destinados a um aprofundamento das questões colocadas nas

3


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

aulas, num clima dinâmico de troca e interação entre participantes, professores e tutores.

Custo e formas de pagamento: Valor: R$ 1.050,00 (parcelado em até três vezes) ou, à vista, com 10% de desconto (pagamento via PayPal).

POR QUE FIZEMOS O CURSO?

O aprofundamento em temas da vida democrática, como a participação e a cidadania, é uma das demandas prioritárias de nossa região. Se tomado desde a perspectiva infantil, esse embasamento prevê ainda o direito à informação e a liberdade de expressão da criança, assim como seu reconhecimento como ator social e cultural. Nesse sentido, acreditamos na importância de se refletir sobre a infância através de perspectivas e conceitos variados, assim como pensar a relação entre essa idade e os meios de comunicação, considerando-os a partir de visões e dimensões inovadoras. É exatamente com essa perspectiva e conhecimento que o comKids, em parceria com o LatinLab, se lança ao desafio de gerar espaços para a formação

de

competências relacionadas à

produção

de conteúdos

audiovisuais para a infância. Queremos fortalecer o debate público sobre a qualidade e a quantidade desses conteúdos e favorecer os processos de colaboração entre os países, a academia, os produtores, os pesquisadores independentes e os setores vinculados à indústria audiovisual. Além disso, buscamos estabelecer alianças para a troca de informações e de metodologias de pesquisa para o financiamento de projetos conjuntos que permitam a criação de mais e melhores conteúdos para a infância na América Latina.

4


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

A equipe que desenvolveu esse curso atua no setor audiovisual infantil há muitos anos desenvolvendo produções de qualidade, articulando narrativas, conteúdos e formatos. Além disso, as duas iniciativas (comKids e LatinLab), há algum tempo, promovem a reflexão sobre a produção infantil, promovendo a realização de pesquisas e encontros entre realizadores e suas audiências.

5


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

CONTEÚDO DAS AULAS Aula 1 - Infância, direitos, cultura. Cultura audiovisual e novas identidades Docentes responsáveis: CieloSalviolo e Valeria Dotro

- O que é infância? Quem são as crianças de hoje? - A infância como categoria histórica. Representações e relações entre infância e o mundo adulto. - Direitos e meios de comunicação. Visibilidade e participação das crianças. Infância e cidadania. Papéis e responsabilidades do Estado e do mercado. - As identidades infantis contemporâneas e sua relação com os meios de comunicação e as tecnologias digitais. - Como são as crianças dos dias de hoje? Como elas se comunicam? Como aprendem? De que maneira elas se relacionam com os adultos e que lugar os meios de comunicação, as tecnologias e as telas ocupam em seus cotidianos?

Aula 2 – Qualidade na produção infantil Docente responsável: Beth Carmona

- A responsabilidade nos meios de comunicação. - O que é qualidade na TV? Quais critérios de qualidade, valores e diretrizes podem nos orientar para que cheguemos a atingir esse objetivo?

6


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

- A programação e a produção infantil – estratégias e diversidade de gêneros, formatos, linguagens e temas. - Como avaliar e medir a qualidade? Parâmetros nacionais e internacionais na avaliação de conteúdos.

Aula 3 – O público-alvo, pensando nas audiências Docente responsável: Silvina Szejnblum

- Quem são as crianças? Como é sua maneira de pensar e de agir? - As características das audiências (etapas, fases, olhares sobre o mundo). Exemplos de programas para cada etapa. - O que é pertinente, relevante, atraente e apropriado para cada público. - Os blocos e faixas de programação. - A relação das crianças com os meios.

Aula 4 - Concepção e formatação Docente responsável: Yanina Mc Kerlie

- O que é um programa televisivo. Conceitos de formato e de gênero. As formas televisivas. - Motivações e objetivos. Que historia queremos contar? O desenho dos conteúdos. Como queremos contar? - Conteúdos gerais e específicos no desenvolvimento de séries.

7


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

- A busca do formato. O público-alvo como organizador de critérios. Os meios de difusão. - Formato conceitual e formato físico.

Aula 5 - A inspiração: as poéticas da infância e os temas urgentes no tempo e no olhar das crianças Docente responsável: Vanessa Fort

- O material de trabalho do produtor/realizador de conteúdos audiovisuais para a infância (a pesquisa, a observação e o contato com as crianças). - As fontes de inspiração em diversas linguagens, formação, exercícios de sensibilidade; novos e outros formatos. - Metodologias de trabalho criativo. Porque fazemos o que fazemos?

Aula 6-O roteiro Docente responsável: Nicolás Zalcman

- Do conteúdo ao roteiro. - Estruturas narrativas: arqui-trama,mini-trama e anti-trama. Desenvolvimento de premissa. Tema, argumento e trama. - O conflito. Desejo e carência. Identificação e desenvolvimento. A sinopse, a escaleta, os três atos e os diálogos. - A escrita do roteiro literário

Aula 7– Convergência: novas telas, cultura digital e infâncias Docente responsável: Carolina Masci

- O ingresso no universo das multiplataformas. Projetos 360, transmídia e crossmídia.

8


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

- Como exercitar a exploração, a criatividade e a experimentação dentro dos universos digitais? - Plataformas Over The Top e televisão interativa. - Propostas interativas a partir de conteúdos audiovisuais.

Aula 8 – A formatação de um projeto Docente responsável: Mariana Loterszpil

- Como apresentar o projeto? Motivação e justificativa (O que queremos contar? Como queremos contar? Para quem e para quê?). - O tema e a sinopse. Argumento. As fortalezas do projeto. - O formato e seu potencial. Séries, especiais e documentários. - Elementos essenciais para a apresentação de um projeto. - A técnica e seus recursos (tempo, realização e orçamento).

DOCENTES

CieloSalviolo Consultora e pesquisadora em comunicação e infância e produtora de conteúdos audiovisuais para crianças. Participou do processo de criação do Pakapaka, primeiro canal de televisão infantil da Argentina. Foi diretora e fundadora, do seu lançamento até julho de 2012. Trabalhou para diversas instituições e canais da região, como UNICEF, BICE, Periodismo Social, América TV, Canal Encuentro, TV Perú, entre outras. É professora titular da Cátedra de Producción y Realización de Televisión Infantil, da Universidade

9


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

de Buenos Aires. Faz parte do Conselho de Comunicação do Audiovisual e Infância da AFSCA (Autoridad de Aplicación de laLey de Servicios de ComunicaciónAudiovisualesen Argentina). Participou como júri em diversos festivais internacionais de cinema e televisão infantil (Alemanha, Colômbia, Japão, Chile). Participa ativamente do movimento de produção de TV infantil na América Latina e Europa e realizou cursos sobre conteúdos de qualidade para a infância no Peru, Uruguai, Colômbia, Brasil e Equador. As produções realizadas durante sua gestão no Pakapaka receberam prêmios nacionais e internacionais.

Valeria Dotro Consultora e pesquisadora em comunicação, meios e infância e produtora de conteúdos audiovisuais para crianças. É docente de nível inicial e licenciada em ciências da comunicação (UBA), com orientação em educação. Dedicou-se por mais de 10 anos à investigação da infância e da televisão na Argentina. Participou do processo de criação do Pakapaka, onde é responsável pelo setor de conteúdos. É professora titular da Cátedra de Produção e Realização de Televisão Infantil (UBA). Foi chefe de trabalhos práticos de comunicação e educação na Faculdade de Ciências Sociais da mesma instituição por oito anos. Investigou e escreveu textos e artigos sobre a relação entre meios de comunicação e infância na América Latina.

Beth Carmona Consultora em meios, especializada em conteúdos infantis. Diretora de conteúdo da Singular, mídia e conteúdo e diretora geral do comKids. Desenvolve projetos para crianças, presta consultoria a canais de TV como Gloob, Discovery kids, TV Cultura, Fox, Pakapaka, e produtoras e veículos de mídia na área de conteúdo. Formada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, trabalhou como docente em comunicações, na área de Rádio e TV da Fundação Armando Álvares Penteado e realizou pesquisas em Meios no IDART, Centro de Pesquisa e Documentação da 10


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

cidade de São Paulo. Dirigiu a TV Cultura SP, onde se destacou pela programação cultural marcante, voltada para crianças e jovens. Sua carreira internacional tem início no Discovery Kids e Animal Planet, como diretora de programação e produção para a América Latina. Passou ainda pela Disney e Fox Kids no Brasil. Foi diretora-presidente das TVE’s e Rádios Educativas da Roquette-Pinto/ACERP . Premiada no Brasil e no exterior com programas como “Mundo da Lua” e “Castelo Rá Tim Bum” (TV Cultura), “Um menino muito maluquinho” (TVE RJ) e “Eco-aventura na Amazônia” (Discovery Kids). Estiveram sob sua supervisão projetos como Curta Criança e Curta Animação, a série animada “Tonky”, a série “Senha Verde” (coprodução entre sete países da América Latina). Fundadora do Midiativa, Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes. Participa como jurada e avaliadora de inúmeros festivais como Japan Prize, Emmy Internacional, Divercine, Prix Jeunesse, entre outros. Coordenadora e fundadora da ALA - Aliança LatinoAmericana, que organiza intercâmbio de programas entre países latinoamericanos, junto à EBU (European Broadcasting Union). Em 2004 coordenou e organizou a 4ª Cúpula Mundial de Meios para Crianças e Jovens, junto com a MultiRio, empresa da cidade do Rio de Janeiro. Realizou em 2009, pela primeira vez no Brasil, o Prix Jeunesse Ibero-americano, festival que premia a mídia de qualidade para crianças e jovens. É membro do board da Fundação Prix Jeunesse Internacional.

Silvina Szejnblum Com uma trajetória de 20 anos dedicada à primeira infância, Silvina Szejnblum graduou-se em Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires. Professora na Cátedra de Produção e Realização de Televisão Infantil da disciplina Desenho de Imagem e Som, da Universidade de Buenos Aires. Durante um longo período, dedicou-se à gestão de projetos educativos nos estágios iniciais da primeira infância e ensino fundamental, na gestão pública e privada. Assessorou a criação de projetos curriculares em diferentes instituições orientadas à arte. Deu continuidade a diferentes projetos culturais

11


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

relacionados com a arte e infância. Dedicou-se à capacitação docente em temas relacionados com primeira infância. Assessorou o desenvolvimento de conteúdos infantis para empresas de comunicação como Discovery Kids, entre outras. Participou do processo de criação do canal Pakapaka, onde atualmente é responsável pelos conteúdos da seção “Ronda Pakapaka” e coordena diferentes atividades e eventos culturais associados ao canal.

Yanina Mc Kerlie Graduada em Desenho de Imagem e Som pela Universidade de Buenos Aires. Especializada em direção e roteiro, e se formou com reconhecidos diretores e roteiristas argentinos, entre eles, José Martinez Suárez, Juan José Campanella y Aída Bortnik. Começou sua carreira profissional trabalhando em equipes de produção e direção de longasmetragens, publicidade e programas de televisão, para diversas companhias de comunicação. Em 2010 participou da criação da área de Desenvolvimento de Projetos do canal infantil Pakapaka, primeiro canal infantil público da Argentina. Há seis anos atua como responsável dessa área, na qual realiza a planificação anual das produções do canale a avaliação de projetos dirigidos ao público infantil, simultaneamente gestionando o contato com coprodutores internacionais e nacionais, participando de mercados de televisão, festivais e encontros, na busca de novos formatos televisivos para o canal. Durante 2013 e 2015 foi docente na Cátedra de Produção e Realização de Televisão Infantil da carreira de Desenho de Imagem e Som da UBA, onde atuou como chefe de trabalhos práticos e professora adjunta.

Vanessa Fort Formada em audiovisual, dramaturgia, filosofia e artes visuais com estudos de pós-graduação em ciências sociais. É a coordenadora geral, editorial e de planejamento do portal comKids (www.comkids.com.br). Responsável pelo desenvolvimento, produção e gestão de projetos na Singular, mídia e conteúdo. Trabalhos realizados para a TV Cultura, TV Escola, Cartoon 12


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

Network e Gloob, canais com programação infantil no país. Foi coordenadora de conteúdos e produtora do FILE e trabalhou como consultora para a OEI e para o Midiativa. Coordenou a produção da primeira temporada da série Senha

Verde,

é

produtora

criativa

do

Projeto

Infâncias

(www.projetoinfancias.com.br). Participou como curadora de mídia do MediaLab. Foi jurada do JapanPrize 2010 e, em 2014, júri do Prix Jeunesse Internacional.Roteirista

e

produtora

criativa

(projetos

audiovisuais

e

multimídia). Coordenadora de roteiros do núcleo criativo Singular. Consultora de roteiros e séries infantis. Coordenadora Geral e editorial do comKids.

Nicolás Zalcman Autor, roteirista e diretor. Seus trabalhos como roteirista incluem uma variada produção infantil, tanto para cinema, televisão, web, teatro e jogos eletrônicos. Escreveu roteiros para diversos canais e produções infantis, entre as quais figuram “ZTV y los Pérez” para o canal Telefe, as séries “Los mundos de Uli” (produzida por Juan José Campanella), “ZapaZapa”, “Amigos invisibles” e “Proyecto Hangar”, entre outros, todos para a Pakapaka. Também escreveu o longa-metragem infantil “Kiribati”, atualmente em préprodução, premiado e financiado pelo INCAA e San Luis Cine. Foi roteirista da série de ficção web “La Pareja del mundial”, com mais de dois milhões de visitas e do unitário “El hombre de tu vida”, dirigido e produzido por Juan José Campanella. Também escreveu a obra de teatro “ZTV el musical” e o filme do ZTV. Sua produção inclui, além disso, a edição de documentários, assessorias, consultorias, seguimentos de projetos, script doctor, redação criativa e look andfeel para empresas como Fox, UniversalChannel e Turner, pelas quais foi premiado no festival Promax.

Carolina Masci Graduada em Ciência Política pela Universidade de Buenos Aires, na qual obteve uma menção honrosa. Realizou estudos de pós-graduação em

13


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

educação, imagens e meios (FLACSO) e em criação de conteúdos para novos

meios

audiovisuais

(Universidad

Oberta

de

Catalunya).

Foi

coordenadora de convergência para o Canal Encuentro e o Canal Pakapaka, onde esteve encarregada da conceptualização das estratégias de multimeios dos canais. Também atuou como produtora televisiva e produtora de conteúdos digitais em espanhol e em inglês para diversos canais argentinos e internacionais (Telefé, MTV, Discovery Health U.S.). Criou o suplemento educativo para adolescentes do Herald de Buenos Aires, do qual foi editora por quatro anos. Coordena investigações de audiência com meninos e meninas de nível infantil e primário. É professora adjunta da Cátedra de Produção e Realização de Televisão Infantil da carreira de desenho de imagem e som da UBA, além de coordenar as iniciativas digitais do canal Pakapaka e o curso “Produção audiovisual infantil de qualidade” na Argentina.

Mariana Loterszpil Produtora de televisão com mais de 20 anos de experiência em TV infantil, documentários e coordenação de equipes de produção e realização. Sua experiência como produtora inclui a coordenação dos processos de branding e propostas artísticas de programação para vários canais de televisão da região. Fez parte da equipe de criação do primeiro canal argentino a cabo voltado para crianças, o CABLIN, e integrou a equipe fundadora do canal de TV Pakapaka, sendo sua produtora geral até dezembro de 2013. Trabalhou também como consultora internacional para diversos projetos audiovisuais infantis na América Latina e foi jurada de prestigiosos festivais nacionais e internacionais de TV e Cinema para crianças e adolescentes. É responsável pelo Laboratório de Conteúdos Infantis do Instituto Universitario Patagónico (IUPA). Atualmente dirige o canal de Ciência e Tecnologia TECtv.

14


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

Nanci Rodrigues Barbosa - tutora Graduada e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes ECA/USP. Leciona disciplinas relacionadas a Argumentos e Narrativas e Roteiro de Ficção no ensino superior trabalhando a formação teórica, a construção de repertório, a criação e desenvolvimento de roteiros e projetos de produção com os alunos. Apresentou em congressos e publicou textos relativos às pesquisas sobre

o

impacto

do

digital

em

narrativas

audiovisuais,

narrativas

contemporâneas, processos de criação e o espaço na construção da narrativa. Orienta projetos de conclusão de curso e de iniciação científica. É professora pesquisadora no Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac desde 2006. Lecionou anteriormente na Universidade Metodista, na FAAP e na FESPSP. Roteirista e diretora de curtas educacionais e documentários, destacando a série com três episódios ABC de Jovens, cujo primeiro programa A Nossa Cara foi selecionado pelo Festival de Havana e exibido pela TV Cultura.

Paula Tedrus - tutora Formada em comunicação social com habilitação em audiovisual na Venezuela, e pós-graduação em produção audiovisual pela universidade espanhola Alcalá de Henares. Trabalhou como produtora na Vale TV, canal educativo venezuelano e em casas produtoras brasileiras e espanholas, de cunho educativo. Primeiro lugar no concurso de vídeo de El Salvador Realidades y Utopías: El imaginario de la juventude iberoamericana com o vídeo que dirigiu, produziu e editou – “A escrita da luz” (2008); Trabalhou em diversas mostras e festivais de cinema em São Paulo e no Rio de Janeiro. Atuou na equipe pedagógica do Cinema para Todos e também no projeto Energia que Transforma, parceria do Canal Futura com a NeoEnergia. Há quatro anos integra a equipe de produção do comKids, assim como do núcleo de oficinas.

15


WWW.COMKIDS.COM.BR

WW.LATINLAB.ORG

Equipe comKids Beth Carmona – Professora e diretora geral e editorial do comKids Vanessa Fort – Professora e coordenadora geral e editorial do comKids Daniel Leite – Produtor, tradutor e colaborador do núcleo educativo comKids e Midiativa Paula Tedrus - Produtora, tutora e colaboradora do núcleo educativo comKids e Midiativa Sandra Alves – Consultora administrativa e de projetos no Midiativa e no comKids Teresa Cristina Vara – Produtora e administradora de projetos no Midiativa e no comKids

16

Profile for comKids

Programa do curso virtual Produção infantil de qualidade 2016  

Em 2016, o comKids convida, uma vez mais, os interessados em produção de mídia infantil a refletir sobre qualidade a partir de visões e dime...

Programa do curso virtual Produção infantil de qualidade 2016  

Em 2016, o comKids convida, uma vez mais, os interessados em produção de mídia infantil a refletir sobre qualidade a partir de visões e dime...

Profile for comkids
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded